option
Questions
ayuda
daypo
search.php

MMA CÉLULA - SISTEMA DE TREM DE POUSO

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
MMA CÉLULA - SISTEMA DE TREM DE POUSO

Description:
QUESTÕES ANAC MMA

Creation Date: 2024/09/19

Category: Others

Number of questions: 61

Rating:(7)
Share the Test:
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
New Comment
NO RECORDS
Content:

1) Sistema de freios usado em aeronaves de transporte modernas: múltiplos discos. freios monodiscos. freio bipartido ventilado. tipos monodisco e duplo disco.

2) Para acionar o freio da roda do nariz o que deve ser feito?. acionar o pedal da roda esquerda ou direita. puxar a alavanca de estacionamento. acionar os pedais simultaneamente. puxar a alavanca de freio de emergência.

3) As camadas diagonais de cordéis de Nylon cobertos por borracha montada em ângulos opostos cuja função é dar forma e resistência ao pneu, denomina-se: talão. carcaça. válvula de ar. banda de rodagem.

4) Nas rodas de flange removível, os rolamentos são do tipo: esferas. pastilhas. roletes cônicos. engrenagens helicoidais.

5) A luz de aviso do trem de pouso permanecerá acesa quando o trem de pouso estiver: em trânsito. baixado e travado. recolhido e travado. baixado e não travado.

6) Os sulcos nos pneus das aeronaves tem como finalidade: mostrar quando o pneu estiver desgastado. aumentar a aderência durante a manutenção. evitar que o pneu deslize numa pista molhada. dissipar o calor durante a frenagem.

7) O amortecedor de vibração do trem de pouso tem como finalidade: manter a centralização da roda, durante o táxi. evitar a vibração da roda, durante o táxi, pouso e decolagem. eliminar a vibração em voo, estando a roda baixada e destravada. absorver as cargas de choque durante o pouso.

8) O trem de pouso que é recolhido e mantido dentro de um compartimento dotado de portas que completam o perfil do avião, é do tipo: fixo. convencional. escamoteável. semi-escamoteável.

9) O freio instalado na perna de força da roda esquerda é controlado pela aplicação da parte superior: de ambos os pedais. do punho de direção. das hastes de neutralização. do pedal de direção esquerdo.

10) Assinale o procedimento para uma correta manutenção de um freio monodisco: substituir as lonas desgastadas. sangrar o ar das linhas do sistema. lubrificar a área de fricção das pastilhas, evitando-se a corrosão. engraxar o disco de freio, evitando-se superaquecimento no pouso.

11) No sistema de controle de freio de força, a válvula que tem a finalidade de isolar o sistema de freio de emergência do sistema de freio normal, denomina-se: lançadeira. de Retenção. unidirecional. de controle de freio.

12) Os dispositivos fixados ao cilindro do amortecedor e ao pistão com a finalidade de manter o correto alinhamento da roda, denominam-se: garfos. pinos medidores. braços de torque. montantes de arrasto.

13) Ao se checar o nível do fluído de um amortecedor, o mesmo deverá estar: com pressão de ar e na posição de retração total. sem pressão de ar e na posição de retração total. com pressão de ar e na posição de distensão total. sem pressão de ar e na posição de distensão total.

14) Os vazamentos de ar em pneus sem câmara, através da superfície de junção das duas metades de uma roda bipartida, são evitados por meio de um (a): anel de vedação. bucha helicoidal. rolamento cônico. válvula de alívio térmico.

15) A finalidade dos acumuladores de freio é a de: armazenar a pressão e amortecer as pulsações do sistema e suprir o débito das bombas. suprir os sistemas de freios de pressão em operações severas. evitar vazamento nos sistemas quando a pressão exceder 3.000 psi. suprir pressão as linhas em caso de falha do sistema hidráulico.

16) Qual a disposição do trem de pouso em que o trem principal fica a frente do CG?. convencional. fixo. escamoteável. triciclo.

17) A borda externa do pneu de uma aeronave, a qual se ajusta ao flange da roda, denomina-se: carcaça. costado. banda de rodagem. calcanhar do talão.

18) O correto balanceamento de um conjunto de rodas de aeronave se faz necessário para evitar o (a): descalibragem da pressão dos pneus. desgaste precipitado dos rolamentos de esferas das rodas. desgaste em só uma área do pneu, antecipando sua substituição. separação das metades das rodas, em um conjunto de rodas bipartidas.

19) O trem de pouso do tipo convencional possui a bequilha posicionada no(a): cauda. nariz. frente do cg. direção do cg.

20) O freio instalado na perna de força da roda esquerda é controlado pela aplicação da parte superior: de ambos os pedais. do punho de direção. das hastes de neutralização. do pedal de direção esquerdo.

21) A finalidade do amortecedor de vibração da perna de força da roda do nariz é?. manter a centralização da roda, durante o táxi. evitar a vibração da roda, durante o táxi, pouso e decolagem. eliminar a vibração em voo, estando a roda baixada e destravada. proteger a estrutura, absorvendo e dissipando as cargas de choque no pouso.

22) No sistema de freio independente, o pistão do cilindro-mestre retorna para a posição de repouso, sob ação do(a): mola. rotor. estator. pressão de óleo.

23) Em um amortecedor óleo-pneumático do trem de pouso de uma aeronave, durante o pouso, o (a): mola é totalmente distendida. válvula de ar é aberta, para a expansão dos gases. fluido hidráulico passa através de um orifício, para a câmara superior. fluido hidráulico passa através de um orifício, para a câmara inferior.

24) Os dispositivos fixados ao cilindro do amortecedor e ao pistão, com a finalidade de manter o correto alinhamento da roda, denominam-se: garfos. pinos medidores. braços de torque. montantes de arrasto.

25) Parte do pneu que fica diretamente em contato com o solo: talão. banda de rodagem. costado. face.

26) A tendência de uma parte mais pesada do pneu em ficar para baixo quando está na posição de pouso indica: necessidade de balanceamento. necessidade de geometria. baixa pressão. alta pressão.

27) Em uma correta manutenção de um freio monodisco, pode-se incluir o(a): substituição das lonas desgastadas. sangria de ar das linhas do sistema. lubrificação da área de fricção das pastilhas, evitando-se a corrosão. engraxamento do disco de freio, evitando-se o superaquecimento no pouso.

28) Algumas aeronaves de transporte têm freios instalados na roda do nariz, sendo acionados pela(o): volante de comando de direção da roda do nariz. aplicação da parte superior de ambos os pedais. aplicação da parte superior do pedal esquerdo ou direito. braço de torque, automaticamente, com o recuo das manetes de potência.

29) O conjunto de freio mais usado nos aviões modernos de transporte é o do tipo: disco. sapata. disco múltiplo. câmara de expansão.

30) Um amortecedor de direção, instalado na perna de força do trem de nariz de uma aeronave executa duas funções separadas, que são: anti-shimmy e expansão térmica na unidade do freio. direção da roda do nariz e amortecimento das vibrações. trava do trem em baixo e centralização da roda do nariz. freio de estacionamento e dissipação das cargas de choque, no pouso.

31) O excessivo desgaste em toda a parte central da banda de rolagem de um pneu indica que o(a): roda encontra-se desbalanceada. pressão usada no pneu é acima do recomendado. pressão usada no pneu é abaixo do recomendado. nível do fluido do amortecedor do trem de pouso encontra-se insuficiente.

32) A unidade que impede que o alojamento da roda do nariz seja danificado durante o recolhimento desta é a: de suporte. centralizadora. de neutralização. amortecedora de vibração.

33) A localização ideal para pneus de aeronaves a serem estocados deve ser em um ambiente: limpo, seco e com iluminação direta do sol. fresco, seco, com iluminação direta do sol e acesso a corrente de ar. frio, seco e razoavelmente escuro, livre de correntes de ar e de sujeira. fresco, seco, totalmente escuro e limpo constantemente com pano limpo e óleo, para se evitar o ressecamento.

34) O freio instalado na perna de força da roda esquerda é controlado pela aplicação da parte superior: de ambos os pedais. do punho de direção. do pedal de direção esquerdo. das hastes de neutralização.

35) Quanto a disposição das rodas, o arranjo do trem de pouso que tem a roda de bequilha é do tipo: fixo. triciclo. retrátil. convencional.

36) As altas temperaturas danificam o corpo do pneu de uma aeronave das alternativas abaixo, indique aquela que é considerada a melhor forma de segurança contra o aquecimento nos pneus: executar grandes rolagens. executar freadas excessivas. manter a pressão apropriada nos pneus. manter alta velocidade no táxi.

37) Os conjuntos de freios usados, normalmente, em aeronaves pesadas, são do tipo: mono disco. duplo disco. independente. rotor segmentado.

38) As rodas de aeronaves usadas, especialmente, para pneus de alta pressão são do tipo: bipartidas, de base reta. flange removível, de base reta. bipartidas, com depressão central. flange fixo, com depressão central.

39) Quando as rodas estão na posição de pouso, uma parte mais pesada da roda tem tendência a se manter para baixo e sempre toca no solo em primeiro lugar, resultando em severo desgaste para corrigir este problema deve-se fazer o (a): recauchutagem do pneu. correta calibragem do pneu. alinhamento do conjunto de rodas. balanceamento do conjunto da rodas.

40) Na sangria dos freios, por gravidade, o fluido contendo ar é forçado a sair do sistema, através da válvula de sangria, pela operação do: pedal. acumulador. bomba hidráulica. válvula restritora.

41) O sistema de freio mais usado em aeronaves de grande porte denomina-se: independente. cilindro atuador. reforço de força. controle de força.

42) O recolhimento acidental do trem de pouso é evitado por dispositivos de segurança dentre as alternativas abaixo, a que "não" se refere a tais dispositivos é o(a): trava de solo. interruptor de segurança. ressalto de centralização. trava mecânica do trem em baixo.

43) A aplicação de talco, na parte interna dos pneus em toda a parte externa das câmaras de ar, tem como finalidade: evitar, na montagem, a lubrificação do talão. evitar a formação de bolhas na banda de rodagem. auxiliar a perfeita colagem da câmara de ar com a parte interna do pneu. auxiliar a câmara de ar a assumir a sua forma normal dentro do pneu, durante a inflação.

44) O sistema de freio utilizado em pequenas aeronaves, que "não" utiliza fluido do sistema hidráulico principal da aeronave, é denominado: independente. rotor segmentado. com reforço de força. de controle de freio de força.

45) As sapatas e o tambor são componentes do sistema de freios, cujo funcionamento é: mecânico. hidráulico. pneumático. hidramático.

46) O recolhimento acidental do trem de pouso é evitado por dispositivos de segurança dentre as alternativas abaixo, a que "não" se refere a tais dispositivos é o(a): trava de solo. interruptor de segurança. ressalto de centralização. trava mecânica do trem em baixo.

47) Dentre as alternativas abaixo, a única que "não" faz parte da manutenção de um freio a disco, é a: sangria de ar. inspeção quanto a vazamentos. lubrificação das pastilhas e discos. substituição das pastilhas defeituosas.

48) O tipo de trem de pouso que possui três rodas, sendo duas localizadas lateralmente à frente do CG, é denominado: fixo. central. triciclo. convencional.

49) Nos dispositivos de alarmes incorporados em aeronaves com trens de pouso retráteis, quando uma ou mais manetes forem recuadas, e o trem de pouso estiver em alguma posição que "não" seja "baixado e travado", a lâmpada de indicação dos trens do pouso, estará: acesa e a buzina soará. apagada e a buzina soará. acesa e a buzina não soará. apagada e a buzina não soará.

50) No orifício da válvula, na roda, por onde o pneu sem câmara é inflado, é selado contra a perda de ar, por um(a): anel vedador. cola especial. anel de selastic. junta de vedação.

51) As rodas de aeronaves são usualmente feitas de: aço-carbono ou cobre. magnésio ou aço inoxidável. magnésio ou alumínio. aço-carbono ou aço-cromo-molibdênio.

52) A parte do pneu que fica em contato como solo, denomina-se: lona. talão. banda de rodagem. tiras de enchimento.

53) Algumas rodas de aeronaves tem um dispositivos que detecta temperaturas elevadas, e abaixa a pressão de ar para evitar que o pneu estoure ou agarre na roda esse dispositivo é denominado: costado. antifricção. fusível térmico. haste da válvula.

54) Em um sistema de freio independente, o freio instalado na perna de força da roda direita é controlado pela aplicação da parte superior: de ambos os pedais. do punho de direção. do pedal de direção direito. das hastes de neutralização.

55) Após o curso de compressão de um amortecedor óleo-pneumático, a distensão ocorrerá através do(a): ação da mola. braço de torque. ar comprimido na câmara superior. fluido hidráulico na câmara superior.

56) Quando as rodas estão na posição de pouso, uma parte mais pesada tem a tendência a se manter para baixo e sempre toca o solo em primeiro lugar, resultando em severo desgaste para corrigir este problema, deve-se fazer o(a): recauchutagem do pneu. correta calibragem do pneu. alinhamento do conjunto de rodas. balanceamento do conjunto de rodas.

57) Após a montagem de pneus em conjunto duplo, a medição de suas pressões deverá ser feita à temperatura ambiente e, a contar do momento em que foram inflados, após um período mínimo de: 12 horas. 8 horas. 24 horas. 6 horas.

58) Quando à disposição do trem de pouso, a aeronave equipada com perna de força do nariz e pernas principais classifica-se como: triciclo. escamoteável. retrátil. convencional.

59) Nos freios de múltiplus discos a frenagem é resultante da fricção entre os discos rotativos e os(as): discos estacionários. pratos de retração. lonas. pastilhas.

60) As camadas diagonais de cordonéis de nylon cobertos por borracha, montadas em ângulos opostos, cuja função é dar forma e resistência ao pneu, denomina-se: talão. carcaça. válvula de ar. banda de rodagem.

61) Quanto a mobilidade, classificamos o trem de pouso em: hidroplano e terrestre;. fixo, retrátil e escamoteável;. triciclo, sandow e convencional;. retrátil, fixo e de lâminas.

Report abuse