option
Questions
ayuda
daypo
search.php

MMA BÁSICO - AERODINÂMICA

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
MMA BÁSICO - AERODINÂMICA

Description:
QUESTÕES ANAC MMA

Creation Date: 2024/07/26

Category: Others

Number of questions: 115

Rating:(4)
Share the Test:
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
New Comment
NO RECORDS
Content:

1) A rotação da aeronave em torno do seu eixo vertical é controlada pelo: leme. flape. aileron. profundor.

2) Considerando um fluxo subsônico e o Princípio de Bernoulli, assinale a alternativa correta: sempre que houver um aumento na velocidade, haverá uma queda na pressão e vice-versa. a vazão do fluxo não é constante em todo o tubo. quando o tubo é estreito há uma diminuição na velocidade do fluxo. a energia total do fluxo ao longo do fluxo é variável.

3) A velocidade do vento relativo é maior: no extradorso. no bordo de ataque. no intradorso. no bordo de fuga.

4) O fluxo de ar com velocidades superiores a 300 Kt é considerado compressível. Após uma onda de expansão, o fluxo supersônico: é comprimido. sofre um aumento de pressão estática. tem sua densidade diminuída. tem sua velocidade diminuída.

5) Podemos definir densidade como: quantidade de matéria por unidade de volume. relação existente entre a massa e temperatura de um material. relação existente entre a massa e o volume de um material, a uma dada pressão e temperatura. velocidade do fluido em um determinado tempo.

6) Para cabrar ou picar um avião o piloto aciona: a coluna do manche. os pedais. o leme de direção. os aileron.

7) Forma aerodinâmica que provoca uma reação útil quando se deslocando no ar: aeródino. superfície aerodinâmica. aeróstato. aerofólio.

8) Quando o piloto aciona flap para pousar: melhora a eficiência do voo em dias de chuva. aumenta a velocidade com ganho de eficiência. diminui a sustentação e aumenta o arrasto. combina redução de velocidade com aumento de sustentação.

9) Os comandos direcionais são efetuados em torno de eixo vertical utilizando-se: ailerons. leme de direção. leme de profundidade. spoiler.

10) Perfil que pode ser dividido em duas partes iguais por uma linha reta: assimétrico. simétrico. ventral. Fowler.

11) A velocidade do som no ar será maior quanto maior for a: temperatura. densidade. pressão. altitude.

12) O movimento do helicóptero em torno do seu eixo longitudinal é proporcionado pelo (a): pedal. manete. cíclico. coletivo.

13) Para que um helicóptero gire em torno de seu eixo vertical é necessário comandar o(s): pedais, que atuarão no rotor de cauda. cíclico, que atuará no rotor de cauda. cíclico, que atuará no rotor principal. coletivo, que atuará no rotor principal.

14) O arrasto é: inversamente proporcional em cada distancia. proporcional ao tempo de vôo. diretamente proporcional ao tempo de cauda. diretamente proporcional a velocidade.

15) São responsáveis pela inclinação lateral do avião: leme de direção. profundores. ailerons. compensadores.

16) A pressão dinâmica depende de: peso de fluido e velocidade de escoamento. força com a qual o ar se choca. densidade do fluido e velocidade de escoamento. todas alternativas estão corretas.

17) Quanto ao arrasto é correto afirmar que quanto maior o alongamento da asa: maior é o arrasto parasita. menor é o arrasto parasita. menor é o arrasto induzido. maior é o arrasto induzido.

18) A sustentação de um aeróstato é dado por: teoria de Pascal. principio de Bernoulle. terceira lei de Newton. principio de Arquimedes.

19) As asas dos aviões de baixa velocidade utilizam o perfil: simétrico. reto. assimétrico. alongado.

20) Movimentos de bancagem, arfagem e guinada são realizados em torno dos eixos respectivamente: longitudinal, vertical e lateral. longitudinal, lateral e transversal. longitudinal, lateral e vertical. longitudinal, vertical e transversal.

21) Quando o ângulo de ataque da asa aumenta, a Resultante aerodinâmica aumenta e o C.P : É deslocado para frente. É deslocado para trás. Fica em neutro. diminui.

22) Os flaps são aplicados para: mudar a atitude de vôo de um avião. auxiliar durante uma curva. auxiliar o comando dos profundores. auxiliar pouso e decolagem com aumento de sustentação.

23) As superfícies de comando primárias são acionadas por meio do: manche e alavanca da cabine. manche e pedais da cabine. manche e switch valve da cabine. manche e manetes da cabine.

24) É responsável pela estabilidade lateral própria: ângulo de diedro. estabilizador horizontal. compensador. ailerons.

25) Após um pouso duro, para se assegurar que os componentes não estejam torcidos e os ângulos permaneçam dentro dos limites especificados, verifica-se o(a): pesagem. nivelamento. diedro e ângulo de incidência. balanceamento estático e dinâmico.

26) Em uma aeronave, o ângulo agudo formado pela corda da asa e o eixo longitudinal da aeronave é chamado de: ângulo de subida. ângulo de arrasto. ângulo de ataque. ângulo de incidência.

27) Superfície que controla a estabilidade longitudinal: ailerons de profundidade. estabilizador horizontal. estabilizador vertical. leme de direção.

28) Ângulo de ataque de um aerofólio, é definido como: o ponto de encontro entre eixo transversal e lateral da asa. o ângulo entre a corda da asa e a direção do vento relativo. o ângulo entre a corda da asa e linha do eixo longitudinal da aeronave. o ângulo entre o bordo de ataque da asa e o eixo longitudinal da aeronave.

29) Existe uma área de maior pressão na superfície inferior do aerofólio, e essa pressão maior tende a mover a asa para cima, como explica: o princípio de Bernoulli. o princípio de Newton. o princípio de Pascal. o princípio de Aristóteles.

30) A superfície de comando que controla o movimento de guinada é o: flape. aileron. profundor. leme de direção.

31) O movimento em torno do eixo lateral de um helicóptero é feito através da aplicaçãodo(a): pedal. manete. cíclico. coletivo.

32) O movimento da aeronave para o lado e para baixo, na direção do interior da curva, é chamado de: guinada. arfagem. glissagem. derrapagem.

33) O componente responsável pela sustentação dos helicópteros é: a sua asa rotativa. uma hélice instalada no rotor de cauda. uma hélice instalada no rotor principal. a fuselagem, já que os helicópteros não possuem asas.

34) Os comandos de voo transmitidos do cíclico e do coletivo, para as pás, através da estrela: estacionária e da rotativa. rotativa e das engrenagens. estacionária e das correias. rotativa e dos conjuntos de redução.

35) O dispositivo utilizado para limitar o curso de movimento das superfícies de comando denomina-se: batente. amortecedor. servo mecânico. prendedor especial.

36) São superfícies de comando secundários ou auxiliares: compensadores, flapes, spoilers e slots. spoilers, compensadores, lemes e slats. flaperons, profundores, compensadores e painéis de balanceamento. ailerons, servo-compensadores, flapes e dispositivos de bordo de ataque.

37) O movimento do avião em torno do seu eixo longitudinal é realizado pela ação dos: flaps. freios. ailerons. profundores.

38) Considerando-se um helicóptero voando reto e nivelado à frente, a sustentação irá se igualar à(ao): peso. tração. torque. arrasto.

39) A superfície secundária de controle de voo, que atua no eixo vertical, denomina-se: leme. flap. profundor. compensador.

40) Assinale a alternativa que contenha somente superfícies de comando primário: aileron, leme e flap. leme, aileron e profundor. flaperons, profundor e compensador. profundor, leme e servo-compensadores.

41) A linha imaginária, que vai do bordo de ataque ao bordo de fuga do aerofólio,denomina-se: corda. perfil. tirante. linha datum.

42) Dentre as alternativas abaixo, indique aquela que apresenta superfícies móveis da deriva de um avião: leme e compensador. flape, leme e compensador. aileron e estabilizador vertical. estabilizador horizontal e profundor.

43) O movimento da aeronave para cima e para fora do centro da curva é chamado de: guinada. arfagem. glissagem. derrapagem.

44) Uma aeronave fez um movimento em torno do seu eixo lateral e perdeu altura, neste caso, o: flap foi comandado para recolher. profundor foi comandado para baixo. aileron foi comandado nos dois sentidos. compensador do profundor foi comandado para baixo.

45) A força de arrasto é sempre: paralela ao vento relativo e na mesma direção. paralela ao vento relativo e na direção oposta. perpendicular ao vento relativo e na mesma direção. perpendicular ao vento relativo e na direção oposta.

46) O ângulo de ataque é definido como o ângulo entre a: força de tração e a força peso. força de tração e a força de sustentação. corda da asa e o eixo longitudinal da aeronave. corda da asa e a direção relativa do fluxo de ar.

47) O eixo imaginário que passa pelo centro, do fundo ao topo da fuselagem, é o: lateral. vertical. transversal. longitudinal.

48) As asas enflechadas ajudam na estabilidade: lateral. direcional. transversal. longitudinal.

49) O movimento em torno do eixo longitudinal é produzido pelo(s): leme. ailerons. spoilers. profundores.

50) A força de sustentação sempre age: na direção da força resultante. na direção oposta à força resultante. perpendicularmente ao vento relativo. perpendicularmente ao ângulo de ataque.

51) A cambra de um aerofólio é definida como a curvatura: média da asa. acima da superfície da corda. abaixo da superfície da corda. acima e abaixo da superfície da corda.

52) A superfície de comando primária articulada ao bordo de fuga das asas é o: aileron. profundor. compensador. leme de direção.

53) O movimento de guinada é controlado pelo(s): leme. flapes. ailerons. profundores.

54) O movimento do helicóptero em torno de seu eixo vertical é proporcionado pelo: pedal. aileron. manche. manete.

55) A eficiência de uma asa é a medida em termos de razão entre a: sustentação e o arrasto. tração e a sustentação. tração e o arrasto. sustentação e o peso.

56) A finalidade dos compensadores instalados nas superfícies de comando é: manter a estabilidade nas curvas. facilitar o seu movimento. desbalancear as superfícies. reduzir o seu peso.

57) Os freios aerodinâmicos são instalados no(a): asa. fuselagem. trem de pouso principal. estabilizador horizontal.

58) O helicóptero ao executar o procedimento de auto-rotação, tem o rotor principal acionado pelo(a): vento de cauda. rotor de cauda. vento relativo. potência do motor.

59) O movimento em torno do eixo vertical de um helicóptero denomina-se: arfagem. cabrada. guinada. rolamento.

60) Os pedais servem para guinar o avião, movimentando-o em torno do eixo: transversal. lateral. longitudinal. vertical.

61) A superfície primária de comando articulada ao bordo de fuga das asas denomina-se: compensador. aileron. flape. profundor.

62) Para que um helicóptero gire em torno do eixo vertical movimentando-se para a direita é necessário comandar o(s): coletivo, que atuará no rotor principal. pedais, que atuará no rotor de cauda. cíclico, que atuará no rotor de cauda. cíclico, que atuará no rotor principal.

63) O indicador de número MACH indica, a uma altitude determinada, a velocidade: verdadeira da aeronave. da aeronave com relação do som. da aeronave com relação ao solo. calibrada da aeronave.

64) Os dispositivos hipersustentadores são utilizados de forma a reduzir a velocidade de pouso e decolagem. Marque a alternativa correta com relação a esses dispositivos: uma asa com eslotes, atinge ângulos de ataque menores que os de uma asa sem eslotes. os eslotes estão articulados no bordo de fuga das asas do avião. o eslote é essencialmente um dispositivo de controlada camada limite, conduzindo ar de alta energia para a superfície superior. os flapes, assim como os eslotes, também são considerados como dispositivos de controle da camada limite.

65) Estando em voo reto e nivelado, o piloto, para cabrar ou picar o avião, aciona o(s): Leme de direção. Ailerons. Manche. Pedais.

66) O movimento de arfagem é proporcionado pelo comando do: Aileron. Flap. Leme de direção. Profundor.

67) Os ailerons são superfícies: Primárias de comando. Secundárias de comando. De estabilidade horizontal. De estabilidade dinâmica.

68) Ao se girar o manche para a direita ou para a esquerda, o mesmo comandará o movimento do(s): Leme de direção. Flapes. Ailerons. Profundor.

69) Na empenagem das aeronaves encontramos: Flaps e manche. Trem de pouso e naceles. Leme de direção, profundor e estabilizadores. Leme de direção, flap e aileron.

70) Os ailerons são classificados como superfícies de comando: Secundárias. Terciárias. Quaternárias. Primárias.

71) Os aeródinos são: os mais leves que o ar. os que voam segundo o princípio de Arquimedes. os mais pesados que o ar. as alternativas “a” e “b” estão certas.

72) São classificados como aeródinos: aviões, helicópteros e dirigíveis. planadores e balões. balões e dirigíveis. aviões, helicópteros e planadores.

73) A rotação do avião em torno do eixo longitudinal provocada pelo aileron é conhecida com o nome de: rolamento ou inclinação lateral. tangagem. quinada. arfagem.

74) O movimento do avião em torno do eixo vertical provocado pelo leme de direção é conhecido com o nome de: arfagem. guinada. inclinação lateral. tangagem.

75) O leme de direção é instalado na(o): Rudder. Elevator. estabilizador vertical. estabilizador horizontal.

76) Com a diminuição da altitude, a densidade do ar e a pressão atmosférica tendem a: Diminui e diminui. Aumenta e diminui. Diminui aumenta. Aumenta e aumenta.

77) É uma caracteristica do flap: diminuir a sustentação. não alterar a sustentação. auxiliar nos comando. aumentar o arrasto.

78) Aumentando-se o ângulo de ataque além do correspondente ao coeficiente de sustentação máximo, ocorrerá um(a): aumento brusco na sustentação e um grande aumento do arrasto. aumento brusco na sustentação e uma diminuição do arrasto. queda na sustentação e um grande aumento do arrasto. queda brusca na sustentação e uma diminuição do arrasto.

79) Na parte mais estreita de um tubo real o ar terá escoamento: mais rápido. igual à parte mais larga. mais lento. impossível determinar.

80) O aumento da densidade do ar faz: aumentar a sustentação e diminuir o arrasto. diminuir a sustentação e o arrasto. diminuir a sustentação e aumentar o arrasto. aumentar a sustentação e o arrasto.

81) Assinale a afirmativa ERRADA. Podemos dizer que um fluido sob pressão: tem o peso aumentado. é capaz de produzir trabalho. tem sua densidade aumentada. tem o volume diminuído.

82) O estol ocorre quando: a velocidade do vento relativo cai a zero. não existe aumento de pressão no intradorso da asa. a pressão no intradorso torna-se igual a do extradorso. devido a um turbilhonamento no extradorso, a depressão neste ponto reduz-se rapidamente.

83) Um corpo com velocidade constante terá: velocidade igual a zero. aceleração constante. uma força constante. aceleração nula.

84) As condições que propiciam uma melhor decolagem são: alta pressão / alta temperatura. baixa pressão / vento de proa. alta pressão / vento de proa. baixa pressão / vento de cauda.

85) Com ângulo de ataque nulo, a sustentação é: nula, no aerofólio de perfil simétrico. positivo, no aerofólio de perfil simétrico. nula, no aerofólio de perfil assimétrico. negativa, no aerofólio de perfil assimétrico.

86) Funciona também como freio aerodinâmico, porque aumentam o arrasto: slat e slot. slot. flap. slat.

87) Indique abaixo um dispositivo hipersustentador: profundor. aileron. flap. compensador.

88) As superfícies de comando das aeronaves proporcionam movimentos realizados em torno dos eixos imaginários, que se cruzam num ponto denominado centro de: turbulência. arrasto. pressão. gravidade.

89) A potência disponível para deslocar uma aeronave, em voo nivelado, diminui com o aumento do(a): carga alar. altitude. densidade. peso.

90) Se diminuirmos o peso de uma aeronave, a velocidade de estol: permanece inalterada. diminui. aumenta. diminui somente nas curvas.

91) O movimento dos fluidos é chamado de: laminaridade. turbilhonamento. escoamento. vazamento.

92) O movimento de levantar ou baixar as asas em torno do eixo longitudinal chama-se: giro longitudinal. rolamento ou bancagem. arfagem ou tangagem. guinada.

93) O componente do avião, que tem a função de viabilizar a superação do arrasto, é o(a): empenagem. estabilizador vertical. asa. grupo moto-propulsor.

94) O arrasto gerado pela própria sustentação é conhecido como arrasto: parasita. da camada limite. superficial. induzido.

95) Algumas partes da aeronave “não” produzem sustentação devido à ocorrência da resistência: de pressão. induzida. parasita. crítica.

96) Um corpo, quando desviado de sua posição de equilíbrio, retorna à posição original. Portanto, o mesmo está em equilíbrio: neutro. indiferente. instável. estável.

97) As forças aerodinâmicas atuam em um ponto imaginário do aerofólio, denominado: centro de gravidade. centro de pressão. CMA. CMG.

98) O centro de pressão é definido como o(a): relação entre a envergadura e a corda. ponto de interseção dos três eixos imaginários. ponto de aplicação da resultante aerodinâmica. ângulo formado pela corda do aerofólio e a direção do vento relativo.

99) A densidade do ar, em relação à pressão e a temperatura atmosférica, respectivamente, variam de maneira: diretamente proporcional. inversamente proporcional. inversa e diretamente proporcional. direta e inversamente proporcional.

100) O tipo de flap que permite o voo com a menor velocidade de estol possível, é o: comum. convencional. fowler. ventral.

101) O ponto de aplicação do peso é chamado de centro de: pressão. gravidade. sustentação. tração.

102) Em um aerofólio de perfil assimétrico, é correto afirmar que: o centro de pressão tem grande variação em relação ao ângulo de ataque. não produz sustentação no ângulo de ataque de 30 graus. o centro de pressão é invariável com a mudança do ângulo de ataque. não produz sustentação no ângulo de ataque de zero grau.

103) A linha imaginária que vai do nariz do avião até a cauda é chamada: eixo vertical. eixo longitudinal. corda. eixo transversal.

104) Definição de diedro é: ângulo formado entre o eixo lateral e o plano da asa. ângulo formado entre o eixo vertical e a asa. ângulo formado entre o eixo longitudinal e a corda. ângulo formado entre o eixo lateral e a linha do bordo de ataque.

105) O coeficiente de sustentação (Cl) é um número que depende de: ângulo de ataque, espessura e curvatura do aerofólio. ângulo de ataque e curvatura do aerofólio. formato e espessura do aerofólio. ângulo de ataque e espessura do aerofólio.

106) Considerem-se duas aeronaves do mesmo tipo, uma voando ao nível do mar e a outra a 8000 pés. neste caso, a que está voando ao(a): nível do mar tem maior velocidade porque o ar é rarefeito. 8000 pés tem menor velocidade porque o ar é rarefeito. nível do mar tem menor velocidade porque o ar é denso. 8000 pés tem maior velocidade porque o ar é denso.

107) O vento relativo atua na aeronave: com a mesma direção e mesmo sentido. perpendicularmente à trajetória. perpendicularmente ao arrasto. com a mesma direção e sentido contrário.

108) A atmosfera padrão (ISA) utiliza quais parâmetros: calor, densidade e altitude. pressão, umidade e densidade. pressão, densidade e temperatura. densidade, pressão e altitude.

109) No ângulo crítico o avião: tem sustentação negativa. tem sustentação máxima. estará estolado. tem sustentação mínima.

110) Um automóvel trafega a 80 Km/h. Se o vento sopra no sentido contrário com 20 Km/h, a velocidade do automóvel em relação ao ar será de: 60 Km/h. 80 Km/h. 100 Km/h. nenhuma das citadas.

111) Dentre as alternativas abaixo, aquela que é uma das finalidades dos compensadores é: tirar tendências indesejáveis de voo. reduzir o esforço das superfícies de comando, durante o táxi. aumentar o esforço das superfícies de comando, durante o táxi. descompensar o avião, em diferentes atitudes de voo.

112) A diminuição da densidade do ar faz com que: aumentem a sustentação e o arrasto. diminua a sustentação e aumente o arrasto. diminuam a sustentação e o arrasto. aumente a sustentação e diminua o arrasto.

113) O estudo do ar e outros gases em movimento, suas propriedades, características e as forças que exercem nos corpos neles imersos, denomina-se: Cinemática. Aerodinâmica. Hidrodinâmica. Aeronavegação.

114) O aumento da densidade do ar faz: aumentar a sustentação e diminuir o arrasto. diminuir a sustentação e o arrasto. diminuir a sustentação e aumentar o arrasto. aumentar a sustentação e o arrasto.

115) A diminuição da densidade do ar faz com que: aumentem a sustentação e o arrasto. diminua a sustentação e aumente o arrasto. diminuam a sustentação e o arrasto. aumente a sustentação e diminua o arrasto.

Report abuse