option
My Daypo

Hidrologia

COMMENTS STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Hidrologia

Description:
Hidrologia - Estácio

Author:
Fernanda
(Other tests from this author)

Creation Date:
12/09/2021

Category:
University

Number of questions: 52
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
São subáreas da Hidrologia, EXCETO: Hidrometeorologia – estudo da água na atmosfera. Oceanografia – estudo dos oceanos. Hidrostática – hidromecânica que estuda a pressão e o equilíbrio dos líquidos e dos gases que se submetem à ação da gravidade. Limnologia – estudo de águas interiores (lagos e reservatórios). Hidrogeologia – estudo das águas subterrâneas.
Assinale a alternativa que não condiz com os estudos hidrológicos: Projeções e dimensionamentos de obras hidráulicas. Aproveitamento de recursos hídricos sem nenhum tipo de avaliação. Irrigação – escolha dos mananciais e estudos de evaporação e infiltração. Abastecimento urbano – 75% da população do Brasil estão em áreas urbanas. Avaliação, qualificação e quantificação de recursos hídricos.
Os maiores volumes de recursos hídricos renováveis em todo o planeta estão concentrados em seis países. Assinale a alternativa que representa esses países: Brasil, Rússia, USA, Índia, Malásia e Indonésia. Brasil, Rússia, Espanha, Portugal, China e Indonésia. Inglaterra, Rússia, USA, Canadá, China e Índia. Brasil, Itália, Inglaterra, Grécia, China e Indonésia. Brasil, Rússia, USA, Canadá, China e Indonésia.
Com relação aos fundamentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, segundo o texto da Lei Federal No 9433/97 que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A água é um bem de domínio público. ( ) A água é um recurso natural ilimitado, dotado de valor econômico. ( ) Em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais. ( ) A gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso racional das águas. ( ) A bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. V ¿ F ¿ V ¿ V ¿ V. V ¿ F ¿ V ¿ F ¿ V. V ¿ V ¿ F ¿ V ¿ V. F ¿ V ¿ V ¿ F ¿ F. F ¿ V ¿ F ¿ V ¿ F.
A hidrologia trata da ciência que estuda a água e, pode-se ampliar, as suas relações com o todo como recurso natural fundamental para a existência do ser vivo. Considerando as alternativas abaixo são aplicações de Hidrologia no contexto da Engenharia Civil, exceto: Planejamento, construção e operação de projetos de aproveitamento de recursos hídricos (usinas hidrelétricas, controle de cheias, abastecimento de água, navegação, irrigação, etc.) Entendimento dos impactos das mudanças climáticas Entendimento do processo de dosagem de concreto, no que se refere ao fator água-cimento. Alertas de eventos extremos Entendimento dos impactos das mudanças no uso e ocupação da terra.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas abaixo. Hidrologia em Recursos Hídricos é entendida como a área que estuda o comportamento ____________________ e o aproveitamento da água _____________________, quantificando os recursos hídricos no tempo e espaço e avaliando o impacto das modificações ____________________sobre o comportamento dos processos hidrológicos. físico - na bacia hidrográfica ¿ climáticas físico-químico ¿ no espaço ¿ hidrodinâmicas químico - na hidrosfera - antrópicas hidráulico ¿ nos continentes ¿ climáticas físico - na bacia hidrográfica ¿ da bacia hidrográfica.
Aponte a alternativa incorreta: É obrigatório para qualquer pessoa, ou empresa, pedir a outorga para uso de águas de reservatórios públicos Um proprietário rural não pode usar livremente as águas de reservatórios subterrâneos, rios, minas dentro de seus domínios (propriedade). Os reservatórios de água são controlados pela ANA, Agencia Nacional de Água. Entende-se como ¿reservas de águas públicas¿ qualquer volume de água que esteja confinado em reservatórios como aquíferos, rios, minas, lagos. Um proprietário rural pode usar livremente as águas de reservatórios subterrâneos, rios, minas dentro de seus domínios (propriedade).
Em ordem de grandeza, do setor de maior consumo para o de menor consumo, quais são os principais usos da água pelo Homem? industria (70%), consumo doméstico urbano (20%) e agricultura (10%). industria (70%), agricultura (20%) e consumo doméstico urbano (10%). agricultura (70%), consumo doméstico urbano (20%) e industria (10%). agricultura (70%), industria (20%) e consumo doméstico urbano (10%). consumo doméstico urbano (70%), industria (20%) e agricultura (10%).
Define-se erosão como a desagregação e remoção do solo ou fragmentos e partículas de rochas, pela ação combinada da gravidade com a água, vento e gelo. No Brasil destaca-se a água como agente erosivo, cujo início do processo se dá através do desprendimento das partículas do solo pelo impacto das gotas de chuva na superfície e pelo escoamento superficial. Marque a alternativa que não condiz com o tipo de erosão. Erosão Fluvial é o desgaste provocado pelo leito dos rios tanto quando eles se excedem e avançam sobre as margens quanto quando a vegetação ciliar é removida e desprotege o relevo ao redor dos cursos d´água. Erosão pluvial é o tipo de erosão causado pela ação da água das chuvas. Em geral, qualquer desgaste do solo ocasionado pelas precipitações pode ser classificado como erosão pluvial, mas nas áreas onde o terreno é menos protegido pela vegetação e outros elementos, os efeitos da ação da água podem ser mais intensamente sentidos. Erosão em splash é o efeito gerado pelo impacto das gotas de chuva sobre o solo. Aparentemente simples, esse processo pode ocasionar problemas maiores caso se intensifique pela total ou parcial desagregação das partículas do solo e das rochas. Voçoroca: pode ser resultante da combinação de vários tipos de erosão, formando grandes crateras que costumam atingir o lençol freático ou estruturas internas dos solos. Erosão geológica é como o próprio nome indica, é o tipo de erosão causado pela ação dos ventos, que vão lentamente esculpindo as rochas e transportando as partículas dos solos.
Assinale qual das alternativas abaixo corresponde a uma das etapas do ciclo hidrológico que ocorre exclusivamente em áreas continentais. Percolação Evaporação Precipitação Umidificação Evapotranspiração.
2. O sol participa do ciclo da água, pois além de aquecer a superfície da Terra dando origem aos ventos, provoca a evaporação da água dos rios, lagos e mares. O vapor da água, ao se resfriar, condensa-se em minúsculas gotinhas, que se agrupam formando as nuvens, neblinas ou névoas úmidas. As nuvens podem ser levadas pelos ventos de uma região para outra. Com a condensação e, em seguida, a chuva, a água volta à superfície da Terra, caindo sobre o solo, rios, lagos e mares. Parte dessa água evapora retornando à atmosfera, outra parte escoa superficialmente ou infiltra-se no solo, indo alimentar rios e lagos. Esse processo é chamado de ciclo da água. Considere, então, as seguintes afirmativas: I. a evaporação é maior nos continentes, uma vez que o aquecimento ali é maior do que nos oceanos. II. a vegetação participa do ciclo hidrológico por meio da transpiração. III. o ciclo hidrológico condiciona processos que ocorrem na litosfera, na atmosfera e na biosfera. IV. a energia gravitacional movimenta a água dentro do seu ciclo. V. o ciclo hidrológico é passível de sofrer interferência humana, podendo apresentar desequilíbrios. somente a afirmativa III está correta. somente as afirmativas III e IV estão corretas. somente as afirmativas I, II e V estão corretas. somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas. todas as afirmativas estão corretas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado a seguir, na ordem em que aparecem. A urbanização promove alterações no ciclo hidrológico por reduzir a infiltração no solo. O volume de água que deixa de infiltrar permanece na superfície, _____________ o escoamento superficial. As vazões máximas ______________. Com a redução da infiltração, ____________ o nível do lençol freático. aumentando – aumentam – diminui aumentando – aumentam – aumenta diminuindo – diminuem – diminui diminuindo – aumentam – diminui aumentando – diminuem – aumenta.
Assinale a alternativa que não condiz com os estudos hidrológicos: Abastecimento urbano ¿ 75% da população do Brasil estão em áreas urbanas Projeções e dimensionamentos de obras hidráulicas Aproveitamento de recursos hídricos sem nenhum tipo de avaliação Irrigação e escolha dos mananciais e estudos de evaporação e infiltração Avaliação, qualificação e quantificação de recursos hídricos.
Quando a umidade relativa do ar é de 50% e a temperatura é de 15 graus Celsius, a quantidade de umidade no ar, em relação ao que o ar poderia carregar a 15 graus Celsius é: o dobro igual quatro vezes metade um quarto.
Considerando as alterações antrópicas relativas aos elementos do ciclo hidrológico, notadamente em ambientes urbanos, julgue os itens a seguir: I - Nos centros urbanos, as enchentes são produto da interferência antrópica nos componentes do ciclo hidrológico, a exemplo dos parâmetros de infiltração e de escoamento superficial. II - A impermeabilização do solo permite maior capacidade de percolação, provocando a diminuição da infiltração. III - Em áreas urbanas, as precipitações são interceptadas pelas edificações, que atuam como a vegetação lenhosa que existia antes do surgimento das cidades, diminuindo os impactos antrópicos sobre os elementos do ciclo hidrológico. IV - Os elementos de interceptação naturais das precipitações, representados pelas vegetações arbustivas e arbóreas, são retirados quando da expansão de áreas urbanas sobre áreas naturais. Estão corretas, apenas: I e III I, III e IV I, II, e IV I, II, III e IV II e IV.
A respeito das bacias hidrográficas, marque a única alternativa correta: As linhas de cumeada correspondem aos locais percorridos pelos cursos d'água; Os divisores de água são definidos em regiões de relevo côncavo. Corresponde a uma área, definida topograficamente, que direcione o todo o seu escoamento superficial em direção a um ponto situado sobre a linha de cumeada; Os divisores de água ligam pontos situados em setores de relevo convexo; Os cursos d'água sempre interceptam perpendicularmente a linha de cumeada;.
A água é a fonte da vida e do desenvolvimento. Trata-se de um recurso estratégico por seus valores sociais, econômicos e ecológicos. esse bem natural é um patrimônio da humanidade que serve para tudo e para todos, sendo, portanto, um mineral que deve ser compartilhado com as gerações atuais e futuras que habitam nas bacias hidrográficas e suas fronteiras. A partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre a importância da água, assinale a proposição incorreta. As atividades econômicas sempre respeitaram os limites impostos pela oferta de recursos hídricos - localização, quantidade e qualidade -, evitando os conflitos de uso e de escassez. As doenças de veiculação hídrica - cólera, hepatite, febre tifoide, leptospirose, entre outras - representam um alto percentual das enfermidades no mundo, provocando, a cada ano, centenas de milhares de mortes, em sua maioria de crianças nas regiões subdesenvolvidas. A crescente demanda para a produção de alimentos, para as indústrias e para a geração de energia, aliada ao gerenciamento precário, ao desperdício e à poluição, vem gerando a escassez da água potável em várias partes do planeta. A crescente demanda de água nas áreas urbanas tem levado à captação de pagua em mananciais cada vez mais distantes, oque onera os custos de extração e tratamento e, consequentemente, aumenta os preços para o consumidor. O saneamento básico - abastecimento de água potável, rede de esgoto e coleta de lixo - é de fundamental importância para a saúde, caracterizando-se o valor social da água pela proteção à saúde pública.
Com relação à escolha do local para instalação de uma estação fluviométrica, são tomados alguns cuidados. São locais que podem ser escolhidos para a instalação de estação fluviométrica, EXCETO: Local próximo a remansos. Locais distantes de dispositivos hidráulicos. Local de trechos retilíneos Local com velocidades regularmente distribuídas na seção. Locais com leitos estáveis e regulares.
A água na Terra está em constante movimento, dando origem ao que conhecemos como ciclo hidrológico. Esse ciclo possui o sol como fonte primária de energia e o campo gravitacional terrestre como a principal força atuante. A respeito do ciclo hidrológico, avalie as afirmações a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F). I - O ciclo hidrológico é considerado um sistema termodinamicamente fechado, pois não há trocas significativas de água com o espaço sideral. Localmente, no entanto, a bacia efetua trocas de água com outras bacias do sistema, caracterizando-se, portanto, como um sistema aberto. II - Em uma visão sistêmica, o escoamento superficial é considerado fluxo e armazenamento de água. III - O solo é considerado um reservatório de água no sistema do ciclo hidrológico, pois representa um armazenamento de água. IV - Em um ciclo hidrológico sistêmico local, considera-se saída, além da evaporação e da evapotranspiração, o escoamento de água que passa pela foz de uma bacia. V - Os componentes evaporação e evapotranspiração são considerados saídas de água da hidrosfera em direção à atmosfera. Assinale a alternativa correta: V, F, V, V, V V, F, V, F, F F, V, F, V, V F, F, F, V, V V, V, V, F, F.
