option
Questions
ayuda
daypo
search.php

J 0102 43

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
J 0102 43

Description:
ADM PB 24 ADM MAT CESGRANRIO

Creation Date: 2025/10/13

Category: Art

Number of questions: 130

Rating:(0)
Share the Test:
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
New Comment
NO RECORDS
Content:

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional de Nível Técnico/2018) A gestão de compras é uma atividade que faz parte do(a): Core business. Empresa focal. Logística inbound. Logística outbound. Gestão de Recursos Humanos.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Técnico Júnior/2015) Uma empresa varejista está organizando sua área de materiais com o objetivo de aumentar sua produtividade e fidelizar seus clientes. Esse objetivo organizacional é convergente com o objetivo da administração de materiais, que é: adquirir insumos pelo menor preço, a despeito da qualidade do fornecimento, possibilitando maior competitividade. maximizar as atividades de suprimento comprando maior quantidade de itens, aumentando a área de armazenamento e maximizando a utilização dos recursos. reduzir as despesas com pessoal, maximizar o giro de estoques, ter boa relação com os fornecedores e conseguir boa qualidade dos produtos oferecidos. otimizar os recursos financeiros, relacionando-se diretamente com o departamento financeiro, para estabelecer o plano orçamentário da empresa. planejar e executar a programação de compras de acordo com a previsão de vendas, de tal forma que a produção possa operar com ociosidade integrando, assim, as distintas áreas.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Técnico Júnior/2013) Qual é a diferença entre administração de materiais (AM) e administração de suprimentos (AS)?. AM é atividade-meio, e AS é atividade-fim. AM tem foco na produção, e AS, nas compras. AM desconsidera a distribuição ao cliente, e AS considera entrega ao cliente final. AM envolve somente o almoxarifado, e AS concentra-se na movimentação e tráfego de materiais. AM vai da programação de materiais até a sua saída em direção aos clientes, e AS está dirigida ao abastecimento da produção.

(CESGRANRIO/CITEPE/Almoxarife/2012) Os principais tópicos considerados na escolha dos fornecedores podem ser resumidos em: durabilidade dos produtos, benefícios com quantidades extras de materiais ofertadas pelo fornecedor, melhor desempenho na entrega e confiança no fornecedor. agilidade, durabilidade do fornecedor, melhor desempenho do produto e rapidez na entrega. preço baixo, rapidez na entrega, diferentes formas de pagamento e confiabilidade na entrega. flexibilidade de pagamento, confiabilidade na entrega, rapidez no fornecimento e preço baixo. confiabilidade na entrega, preço competitivo, flexibilidade do fornecedor e qualidade do material a ser entregue.

(CESGRANRIO/TRANSPETRO/Profissional de Nível Superior/2018) Uma das características do sistema JIT (Just in time) de suprimentos é: antecipar a produção de modo a garantir a demanda. considerar os desperdícios como inevitáveis. processar o material somente quando for requerido pela operação. reduzir a frequência de entrega de suprimentos, que passa a ser feita em grandes lotes. resguardar a capacidade dos estoques, criando "pulmões" (reservas).

(CESGRANRIO/ANP/Técnico Administrativo/2016) Um técnico em Administração assumiu um posto de trabalho no Departamento de Almoxarifado. Lá, ele foi informado de que terá de assumir atividades relacionadas ao nível operacional do Departamento. Uma atividade a ser desenvolvida no nível operacional do Almoxarifado é o(a): controle de indicadores financeiros. desenho de tarefas e procedimentos. desenvolvimento de novos softwares. planejamento estratégico da empresa. direção de negociações com acionistas.

(CESGRANRIO/UNIRIO/Assistente/2016) Um dos objetivos da logística é a máxima utilização do espaço (ocupação do espaço), sendo ainda importante que sejam observadas as questões relacionadas ao arranjo físico, aos equipamentos de movimentação e a uma boa organização visando à máxima proteção dos itens estocados. A atividade logística que está relacionada com o objetivo acima exposto é: manuseio. transportes. embalagem. armazenagem. manutenção de estoque.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Técnico Júnior/2012) A administração de materiais é importante para a organização cujas atividades devem resultar na redução de custos para o aperfeiçoamento do desempenho da organização. É condição básica para a boa administração de materiais: catalogar cada item do estoque de maneira aleatória, obedecendo às especificações da área que o utiliza, sem classificá-lo. planejar, organizar e controlar as tarefas necessárias à definição de qualidade, à aquisição, à guarda e à aplicação dos materiais. manter os estoques de todos os itens no nível necessário para a capacidade máxima de produção. controlar o consumo de materiais com base na utilização dos mesmos, desconsiderando a utilização de métodos específicos. armazenar e controlar os produtos acabados porque apenas estes representam custos para a empresa.

(CESGRANRIO/BNDES/Profissional Básico/2011) Uma empresa possui 10.000 SKU em seu estoque. Sua operação de armazenagem envolve muitos funcionários e apresenta um alto custo unitário, razão pela qual a empresa contratou uma consultoria de gestão de estoques. Sabe-se que a empresa aplica algumas técnicas em seu dia a dia, tais como a classificação ABC, a classificação XYZ, lotes econômicos de compra, disparo automático de pedidos para fornecedores, dentre outras técnicas. A consultoria levantou algumas dessas práticas de gestão e precisa gerar recomendações de melhoria. Dentre as práticas de gestão de estoques praticados pela empresa, abaixo listadas, a única que precisa ser melhorada é: integração do sistema ERP da empresa ao de fornecedores de alguns itens críticos. tratamento especial aos itens A, com lotes econômicos de compra (LEC) bem definidos. realização de parcerias de longo prazo com fornecedores de itens Z. realização de inventário de todos os SKU mensalmente. cálculo regular dos estoques de segurança, variando de acordo com a demanda histórica e criticidade dos itens de estoque.

10. (CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2010) A Administração de Materiais é definida como um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Nesse contexto, a administração de materiais abrange a(s) seguinte(s) atividade(s): controle de pessoal administrativo. controle financeiro sobre os clientes. propaganda e publicidade. serviço de atendimento ao cliente. compras e armazenagem de materiais.

(CESGRANRIO/ELETROBRAS/Analista/2010) Como exemplo de recurso tangível de uma organização observa(m)-se: confiança nos recursos humanos. capacidade de inovação. reputação. equipamentos de produção. marca.

(CESGRANRIO/LIQUIGÁS/Assistente/2010) As empresas precisam ter procedimentos básicos na administração dos recursos materiais, em relação à movimentação de entradas e saídas dos materiais necessários a atividades organizacionais. O procedimento que NÃO se aplica a esse setor é: controlar a movimentação contábil da empresa. planejar as atividades de aquisição dos recursos materiais. ter informações rápidas e precisas a qualquer momento. estocar materiais para atendimento às necessidades dos setores da empresa. comprar e armazenar grande variedade de itens.

Questão duvidosa... (CESGRANRIO/IBGE/Analista/2010) A Administração de Materiais pode ser dividida em três grandes especialidades, conforme mostrado na figura ao lado. É exemplo de atividades da: Gestão de Estoques a redução dos tempos de reposição. Gestão de Estoques o controle físico dos materiais armazenados. Gestão de Centro de Distribuição a previsão de consumo e da quantidade de reposição. Gestão de Centro de Distribuição a qualificação de fornecedores. Gestão de compras o recebimento dos materiais, de acordo com as necessidades dos usuários.

(CESGRANRIO/TJ RO/Analista Judiciário/2008) Na administração de recursos materiais e patrimoniais, quando se trata de materiais que possuam normas técnicas ou quando há condições de fornecer todos os dados conhecidos de um material, é utilizado o tipo de padronização de especificação por: padrão e características físicas. desenho do material. composição química. marca de fábrica. amostra.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2008) Os recursos que reúnem todos os aspectos físicos que a empresa utiliza para produzir, como instalações, máquinas, ferramentas, matérias-primas, ou seja, aqueles que envolvem insumos diretamente relacionados com a atividade empresarial de produção são denominados recursos: administrativos. mercadológicos. financeiros. humanos. materiais.

(CESGRANRIO/CMB/Analista/2005) Uma das vantagens da parceria entre fornecedores e empresas é: ter um maior número de entregas de seus itens de estoques. negociar contratos globais de fornecimento com garantia de qualidade. centralizar os controles de recebimento dos materiais. reduzir as entregas dos materiais aos depósitos das fábricas. aumentar o controle de qualidade através de frequentes inspeções nas fábricas dos fornecedores.

(CESGRANRIO/TRANSPETRO/Técnico Júnior/2018) É um exemplo de decisão operacional dentro da área de logística a definição do(da.): nível de serviço a ser ofertado pela empresa. rota de entrega. renovação da frota. escolha da forma de suprimento. fixação dos parâmetros do LEC.

(CESGRANRIO/TRANSPETRO/Técnico Júnior/2018) A distribuição física de materiais é uma importante atividade realizada no donwstream de uma cadeia de suprimentos. Uma das preocupações dessa atividade logística é minimizar o custo da carga por km rodado. Nesse sentido, quanto maior for a capacidade de carga, menor tende a ser o custo por km rodado. Todavia, nas zonas centrais das grandes cidades brasileiras, um veículo de baixa capacidade de carga vem sendo cada vez mais utilizado: os chamados VUC (Veículos Urbanos de Carga.) A adoção do VUC nem sempre minimiza o custo por km rodado, porém a sua utilização se justifica: por se tratar de um programa nacional da renovação da frota de veículos de carga. por ser um veículo menor do que uma carreta. por ser fabricado em território nacional. pela menor emissão de gases do efeito estufa. pelas restrições impostas pelas prefeituras à circulação de veículos de carga de alta capacidade nas regiões centrais da cidade.

(CESGRANRIO/TRANSPETRO/Administrador Júnior/2018) Considere uma determinada atividade logística que consiste na transferência de cargas de um veículo maior para veículos de menor capacidade, sem que haja necessidade de armazenamento e que ocorre em um local público (por exemplo, um posto de gasolina, um terreno vazio, às margens de uma rodovia). Esta atividade logística é denominada: cross-docking. transit point. fracionamento. transbordo. unitização.

(CESGRANRIO/TRANSPETRO/Analista Júnior/2018) As atividades logísticas são consideradas vitais para o desempenho da empresa e sua posição competitiva no mercado. Em relação aos diferentes elementos da logística, considere as afirmações abaixo: I - A logística integrada é um conceito que abarca os fluxos de materiais e de informação da origem dos produtos ao destinatário final, a localização geográfica e o cálculo de capacidade de instalações logísticas. II - O fluxo de materiais inclui a distribuição física, o apoio à manufatura e o suprimento. III - As atividades de distribuição física incluem recebimento e processamento de pedidos, posicionamento de estoques, armazenagem, manuseio e transporte no canal de distribuição. IV - A eficiência da logística depende do alto grau de especialização e independência dos departamentos da empresa que desempenham as funções logísticas. É correto APENAS o que se afirma em: II. IV. I e III. II e IV. I, II e III.

(CESGRANRIO/LIQUIGÁS/Profissional/2018) Uma empresa de refrigeradores de ar precisa decidir o número de intermediários que irá utilizar em seu canal de distribuição. Para tomar essa decisão, os gestores resolveram manter grande controle sobre o nível e a produção dos serviços oferecidos pelas empresas varejistas, assim como maior dedicação, capacitação e habilidade nas vendas. Nesse contexto, verifica-se que a decisão envolverá uma distribuição: direta. exclusiva. intensiva. seletiva. territorial.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Técnico/2018) Não constitui uma manutenção preventiva em veículos de uma frota: as lâmpadas do sistema de iluminação serem trocadas em pares. a calibração da pressão dos pneus ser de acordo com a especificação do fabricante e da carga a ser transportada. o filtro de ar do motor ser checado a cada troca de óleo. o nível de fluido no radiador ser verificado constantemente. a troca de óleo só ocorrer quando o nível de óleo estiver abaixo do especificado pelo fabricante.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Técnico/2018) Existem particularidades dos modais de transporte que servem para seleção do serviço a ser usado. Os critérios observados estão relacionados ao custo, tempo médio de entrega, tempo de trânsito, disponibilidade, capilaridade e segurança, entre outros. A principal característica do modal aeroviário é ser um sistema de transporte: mais lento, porém de baixo valor para longas distâncias. usado por operadores internacionais que costumam transportar contêineres. mais competitivo no mercado de pequenas cargas, oferecendo entregas razoavelmente mais rápidas e confiáveis de cargas fracionadas. mais caro, sendo sua vantagem a sua velocidade, principalmente em longas distâncias, bem como a segurança dos itens transportados durante o percurso. operando 24 horas por dia de trabalho, sem descanso e envolvendo elevado custo de capital e baixo custo de operação, não sendo sua operação afetada por fatores meteorológicos.

(CESGRANRIO/PETROBRÁS/Técnico Administração Junior/2012) A estrutura de custo do modal ferroviário se caracteriza por: alto custo fixo e baixo custo variável. alto custo fixo e alto custo variável. baixo custo fixo e baixo custo variável. nenhum custo fixo e baixo custo variável. nenhum custo fixo e alto custo variável.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Técnico/2014) Os meios de transporte atendem à cadeia de fornecimento bem como à de distribuição da maior parte dos produtos. Quando se planeja a entrega de matéria-prima e de produtos acabados, é preciso avaliar as características da carga em relação à modalidade escolhida. Considerando-se um projeto logístico que tenha optado por utilizar uma cegonheira e depois uma embarcação do tipo roll-on/roll-off, conclui-se que o projeto considerou, respectivamente, os modais: ferroviário e fluvial. rodoviário e marítimo. rodoviário e aéreo. aéreo e marítimo. aéreo e ferroviário.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Técnico/2014) O transporte ferroviário é utilizado para o transporte de mercadorias de baixo valor agregado e de mercadorias em grandes quantidades e peso, tais como produtos agrícolas, fertilizantes, derivados de petróleo, minérios e produtos siderúrgicos, entre outros. É vantagem desse modal de transporte, a(o): flexibilidade de destinos em curtos trajetos. flexibilidade quanto ao uso da rede com outros modais. necessidade maior de transbordo em curtos trajetos. adaptação a grandes volumes de cargas em longas distâncias. tempo de viagem irregular, mas constante.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Técnico/2018) A vida de um produto, do ponto de vista logístico, não termina quando da realização da entrega ao cliente. Os produtos tornam-se obsoletos, danificam-se ou estragam e são levados aos seus pontos de origem para troca, conserto ou descarte. Esse processo denomina-se: Logística reversa. Cross Docking. Processamento de pedidos. Customer Relationship Management. Just in Time.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Técnico/2018) São áreas funcionais da logística, EXCETO: transporte. armazenagem. estoque. unitização de materiais. projeto de rede.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Técnico/2013) Dentro da moderna definição de Logística, podemos considerar que os fluxos de informação, materiais e de dinheiro estão incorporados. Dentre esses fluxos qual(is) se origina(m) no fornecedor?. Apenas informação. Apenas materiais. Dinheiro e materiais. Informação e materiais. Informação e dinheiro.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Técnico/2012) A área da Logística que gerencia o retorno de produtos e materiais ao seu centro de produção é a(o): Logística Reversa. Marketing. Gestão da Armazenagem. Fluxo de Materiais. Planejamento Mestre de Produção.

(CESGRANRIO/LIQUIGÁS/Assistente/2018) A manutenção de estoques implica riscos de investimento e de possibilidade de obsolescência em diversos pontos da cadeia de suprimentos. Esses riscos são maiores para o: varejista. atacadista. fabricante. distribuidor. cliente pessoa física.

(CESGRANRIO/LIQUIGÁS/Profissional/2018) O processo de gerenciamento de produtos e componentes em ciclos de vida múltiplos, da origem da matéria-prima até a fabricação, da fábrica ao ponto de consumo, e do ponto de consumo de retorno até o ponto de fabricação para reciclagem ou manufatura, evitando seu descarte, é conhecido como: Logística integrada. Logística reversa. Logística sustentável. Logística verde. Economia circular.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Técnico/2014) A gestão da cadeia de suprimentos possibilita uma interconexão de empresas que se relacionam entre si. Uma organização pode buscar integração vertical de modo a ficar mais competitiva. Ela pode montar ou adquirir uma empresa que produza matéria-prima necessária em seu processo de fabricação ou que distribua/venda produtos aos consumidores. O tipo de integração vertical que garante um suprimento estável e que assegura a qualidade do produto é a do tipo: a jusante. a montante. suprimento pleno. ressuprimento. push e pull.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Técnico/2014) A colaboração dentro da cadeia de suprimentos ocorre quando duas ou mais empresas dividem a responsabilidade de trocar informações sobre o planejamento, a gestão, a execução e a medição de desempenho. A decisão operacional que estabelece parcerias para que parte dos produtos e dos serviços utilizados em uma empresa seja fornecida por outra empresa externa, de forma colaborativa e independente, é chamada de: fornecimento operacional. fornecimento ganha-ganha. outsourcing. workplace. postponement.

(CESGRANRIO/ELETRONUCLEAR/Administrador/2022) O diretor de uma cadeia de lanchonetes X se associou à empresa de transporte Y, que o atende, em busca de aumentar, conjuntamente, a sustentabilidade de suas operações. Assim, os caminhões que levam os alimentos para as lanchonetes X passaram a recolher o óleo utilizado nas cozinhas das lanchonetes, encaminhando-o para uma usina que transforma o óleo usado em biocombustível, que é utilizado para abastecer os veículos da empresa de transporte Y. Nesse caso, observa-se que as empresas X e Y desenvolveram juntas uma técnica baseada nos princípios de: desnatamento. desintegração. logística reversa. integração horizontal. deseconomia de escala.

(CESGRANRIO/TRANSPETRO/Profissional Nível Médio/2018) NÃO é exemplo de atividade de apoio dentro da área de logística: atividades ligadas à devolução. guarda de materiais. definição de um layout de armazém. movimentação de materiais. transporte.

(CESGRANRIO/TRANSPETRO/Profissional Nível Médio/2018) MRP I e MRP II são insumos importantes para a área de logística ao fornecerem algumas informações. O impacto dessas informações está mais relacionado com a área de: Embalagem. Gestão do estoque. Gestão da frota. Manuseio de materiais. Picking.

(CESGRANRIO/TRANSPETRO/Profissional Nível Médio/2018) O comércio eletrônico tem modificado, de forma significativa, o gerenciamento das operações logísticas. No que se refere a esse tipo de comércio,. os pedidos têm valor financeiro elevado. os pedidos são concentrados em alguns grandes compradores. a demanda é incerta e fragmentada. a armazenagem dos produtos ganha uma maior eficiência com a unitização da carga em paletes. a gestão do estoque é empurrada para a constituição de reservas que garantam a entrega de uma larga variedade de produtos.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2018) A logística é uma das áreas dentro de uma organização. A acuracidade das informações oriundas da utilização de Sistemas de Gestão Integrados gera um impacto em indicador logístico. Um desses impactos é: reduzir índice de avarias. aumentar o lead time do pedido. acrescer o nível médio do estoque. majorar a acuracidade de inventário. melhorar a gestão visual da frota.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2018) A avaliação das atividades logísticas (primária e de apoio) é uma das principais atribuições do gestor logístico. A armazenagem, sendo uma dessas atividades, tem como principal característica a: determinação do espaço e a localização do estoque. consolidação de fretes e o roteiro de transporte. ação de coleta e a manipulação de informações. avaliação do tempo total que um cliente pode levar para receber um produto. classificação dos itens em critérios ou classes, levando em consideração seus custos e quantidades.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2018) Um dos canais de distribuição de grande relevância em nosso país tem como principal função armazenar, vender e oferecer assistência técnica em determinada região. Sua atuação é exclusivamente voltada para outras empresas que comercializam os produtos dos fabricantes. Esse canal é denominado: agentes. varejistas. atacadistas. distribuidores. operadores logísticos.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2018) São possíveis destinos/aplicações dos materiais que são coletados e transportados pelos canais de logística reversa, à EXCEÇÃO de: mercado secundário. sustentabilidade. Remanufatura. Reciclagem. disposição final correta.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2018) Um assunto que emerge junto com a 4ª Revolução Industrial é a logística 4.0. Um dos viabilizadores para o surgimento da logística 4.0 é o(a): RFID. Código de barras. Condomínio logístico. Aumento da eficiência no consumo de combustíveis. Internet das coisas.

(CESGRANRIO/LIQUIGÁS/Engenheiro Júnior/2015) Um exemplo de atividade de apoio da logística é: transporte. embalagem. treinamento de pessoal. manutenção de estoques. processamento de pedidos.

(CESGRANRIO/LIQUIGÁS/Profissional Júnior/2015) O gerenciamento logístico inclui o projeto e a administração de sistemas para controlar o fluxo de materiais, os estoques em processo e os produtos acabados, com o objetivo de fortalecer a estratégia das unidades de negócios da empresa. O objetivo central da logística é: atingir um nível desejado de serviço ao cliente a qualquer custo. atingir um nível desejado de serviço ao cliente ao menor custo possível. superar um nível desejado de serviço ao cliente com custos medianos. superar um nível desejado de serviço ao cliente a qualquer custo. superar um nível desejado de serviço ao cliente ao menor custo possível.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2014) Na logística empresarial, com o propósito de reduzir os estoques, as empresas utilizam a tecnologia da informação. Geralmente, adotam a terceirização, através da contratação de prestadores de serviços, os operadores logísticos, que gerenciam centros de distribuição. O sistema logístico de controle e informação desempenha um conjunto de determinadas funções. NÃO é uma dessas funções o(a): aprimoramento da utilização dos recursos físicos dentro da cadeia logística. fornecimento de informações de suporte à decisão dos gestores da cadeia de suprimentos global. aperfeiçoamento dos ciclos de fluxos de materiais no gerenciamento dos processos de circulação de produtos. controle global dos recursos humanos da cadeia de suprimentos. criação de um banco de dados para monitorar o desempenho operacional.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2014) Os fluxos de informação, de material e de dinheiro estão incorporados à moderna definição de Logística. Entre esses fluxos, o(s) de origem no consumidor é (são): apenas de dinheiro. apenas de informação. de informação e de material. de informação e de dinheiro. de dinheiro e de material.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2014) A logística, por ser um setor organizacional de muita importância no suporte e na condução de melhor produtividade e competitividade da empresa, geralmente, é subdividida em três áreas principais, que são: tecnologia da informação, sistema operacional e distribuição. armazenagem, estoque e movimentação de cargas. tecnologia da informação, suprimentos e armazenagem. processo produtivo, sistema operacional e estoque. distribuição física, apoio à produção e suprimentos.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Superior/2012) Para se obter eficiência na distribuição e na redução de custos de manuseio, movimentação e armazenagem de materiais uma prática fundamental que o profissional de logística deve seguir é a: unitização de cargas. aquisição de software administrativo. política de relacionamentos informais. prática de preço compatível com a mercadoria a ser vendida. aplicação da ferramenta MRP (Material Requirement Planning).

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2012) A logística de uma empresa, nos dias de hoje, existe para atender às necessidades dos: empregados. clientes. fornecedores. distribuidores. varejistas.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Júnior/2012) Pensando na ampla rede de postos de combustível servidos por uma distribuidora, um fabricante de pastilhas de freio para automóveis e motocicletas propôs uma parceria que envolveria a gestão de estoque e o fornecimento de seus produtos a todos os postos atendidos pela distribuidora. Que denominação pode ser dada a essa parceria?. Comunicação integrada. Aliança de produtos. Aliança promocional. Combinação de preços. Aliança de logística.

(CESGRANRIO/TRANSPETRO/Profissional Nível Superior/2012) A logística reversa trata do fluxo de materiais que retornam através do canal de distribuição pós-venda (CDR-PV) ou do canal de distribuição reverso pós-consumo (CDR-PC). O canal de distribuição reverso de pós-consumo: considera apenas produtos que se destinam ao mercado secundário. contempla canais de reuso, nos quais o produto ou seus componentes serão reutilizados na função original, sem a necessidade de remanufatura. é o fluxo reverso originado após a comercialização do item. é o fluxo reverso de materiais do cliente final até a empresa focal. é o processo de armazenar todos os produtos destinados a, pelo menos, um elo a montante.

(CESGRANRIO/LIQUIGÁS/Profissional Júnior/2012) Com respeito à logística de mercado, tem-se que: a logística envolve o planejamento, a implementação e o controle dos fluxos físicos de materiais e de produtos acabados entre os pontos de origem e os pontos de uso. o sistema de logística pode simultaneamente maximizar o atendimento aos clientes e minimizar o custo de distribuição. uma organização consegue eficiência em logística pedindo a cada gerente de logística que minimize seus custos. todas as organizações precisam armazenar os produtos acabados até serem vendidos, mas a função estocagem não ajuda a atenuar as discrepâncias entre a produção e a demanda do mercado. o transporte não afeta o preço final dos produtos, apenas a pontualidade de entrega do produto.

(CESGRANRIO/CMB/Analista/2012) Do ponto de vista da logística, a tomada de decisão em relação à transportadora contratada é uma decisão de projeto. Já a escolha do meio de transporte para um determinado serviço é um(a): evento secundário. problema financeiro. despesa prevista. decisão operacional. caracteŕistica sistêmica.

(CESGRANRIO/CITEPE/Analista/2012) Fazem parte das funções básicas dos canais de distribuição, EXCETO a função de: satisfazer a demanda do produto ou serviço. realizar serviços de pós-venda. possibilitar a troca de informações entre produtores e consumidores. induzir a demanda do produto ou serviço. controlar as matérias-primas de produção.

(CESGRANRIO/CITEPE/Analista/2012) Segundo Novaes: "No comércio tradicional, o consumidor toma suas decisões de compra apoiado num conjunto limitado de informações, tais como: preços, qualidade e garantia, entre outros." NOVAES, A.G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. Editora Campus, 2001, p. 76. No caso do comércio eletrônico, o consumidor é exposto a um conjunto muito mais abrangente de informações, podendo tomar uma melhor decisão de compra. Num país como o Brasil, entre os fatores que podem prejudicar o B2C, inclui-se a(o): redução da burocracia. redução da assimetria informacional. relação mais ágil entre empresas e consumidores. inserção instantânea no mercado de um novo produto. mercado atingível.

(CESGRANRIO/PROMINP/Logística/2012) Quando se faz previsão com séries de dados sujeitas a efeitos sazonais, é comum o uso de índices sazonais, cuja aplicação é: adicionar efeitos sazonais a séries com muito ruído. converter dados trimestrais em anuais. dessazonalizar uma série antes da aplicação do método de previsão. identificar o período de um ciclo sazonal. remover efeitos de tendências de crescimento.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2011) A função de logística nas organizações tem sido vista como um enorme diferencial no mercado competitivo da atualidade. Fazem parte desse diferencial a eficácia e a eficiência na(o): auditoria. distribuição física. pesquisa de novos produtos. ponto de consumo. programa de produção.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2011) O planejamento logístico envolve decisões de nível estratégico, tático e operacional, cujos resultados interagem e culminam na prestação de serviço ao cliente. São decisões inerentes ao planejamento logístico, EXCETO a que engloba: mix de produtos, preço, pontos de venda e definição de requisitos do cliente. localização geográfica de pontos de estocagem, número e tamanho dos centros de distribuição. nível de serviço, taxa de disponibilidade de produtos e níveis de estoque. métodos de controle de estoque e previsão de demanda de itens. seleção de modal, tamanho de carregamento, roteirização e programação.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2011) No mundo empresarial, o nível desejado de serviço ao cliente, com menor custo total possível, refere-se à(ao): fase final do abastecimento. parte do processo que dificulta o planejamento. intenção do setor de produção. componente principal do planejamento. objetivo central da logística.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2011) As empresas procuram diferenciar-se e superar a concorrência em todos os aspectos das operações de atendimento ao cliente. Nesse contexto, para atingir o êxito, as empresas devem: atender, simultaneamente, o maior número de clientes possível. buscar a competência logística. contratar mão de obra operacional cada vez mais ágil. diversificar a abrangência geográfica de seu atendimento. estabelecer níveis de preço cada vez menores.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2010) A função Logística tornou-se fundamental para manter a competitividade de empresas na era do comércio globalizado. Sobre as responsabilidades básicas da função Logística, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, analise os procedimentos abaixo. I - Manter a qualidade e integridade dos produtos até sua entrega ao cliente. II - Entregar os produtos aos clientes sempre o mais rápido possível. III - Manter o cliente final constantemente informado sobre o status da entrega dos produtos. IV - Entregar o produto certo no lugar certo, ao menor custo possível. São responsabilidades básicas da função Logística APENAS os procedimentos: I e IV. II e III. I, II e IV. I, III e IV. II, III e IV.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2010) A logística de uma empresa é um esforço integrado com o objetivo de ajudar a criar um valor para o cliente pelo menor custo possível. Qual das ações abaixo define a missão da logística ?. Equilibrar as expectativas de serviços e os gastos de modo a alcançar os objetivos do negócio. Equilibrar as expectativas de produção e os gastos de modo a alcançar os objetivos do negócio. Relacionar os investimentos com a satisfação do cliente de forma que se estabeleça uma relação comercial satisfatória. Criar situação de equilíbrio na relação do cliente com a empresa que dê ao mesmo lucratividade máxima. Incentivar a conscientização do setor de produção, em relação à constante busca de redução de custos, de modo a reduzir os preços para o cliente final.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2010) A logística industrial utiliza-se de fichas técnicas geralmente emitidas pela engenharia de produto, nas quais estão estabelecidos os padrões de utilização de materiais, de utilização de tempo de máquina para as conformações, dos tempos de montagem e de utilização de mão de obra. Esses dados são utilizados pelo setor de logística industrial para: criar a escala de serviço de sua força de trabalho. planejar a operação e o abastecimento da empresa. ajustar, regular e reparar, se necessário, equipamentos e máquinas. fazer contato com fornecedores antigos, ausentes do processo. atualizar informações técnicas junto à força de trabalho.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2010) De acordo com os preceitos de gestão logística de estoques e armazenagem de materiais, um dos itens a se levar em conta, ao se estabelecer um método de alocação de materiais em armazéns, é: procurar maximizar momentos de movimentação agregados para reduzir os tempos de atendimento ao cliente, embora com alguma perda nos custos. atentar para o tipo de cobertura térmica do galpão onde materiais serão alocados, tendo em vista a manutenção da qualidade dos mesmos durante sua estocagem e a influência do clima sobre esses materiais. buscar equilibrar momentos de movimentação agregados com momentos de permanência dos materiais, para neutralizar a relação custo-benefício do produto em estoque. procurar minimizar momentos de movimentação agregados, com consequente redução de custos da operação e redução do tempo de atendimento ao cliente. considerar o tipo de construção do prédio destinado a armazém, procurando alocar produtos mais leves em andares superiores e produtos mais pesados ou volumosos em andar térreo ou subsolo.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2010) Na cadeia produtiva, a demanda é comunicada pelos pedidos. A logística atua de acordo com a demanda e está sempre preparada para atender à sua possível elasticidade, aumento ou redução, de forma a manter o equilíbrio entre dispêndio de forças da logística e retorno esperado pela empresa. Os elementos básicos componentes da demanda são: temperatura, distância, clima, matéria-prima e prazo de entrega. tempo, quantidade de horas, equipamento e distância. quando, onde, clima e tempo. quem, o quê, como e matéria-prima. quem, o quê, como, quando e onde.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2010) De maneira geral, cabe à logística abastecer as linhas produtivas com as matérias-primas e os insumos. Assim, a operação logística envolve, especificamente, as seguintes atribuições em relação aos materiais, não necessariamente nessa ordem: fornecimento, estocagem, admissão de pessoal, controle financeiro, auditoria. atendimento ao cliente, produção, distribuição física, projeto do produto, estocagem. recebimento, inspeção, registro, identificação, estocagem, separação, expedição. registro, armazenagem, fabricação, controle contábil, projeto de produto, inspeção. estoque, compras, controle orçamentário, produção, seleção de pessoal, auditoria.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2010) O recurso computacional que mantém a empresa Gás Liquefeito Ltda. em contato direto a distância com seus clientes e parceiros comerciais e que agiliza o fluxo de informações, como, por exemplo, comerciais e técnicas, dentro de um nível compatível de sigilo, usando protocolos padronizados, é o (a): EDI – electronic data interchange. FMS – flexible manufacturing systems. JIT – just in time. WBS – work breakdown structure. MRP – materials requeriments planning.

(CESGRANRIO/IBGE/Analista/2010) As afirmações abaixo dizem respeito à Logística. I - O objetivo da Logística é fazer com que o produto correto esteja no local e na hora correta a um custo reduzido. II - É legítimo considerar que a logística é pura e simplesmente o ato de transportar produtos ou pessoas de um lado para outro. III - Quando o foco é aumentar o grau de satisfação dos clientes, a logística deixa de ter um enfoque meramente operacional e passa a ter um enfoque estratégico. Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões): II, apenas. III, apenas. I e II, apenas. I e III, apenas. I, II e III.

(CESGRANRIO/IBGE/Analista/2010) O texto a seguir é um fragmento do artigo científico publicado por Santos (2002) na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. A quantidade do material de consumo a ser utilizado, carece ser antecipadamente estipulada e estocada. Mais difícil é o suprimento de energia elétrica para fazer funcionar microscópios, centrífugas, refrigeradores, etc. Por isso, no campo, é mais conveniente o microscópio de luz natural e, para a conservação de material biológico, a garrafa de nitrogênio líquido, em vez de freezers e geladeiras elétricas. Esse textodiz respeito a qual aspecto de um projeto?. Metodologia. Avaliação. Orçamento. Participação comunitária. Logística.

(CESGRANRIO/IBGE/Analista/2010) Analise as informações abaixo, sobre os Prestadores de Serviços Logísticos denominados 4PL (Fourth Party Logistics). I - Empresa prestadora de serviços especializada em gerenciar ou executar atividades logísticas. II - Empresa que possui ativos relacionados aos diversos modais de transportes e presta serviços de transferência de carga entre dois pontos. III - Empresa que tem como base a Tecnologia de Informação, as ferramentas de gestão e o planejamento da cadeia de suprimentos, independente das empresas usadas para prestar serviços logísticos específicos. IV - Empresa que supre necessidades logísticas especializadas, ofertando instalações próprias para armazenagem de produtos específicos. Estão corretas as informações: I e III, apenas. II e III, apenas. III e IV, apenas. I, II e IV, apenas. I, II, III e IV.

(CESGRANRIO/ANP/Técnico Administrativo/2008) Em toda indústria, como a do petróleo, há um longo processo envolvido em diversas cadeias – interdependentes entre si – para a produção de vários tipos de bens. A Administração de Materiais é a parte geral mais conhecida do gerenciamento desta cadeia que possui, dentre suas divisões, a Logística, que é compreendida pela: totalidade do fluxo de materiais de uma empresa. movimentação e armazenagem de produtos acabados e sua distribuição. programação de compras de uma empresa. programação das quantidades a serem usadas no processo produtivo. pesquisa e desenvolvimento de novos fornecedores.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2008) As atividades logísticas típicas numa indústria manufatureira são: manutenção de equipamentos e controle da qualidade. programação da produção e pesquisa de mercado. processamento de pedidos e transporte. promoção e pesquisa de mercado. controle da qualidade e vendas.

(CESGRANRIO/REFAP/Supridor/2007) Os códigos de barras são padrões que alternam linhas pretas largas e estreitas com espaços em branco, vêm acompanhados de números e símbolos. Por serem códigos universais, encontram-se em diversos produtos de uso geral. Uma das vantagens de sua aplicação nos produtos industriais é a: redução do valor unitário do produto no varejo. redução dos volumes estocados nos armazéns. racionalização do armazenamento, da fabricação e da distribuição. possibilidade de transferência do monitoramento na fabricação. alteração do processo de fabricação.

(CESGRANRIO/ANP/Analista Administrativo/2005) Até a colocação de um produto acabado nos postos de venda, todo um sistema logístico responsável pelo suprimento de materiais, a movimentação e o controle do produto está sendo operado. Essa é uma visão sistêmica da administração logística no mundo contemporâneo que enfoca: definição de mercado, estoque e comercialização. planejamento do produto, apoio logístico e venda. planejamento da produção, estoque e venda. definição de mercado, planejamento do produto e apoio logístico. definição de mercado, planejamento do produto e venda.

(CESGRANRIO/TRANSPETRO/Profissional Nível Superior/2023) A cadeia de suprimentos integrada abrange todas as atividades relacionadas ao fluxo e à transformação de mercadorias, desde a extração de matérias-primas até a entrega final de um produto acabado ao cliente, sem falta ou excessos de estoques. Para que isso seja possível, é imprescindível que sejam feitas previsões de demanda, devidamente acompanhadas e revisadas periodicamente. Quando ocorre erro na previsão de demanda, esse erro se propaga de forma geométrica através de cada um dos atores do processo. A essa forma de propagação do erro dá-se o nome de: efeito chicote. erro cíclico. tempo de ciclo. teoria das restrições. logística reversa.

(CESGRANRIO/TRANSPETRO/Profissional Nível Superior/2023) A atividade logística tem como finalidade planejar, operar e controlar todos os processos de suprimento ao longo de uma organização, envolvendo aquisição, transporte, gestão de estoques, armazenagem e distribuição a clientes. Contudo, sempre que uma empresa aumenta o nível de serviço oferecido aos seus clientes, existe a tendência de elevação dos custos, o que deve ser compensado com a redução de custos em outra atividade. Essa busca pelo equilíbrio dos custos é denominada: lead-time. supply chain. benchmarking. trade-offs. lay down cost.

(CESGRANRIO/TRANSPETRO/Profissional Nível Superior/2023) Em uma estratégia de suprimentos, muitas vezes a organização se vê diante da decisão de “comprar ou fazer”. Essa decisão: deve começar com uma avaliação da relação entre um produto ou serviço e as competências principais da empresa. está relacionada à prática de globalização de suprimentos, que facilitou a monitoração das atividades gerais dos fornecedores. tem como característica a terceirização de suas competências principais que, de forma geral, reduz riscos. dispensa uma análise detalhada do custo total de propriedade. constitui tão somente uma decisão financeira.

(CESGRANRIO/TRANSPETRO/Profissional Nível Médio/2018) A seguinte atividade NÃO faz parte da atividade de projeto de rede logística: definição do número e do tipo de instalações logísticas da rede. definição da localização geográfica da produção, dos estoques e da distribuição. definição do trabalho a ser executado em cada instalação. definição da capacidade de cada instalação (volumes de produção e/ou armazenagem). definição dos roteiros que deverão ser seguidos na distribuição física.

(CESGRANRIO/TRANSPETRO/Profissional Nível Médio/2018) A logística possui áreas funcionais. Dentre elas, uma possui caráter eminentemente estratégico, e planeja a capacidade e a localização das instalações. Tal área é denominada: Estoque. Transporte. Embalagem. Armazenagem. Projeto de rede.

(CESGRANRIO/TRANSPETRO/Profissional Nível Médio/2018) Há um conceito dentro da cadeia de suprimentos, cujo intuito é dar uma resposta rápida ao cliente, por meio do compartilhamento de informações de forma bidirecional e reorganização da cadeia para que ela se torne mais ágil no atendimento às necessidades dos clientes. Esse conceito é muito utilizado no varejo, como, por exemplo, em supermercados e em lojas de departamentos. Tal conceito é o: CRM. ECR. EDI. ERP. VMI.

(CESGRANRIO/TRANSPETRO/Profissional Nível Médio/2018) A gestão da cadeia de suprimentos inclui o fornecimento de matérias-primas, a produção, a montagem e a distribuição para os clientes finais. É um conceito amplo, composto por várias partes integradas. NÃO faz parte das atividades de gestão da cadeia de suprimentos a seguinte atividade: fluxo de informação. gestão de estoques. marketing e vendas. integração com fornecedores e clientes. desenvolvimento de software de gerenciamento de recursos da empresa (ERP).

(CESGRANRIO/TRANSPETRO/Profissional Nível Superior/2018) De forma geral, a atividade empresarial cria quatro tipos de valor em produtos ou serviços: forma, tempo, lugar e posse. Dentre esses, dois são criados e controlados pela logística/ cadeia de suprimentos: forma e tempo. lugar e posse. tempo e posse. tempo e lugar. forma e posse.

(CESGRANRIO/TRANSPETRO/Profissional Nível Superior/2018) Na filosofia/programação de suprimentos just-in-time, a(o): seu caráter de prontidão apresenta a necessidade de altas capacidades de estoques de processamento. tamanho dos lotes e as quantidades de compras são determinados por economias de escala, em detrimento da necessidade imediata. tempo de reposição longo não se constitui um problema. qualidade precária e os defeitos são tolerados no sentido de se manter a prontidão de suprimentos. fornecedor é um parceiro ativo que se encarrega de suprir as necessidades dos clientes, sendo estes tratados como uma extensão da empresa.

(CESGRANRIO/LIQUIGÁS/Profissional de Vendas/2018) Ao assumir a área de vendas, o diretor comercial de uma companhia internacional orienta sua equipe a adotar o estilo ganha-ganha de negociação. Nesse caso, os vendedores deverão: aumentar os ganhos em cima dos fornecedores dos produtos. buscar a lucratividade para si e também para os clientes. conduzir a venda visando apenas ao aumento de seus rendimentos. manter as relações comerciais menos lucrativas. priorizar o incremento das vendas para a empresa.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2018) Diversas empresas têm promovido estratégias para melhor gestão de suas operações. Uma dessas estratégias é a de modularização, adotada majoritariamente no(s) seguinte(s) ponto(s) da cadeia produtiva: no produtor de matéria-prima. no cliente final. na empresa focal. em elos a jusante. em elos a montante.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2018) Qual o objetivo da estratégia de postergação dentro de uma cadeia de suprimentos?. Trocar o fluxo de materiais pelo de informações. Diferenciar os produtos nos elos mais próximos ao cliente final. Padronizar os produtos nos elos mais próximos ao cliente final. Padronizar os produtos em todos os elos ao longo de uma cadeia. Customizar os produtos em todos os elos ao longo de uma cadeia.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2014) A gestão da cadeia de suprimentos possibilita uma interconexão de empresas que se relacionam entre si. Uma organização pode buscar integração vertical de modo a ficar mais competitiva. Ela pode montar ou adquirir uma empresa que produza matéria-prima necessária em seu processo de fabricação ou que distribua/venda produtos aos consumidores. O tipo de integração vertical que garante um suprimento estável e que assegura a qualidade do produto é a do tipo: a jusante. a montante. suprimento pleno. ressuprimento. push e pull.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2014) Uma certa empresa permite que, diariamente, seus dados sobre vendas sejam acessados por um fornecedor, através de uma rede extranet. A situação descrita acima caracteriza uma relação de comércio eletrônico do tipo: B2B. B2C. C2B. C2C. C2G.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2014) O fluxo de materiais e informações que vai desde compras/ produção indo até o cliente, mediante distribuição/ serviço de entrega, é denominado cadeia: logística. de gestão. de processo. de serviços. de suprimentos.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2014) A gestão da Cadeia de Abastecimento, nas últimas décadas, passou a ter grande importância no gerenciamento das empresas e evoluiu bastante em seus conceitos, abordagens e práticas, gerando várias mudanças na cadeia de abastecimento, dentre as quais a integração dos processos de negócios e a área de vendas, a diminuição dos lotes de produção e, até mesmo, a produção de maior número de produtos diferentes, mais rapidamente. Estas modificações possibilitam às empresas: reduzir seus custos com o aumento da rotatividade de pessoal, reduzindo os impactos trabalhistas, e aumentar os estoques para diminuir os lotes de produção. tomar suas decisões de forma independente em relação à avaliação dos impactos nos parceiros da cadeia concentrando-se nos seus próprios lucros. minimizar a utilização da tecnologia da informação e de sistemas informatizados que, geralmente, tornam- se um problema para as empresas. obter maiores receitas em função do aumento de preços viabilizado pela integração entre precificação e estoque. diminuir seus custos, melhorar a qualidade no atendimento aos clientes e aumentar suas vendas.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Superior/2014) A comunicação entre as partes de uma cadeia de suprimentos é de grande relevância; no entanto, certos tipos de informação podem gerar impactos em toda uma cadeia, gerando o conhecido “Efeito Chicote”. NÃO constitui uma causa desse efeito o(a): alto custo de colocação do pedido. agrupamento de pedidos. racionamento de produtos. estabilidade de preços. previsão da demanda de longo prazo.

(CESGRANRIO/BNDES/Profissional Básico/2013) Uma empresa pode traçar estratégias diferentes no momento de decidir se o abastecimento de seus produtos será realizado a partir de um único fornecedor ou de mais de um deles. Essas opções são conhecidas como single-sourcing e multi-sourcing, respectivamente. Uma DESVANTAGEM inerente ao single-sourcing consiste em: dificuldade de encorajar o comprometimento do fornecedor. dificuldade maior de obter economias de escala. dificuldade maior para desenvolver sistemas de garantia da qualidade eficazes. esforço maior requerido para a comunicação. flutuações no volume da demanda afetarem mais o fornecedor.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Superior/2012) Numa segunda-feira do início do mês, o gerente da empresa Comida Esnobe recebeu uma denúncia, através da mídia nacional, de que seus hambúrgueres, vindos de um determinado fornecedor, eram feitos com adição de hidróxido de amônio, produto perigoso para a saúde das crianças. Uma nutricionista comentou também, em rede nacional, que os hambúrgueres vendidos estavam sendo feitos com carne mais barata, cujo sabor estava sendo modificado com amônio, questionando a empresa Comida Esnobe: “Por que um ser humano sensato compraria o hambúrguer para suas crianças?” O gerente da empresa desconhecia a existência do componente na receita. Com relação a esse episódio, identifica-se a: necessidade de aumento da acurácia nos estoques do fornecedor. falta de controle do leaseback. inadequação da refrigeração no centro de distribuição. redução no custo de oportunidade dos estoques reguladores. falha no supply chain management.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2012) Visando a otimizar custos de produção e de logística em toda a cadeia de suprimentos, assim como o tempo no fluxo de informações entre clientes e fornecedores, as empresas desenvolveram programas e procedimentos operacionais, entre os quais aquele que visa ao controle dos níveis de estoque e também flexibiliza a determinação das políticas de ressuprimento. Esse programa é classificado como: resposta rápida e ágil. resposta eficiente ao empresário. de reposição contínua. estoque gerenciado pelo cliente final. previsão, planejamento e reabastecimento colaborativo.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2012) Com o advento do comércio eletrônico entre a empresa e o cliente final, o chamado B2C, os sistemas logísticos sofreram profundas alterações, incrementando sua importância estratégica para as empresas. Em relação aos possíveis impactos gerados pelo comércio eletrônico sobre as cadeias logísticas, analise as afirmações a seguir. I - Inúmeras empresas de varejo eletrônico (e-tailing) com novos canais de venda e marketing direto foram criadas, aumentando a importância da função logística. II - Houve forte investimento em tecnologia da informação em geração de sites para atendimento ao cliente, sem conexão com o sistema de estoque da empresa. III - O grau de complexidade dos canais de distribuição aumentou, devido ao alto grau de dispersão dos pedidos e prazos de entrega. IV - A importância e o número de intermediários diminuíram na cadeia de distribuição física. São corretas as afirmativas: I, II e III, apenas. I, II e IV, apenas. I, III e IV, apenas. II, III e IV, apenas. I, II, III e IV.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2012) Uma forma efetiva de gerenciamento da cadeia de suprimentos, que tem sido adotada por muitas empresas, é a gestão processual das atividades. Dentre as atividades que devem ser de responsabilidade da gerência de cadeia de suprimentos, a única que NÃO constitui seu foco de atuação é: previsão de demanda de produtos acabados. expedição de produtos acabados. controle de estoques. precificação dos produtos e serviços. controle de entregas de produtos.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2012) O foco da cadeia de suprimentos, que integra os processos de um determinado negócio, desde o fornecedor até o usuário final, é o: fornecedor. acionista. cliente. distribuidor. produtor.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Júnior/2012) Para gerenciar de forma efetiva uma cadeia de suprimentos, muitas empresas estão optando pela gestão processual. Um diretor de Supply Chain está reestruturando sua área de maneira processual, definindo o escopo de atividades que ficarão sob sua responsabilidade. Dentre as atividades abaixo, NÃO constitui foco de atuação da área de Supply Chain a(o): expedição de produtos acabados. precificação dos produtos e serviços. previsão de demanda de produtos acabados. inventário dos estoques de matéria-prima. transporte de produtos semiacabados.

(CESGRANRIO/CMB/Técnico/2012) Na cadeia de suprimento, em uma primeira etapa, matérias- primas chegam à indústria a partir do fornecedor. A seguir, já na indústria em questão, são deslocadas, geralmente, com o uso de equipamentos e, por fim, são deslocadas com uso do esforço físico dos trabalhadores. A classificação de cada um dos deslocamentos mencionados, é, respectivamente,. armazenagem, manuseio e rotulagem. movimentação, identificação e armazenagem. manuseio, estocagem e identificação. rotulagem, manuseio e identificação. transporte, movimentação e manuseio.

(CESGRANRIO/INNOVA/Administrador/2012) A gestão da logística e do fluxo de informações em toda a cadeia de suprimentos possibilita que se avaliem pontos fortes e fracos da cadeia de fornecimento de uma organização. Atualmente, existem sistemas informatizados que auxiliam a gestão da cadeia de suprimentos. Entre os resultados obtidos pelo corpo executivo de uma organização que implementa um sistema dessa natureza, NÃO consta o(a): aumento da eficiência com redução de custos. melhoria do tempo de ciclos da cadeia de fornecimento. melhoria do desempenho nos relacionamentos com clientes e fornecedores. obtenção do produto certo, no lugar certo, na quantidade certa, com o menor custo e estoque possíveis. redução dos diferenciais em relação à concorrência.

(CESGRANRIO/INNOVA/Administrador/2012) A cadeia de suprimentos é hoje uma poderosa ferramenta para a gestão organizacional. Ela visa a simplificar o complexo processo de realizar negócios e de obter maior eficiência. A função principal da gestão da cadeia de suprimentos é de: integrar o nível institucional da organização com a área de logística para intervir quando houver previsão de atraso na entrega dos produtos comercializados. possibilitar que a área de compras negocie com a área de produção os prazos em que os suprimentos estarão disponíveis na organização, de modo que esta última possa estabelecer o fluxo produtivo. estabelecer parâmetros restritos e condicionados à relação comprador -fornecedor, de tal forma que o processo produtivo possa operar sem paradas programadas. acompanhar o fluxo de informações que tem origem no fornecedor e que termina quando os itens adquiridos chegam à área de operações, com o objetivo de integrar o processo produtivo. ligar o mercado, a rede de distribuição, o processo de produção e a atividade de compra, de tal modo que os consumidores tenham um alto nível de serviço ao menor custo total.

(CESGRANRIO/INNOVA/Técnico/2012) O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um conjunto de métodos usados para proporcionar melhor gestão de todos os parâmetros da rede. Esses parâmetros estão presentes nos fornecedores, na própria empresa e nos clientes. A gestão adequada da rede permite uma produção otimizada para oferecer ao cliente final o produto certo, na quantidade certa. Em relação a uma cadeia de suprimentos, considere as afirmações a seguir. I - No fluxo financeiro, o fornecimento e a aceitação de materiais implicam compromisso que deverá ser pago com base no contrato. II - O fluxo de informações está voltado para o abastecimento dos elos da cadeia de forma contínua, com a demanda do estágio anterior sendo calculada com base no estágio que o precede. III - O fluxo de materiais é importante por prover o controle que provoca o excesso de estoque ao longo da cadeia. Está correto o que se afirma em: I, apenas. II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

(CESGRANRIO/BNDES/Profissional Básico/2011) A gestão integrada da cadeia de suprimentos traz grandes desafios aos gestores atuais. As decisões tomadas para melhorar um elo da cadeia afetam todos os demais elos. A preocupação com os custos funcionais, ou seja, de cada etapa da cadeia, ainda existe nas estruturas departamentalizadas, mas a necessidade de entender os trade-offs e reduzir o custo logístico total nunca foi tão importante. Dentre os trade-offs típicos existentes em cadeias de suprimentos apresentados a seguir, na forma de "ação" e "consequência"*, a única relação "ação-consequência“ que NÃO corresponde a um trade-off logístico típico é: *Assumir quantidade de produtos expedidos constante. AÇÃO: Aumento dos estoques de segurança CONSEQUÊNCIA: Aumento do custo de armazenagem. AÇÃO: Aumento da frota de veículos CONSEQUÊNCIA: Redução do custo de estoque em processo. AÇÃO: Redução do tempo de ciclo de cada etapa da cadeia CONSEQUÊNCIA: Redução do lead-time total de entrega. AÇÃO: Redução do estoque médio CONSEQUÊNCIA: Aumento do giro de estoque. AÇÃO: Redução do custo de armazenagem CONSEQUÊNCIA: Aumento do custo de transporte.

(CESGRANRIO/FINEP/Analista/2011) O gerente de produção de uma grande empresa de cosméticos acaba de assumir o cargo. Os níveis de estoque estão altíssimos, a previsibilidade da demanda é considerada ruim e a taxa de não atendimentos de pedidos é alta. Em sua primeira reunião de trabalho com a diretoria da empresa, o gerente sugeriu a criação do Departamento de Supply Chain Management (Gestão da Cadeia de Suprimentos), a ser composto por funcionários vindos de diversas áreas, como vendas, marketing, suprimentos, projetos, produção, armazenagem e transportes. Dentre os objetivos abaixo, aquele que NÃO corresponde à iniciativa do gerente é: Permitir uma maior integração de áreas com um objetivo comum. Garantir o nível de serviço ao cliente e baixos níveis de estoque em toda a cadeia. Criar uma gestão isolada, garantindo a eficiência de cada etapa da cadeia de suprimentos. Tornar o fluxo de informações mais rápido, permitindo a tomada de decisões de maneira mais ágil. Gerenciar o desempenho da cadeia de suprimentos com uma visão única e com autoridade para intervir e melhorar os processos.

(CESGRANRIO/TRANSPETRO/Profissional Nível Médio/2011) As mudanças exercem pressões e ameaças que precisam ser identificadas e equacionadas no suprimento dos materiais e serviços bem como nas articulações com fornecedores. Relacione as ameaças abaixo com suas respectivas características apresentadas ao lado. I - Ameaças naturais II - Ameaças dos mercados III - Ameaças tecnológicas P - Possibilidade de esgotar a matéria- prima disponível na natureza. Q - Políticas de preços e internacionalização dos mercados. R - Modificações relacionadas à automação e à modernização dos parques industriais. S - Intervenção do estado na economia e no sistema jurídico dos países. As associações corretas são: I - P , II - Q , III - R. I - P , II - R , III – S. I - Q , II - S , III – P. I - R , II - S , III – P. I - S , II - P , III - R.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2011) Nas organizações, a forma integrada de planejar e controlar o fluxo de mercadorias, informações e recursos, desde os fornecedores de matérias-primas até o cliente final, é denominada: gerenciamento interfuncional. administração com foco estratégico. gestão estratégica de recursos. gestão da cadeia de suprimentos. metodologia de resposta precisa.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2010) Um trabalho de logística, para ser eficiente, deve considerar toda a cadeia de suprimentos e aprimorar, permanentemente, os seguintes meios: objetividade e gerenciamento. pontualidade e redução de desperdício. pontualidade e discrição. eliminação de duplicação de tarefas e discrição. eliminação de duplicação de tarefas e de desperdício.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2011) O conceito de colaboração nunca foi tão importante para as empresas como nos dias atuais, especialmente quando aplicado à Gestão da Cadeia de Suprimentos. Os conceitos e implicações da colaboração e do uso crescente de tecnologia da informação nos processos de Supply Chain Management envolvem o conhecimento de que: o efeito chicote resulta em grandes oscilações na demanda final, devido a pequenas variações nos primeiros estágios das empresas que constituem cadeia de suprimentos. os fornecedores de primeira e segunda camada constituem a cadeia de suprimentos integrada de uma empresa. a redução de custos de forma local é um dos grandes objetivos da gestão colaborativa da cadeia de suprimentos. as atividades de fornecedores, empresa e clientes são suportadas por sistemas locais sem forte integração, em uma visão moderna de colaboração da cadeia de suprimentos. uma cadeia de suprimentos web-centrada é assim chamada porque suas operações são baseadas no e-commerce, tornando-a fortemente dependente de sistemas ERP.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2011) Atualmente, o termo Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) é usado para descrever o complexo fluxo de materiais e informações que transitam pela cadeia logística das empresas. Sobre Gestão da Cadeia de Suprimentos, afirma-se que: o efeito chicote é resultante de uma política de colaboração entre as empresas que compõem uma cadeia de suprimentos. o compartilhamento de informações com fornecedores e clientes sobre demandas e estoques de produtos é uma estratégia eficiente para otimizar custos na cadeia. a melhoria isolada de cada elo da cadeia garante sua eficiência global. a contratação de operadores logísticos especializados permite que a empresa tenha foco em suas atividades principais, embora aumente, de forma significativa, o custo logístico total. as atividades que a compõem estão usualmente concentradas em poucos setores das empresas, com pouco grau de dependência entre si.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2011) Sobre a logística e a gestão da cadeia de suprimentos, afirma-se que: um problema típico da gestão de suprimentos é a diversificação de fornecedores de matéria-prima. a logística ocupa-se da retirada da matéria-prima na sua origem, não se ocupando do transporte da mesma. a logística e a gerência de suprimentos são preocupações exclusivas das empresas de transporte. a gestão da cadeia de suprimentos inclui todos os estágios no fluxo total de materiais e informações, exceto as correlações com o cliente final, por serem de responsabilidade do marketing. a gestão da cadeia de suprimentos de uma empresa leva em consideração apenas os pontos anterior e posterior à empresa na rede de distribuição.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Técnico Júnior/2010) As empresas precisam estar atentas às mudanças que ocorrem, no mercado com produtos e serviços, a fim de serem inovadoras na solução dos problemas de seus clientes. Com esse propósito, o que NÃO traz benefícios para a logística moderna à cadeia produtiva é (são): integração sistêmica dos setores da empresa. racionalização dos processos. integração dos fornecedores com clientes. valor no fluxo da informação. ciclos logísticos mais longos.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Superior/2010) Atualmente, o termo Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) é usado para descrever o complexo fluxo de materiais e informações que passa por essa cadeia. Para alcançar a eficiência na gestão da cadeia de suprimentos, uma empresa deve: colaborar com fornecedores e clientes, compartilhando informações sobre demanda e estoques de seus produtos, componentes e matérias-primas. integrar verticalmente a produção, evitando a dependência de muitos fornecedores ao longo da cadeia. implementar uma estratégia de especialização em suas principais competências, deixando a produção de componentes e subprodutos não essenciais para outros fornecedores. melhorar, isoladamente, cada ponto da cadeia de suprimentos, de forma a maximizar a eficiência de cada operação, garantindo a eficiência global da cadeia de suprimentos. estabelecer programas de lotes econômicos de compra e produção, para equilibrar os custos de transporte e armazenagem, responsáveis pelos principais custos que incidem na cadeia de suprimentos.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Superior/2010) Em uma conferência sobre técnicas e métodos de gestão de estoques, um administrador afirmou, de maneira correta, que: a classificação ABC dos estoques é uma forma de agregação, segundo a importância financeira dos itens, enquanto a classificação XYZ trata de segmentar os itens, segundo sua periculosidade. o Lote Econômico de Compra (LEC) é uma técnica que minimiza o custo de armazenagem do item, através de compras mais inteligentes e bem programadas, acomodando pequenas a moderadas variações de demanda. o lead-time de entrega do fornecedor é um parâmetro essencial dos modelos matemáticos de gestão de estoques. o uso das técnicas japonesas popularizadas no Just in Time tornam os processos produtivos cada vez mais independentes dos estoques em processo, reduzindo drasticamente os estoques. na revisão periódica, o tamanho do lote é fixo, e o fornecimento ocorre em intervalos regulares de tempo.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2010) A Cadeia de Suprimentos de uma empresa é constituída de: atacadistas, distribuidores e varejistas. todos os fornecedores e clientes, excluindo-se o cliente final. todos os fornecedores da empresa, os fornecedores de seus fornecedores, e assim por diante, até o fornecedor da matéria-prima básica. fornecedores e clientes primários. fornecedores primários, secundários e seus subfornecedores, até o fornecedor da matéria-prima básica, e também atacadistas, distribuidores, varejistas e clientes finais.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Superior/2010) Muitas organizações, em seus processos de compras e suprimentos, utilizam a metodologia de supply chain, que significa: rede de relacionamento entre os fornecedores de uma empresa que combinam entre si o melhor preço para o fornecimento de produtos ou serviços. cadeia de fornecimento ou grupo de fornecedores que supre as necessidades de uma empresa na criação e no desenvolvimento dos seus produtos e serviços. processo de suprimento dos estoques alavancado pelo planejamento da área de produção. processo de suprimento de mercadorias e produtos das áreas produtivas, caracterizado pela manutenção dos baixos níveis de estoques. lista de produtos e serviços previamente cadastrados no sistema da empresa, facilitando o processo de gestão de compras e estoques.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2010) Em uma organização, o cliente deve ser visto como: elemento perturbador da estabilidade de fluxo de operações logísticas. elemento acelerador dos processos de produção e transporte. componente essencial para o controle de qualidade do produto. componente essencial da cadeia de suprimento. elo fraco da cadeia de suprimento.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/Profissional Nível Técnico/2010) O tempo de fluxo do produto em uma cadeia de suprimento é definido como o tempo que transcorre entre: o momento em que o material entra na cadeia de suprimento e o momento em que a deixa. o momento em que o material é embarcado e o momento em o mesmo é entregue no almoxarifado do cliente. o momento em que o material é adquirido na cadeia de suprimento e o momento em o mesmo é utilizado na linha de produção. o momento em que se inicia o desenvolvimento do material e o momento em que o mesmo é aprovado para ser utilizado na linha de produção. o momento em que o material entra no almoxarifado da indústria e o momento em que o mesmo é utilizado na linha de produção.

(CESGRANRIO/PBIO/Administrador Júnior/2010) Ao longo dos últimos anos, o conceito e a importância da função logística evoluíram continuamente, fazendo com que, hoje, ela seja considerada uma função vital para a competitividade das empresas. Para garantir eficiência e eficácia, as empresas passaram a se preocupar não só com as relações binárias com fornecedores e clientes, mas também com os principais atores de sua Cadeia de Suprimentos. Com relação às melhores práticas de gestão da Cadeia de Suprimentos, analise as afirmativas a seguir. I - O efeito chicote é resultado da colaboração acentuada entre empresas da mesma Cadeia de Suprimentos. Il - Através da colaboração, as empresas compartilham informações estratégicas, com o objetivo de maximizar a lucratividade global da Cadeia de Suprimentos. III- O posicionamento de uma empresa em um cluster ou arranjo produtivo local acelera o processo de integração logística. IV - Para reduzir o custo total logístico, as empresas devem buscar minimizar, isoladamente, o custo de cada função logística. Estão corretas APENAS as afirmativas: l e I. l e IV. Il e III. I, l e ll. Il, III e IV.

(CESGRANRIO/IBGE/Analista/2010) Para atender à demanda dos clientes, produtos devem ser distribuídos de maneira otimizada em termos de custo e tempo de atendimento. Muitas empresas optam por sistemas de estoques de múltiplos estágios. Os centros de distribuição são estágios importantes e que têm diversas funções na gestão da cadeia de suprimentos, EXCETO: possibilitar o uso de diversos modais de transporte. reduzir o número de rotas de transporte. dispor de pontos para consolidação de cargas, cross-docking e merger-in-transit. coordenar o suprimento de matérias-primas com o ritmo de produção. simplificar os meios de comunicação entre estágios de distribuição.

(CESGRANRIO/IBGE/Analista/2010) Na obtenção de vantagem competitiva na Gestão da Cadeia de Suprimentos, um trade-off logístico importante é a relação inversa entre o custo: unitário de transporte e o volume do pedido de reposição. unitário de transporte e a quantidade de pedidos de reposição. de manutenção de estoques e a quantidade a ser armazenada. de pessoal da administração de compras e a quantidade de pedidos de reposição. de armazenagem e o volume do pedido de reposição.

(CESGRANRIO/DETRAN AC/Assistente Técnico/2009) A Enlatados Ltda., para eliminar as barreiras nos negócios, envolve-se com os fornecedores das matérias-primas, com o produtor, os distribuidores e clientes, compartilhando informações e planos. Esse procedimento permite visualizar todo o processo de geração, desde a chegada da matéria-prima até a entrega do produto acabado ao cliente final, de maneira integrada e sistêmica. Esta abordagem é característica da: administração por objetivos. administração científica. gestão gerencial neoclássica. gestão da cadeia de suprimentos. customização em massa.

(CESGRANRIO/FAFEN/Administrador/2009) A gestão da distribuição física e os sistemas de estoque de múltiplos estágios são muito utilizados pelas empresas. Na rede de suprimentos, os armazéns e centros de distribuição têm, entre outras, as funções abaixo, EXCETO a de: simplificar o sistema de comunicação. reduzir o número de rotas de transporte. proteger as cargas embarcadas contra furtos. prover pontos para fracionamento de volumes. melhorar a coordenação entre a oferta e a demanda.

(CESGRANRIO/FAFEN/Técnico/2009) A logística e a cadeia de suprimentos envolvem um conjunto de funções, ou seja, elas são responsáveis por diversas atividades dentro das empresas, entre as quais NÃO se inclui a de: gestão de estoques. administração de materiais. suprimento de matérias-primas. distribuição de produtos aos clientes. planejamento e controle da produção.

(CESGRANRIO/FAFEN/Técnico/2009) Na gestão de suprimentos de uma empresa podem ser adotadas as estratégias de fornecedor único e de fornecedores múltiplos. Compare as duas estratégias e identifique a afirmação que faz uma análise correta entre suas vantagens e desvantagens. A vantagem da estratégia de fornecedores múltiplos é a padronização do processo de compra, recebimento e embalagem dos materiais. A vantagem da política de fornecedor único é a diminuição dos riscos de não recebimento do material. A vantagem da política de múltiplos fornecedores é a confiabilidade no suprimento do material. A desvantagem de uma estratégia de múltiplos fornecedores é que a negociação para baixar preços fica mais difícil. A desvantagem da estratégia de um único fornecedor é que cada lote adquirido pode ter diferentes características de suprimento.

(CESGRANRIO/TERMOAÇU/Supridor/2008) Relacione os termos da 1a coluna com a sua caracterização na 2a coluna. I - Supply chains II - Contêineres III - Cantilever IV - Kanban V - Layout (P) estrutura para armazém (Q) sistema de cartões (R) arranjo físico (S) caixa de diversos tamanhos (T) rede de suprimentos (U) melhoria contínua A relação correta entre as colunas é: I – Q, II – R, III – T, IV – U, V – S. I – R, II – T, III – U, IV – R, V – P. I – T, II – R, III – P, IV – U, V – S. I – T, II – S, III – P, IV – Q, V – R. I – U, II – P, III – Q, IV – S, V – T.

(CESGRANRIO/FAFEN/Técnico/2009) O comércio eletrônico é o intercâmbio, a compra ou a venda de bens e serviços por meios eletrônicos, no qual a rede de comunicação mais utilizada é a Internet. As siglas das modalidades principais e suas definições são apresentadas abaixo. Modalidades B2B B2C C2C G2C G2B Definições I – Venda direta ao consumidor. II – Relação de negócios pela Internet entre governo e empresas. III – Intercâmbio comercial entre empresas. IV – Intercâmbio, venda ou compra entre consumidores. A associação correta entre as modalidades e suas definições é: B2B – IV; B2C – I; G2C – II. B2B – III; C2C – IV; G2C – II. B2B – II; B2C – I; G2B – III. B2C – I; C2C – IV; G2B – II. C2C – I; G2C – III; G2B – IV.

(CESGRANRIO/FAFEN/Técnico/2009) A figura acima representa o comportamento do consumo e ressuprimento de um determinado item do estoque. Com base na figura, conclui-se que a(o): linha assinalada pelo número “1” indica o ponto de pedido. linha assinalada pelo número “2” indica o nível de estoque médio. linha assinalada pelo número “3” indica o nível de estoque de segurança. lead time é o tempo entre dois ressuprimentos subsequentes. lead time indica que o nível de estoque atingiu o nível de segurança.

(CESGRANRIO/TERMOAÇU/Administrador/2008) Existem muitas tecnologias que compartilham e analisam as informações na cadeia de suprimentos, sendo que uma das existentes é o EDI (Eletronic Data Interchange). Uma característica deste sistema é que: oferece propaganda de produtos aos consumidores no sistema de gerenciamento. fornece visibilidade global da informação da empresa para os clientes externos. reduz a eficiência na comunicação entre empresa e consumidores dos produtos. aumenta os serviços internos e os custos associados ao negócio da empresa. permite emissão de pedidos de compras aos fornecedores instantaneamente.

(CESGRANRIO/CMB/Analista/2005) O denominado “Efeito Forrest”, que ocorre em uma cadeia de suprimentos, provoca: maior oferta de produtos na ponta de consumo. sincronização total de todos os elos da cadeia de suprimentos. excesso de estoque em todos os elos da cadeia de suprimentos. falta de estoques ao longo da cadeia de suprimentos. falta de visibilidade de todos os elos da cadeia de suprimentos.

Report abuse