option
My Daypo

Liderança

COMMENTS STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Liderança

Description:
Questões de Prova e Simulados

Author:
AVATAR

Creation Date:
22/11/2022

Category:
Personal

Number of questions: 50
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
(CP-QAA-2022-VERDE-40) Segundo a Doutrina de Liderança da Marinha (EMA-137 de 2013), quais são os níveis de liderança? Direta, Organizacional e Estratégica Organizacional, Transacional, e Direta Estratégica, Organizacional e Transformacional Direta, Estratégica e Democrática Organizacional, Centralizadora e Orientada para o Relacionamento.
(CP-QAA-2022-VERDE-37) De acordo com Beckman, citado na Doutrina de Liderança da Marinha (EMA-137 de 2013), são normas a respeito da expedição de ordens, EXCETO: (A) Repita a ordem, se não entendida. (B) Não dê várias ordens ao mesmo tempo. (C) Não determine mais trabalho do que se possa ser executado. (D) Depois de expedir uma ordem, permaneça junto do trabalhador. (E) Procure estar bem informado antes de dar a ordem.
(CP-QAA-2022-VERDE-31) Qual estilo de liderança é indicado para assuntos de natureza técnica e é eficaz quando exercido sobre pessoas altamente qualificadas e motivadas? (A) Participativa ou Democrática (B) Transformacional (C) Orientada para Tarefa (D) Transacional (E) Delegativa.
(CP-QAA-2021-AMARELA-42) Segundo EMA-137, pode-se afirmar que os diferentes estilos de liderança, propostos à luz das diversas teorias, se enquadram em três principais critérios de classificação, apresentados como eixos lógicos em que se agrupam apenas sete estilos principais. No eixo "tipo de incentivo", assinale a opção correta quanto ao seu estilo de liderança. (A) É condicionado pelas características pessoais, pelo conhecimento técnico-profissional e pelo engajamento e motivação dos componentes do grupo como um todo. (B) É especialmente indicado para situações de pressão, crise e mudança, que requerem elevados índices de envolvimento e compromentimento dos subordinados. (C) É a manutenção e o fortalecimento das relações pessoais e do próprio grupo. (D) É baseada na autoridade formal, aceita como correta e legítima pela estrutura do grupo. (E) É indicada para assuntos de natureza técnica, em que o líder atribui a assessores a tomada de decisões especializadas, deixando-os agir por si só.
(CP-QAA-2021-AMARELA-34) Os processos sociais são definidos como a interação repetitiva de padrões de comportamento comumente encontrados na vida social. Os processos de maior incidência das sociedades e grupos humanos são: cooperação, competição e conflito. De acordo com o EMA-137, assinale a opção correta. (A) A competição consiste em obter recompensas pela eliminação ou enfraquecimento dos competidores. (B) A cooperação tem o mérito inicial de estimular a atividade dos indivíduos e dos grupos, aumentando-lhes a produtividade. (C) O conflito é definido como a luta pela posse de recompensas cuja a oferta é limitada. (D) A competição é a exacerbação do conflito. (E) A cooperação implica uma opção pelo coletivo em detrimento do individual.
(CP-QAA-2020-AMARELA-33) Leia o trecho a seguir extraído de Mateus 23, 2-3: "Sobre a cadeira de Moisés sentaram-se os escribas e os fariseus. Observai, pois, e fazei tudo o que eles vos disserem; mas não imiteis as suas ações, porque dizem e não fazem." Um texto tão antigo quanto a Bíblia mostra que as observações e ensinamentos sobre liderança são antigos e universais. Conseiderando o trecho e sob a luz da Doutrina de Liderança da MB, pode-se afirmar que o locutor faz uma certa censura aos líderes "escribas e fariseus" pois lhes faltou o seguinte atributo: (A) Humildade. (B) Altruísmo. (C) Exemplo. (D) Integridade Ética. (E) Senso de Justiça.
(CP-QAA-2020-AMARELA-35) O Tenente ALFA determinouo a execução de uma atividade a seu subordinado, o Sargento BRAVO. Em seguida disse: "Quero um trabalho excelente, sem nenhum erro." Poucos dias depois, procurou o Sargento BRAVO para verificar o andamento da faina. Embora o trabalho realizado até então fosse perfeito, ainda havia muito o que fazer. Descontente o Tenente ALFA determinou: "Faça de qualquer jeito. Quero pronto pra ontem." De acordo com as orientações sobre expedições de ordens do EMA-137, as ordens expressas pelo Tenente ALFA para execução da atividade estão em desacordo com o seguinte dever do chefe: (A) ter autocontrole. (B) usar um tom de voz adequado. (C) ter flexibilidade. (D) evitar ordens contraditórias. (E) evitar ordens simultâneas.
(CP-QAA-2019-VERDE-33) Os Valores organizacionais representam os princípios que devem nortear as ações e a conduta de colaboradores, gerentes e autoridades ligados a uma instituição pública. Na MB, esses valores são traduzidos por meio do conjunto dos princípios e costumes expressos na "Rosa das Virtudes", que devem ser fomentadas pelas práticas de gestão pessoal. Sendo assim, qual valor da Rosa das Virtudes que consiste na renegação de si mesmo e na disposição de se colocar a serviço dos outros com o sacrifício dos próprios interesses? (A) Fogo Sagrado. (B) Coragem. (C) Tenacidade. (D) Lealdade. (E) Abnegação.
