option
Questions
ayuda
daypo
search.php

J 0101 03

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
J 0101 03

Description:
ADM PB 24 02 ESTRATÉGIA I

Creation Date: 2024/04/27

Category: Others

Number of questions: 111

Rating:(0)
Share the Test:
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
New Comment
NO RECORDS
Content:

(UFPR – Câmara de Quitandinha-PR - 2018) Todo planejamento está subordinado a uma filosofia de ação. Segundo Ackoff, há um tipo de filosofia do planejamento – cuja base é predominantemente incremental, no sentido de melhorar continuamente, tornando as operações melhores a cada dia que passa – voltado para a adaptabilidade e inovação dentro da organização, no qual as decisões são tomadas no sentido de obter os melhores resultados possíveis para a organização, seja minimizando recursos para alcançar um determinado desempenho ou objetivo, seja maximizando o desempenho para melhor utilizar os recursos disponíveis. Geralmente está baseado em uma preocupação em melhorar as práticas atualmente vigentes na organização. Esse conceito refere-se ao tipo de filosofia do planejamento: a) conservador. b) otimizante. c) adaptativo. d) de contingências. e) retrospectivo.

(UFMT – UFSBA – Administrador - 2017) Para Russell L. Ackoff, todo planejamento se subordina a uma filosofia de ação. Esse autor aponta a existência de três tipos de filosofias do planejamento, quais sejam: a) Planejamento otimizante, adaptativo e conservador. b) Planejamento conservador, autocrático e otimizante. c) Planejamento democrático, conservador e liberal. d) Planejamento liberal, otimizante e autocrático.

(QUADRIX – COFECI – Auxiliar Administrativo - 2017) O planejamento conservador é o planejamento que visa à adaptabilidade e à inovação da organização, preocupando-se com a melhoria das operações e das práticas vigentes na empresa. C. E.

(FUMARC – Câmara Municipal de Mariana – Técnico em Administração - 2014) São quatro os princípios gerais para os quais o executivo deve estar atento no que se refere ao processo de planejamento. Três deles estão representados abaixo. A EXCEÇÃO é o princípio da. a) contribuição aos objetivos. b) maior penetração e abrangência. c) precedência do planejamento. d) produtividade executiva.

(UFPR – UFPR – Assistente em Administração - 2018) Assinale a alternativa que descreve um dos princípios específicos que o planejamento necessita respeitar para que os resultados obtidos pela sua implementação sejam aqueles previamente determinados. a) O princípio da integração (ou planejamento integrado), que visa manter a coesão entre os diferentes níveis da organização. b) O princípio da contribuição aos objetivos, ou seja, o planejamento sempre deve visar aos objetivos máximos da organização. c) O princípio da precedência do planejamento, implicando que essa atividade deve ser realizada antes das demais. d) O princípio da maior penetração e abrangência, uma vez que o planejamento pode provocar diversas modificações nas características e atividades organizacionais. e) O princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade, pois o planejamento deve maximizar os resultados e minimizar as deficiências.

(INAZ do Pará – CRF-PE – Analista - Administrador - 2018) O processo de planejamento possibilita aos gestores não focar somente no curto prazo, mas também no futuro da organização. Sobre as vantagens do planejamento, é incorreto afirmar: a) Da um “norte” para a empresa. b) Ajuda na motivação e no comprometimento. c) Ajuda no autoconhecimento da empresa. d) Define os paramentos de controle. e) Aumenta a integração dos grupos informais.

(CONSULPLAN – CFESS – Assistente Técnico Administrativo - 2017) O processo de planejamento faz com que os administradores se afastem da rotina operacional e se concentrem no futuro da organização. Concretamente, podem ser destacadas as seguintes vantagens e benefícios do planejamento, EXCETO: a) Proporcionar senso de direção. b) Definir parâmetros de controle. c) Atuar como fonte de motivação e comprometimento. d) Possibilitar a execução de uma variedade de atividades.

(AOCP – Câmara de Maringá-PR – Assistente Administrativo - 2017) O planejamento é uma função administrativa. O primeiro passo do planejamento. a) consiste na definição de objetivos para a organização. b) diz respeito a um olhar especial, mas sem visualizar desafios futuros. c) é a ação preventiva, pois haverá a revisão dos objetivos traçados. d) é implantar e executar ações randômicas. e) é a tomada de ações e decisões não contínuas.

(FGV – SEFAZ-AM - Assistente Administrativo da Fazenda Estadual – 2022) Acerca dos tipos de planejamento de uma organização, avalie as assertivas a seguir. I. Ênfase em aspectos orientados para acontecimentos do momento presente, utilizando um horizonte temporal de médio prazo. II. Direcionamento para questões relacionadas ao “como” executar as atividades, pautando-se pela implementação prática dos planos. III. Determinações elaboradas de forma abrangente e com pouca especificação, assumindo um caráter, por vezes, demasiadamente genérico. A respeito do planejamento estratégico, está correto o que se afirma em. a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I e III, apenas.

(COMPERVE – SESAP – Assistente - 2018) O planejamento é a função administrativa que define os objetivos e decide sobre recursos e tarefas necessários para alcançar esses objetivos adequadamente. Como principal decorrência do planejamento, os planos servem como guia e balizamento para a realização dos objetivos organizacionais. Nesse contexto, o plano tático. a) corresponde ao mapeamento ambiental e à avaliação das forças e das limitações da organização. b) traduz e interpreta as decisões estratégicas em planos concretos em níveis departamentais. c) envolve toda a organização, sendo direcionado a longo prazo, e focaliza o futuro e a ação global. d) compreende cada tarefa/atividade, sendo direcionado a curto prazo, e focaliza o presente e a ação específica.

(FGV – IBGE – Analista - 2016) O planejamento, como função administrativa, pode ser aplicado segundo formas e metodologias distintas nas organizações. Nesse sentido, segundo sua abrangência e temporalidade, pode ser classificado segundo três níveis organizacionais, que são: a) estratégico, prático e operacional;. b) estratégico, tático e operacional;. c) teórico, prático e operacional;. d) teórico, tático e programático;. e) horizontal, vertical e matricial.

(IBFC – EBSERH – Analista Administrativo - 2016) Leia as afirmações sobre estratégia e assinale a alternativa incorreta. a) Estratégia é planejamento, como sendo a definição mais comum. b) Estratégia é modelo, isto é, um padrão que permite manter a coerência ao longo do tempo. c) Estratégia é posicionamento, isto é, o lugar escolhido para determinados produtos em determinados mercados. d) Estratégia é armadilha, isto é, uma manobra específica destinada a abalar o concorrente, sendo muito mais a ameaça do que a execução da manobra propriamente dita. e) Estratégia é controle, isto é, é olhar para o alto e para dentro da empresa.

(FGV – FUNSAÚDE - CE - Analista Administrativo - Suprimentos – 2021) Considere uma família que gerencia um pequeno restaurante de comida caseira no interior do Ceará. Com o início da pandemia e o fechamento do estabelecimento, a família começou a vender refeições por telefone e, atendendo à demanda dos clientes, desenvolveu uma plataforma online para a oferta de cursos de culinária, obtendo grande sucesso com a nova empreitada. Segundo a situação apresentado, ocorreu o uso de uma estratégia. a) deliberada. b) recorrente. c) emergente. d) prescritiva. e) determinante.

(FCC – TRE-SE – Analista Judiciário – 2015 - Adaptada) A estratégia consiste nas estratégias deliberadas, pretendidas, emergentes, realizadas e não realizadas de uma organização. C. E.

(FGV – MPE-RJ – Analista do Ministério Público - 2016) Um gestor de uma organização da administração direta, durante seu período de férias, inspirou-se em uma obra de arte que observou em um museu para criar uma nova estratégia para gerenciar suas equipes de trabalho e, sem saber se irá funcionar, ainda não a implementou totalmente. Essa pode ser definida como uma estratégia: a) deliberada;. b) emergente;. c) planejada;. d) pretendida;. e) realizada.

(CESGRANRIO – Liquigás – Profissional Júnior - 2018) Um empresário iniciou as operações de sua empresa importando da China cortadores de grama e banheiras para seus consumidores no Brasil. Alguns amigos solicitaram ajuda em suas importações e, ao final de seis meses, o empresário percebeu que o atendimento a outros importadores havia se tornado seu principal negócio. O sucesso foi tão surpreendente que as atividades de corretagem de frete e aduana cresceram 220% nesses seis meses, sem que o empresário percebesse tal fato ao longo do processo. Nesse caso, a estratégia desenvolvida pelo empresário mostrou-se como sendo do tipo. a) deliberada. b) estratagema. c) emergente. d) planejada. e) pretendida.

(FCC – TRT 16a Região – Analista Judiciário) Ao elaborar seus processos de planejamento, as organizações definem objetivos e deliberam estratégias com a finalidade de alcançá-los. Sobre as estratégias organizacionais é correto afirmar que há. a) Estratégia Defensiva, utilizada por organizações que se encontram constantemente buscando oportunidades de mercado e regularmente estão experimentando responder tendências. b) Estratégia Reativa, utilizada por organizações que operam em dois tipos de domínio de produto/mercado: um relacionamento estável e outro instável. c) Estratégia Analítica, são aquelas cujos administradores percebem a ocorrência de mudanças e incertezas no ambiente, mas não possuem a habilidade necessária para responder eficazmente, carecendo de uma consistente relação estrutura- estratégia. d) Estratégia Exploradora, utilizada por organizações que possuem um estreito domínio de produto/mercado, não se preocupando com a busca de oportunidades fora do seu domínio atual. e) Estratégia Defensiva, utilizada por organizações que raramente necessitam fazer grandes ajustes em sua tecnologia, em sua estrutura ou nos seus métodos de operação. Elas dedicam a sua maior atenção na constante melhora da eficiência das operações existentes.

(FGV – SEFAZ-AM - Assistente Administrativo da Fazenda Estadual – 2022) Analise o trecho a seguir, retirado do sítio oficial da SEFAZ-AM. “Prover e controlar os recursos financeiros para o atendimento da função social do Estado, utilizando tecnologia de ponta, promovendo o comprometimento e a capacitação de seus colaboradores, buscando a satisfação e a integração consciente da sociedade, com transparência e observância dos princípios legais.” Com base no referencial estratégico do órgão, é correto afirmar que o trecho apresentado é um exemplo de. a) visão. b) valores. c) princípios. d) missão. e) orientação.

(FGV – AL-RO – Assistente Legislativo - 2018) Na elaboração do planejamento estratégico de um órgão público, os responsáveis pela condução do trabalho estão desempenhando a etapa conhecida por definição da visão. Assinale a opção que apresenta as características dessa etapa. a) Apresentação dos princípios e crenças basilares do órgão. b) Panorama dos desafios e oportunidades vigentes no setor. c) Exposição das forças e fraquezas valorizadas pelo órgão. d) Declaração da posição almejada pelo órgão no futuro. e) Descrição da razão de existência do órgão.

(FGV – ALERJ – Especialista Legislativo - 2017) As definições de missão e visão de uma organização são etapas fundamentais para o processo de planejamento estratégico de uma organização. Corresponde a uma declaração de visão: a) “Oferecer lazer ao associado, visando sua satisfação e integração através de atividades esportivas, sociais e culturais, com qualidade e competência, em um ambiente saudável, seguro e amistoso“;. b) “...ser reconhecido como referência de organização educacional e do terceiro setor, diferenciada pela ação inovadora, diversificada e socialmente solidária”;. c) “Viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira”;. d) “Contribuir decisivamente para o desenvolvimento sócioeconômico e melhoria da qualidade de vida da sociedade brasileira, utilizando instrumentos da Metrologia e da Qualidade...”;. e) “Promover o intercâmbio Cultural”.

FGV – TJDFT – Analista Judiciário - Administração - 2022) Os objetivos são elementos essenciais do processo de planejamento organizacional, pois é por meio de sua especificação adequada que os membros da organização “conseguem um senso de direção, antecipam estágios futuros desejados e mobilizam-se para alcançá-los” (Sobral e Peci, 2013, p. 202). Objetivos eficazes devem ser adequadamente definidos, atendendo a certos critérios. Esses critérios preconizam que os objetivos sejam: a) mensuráveis;. b) definidos de forma participativa;. c) definidos em valores financeiros;. d) inovadores;. e) abrangentes.

(CESPE – STJ – Analista Judiciário - 2015) Embora não exista uma metodologia universalmente aceita, é muito utilizado o planejamento estratégico em quatro fases básicas, quais sejam: elaboração do diagnóstico estratégico; definição da missão da empresa; determinação de instrumentos prescritivos e quantitativos; e controle e avaliação. C. E.

(CESPE – MPU – Técnico do MPU - 2018) Em um processo de planejamento estratégico, deve-se primeiramente realizar a análise da situação do ambiente para, em seguida, definirem-se os objetivos a serem alcançados. C. E.

(CESPE – MPOG – Analista Judiciário - 2015) O planejamento estratégico pode ser desenvolvido por meio das seguintes etapas: determinação dos objetivos; análise ambiental externa; análise organizacional interna; formulação das alternativas estratégicas e escolha das estratégias; elaboração do planejamento e sua implantação mediante planos táticos e planos operacionais. C. E.

(CESPE – SERPRO – Analista - 2008) Há consenso entre as metodologias de que o planejamento estratégico deve ter início com o estabelecimento dos objetivos gerais da organização. C. E.

(FGV – FUNSAÚDE - CE - Analista Administrativo - Administração – 2021) A construção de cenários é uma ferramenta poderosa para o planejamento de uma organização. Dentre os métodos de construção de cenários, a lógica intuitiva tem como fundamento. a) o uso de modelos probabilísticos e estatísticos. b) o cruzamento de fatores e as expectativas elaboradas por especialistas no assunto. c) as visões de mundo dos gestores da organização. d) o cotejamento de informações qualitativas e quantitativas. e) o interrelacionamento das tendências e eventos de fatos passados.

(AOCP – EBSERH – Analista Administrativo - 2016) Assinale a alternativa que apresenta os quatro momentos para o processamento técnico-político dos problemas, previstos no Planejamento Estratégico Situacional – PES. a) Distributivo, normativo, tático, operacional. b) Quantitativo, qualitativo, estratégico, gerencial. c) Explicativo, qualitativo, tático, gerencial. d) Distributivo, quantitativo, estratégico, tático. e) Explicativo, normativo, estratégico, tático-operacional.

(FCC – Prefeitura de Teresina-PI – Técnico de Nível Superior - 2016) A respeito do Planejamento Estratégico Situacional − PES,. a) constitui uma atividade que se encerra em determinado momento, a partir do qual se inicia sua implementação. b) aplicado à gestão pública, o PES considera que a arte de governar está associada ao princípio da governança, mas não da governabilidade. c) o modelo adota o conceito de “etapas”, em substituição ao conceito de “momento”. d) considera que o planejamento deve incluir uma avaliação do poder dos diversos atores sociais que interagem simultaneamente. e) essa abordagem tem como máxima a ideia de que “o plano sempre se completa antes da ação”.

(CESPE – SEDF – Analista de Gestão Educacional - 2017) Redes e parcerias são estratégias embasadas na colaboração (em maior ou menor grau), e não na competição entre organizações, com o objetivo de compartilhar recursos e capacidades para atuação no mercado. C. E.

(QUADRIX – CFO-DF – Administrador - 2017) As empresas fazem alianças e parcerias para melhorar suas respectivas posições competitivas. C. E.

(FGV – Prefeitura de Osasco-SP – Oficial Administrativo - 2014) A organização X é formada por um conjunto de diferentes organizações cujas atividades são coordenadas por contratos, acordos e relações interpessoais, e não pela criação de estruturas hierárquicas formais, custosas e rígidas. Pode-se afirmar que a organização X possui uma perspectiva de: a) organização em rede;. b) ecologia populacional;. c) dependência de recursos;. d) neo-institucionalismo;. e) hierarquia das organizações.

(FGV – FUNSAÚDE - CE - Analista de Recursos Humanos – 2021) A Administração por Objetivos (APO) é uma importante ferramenta de planejamento, desenvolvida com o intuito de envolver todos os membros da organização na definição dos objetivos. Entretanto, algumas desvantagens ou dificuldades na aplicação da ferramenta limitaram sua difusão e continuidade de uso. Assinale a opção que pode ser apontada como uma das principais dificuldades no uso dessa ferramenta. a) O foco dos esforços no curto prazo, em detrimento ao longo prazo. b) O desestímulo causado aos funcionários devido ao aumento de responsabilidades. c) A dificuldade de discriminar as responsabilidades e autoridades. d) A perda da capacidade de resposta às alterações do ambiente externo. e) A impossibilidade de estabelecer medidas de desempenho.

(IF-MS – IF-MS – Administrator - 2019) Assinale a alternativa que corresponde à abordagem da administração que se refere a um método no qual as metas são definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados e as responsabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados, passando a constituir os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos serão avaliados. a) Administração por objetivos (APO). b) Neoclássica da Administração. c) Comportamental. d) Contingencial da Administração. e) Estruturalista.

(CESPE – STM – Analista Judiciário - 2018) Na administração por objetivos, definem-se metas para cada departamento ou indivíduo e adotam-se planos de ação inalteráveis para garantir o alcance das metas organizacionais, seja qualitativas, seja quantitativas. C. E.

(CESPE – EBSERH – Analista Admirativo - 2018) No âmbito da administração por objetivos, a eficácia ganha relevância em detrimento da eficiência. C. E.

(IBFC – TCM-RJ – Técnico de Controle Externo – 2016 - Adaptada) A base da administração por objetivos é o processo em que participam o chefe e sua equipe (ou um subordinado em particular), substituindo o processo hierárquico, no qual o chefe define os objetivos e os transmite pela cadeia de comando abaixo, para depois avaliar o desempenho da equipe. C. E.

1. (CEBRASPE – TJ-CE - Técnico Judiciário - Área: Técnico-Administrativa – 2023) O planejamento estratégico é. a) inflexível, departamental e promove articulação interna. b) micro-orientado, se utiliza de habilidade técnica e promove articulação interna. c) focado no objetivo, de curto prazo e macro-orientado. d) instantâneo, de curto prazo e micro-orientado. e) flexível, de longo prazo e lida com incertezas.

2. (CEBRASPE – AGER - Mato Grosso - Técnico Administrativo – 2023) A primeira das funções administrativas é o planejamento, que pode ser entendido como uma sequência ordenada do que é necessário fazer para atingir os objetivos da organização. No que diz respeito a sua amplitude, ao seu conteúdo e ao seu tempo de duração, o planejamento estratégico pode ser corretamente caracterizado como. a) tático, institucional e de médio prazo. b) operacional, institucional e de longo prazo. c) estratégico, institucional e de longo prazo. d) tático, institucional e de longo prazo. e) estratégico, intermediário e de médio prazo.

3. (CEBRASPE – MPE-RO - Analista em Auditoria – 2023) Assinale a opção correta acerca de planejamento estratégico. a) O foco do planejamento estratégico é o objetivo, o que, por sua vez, pressupõe uma análise exaustiva do problema em suas várias dimensões. b) Por influenciar diretamente a capacidade de governo das organizações públicas, o planejamento estratégico reduz a governabilidade na execução de políticas. c) O planejamento tático envolve o detalhamento, no nível de operação, das ações e atividades necessárias para atingir os objetivos e metas fixadas pelos níveis hierarquicamente superiores. d) O planejamento é um processo composto de momentos — estratégico, tático e operacional — independentes entre si e que se repetem como um conjunto de fases que se sucedem cronologicamente. e) O plano estratégico é ferramenta fundamental para garantir à organização sua continuidade, fornecendo meios para que ela possa se adaptar às mudanças no ambiente externo.

4. (CEBRASPE – AGER - Mato Grosso - Analista Regulador – Administração – 2023) A diferença do planejamento operacional do departamento de um órgão público em relação ao planejamento de outros níveis está relacionado ao fato de o primeiro. a) ser de longo prazo. b) contemplar objetivos genéricos e voltados para toda a empresa. c) envolver diversos setores da organização. d) definir padrões de execução detalhados. e) contemplar aspectos macro orçamentários.

5. (CEBRASPE – CNMP - Analista do CNMP – Àrea: Apoio Técnico Especializado – Especialidade: Gestão Pública – 2023) Acerca de planejamento estratégico, julgue o item a seguir. A missão organizacional enuncia como uma instituição deseja ser identificada e reconhecida. C. E.

6. (CEBRASPE – Petrobras - Ênfase 12: Suprimento de Bens e Serviços – Administração – 2023) Julgue o item a seguir, relativos a planejamento estratégico, tático e operacional. O planejamento estratégico está relacionado a objetivos de longo prazo, com maneiras e ações que afetam toda a empresa. C. E.

7. (CEBRASPE – Petrobras - Ênfase 12: Suprimento de Bens e Serviços – Administração – 2023) Julgue o item a seguir, relativos a planejamento estratégico, tático e operacional. O planejamento tático auxilia na definição de metas, processos, prazos, ferramentas e recursos a médio e longo prazo. C. E.

8. (CEBRASPE – SEFIN de Fortaleza - CE - Analista Fazendário Municipal - Área: Administração – 2023) Acerca de estratégia, objetivos estratégicos, tipos e níveis de planejamento bem como definição de negócio, missão, visão e valores organizacionais, julgue o item subsequente. Um objetivo estratégico que de fato norteie a ação de uma instituição deve ser claro e específico quanto à ação que pretende realizar: mensurável, para que seu alcance possa ser acompanhado; atingível, para que não desmotive as equipes envolvidas: relevante para o alcance da missão e da visão; e, ainda, ter prazo definido para ser alcançado. C. E.

9. (CEBRASPE – SEFIN de Fortaleza - CE - Analista Fazendário Municipal - Área: Administração – 2023) Acerca de estratégia, objetivos estratégicos, tipos e níveis de planejamento bem como definição de negócio, missão, visão e valores organizacionais, julgue o item subsequente. Embora focado nas estratégias mais gerais e de longo prazo, o planejamento estratégico deve ser construído de forma a possibilitar seus desdobramentos em planos operacionais os quais representam o nível intermediário de um processo de planejamento - e em planos táticos - representam os níveis ligados a tarefas e atividades. C. E.

10. (CEBRASPE – SEFIN de Fortaleza - CE - Analista Fazendário Municipal - Área: Administração – 2023) Com relação às funções administrativas, julgue o item seguinte. O planejamento é a função administrativa por meio da qual as atividades a serem realizadas são projetadas e os resultados a serem obtidos são estabelecidos. C. E.

11. (CEBRASPE – SEFIN de Fortaleza - CE - Analista Fazendário Municipal - Área: Administração – 2023) Acerca do planejamento estratégico organizacional, julgue o item a seguir. A missão de uma instituição representa a situação em que ela pretende estar em um período de tempo definido, por isso seria correto que uma prefeitura municipal estabelecesse como missão a seguinte declaração: Ser referência nacional em planejamento e gestão municipal até 2025. C. E.

12. (CEBRASPE – SEFIN de Fortaleza - CE - Analista Fazendário Municipal - Área: Administração – 2023) Acerca do planejamento estratégico organizacional, julgue o item a seguir. O planejamento baseado em cenários não elimina as incertezas, porém auxilia a organização a se resguardar do impacto de eventual elemento surpresa. C. E.

13. (CEBRASPE – SEFIN de Fortaleza - CE - Auditor do Tesouro Municipal – 2023) O recém-criado gabinete de governança corporativa, no âmbito de determinada prefeitura municipal, tem como desafio coordenar a elaboração do planejamento estratégico da prefeitura. No intuito de aprimorar o profissionalismo da gestão e pautá-la em práticas consolidadas de gestão, buscou-se um consultor autônomo para orientar o referido gabinete quanto a algumas questões importantes, a fim de que o planejamento seja, de fato, um instrumento relevante para o aprimoramento da gestão da prefeitura. A partir dessa situação hipotética, julgue o próximo item. Como se trata de um planejamento estratégico, o gabinete deve buscar construir, de forma detalhada, os objetivos de cada secretaria e departamento, planejando, inclusive, as ações de curto e médio prazo. C. E.

14. (CEBRASPE – SEFIN de Fortaleza - CE - Auditor do Tesouro Municipal – 2023) O recém-criado gabinete de governança corporativa, no âmbito de determinada prefeitura municipal, tem como desafio coordenar a elaboração do planejamento estratégico da prefeitura. No intuito de aprimorar o profissionalismo da gestão e pautá-la em práticas consolidadas de gestão, buscou-se um consultor autônomo para orientar o referido gabinete quanto a algumas questões importantes, a fim de que o planejamento seja, de fato, um instrumento relevante para o aprimoramento da gestão da prefeitura. A partir dessa situação hipotética, julgue o próximo item. Para que, de fato, possam nortear a ação da prefeitura, os objetivos estratégicos, ao serem definidos, devem ser, além de específicos e mensuráveis, relevantes para o alcance da missão, não importando se é viável seu alcance. C. E.

15. (CEBRASPE – SEPLAN-RR - Analista de Planejamento e Orçamento - Especialidade: Planejamento e Orçamento – 2023) A análise custo-benefício (ACB) é usada frequentemente por governos e outras organizações, como empresas do setor privado, para avaliar a conveniência de uma política determinada. Com referência a esse assunto, julgue o item a seguir. Os planos operacionais representam a materialização das decisões estratégicas e táticas. C. E.

16. (CEBRASPE – SEPLAN-RR - Analista de Planejamento e Orçamento - Especialidade: Tecnologia da Informação – 2023) No que se refere ao planejamento estratégico, à formulação e à avaliação de programas bem como às formas de análise baseadas nas relações custo-benefício e custo-efetividade, julgue o item subsequente. O planejamento estratégico possui extensão temporal de longo prazo e é micro-orientado, com o objetivo de abordar detalhes relativos a tarefas. C. E.

17. (CEBRASPE – PC-RO - Agente de Polícia – 2022) Faz parte do processo administrativo a função de planejamento, que prevê o(a). a) definição de objetivos organizacionais. b) definição dos padrões de desempenho individual. c) atribuição de responsabilidades. d) estabelecimento de ações corretivas. e) preenchimento de cargos.

18. (CEBRASPE – SEE-PE - Analista em Gestão Educacional - Geral – 2022) Julgue o item seguinte, a respeito das funções da administração e de sua evolução. O processo de planejamento organizacional compreende o estabelecimento de metas bem como a maneira de alcançá-las, englobando um processo participativo com o maior número possível de colaboradores que possam contribuir em sua elaboração e implantação. C. E.

19. (CEBRASPE – MJSP - Técnico Especializado em Gestão de Ativos e Parcerias – 2022) Com relação a noções de administração, processo administrativo e estrutura organizacional, julgue o item que se segue. Em nível institucional, a função de planejamento é voltada para a elaboração de planos operacionais. C. E.

20. (CEBRASPE – DPE-DF - Analista de Apoio à Assistência Judiciária – Administração – 2022) No que se refere ao planejamento e à avaliação de políticas públicas, julgue o próximo item. Os planos originários de um processo de planejamento devem representar uma posição sobre as ações a serem adotadas e dar base para o direcionamento institucional. C. E.

21. (CEBRASPE – RT - 8ª Região (PA e AP) - Analista Judiciário - Área Administrativa – 2022) Acerca dos planejamentos estratégico, tático e operacional, assinale a opção correta. a) O planejamento estratégico deve objetivar o planejamento dos prazos, das metas e dos recursos para a implantação de um projeto ou de uma tarefa dentro de uma organização. b) Os planejamentos mercadológico, financeiro e de produção são exemplos de planejamento operacional. c) O planejamento estratégico é de responsabilidade dos poderes executivos dos níveis mais altos da organização e está associado às tomadas de decisões sobre produtos e serviços que a organização pretende oferecer. d) O planejamento tático deve trabalhar com decomposição de objetivos, estratégias e políticas, visando à otimização das atividades de toda a organização. e) A amplitude e um maior prazo de execução conferem ao planejamento estratégico um risco menor em relação ao planejamento tático.

22. (CEBRASPE – APEX Brasil - Perfil 4: Processos de Gestão Corporativa – 2022) O papel desempenhado pela organização na sociedade e a sua projeção futura correspondem, respectivamente, a. a) visão e planejamento estratégico. b) missão e visão. c) visão e missão. d) missão e planejamento estratégico.

23. (CEBRASPE – APEX Brasil - Analista I - Negócios Internacionais - Especialidade: Indústria e Serviços – 2022) Os principais responsáveis pelo planejamento estratégico nas organizações são. a) os altos executivos. b) todos os funcionários. c) os acionistas. d) os gerentes.

24. (CEBRASPE – FUNPRESP-EXE - Analista de Previdência Complementar - Área de Atuação: Tecnologia – 2022) Julgue o item que se segue a respeito de planejamento estratégico. À luz de um planejamento estratégico institucional, a frase “zelar pela segurança e prosperidade do servidor e de sua família hoje e amanhã” está mais afeta à missão que aos valores da empresa. C. E.

25. (CEBRASPE – FUB - Administrador – 2022) Julgue o item que se segue, com relação a processo administrativo e gestão de pessoas nas organizações. O planejamento estratégico é uma das principais ferramentas da função planejamento do processo administrativo e engloba análise interna e externa da organização. C. E.

26. (CEBRASPE – TCE-SC - Auditor Fiscal de Controle Externo – Administração – 2022) Em relação a assuntos inerentes ao processo administrativo, julgue o item a seguir. Em se tratando dos elementos do planejamento estratégico de uma organização, é correto afirmar que o propósito de controlar e contribuir para o aprimoramento da gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade e o de ser uma instituição essencial no controle da gestão dos recursos públicos referem-se, respectivamente, à missão e à visão de futuro dessa instituição. C. E.

27. (CEBRASPE – DPE-DF - Analista de Apoio à Assistência Judiciária – Administração – 2022) A respeito da execução e do planejamento da estrutura organizacional, julgue o item a seguir. No planejamento operacional, os planos que estabelecem os métodos são denominados procedimentos, enquanto os que estabelecem comportamentos são chamados de regulamentos. C. E.

28. (CEBRASPE – DPE-RO - Analista da Defensoria Pública - Administração – 2022) Considere as quatro perguntas seguintes. I O que somos? II Aonde queremos chegar? III O que temos na empresa? IV Como fazer? Essas perguntas representam, respectivamente, os seguintes conceitos. a) missão; objetivos; ameaças e oportunidades; plano de ação. b) missão; objetivos organizacionais; forças e fraquezas; planejamento estratégico. c) valores; visão; ameaças e oportunidades; forças e fraquezas. d) valores; objetivos organizacionais; missão; planejamento operacional. e) visão; missão; forças e fraquezas; planejamento estratégico.

29. (CEBRASPE – Telebras - Especialista em Gestão de Telecomunicações – Administração – 2022) A respeito de planejamento estratégico, julgue o item que se segue. No planejamento estratégico de uma empresa de comunicação, a sentença “conectar o Brasil com soluções de telecomunicações para a segurança e o desenvolvimento nacional, democratizando o acesso à informação” apresenta características típicas de uma sentença que representa a visão da organização. C. E.

30. (CEBRASPE – IBAMA - Analista Administrativo – 2022) Acerca de administração e processo administrativo, julgue o item a seguir. A análise organizacional interna é uma das etapas do planejamento tático. C. E.

31. (CEBRASPE – IBAMA - Analista Administrativo – 2022) Acerca de administração e processo administrativo, julgue o item a seguir. Além da razão de ser da organização, a missão deve contemplar a natureza de seu negócio. C. E.

(CESPE – EMAP – Analista Portuário - 2018) O estabelecimento da visão e da missão ocorre no planejamento estratégico. Na missão, estão descritos o propósito e os valores da organização, seu escopo de atuação e o público que ela pretende atender. C. E.

32. (CEBRASPE – PGE-RJ - Técnico Processual – 2022) Julgue o item seguinte, acerca de planejamento estratégico. Na elaboração do planejamento estratégico, o ponto neutro significa variável identificada pela organização, não obstante sem critérios e parâmetros de avaliação para sua classificação como ponto forte ou fraco. C. E.

33. (CEBRASPE – APEX Brasil - Perfil 4: Processos de Gestão Corporativa – 2022) Ao se avaliar os ambientes internos e externos da organização, devem ser considerados os interesses de seus stakeholders, que podem ser. a) externos, como acionistas. b) internos, como fornecedores. c) internos, como clientes. d) externos, como colaboradores.

34. (CEBRASPE – CODEVASF – Analista - 2021) O planejamento estratégico possibilita o direcionamento das ações a serem adotadas e favorece a interação com o meio ambiente e a proatividade organizacional. C. E.

35. (CEBRASPE – CODEVASF – Analista - 2021) O planejamento tático é aquele que contempla as metodologias de desenvolvimento e implantação das metas estabelecidas, tendo prazo mais curto que o do planejamento operacional. C. E.

36. (CEBRASPE – CODEVASF – Analista - 2021) Plano de pesquisa de mercado e plano de distribuição são ferramentas típicas do nível de planejamento mercadológico, que faz parte do planejamento estratégico. C. E.

37. (CEBRASPE – SEFAZ-CE – Auditor - 2021) O planejamento estratégico na administração pública possibilita a análise das condições presentes, mas inviabiliza prospecções futuras. C. E.

38. (CEBRASPE – SEFAZ-CE – Auditor - 2021) A partir do planejamento operacional, geram-se planos operacionais, que, por sua vez, se desdobram em programações de tarefas. C. E.

39. (CEBRASPE – CODEVASF – Analista - 2021) Em termo de gestão de riscos, o planejamento estratégico implica assumir riscos maiores que os assumidos no planejamento tático. C. E.

40. (CEBRASPE / CESPE – SLU-DF – Analista de Gestão de Recursos Sólidos - 2019) Cabe ao planejamento tático prever ações de longo prazo que envolvam a organização de forma integral. C. E.

41. (CEBRASPE / CESPE – PGE-PE – Analista Administrativo - 2019) A definição de competências futuras a serem requeridas de um servidor público que exercerá atribuições em um órgão pelos próximos dez anos deve compor o pensamento estratégico do gestor de recursos humanos desse órgão. C. E.

42. (CEBRASPE / CESPE – PGE-PE – Analista Administrativo - 2019) Os objetivos estratégicos definidos para cumprimento do planejamento estratégico da representação jurídica de um estado devem ser específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e programáveis quanto ao tempo de realização. C. E.

43. (CEBRASPE / CESPE – SLU-DF – Analista - 2019) A administração por objetivos marca um ponto de transição nas abordagens da administração: a partir dela, evoluiu-se da orientação a atividades para a orientação a resultados e, ainda, do estilo autoritário para o participativo. C. E.

44. (CEBRASPE / CESPE – EBSERH – Tecnólogo em Gestão Pública - 2018) No planejamento estratégico, o gestor deve considerar dimensões internas e externas à organização, como análise da situação organizacional e análise ambiental. C. E.

45. (CEBRASPE / CESPE – IPHAN – Analista - 2018) O planejamento tático é aquele que ocorre no nível institucional e que prevê um mapeamento ambiental. C. E.

46. (CEBRASPE / CESPE – EBSERH – Tecnólogo em Gestão Pública - 2018) As flutuações cambiais são irrelevantes para o planejamento da estratégia de uma empresa brasileira revendedora de medicamentos inserida no contexto nacional, independentemente do mercado de atuação. C. E.

47. (CEBRASPE / CESPE – EMPA – Analista Portuário - 2018) A percepção das necessidades do mercado e os métodos pelos quais uma organização pode satisfazê-las devem constar na descrição dos valores organizacionais. C. E.

48. (CEBRASPE / CESPE – EBSERH – Analista Administrativo - 2018) No âmbito do planejamento estratégico, a visão é um conceito que define o papel que a organização assume na sociedade. C. E.

49. (CEBRASPE / CESPE – EBSERH – Analista Administrativo - 2018) No planejamento estratégico, a entidade, em primeiro lugar, deve definir os indicadores que deseja medir e, a partir deles, definir sua direção estratégica e seus objetivos corporativos. C. E.

50. (CEBRASPE / CESPE – EBSERH – Analista Administrativo - 2018) No planejamento estratégico, a entidade define ou revê a sua missão — situação em que ela pretende estar em um período de tempo definido —, sua visão — propósito de ela existir e seu papel na sociedade — e os seus valores — princípios que delineiam as suas decisões. C. E.

51. (CEBRASPE / CESPE – ABIN – Oficial Técnico de Inteligência - 2018) No planejamento estratégico, são implementados os planejamentos táticos definidos pelas equipes técnicas responsáveis por atividades específicas que garantam o funcionamento global da TI nas instituições. C. E.

52. (CEBRASPE / CESPE – EBSERH – Analista Administrativo - 2018) No planejamento estratégico hospitalar, são avaliados também fatores externos à entidade, pois ela integra um macrossistema que abrange governo, planos de saúde e agências reguladoras, entre outras. C. E.

53. (CEBRASPE / CESPE – EMAP – Analista Portuário - 2018) O estabelecimento dos objetivos estratégicos de uma organização deve levar em conta sua missão e sua visão. C. E.

54. (CEBRASPE / CESPE – EBSERH – Analista Administrativo - 2018) O planejamento é uma função administrativa que deve ser desenvolvida de forma paralela às funções de organização, direção e controle. C. E.

55. (CEBRASPE / CESPE – STJ – Analista Judiciário - 2018) O processo até se chegar à estratégia é predominantemente quantitativo, embasado no estabelecimento detalhado de dados. C. E.

56. (CEBRASPE / CESPE – EBSERH – Tecnólogo em Gestão Pública - 2018) O planejamento estratégico de uma organização define objetivos de curto prazo orientados ao cumprimento dos interesses específicos da alta administração. C. E.

57. (CEBRASPE / CESPE – EBSERH – Analista Administrativo - 2018) O planejamento estratégico enfatiza o longo prazo, é voltado para as relações da organização com seu meio ambiente e envolve toda a organização. C. E.

58. (CEBRASPE / CESPE – EBSERH – Analista Administrativo - 2018) O planejamento tático envolve desenho departamental em nível de gerência, enquanto o planejamento operacional envolve desenho de cargos e tarefas em nível de supervisão. C. E.

59. (CEBRASPE / CESPE – STJ – Técnico Judiciário - 2018) Ao planejar a estratégia de uma organização, devem-se considerar os cenários internos, que se referem a aspectos intraorganizacionais, tais como os conceitos de missão e visão. C. E.

60. (CEBRASPE / CESPE – STM – Técnico Judiciário - 2018) A análise que fundamenta um processo de planejamento estratégico tem como foco somente o ambiente interno da organização, de forma a maximizar as potencialidades já existentes nessa organização. C. E.

61. (CEBRASPE / CESPE – STJ – Técnico Judiciário - 2018) Na elaboração de um planejamento estratégico, devem-se privilegiar objetivos e metas de curto prazo, isto é, realizáveis dentro de um horizonte temporal de três meses a doze meses. C. E.

62. (CEBRASPE / CESPE – STM – Técnico Judiciário - 2018 O planejamento estratégico é uma forma de planejamento com foco no curto prazo e que prioriza temas de maior relevância no âmbito das organizações. C. E.

63. (CEBRASPE / CESPE – STM – Técnico Judiciário - 2018) Planejamentos estratégicos consideram a relação da organização com o ambiente em que ela atua, enquanto planejamentos operacionais se concentram em metas intraorganizacionais. C. E.

64. (CEBRASPE / CESPE – EMAP – Analista Portuário - 2018) O planejamento operacional detalha os objetivos e direcionamentos estratégicos em objetivos específicos para áreas funcionais da organização, como finanças, recursos humanos, materiais. C. E.

65. (CEBRASPE / CESPE – ABIN – Oficial Técnico de Inteligência - 2018) O estabelecimento de objetivos de desempenho entre superiores e subordinados de maneira democrática, participativa e mobilizadora é característico da administração por objetivos. C. E.

66. (CEBRASPE / CESPE – EMAP – Analista Portuário - 2018) Em se tratando de administração por objetivos, a ênfase recai nas funções organização e direção. C. E.

67. (CEBRASPE / CESPE – EMAP – Analista Portuário - 2018) A administração por objetivos tem como características o estabelecimento conjunto de objetivos entre subordinados e superiores hierárquicos, o apoio e o fornecimento de recursos para a realização das tarefas pelos superiores e a avaliação conjunta, por subordinados e superiores, dos resultados obtidos. C. E.

68. (CEBRASPE / CESPE – SEDF – Analista de Gestão Educacional - 2017) Pensar estrategicamente significa tomar decisões e agir para formular e implementar estratégias que proporcionarão competitividade às organizações frente aos seus ambientes. C. E.

69. (CEBRASPE / CESPE – TRE-TO – Analista Judiciário - 2017) O processo de especificação de tarefas ou atividades a serem realizadas a curto prazo é denominado planejamento. a) orientado a resultados. b) de atividades. c) estratégico. d) tático. e) operacional.

70. (CEBRASPE / CESPE – TRF 1a Região – Analista Judiciário - 2017) Nas unidades de trabalho dos tribunais, a elaboração do planejamento tático inclui o detalhamento analítico das atividades a serem executadas no curto prazo. C. E.

71. (CEBRASPE / CESPE – TCE-PA – Auditor de Controle Externo - 2016) Um tribunal de contas que se encontre em processo de planejamento deverá elaborar um diagnóstico das suas condições de trabalho e das perspectivas de mudanças na sociedade, determinar os objetivos a serem alcançados e as ações a serem adotadas para alcançá-los, além de definir e distribuir as responsabilidades pela execução das ações. C. E.

72. (CEBRASPE / CESPE – TCE-PA – Auditor de Controle Externo - 2016) A declaração exercer o controle externo da gestão dos recursos públicos estaduais em benefício da sociedade expressa a missão de determinado órgão público e traduz seu projeto futuro, explicitando aonde ele pretende chegar. C. E.

73. (CEBRASPE / CESPE – TRT 8a Região – Analista Judiciário - 2016) Assinale a opção correta a respeito de planejamento estratégico, tático e operacional. a) Para a formulação da estratégia de uma instituição, segundo a análise SWOT, é relevante que se avalie o ambiente interno com a finalidade de se identificarem as oportunidades e as ameaças existentes dentro da organização. b) Os planos operacionais correspondem à tradução e à interpretação das decisões estratégicas e são realizados nos níveis intermediários de uma instituição. c) A definição da visão de uma instituição é compreendida como uma etapa do planejamento estratégico, com o foco no futuro e naquilo que se pretende alcançar no longo prazo. d) O planejamento estratégico, para ser eficaz, deve possuir conteúdo detalhado e analítico, e a amplitude de sua abrangência deve ser orientada para cada unidade organizacional. e) Com o detalhamento das tarefas, os planos de curto prazo para dar cobertura às atividades individuais dos servidores de um órgão são inerentes ao planejamento tático.

74. (CEBRASPE / CESPE – TCE-PA – Auditor de Controle Externo - 2016) Acordos de cooperação técnica entre organizações para compartilhar conhecimentos e experiências que favoreçam a geração de vantagem competitiva são considerados alianças estratégicas. C. E.

Report abuse
Chistes IA