Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONMETAV 2023

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
METAV 2023

Description:
METEOROLOGIA DA AVIAÇÃO

Author:
3SG-SI FRANÇA
(Other tests from this author)

Creation Date:
17/05/2023

Category:
Others

Number of questions: 52
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Como a meteorologia aeronáutica visa contribuir com a Navegação Aérea ? Com a segurança, regularidade e eficiência. Com a previsão, rapidez e parcialidade. Com segurança, previsão e rapidez. Com Regularidade, eficiência e Previsão.
É definido como a condição atmosférica num determinado momento e local ? Tempo Clima Meteorologia Previsão do Tempo.
Qual a relação entre a condição meteorológica adversa e o acidente aeronáutico ? Pode ser um fator contribuinte Não há relação entre eles São fatores inexistentes Nenhuma destas respostas.
Em que camada da atmosfera terrestre estão concentrados os principais fenômenos atmosféricos ? Troposfera Mesosfera Exosfera Estratosfera.
Qual o gás predominante na atmosfera e qual sua proporção? Nitrogênio (78%) Vapor D´'agua (78%) Hidrogênio (78%) Oxigênio (78%).
Qual é o gradiente de temperatura na ISA? 2 ºC/1000 ft 2 ºC/100 ft 4 ºC/1000 ft 2 ºC/100 ft.
P rocesso de transferência de calor por contato, em que os corpos com temperaturas diferentes transferem energia entre si, do mais quente para o mais frio. Condução Convecção Advecção Radiação.
Mudança térmica gradativa ao longo do dia, como consequência do movimento de rotação da Terra. Variação diurna Variação solar Variação sazonal Variação anual.
Energia (térmica) em trânsito de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura entre eles. Calor Frio Umidade Ebulição.
É a força exercida pelo ar sobre a superfície. Pressão Atmosférica Frentes Jatos de Ar Correntes de Vento.
Qual a relação entre a pressão e a temperatura na atmosfera? São inversamente proporcionais São igualmente proporcionais Não há relação entre elas Uma não depende em nada da outra.
Relacione ligando os pontos verdes Centro de Alta Pressão Centro de Baixa Pressão.
Linhas que unem pontos de mesma pressão à superfície? Isóbaras Isótonas Isoequivalentes Isótopas.
Qual o gradiente de pressão na atmosfera padrão ? 1 hPA 30 ft (9 m) 1 hPA 60 ft (18 m) 1 hPA 15 ft (4,5 m) 1 hPA 75 ft (22,5 m).
Qual o nome do ajuste de pressão para voos em rota? (QNE) 1013 hPA (QNA) 1013 hPA (QNH) 1013 hPA (QNP) 1013 hPA.
Qual a influência do ar mais frio que o padrão no altímetro de uma ANV em nível ? As ANV voarão mais baixo que o indicado no altímetro As ANV voarão mais alto que o indicado no altímetro As ANV voarão exatamente na mesma altura que o indicado no altímetro As ANV não poderão voar.
Uma ANV no FL 050 sobrevoa uma montanha de 3000 ft de altitude. Qual a distância vertical entre ambas sabendo que o QNH é de 1000 hPA ? 1610 ft 2390 ft 2610 ft 3390 ft.
Qual a força geradora do vento ? É a força do gradiente de pressão É a força do gradiente de ondas É a força do gradiente atmosférico É a força do gradiente de temperatura.
Qual o efeito da força de Coriolis ? Desviar o vento para a esquerda (HS) e direita (HN) Desviar o vento para a esquerda (HN) e direita (HS) Desviar o vento para a direita em ambos os hemisférios Desviar o vento para a esquerda em ambos os hemisférios.
Cinturão de baixas pressões na região equatorial? ZCIT ZCAS ZCOU ZCAN.
Vento que sobra do mar para a terra durante o dia? Brisa Marítima Brisa Terrestre Brisa Diurna Brisa Noturna.
Ao passar do estado gasoso para o líquido, a água absorve ou libera calor ? Absorve Libera.
Forma representativa da umidade que varia de 0 a 100% ? Umidade relativa. Vapor d'agua Ponto de Orvalho Saturação.
Processo de saturação que ocorre em montanhas? Orográfico Dinâmico Advectivo Superficial.
Nuvem que produz a trovoada. Cumulonimbus TCU Stratus Stratocumulus.
Ligue os pontos verdes, a respeito de nuvens: Classificação Composição.
Ligue os pontos verdes, a respeito de nuvens: Nuvens Altas Nuvens Médias Nuvens Baixas.
Quanto à intensidade, como são classificadas as precipitações ? Leves (-), Moderadas (=), Fortes (+) Fracas (-), Moderadas (=), Fortes (+) Leves (-), Moderadas ( ), Fortes (+) Fracas (-), Moderadas ( ), Fortes (+).
Caráter da precipitação que ocorre com intervalos menores que os períodos de precipitação? Intermitente Contínuo Rápido Forte.
Volume de ar com caraterísticas homogêneas em termos de umidade, temperatura e pressão: Massa de Ar Frente quente ou fria Pressão atmosférica Jato de ar.
Local onde se formam as massas de ar ? Região de Origem Polo Norte Polo Sul Regiões Oceânicas.
Quais são, em geral, as características da massa que repousa sobre o oceano atlântico sul, a leste do Brasil, a ASAS? Marítima, Tropical e Quente Marítima, Equatorial e Quente Continental, Tropical e Quente Continental, Equatorial e Quente.
O deslocamento da massa fria de ar resulta em estabilidade ou instabilidade? Estabilidade Instabilidade.
O limite entre duas massas de ar de características diferentes: Frente ZCIT Frontogênese Frontólise.
Nome do processo de formação de uma frente? Frontogênese Frontólise Fronteira Frente de origem.
Quais as condições para a formação de gelo ? Temperatura menor que 0°C e água em estado líquido Temperatura menor que 10°C e água em estado líquido Temperatura menor que 0°C e água em estado de vapor Temperatura menor que 10°C e água em estado vapor.
Quais são os tipos de gelo ? Claro, Opaco e Geada Leve, Moderado e Pesado Claro, Opaco e Granizo Neve, Granizo e Opaco.
Gelo que se acumula principalmente nos bordos de ataque ? Opaco Claro Geada Granizo.
Gelo que adere ao para brisas afetando a visibilidade do piloto ? Geada Claro Opaco Granizo.
Quanto à intensidade, como podemos classificar a formação de gelo? Leve, Moderado ou forte Claro, Opaco ou Geada Leve, Opaco ou Geada Claro, Moderado ou Forte.
Turbulência que predomina nas nuvens convectivas Térmica Convectiva Orográfica Turbulência de Ar Claro (CAT).
Turbulência que ocorre a sotavento das montanhas Orográficas Térmicas Convectivas Turbulência de Ar Claro (CAT).
Nuvem que favorece a formação da Cortante do Vento (Wind Shear)? Cumulonimbus Stratus Cumulus Stratocumulus.
Turbulência geralmente associada às correntes de jato? Turbulência de Ar Claro (CAT) Térmica Orográfica Convectivas.
Também conhecidas por térmicas, são aquelas trovoadas induzidas por convecção, como resultado do aquecimento local (circulação direta). São mais frequentes no final das tardes de verão: Trovoadas Convectivas Trovoadas Advectivas Trovoadas Orográficas Trovoadas Frontais.
São trovoadas que se formam pela advecção de ar úmido e aquecido por baixo de ar condicionalmente estável, sob a forma de ventos fortes e quentes: Trovoadas Advectivas Trovoadas Convectivas Trovoadas Orográficas Trovoadas Frontais.
Qual é o estágio da trovoada, que representa o período inicial da célula total e surge a partir de uma nuvem cumulus. Caracteriza se, portanto, por um único fluxo de corrente ascendente e que se reflete à superfície através de pressões ligeiramente baixas e de uma convergência suave de ventos: Estágio de Cumulus Estágio de Maturidade Estágio de Dissipação Estágio de Mitigação.
Qual é o estágio da trovoada, identificado pela chegada repentina da precipitação ao solo, representa a fase na qual a intensidade máxima da tempestade pode se manifestar sob todos os aspectos possíveis. A nuvem atinge o seu máximo desenvolvimento vertical. Estágio de Cumulus Estágio de Maturidade Estágio de Dissipação Estágio de Mitigação.
Qual é o estágio da trovoada, que com o aumento gradativo da precipitação as correntes descendentes se intensificam, enquanto as ascendentes se enfraquecem Como resultado toda a nuvem se torna uma grande área de correntes descendentes: Estágio de Cumulus Estágio de Maturidade Estágio de Dissipação Estágio de Mitigação.
Como deve ser feito o desvio do CB no Hemisfério Sul? Pela esquerda a 20 NM e Separação vertical de 5000 ft Pela esquerda a 5 NM e Separação vertical de 1000 ft Pela esquerda a 20 NM e Separação vertical de 1000 ft Pela esquerda a 5 NM e Separação vertical de 5000 ft.
Ligue os pontos verdes: MI BC PR SH TS DZ RA GR.
Ligue os pontos verdes: BR FG FU HZ PO SQ VC.
Report abuse Consent Terms of use