option
Questions
ayuda
daypo
search.php

Manual de Operações de Evacuação de Não-Combatentes de Fuzileiros Navais

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Manual de Operações de Evacuação de Não-Combatentes de Fuzileiros Navais

Description:
Teste de conhecimento

Creation Date: 2025/07/10

Category: Others

Number of questions: 10

Rating:(0)
Share the Test:
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
New Comment
NO RECORDS
Content:

De acordo com a CGCFN-2-3, manual de operações de Evacuação de não-Combatentes de Fuzileiros Navais, qual documento determina que a salvaguarda das pessoas, dos bens e dos recursos brasileiros ou sob jurisdição brasileira é matéria constitucional e é um objetivo explicitamente estabelecido?. A) Constituição Federal. B) Estratégia Nacional de Defesa. C) Concepção estratégia de Defesa. C livro Branco da Defesa. E) Política de Defesa Nacional.

Durante a realização de uma Operação de Evacuação de Não-Combatentes (ENC), o GptOpFuzNav pode ter que atuar em dois tipos de ambiente operacional: o permissivo e o hostil. Qual das opções abaixo descreve uma das características de uma ENC em ambiente operacional hostil?. A) Haverá preponderância das atividades de apoio de serviços ao combate. B) O GptCpFuzNav deverá possuir um efetivo reduzido de forças de segurança. C) O governo do pais hospedeiro ainda mantém o controle da situação. D) Serão enfatizadas as tarefas de caráter tático. E) Deve ser descartada a hipótese de distúrbios populacionais.

Com relação às operações de Evacuação de Não Combatentes, assinale a opção correta. A) A Marinha do Brasil (MB) poderá ser chamada a realizar operações militares para prover a necessária segurança à evacuação de nossos nacionais, entretanto não é permitido provê-la para outras nacionalidades, mesmo que seja de interesse do governo brasileiro. B) Ainda que qualquer uma de nossas Forças Singulares seja capaz de executar esse tipo de operação, a MB não possui uma especial aptidão para esta tarefa. C) A expressão “não combatentes" engloba o pessoal civil de nacionalidade brasileira, mas não engloba os militares brasileiros impossibilitados de prover adequadamente sua autodefesa. D) Ainda que seja uma operação realizada no estrangeiro, é irrelevante a estreita coordenação entre a MB e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), dada a questão propriamente militar da atividade. E) Em território estrangeiro, o chefe de nossa representação diplomática no respectivo país, por ser o representante direto do Governo Brasileiro, será a autoridade com poder decisório.

Analise as afirmativas abaixo, em relação às operações de Evacuação de Não Combatentes. I - Em princípio, um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, ao realizar uma Operação de Evacuação de Não Combatentes, valer-se-á de meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais. Il - Não adquirem características distintas das observadas na Incursão Anfíbia, que é uma operação de guerra naval cuja execução pressupõe, normalmente, um ato de força entre as nações envolvidas. 4 Ill - No ambiente permissivo, a principio, não se observa nenhum tipo de resistência, ações hostis ou ameaças físicas à Força que executa a Operação de Evacuação de Não Combatentes. IV - São operações militares realizadas em um cenário fortemente influenciado por aspectos preponderantemente militares, relacionados aos interesses brasileiros na região. V - Revestem-se de forte caráter político decorrente das suscetibilidades das relações internacionais, sendo, portanto, conduzidas, em todos os níveis, pelo Ministério das Relações Exteriores em estreita coordenação com o Ministério da Defesa. Assinale a alternativa correta. A) Apenas as afirmativas Ill e V são verdadeiras. B) Apenas as afirmativas I, lll e V são verdadeiras. C) Apenas as afirmativas I, IIl, IV e V são verdadeiras. D) Apenas as afirmativas I, II, IIl e V são verdadeiras. E) Apenas as afirmativas I e V são verdadeiras.

Com relação as Operações de Evacuação de Não-Combatentes, assinale a seguir a opção correta. A) Dadas as características do Poder Naval, dentre as quais a mobilidade e a permanência, apenas a Marinha do Brasil, dentre as três Forças Singulares, está em plenas condições de realizar uma Evacuação de Não-Combatentes em outro continente. B) A expressão "não-combatentes" engloba o pessoal civil de nacionalidade brasileira, mas excluo os militares brasileiros impossibilitados de prover adequadamente sua autodefesa. C) Em território estrangeiro, o chefe de nossa representação diplomática no respectivo país, por ser o representante direto do Governo Brasileiro, será a autoridade com poder decisório. D) O Comandante do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais deve considerar a possibilidade de manter uma força de reação capaz de prover segurança a Força como um todo e aos evacuados, exceto se o ambiente for permissivo. E) Devido às peculiaridades das Operações de Evacuação de Não-Combatente, não será estabelecida uma Área do Objetivo Anfíbio (ACA).

De acordo com a publicação CGCFN-2-3 - Manual de Operações Evacuação de Não-Combatentes de Fuzileiros Navais, os dois tipos de ambiente operacional nos quais os GptOpFuzNav podem ter que atuar ao executar uma ENC são: A) incursivo e hostil. B) permissivo e não-permissivo. C) resistivo e hostil. D) permissivo e hostil. E) incursivo e permissivo.

De acordo com a publicação CGCFN-2-3 - Manual de Operações Evacuação de Não-Combatentes de Fuzileiros Navais, no ambiente ___________não se observa nenhum tipo de resistência, ações hostis ou ameaças físicas à Força que executa a ENC. O Governo local não deverá se opor à partida dos não-combatentes de seu território, podendo inclusive, prestar algum tipo de apoio à evacuação: A) Hostil. B) Permissivo. C) De guerra. D) Resistivo. E) Passivo.

Sobre as capacidades operacionais de um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav) embarcado em uma Força Naval, é correto afirmar que: A) Ele pode atuar apenas em águas territoriais brasileiras, sem permissão para operações em águas internacionais. B) Seu deslocamento para áreas marítimas em águas internacionais depende exclusivamente da autorização da Organização das Nações Unidas (ONU). C) Ele está habilitado a deslocar-se para águas internacionais para apoiar a evacuação de pessoal em risco, atuando em coordenação com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). D) Sua principal função é garantir a segurança dos portos nacionais, sem envolvimento em operações fora do território brasileiro. E) Ele realiza operações exclusivamente de combate, não participando de operações de evacuação.

Considerando o emprego dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav) nos níveis de condução dos conflitos, assinale a alternativa correta acerca da Evacuação Não-Combatente (ENC): A) A ENC sempre atua exclusivamente no nível político, por tratar-se de uma operação diplomática. B) A atuação do GptOpFuzNav na ENC limita-se ao nível tático, como nas operações clássicas, sem participação nos níveis superiores. C) A ENC permite que o Comando do GptOpFuzNav atue nos níveis operacional e tático, mesmo não possuindo uma estrutura militar específica ativada. D) O GptOpFuzNav não participa da ENC, pois esta é de responsabilidade exclusiva do Ministério das Relações Exteriores. E) Na ENC, o GptOpFuzNav atua apenas no nível estratégico-militar, sem envolvimento nas operações táticas.

Sobre a evacuação de não-combatentes realizada pelos Fuzileiros Navais em solo estrangeiro, assinale a alternativa correta: A) Apenas o pessoal civil brasileiro é considerado não-combatente, excluindo militares incapacitados de autodefesa. B) A evacuação de não-combatentes independe da coordenação com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), pois é uma ação exclusivamente militar. C) Pessoas de outras nacionalidades não podem ser consideradas não-combatentes, mesmo que seja do interesse do governo brasileiro. D) A operação exige estreita coordenação entre a Marinha do Brasil (MB), via Ministério da Defesa, e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), para acertar todos os detalhes da ação. E) Os integrantes das representações diplomáticas brasileiras não são considerados não-combatentes.

Report abuse