option
Questions
ayuda
daypo
search.php

Inspeção AVSEC Simulado

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Inspeção AVSEC Simulado

Description:
será necessario obter uma assertividade de 70% das perguntas do simulado.

Creation Date: 2025/10/30

Category: Others

Number of questions: 30

Rating:(0)
Share the Test:
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
New Comment
NO RECORDS
Content:

Acerca da inspeção em veiculos e equipamentos, analise as sentenças abaixo e assinale V, se for verdadeira, e F, se for falsa. A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequencia correta de preenchimento: ( ) A inspeção em veiculos e equipamentos somente pode ser realizada por vigilantes certificados. ( ) O responsavel pela inspeção deve inspecionar o veiculo dentro da ARS, valendo-se dos equipamentos de inspeção disponiveis no aerodromo. ( ) São locais a serem inspecionados nos veiculos: porta-malas, rodas, chassi, bancos, compartimentos adjacentes a porta, quebra-sol, porta-luvas. ( ) A inspeção dos ocupantes de veiculos deve necessariamente ser feita por APAC certificado e credenciado e deve ocorrer de acordo com os equipamentos de inspeção disponiveis. F-F-V-F. V-V-V-V. V-F-F-V. F-V-V-V.

Suponha que você esta operando o equipamento de raios-x de um modulo de inspeção internacional e se depara com as seguintes situações na tela do equipamento: I- uma imagem de uma garrafa de capacidade de 120ml. II- uma imagem de um aerossol. III- uma imagem toda clara sem nenhuma mancha. IV- uma imagem clara de um explosivo. Agora, analise os supostos procedimentos a serem tomados para cada situação: I- se a garrafa contiver apenas 100ml de agua posso liberar. II- e apenas um aerossol, nao preciso solicitar que seja retirado da bagagem. III- nao ha nada suspeito, essa bagagem pode ser liberada. IV- devo reter a bagagem e acionar o orgão de segurança publica do aeroporto. Aponte a resposta correta: apenas os procedimentos II e IV estao corretos. apenas os procedimentos I e IV estao corretos. apenas os procedimentos III e IV estao corretos. todos os procedimentos estao corretos.

A PORTARIA N° 1155/SIA, DE 15 DE MAIO DE 2015, trata de procedimentos diferenciados de inspeção de segurança da aviação civil nos aeroportos brasileiros para alguns itens. A respeito desse tema, marque a afirmativa que esta em discordância com a citada Portaria: o passageiro podera solicitar ao APAC controlador de fluxo de passageiros, que a inspeção de medicamentos seja realizada por meio de procedimento diferenciado, sem a utilização de equipamentos de raios-X e de detectores de metais. o Operador Aereo responsavel pelo transporte de instrumentos cirurgicos devera acomoda-los em compartimento da cabine em que os passageiros, em geral, não tenham acesso. a caixa de transporte de animais domesticos deve ser inspecionada por meio de equipamento de raios-X, ETD ou manualmente. na inspeção de filmes fotograficos com sensibilidade ISO 8000 ou inferior, o passageiro, caso opte pelo procedimento diferenciado de inspeção, deverá se manifestar antes do inicio do procedimento de inspeção.

Suponha que um APAC se encontre em uma situação em que um passageiro se recuse a submeter-se a inspeção de aviação civil, bem como em sua bagagem de mão. De acordo com PNAVSEC marque a alternativa que apresenta uma possibilidade verdadeira diante da situação descrita: O passageiro somente podera adentrar a ARS após prestar esclarecimentos a Policia Federal. O passageiro deve ser levado para local reservado para fins de interrogatorio. A Policia Civil pode vir a ser acionada em tal situação. O passageiro poderá ter acesso a ARS somente se concordar em despachar a sua bagagem de mão.

A Função IV, exercida pelo APAC, objetiva inspecionar os pertences de mão, atraves de equipamento de raios-x. O profissional engajado nesta função observa cada imagem gerada pelo equipamento, classificando-as em grupos. Identifique dentro qual o grupo o APAC deve classificar a imagem abaixo e indique a medida correta a ser adotada: A bagagem deve ser classificada como grupo III (Possivel Ameaça) devido ao fato de haver suspeita de um material explosivo. A bagegem deve ser retida no equipamento de raios-x e o orgão responsavel pelas atividades de policia no aerodromo e informado imediatamente, de modo discreto, para que adote as medidas pertinentes, conforme a natureza do objeto identificado. A bagagem deve ser classificada como grupo II (Possivel Ameaça) devido ao fato de haver suspeita de um material explosivo em seu interior. O APAC na função II deve ser acionado para verificar a suspeita e, caso não se confirme, deve-se liberar o passageiro. A bagagem deve ser classificada como grupo III (Ameaça Obvia) visto haver um explosivo. O orgão responsavel pelas atividades de policia no aerodromo e informado imediatamente, de modo discreto, para que adote as medidas pertinentes, conforme a natureza do objeto identificado. A bagagem deve ser classificada como grupo I (Nenhuma Ameaça) por não haver item proibido, suspeito ou ilicito. Ela, então, deve ser liberada, caso o passageiro tambem ja esteja liberado para ingressar em ARS.

Com relação a calibração de um equipamento de raios-x convencional, aponte o procedimento incorreto: usa-se uma planilha e um dispositivo de teste (DT) fornecido pelo fabricante do equipamento. e realizado, no minimo, semanalmente. o APAC responsavel pelo teste avalia se a imagem gerada e satisfatória, comparando com uma imagem gerada no teste anterior. o DT inclui amostras de material organico e inorganico.

No equipamento de raios-x você visualizou a imagem abaixo. Identifique o correto procedimento a ser tomado: A bagagem deve ser retida do equipamento de raios-x e o orgão de segurança publica responsavel pelas atividades de policia no aerodromo deve ser acionado. A bagagem deve passar por inspeção por DMM. A bagagem deve ser liberada. Por haver, na imagem, zonas totalmente negras, as quais podem encobrir objeto proibido, a bagagem deve ser aberta para inspeção manual.

Considerando os procedimentos de inspeção descritos na Resolução n° 515 de 08 de maio de 2019, avalie as sentenças abaixo e, em seguida, marque a alternativa correta: 1- A inspeção no acompanhante de Pessoa com Necessidade de Assistencia Especial (PNAE) deve acontecer antes da inspeção do proprio PNAE. 2- As gravidas devem obrigatoriamente ser inspecionadas por meio de busca pessoal. 3- A busca pessoal deve ser realizada somente em sala reservada. 4- Os tripulantes tern prioridade para serem inspecionados, em qualquer hipotese. 5- As ajudas tecnicas dos PNAE devem ser inspecionadas preferencialmente pelo aparelho de raios-X. Somente os procedimentos 3 e 4 estão incorretos. Somente o procedimento 1 esta incorreto. Somente os procedimentos 1 e 5 estão corretos. Todos os procedimentos estão corretos.

A respeito dos procedimentos a serem adotados para a inspeção de animais domesticos, preencha as lacunas com V se a sentença for verdadeira e com F, se for falsa. A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta de preenchimento: ( ) O animal deve passar pelo portico de detector de metais dentro da caixa de transporte; ( ) O animal deve ser inspecionado por equipamentos de raios-X; ( ) A caixa de transporte deve ser inspecionada por meio de equipamentos de raios-X, equipamento de ETD ou manualmente; ( ) A revista do animal deverá incluir verificações da parte interna da coleira e de suas vestimentas; ( ) O passageiro pode ser solicitado a manusear o animal durante a inspeção. F-F-V-V-F. V-F-V-V-V. V-V-F-F-F. F-F-V-V-V.

No canal de inspeção de passageiros, caso o alarme sonoro do portico detector de metais seja disparado, o APAC na função II deverá adotar uma rotina junto ao inspecionado. Considerando essa afirmativa, assinale a alternativa que retrata o procedimento correto: o inspecionado deve retomar, dispensar seus objetos metalicos e ter o acesso liberado, independente de novo disparo. não submeter o inspecionado ao detector manual de metais ou a busca pessoal, considerando o disparo como acidental. autorizar o inspecionado a prosseguir para a ARS, considerando tratar­ se de um disparo de alarme decorrente da utilização de um cinto, pelo inspecionado. solicitar ao inspecionado a retirada de qualquer objeto que possa ter causado o acionamento, permitindo que a pessoa atravesse o equipamento novamente e submetendo os objetos retirados a inspeção de segurança.

Dos itens listados abaixo identifique aqueles que serão retidos apenas na condição de voos sob elevado nivel de ameaça: caneta, lapis, lapiseira, alvejante liquido. fosforos, aerossois, bengala. bastão retratil, martelo, serra. Raquete de tênis, soco-inglês, espoletas, estilingues.

Ao analisar a bagagem de mão a seguir no equipamento de raios-X, indique o correto procedimento a ser tornado pelo agente de proteção: Há uma arma de fogo, mas se esta for de um policial esse item e permitido na bagagem de mão. A bagagem deve ser retida no equipamento de raios-x e o orgão de segurança publica deve ser acionado. Não e voo internacional, então não há restrição alguma para o embarque de liquidos como os da garrafa na bagagem. A bagagem deve ser aberta, pois há claramente uma arma de fogo entre os itens da bagagem.

O PNAVSEC (Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência ilicita) trata sobre procedimentos a serem adotados quando pessoas se negam a se submeter a inspeção. Sobre esse tema, considere as afirmativas abaixo: I - Em determinados casos de pessoas que se negam a ser inspecionadas, a administração aeroportuaria pode permitir seu acesso as Areas Restritas de Segurança (ARS), atribuindo para si as devidas responsabilidades; II - Pessoas que se negam a ser inspecionadas, e cujo acesso as Areas Restritas de Segurança (ARS) tenha sido permitido pela administração aeroportuaria, consequentemente nao poderão ter seu embarque negado pela empresa aerea; III - Na ausência do Departamento de Policia Federal no aeroporto, qualquer orgão de segurança publica, civil ou militar, deve ser acionado nos casos de passageiros que têm acesso impedido as Areas Restritas de Segurança (ARS), ou quando têm seu embarque negado, ou por qualquer outra razão de segurança. Apenas a afirmativa I e verdadeira;. Apenas a afirmativas III e verdadeira;. Todas as afirmativas são falsas. As afirmativas I e II são verdadeiras;.

A inspeção randômica dos veiculos dos orgãos publicos federais e militares das forças armadas, conduzida por_____, devera ser realizada em quantidade estabelecida em_______editada pela ANAC, com base em avaliação de ameaça especifica estabelecida pela______________________ Conforme o disposto na Resolução ANAC n° 515, as palavras que completam, corretamente, essas lacunas são: Policial do orgão de segurança publica; DAVSEC; Policia Federal. APAC; DAVSEC; Policia Federal. APAC; Resolução; ANAC. APAC ou Vigilante; DAVSEC; Policia Federal.

De acordo com a Instrução Suplementar n° 107, o APAC engajado na Função II realiza a busca pessoal nas seguintes situações, EXCETO: Quando for possivel identificar o objeto metalico portado pelo inspecionado que causou alarme do DMM. Quando o inspecionado apresenta comportamento suspeito, aparente estar tentando evadir-se da inspeção ou estar portando qualquer item proibido. Quando ocorrer alarme apos inspeção atraves de Portico Detector de Metais, a criterio do operador de aerodromo. Quando a pessoa não permite a inspeção de segurança atraves de Escaner Corporal, Portico Detector de Metais ou DMM.

Dentre os equipamentos abaixo, indique aquele que, conforme definição apresentada na Instrução Suplementar n° 107, não pode ser considerado um equipamento de segurança: Detector de traços de explosivos. Câmera de vigilancia. Detector automático de presença. Leitor de Codigo de Barras do bilhete de embarque.

A inspeção de segurança da aviação civil é a aplicação de meios sempre tecnicos. PORQUE Há a necessidade de se identificar e detectar armas, explosivos ou outros artigos perigosos que possam ser utilizados para cometer ato de interferencia ilicita. Sobre as duas afirmativas acima, e correto afirmar que: A primeira alternativa e verdadeira e a segunda e falsa. A primeira afirmativa e falsa e a segunda e verdadeira. As duas alternativas são verdadeiras, mas não possuem relação entre si. As duas alternativas são verdadeiras, e a segunda e uma justificativa correta da primeira.

Sobre os procedimentos de inspeção, esta INCORRETA a ação: Sempre que julgado necessario, o passageiro devera passar por medidas adicionais de segurança como, por exemplo, a utilização de detectores de traços explosivos-ETD. A fila de passageiros será organizada por meio de controle de fluxo, devendo o passageiro sair de seu ponto de espera somente ao ser chamado pelo APAC. Caso o Passageiro com Necessidade de Assistencia Especial (PNAE) esteja com acompanhante, este deve ser inspecionado primeiro. Na impossibilidade de se detectar o objeto que causou o acionamento sonoro do portico detector de metais, o passageiro devera ser submetido a busca pessoal por qualquer APAC.

Levando em consideração a Resolução n° 515 de 08 de maio de 2019, acerca de passageiros com necessidade de assistência especial (PNAE), preencha com V, caso o item seja verdadeiro e com F, caso seja falso. A seguir, marque a altemativa que apresenta a sequência correta de preenchimento: ( ) As ajudas tecnicas utilizadas no auxilio de PNAE devem ser dispensadas de inspeção, caso solicitado pelo proprio PNAE ou por seu acompanhante. ( ) O PNAE tem prioridade para ser inspecionado, em relação a todos os demais passageiros e aos tripulantes, inclusive em relação ao seu acompanhante, caso haja. ( ) Caso não haja assento disponivel proximo ao canal, a inspeção de segurança das ajudas tecnicas poderá ser dispensada, considerando-se o risco a integridade fisica do PNAE. ( ) O PNAE deve ser completamente inspecionado antes da liberação de seu acesso a ARS, não importando a sua condição incapacitante ou debilitante. V-F-F-V. F-V-F-V. F-F-F-V. F-F-F-F.

A segurança da aviação civil contra atos de interferência ilicita se resume na combinação de medidas, de recursos humanos e de materiais destinados a proteção contra atos de interferencia ilicita. Quanto aos equipamentos, e necessario que possuam especificações minimas de desempenho, deteção e calibração para uso em aerodromos. Nesse interim, de acordo com as definições presentes na Instrução Suplementar n° 107, os detectores de metais são divididos em duas categorias: detector manual de metais e portico detector de metais. Sobre o tema referente ao Detector Manual de Metais (DMM), preencha as lacunas com V se a sentença for verdadeira e com F, se for falsa. A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta do preenchimento: ( ) Possui peso maximo com bateria de 700g e empunhadura ergonomica com cordao ou alça de segurança na extremidade do punho para garantir um manuseio seguro contra quedas. ( ) Detecta a uma distancia de 5 cm quaisquer dispositivos de testes (DT). ( ) A situação de funcionamento e calibração dos detectores manuais de metais sao testadas no minimo semanalmente. ( ) Para fins de testes de calibração, o DT e colocado no bolso de um APAC, No minimo 5 passagens do DMM são realizadas para cada teste de calibração realizado, sendo considerado calibrado se acionado em pelo menos quatro, ou seja, 80%. ( ) Durante o teste de calibração e recomendavel que o APAC porte objetos metalicos a fim de averiguar a precisão do DMM. ( ) Os resultados dos testes são registrados nas planilhas de testes e arquivados, fisica ou eletronicamente, por um periodo minimo de seis meses. F, F, F, F, F, V. V, F, F, V, V, F. F, V, F, V, F, V. V, V, F, F, V, V.

A Portaria n° 1155/SIA, de 15 de maio de 2015, dispõe sobre os procedimentos diferenciados de inspeção de segurarnça a serem aplicados nos canais de inspeção de aeroportos brasileiros. Marque a alternativa que apresenta um procedimento de inspeção não previsto na referida Portaria: Inspeção em agentes diplomaticos. Inspeção cinzas provenientes da cremação de restos mortais humanos. Inspeção em medicamentos. Inspeção em animais domesticos.

Ao se deparar com a imagem abaixo em um equipamento de raios-x, identifique o correto procedimento a ser tornado: Por conter objeto suspeito, a bagagem deve passar por inspeção com DMM. A bagagem contem objeto proibido que deve ser descartado. Por conter objeto suspeito, a bagagem deve passar por inspeção com ETD. A bagagem deve ser liberada por não conter objeto suspeito.

Considere os procedimentos empregados na inspeção de passageiros com necessidades especiais, tendo por base a Instrução suplementar (IS) n° 107. I - As ajudas tecnicas utilizadas no auxilio de pessoas com necessidade de assistência especial são inspecionadas com os equipamentos disponiveis no aerodromo, preferêncialmente por equipamento de ETD; II - Durante a inspeção de segurança das ajudas tecnicas são disponibilizados auxilios tecnicos alternativos para uso das pessoas com necessidade de assistência especial; III - Caso haja um acompanhante, este e inspecionado após o passageiro com necessidade especial; IV - A inspeção da pessoa com necessidade de assistência especial deve ser realizada necessariamente por meio de busca pessoal. Analise as assertivas ea seguir marque a alternativa correta: As afirmativas II e IV sao verdadeiras. Apenas a afirmativa IV e verdadeira. Todas as afirmativas sao falsas. As afirmativas indicadas em I, II, IV sao falsas.

Algum(ns) do(s) objeto(s) abaixo é(são) permitido(s) para embarque em bagagem de mão, inclusive quando há elevação do nivel de ameaça à segurança da aviação civil. Avalie os itens apresentados e, a seguir, marque a alternativa correta: I - Saca-rolhas; 2 - Bengala; 3 - Martelo para uso medico; 4 - Guarda-chuva; 5 - Raquete de tenis. Há somente um item permitido na lista apresentada. Há quatro itens permitidos na lista apresentada. Há dois itens permitidos na lista apresentada. Há três itens permitidos na lista apresentada.

O RBAC n° I07 traz em seu conjunto de requisitos alguns que são pertinentes a calibração, a operação e a manutenção de equipamentos de segurança. Assinale a alternativa que condiz com o disposto no regulamento citado acerca desse tema: O operador de aerodromo deve manter os equipamentos calibrados de forma a atender aos requisitos do RBAC n° I07, em função do bem estar e da segurança da população. No que diz respeito a operação dos equipamentos, a observação de fatores humanos e fator determinante para que o sistema de segurança não seja prejudicado. Os equipamentos de segurança a serem adquiridos pelo operador de aerodromo devem atender as especificações tecnicas minimas dos parametros de deteção, calibração e operação necessarios para assegurar o controle dos niveis de ameaça. O uso de equipamentos de inspeção de segurança que adotem tecnologias ainda não previstas pela regulamentação deve ser aprovado pela ANAC em solicitação realizada pelo fabricante.

Tendo por base a Portaria N° 1155/SIA, de 15 de maio de 2015, que dispõe sobre os procedimentos diferenciados de inspeção de segurança da aviação civil contra atos de interferencia ilicita, os quais são aplicados nos canais de inspeção dos aeroportos brasileiros, assinale a assertiva que esta em divergência ao correspondente nessa regulamentação: Os recipientes de instrumentos cirurgicos e de orgãos deverão ser inspecionados por equipamento de raios-x, visando garantir que não haja no interior dos recipientes objetos distintos daqueles informados pelo Sistema Nacional de Transplantes/Central Nacional de Transplantes (SNT/CNT). O operador aereo responsavel pelo transporte de instrumentos cirurgicos deverá acomoda-los em compartimento da cabine em que os passageiros, em geral, não tenham acesso. Na inspeção de cinzas provenientes da cremação de restos mortais humanos, o recipiente que contiver as cinzas devera ser inspecionado por meio de equipamento de ETD, ou por meio de inspeção visual. Os recipientes das celulas hematopoeticas (medula ossea/sangue periferico mobilizado) somente deverão ser objeto de inspeção visual e em nenhuma situação o material referido será submetido a inspeção por equipamento de raios-x.

Com relação as Funções no canal de inspeção, atribua V para informação verdadeira ou F para informação falsa: a) o APAC na Função II conduz as inspeções de segurança nas pessoas, tanto nos pontos de controle de acesso de pessoas quanto nos pontos de acesso de veiculos as ARS. b) uma das responsabilidades do APAC na Função II e auxiliar o APAC na Função I no controle de fluxo de pessoas a serem inspecionadas atraves do portico. c) o APAC na Função V conduz as inspeções de pessoas e pertences de mão atraves da utilização de equipamento ETD. d) o APAC na Função VI inspeciona veiculos e equipamentos. Essa Função pode ser exercida por APAC ou Vigilante. A sequencia correta e: F-V-F-V. V-F-F-V. V-V-V-F. F-F-V-V.

Sobre o procedimento de busca pessoal, e correto afirmar: Deve ser realizada em sala restrita, mesmo que o passageiro nao solicite. Para proteção do APAC, deve-se evitar a discrição na execução do procedimento. Deve ser realizada por APAC de mesmo sexo do passageiro, em conformidade com o sexo declarado pelo proprio passageiro. Exige a presença de testemunha apenas quando o passageiro assim solicitar.

Acerca de conceitos AVSEC presentes no RBAC 110 relativos a interpretação das imagens de raios-x, relacione adequadamente as colunas abaixo e, a seguir, marque a alternativa que indica a sequência correta de preenchimento. Um dos tipos de ameaça da primeira coluna ficará de fora, visto não ser mencionado no normativo. I - Ameaça possivel II - Nenhuma Ameaça III - Ameaça obvia IV - Ameaça oculta ( ) Indica ausência perceptivel de objetos proibidos, dispensando a realização de inspeção secundaria. ( ) Indica presença clara de objeto proibido, dispensando-se inspeção secundaria para definição de recusa de embarque. ( ) Gera duvidas quanto a existencia de ameaça, justificando a realização de inspeção manual. III - I - IV. II- I-IV. II - III - I. I - II - III.

Considerando a atividade que cada Agente de Proteção de Aviação Civil (APAC) exerce nos pontos de controle de acesso as areas restritas de segurança, associe cada função listada abaixo a atividade correspondente: I - Controle de Fluxo II - Inspeção de Pessoas III - Inspeção Manual de Pertences de Mão IV - Inspeção de Pertences de Mão atraves de Equipamento de Raios-X V - Inspeção de Pessoas e Pertences de Mão atraves de Equipamento ETD VI - Supervisão de Modulo de Inspeção de Segurança ( ) O APAC engajado nesta função deve dizer discretamente ao APAC que está inspecionando manualmente os pertences de mão o motivo da realização do procedimento, podendo, inclusive, mostrar a imagem gerada pelo equipamento de raios-x. ( ) O APAC engajado nesta função encaminha para busca pessoal quem não pode ser inspecionado atraves de portico detector de metais. ( ) O APAC engajado nesta função deve realizar a inspeção com o equipamento detector de traços explosivos cobrindo, no minimo, as alças e ziperes de mochilas e bagagens; ainda, deve verificar areas de mochilas e bagagens prestando atenção aos revestimentos internos, forros, costuras e pontos que apresentem violação. ( ) O APAC engajado nesta função realiza a inspeção manual de pertences de mão, como malas, mochilas, pastas, etc, iniciando a inspeção de fora para dentro, abrindo todos os compartimentos, dos menores ate os maiores; deve verificar tambem se existe algum compartimento hermeticamente lacrado e, caso exista, deve inspecionar, podendo utilizar o equipamento de raios-x, se necessario. ( ) O APAC que esta nesta função observa se há alguem que esteja tentando não ser submetido a inspeção. Ele deve encaminhar esta pessoa ao APAC responsavel por conduzir as inspeções de segurança nas pessoas. ( ) O APAC desta função, dentre outras tarefas, gerencia os incidentes, desde o inicio ate a chegada dos orgãos de segurança publica. A alternativa que apresenta a sequência correta de preenchimento das lacunas e: II, IV, V, I, III, VI;. IV, III, VI, II, V, I. IV, II, V, III, I, VI;. I, II, III, VI, V, IV.

Report abuse