Uma bacia hidrográfica representa toda a área em que há uma mesma drenagem de água, envolvendo sempre um rio principal e os seus afluentes e subafluentes, que, juntos, formam uma rede hidrográfica. A consideração principal para distinguir ou “separar” uma bacia hidrográfica da outra é: a extensão do rio principal. o limite entre os divisores de água. a hierarquia que compõe a rede hídrica. a quantidade de chuvas e suas direções. as oscilações nas formas de relevo.
As diferentes bacias hidrográficas possuem diferentes utilidades e importâncias para a sociedade. Em regra geral, as bacias planálticas, com relevos mais íngremes e acidentados, possuem um potencial hidrelétrico superior às bacias de planícies. Com base no exposto, podemos afirmar: I. A Bacia Amazônica possui um baixo potencial hidrelétrico em seu leito principal. II. Bacias hidrográficas com baixo potencial hidrelétrico tendem a apresentar uma maior navegabilidade. III. A maior parte dos rios brasileiros, portanto, é de elevado potencial para a geração de eletricidade. IV. A Bacia do São Francisco, em função de suas características, não pode ser utilizada para a construção de barragens. Sobre as alternativas acima, é correto dizer que: Apenas as afirmativas I e III estão corretas. Apenas a afirmativa I e IV estão corretas. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. Todas as afirmativas estão corretas.
São elementos estruturais presentes nas bacias hidrográficas e responsáveis pela captação e drenagem das águas superficiais para o subsolo, processo durante o qual os recursos hídricos passam por filtragem, acrescendo também sais minerais à água. Transformam-se, portanto, em grandes reservatórios subterrâneos com grandes volumes de água potável, que, no entanto, não estão livres de contaminação. A descrição acima é referente: às cavernas subterrâneas. aos rios endorreicos. às reservas hídricas do solo. aos sistemas de aquíferos. à rede de drenagem superficial.
Em termos de unidade básica, o que é uma bacia hidrográfica? É a unidade onde se planeja a disponibilidade dos recursos hídricos. É a unidade físico territorial de planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos. É a unidade territorial de armazenamento de água. É onde basicamente existe somente a água disponível para a população e para as indústrias. É a unidade onde se tem todos os recursos hídricos.
Marque a única alternativa correta: Solos compostos predominantemente por grãos 'grosseiros' (cascalho) contribuem para a redução do escoamento superficial, enquanto aqueles compostos predominantemente por grãos 'finos' (silte e argila) promovem o efeito contrário; A intensidade da percolação e da drenagem da água no interior dos solos aumenta à medida que sua porosidade e a permeabilidade diminuem; A interceptação das chuvas pela vegetação contribui para o aumento da infiltração da água no solo, por aumentar a velocidade do escoamento superficial; Solos argilosos e com reduzidos percentuais de matéria orgânica favorecem significativamente a infiltração das águas. O fenômeno da capilaridade contribui para a redução da capacidade de infiltração;.
O tempo gasto para a água escoar, desde o ponto mais afastado da bacia de drenagem até o ponto de projeto considerado, é denominado tempo de: Entrada; Base; Nenhuma das alternativas acima. Retardo; Concentração.
As bacias hidrográficas abrangem áreas de drenagem delimitadas e são consideradas como unidades fundamentais no estudo e na gestão dos recursos hídricos. Sobre as bacias hidrográficas, julgue as afirmações a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F). I - É preciso determinar a ordem da bacia hidrográfica antes de determinar seu grau de ramificação. Considera-se um rio de primeira ordem os cursos d'água que ainda não receberam afluentes. II - Considerando que o escoamento se dê em linha reta até o curso d'água mais próximo, a distância média percorrida pela água da chuva sobre os terrenos é obtida pela relação entre a densidade de drenagem e a declividade do terreno. III - A densidade de drenagem de uma bacia hidrográfica, obtida através da relação entre o comprimento total dos cursos d'água e o seu perímetro, indica a eficiência de drenagem desta bacia. IV - A área de drenagem de uma bacia, definida como a área plana inserida entre seus divisores topográficos, é normalmente obtida a partir de cartas planialtimétricas em escalas compatíveis. Assinale a alternativa correta: V, F, F, V F, F, V, V V, V, F, F V, F, V, F F, V, F, V.
Em relação ao fenômeno da interceptação, marque a única alternativa incorreta: Contribui para a redução da compactação do solo; Reduz a energia cinética das gotas, proporcionando maior proteção ao solo; Promove o aumento da infiltração da água no solo, devido à intensificação do escoamento superficial; Corresponde ao efeito de barreira ao impacto direto das chuvas sobre o solo, causado pela presença da cobertura vegetal e da manta de detritos vegetais dispostos no solo (serrapilheira); Relaciona-se, dentre outros aspectos, ao fato de a serrapilheira ser capaz de armazenar grandes volumes de água.
A resposta de uma bacia a um evento de chuva depende das características físicas da bacia e das características do evento, como a duração e a intensidade da chuva. Analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta. I - Chuvas de mesma intensidade e duração tendem a gerar respostas de vazão (hidrogramas) semelhantes. II - Chuvas mais intensas tendem a gerar mais escoamento e hidrogramas mais pronunciados III - Chuvas menos intensas tendem a gerar hidrogramas mais atenuados, com menor vazão de pico. Apenas a afirmativa I está correta Apenas as afirmativas I e II estão corretas Todas as afirmativas estão corretas Nenhuma das afirmativas está correta Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Segundo as Organizações das Nações Unidas (ONU), o Brasil está entre os países que mais sofrem com catástrofes climáticas. Há muito por fazer para melhorar a infraestrutura do país contra enchentes. A criação do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais promete marcar uma nova fase na prevenção de enchentes no Brasil, para diminuir impactos causados por catástrofes como a de 2011, no Rio de Janeiro, quando foram contabilizadas mais de mil mortes. A partir das informações do texto, das figuras 1 e 2, e com base nos conceitos de drenagem, planejamento urbano e zoneamento ambiental, avalie as afirmações a seguir. I. A enchente caracteriza-se por uma vazão relativamente grande de escoamento superficial, enquanto a inundação caracteriza-se pelo extravasamento do canal. II. Uma enchente pode não causar inundação, desde que o planejamento urbano da região em questão possua obras de controle construídas para esse fim. III. A instalação de estações meteorológicas é uma das principais estratégias de prevenção de desastres naturais e de catástrofes, uma vez que é possível conhecer a série histórica da chuva local e planejar ações estratégicas. IV. A cheia de projeto está associada a um período de retorno (TR), que corresponde ao tempo médio, em anos, em que o evento é igualado ou superado pelo menos uma vez. Essa informação pode ser obtida por meio de registros fotográficos É correto apenas o que se afirma em: III e IV. I, II e III. II, III e IV. I e II. I e IV.
Em termos quantitativos, as características morfológicas são dadas por: a área de drenagem; o fator de Forma; e o sistema de drenagem. tempo de precipitação; o fator de Forma; e o sistema de abastecimento; a área total; o tempo de precipitação ; e o sistema de drenagem. só a área de drenagem e o fator de Forma; só o sistema de drenagem.
As características do relevo de uma bacia são dadas a partir dos seguintes elementos: pelo tempo de concentração. Pela a curva hipsométrica, pela declividade do álveo e pelo tempo de concentração. só pela curva hipsométrica. pela declividade do álveo e pelo tempo de precipitação. pela curva hipsométrica e pela infiltração.
A rede hidrográfica brasileira apresenta, dentre outras, as seguintes características: grande potencial hidráulico, predomínio de rios perenes, e predomínio de foz do tipo delta. drenagem exorreica, predomínio de rios de planalto, e predomínio de foz do tipo estuário. predomínio de rios temporários, drenagem endorreica e grande potencial hidráulico. regime de alimentação pluvial, baixo potencial hidráulico, e predomínio de rios de planície. drenagem endorreica, predomínio de rios perenes e regime de alimentação pluvial.
As linhas que representam a distribuição pluviométrica de uma região (bacia), através de curvas de igual precipitação são chamadas de: Isócronas Isobáricas Isotermas Isovolumétricas Isoietas.
A velocidade da corrente de um fluxo fluvial é: a mesma na parte central do rio e em suas margens. Menor na parte central do rio do que em suas margens. Maior em suas margens do que na parte central do rio. Igual em suas margens e na parte central do rio Maior na parte central do rio do que em suas margens.
As medidas de controle de cheias e inundacoes podem ser classificadas em nao-estruturais e estruturais. Assinale a alternativa que apresenta medida(s) nao-estrutural(ais). Estabilizacao de taludes e contencao de encostas. Reflorestamento de area significativa da bacia. Retificacao e diminuicao da rugosidade da calha do rio. Dragagem e aumento da declividade da calha do rio. Implantacao de um Programa de Alerta de inundacoes.
A respeito da cheia de 100 anos, pode-se afirmar que: Só acontece uma a cada 100 anos; No final do século XXI ocorrerá a cheia de 100 anos; Se ocorrer uma cheia de 100 anos no próximo ano, no ano seguinte não deverá ocorrer outra. Neste século irão ocorrer 100 cheias de 100 anos; Todo ano tem a mesma probabilidade de acontecer uma cheia de 100 anos;.
Sedimento é a partícula resultante de um processo erosivo que pode vir a provocar danos em rios e lagos. Assinale a alternativa que indica um dano originado pelo transporte de sedimentos até os corpos hídricos O aumento da quantidade de água retida na área erodida. A eutrofização causada pelo transporte de sedimentos com nutrientes. O aumento da profundidade das calhas. A redução da quantidade de partículas em suspensão. A variação brusca da temperatura da água.
Durante a aula de Hidrologia ocorreu um grande debate entre os alunos sobre o conceito de Hidrometereologia. A professora afirmou que um dos alunos abaixo acertou. Quem acertou a definição? Andreia disse que é a parte da hidrologia que trata da água em função da atmosfera. Geraldo disse que é a parte da hidrologia que trata da água em função de ocorrência de desastres ambientais; Flavio disse que é a parte da hidrologia que trata da água em função do clima da região de estudo; Janice disse que é o estudo da prevenção de desastres provocados por chuvas torrenciais. Michel disse que é a parte da hidrologia que trata da água em função de uma maior sustentabilidade; .
Marque a opção CORRETA. Postos pluviométricos são para monitoramento de vazão e postos fluviométricos são para monitoramento de chuvas. No Brasil, o banco de dados sobre informações hidrológicas é encontrado apenas nos órgãos ambientais dos Estados. A chuva é a única forma de entrada de água em uma bacia hidrográfica. As chuvas convectivas ocorrem pelo aquecimento de massas de ar, relativamente pequenas, que estão em contato direto com a superfície quente dos continentes e oceanos. Existem três tipos de classificação de rio: perene, intermitente e frímos.
Dadas três áreas de drenagem, (1), (2) e (3), iguais, sujeitas à mesma chuva crítica e com coeficientes de deflúvio iguais a 0,55, 0,45 e 0,89, respectivamente, aplicando-se o método racional, indique a alternativa correta: A vazão da área (1) será menor do que a da área (3) e maior do que da área (2); A área (3) terá a menor vazão. A área (2) terá a maior vazão de Projeto; A área (2) terá vazão menor do que a área (3) e maior do que a área (1); As vazões não dependem do coeficiente de deflúvio;.
Estão associadas às chamadas frentes; ocasionam o conflito entre massas de ar; se sobrepõem o ar quente sobre o ar frio; compreendem a maior parte do volume de água precipitado em uma bacia; podem ocorrer por vários dias, apresentando pausas com chuviscos. Apresentam longa duração e média/forte intensidade, podendo ser acompanhadas de ventos fortes. Estas são características que permitem definir o tipo de chuva: Ciclônica Convectiva Barreira Nenhuma das afirmativas anteriores Orográfica.
Quais os métodos usados para calcular a precipitação média em uma região (bacia): Métodos Pfafstetter, Isoietas e Thiessen. Métodos das Isoietas, Thiessen e Aritmético. Métodos combinados. Métodos de Pfafstetter, Thiessen e Aritmético. Nenhuma das Alternativas Anteriores.
Um estudante nomeou 5 atitudes para o controle da CHEIA que em certos lugares do Brasil é um fator desastroso tanto nos aspectos econômicos como sociais de uma cidade. Pelos seus estudos hidrológicos para o controle das cheias chegou às conclusões abaixo. Qual opção a professora não aceitou como correta? Cálculo do escoamento superficial direto, infiltração e geração dos hidrogramas. Estimativa das áreas impermeáveis e capacidade de infiltração dos solos; Estimativa das chuvas intensas e desagregação das precipitações máximas através das equações de chuvas intensas; Mapeamento das regiões que ocorrem mais esse fenômeno para traçar rotas de escape da população; O levantamento das características físicas da bacia, como área, declividade dos terrenos e tempo de concentração da bacia contribuinte; .
A água pode ser encontrada na natureza nos estados sólido, líquido ou gasoso. Conforme as condições, ela pode passar de um estado para outro através de processos que recebem nomes específicos. Um desses casos é quando ela muda do estado gasoso para o líquido. Assinale a alternativa que apresenta o nome correto dessa transformação. Sublimação Vaporização Solidificação Condensação Fusão.
Qual das alternativas abaixo representa a relação entre a etapa Evaporação, ilustrada no “Ciclo da Água”, e estes versos da letra da música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes? I – “Água que nasce na fonte serena do mundo e que abre um profundo grotão.” II – “Águas que caem das pedras, no véu das cascatas, ronco de trovão e depois dormem tranquilas no leito dos lagos.” III – “Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão.” IV – “Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação.” V – “Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão e sempre voltam humildes pro fundo da terra.” I, II e V II e IV I, III e IV III II.
Assinale falso (F) ou verdadeiro (V) em cada afirmativa. ( ) A água pode evaporar a uma temperatura menor do que 100°C. ( ) A sensação de frio ocasionada pela evaporação da água sobre a pele deve-se à absorção de energia da pele pelo líquido. ( ) A velocidade de evaporação da água não depende da pressão externa. A sequência correta é: V – V – F F – F – V F – F – F V – F – F V – V – V.
O ciclo hidrológico é muito influenciado pelo processo de infiltração de água no solo. Esse processo é fundamental para a proposição de práticas de conservação do solo, aumento da disponibilidade hídrica em bacias hidrográficas, redução das vazões de enchentes e oferta de água para o desenvolvimento de florestas. Sobre a infiltração de água no solo para fins florestais, considere as seguintes afirmativas: 1- A utilização de práticas de conservação do solo em áreas de intenso reflorestamento aumenta a infiltração de água e reduz o escoamento superficial. 2- A infiltração é influenciada pelas propriedades do solo, pela cobertura da superfície, pelos sistemas de uso e manejo dos solos e pelas características da precipitação. 3- Os aumentos da evaporação e da transpiração das culturas em uma bacia hidrográfica atuam de forma a reduzir a infiltração de água no solo. 4- O aumento da infiltração de água em uma bacia hidrográfica favorece a redução da amplitude entre as vazões máximas e mínimas dos cursos de água da bacia hidrográfica. Assinale a alternativa correta. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. Somente a afirmativa 2 é verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
A porcentagem de água doce em relação ao total de água existente no planeta Terra é de: 95,0% 25,0% 1,0% 2,5% 10,0%.
A perda de água pelas superfícies livres de rios, lagos e reservatórios, é denominado de: evapotranspiração percolação infiltração transpiração interceptação.
A perda de água pelas superfícies livres de rios, lagos e reservatórios denomina-se ________________________. Já a passagem pela atmosfera do vapor formado pela soma da evaporação da água pela superfície de solo e somada a transpiração dos vegetais é chamado de __________________________: Geomorfologia Evaporação e Evapotranspiração Produção e Transporte de Sedimentos Drenagem hídrica Escoamento em Rios.
Sobre Evaporação, é correto afirmar que: ( ) só acontece naturalmente se houver ingresso de energia no sistema, proveniente do Sol, da atmosfera, ou de ambos, e será controlada pela taxa de energia, na forma de vapor de água que se propaga da superfície da Terra. ( ) os dados são fundamentais para o planejamento de áreas agrícolas de sequeiro ou irrigada, a previsão de cheias, e a construção e operação de reservatórios. ( ) além da radiação solar, as variáveis meteorológicas que interferem no processo, particularmente de superfícies livres de água, são a temperatura do ar, vento e pressão de vapor. ( ) o aumento da temperatura do ar influi negativamente na intensidade de evaporação, pois permite que uma maior quantidade de vapor de água esteja presente no mesmo volume de ar, quando é atingido o grau de saturação deste. ( ) o processo de evaporação, na condição de solo não saturado ou nível freático a grande profundidade, passa a depender das propriedades do perfil de solo, principalmente da condutividade hidráulica, que é função da estrutura e da textura do solo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo. F ¿ V ¿ F ¿ V ¿ F V ¿ V ¿ V ¿ F ¿ F V ¿ V ¿ V ¿ F ¿ V F ¿ F ¿ F ¿ V ¿ F V ¿ F ¿ V ¿ F ¿ V.
É o tempo necessário para que a água precipitada no ponto mais distante da bacia participe na vazão do fundo do vale. Esse tempo também é definido como o intervalo de tempo entre o fim da precipitação e o ponto de inflexão do hidrograma. Acabamos de definir o tempo de: concentração precipitação escoamento volumetria drenagem.
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
COMMENTS
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests