option
My Daypo

MOD1GEO1

COMMENTS STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
MOD1GEO1

Description:
for me to study

Author:
quiz4u
(Other tests from this author)

Creation Date:
19/04/2020

Category:
Personal

Number of questions: 43
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
O Capitalismo é dividido em 4 fases, são elas: Financeiro, Comercial, Tecno-Industrial e Social Industrial, Telecomunicacional, Social e Financeiro Informacional, Social, Financeiro e Industrial Comercial, Financeiro, Industrial e Informacional Comercial, Industrial, Social e Capital.
Com relação ao Capitalismo, marque a resposta errada: Passou a ser dominante no mundo ocidental a partir de 1500 A transição do feudalismo para o capitalismo foi mais rápida na Europa Oriental e mais lenta na parte Central e Ocidental A Origem do Capitalismo é do final da Idade Média Tornou-se hegemônico em âmbito mundial na sua fase Industrial O Capitalismo pode ser dividido em 4 fases.
Com relação às características do Capitalismo, marque a alternativa correta com relação a: Estrutura da Propriedade, Objetivo e Mecanismo de Funcionamento, respectivamente. Totalmente privada, Lucro, Lei da Oferta e da Procura Estatal, Lucro, Lei da Oferta e da Procura Lucro, Lei da Oferta e da Procura, Predominantemente Privada Totalmente Privada, Bem estar social, Lei da Oferta e da Procura Predominantemente Privada, Lucro, Lei da Oferta e da Procura.
Tratando-se das características do Capitalismo, ligue corretamente a coluna 1 com a coluna 2: Monopólio Oligopólio.
Com relação as formas de Oligopólio, correlacione as colunas: Conglomerados Cartéis Trustes Holdings.
O que o índice de Gini mede? Mede a concentração de renda de um país. Quanto maior o índice, melhor o resultado. Mede a concentração de renda de um país. Quanto maior o índice, maior a concentração de renda, ou seja, pior o resultado Mede a concentração de renda de um país. Quanto maior o índice, menor a concentração de renda. Mede a renda per-capita de uma país. Quanto maior o índice, maior a concentração de renda. Mede a renda per-capita de um país. Quanto maior o índice, menor a concentração de renda.
Marque as alternativas corretas a respeito do Capitalismo Comercial Estendeu-se do fim do século XV até o século XVIII Marcada pela Expansão Marítima das potências econômicas da Europa Ocidental em busca de novas rotas de comércio Os países pioneiros foram Portugal e Inglaterra Os países pioneiros foram Portugal e Espanha O objetivo dessas nações era acabar com a hegemonia das cidades inglesas no comércio com o Oriente pelo Mediterrâneo.
O Capitalismo Comercial funcionava segunda a doutrina: Mercantilista Liberalista Neo-Liberalista Keynisianista.
A doutrina Mercantilista defendia: A liberação da economia a fim de aumentar o poder dos Estados A intervenção governamental nas relações comerciais, a fim de aumentar o poder das empresas A intervenção governamental nas relações comerciais, a fim de promover a prosperidade nacional e aumentar o poder dos Estados A Não intervenção governamental nas relações comerciais, a fim de promover a prosperidade nacional A liberação da economia em pró do lucro.
" Nesse período, a riqueza e o poder de um país eram medidos pela quantidade de metais preciosos: Metalismo." A que fase do Capitalismo estamos nos referindo? Industrial Financeiro Comercial Informacional Tecno-Industrial.
Com relação ao Capitalismo Industrial, marque as alternativas corretas Estendeu-se do século XVIII até o século XXI É marcado pela 1ª Revolução Industrial e 2ª Revolução Industrial Aumento da capacidade de transformação da natureza por meio da utilização de máquinas hidráulicas e a vapor, com grande incremento no volume de mercadorias produzidas Nessa nova fase o lucro provinha principalmente da produção de mercadorias realizadas por escravos O trabalhador assalariado além de apresentar maior produtividade que o escravo tem renda disponível para o consumo. Por isso a escravidão entrou em decadência.
A doutrina econômica utilizada no Capitalismo Industrial era: Neo-Liberalismo Mercantilismo Keynesianismo Liberalismo Metalismo.
Correlacione as colunas com relação as fases do Capitalismo: Capitalismo Comercial Capitalismo Industrial.
Marque a alternativa correta sobre a Conferência de Berlim: Transição do capitalismo industrial para o financeiro Define a expansão imperialista apenas na África Associada a partilha da África.
Com relação ao Capitalismo Financeiro, marque as alternativas equivocada. Estende-se do final do século 19 até final do século 20 Formação de grandes empresas industriais e comerciais, além do crescimento acelerado de bancos e outras empresas financeiras Introdução de novas tecnologias e novas fontes de energia e no processo produtivo Lucro através da especulação financeira Tendo com pioneiros os EUA e Portugal, a ciência era apropriada pelo capital, ou seja, estava a serviço das empresas O capitalismo Financeiro é diferente do Capitalismo Monopolista Some a nomenclatura metrópole/colônia e surge a nomenclatura desenvolvidos/subdesenvolvidos.
A DIT delineada no capitalismo ________ consolidou-se no capitalismo __________. A resposta correta, respectivamente é: Comercial, Financeiro Industrial, Financeiro Industrial, Informacional Comercial, Financeiro Comercial , Industrial.
No Capitalismo Financeiro, a economia é : Começa Mercantilista e termina Liberalista Começa Liberalista e termina Keynisianista Mercantilista Liberalista Keynisianista.
" O Estado passa a intervir na economia como agente planejador, coordenador, produtor ou empresário. Essa atuação intensificou-se após a crise de 29." Essa é a definição de: Liberalismo Toyotismo Neo-Liberalismo Keynesianismo Fordismo.
O que foi o New Deal? Plano de combate à crise que se estendeu até 1959. Plano audacioso de construção de obras públicas e de estímulos a produção, visando reduzir o desemprego e a recuperação da economia norte-americana. Plano para total liberação da economia Plano audacioso de construção de obras públicas e de estímulo a produção, visando aumentar o lucro das empresas privadas. Plano de combate ao crescente socialismo Russo.
O que caracteriza uma multinacional? Desenvolvem estratégias de atuação nacional, a partir de uma base nacional onde está sua sede. Desenvolvem estratégias de atuação internacional a partir de uma base internacional, onde está sua sede e de onde controlam as filias no seu próprio país. Desenvolvem estratégias de atuação internacional a partir de uma base nacional, onde está sua sede e de onde controlam as filiais espalhadas pelo mundo Desenvolvem estratégias de atuação internacional a partir de uma base nacional, onde não está a sede. Esta encontra-se espalhada pelo mundo Desenvolvem estratégias de atuação nacional, a partir de uma base internacional, onde está sua sede.
O desfecho da 2ª Guerra Mundial agravou o processo de decadência das antigas colônias européias. Aos poucos, foram perdendo seus domínios coloniais na África e Ásia. Com a destruição provocada pela guerra, houve o deslocamento do centro de poder mundial com a emergência de 2 superpotências: EUA e Alemanha EUA e Inglaterra EUA e Japão EUA e União Soviética Japão e Alemanha.
Correlacione as colunas com relação as fases da DIT. Capitalismo Comercial Capitalismo Industrial Capitalismo Financeiro Capitalismo Informacional.
Com relação ao Capitalismo Financeiro, marque as alternativas corretas Atinge seu período informacional com a 3ª Revolução Industrial As novas tecnologias empregadas no processo produtivo como a robótica, permitiram grande aumento da produtividade industrial e da diversificação dos produtos Os avanços tecnológicos permitiram que os fluxos financeiros ocorressem com necessidade física de dinheiro Os países que estão na vanguarda da revolução informacional são aqueles que lideram a pesquisa e o desenvolvimento, com destaque para a Espanha Empresas de alta tecnologia estão próximas a universidades e centros de pesquisa, onde se desenvolvem os parque tecnológicos ou tecno-pólos.
Com relação às revoluções industrial e suas fontes de energia, correlacione: 1ª Rev. Industrial 2ª Rev. Industrial 3ª Rev. Industrial.
Com relação ao NEOLIBERALISMO, marque as alternativas corretas: Foi colocado em prática nos EUA, pelo presidente Roosevelt As políticas neoliberais se disseminaram através de organismos controlados como o FMI e o Banco Mundial e atingiram os países em desenvolvimento. Foi marcado pela redução do papel regulador do estado na economia O Neoliberalismo tinha o objetivo de reduzir as barreiras aos fluxos globais de mercadorias e capitais, o que beneficiava principalmente os países desenvolvidos A ampliação dos fluxos de capitais e a falta de controle estatal sobre o mercado, especialmente o financeiro, não levou o capitalismo a crise econômica.
Devido ao Xeque do neoliberalismo em 2008, o governo dos EUA lançou um plano de regulação, considerado a maior intervenção do Estado na economia desde a crise de 29. O plano assegurou: Amplos poderes ao FMI e ao Banco Mundial Amplos poderes ao Federal Reserve e a criação da Agência de Proteção ao Consumidor Amplos poderes ao Federal Reserve e a criação do Banco Mundial Amplos poderes ao Banco Mundial e a criação do Federal Reserve Criação da Agência de Proteção ao Consumidor e criação do Federal Reserve.
O que foi o Consenso de Washington? Define a expansão imperialista na África e na Ásia Abertura da economia por meio da liberalização financeira e comercial e da eliminação de barreiras aos investimentos estrangeiros É outro nome para o New Deal Foi um consenso realizado para a criação da Agência de Proteção dos Consumidores dos EUA Debatiam diretrizes para que a América Latina conseguisse superar a crise.
Sobre o NEOLIBERALISMO, marque as alternativas corretas: O Neoliberalismo foi proposto como solução para os problemas da América Latina As práticas Neoliberais não foram propostas, foram impostas à América Latina Marcado pela total intervenção do estado O neoliberalismo privatiza as empresas estatais Aumento dos investimentos em serviços públicos Reforma Previdenciária Redução de subsídios e gastos sociais por parte dos governos.
Com relação a Divisão Internacional do Trabalho, correlacione. Capitalismo Comercial Capitalismo Industrial.
Com relação ao Capitalismo Financeiro, correlacione. 1ª Momento do Financeiro 2º Momento do Financeiro.
Por que somente alguns países subdesenvolvidos se industrializaram? Porque já estavam na fase do capitalismo industrial Porque os países da África não tem capital suficiente para iniciar a industrialização Porque o que atrai as empresas estrangeiras é apenas mercado interno em crescimento Porque o que atrai as empresas estrangeiras é estar localizado no hemisfério norte Porque nem todos os países possuem vantagens que atraem empresas estrangeiras. Por isso alguns se industrializaram e romperam com a tradicional DIT.
Marque as alternativas que atrai as empresas para fora dos limites de seus países: Mão de obra abundante e barata Fontes de energia e matérias-primas a baixo custo Localizar-se no hemisfério norte Mercado interno em crescimento incentivos fiscais e subsídios governamentais Forte legislação ambiental.
O que é conhecido como Sistema-Mundo? Continuidade ao longo do processo histórico de mundialização Integração de países e regiões do planeta num único sistema. É o comprometimento mundial com a preservação da natureza É a presença de grandes empresas localizadas próximas aos tecno-pólos É a 4ª fase do Capitalismo.
A Globalização é consolidada em qual revolução industrial? 1ª Revolução Industrial 2ª Revolução Industrial Na transição da 1ª para a 2ª Na transição da 2ª para a 3ª 3ª Revolução Industrial.
A Globalização é um processo derivado de grandes avanços tecnológicos em 2 fatores: Transportes e Economia Telecomunicações e Economia Transportes e Telecomunicações Economia e História Mundial Transportes e Indústrias.
Com relação a fluxo de Capitais, correlacione as colunas: Capitais Especulativos Capitais Produtivos.
Marque os países que passaram por crise financeira devido aos capitais especulativos: México (94/95) México (97) Sudeste Asiático (97) Sudeste Asiático (99) Rússia (99) Rússia (98) Brasil (99) Argentina (01/02) Grécia (11) Grécia (09/10).
O que atrai o Capital Especulativo? Marque as alternativas corretas: Juros Baixo Países subdesenvolvidos Juros alto Investimento direto na produção de bens ou serviços Segurança (Importância do Risco País).
O que é o Risco País? Índice que mede a concentração de renda de um país Índice que mede a estabilidade política e econômica de um país. Índice que mede a renda per-capita de um país Índice que mede a saúde de um país Índice que mede o risco ambiental de um país.
Com relação as Multinacionais (também chamadas de Transnacionais), marque as alternativas erradas O Governo em que se localiza suas sedes lhes dão suporte econômico e político na competição internacional As decisões estratégicas, o controle acionário e pesquisa ficam nas filiais A maior parte dos lucros obtidas pelas filiais do exterior é remetida ao país-sede A maioria está sediada em países subdesenvolvidos Algumas possuem faturamento maior do que o PIB da maioria dos países do mundo.
Qual dessas organizações foi criada em 1964 com o objetivo de estimular o crescimento econômico dos países em desenvolvimento e o intercâmbio comercial destes com os desenvolvidos? UCNTAD UNTAD UCTAD UNCTAD UTAD.
Quais são as estratégias utilizadas pelas multinacionais para se expandirem mundialmente? Construção de novas unidades no exterior Apoio ao bem estar social Consciência ambiental Aquisição de empresas estatais em processo de privatização Aquisição de empresas privadas no exterior.
Qual é o país emergente que mais está se expandindo? India China Rússia Brasil México.
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
COMMENTS
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests