Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ON MFFN-P2 (Q52-100)

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
MFFN-P2 (Q52-100)

Description:
Manual de Fundamento de FN (a) Guerra, Conflito, Poder e Funções de Combate)

Author:
FREITAS
(Other tests from this author)

Creation Date:
30/09/2021

Category:
Others

Number of questions: 49
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
52- No nível operacional, normalmente, a campanha é faseada. Este faseamento poderá compreender as proposições abaixo, EXCETO: a) encerramento das operações e redirecionamento de Forças b) ações preparatórias c) cronologia ou sequências de ações principais d) ações táticas e) a concentração e desdobramento de meios.
53- A tática refere-se ao emprego dos meios em combate, sendo caracterizada especialmente pela existência do contato, que: a) necessariamente será físico, ocorrendo em espaço e tempo mais restritos que no nível operacional. b) não necessariamente será restrito, ocorrendo em espaço e tempo mais restritos que no nível operacional. c) não necessariamente será físico, ocorrendo em espaço e tempo mais restritos que no nível operacional. d) extremamente será físico, ocorrendo em espaço e tempo mais restritos que no nível operacional. e) não extremamente será restrito, ocorrendo em espaço e tempo mais restritos que no nível operacional.
54- Este nível de condução de conflitos é caracterizado especialmente pela existência do contato, que não necessariamente será físico. a) Nível político b) Nível estratégico c) Nível operacional d) Nível tático e) Nível militar.
55- Embora na tática prevaleça o fogo e o movimento, não se deve prescindir dos fundamentos da(o): a) Guerra de Atrito b) Patrulha de Combate c) Patrulha de assalto d) Operação Anfíbia e) Guerra de Manobra.
56- São dois estilos diferentes conhecidos na condução dos conflitos, mas não antagônicos: a) Guerra de Atrito e Guerra de Manobra b) Guerra Tática e Guerra de Posição c) Mobilidade e contramobilidade d) Inteligência e Proteção e) Guerra de Atrito e Operação Anfíbia.
57- Todo emprego ou enfrentamento de Forças se vale de fundamentos da: a) Guerra de Atrito e Guerra de Manobra b) Guerra Tática e Guerra de Posição c) Mobilidade e contramobilidade d) Inteligência e Proteção e) Guerra de Atrito e Operação Anfíbia.
58- A predominância de um dos estilos – Guerra de Manobra ou de Atrito – depende de uma variedade de fatores que compreendem, dentre outros: a) A eficiência e o poder de fogo das Forças envolvidas b) A natureza, a eficiência e o poder de fogo das Forças envolvidas c) A eficiência, o adestramento e o poder de fogo das Forças envolvidas d) A predominância da eficiência, a natureza e o poder de fogo das forças envolvidas e) A natureza, a eficiência e o poder de combate das Forças envolvidas.
59- Neste estilo, busca-se a consecução dos efeitos desejados pela destruição cumulativa dos meios inimigos, tanto de pessoal quanto material: a) Guerra de Atrito b) Nível Operacional c) Guerra de Manobra d) Nível Estratégico e) Nível Tático.
60- Marque verdadeiro ou falso e indique a sequência correta: ( ) A Guerra de Manobra vale-se da manobra, basicamente, para possibilitar o emprego de abordagem da guerra com forte ênfase em regras e procedimentos. ( ) Na Guerra de Atrito, a principal “ferramenta” da atrição é força. ( ) A Guerra de Atrito busca a consecução dos efeitos desejados pela destruição cumulativa dos meios inimigos, tanto de pessoal quanto material, trabalhando basicamente no campo físico. ( ) Na Guerra de Manobra, a manobra tem um significado mais amplo, podendo ser estendida no tempo e na forma. ( ) Guerra de Atrito: neste estilo, a vitória independe, fundamentalmente, de superioridade numérica e/ou tecnológica. a) ( V ), ( F ), ( V ), ( V ), ( V ) b) ( F ), ( F ), ( V ), ( V ), ( F ) c) ( F ), ( F ), ( F ), ( V ), ( F ) d) ( F ), ( V ), ( V ), ( F ), ( V ) e) ( V ), ( F ), ( F ), ( V ), ( V ).
61- Qual a principal “ferramenta” da atrição, no estilo Guerra de Atrito? a) O combatente b) O armamento c) O fogo d) O engajamento e) O emprego de Força contra Força.
62- Neste estilo, independentemente de sua vontade, o inimigo será obrigado a ceder pela simples inexistência de meios e, consequentemente, pela falta de vontade para continuar a luta. Com base na afirmativa, indique a opção correta: a) Guerra de Manobra b) Poder de Combate c) Apoio de Fogo d) Guerra de Atrito e) Mobilidade.
63- A Guerra de Atrito vale-se da manobra, basicamente, para possibilitar o emprego de: a) Comando e controle b) Manobra c) Apoio de fogo d) Poder de combate e) Força contra Força.
64- Neste estilo, busca-se o confronto com as unidades inimigas de modo a neutralizá-la diretamente: a) Nível Estratégico b) Nível Político c) Guerra de Atrito d) Nível Tático e) Guerra de Manobra.
65- A Guerra de Atrito vale-se da manobra, basicamente, para possibilitar o emprego de Força contra Força. Seu foco é: a) Aplicação eficiente dos fogos b) A vitória, independente dos fundamentos utilizados c) A superioridade numérica e material d) O combate indireto e) Superioridade numérica e/ou tecnológica.
66- No estilo Guerra de Atrito, a principal “ferramenta” de atrição é o fogo, sendo o progresso das ações aferido em bases quantitativas, por meio de quê? e) Balanço dos danos materiais e baixas infligidas ao inimigo ou pelo temor conquistado. d) Balanço dos danos psicológicos e baixas infligidas ao inimigo ou pelo terreno conquistado. c) Balanço das baixas infligidas ao inimigo ou pelo terreno conquistado. b) Balanço dos danos materiais e baixas infligidas ao inimigo ou pelo terreno conquistado. a) Balanço dos danos pessoais e baixas infligidas ao inimigo ou pelo terreno conquistado.
67- Na Guerra de Atrito, a vitória depende, fundamentalmente,de: a) superioridade aérea e/ou tecnológica b) superioridade tecnológica de meios c) conhecimento do terreno d) superioridade numérica e/ou tecnológica e) superioridade numérica e/ou supremacia aero-naval.
68- No estilo Guerra de Atrito, os resultados serão proporcionais ao: a) Nível de tática utilizada e, normalmente, mais custosos em pessoal e material b) Nível de força empregada e, normalmente, mais custosos em pessoal e material c) Nível de imperatividade utilizada e, normalmente, mais custosos em pessoal e material d) Nível de operação utilizado e, normalmente, mais custosos em pessoal e material e) Nível de adestramento utilizado e, normalmente, mais custosos em pessoal e material.
69- Associe e indique a sequência correta: I – Nível Tático de condução dos conflitos II – Fricção III – Guerra de Atrito IV – Guerra de Manobra V – Poder de combate ( ) – Busca-se o confronto com as unidades inimigas de modo a neutralizá-las diretamente. ( ) – Sendo o resultado da combinação de fatores mensuráveis e não mensuráveis que intervém nas operações, condicionando-lhes o desenvolvimento. ( ) – Refere-se ao emprego dos meios em combate, sendo caracterizada especialmente pela existência do contato, não necessariamente será físico. ( ) – A liderança em todos os níveis, a rapidez, a surpresa e a audácia são elementos fundamentais. ( ) – Pode ser fruto de agentes externos, como o fogo inimigo, um obstáculo natural ou uma interferência eletrônica ou autoinduzida, em decorrência de ordens confusas ou mal transmitidas. a) (IV), (V), (I), (II), (II) b) (I), (V), (III), (IV), (II) c) (III), (IV), (I), (V), (II) d) (II), (V), (I), (IV), (III) e) (III), (V), (I), (IV), (II).
70- Em qual o estilo de condução dos conflitos os riscos de insucesso são maiores? a) Nível Estratégico b) Nível Político c) Guerra de Atrito d) Nível Tático e) Guerra de Manobra.
71- No estilo Guerra de Manobra, as manobras devem priorizar a: a) Aproximação direta, na busca de se abordar o inimigo a partir de uma posição vantajosa. b) Aproximação indireta, na busca de se abordar o inimigo a partir de uma posição vantajosa. c) Aproximação direta, na busca de surpreender o inimigo a partir de uma posição vantajosa. d) Aproximação indireta, na busca de surpreender o inimigo a partir de uma posição vantajosa. e) Aproximação direta, na busca de capturar o inimigo de uma posição vantajosa.
72- Na busca de se abordar o inimigo a partir de uma posição vantajosa, a Guerra de Manobra deve priorizar um aproximação indireta. Essa posição vantajosa não é apenas física ou espacial. Ela pode ser também.... a) Tempestiva, moral ou psicológica. b) Temporária, moral ou psicológica. c) Temporal, moral ou pacífica. d) Temporizada, psicológica ou pacífica. e) Temporal, moral ou psicológica.
73- Trabalhando no campo psicológico, o estilo Guerra de Manobra busca a consecução dos efeitos desejados pela indução no inimigo do sentimento de que a resistência será: a) Dizimada ou redundará em perdas inaceitáveis. b) Desfeita ou redundará em perdas inaceitáveis. c) Inócua ou redundará em perdas inaceitáveis. d) Inócua ou redundará em índices inaceitáveis. e) Inócua ou redundará em perdas lamentáveis.
74- “Nele, independentemente da situação dos seus meios em pessoal e material, o inimigo é levado a ceder à vontade de seu oponente, adotando ações que lhe são desfavoráveis”. O trecho refere-se a que estilo de condução de conflitos? a) Nível Estratégico b) Nível Político c) Guerra de Atrito d) Nível Tático e) Guerra de Manobra.
75- “Também nesse estilo, o fogo é largamente empregado, embora, em sua forma pura, conseguiria a vitória sem que se efetuasse um disparo se quer”. O trecho refere-se a que estilo de condução de conflitos? a) Guerra de Atrito b) Nível Político c) Guerra de Manobra d) Nível Tático e) Nível Estratégico.
76- “Entretanto, o propósito do emprego do fogo não é prioritariamente a redução da capacidade física do inimigo, mas o rompimento da coesão mental das Forças oponentes”. O trecho refere-se a que estilo de condução de conflitos? a) Guerra de Manobra b) Nível Político c) Guerra de Atrito d) Nível Tático e) Nível Estratégico.
77- Habitualmente, a manobra é entendida como um deslocamento da tropa no terreno visando a obtenção de posicionamento vantajoso em relação ao inimigo, conceito que continua válido na Guerra de Manobra. Todavia, nesse estilo de guerra, a manobra tem um significado mais amplo, podendo ser entendida: a) no tempo e no estilo b) no estilo e na forma c) no tempo e no espaço d) no tempo e na forma e) na tática e na técnica.
78- Na Guerra de Manobra, a manobra tem um significado mais amplo, podendo ser entendida no tempo e na forma. Diz-se do entendimento em relação ao tempo que: a) obtém-se, com mais tempo que o inimigo no planejamento e condução das ações, uma vantagem psicológica decorrente da incapacidade do oponente reagir coerentemente. b) obtém-se, com um ritmo superior ao do inimigo na condução das ações, uma vantagem psicológica decorrente da incapacidade do oponente reagir coerentemente. c) obtém-se, com mais tempo que o inimigo na execução das ações, uma vantagem psicológica decorrente da incapacidade do oponente reagir coerentemente. d) obtém-se, com menos tempo disponível para agir em relação ao inimigo, uma vantagem psicológica decorrente da incapacidade do oponente reagir coerentemente. e) obtém-se, com mais meios que o inimigo no planejamento e condução das ações, uma vantagem psicológica decorrente da incapacidade do oponente reagir coerentemente.
79- Na Guerra de Manobra, a manobra tem um significado mais amplo, podendo ser entendida no tempo e na forma. Diz-se do entendimento em relação à forma que: a) atuar de uma maneira não previsível pelo inimigo, também conferindo uma vantagem técnica. b) atuar de uma maneira previsível pelo inimigo, também conferindo uma vantagem estratégica. c) atuar de uma maneira não previsível pelo inimigo, também conferindo uma vantagem bélica. d) atuar de uma maneira não previsível pelo inimigo, também conferindo uma vantagem psicológica. e) atuar de uma maneira previsível pelo inimigo, também conferindo uma desvantagem psicológica.
80- Habitualmente, a manobra é entendida como um deslocamento da tropa no terreno visando a obtenção de posicionamento vantajoso em relação ao inimigo, conceito que continua válido na Guerra de Manobra. Todavia, nesse estilo de guerra, a manobra tem um significado mais amplo, podendo ser entendida no tempo e na forma. No tempo, ao obter-se, com um ritmo superior ao do inimigo na condução das ações, uma vantagem psicológica decorrente da incapacidade do oponente reagir coerentemente. Em relação ao ritmo, pode-se afirmar que é: a) a rapidez em relação ao espaço, ou seja, é a rapidez com que se orienta e decide. b) a rapidez em relação ao tempo, ou seja, é a velocidade com que se pratica a ação noturna. c) a rapidez em relação ao espaço, ou seja, é a rapidez com que se desloca. d) a rapidez em relação ao tempo, ou seja, é a rapidez com que se cumpre o quadro-horário. e) a rapidez em relação ao tempo, ou seja, é a rapidez com que se orienta e decide.
81- São elementos fundamentais da Guerra de Manobra, EXCETO: a) a liderança em todos os níveis b) a astúcia c) a rapidez d) a surpresa e) a audácia.
82- Em relação aos aspectos fundamentais da Guerra de Manobra, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa correta. I- a liderança em todos os níveis II- a rapidez III- a surpresa IV- a audácia ( ) possui dois componentes a saber: o ritmo e a velocidade. ( ) deve ser entendida como risco calculado. Quebra de dogmas/paradigmas ( ) obtida através de ações diversionárias. É necessário evitar manobras padronizadas e ortodoxas ( ) a prática do ser, do saber e do fazer independente de grau hieráquico. a) II - III - IV - I b) II - IV - III - I c) III - II - IV - I d) II - III - I - IV e) III - II - I - IV.
83- Os aspectos fundamentais da Guerra de Manobra – a liderança em todos os níveis, a rapidez, a surpresa e a audácia – possuem característica distintas entre si. Em relação a rapidez, constitui-se de dois componentes: o ritmo e a velocidade. Este último é caracterizado: a) Pela rapidez em relação ao espaço, ou seja a habilidade para mover-se rápido, estando diretamente relacionada às fases da observação e da ação. b) Pela rapidez em relação ao tempo, ou seja a habilidade para mover-se rápido, estando diretamente relacionada às fases da observação e da ação. c) Pela rapidez em relação ao espaço, ou seja a habilidade para mover-se rápido, estando diretamente relacionada às fases da orientação e da ação. d) Pela rapidez em relação ao tempo, ou seja a habilidade para mover-se rápido, estando diretamente relacionada às fases da orientação e da ação. e) Pela rapidez em relação ao espaço, ou seja a habilidade para mover-se rápido, estando diretamente relacionada às fases da decisão e da ação.
84- O A liderança em todos os níveis, a rapidez, a surpresa e a audácia são elementos fundamentais da Guerra de Manobra. O sucesso é medido em termos de efeitos desejados alcançados. Nela, evita-se o confronto direto com as unidades de combate inimigas, engajando___________________, de modo a neutralizá-las indiretamente. a) seus sistemas de fogo b) seus sistemas de ataque c) seus sistemas de apoio d) seus sistemas de comunicações e) seus sistemas logísticos.
85- Em qual estilo de condução de conflitos o resultado da ação deixa de ser proporcional ao nível de força empregado? a) Guerra de Manobra b) Nível Político c) Guerra de Atrito d) Nível Tático e) Nível Estratégico.
86- Em qual estilo de condução de conflitos há menores chances de danos às áreas de atuação? a) Guerra de Manobra b) Nível Político c) Guerra de Atrito d) Nível Tático e) Nível Estratégico.
87- A Guerra de Atrito busca a consecução dos efeitos desejados pela destruição cumulativa dos meios inimigos, tanto de pessoal quanto material, trabalhando basicamente qual campo? a) Material b) Pessoal c) Corporal d) Físico e) Emocional.
88- O que conduz a uma abordagem da guerra com forte ênfase em regras e procedimentos e com tendência à centralização do controle das ações, no estilo de Guerra de Atrito? a) A aplicação ineficiente dos fogos b) A aplicação eficiente dos jogos de guerra c) A ampliação eficiente dos fogos d) A aplicação deficiente dos fogos e) A aplicação eficiente dos fogos.
89- Das proposições abaixo, indique a que resulta das diferenças entre Guerra de Atrito e Guerra de Manobra, respectivamente: a) As manobras devem priorizar a aproximação indireta. Busca as unidades inimigas de modo a neutralizá-las diretamente. b) Tem um significado mais amplo, podendo ser estendida no tempo e na forma. O inimigo é levado a ceder à vontade de seu oponente, adotando ações que lhes são desfavoráveis. c) Seu foco é a aplicação eficiente dos fogos. A proficiência técnica importa mais do que a criatividade. d) Busca as unidades inimigas de modo a neutralizá-las diretamente. As manobras devem priorizar a aproximação indireta. e) A liderança em todos os níveis é um dos elementos fundamentais. O sucesso é medido em termos de efeitos desejados alcançados.
90- Enfoque de especial significado na filosofia de combate em que se baseia a doutrina adotada pelos Fuzileiros Navais: a) Empreendimento humano b) Empreendimento material c) Empreendimento social d) Empreendimento econômico e) Empreendimento socioeconômico.
91- Qual dos estilos de condução dos conflitos a vitória exige maior competência dos líderes? a) Nível Operativo b) Nível Estratégico c) Poder de Combate d) Guerra de Manobra e) Guerra de Atrito.
92- A vitória exige maior competência dos líderes, sendo relevante a obtenção de superioridade local em poder de combate. O risco do insucesso aumenta, uma vez que o inimigo ainda poderá dispor fisicamente de seus meios. Esta afirmativa retrata a... a) Dimensão humana b) Guerra de Atrito c) Interação de forças d) Violência e) Guerra de Manobra.
93- Qual estilo de condução dos conflitos preconiza a rapidez e a audácia em todos os níveis? a) Dimensão humana b) Guerra de Atrito c) Interação de forças d) Violência e) Guerra de Manobra.
94 – Qual estilo de condução dos conflitos é natural a ocorrência maior de erros, que, no entanto, são em muito suplantados pelas benesses da surpresa e da exploração tempestiva das oportunidades? a) Dimensão humana b) Guerra de Atrito c) Guerra de Manobra d) Violência e) Fricção.
95- Em qual estilo de guerra não se aplica a “mentalidade do erro zero”? a) Guerra Diplomática b) Guerra de Atrito c) Guerra de Manobra d) Guerra de Violência e) Guerra de Fricção.
96- O fogo, que marca a atrição, obviamente gera uma vantagem no campo psicológico. A obtenção dos efeitos desejados apenas pela manobra sem que um tiro seja disparado é pouco factível. Dessa forma, o quê deve ser buscado pelos planejadores das guerras? a) a combinação do emprego coordenado do ritmo com a velocidade b) a combinação do emprego coordenado do fogo com a manobra c) a combinação do emprego coordenado da audácia, liderança, rapidez e surpresa d) a combinação do emprego coordenado do fogo contra fogo e) a combinação do emprego coordenado da liderança em todos os níveis com a manobra.
97- “Resultado da combinação de fatores mensuráveis e não mensuráveis que intervêm nas operações, condicionando-lhes o desenvolvimento”. O trecho se refere: a) Poder de Combate b) Guerra de Atrito c) Guerra de Manobra d) Nível Tático e) Nível Operacional.
98- “Seu componente básico é a tropa com seus meios, e o seu grau de prontificação, incluindo-se a capacidade profissional do Comandante (principalmente conhecimento técnico e liderança) e uma doutrina de emprego consolidada”. O trecho se refere: a) Poder de Ataque b) Guerra de Atrito c) Guerra de Manobra d) Poder de Combate e) Nível Operacional.
99- Em relação ao Poder de Combate, assinale a alternativa INCORRETA. a) A tropa com seus meios b) A tropa com seu grau de prontificação c) A capacidade profissional do Comandante d) Sua “mentalidade de erro zero” e) Uma doutrina de emprego consolidada.
100- No Poder de Combate, seu componente básico é... a) A tropa com seus meios, seu valor moral e o seu grau de prontificação. b) O pelotão com seus meios, seu valor moral e o seu grau de prontificação. c) A CiaFuzNav com seus meios, seu valor moral e o seu grau de prontificação. d) O combatente com seus meios, seu valor moral e o seu grau de prontificação. e) O militar com seus meios, seu valor moral e o seu grau de prontificação.
Report abuse Consent Terms of use