option

GTI-2018

COMMENTS STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
GTI-2018

Description:
CHQAO-2018

Author:
AVATAR

Creation Date:
12/07/2018

Category:
Others

Number of questions: 45
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para cada uma das afirmações em relação aos negócios na economia digital: Assinale as verdadeiras: Na economia digital, o fenômeno conhecido como Cauda Longa ocorre quando 20% dos produtos correspondem a 98% das vendas. A empresa digital é aquela que disponibiliza recursos de TI individuais para os funcionários. Nem todos os níveis de envolvimento da geração V têm valor significativo para os negócios das empresas digitais. Desenvolveram-se a partir do surgimento e evolução da internet e fazem parte do fluxo de informações e tecnologia. São necessários recursos de processamento e armazenamento muito maiores para gerenciar as transações digitais emergentes.
Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para cada uma das afirmações em relação ao Planejamento e Estratégia de TI: Assinale as verdadeiras: SOA é um estilo arquitetural das empresas que adotam uma orientação para serviços, porém não integra TI e linhas de negócio. O alinhamento estratégico entre a TI e a área de negócios é hoje uma das pautas mais importantes dos gestores de TI. O planejamento estratégico de TI é, fundamentalmente, mais importante que o planejamento operacional. O plano anual deve determinar, previamente, os cronogramas detalhados dos projetos a serem desenvolvidos. A governança de TI é um braço da governança corporativa, que surgiu da necessidade de transparência nas organizações.
Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para cada uma das afirmações em relação ao modelo da Cadeia de Valores: Assinale as verdadeiras: A margem representa a diferença entre o preço que a organização determina para um produto e o custo envolvido na sua produção. As atividades de apoio atendem apenas à cada atividade da empresa, mas não aos processos da cadeia como um todo. O posicionamento estratégico da empresa não tem relação com a integração e ajuste da cadeia de valores. A Tecnologia da Informação só é relevante se a intensidade de informações na cadeia de valores de uma empresa for alta. É um modelo amplamente utilizado na análise das atividades da empresa que aborda questões internas da organização.
Marque a opção correta em relação à Web 2.0: Os efeitos de rede ajudam, mas não são essenciais para o sucesso de um negócio na web 2.0. A Web 2.0 pode ser definida e compreendida apenas a partir do ponto de vista tecnológico. É possível ter um negócio lucrativo e bem sucedido na Web sem considerar as base da indústria. A colaboração contínua e maciça é um dos pontos chave da mudança social provocada pela web 2.0.
Assinale três opções que correspondem às tendências de TI para o futuro próximo: Obs.: para esta modalidade de exercício, uma questão assinalada errada anula três Correta Oferta de infraestrutura de tecnologia como serviço Cloud Computing Aumento exponencial dos dados disponíveis Big Data. Incremento dos investimentos em data centers próprios. Aumento do número de dispositivos móveis Mobile Device.
Em relação à cloud computing, assinale duas opções que caracterizam esse recurso: Obs.: para esta modalidade de exercício, uma questão assinalada errada anula uma correta. Libera a TI das empresas para focar nas questões do negócio específico da empresa. Dispensa a necessidade de equipe de infraestrutura na empresa contratante. É uma oportunidade de negócios para empresas que possuem grandes data centers Cria um mecanismo simplificado de migração de uma “nuvem” para outra.
Assinale duas opções que refletem as tendências da Internet das Coisas: Obs.: para esta modalidade de exercício, uma questão assinalada errada anula uma Correta Aumentará a quantidade de informações disponíveis e o compartilhamento de dados. Evoluirá para a convergência de pessoas, processos, dados e coisas. A consumerização da TI tem influência negativa para o seu crescimento Poderá prejudicar a realização de tarefas do dia a dia das pessoas.
Assinale duas opções coerentes sobre a influência da internet no modelo das forças competitivas de Porter: Obs.: para esta modalidade de exercício, uma questão assinalada errada anula uma correta. A internet não facilita a entrada de novos concorrentes. O poder de barganha dos clientes aumenta. Há redução do poder de barganha dos fornecedores. Há uma tendência acirrada à guerra de preços.
Assinale duas opções que correspondem ao modelo das forças competitivas de Porter: Obs.: para esta modalidade de exercício, uma questão assinalada errada anula uma Correta. A ameaça de novos entrantes é tanto maior quanto maiores forem as barreiras à concorrência da indústria em questão. As forças competitivas são influenciadas pela internet que pressiona a lucratividade de muitas indústrias. Preocupa-se com questões que estão sob o controle da organização. Apesar das grandes transformações atuais, as forças competitivas determinam a lucratividade de uma indústria.
Assinale duas opções que apresentam recursos viabilizados a partir da Web 2.0: Obs.: para esta modalidade de exercício, uma questão assinalada errada anula uma Correta Redes sociais. Mecanismos de busca Sites institucionais. Wikis.
Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para cada uma das opções sobre a Web 2.0: Assinale as verdadeiras: É um novo tipo de ambiente de comunicação e interação. São websites estáticos onde o usuário pode “baixar” conteúdos. Recebe críticas por multiplicar conteúdo não confiável. Uma nova forma de rede social pode ser constituída. O conhecimento é criado por alguns e compartilhado por todos.
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em relação aos diferentes tipos de efeitos de rede: Assinale as verdadeiras: Nos efeitos de rede cruzada, um aumento no uso por um grupo de usuários pode aumentar o valor de um produto distinto em outro grupo distinto de usuários. Nos efeitos indiretos, produtos complementares são criados pela maior utilização de um produto, gerando valor adicional para ele. Nos efeitos diretos, cada novo cliente aumenta o valor da rede e a disposição de todos os participantes pagarem pelos serviços da rede. Nos efeitos sociais de rede, um usuário é influenciado diretamente pelas decisões de vários grupos sociais.
Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para cada uma das afirmações em relação ao fenômeno da Cauda Longa: Assinale as verdadeiras: A maioria dos títulos disponíveis será visto, ainda que por poucos espectadores. O nome Cauda Longa é derivado do formato da curva de demanda da nova economia. Na economia tradicional, 80% dos produtos correspondem a 20% das vendas No fenômeno da Cauda Longa somente os hits garantem a lucratividade das empresas. A curva de demanda não mudou da economia tradicional para a economia digital.
Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para cada uma das afirmações em relação ao chamado Big Data: Assinale as verdadeiras: É composto de dados estruturados e não estruturados. As empresas deverão se preparar para um novo ambiente competitivo. Os dados serão armazenados em bancos de dados relacionais. Os dados são oriundos somente de dispositivos móveis. O volume crescerá exponencialmente devido à Internet das Coisas.
A governança de TI é um braço da governança corporativa, que surgiu da necessidade de haver mais transparência nas organizações. Sobre ela, assinale a alternativa incorreta: Como há alguns anos muitas empresas passaram a ser de capital aberto, ou seja, passaram a negociar suas ações na bolsa de valores, tornou-se necessário ter uma forma de garantir aos novos acionistas que eles estariam contando com fontes confiáveis de informação. Assim como na governança corporativa, a governança de TI também visa dar mais transparência aos stakeholders, através da utilização de controles. O alinhamento entre as diretrizes e objetivos estratégicos da organização com as ações não é uma premissa importante da governança de TI. Existe o alinhamento da TI, um departamento da organização, onde a sua estratégia, estrutura, tecnologia e processos não necessitam de alinhamento com os objetivos das unidades de negócio. Em uma organização, faz parte da governança de TI, por exemplo, a formação de alguns comitês de gestão de TI. Esses comitês geram insumos para o processo de planejamento e/ou acompanham o andamento dos projetos. Nos comitês de gestão acontecem reuniões periódicas e cada um fornece insumos para o outro. A governança de TI veio para auxiliar as organizações a enfrentar os desafios corporativos e os requisitos reguladores maiores e mais complexos a cada dia. A implementação efetiva da governança de TI só é possível com o desenvolvimento de um framework organizacional específico. Esses frameworks sugerem uma série de processos a serem seguidos, chamados de objetivos de controle, para que se possa garantir o controle das informações que se encontram em Sistemas de Informação.
Assinale o principal serviço de TI oferecido por Bureau de Serviços nos anos 50: Escolher uma resposta Tecnologia Web. Cloud Computing. Tecnologia Cliente Server. Processamento de folha de pagamento.
Os Internet Data Centers começam após os anos 2000 a prestar serviços de: Escolher uma resposta Cloud Computing. Bandwidth. Armazenamento. Backup.
Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para cada uma das afirmações em relação à criptografia: Não há métodos de decodificação das chaves de criptografia. As chaves de criptografia são caracteres sequencialmente alinhados. O código da chave de criptografia deve sempre ser público. É uma forma de comunicação secreta adotada a partir do séc. XIX. Utiliza algoritmos para codificar a mensagem.
Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para cada uma das afirmações em relação à transmissão de dados: Os dados são enviados em diversas taxas de transferência que determinam o número de bits transmitidos por segundo. A norma IEC 80000-13:2008 é usada para atender à necessidade de telecomunicação sem ambiguidades. Bandas passantes (bandwidth) determinam a qualidade da transmissão de um computador para outro. O Bit é a unidade usada na computação e na teoria da informação para armazenar ou transmitir informação. Os prefixos do Sistema Internacional de medidas (SI) definem a taxa de transferência usando a base binária.
Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para cada uma das afirmações em relação aos Data Centers: Oferecem suporte para que as organizações alcancem os seus objetivos de negócio. Têm uma gestão que oferece condições de operação 24 horas nos 365 dias do ano. Oferecem serviço de software, plataforma e infraestrutura. Os diversos data centers de cada país são gerenciados localmente. Os data centers usam computação em nuvem desde a sua idealização.
Qual a opção apresenta um processo organizado no exercício de ações de comando em uma organização por meio de um Conselho Administrativo? Escolher uma resposta. Qualidade do Serviço. Governança Corporativa. Terceirização de recursos. Gestão dos Projetos de TI.
Podemos definir Outsourcing de TI como: Escolher uma resposta. Sistema de Armazenamento. Sistema de Instalação de equipamentos. Prestação de serviços organizacionais por um fornecedor externo. Recurso de Backup.
Qual das opções apresenta uma topologia lógica de rede? Escolher uma resposta. Star. Tree. Point-to-point. Token Ring.
Em qual tipo de criptografia é utilizado o protocolo SSL, adotado em comunicações na internet? Escolher uma resposta Híbrida Assimétrica Chave-secreta Simétrica.
Considerando a segurança dos sistemas de informação, assinale a opção que correlaciona coerentemente o tipo de ataque com a sua correta definição: Escolher uma resposta. Fabricação é a adulteração da informação e pode ser considerada como ataque de Integridade ou de Disponibilidade. Intercepção é a adulteração da informação e pode ser considerada como ataque de Integridade ou de Disponibilidade. Modificação é realizada pela visualização de um arquivo ou cópia não autorizada, leitura de e-mail, entre outros acessos. Interrupção ocorre quando o ataque torna dados, aplicações ou ambientes não utilizáveis de forma temporária ou permanente.
Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para cada uma das afirmações em relação ao Bureau de Serviços de TI: Oferece serviços de processamento de dados e de impressão. A computação na nuvem está redefinindo o cenário de prestação de serviços de TI. Só pode ser oferecido a partir da existência da internet A tendência de prestação de serviços deverá declinar bastante nos próximos anos. A disseminação do outsourcing foi um fator que impulsionou o segmento de TI.
Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para cada uma das afirmações em relação ao Data Center Tier 4. Marques as opções verdadeiras. Permite que manutenções planejadas não impactem os dispositivos críticos em operação. Inclui componentes redundantes ativos. Tempo de parada anual de 28,8 horas. Demora de três a seis meses para ser implementado. Múltiplos caminhos para alimentação elétrica e distribuição de refrigeração.
Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para cada uma das afirmações em relação aos benefícios organizacionais do Outsourcing: Marques as opções verdadeiras. Disponibiliza tempo e recursos organizacionais. Aumenta custos anuais quase que imediatamente. Reduz ou elimina reclamações do usuário. Inibe a disputa entre os competidores do negócio. Aprimora a imagem corporativa e a relação com o público.
Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para cada uma das afirmações em relação aos Princípios de Governança corporativa: Marque as opções verdadeiras. As organizações devem respeitar os interesses do conselho de diretoria e auxiliá-los a exercer tais interesses. A organização deve deixar claro e público o papel e responsabilidade do conselho de diretoria. Integridade é um requerimento fundamental para escolha de acionistas individuais. As organizações devem reconhecer obrigações legais, contratuais, sociais, de mercado para indivíduos ou outras organizações que não fazem parte do grupo de acionistas. O conselho de diretoria deve ter entendimento e habilidade suficientes para monitorar e aprimorar a performance gerencial da empresa.
Podemos afirmar que a análise criptográfica é a: Escolher uma resposta. Descoberta da chave de criptografia. Identificação do tipo de chave de criptografia. Análise do tipo de algoritmo de criptografia. Combinação de algoritmos de criptografia.
É uma coleção de técnicas para coleta, armazenamento, análise e acesso a dados que são utilizados durante tomadas de decisão sobre os rumos de uma empresa. Essa definição se refere à estratégia de: Escolher uma resposta. Enterprise Resource Planning (ERP). Business Intelligence (BI). Information Technology Infrastructure Library (ITIL). Customer Relationship Management (CRM).
Em relação aos objetivos do SICAPEx, assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso): Marque as opções verdadeiras. Permitir a inclusão dos novos integrantes da Força na Base de Dados Corporativa de Pessoal (BDCP) pelas SIP/OPIP e OM com tal encargo. Proporcionar agilidade ao cadastramento dos dados individuais e do registro funcional na Base de Dados Corporativa de Pessoal (BDCP). Fornecer as informações de pessoal necessárias ao processamento do Sistema de Pagamento do Exército, do Centro de Pagamento do Exército (CPEx). Maximizar a possibilidade da existência de base de dados paralela de pessoal Centralizar os processos de atualização do cadastro.
Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para cada uma das afirmações em relação às características dos sistemas utilizados pelo Exército: Marque as opções verdadeiras. O SISCOFIS é administrado pelo DLOG O SISDOT é administrado pelo DLOG. O SISCUSTOS se baseia em normas brasileiras de contabilidade do setor privado. O PDOM é o elemento base para a gestão de obras no OPUS. O SISPATR depende das informações do SIAFI e do SISCOFIS.
Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para cada uma das afirmações em relação às características dos módulos do SIGA: Marque as opções verdadeiras. O SIGA é composto por dez módulos que podem ser usados de forma independente, facilitando o acesso dos usuários. O módulo de aplicações financeiras possibilita a aplicação automática em caderneta de poupança e as transferências entre UG. Cabe às DCONT a realização do cadastro, inclusão, alteração e exclusão dos usuários de suas Unidades Gestoras (UG) vinculadas. O módulo de orçamento possibilita que a UG solicite “on-line” créditos da Unidade Orçamentária Fundo do Exército. Os módulos do SIGA ligados à gestão da Unidade Orçamentária Fundo Exército são: Receita, Orçamento, Crédito, Danos ao Erário, Aplicações Financeiras e o de Movimentações Financeiras.
Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para cada uma das afirmações em relação aos aspectos do Sistema Integrador de Gestão Inteligente de Recursos (SIGIR) e seus subsistemas: Marque as opções verdadeiras. O objetivo do SIGIR é possibilitar o gerenciamento integrado dos recursos do Sistema de Pessoal do Exército, sob gestão do Departamento-Geral do Pessoal (DGP). O Sistema de Registro de Contratos – SIRC - destina-se a registrar os contratos e os credenciamentos celebrados com prestadores de serviços em geral. O Sistema de Planejamento e Execução Orçamentária - SIPEO – tem por finalidade planejar, executar e auditar a descentralização de recursos destinados a atender as despesas com as Ações Finalísticas do DGP, Programa de Apoio Administrativo (PAA), destaques e convênios. O SIRE permite a realização do controle do atendimento médico-hospitalar do Sistema de Saúde do Exército. O Sistema de Relacionamento com o Usuário - SIRUS - possibilita a participação direta dos interessados, permitindo a verificação do valor a que faz jus quando se afasta da OM de origem por período superior a 15 dias.
Assinale duas alternativas que apresentam as ferramentas de acesso aos dados em Business Intelligence (BI): Obs.: para esta modalidade de exercício, uma alternativa assinalada errada anula uma correta. Escolha pelo menos uma resposta. Dashboards. PDV MySQL Scorecards.
Marque a alternativa que correlaciona corretamente o sistema de informação à sua definição: Escolher uma resposta. Sistemas de processamento de informações: promovem o fluxo de informações, tais como agenda, e-mails, processamento de textos, planilhas eletrônicas etc., visando o trabalho em grupo. Sistemas de informação empresarial: capturam e processam dados gerados em negociações, tais como depósitos, pagamentos ou reservas de produtos ou serviços. Sistemas especialistas: capturam e armazenam o conhecimento humano e imitam os procedimentos e decisões com base em dados históricos. Sistemas de suporte à decisão: organizam dados coletados e a capacidade de processá-los para agilizar os negócios e reduzir custos, deixando processos mais eficientes.
Marque duas opções que correlacionam corretamente os sistemas utilizados no Exército e suas respectivas finalidades: Obs.: para esta modalidade de exercício, uma alternativa assinalada errada anula uma correta. Escolha pelo menos uma resposta. O SISCOFIS atende à gestão das contas de Bens Móveis. O SISPATR atende à gestão das contas de Bens Móveis. O SISCOFIS gerencia todo o material existente no Exército. O SISPATR gerencia todo o material existente no Exército.
Para entender a melhor decisão a ser tomada por uma organização, as estratégias de Business Intelligence (BI) podem ser utilizadas quando os dados estão disponíveis. Quais os componentes básicos da implantação de BI numa empresa? Escolher uma resposta. Estratégia, design, transição e operação. Coleta, armazenamento, análise e acesso aos dados. Análise do comportamento do cliente, padrões de compra e tendências de vendas. Cascata (Waterfall) e ágil (Agile).
Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para cada uma das afirmações em relação ao Customer Relationship Management (CRM): Marque as opções verdadeiras. Modularizado, atende fundamentalmente aos fornecedores de uma organização. Sistema responsável pelo marketing one to one. Seus dados podem alimentar um data warehouse Sistema de informação que pode ser um módulo de um ERP e gerar dados para uma análise de BI. Um PDV faz parte de um CRM.
Assinale duas opções que expressam corretamente características do Sistema Integrado de Administração Financeira - SIAFI - do Governo Federal: Obs.: para esta modalidade de exercício, uma alternativa assinalada errada anula uma correta. Escolha pelo menos uma resposta. Permite a operacionalização e o gerenciamento das atividades do SISG. Constitui um subsistema do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais – SIASG - do Governo Federal. Cadastra e habilita pessoas físicas ou jurídicas interessadas em participar de licitações promovidas por órgãos e entidades da Administração Pública Federal. Provê os Órgãos da Administração Pública de mecanismos adequados ao controle diário da execução orçamentária, financeira e contábil.
Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para cada uma das afirmações em relação às características de alguns sistemas utilizados no Exército Brasileiro. Marque as opções verdadeiras. A BDCP é administrada pelo CITEx. O SIGA foi desenvolvido com a finalidade de racionalizar e otimizar a gestão dos recursos da Unidade Orçamentária Fundo do Exército. O SIGIR é composto de cinco subsistemas: SIPEO, SIRUS, SAGRE, SIRC e SIRE. O SERMILWEB tem como um dos seus objetivos manter o cadastro de mobilização dos reservistas do Exército. É por meio do SUCEM que os militares de carreira da ativa se inscrevem nos processos de seleção para cursos e estágios.
Assinale duas alternativas que apresentam os objetivos do Sistema Gerencial de Custos do Exército – SISCUSTOS. Obs.: para esta modalidade de exercício, uma alternativa assinalada errada anula uma correta. Escolha pelo menos uma resposta. Identificar o custo das atividades do Exército. Oferecer dados para negociar melhores condições para os recursos orçamentários. Facilitar as tomadas de decisão no escalão Unidade. Realizar o acompanhamento patrimonial das OM.
Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para cada uma das afirmações em relação aos sistemas desenvolvidos pelo Governo Federal utilizados pelo Exército: Marque as opções verdadeiras. O SIAFI é um sistema de informações que fornece dados concretos para que o Comando do Exército possa negociar e justificar em melhores condições os recursos orçamentários. O SICAF é um sistema que viabiliza o cadastramento de fornecedores de materiais e serviços para os órgãos/entidades da Administração Pública Federal. O SICAF fornece meios para agilizar a programação financeira, otimizando a utilização dos recursos do Tesouro Nacional. O SIASG é o sistema informatizado que registra, controla e compatibiliza as atividades e rocedimentos relativos ao Sistema de Serviços Gerais – SISG, em tempo real. O SIASG é um conjunto informatizado de ferramentas para operacionalizar o funcionamento sistêmico das atividades de gestão de materiais e serviços, licitações e contratos.
Sistema de informação que integra - em termos sistêmicos e de funcionalidades (finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras etc.) - todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. Essa definição é compatível com o sistema de informação do tipo: Escolher uma resposta Enterprise Resource Planning (ERP). Customer Relationship Management (CRM) Information Technology Infrastructure Library (ITIL). Business Intelligence (BI).
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
COMMENTS
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests