Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONMatéria-GE-Ap1

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Matéria-GE-Ap1

Description:
Estudo GE

Author:
GSPotter
(Other tests from this author)

Creation Date:
06/05/2023

Category:
Others

Number of questions: 13
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
1) Em quantas regiões divide-se a Europa e quais são elas?.
Qual região da Europa é composta pelos seguintes países: Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia.
Qual região da Europa é composta pelos seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, França, Holanda, Irlanda, Itália, Liechtenstein, Mônaco, Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte, San Marinho, Suíça e Vaticano. .
Qual região da Europa é composta pelos seguintes países: Andorra, Espanha e Portugal.
Qual região da Europa é composta pelos seguintes países: Armênia, Azerbaijão, Belarus, Eslováquia, Geórgia, Hungria, Moldávia, Polônia, República Tcheca, Romênia, Federação Russa e Ucrânia. .
Qual região da Europa é composta pelos seguintes países: Albânia, Bósnia, Bulgária, Croácia, Eslovênia, Grécia, Kosovo, Macedônia, Montenegro, Turquia (parte europeia) e Sérvia.
Qual região da Europa é composta pelos seguintes países: Estônia, Letônia e Lituânia.
Situada no extremo norte da Europa, os países ****** são caracterizados por serem de alto padrão de vida social e economias estáveis. Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia fazem parte desta região, demonstrando que problemas sociais não são temas desses países. Com índices de renda per capta entre US$ 19.000 (o valor mais baixo) até US$ 28.000, essas nações estão a anos-luz da realidade mundial. Particularmente, a Noruega que, segundo o IDH (ONU) tem sido classificado entre os cinco maiores nos últimos 15 anos. O padrão de vida ***** chega a diferenciar-se do padrão europeu. Com pouca população e muito dinheiro circulando em seus territórios, esses países distribuem muito bem suas riquezas. No campo físico, a região é muito conhecida pelos fiordes noruegueses que estão na península Escandinava (Noruega e Suécia), enquanto a ilha da Islândia, que se situa bem afastada da massa continental europeia, possui grandes processos vulcânicos por estar numa falha tectônica. Outro fato interessante da *****, é o acontecimento do “sol da meia-noite” (no verão) e da aurora boreal (no inverno). Isto é possível em virtude de a região estar localizada na proximidade do Polo Norte (países setentrionais).
Conhecida também como centro geoeconômico da Europa, por agrupar os países mais ricos e influentes em questões mundiais, essa região é na verdade o coração europeu em todos os sentidos. Esta área é formada por doze nações que são difundidas em todo o mundo como governantes da União Europeia (UE), pois nesta região está localizada a sede da UE em Bruxelas, capital da Bélgica. Países como: Alemanha, Reino Unido, França e Itália, são grandes potências econômicas e também participam como membros do G-7, e Áustria, Bélgica, Irlanda (Eire), Holanda, Luxemburgo, Liechtenstein, Suíça, Mônaco, San Marino e Vaticano dão suporte econômico para a União Europeia. Os países dessa região possuem economias estáveis e bons níveis de vida. O território da Europa Central é caracterizado por diferentes formas de relevo, podemos encontrar desde extensas planícies (como na região dos Países Baixos – Holanda) até grandes montanhas, onde está localizado o Mont Blanc (Monte Branco) com 4.810 metros de altitude (ponto mais alto da Europa), situado na região dos Alpes, entre a França e a Itália.
São três nações que compõem esta região: Andorra, Espanha e Portugal. Mas nem por isso deixa de ter significativa importância para a Europa. Esses países (Espanha e Portugal) foram grandes potências na época da colonização das Américas, sendo que atualmente suas influências estão mais relacionadas com o continente europeu. Participam da União Europeia desde a sua criação e são grandes produtores agrícolas na Europa por terem suas terras em latitude mais baixa, o que condiciona um clima mais quente do que outros países do continente. São grandes os atrativos turísticos da região, tanto suas famosas praias mediterrâneas, como pelas questões históricas. O relevo da região é muito peculiar, pois se tem áreas de montanhas (Serra Nevada) e extensas planícies e planaltos. O nome **** provém da **** em que se localizam essas nações.
Com a maior extensão territorial das divisões regionais da Europa, o ****** é composto por países originados com o fim da Guerra Fria e com nações que faziam parte do bloco socialista da Europa. Em consequência deste fato, a inserção na EU dependeu de muitos investimentos dos vizinhos ocidentais e rigorosos ajustes na economia, que geraram crises, principalmente na década atual. Alguns deles também se uniram para reunir forças e formaram a CEI (ex-URSS). Esta região é “liderada” pela Rússia, mas possui outras nações importantes e conhecidas: Polônia, Romênia, Hungria, República Tcheca, Ucrânia, Eslováquia, Moldávia, Belarus, Geórgia, Armênia e Azerbaidjão. No que se refere ao relevo local podemos citar os montes Urais, que fazem a divisão da Europa com a Ásia, e extensas planícies que são áreas agrícolas de suma importância para estes países.
Conhecida nos últimos anos como palco da Guerra da Iugoslávia, essa região está mergulhada em diversos problemas de ordem sociais e econômicos, onde Iugoslávia, Croácia, Bosnia-Herzegovina e Macedônia levarão anos para se reestruturar internamente. Porém, Grécia, Bulgária, Eslovênia, Albânia e Turquia (parte europeia), antes da crise econômica e imigratória atual não se encontravam em situação tão precária, vale destacar que a Grécia é um país-membro da União Europeia desde a sua criação. Em consequência da guerra nos Balcãs, a região necessitou de ajuda financeira internacional pois teve sérios problemas em sua infraestrutura. Por outro lado, observamos o turismo grego se destacando no panorama mundial. Caracterizado por regiões montanhosas, os **** possuem um relevo peculiar ao longo de sua extensão, encontrando planícies somente no norte desta região.
Tendo o menor território de todas as regiões da Europa, os ****** são formados por três nações provindas do extinto mundo socialista: Estônia, Letônia e Lituânia. Vale lembrar que esta região possui este nome em razão do mar que banha essas três nações, o Mar **** . Estes países conseguiram sua independência com o fim da URSS e este fato se explica o atraso deles em relação aos vizinhos ocidentais. As empresas de celulose e pesqueiras têm investido muito na modernização. Desde o fim da URSS se manifestaram a favor da inserção na UE. As três nações se uniram de tal forma que é muito difícil relacionar uma delas sem pensar na outra, isto pode ser explicado pela proximidade geográfica, cultural e religiosa que elas possuem. A região é caracterizada por extensas planícies, mas também é composta por montanhas em seu interior.
Report abuse Consent Terms of use