(CP-QAA-2019-VERDE-37) Em grupos com militares das demais Forças Armadas brasileiras, o Líder Naval NÃO deve ter atenção: (A) às diferentes atividades do "marinheiro", do "soldado" e do "aviador". (B) ao relacionamento entre os diferentes níveis hierárquicos. (C) às diferenças, culturais, sociais e religiosas. (D) aos regulamentos, costumes e tradições. (E) à terminologia diferenciada.
(CP-QAA-2019-VERDE-41) Segundo Goleman, Boyatzis; Mckee (2002), "os líderes que trabalham bem em grupo produzem uma atmosfera de solidariedade amistosa e constituem, eles mesmos, modelos de respeito, prestimosidade e cooperação. Inspiram nos demais um compromisso ativo e entusiástico com o esforço coletivo, e promovem a fidelidade e a identificação." Com base nesse fragmento, qual atributo de um líder apresenta a capacidade de exercer o papel de mentor, cultivando habilidades alheias, fornecendo feedback construtivo e reconhecimento oportuno? (A) Respeito. (B) Comunicação. (C) Senso de Justiça. (D) Competência Profissional. (E) Capacidade de Relacionamento Interpessoal.
(CP-QAA-2019-VERDE-45) Segundo Barret, 2000 (in: CAVALCANTI et.al., 2005), "ao encontrarem significado e perspectivas de realização pessoal no trabalho, os subordinados alcançam os mais elevados níveis de produtividade e criatividade, fazendo desaparecer a dicotomia trabalho e prazer." Barret, 2000 (in: CAVALCANTI et.al., 2005). Esse ttttrecho trata de qual estilo de liderança abaixo: (A) Participativa. (B) Delegativa. (C) Transformacional. (D) Transacional. (E) Orientada para Relacionamento.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 01 (CAP-CPA) 40. De acordo com o EMA-137, Doutrina de Liderança da Marinha, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas alternativas abaixo e assinale a opção correta. (....) Aspectos Filosóficos - a liderança envolve líder, liderados, e contexto (ou situação), constituindo, fundamentalmente, uma relação. (....) Aspectos Filosóficos - O caminho para a liderança passa pelo conhecimento profissional, mas também pelo autoconhecimento e por conhecer bem seus subordinados. (....) Aspectos Psicológicos - Em essência, a liderança envolve a realização de objetivos com e através de pessoas. (....) Aspectos sociológicos - Cooperação, etimologicamente, significa trabalhas em conjunto. Implica uma opção pelo coletivo em detrimento do individual, mas nada impede o desenvolvimento e o estímulo das habilidades de cada membro, em prol de um objetivo comum. (....) Aspectos sociológicos - A característica fundamental da axiologia consiste na hierarquização desses valores, que são transmitidos pela educação familiar, pela sociedade e pelo grupo. (A) F – V – F – V – V. (B) V – F – V – F– V. (C) F – F – V – V – F. (D) F – V – F – F – V. (E) V – V – F – F – V.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 01 (CAP-CPA) 38. De acordo com a Doutrina de Liderança da MB, classifique os atributos abaixo com (V) se forem verdadeiros e (F) se forem falsos e assinale a opção correta. (....) Autoconfiança - opinar e agir sempre pelo bem, mesmo e, principalmente, quando não favorecer e ou até contrariar as conveniências pessoais. (....) Coragem - capacidade de assumir responsabilidade por suas decisões e erros. (....) Dedicação - Persistência para a realização de tarefas, possibilitando vencer as dificuldades encontradas até concluí-las com eficácia, dentro dos prazos estabelecidos. (....) Confiança - Estabilidade de humor e capacidade de atuar eficazmente, mesmo sob pressão. (A) V – V – V – V. (B) V – V – V – F. (C) F – V –V – F. (D) V – V – F – V. (E) F – F – F – F.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 01 (CAP-CPA) 35. De acordo com o EMA-137, Doutrina de Liderança da Marinha, no desempenho de suas funções, os mais antigos, normalmente, desempenham dois papéis funcionais, a saber: o de “chefe” e o de “condutor de homens”. Em relação ao primeiro papel, assinale a opção correta. (A) Identifica-se um estreito relacionamento com o atributo de líder. (B) Fica ressaltada a importância da capacidade individual dos mais antigos em influenciarem e inspirarem os seus subordinados. (C) A liderança deve ser entendida como um processo dinâmico e progressivo de aprendizado, o qual é desenvolvido nos cursos de carreira e no dia a dia das OM. (D) Os melhores resultados no tocante à liderança ocorrem quando ela é desenvolvida, não sendo impositiva. (E) Prevalece a autoridade advinda da responsabilidade atribuída à função.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 01 (CAP-CPA) 34. Em relação ao exercício da liderança pelos militares da MB, NÃO é correto afirmar que: (A) a liderança militar comporta uma variada gama de fatores que compõem o perfil do líder; o domínio de alguns deles não assegura êxito, assim como a inexistência de outros não indica falta de condições para ser líder. (B) está centrado, basicamente, na capacidade profissional de nossos militares, conciliados com os atributos, tendo como parâmetro o desenvolvimento, o ajustamento e a orientação dos subordinados. (C) a autoconfiança destaca-se como atributo a ser prioritariamente aprimorado para a assunção de cargos na MB. Ela resulta do perfeito preparo profissional; da habilidade em transmitir esse conhecimento e do perfil do líder. (D) os militares que forem capazes de enfeixar consigo os maiores conhecimentos sobre o assunto e, efetivamente, utilizarem esses conhecimentos no exercício de suas funções estarão aptos a alcançar as mais destacadas posições na carreira. (E) todos os militares devem ser incentivados a aprimorar sua capacidade de liderança, buscando: a constante atualização técnico-profissional; a capacidade de perceber a situação e mudar adequadamente o estilo de liderança a ser exercido; aprimorar o relacionamento com outras instituições, nacionais e estrangeiras; o conhecimento da conjuntura econômica e social; e a sensibilidade no trato com os subordinados.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 02 (CAP-CPA) 38. Certos traços de personalidade encontram-se especialmente acentuados nos líderes militares. Esses atributos, em momentos críticos ou nas situações difíceis, proporcionam segurança para decidir e agir acertadamente. Dentre os atributos necessários ao um líder, é correto afirmar que: (A) XXXX (B) XXXX (C) XXXX (D) XXXX (E) XXXX.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 02 (CAP-CPA) 31. Com relação às características e os aspectos da Liderança Transformacional, NÃO é correto afirmar que: (A) é especialmente indicada para situações de pressão, crise e mudança, que requerem elevados níveis de envolvimento e comprometimento dos subordinados. (B) Consideração Individualizada - implica em considerar as necessidades diferenciadas dos subordinados, dedicando atenção pessoal, orientando tecnicamente e aconselhando individualmente, oferecendo também meios efetivos de desenvolvimento e autossuperação. (C) Estimulação Intelectual - consiste em encorajar os subordinados a questionarem sua forma usual de fazer as coisas, além de incentivar a criatividade, o autodesenvolvimento e a autonomia de pensamento. (D) Inspiração Motivadora - consiste na capacidade de apresentar uma visão, dando sentido à missão a ser realizada, de instilar (introduzir) orgulho. (E) Carisma - Inclui também a capacidade de simplificar o entendimento sobre a importância dos objetivos a serem atingidos e a possibilidade de criar símbolos, “slogans” ou imagens que sintetizam e comunicam metas e ideais, concentrando assim os esforços.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 02 (CAP-CPA) 34. Com relação aos elementos conceituais de liderança, analise as afirmativas abaixo: I) A prática dos fundamentos sociológicos da educação, seja ela formal ou informal, desenvolvida por grupos sociais, independente de suas crenças e culturas, constitui-se no elemento catalisador dos valores universais. II) Sem educação, perde-se a capacidade de perceber esses valores, especialmente quando se trata daqueles universais, tais como: honra, bondade e honestidade. III) o contínuo desenvolvimento das qualidades dos militares da MB como líderes deverá ser objeto de atenta e permanente atenção, a ser trabalhada, conjuntamente, pela instituição e, prioritariamente, por cada militar. IV) A tarefa de doutrinamento visa a transmitir a correta hierarquização de valores, priorizando-os em relação aos valores materiais, como o dinheiro, o poder e a satisfação pessoal. Este é o maior desafio a ser enfrentado por aquele que pretende exercer a liderança de um grupo. V) Os processos sociais de maior incidência nas sociedades e grupos humanos são: cooperação, competição e luta. Assinale a opção correta. (A) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras. (B) Apenas as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras. (C) Apenas as afirmativas III, IV e V são verdadeiras. (D) Apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras. (E) Apenas as afirmativas III e V são verdadeiras.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 02 (CAP-CPA) 37. Com relação à emissão de ordens, o chefe deve, EXCETO: (A) Ser claro, ou seja, escolher cuidadosamente as palavras, de tal forma que signifiquem a mesma coisa para ele e os subordinados. (B) Usar um tom de voz adequado, ou seja, um tom de voz firme, natural, vigoroso, sem denotar, porém, exasperação, fadiga ou aborrecimento. (C) Evitar ordens simultâneas, pois isso cria confusão, demora de assimilação e desnorteamento com relação às tarefas a serem executadas. (D) Reduzir ao mínimo as ordens negativas, pois são psicologicamente contraindicadas e acarretam um efeito muitas vezes contraproducente. (E) Procurar dar às ordens um conteúdo positivo. Há qualquer coisa na natureza humana que se torna de pronto curiosa a respeito do que deve ser feito. Embora haja coisas que certamente devem ser feitas, a atenção deve ser focalizada no que não deve ser feito”.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 03 (CAP-CPA) 31. Com relação aos estilos de liderança, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta. I) A Liderança Centralizadora pode ser útil e, até mesmo, recomendável, em situações especiais - em combate, por exemplo, sendo a forma de liderança mais conhecida e de mais fácil adoção. II) A Liderança Transformacional é especialmente indicada para situações de pressão, crise e mudança, que requerem elevados níveis de envolvimento e comprometimento dos subordinados. III) No estilo democrático, o líder deve estabelecer um ambiente de respeito, confiança e entendimento recíprocos, devendo possuir, para tanto, ascendência técnico-profissional sobre seus subordinados e conduta ética e moral compatíveis com o cargo que exerce. IV) Na Liderança Delegativa, o ponto crucial do sucesso é saber delegar atribuições sem perder o controle da situação e, por essa razão, o líder, também, deverá ser altamente qualificado e motivado. O controle das atividades dos elementos subordinados é baixo, competindo ao chefe as tarefas de controlar orientar e incentivar o grupo para atingir as metas estabelecidas. V) Na Liderança Orientada para Relacionamento (LOR), O líder trabalha com interesses e necessidades dos seguidores, oferecendo-lhes recompensas econômica ou psicológica em troca de esforço para alcançar os resultados. Assinale a opção correta. (A) Apenas as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras. (B) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras. (C) Apenas as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras. (D) Apenas as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras. (E) Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 03 (CAP-CPA) 35. Coloque F (falsa) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, em relação ao Exercício da Liderança pelo pessoal da MB, assinalando a opção correta. (....) A liderança militar comporta uma variada gama de fatores que compõem o perfil do líder. O domínio de alguns deles não assegura êxito, mas a inexistência de outros indica falta de condições para ser líder. (....) A liderança naval é exercida somente no âmbito interno, condicionada às normas estatutárias da hierarquia e da disciplina. (....) Está centrado, basicamente, na capacidade profissional de nossos militares, alinhado a outros atributos, tendo como responsabilidade básica, o desenvolvimento, o ajustamento e a orientação dos subordinados. (....) No ambiente que transcende aos grupos militares, os conceitos básicos de liderança perdem valor em razão da falta de respaldo da hierarquia e disciplina. (....) Todos os militares devem ser incentivados a aprimorar sua capacidade de liderança, buscando: a constante atualização técnico-profissional; a capacidade de perceber a situação e mudar adequadamente o estilo de liderança a ser exercido. (A) (F) (V) (V) (F) (V) (B) (F) (F) (V) (V) (V) (C) (V) (V) (F) (F) (F) (D) (V) (F) (V) (F) (V) (E) (F) (V) (V) (F) (F).
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 03 (CAP-CPA) 39. É a força de coesão de qualquer coletividade humana. É indispensável, não só a um Organismo Militar, mas a qualquer outro que pretenda reunir indivíduos em uma unidade sólida e eficaz. Tem um único inimigo verdadeiro, que é o egoísmo, tão mais obstinado quanto mais inconsciente de si mesmo. O enunciado acima se refere a um dosvalores organizacionais que integram a Rosa das Virtudes, previstos na Doutrina de Liderança da Marinha, denominado: (A) Abnegação. (B) Disciplina. (C) Fogo Sagrado. (D) Disciplina Militar. (E) Tenacidade.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 04 (CAP-CPA) 32. A Publicação EMA-137, que trata da Doutrina de Liderança da Marinha, estabelece os conceitos de chefia e liderança. Considerando as disposições dessa publicação acerca desse assunto, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas a seguir e marque a opção que apresenta a sequência correta. (.....) Os militares mais antigos, no desempenho de suas funções, exercem o papel de “chefe” ou o papel de “líder”, tendo em vista que chefia e liderança não são processos simultâneos. (.....) Com relação à chefia, a autoridade de que o militar mais antigo desfruta perante seus subordinados, é decorrente de seu posto ou graduação, e não advinda da responsabilidade atribuída à sua função. (.....) Com relação à liderança, além de estar investido da autoridade referente à sua posição hierárquica, o militar mais antigo deve possuir certos atributos que o notabilizam como "condutor de homens". (.....) A liderança pode ser entendida como uma qualidade inata de certos indivíduos, ou como um conjunto de comportamentos e de habilidades que podem ser ensinados. (.....) A Marinha do Brasil define liderança como o conjunto de ações e decisões tomadas pelo mais antigo, com autoridade para tal, na sua esfera de competência, em prol do cumprimento da missão. (A) (F) (V) (V) (V) (F) (B) (V) (F) (V) (F) (V) (C) (F) (F) (V) (V) (F) (D) (F) (F) (F) (V) (V) (E) (V) (V) (F) (F) (F).
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 04 (CAP-CPA) 38. Segundo esclarece a Publicação EMA-137, a Doutrina de Liderança da Marinha adota certos níveis de liderança que definem com precisão toda a abrangência da liderança. Quanto a esse assunto, considere as afirmativas abaixo. I.Os líderes organizacionais planejam, preparam, executame controlam diretamente os resultados dos seus trabalhos, que são frequentemente visíveis e imediatos. II. Os líderes estratégicos exercem a sua liderança no âmbito dos níveis mais elevados da instituição e sua atuação não pode extrapolar o âmbito interno da organização. III. A Liderança Estratégica militar é aquela exercida nos níveis que definem a política e a estratégia da Força. É um processo empregado para conduzir a realização de uma visão de futuro desejável e bem delineada. IV. A Liderança Organizacional desenvolve-se em organizações de maior envergadura, normalmente estruturadas como Estado-Maior. V. Os líderes diretos devem estimular ao máximo o desenvolvimento de líderes subordinados. Assinale a opção correta. (A) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras. (B) Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. (C) Apenas as afirmativas III, IV e V são verdadeiras. (D) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras. (E) Apenas a afirmativa II é verdadeira.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 04 (CAP-CPA) 40. Assinale a opção que apresenta a definição correta de um dos principais atributos de um líder. (A) Autocontrole - capacidade de pensar e de decidir, autonomamente, e convicção de ter competência para ser bem-sucedido diante de dificuldades. (B) Capacidade de Relacionamento Interpessoal - o líder é imparcial em seus julgamentos, seus elogios e suas críticas. Age com tato e demonstra consideração com cada um de seus comandados. (C) Autocontrole - maleabilidade de ideias e habilidade para integrar informações novas, mesmo que divergentes em relação a crenças e planejamentos prévios, desde que agreguem valor. (D) Entusiasmo - persistência para a realização de tarefas, possibilitando vencer as dificuldades encontradas até concluí-las com eficácia, dentro dos prazos estabelecidos. (E) Capacidade Decisória - habilidade para considerar diversas linhas de ação, diante de uma situação-problema, escolhendo, em tempo hábil, aquela mais adequada para, assim, implementá-la.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 05 (CAP-CPA) 32. Assinale a opção que NÃO apresenta uma característica do líder que exerce a Liderança Direta. (A) Usa o conhecimento dos equipamentos e da doutrina para treinar os homens e levá-los a alcançar padrões elevados. (B) Aperfeiçoa-se ao assumir os valores da instituição e ao estabelecer um modelo de conduta para seus subordinados, colocando os interesses da Instituição e do grupo que lidera acima dos próprios. (C) Estimula ao máximo o desenvolvimento de líderes subordinados, de forma a potencializar a sua influência até os níveis organizacionais mais baixos e obter melhores resultados. (D) Exerce influência continuamente, buscando cumprir a missão, tendo por base os propósitos e orientações emanadas das decisões e do conceito da operação do chefe, adquirindo e aferindo resultados e motivando seus subordinados, principalmente, pelo exemplo pessoal. (E) Expede suas políticas e diretivas, e motiva seus liderados por meio de seu “staff.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 05 (CAP-CPA) 34. É uma disposição para assumir responsabilidades e enfrentar desafios, demonstrando vibração espontânea e contagiante pelo seu trabalho e pela Organização. (A) Capacidade Decisória. (B) Exemplo pessoal. (C) Entusiasmo. (D) Determinação. (E) Autoconfiança.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 05 (CAP-CPA) 36. Assinale a opção que completa corretamente as lacunas abaixo. A ________ destaca-se como atributo a ser prioritariamente aprimorado para a assunção de cargos na MB. Ela resulta, primeiro perfeito preparo _______; segundo, da habilidade em transmitir esse _______; e terceiro, do sentimento de satisfação que daí decorre. (A) autoconfiança / profissional / conhecimento. (B) atualização / acadêmico / pensamento. (C) disciplina / pessoal / conceito. (D) hierarquia / físico / conceito. (E) qualificação / psicológico / comportamento.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 05 (CAP-CPA) 39. Espírito Militar é a qualidade que impele o militar de cumprir com interesse, ética, os deveres e obrigações do serviço, com disciplina e lealdade, sempre animado pelo desejo de ver brilhar o seu navio, sua classe, aumentar a eficiência e o prestígio da Marinha do Brasil. De acordo com o EMA-137, Doutrina da Liderança da Marinha, assinale abaixo a opção em que o militar NÃO demonstra estar possuído do Espírito Militar: (A) na maneira de agir e se expressar. (B) no apuro de seus uniformes. (C) na saudação aos superiores. (D) na discrição. (E) no pronto das fainas e cumprimentos das ordens superior.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 05 (CAP-CPA) 49. Segundo preceitua a publicação EMA-137, Doutrina de Liderança da Marinha, pode-se afirmar, genericamente, que existem certos estilos principais de liderança, propostos à luz das diversas teorias, consagrados e relevantes para o contexto militar-naval, e que se enquadram em determinados critérios de classificação. Sobre esse assunto, considere as afirmativas abaixo. I. Quanto ao foco no líder, os estilos de liderança são Liderança Orientada para Tarefa e Liderança Orientada para Relacionamento. II. O estilo de Liderança Transformacional é caracterizado, dentre outros aspectos, pela consideração individualizada e pela inspiração motivadora por parte do líder. III. A Liderança Participativa pode ser útil e até mesmo recomendável, em situações especiais como em combate, quando a participação dos subordinados será importante para a decisão do líder. IV. O estilo de Liderança Transacional é especialmente indicado para situações de pressão, crise e mudanças, que requerem elevados níveis de envolvimento e comprometimento dos subordinados. Assinale a opção correta: (A) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras. (B) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras. (C) Apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras. (D) Apenas a afirmativa III é verdadeira. (E) Apenas a afirmativa IV é verdadeira.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 06 (CAP-CPA) 31. Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, em relação aos elementos conceituais da liderança e assinale, a seguir, a opção correta. (....) No aspecto Psicológico - o processo da influenciação de grupo, que é a essência da liderança, está profundamente ligado aos valores éticos e morais que devem ser transmitidos e praticados pelo Líder . (....) No aspecto Filosófico - para muitos teóricos, a liderança, dadas as características singulares que envolve, constitui-se em um processo ímpar de interação social. (....) As mudanças psicológicas oriundas de processos de influenciação e de aprendizagem são focos de estudo e de análise da Psicologia. (....) Os processos grupais e a liderança são os principais objetos de estudo da Psicologia Social. (A) ( F ) ( F ) ( F ) ( V ) (B) ( V ) ( F ) ( V ) ( F ) (C) ( F ) ( F ) ( V ) ( V ) (D) ( V ) ( V ) ( F ) ( V ) (E) ( V ) ( V ) ( V ) ( F ).
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 06 (CAP-CPA) 39. De acordo com o preconizado no EMA-137 sobre os princípios e costumes expressos na Rosa das Virtudes, analise as afirmativas a seguir e marque a opção correta. I. A lealdade é o verdadeiro, espontâneo e incansável devotamento a uma causa, a sincera obediência à autoridade dos superiores e o respeito aos sentimentos de dignidade alheia. II. A coragem é o sentimento que induz o lindivíduo à prática do bem, da justiça e da moral. III. Fogo Sagrado é a paixão, a fé o entusiasmo com que o militar se dedica à sua carreira; é o seu intenso amor à Marinha, o seu dovotamento pela grandeza da sua profissão. IV. O Zelo é o atributo que não depende, em alto grau, de preparo profissional, de predicados especiais de inteligência e de saber. É, por isso mesmo, virtude que deve ser comum a todos os que servem à Marinha. V. Honra é o esquecimento voluntário de que há de egoístico nos desejos e tendências naturais, em proveito de uma pessoa, causa ou ideia. (A) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. (B) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. (C) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas. (D) Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas. (E) Apenas as afirmativas III e V estão corretas.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 06 (CAP-CPA) 42. No ambiente que transcende aos grupos militares, os conceitos básicos de liderança assumem um valor maior pela necessidade da posse de uma grande capacidade de influenciação, não respaldada na hierarquia e disciplina. Assinale abaixo a opção que NÃO faz parte da cena desse relacionamento. (A) A capacidade de comunicação. (B) A conduta moral e profissional. (C) O equilíbrio emocional. (D) Os conhecimentos técnicos profissionais. (E) A cultura geral.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 06 (CAP-CPA) 45. No que tange à liderança, no desempenho de suas funções, os mais antigos, normalmente, desempenham dois papéis funcionais. Quais? (A) Especialista social e especialista em tarefas. (B) Chefe e líder. (C) Chefe de departamento e encarregado de divisão. (D) Chefe e condutor de homens. (E) Especialista em tarefas e líder.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 06 (CAP-CPA) 50. Leia o trecho a seguir exraído de Mateus 23:22-23 “Sobre a cadeira de Moisés sentaram-se os escribas e os fariseus. Observai, pois, e fazei tudo o que eles vos disserem, mas não imiteis as suas ações, porque dizem e não fazem.” Um texto tão antigo quanto a Bíblia mostra que as observações e ensinamentos sobre liderança são antigos e universais. Considerando o trecho e sob a luz da Doutrina de Liderança da MB, pode-se afirmar que o locutor faz uma certa censura aos líderes “escribas e fariseus”, pois lhes faltou o seguinte atributo: (A) Humildade. (B) Altruísmo. (C) Exemplo. (D) Integridade Ética. (E) Senso de Justiça.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 07 (CAP-CPA) 36. Certos traços de personalidade encontram-se especialmente acentuados nos líderes militares. Esses atributos, em momentos críticos ou nas situações difíceis, proporcionam segurança para decidir e agir acertadamente. Dentre os atributos necessários a um líder, é correto afirmar que: (A) Conhecimento Profissional - militar deve sempre aprimorar seus conhecimentos e habilidades e, por meio de uma atitude positiva compatível com seu grau hierárquico, conseguir resultados eficazes para a instituição. (B) Determinação é uma disposição para assumir responsabilidades e enfrentar desafios, demonstrando vibração espontânea e contagiante pelo seu trabalho e pela Organização. (C) Autoconfiança - o líder deve ter firmeza em suas decisões, não sendo, irredutível, diante das circunstâncias que se apresentam. (D) caráter é o fator preponderante nas decisões e no modo de agir de qualquer pessoa. (E) Autoconfiança - é a capacidade de se colocar no lugar dos liderados, compreendendo-os, demonstrando interesse genuíno por suas necessidades, preocupando-se e provendo o desenvolvimento e bem-estar pessoal e profissional destes.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 07 (CAP-CPA) 39. Em relação aos estilos de liderança, é INCORRETO afirmar que na: (A) Liderança Participativa, os componentes do grupo são incentivados a opinarem sobre as formas como a tarefa poderá ser realizada, cabendo a decisão final ao líder. (B) Liderança Transformacional, o líder trabalha com interesses e necessidades primárias dos seguidores, oferecendo recompensas de natureza econômica ou psicológica, em troca de esforço para alcançar os resultados organizacionais desejados. (C) Liderança Orientada para Tarefa (LOT), o líder focaliza o desempenho de tarefas e a realização de objetivos, transmitindo orientações específicas, definindo maneiras de realizar o trabalho. (D) Liderança Orientada para Relacionamento (LOR), o foco do líder é a manutenção e o fortalecimento das relações pessoais e do próprio grupo. (E) LOT, a especialização em tarefas é a principal responsabilidade do líder, à medida que possui a necessária qualificação profissional para o exercício da função.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 07 (CAP-CPA) 44. Em relação ao exercício da liderança pelo pessoal da MB, é INCORRETO afirmar que: (A) a importância do exercício da liderança é fundamental para que se possa alcançar altos índices de operacionalidade, coesão e lealdade entre os seus integrantes. (B) a Liderança Naval é um processo de influenciação utilizado por todos os escalões, no trato com os subordinados, em busca da harmonia entre os objetivos da Instituição e os interesses pessoais, fundamentada em leis e tradições navais. (C) a Liderança Naval é exercida nos âmbitos interno e externo, condicionada às normas estatutárias da hierarquia e da disciplina. (D) No âmbito externo, nem sempre é buscada propriamente uma liderança, mas sim um relacionamento tal que facilite a necessária persuasão quando houver necessidade de apoio à consecução dos interesses da Administração Naval. (E) Nas relações extra MB com os militares das demais Forças Armadas, militares estrangeiros ou pessoal de organizações civis, os conceitos de liderança também podem ser ferramentas úteis.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 07 (CAP-CPA) 48. É o entusiasmo com que o militar se dedica à sua carreira; é o seu intenso amor à Marinha, o seu devotamento pela grandeza da sua profissão; é a larga medida de uma verdadeira vocação e de um sadio patriotismo; é o supremo amor pelo serviço; é a alma da Marinha! O enunciado acima se refere a um dos valores organizacionais que integram a Rosa das Virtudes, previstos na Doutrina de Liderança da Marinha, denominado: (A) Honra. (B) Lealdade. (C) Fogo Sagrado. (D) Fidelidade. (E) Patriotismo.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 08 (CAP-CPA) 31. De acordo com o EMA-137, em relação ao exercício da liderança pelo pessoal da MB, é correto afirmar que: (A) no relacionamento com militares estrangeiros, o líder naval deve influenciar os indivíduos a sua volta, através da imposição de sua cultura. (B) a Liderança Naval é um processo utilizado por um número reduzido de escalões, em busca da obtenção dos objetivos da instituição. (C) os líderes navais, no contato com o pessoal de organizações civis, devem utilizar essencialmente os princípios da hierarquia e disciplina para cooptar os indivíduos a seu redor. (D) a Liderança Naval é exercida somente no âmbito interno, condicionada às normas estatutárias da hierarquia e da disciplina. (E) o líder deve trabalhar de modo a evitar que outros líderes subordinados sejam desenvolvidos, a fim de preservar o comando único das ações.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 08 (CAP-CPA) 34. Os processos sociais são definidos como a interação repetitiva de padrões de comportamente comumente encontrados na vida social. Os processos de maior incidência das sociedades e grupos humanos são: cooperação, competição e conflito. De acordo com o EMA-137, assinale a opção correta. (A) A competição consiste em obter recompensas pela eliminação ou enfraquecimento dos competidores. (B) A cooperação tem o mérito inicial de estimular a atividade dos indivíduos e dos grupos, aumentando-lhes a produtividade. (C) O conflito é definido como a luta pela posse de recompensas cujo oferta é limitada. (D) A competição é a exacerbação do conflito. (E) A cooperação implica uma opção pelo coletivo em deetrimento do individual.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 08 (CAP-CPA) 39. Segundo o EMA-137, pode-se afirmar que os diferentes estilos de liderança, proposto à luz das diversas teorias, se enquadram em três principais critérios de classificação, apresentados como eixos lógicos em que se agrupam apenas sete estilos principais. No eixo “tipo de incentivo”, assinale a opcão correta quanto ao seu estilo de liderança. (A) É condicionado pelas características pessoais, pelo conhecimento técnico-profissional e pelo engajamento e motivação dos componentes do grupo como um todo. (B) É especialmente indicado para situações de pressão, crise e mudança, que requerem elevados níveis de envolvimento e comprometimento dos subordinados. (C) É a manutenção e o fortalecimento da relações pessoais e dos próprio grupo. (D) É baseada na autoridade formal, aceita como correta e legítima pela estrutura do grupo. (E) É indicado para assuntos de natureza técnica, em que o líder atribui a assessores a tomada de decisões especializadas, deixando-os agir por si só.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 08 (CAP-CPA) 45. Assinale a opção que apresenta a definição de um dos principais atributos de um líder. (A) RESPEITO - os líderes que trabalham bem em grupo produzem uma atmosfera de solidariedade amistosa e constituem, eles mesmos, modelos de respeito, prestimosidade e cooperação. (B) CAPACIDADE DECISÓRIA - é a faculdade de deliberar acertadamente em circunstâncias imprevistas ou na ausência dos superiores, agindo sob responsabilidade própria, mas dentro da doutrina, a bem do serviço. (C) AUTOCONTROLE - estabilidade de humor e capacidade de atuar eficazmente, mesmo sob pressão. (D) CORAGEM - é a habilidade para considerar diversas linhas de ação, diante de uma situação-problema, escolhendo, em tempo hábil, aquela mais adequada para, assim, implementá-la. (E) HUMILDADE - é habilidade para atuar corretamente de modo diverso em diferentes situações.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 08 (CAP-CPA) 47. Assinale a única opção que CONTRADIZ as normas de Beckman a respeito da expedição de ordens. (A) Devem ser usadas ordens por escrito quanto trabalhador tem a compreensão vagarosa ou é “esquecido”. (B) Após expedir uma ordem, esteja sempre junto ao trabalhador a fim de fiscalizar seu cumprimento. (C) As ordens mais difíceis e complexas devem ser escritas. (D) Controle o mau gênio; evite a irreverência, o abuso e o sarcasmo. (E) Não tenha a compreensão da ordem como garantida.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 09 (CAP-CPA) 38. Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo, com relação aos estilos de liderança, e assinale a opção que apresenta a sequência correta. (.....) A Liderança Delegativa é indicada para assuntos de natureza técnica, na qual o líder atribui a assessores a tomada de decisões especializadas. (.....) O líder que adota o estilo democrático não encoraja a participação, por isso nunca perde de vista sua autoridade e responsabilidade. (.....) Na Liderança Democrática, abre-se mão de parte da autoridade formal em prol de uma esperada participação dos subordinados e aproveitamento de suas ideias. (.....) Um chefe inseguro facilmente conseguirá exercer uma liderança democrática, mas tenderá a submeter ao grupo todas as decisões. (.....) A Liderança Centralizadora é baseada na autoridade formal, aceita como correta e legítima pela estrutura do grupo. (A) (V) (F) (V) (F) (V) (B) (V) (F) (V) (F) (V) (C) (V) (V) (F) (F) (V) (D) (V) (V) (F) (F) (V) (E) (F) (F) (F) (F) (F).
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 09 (CAP-CPA) 42. Com relação aos atributos de um líder, é correto afirmar que: Coragem - capacidade de assumir responsabilidade por suas decisões e erros. (B) Caráter - combinação de traços de personalidade que dão consistência ao comportamento e tem por base as crenças e valores, sendo o fator preponderante nas decisões e no modo de agir de qualquer pessoa. (C) Entusiasmo - Persistência para a realização de tarefas, possibilitando vencer as dificuldades encontradas até concluí-las com eficácia, dentro dos prazos estabelecidos. (D) Determinação - Disposição para assumir responsabilidades e enfrentar desafios, demonstrando vibração espontânea e contagiante pelo seu trabalho e pela Organização. (E) Capacidade decisória - Capacidade de pensar e de decidir, autonomamente, e convicção de ter competência para ser bem sucedido diante de dificuldades, expressa pela segurança, firmeza e otimismo no modo de falar e de agir.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 10 (CAP-CPA) 33. Em relação aos níveis de liderança, é INCORRETO afirmar que: (A) a Liderança Direta, conquanto seja mais intensa no comando de pequenas frações ou unidades, será sempre exercida na carreira de um militar, tendo em vista que a estrutura organizacional da Força exige o trato com assessores e subordinados diretos. (B) a Liderança Organizacional desenvolve-se em organizações de maior envergadura, normalmente estruturadas como Estado-Maior, ela conduz operações pela força do exemplo, estimulando os subordinados e supervisionando-os apropriadamente. (C) a Liderança Direta, os líderes usam a doutrina para pautar suas condutas e adquirir certeza de que suas escolhas são as melhores. (D) os líderes estratégicos exercem sua liderança no âmbito dos níveis mais elevados da Instituição e sua influência é ainda mais indireta e distante do que a dos líderes organizacionais. (E) o sucesso de um líder estratégico significa deixar a Força pronta para vencer uma variedade de conflitos no presente e permanecer pronta para enfrentar as incertezas do futuro.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 10 (CAP-CPA) 46. Correlacione os principais atributos de um líder às suas respectivas definições e assinale, a seguir, a opção correta. PRINCIPAIS ATRIBUTOS I – Determinação II – Entusiasmo III – Respeito IV – Capacidade de Relacionamento Interpessoal DEFINIÇÕES (.....) Capacidade de exercer o papel de mentor, cultivando habilidades alheias, fornecendo feedback construtivo e reconhecimento oportuno. (.....) É imparcial em seus julgamentos, seus elogios e suas críticas. Age com tato e demonstra consideração com cada um de seus comandados. (.....) É uma disposição para assumir responsabilidades e enfrentar desafios, demonstrando vibração espontânea e contagiante pelo seu trabalho e pela Organização. (.....) Persistência para a realização de tarefas, possibilitando vencer as dificuldades encontradas até concluí-las com eficácia, dentro dos prazos estabelecidos. (A) ( I ) ( III ) ( II ) ( IV ) (B) ( IV ) ( III ) ( II ) ( I ) (C) ( IV ) ( II ) ( I ) ( III ) (D) ( III ) ( V ) ( II ) ( I ) (E) ( I ) ( II ) ( III ) ( IV ).
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 11 (CAP-CPA) 33. Executar ordens que são agradáveis, ou que partem de pessoas a quem se dedica estima, é um dever fácil de cumprir. Mas, cumprir ordens difíceis, arriscando a vida, contrariando os próprios interesses e opiniões, por fidelidade ao serviço, é muito mais digno, porquanto implica sacrifício, que caracteriza a virtude militar. O enunciado acima se refere a um dos valores organizacionais que integram a Rosa das Virtudes, previstos na Doutrina de Liderança da Marinha, denominado: (A) Decisão. (B) Lealdade. (C) Fogo Sagrado. (D) Fidelidade. (E) Ordem.
ASCENSÃO-CA-AA-AFN - 2022 - SIMULADO 11 (CAP-CPA) 43. Em relação ao exercício da liderança pelo pessoal da MB, assinale a opção INCORRETA. (A) Ele pode significar a diferença entre a vitória e a derrota, mesmo em um cenário onde as operações militares se valerão de complexa e avançada tecnologia bélica. (B) O líder deve trabalhar para desenvolver outros líderes subordinados, assim como elevar o potencial, a responsabilidade e a cooperação dos subordinados, em geral. (C) Todos os militares devem ser incentivados a aprimorar sua capacidade de liderança, buscando a constante atualização técnico-profissional; a capacidade de perceber a situação e mudar adequadamente o estilo de liderança a ser exercido, entre outros. (D) A autoconfiança destaca-se como atributo a ser prioritariamente aprimorada para a assunção de cargos na MB. (E) O militar com reconhecida capacidade profissional, em seu ambiente de trabalho, torna-se referência para seus superiores, pares ou subalternos e desponta como um condutor de homens.
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
COMMENTS
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests