option

MOD1MAR1

INFO STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
MOD1MAR1

Description:
cerdamar

Author:
myself
(Other tests from this author)

Creation Date:
23/05/2020

Category:
Others

Number of questions: 345
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
TAKE THE TEST
Last comments
No comments about this test.
Content:
Quem é que tem a responsabilidade para fazer cumprir o cerimonial? O Contra Mestre de Serviço da OM Todo militar da MB que estiver investido de autoridade O Mestre da OM O Oficial de Serviço da OM O Oficial de Serviço da OM e o Mestre.
Quem é que pode alterar o Cerimonial? O Títular da OM O Comemch Apenas o Presidente da República Ministro da Defesa, CM ou CEMA Ministro da Defesa ou CEMA.
Comandante de Força ou de Navio só pode alterar o Cerimonial no Estrangeiro se: O Ministro da Defesa estiver presente para autorização O Presidente da República estiver presente para autorização O Contra Mestre de serviço estiver impossibilitado para execução do Cerimonial O Mestre estiver ausente do navio Estiver de acordo com os costumes locais, sem grave prejuízo ao serviço.
O Mais Antigo de uma OM não pode _________ o Cerimonial mas pode ________ em atendimento às conveniências do Serviço. Marque a alternativa que corresponde as lacunas em branco, respectivamente. Dispensar / Alterar Dispensar / Postergar Alterar / Dispensar Alterar / Modificar Modificar / Alterar.
O que significa a sigla COMIMSUP: Comandante Imediatamente Superior Comando Interno de Superfície Comandante Interino de Superfície Comando de Inteligencia da Marinha de Superfície Comandante de Inteligência Marítima e de Superfície.
"Sucessão de comandos vinculados a um comando superior, por subordinação militar, em ordem imediata e direta." A definição descreve a : Hierarquia Cadeia de Comando Disciplina Organização Militar COMIMSUP.
De acordo com a figura, quem é o COMIMSUP do HNMD? DGPM DSM CPMM ALMIRANTADO COMEMCH.
O termo Almirante "puro" só é utilizado em: Qualquer militar que ocupe o cargo de Almirante Tempos de Paz Caso de estar no navio Capitânia OM de Terra Tempos de Guerra.
Correlacione as colunas Almirante de Esquadra Vice Almirante Contra Almirante.
" Oficial da Marinha investido no cargo de Comando ou Direção." Essa definição corresponde ao cargo de: Oficial de Serviço Comandante Oficiais Subalternos SubOficial Praça mais antigo.
Não são prestadas honras pela OM ou por militar quando: Em faina geral (Ex.: Posto de Combate) O Títular da OM não estiver presente Em faina de Emergência O COMIMSUP não estiver presente Em faina de Evolução decorrente de manobra ou exercício O COMAPEM não estiver presente Durante qualquer atividade cuja paralisação, mesmo que momentânea possa afetar a segurança de pessoal ou material Durante o Cerimonial à Bandeira.
Não são prestados toques, continências e salvas quando em faina geral Qualquer autoridade, na presença de outra a quem caibam honras superiores em faina de emergência no período entre o arriar e o hastear da Bandeira Nacional em faina de Evolução Durante Funeral ou em dias de Luto Oficial (caso não seja autorizado pelo Comandante do D.N).
O que deve-se fazer caso não tenha ou esteja indisponível Corneteiro ou Banda na OM? Cancela todo o cerimonial Solicita destaque do Corneteiro para outra OM São executados os toques de apito Executa o cerimonial sem toques de apito e sem corneta Transfere o cerimonial para outro dia.
O que deve-se fazer quando deixarem de ser prestadas, a qualquer autoridade, honras a que tinha direito? Deve ser apresentado a autoridade, antecipadamente ou sem demora após o evento, a devida justificativa. Deve-se deixar passar e não comentar mais o assunto Deve-se punir os militares envolvidos que não cumpriram a missão Deve-se remarcar a visita da autoridade para efetuar as honras corretamente Deve-se anunciar no fonoclama o motivo .
Sobre "Amarra", marque a alternativa correta: É o nome que se dá a um tipo de bandeira É o nome que se dá a um tipo de nó É o que chamamos quando prendemos o navio ao cais É o que prende a âncora ao navio e também é uma unidade de distância É um tipo de embarcação.
Com relação ao navio, marque a alternativa correta: Quando um navio vai de baixa é preciso efetuar o cerimonial O Navio-Museu é considerado como se não fossem da armada Se o navio virar um "Navio-Museu", o cerimonial deverá ser aplicado no que for praticável Todo navio que vai de baixa vira "Navio-Museu" Se o navio virar um "Navio-Museu", o cerimonial não deve mais ser aplicado.
Com relação ao Cerimonial, marque a alternativa ERRADA: As honras para o Comandante da Marinha são executadas para o Atual Comandante da Marinha Se um "ex-CM" vai a uma OM, ele vai receber as honras por ser Almirante-de Esquadra da Reserva e não por ser ex-C.M No Cerimonial, a unidade Amarra equivale a 200 jardas Caso um navio de baixa vire um navio-museu, o cerimonial deverá ser aplicado no que for praticável Se um "ex-CM" vai a uma OM, ele vai receber as honras por ter sido Comandante da Marinha no passado.
A quem são prestadas as honras de posta acima? A militares da reserva ou reformados. A militares da ativa A Militares da ativa e da reserva A todos os militares Apenas militares falecidos.
Complete a frase: Só quem pode conceder honras de posto acima é o _______________ em caráter _____________ Comandante da Marinha / Excepcional Presidente da República / Extraordinário Comandante da Marinha / Extraordinário Presidente da República / Excepcional Comandante da Marinha / Ostensivo.
" É a tropa armada postada para prestar homenagem às autoridades militares e civis que à ela tenham direito." Essa definição refere-se à: Tropa Armada Guarda de Honra Guarda Armada Tropa de Honra Guarda Armada de Honra.
"Todo títular de OM em partida ou regresso de comissão vai se apresentar ao seu ________. " Sobre as Normas de Cortesia e Respeito, marque a alternativa correta: Deve ser apresentar ao COMAPEM. Se o Títular de OM tiver recebido instruções de outra autoridade, então além do COMAPEM, deve-se apresentar a essa autoridade, exceto se estiver dispensado de fazê-lo. Deve ser apresentar ao CEME. Se o Títular de OM tiver recebido instruções de outra autoridade, então além do CEME, deve-se apresentar a essa autoridade, exceto se estiver dispensado de fazê-lo. Deve ser apresentar ao seu COMIMSUP. Se o Títular de OM tiver recebido instruções de outra autoridade, então além do COMIMSUP, deve-se apresentar a essa autoridade, exceto se estiver dispensado de fazê-lo. Deve ser apresentar ao COMANDANTE DA MARINHA. Se o Títular de OM tiver recebido instruções de outra autoridade, então além do COMANDANTE DA MARINHA deve-se apresentar a essa autoridade, exceto se estiver dispensado de fazê-lo. Não precisa se apresentar a ninguém.
Tratando-se da posse de novo Titular de OM, identifique a localização de cada autoridade na cerimonia: A - Títular Novo / B - Titular Antigo / C - COMIMSUP A - Títular Antigo / B - Titular Novo / C - COMIMSUP A - Títular Antigo / B - COMIMSUP / C - Titular Novo A - Títular Novo / B - COMIMSUP / C - Titular Antigo A - COMIMSUP / B - Titular Novo / C - Titular Antigo.
Após realizada posse, quando o novo títular de OM deve-se apresentar ao seu COMIMSUP? Quando o COMIMSUP não tiver investido o cargo ao novo titular Não tem necessidade visto que a posse já ocorreu Mesmo que o COMIMSUP tenha investido o cargo ao novo titular, este deverá se apresentar novamente para firmar formalmente a posse Quando o novo ano começar Quando houver a primeira cerimônia da OM após a posse.
De acordo com as Normas de Cortesia e Respeito, como se comporta um navio que está Atracado perante a um outro navio que quer Atracar/Desatracar? Nada acontece, apenas esperando o outro realizar sua própria manobra O que está Atracado coloca toda sua tripulação em posto de continência O que necessita atracar / desatracar coloca toda sua tripulação em posto de continência como forma de agradecimento O que está Atracado fornece pessoal para auxiliar aquele que necessita atracar / desatracar O que está Atracado obrigatoriamente desatraca para o novo navio poder atracar.
Tratando-se de Embarcação Miúda, marque a alternativa que relaciona corretamente os militares que compõe esse tipo de embarcação. A - Proeiro / B - Popeiro / C - Militar de Máquinas / D - Patrão A - Popeiro / B - Proeiro / C - Patrão / D - Militar de Máquinas A - Popeiro / B - Proeiro / C - Militar de Máquinas / D - Patrão A - Proeiro/ B - Popeiro/ C - Militar de Máquinas / D - Patrão A - Patrão / B - Proeiro / C - Militar de Máquinas / D - Popeiro.
Se essa embarcação miúda for colocada a disposição de um Almirante, além dos 4 militares necessários para o funcionamento da embarcação (A,B,C,D), que outro militar deve embarcar também? Um 1º Sargento para ser responsável pela Embarcação Um Sub Oficial para ser responsável pela Embarcação Um 2º Sargento para ser responsável pela Embarcação Um oficial para ser responsável pela Embarcação Um CB para ser responsável pela Limpeza.
Quando a autoridade estiver indo embora por meio de viatura ou embarcação miúda, vai dizer "________" pra quem lhe estiver prestando as honras de despedida. Em resposta, receberá "_________". A opção que corresponde corretamente as lacunas em branco, são, respectivamente: Está quem manda / Com Licença Com Licença / Está quem manda Está com licença / Com quem manda Está com quem manda / Licença Até a licença / Está quem manda.
Em embarcação miúda ou viatura, o mais antigo Embarca__________ e Desembarca ______________. Marque apenas a alternativa que corresponde corretamente as lacunas em branco, respectivamente. Por Último / Em Primeiro Lugar Em Primeiro Lugar / Por Último.
Em circunstâncias especiais, o mais antigo pode determinar que os mais modernos desembarquem na sua frente, usando a expressão: " Está quem manda" " Com Licença" "Salta quem pode" " Pernas pra que te quero" " Sebo nas Canelas".
No caso de Almirante ou T.O.M a que pertença a embarcação miúda, quem levanta-se e presta continência individual? Apenas o Patrão Apenas a Guarnição Ninguém, devido aos procedimentos de segurança O Patrão e a Guarnição da Embarcação Apenas 1 membro da Guarnição, escolhido previamente pelo patrão.
No caso de Almirante ou T.O.M a que pertença a embarcação, o patrão e a guarnição levantam-se e prestam continência individual. Se quem entrar na embarcação forem os demais oficiais, quem faz continência? Apenas o Patrão Apenas a Guarnição Ninguém se levanta devido a procedimentos de segurança O Patrão e a Guarnição Apenas 1 membro da Guarnição, escolhido previamente pelo patrão.
A Continência Individual é a forma de saudação que o militar isolado, uniformizado, com ou sem cobertura, deve prestar a: Apenas ao mais antigo que passar por ele Aos símbolos e as autoridades Apenas à autoridades Às autoridades e aos Símbolos Aos Símbolos, à tropa formada e as autoridades.
Quando a continência individual é dispensada? Marque os itens corretos: Quando estiver com a mão direita ocupada Em faina ou serviço que não possa ser interrompido Quando sua visão não cruzar com a linha de visão do mais antigo Em posto de combate Quando estiver em ambiente cobertos Praticando Esportes Sentado, a mesa de rancho Remando ou Dirigindo Viatura.
Quando a Continência Individual não é executada? Quando o militar estiver de Sentinela, armado de fuzil ou outra arma que lhe impossibilite o movimento da mão direita Praticando Esportes Pelo militar que estiver fazendo parte da tropa armada Sentado a mesa de rancho Em postos de continência ou de parada Em faina Impossibilitado de movimentar a mão direita Integrando formatura comandada (no caso das Praças).
A Continência Individual não é executada quando o militar se integra em formatura comandada (no caso dos Praças), porém existem algumas exceções para esse caso. São elas: Faz-se continência individual, mesmo em formatura comandada, em honra ao Hino Nacional quando for cantado Faz-se continência individual, mesmo em formatura comandada, quando passar um militar mais antigo próximo da formatura Faz-se continência individual, mesmo em formatura comandada, em honra à Bandeira Nacional Faz-se continência individual, mesmo em formatura comandada, em honra ao Hino Nacional quando não for cantado Faz-se continência individual, mesmo em formatura comandada, quando determinado por quem comandar.
Com relação a continência individual dos oficiais, marque a alternativa correta. Fazem a continência individual quando a espada não estiver embainhada Não fazem a continência individual em formatura Se a espada estiver embainhada não executa a continência Mesmo armados ou em formaturas, fazem a continência individual Não fazem continência quando estão armados.
Nos navios, em face das condições do mar, a posição de sentido pode ser substituída por outra posição, chamada de: Cobrir Firme Descansar Alto Sentido.
Em corredores estreitos ou escadas em que não é possível caminhar lado a lado, a _______ do grupo é tomada pelo mais antigo, salvo no caso de visitas, quando o anfitrião segue _________. Marque a alternativa, respectivamente, que preenche as lacunas corretamente. Traseira / A Frente Parte Central / A Frente Traseira / Atrás Dianteira / Atrás Dianteira / A Frente.
A Continência da Guarda, Boys e Toques de Corneta e Apito na recepção ou despedida da autoridade. Essa é a definição de: Honras de Portaló Guarda de Honra Guarda Fúnebre Escolta Fúnebre Cobertura do Féretro.
Onde são realizadas as Honras de Portaló? Dentro do Portaló No corredor adjacente ao Portaló No portaló de Ré da OM Próximo ao Mastro Principal, tratando-se de OM de Terra Junto à Escada do Portaló ou Prancha do Navio ou no Local para tal Designado nas OM de Terra.
Onde fica localizado o portaló de Honra designado para uso dos oficiais? Portaló de Bombordo Portaló de Boreste Portaló de Ré Portaló de Proa Portaló de Popa.
Com relação ao procedimento para honras de portaló na recepção, correlacione a ordem dos acontecimentos: 1º 2º 3º 4º 5º.
Tratando-se do procedimento para as honras de portaló na recepção, quando é tocado "Abre o Toque", a Guarda faz as seguintes continências, correlacione-as: Apresentar Armas Ombro Arma Guarda não presta continência.
Tratando-se das honras de portaló na despedida, assim que a autoridade atingir a extremidade superior (ou patim superior) o oficial: Proclama o vocativo que tem direito a autoridade e comanda "Toque de Presença" Proclama apenas o "Toque de Presença" Proclama o vocativo que tem direito a autoridade e comanda "Abre o Toque" Apenas presta continência Proclama apenas o "Abre o Toque".
Se a autoridade que estiver indo visitar a OM for de maior ou igual posto ao Titular da OM, a quem cabe prestar as honras de portaló? Ao próprio Titular da OM Ao COMIMSUP Ao Oficial de Serviço Ao Imediato A qualquer oficial superior.
Se o Titular de OM não recebeu a autoridade de igual ou maior posto e ordenou outro oficial realizar as honras, o que esse oficial deve fazer? Deve negar-se, uma vez que a autoridade é mais antiga e a ordem não cumpre o Cerimonial da Marinha Deve delegar para o Oficial de Serviço, uma vez que já está de serviço no Portaló Deve comunicar ao Imediato para que o mesmo possa realizar as honras Deve ir apresentando a justificativa à autoridade Deve apenas cumprir, sem justificar nada para a autoridade visitante.
O que acontece quando o visitante (de maior ou igual posto que o Titular da OM) vai a OM e o T.O.M está ausente? O Oficial de Serviço desce até o patim inferior a fim de participar ao visitante da ausência do T.O.M e sugere que o visitante volte outro dia. O Oficial de Serviço recebe o visitante sem honras de portaló, uma vez que o T.O.M não está a bordo. O Oficial de Serviço desce até o patim inferior a fim de participar ao visitante da ausência do T.O.M. Caso o visitante insista, o visitante aguarda que o oficial de serviço suba ao patim superior e retome seu lugar de honras ao portaló. O Oficial de Serviço não desce ao patim inferior e não autoriza a subida do visitante sem a autorização do T.O.M O Oficial de Serviço retira a prancha ou escada para impossibilitar a subida do visitante.
O que deve-se fazer se uma autoridade, seja de qualquer precedência, chegar para visitar uma OM entre o Toque de Silêncio e o Hasteamento da Bandeira? É informado que o T.O.M não encontra-se a bordo e impedido de entrar É recebido com honras de portaló, como em qualquer hora do dia Deve-se ligar para o Imediato para confirmar a autorização do visitante a bordo Não se deve nem recebê-lo É Recebido e Despedido pelo Oficial de Serviço ou por quem estiver substituindo.
Como é o procedimento para chegada ou saída de bordo de autoridade por meios aéreos (caso seja um navio aeródromo ou OM de Terra) ? Um oficial é designado para acompanhar a autoridade entre a aeronave e o local onde serão prestadas as honras A autoridade desloca-se sozinha até o local onde serão prestadas as honras Não executa-se honras de portaló devido a presença de aeronave Um oficial é designado para acompanhar a autoridade diretamente para a entrada da OM, sem a execução das honras Uma viatura busca a autoridade na saída da aeronave e deixa-a no local para a prestação de honras.
Em navios que não são aeródromos, as honras são prestadas de forma e em local que não afetem a segurança da aviação, podendo a autoridade anfitriã, dependendo da situação, dispensar: Os boys, o toque de apito, mantendo sempre as honras a salve e a guarda As honras, a salva e a guarda, mantando sempre os boys e o toque de apito As honras, a salva, a guarda e os boys, mantendo sempre o toque de apito As honras, a salva, a guarda, os boys e o toque de apito. As honras, mantendo sempre a salva, a guarda, os boys e o toque de apito.
"É o navio que está alojando o Comandante da Força." A que navio se refere esta frase? Ao Navio Capitânia Ao Navio Ary Rangel Ao Navio Vital Brasil Ao Navio Aeródromo Ao Navio da Viagem de Ouro.
O Comandante do navio Capitânia é chamado de: Capitão da Flâmula Capitão de Capitânia Capitão de Honras Capitão de Bandeira Capitão de Cruzeiro.
Como são feitas as honras no Navio Capitânia? A autoridade visitante será recebida pelo Capitão de Bandeira e os oficiais do Estado-Maior não prestam honras as autoridades em visita à Força A autoridade visitante será recebida pelo próprio Comandante de Força e o Capitão de Bandeira não presta honras as autoridades em visita à Força A autoridade visitante será recebida por oficiais do Estado-Maior e o Capitão de Bandeira não presta honras as autoridades em visita à Força. A autoridade visitante será recebida pelo próprio Capitão de Bandeira e o Comandante de Força não presta honras as autoridades em visita à Força A autoridade visitante será recebida pelo Oficial de Serviço e o Capitão de Bandeira não presta honras as autoridades em visita à Força.
Com relação a execução de toques de apito, correlacione. Cabe ao Mestre Cabe ao ContraMestre de Serviço.
Nas honras de portaló (cujas escadas são voltadas pra Ré), na presença do Comandante, Diretor ou Oficial a quem caiba prestar as honras, o oficial de serviço ocupa qual posição? A sua esquerda, afastado de um passo, quando o portaló for a Boreste ou nas OM de Terra. E as mesma distância, porém a direita se o portaló for a bombordo. A sua frente, afastado de um passo, quando o portaló for a Boreste ou nas OM de Terra. E as mesma distância, porém a direita se o portaló for a bombordo. A sua traseira, afastado de um passo, quando o portaló for a Boreste ou nas OM de Terra. E as mesma distância, porém a direita se o portaló for a bombordo. A sua direita, afastado de um passo, quando o portaló for a Boreste ou nas OM de Terra. E as mesma distância, porém a esquerda se o portaló for a bombordo. A sua direita, afastado de um passo, quando o portaló for a Boreste ou nas OM de Terra. E as mesma distância, porém a direita se o portaló for a bombordo.
Com relação a Posição do Oficial de Serviço nas honras de portaló, correlacione: Portaló com escada voltada pra Ré Portaló com escada voltada pra Vante.
Quando couber ao próprio Oficial de Serviço prestar as honras de portaló, qual deve ser o seu posicionamento? O Oficial de Serviço fica de costas para o Portaló, tendo os boys e o Contramestre formados a sua frente O Oficial de Serviço fica voltado para o Portaló, tendo os boys e o Contramestre formados entre a sua posição e o portaló O Oficial de Serviço fica voltado para o Portaló, sem os boys, apenas com o Contramestre O Oficial de Serviço fica de costas para o Portaló, sem os boys, apenas com o Contramestre O Oficial de Serviço fica voltado para o Portaló sozinho, esperando a autoridade.
Correlacione o nº de boys com a autoridade visitante 8 boys 6 boys 4 boys 2 boys.
"Honras, que não as de salva, prestadas quando navios e embarcações, estas arvorando bandeira-insígnia, passam ou são ultrapassadas à distância de reconhecimento" A frase acima descreve: Definição de Honras de Passagem Definição de Salvas Definição de Guarda de Honra Definição de Escolta Fúnebre Definição de Honras de Portaló.
Qual o valor da Distância de Reconhecimento? 3 amarras para embarcações miúdas e 2 amarras para navios 5 amarras para navios e 3 amarras para embarcações miúdas 7 amarras para navios e 5 amarras para embarcações miúdas 3 amarras para navios e 2 amarras para embarcações miúdas 5 amarras para embarcações miúdas e 3 amarras para navios.
Tratando-se das Honras de Passagem e de acordo com os Procedimentos a bordo de Navio, correlacione Executado o Toque de Presença (apito longo) Executado o Toque de Continência (apito curto) Execução do Toque de Volta (2 apitos curtos).
Com relação as honras de passagem e de acordo com os Procedimentos a bordo de Navio, marque os itens corretos Toque de presença = 1 apito longo Toque de Volta = 2 apitos longos Toque de Continência = 1 apito curto Toque de presença = 2 apitos longos Toque de Volta = 2 apitos curtos Toque de Continência = 1 apito longo No caso das embarcações miúdas, as honras são executadas quando a embarcação atingir o Través do navio O apito utilizado é o Apito de Manobra (igual ao de juiz de futebol).
Nas embarcações miúdas, como são prestadas as honras de passagem? Utilizando-se o apito de manobra Manobrando-se apenas com os remos e o apito de manobra Manobrando-se com velas, remos, máquinas e utilizando o apito de manobra No caso de embarcações miúdas, não realiza-se honras de passagem Manobrando-se com velas, remos ou máquinas.
Tratando-se das Honras de Passagem e de acordo com os Procedimentos a bordo de embarcação miúda, correlacione: Honras de Passagem para Almirantes e autoridades de precedência igual ou superior Honras de Passagem a Oficiais Superiores e Oficiais no exercício do Comando Faz Continência Individual e os Demais Militares a bordo permanecem em suas posições.
Tratando-se de Honras de Passagem, a embarcação miúda que houver prestado em primeiro lugar as honras de passagem, só pode: Passar para vante de outra após a autoridade lá embarcada retribuir a continência prestada ou cortar a proa da outra por Urgência de manobra ou quando estiverem afastadas entre si em mais de 2 amarras Passar para vante de outra após a autoridade lá embarcada retribuir a continência prestada ou cortar a proa da outra por Urgência de manobra ou quando estiverem afastadas entre si em mais de 3 amarras Passar para vante de outra assim que prestar as honras, sem esperar retribuição da outra embarcação ou cortar a proa da outra por Urgência de manobra ou quando estiverem afastadas entre si em mais de 2 amarras Passar para vante de outra assim que prestar as honras, sem esperar retribuição da outra embarcação ou cortar a proa da outra por Urgência de manobra ou quando estiverem afastadas entre si em mais de 3 amarras Passar para traseira de outra assim que prestar as honras, sem esperar retribuição da outra embarcação ou cortar a proa da outra por Urgência de manobra ou quando estiverem afastadas entre si em mais de 2 amarras.
Como um navio retribui ao outro as Honras de Passagem? O navio mais antigo não precisa retribuir O navio mais antigo retribui de forma inversa que o moderno prestou:Toque de Volta, Toque de Continência e Toque de Presença O navio mais antigo retribui apenas com o Toque de Volta O navio mais antigo retribui da mesma forma que o moderno prestou: Toque de Presença, Toque de Continência e Toque de Volta O navio mais antigo retribui apenas com o Toque de Continência.
Tratando-se de Honras de Passagem, como uma Embarcação Miúda retribui as honras? A Embarcação Miúda retribui com um Toque de Presença, Toque de Continência e Toque de Volta, nessa ordem A autoridade que se encontra na Embarcação Miúda faz a continência A Embarcação Miúda por ser mais antiga não precisa retribuir as honras de passagem A Embarcação Miúda retribui com o Toque de Continência e a autoridade presta continência também A Embarcação Miúda retribui com um Toque de Volta, Toque de Continência e Toque de Presença, nessa ordem.
Os navios quando estão integrando Força-Tarefa ou Grupo Tarefa, cumprem as instruções do __________ quanto as honra de passagem, por ocasião de ___________ ou em fainas que impliquem a ______________. Complete as lacunas corretamente. COMAPEM / Manobras Táticas / Refrigeração do Navio Capitão de Bandeira / Manobras Táticas / Refrigeração do Navio COMAPEM / Manobras Táticas / Passagem de Cabos entre Navios Capitão de Bandeira / Manobras Táticas / Passagem de Cabos entre Navios COMAPEM / Manobras Táticas / Serviço do Navio.
Tratando-se de navios em operação que estejam em fainas que impliquem a passagem de cabos entre navios, as honras de passagem quando determinadas serão sempre prestadas por ocasião: do Engajamento do Desengajamento do Tempo de Manobra Tática da Previsão do Tempo de Imediato.
Quando não são prestadas honras de passagem? Marque os itens corretos Quando a Embarcação Miúda estiver Rebocando ou sendo Rebocada Entre navios e Embarcações Miúdas Entre o Por do Sol e as 8h (Exceto quando exigido por Cortesia Internacional) Quando possa afetar a segurança da Embarcação Miúda Entre Embarcações Miúdas com apenas uma autoridade Quando a Embarcação Miúda estiver em serviço de Socorro.
Quem pode dispensar as Honras de Passagem quando as circunstâncias o determinarem? COMAPEM COMIMSUP CHEDEP COMANDANTE DA MB Apenas o PRESIDENTE DA REPÚBLICA.
Com relação aos mastros de um navio, correlacione corretamente. Pau da Bandeira Pau do Jack Mastro de Combate ou Mastro Principal.
Com relação aos mastros de uma embarcação miúda, correlacione corretamente. Pau da Bandeira Pau da Flâmula.
O que significa Hastear a Bandeira? Significa içá-la e mantê-la desfraldada apenas no tope do mastro Significa tirá-la do mastro e guardá-la Significa içá-la e mantê-la desfraldada no tope do mastro, no tope do pau da bandeira ou no penol da carangueja Significa içá-la e mantê-la desfraldada apenas no penol da carangueja Significa arriá-la e mantê-la desfraldada no tope do mastro, no tope do pau da bandeira ou no penol da carangueja.
O que significa hastear a Bandeira a Meia Adriça? Assim que começar o hasteamento, já deixá-la a uma posição que corresponda a aproximadamente metade da altura do penol da carangueja, do mastro ou do pau da bandeira. Içá-la completamente e depois trazê-la a uma posição que corresponda a aproximadamente 1/3 da altura do penol da carangueja, do mastro ou do pau da bandeira. Assim que começar o hasteamento, já deixá-la a uma posição que corresponda a aproximadamente 1/3 da altura do penol da carangueja, do mastro ou do pau da bandeira. Içá-la completamente e depois trazê-la a uma posição que corresponda a aproximadamente metade da altura do penol da carangueja, do mastro ou do pau da bandeira. Assim que começar o arriamento, já deixá-la a uma posição que corresponda a aproximadamente metade da altura do penol da carangueja, do mastro ou do pau da bandeira.
Nos navios, como sabemos qual é o mastro principal? É aquele também conhecido como pau da Bandeira Pode ser chamado de Pau do Jack Pode ser chamado tanto de pau da Bandeira como Pau do Jack Pode ser o mastro de ré, ou o mastro de maior guinda (conforme a classe do navio) Pode ser o mastro de maior guinda ou o Pau da Bandeira.
Em OM de Terra, como sabemos qual é o mastro principal? É aquele em que é hasteada a bandeira do Cruzeiro É aquele em que é hasteada a bandeira nacional É aquele em que é hasteada a bandeira-insígnia do Títular da OM É aquele em que é hasteada a Flâmula de Comando É aquele em que é hasteada o pavilhão do Presidente da República.
Para colocação de Bandeira é considerado LADO DIREITO: Nos demais mastros, que não seja navio, coloca-se um observador de frente para o mastro e de costas para a formatura. Será a esquerda do observador, a direita do mastro Nos mastros dotados de penol da carangueja - aquele que seria o bordo de bombordo Não tem lado, escolhe-se qualquer um. Nenhuma das respostas anteriores Nos mastros dotados de penol da carangueja - aquele que seria o bordo de boreste.
No Cerimonial da MB, o que são os famosos "Signos"? São as figuras presentes nas Bandeiras São tipos de movimentos nas Honras de Portaló É um tipo de toque de Corneta É o nome que se dá para combinação de 2 Bandeiras hasteadas no Mastro Principal É um tipo de toque especial de Apito.
Tratando-se da Localização dos signos, as Bandeiras são divididas por: 2 seguimentos de retas paralelos entre sí 3 seguimentos de retas perpendiculares entre sí 3 seguimentos de retas paralelos entre sí 2 seguimentos de retas perpendiculares entre sí Não há a divisão por seguimentos de retas.
Tratando-se de localização dos signos, a Tralha indica...: Um tipo de signo presente nas Bandeiras O lado Esquerdo das Bandeiras O lado Direito das Bandeiras Qual mastro a Bandeira deve ser pendurada 2 retas paralelas somadas a 2 retas perpendiculares.
Marque os itens que contém informações corretas sobre Pano de Bandeira A unidade de tamanho da bandeira chama-se Pano A unidade de tamanho da bandeira chama-se metro A bandeira de 1 pano tem 0,45m de altura por 0,60m e comprimento A bandeira de 1 pano tem 0,45m de comprimento por 0,60m de altura A bandeira de 2 panos tem 0,60m de altura por 1,2m de comprimento.
O que é chamado de Alcance Visual de Bandeiras? É o momento que uma bandeira é avistada, não necessariamente distinguida É a distância, em metros, que a Bandeira está do passadiço É o momento em que uma Bandeira é hasteada no penol da carangueja É quando um navio hasteia a Bandeira de outra nação em seu mastro em honras àquele País É a distância máxima em que as bandeiras podem ser distinguidas .
Com relação a Hasteamento e Arriamento da Bandeira Nacional, marque os itens corretos. É arriada diariamente ao por do sol, mediante cerimonial específico em OM de todos os tipos de serviço É arriada diariamente 5 minutos antes de encerrar-se o expediente, sem cerimonial, nas demais OM É arriada diariamente ao por do sol, mediante cerimonial específico em OM que mantenha serviço ininterrupto A Bandeira Nacional é hasteada diariamente às 8h, mediante ceriomonial específico É arriada diariamente 5 minutos antes de encerrar-se o expediente, com cerimonial, nas demais OM.
Nos navios, o pau da bandeira será usado para hasteamento quando o navio estiver: Em combate Em exercício tático Amarrado No dique Fundeado Atracado Em Movimento.
Quando a bandeira é hasteada no mastro de combate ou penol da carangueja? Quando o navio estiver no dique Quando o navio estiver em Movimento Quando o navio estiver fundeado Quando o navio estiver atracado Quando o navio estiver amarrado.
Em OM de Terra, onde a Bandeira é hasteada? No mastro de combate No pau da Bandeira No mastro da fachada principal do edifício ou no penol da carangueja do mastro No pau do Jack No dique.
No hasteamento / arriamento da Bandeira Nacional, em que momento é içado o galhardete Prep? Às 07:50 (no hasteamento) / 10 min antes do por do sol (no arriamento) Às 07:55 (no hasteamento) / 10 min antes do por do sol (no arriamento) Às 07:50 (no hasteamento) / 5 min antes do por do sol (no arriamento) Às 07:55 (no hasteamento) / 5 min antes do por do sol (no arriamento) Às 07:55 (no arriamento) / 5 min antes do por do sol (no hasteamento).
Qual das Bandeiras é conhecida como Galhardete Prep? A Bandeira (B) A Bandeira (A) Nenhuma das Bandeiras Apresentadas A Bandeira (C) Pode-se utilizar qualquer uma como Prep.
Com relação ao Cerimonial da Bandeira, marque os itens corretos O Galhardete Prep é içado as 07:55 no hasteamento O Galhardete Prep é içado na adriça de Bombordo Assim que o Prep é içado é anunciado por voz " Sinal para a Bandeira" O Galhardete Prep é içado na adriça de Boreste O Galhardete Prep é içado as 07:55 no arriamento.
Em OM de Terra, quem guarnece a adriça do Prep e quem guarnece a adriça da Bandeira, respectivamente? Um praça / Um oficial sem chapéu Uma praça / Uma praça sem chapéu Uma praça / Uma praça com chapéu Um praça / Um oficial com chapéu Um oficial / Uma praça sem chapéu.
Ao sinal para Bandeira, formam nas proximidades do mastro, com a Frente voltada para a bandeira: Apenas a banda Apenas o COMAP A guarda e quando determinada, a banda e a tripulação O COMAP, e quando determinada, a tripulação A guarda, o COMAP e quando determinada, a tripulação.
O que difere o arriamento do hasteamento da Bandeira,em OM de Terra, com relação aos militares presente? No arriamento não faz-se presente a guarda No hasteamento, a guarda tem a sua frente 3 sargentos No arriamento, a guarda tem a sua frente 2 sargentos e 1 oficial No arriamento, a guarda tem a sua frente 3 sargentos No hasteamento, a guarda tem a sua frente 2 sargentos.
No Cerimonial a Bandeira, em OM de Terra, onde fica a banda de música caso não haja espaço o suficiente para ficar à retaguarda do Of. de Serviço? Pode ficar do lado direito ou esquerdo, porém preferencialmente no direito Obrigatoriamente no lado esquerdo A frente do Of. de Serviço Obrigatoriamente no lado direito Pode ficar do lado direito ou esquerdo, porém preferencialmente no esquerdo.
Complete corretamente as lacunas em branco: " ______h a Prep é içada. Depois de _____ minutos é tocado por corneta o _________, onde todos já devem estar formados, na posição de __________, com a frente voltada para a Bandeira.. _____minuto após o _________, quando o Oficial de Serviço comanda ________ ao dispositivo e solicita a autoridade que preside a cerimônia permissão para prosseguir" 07:50 / 3 / Primeiro Sinal / Descansar / 1 / Segundo Sinal / Sentido 07:55 / 5 / Primeiro Sinal / Descansar / 1 / Segundo Sinal / Sentido 07:55 / 3 / Primeiro Sinal / Descansar / 1 / Segundo Sinal / Sentido 07:55 / 5 / Segundo Sinal / Descansar / 1 / Segundo Sinal / Sentido 07:55 / 3 / Primeiro Sinal / Sentido / 1 / Segundo Sinal / Descançar.
Tratando-se do Cerimonial a Bandeira, complete corretamente as lacunas: " Às _____horas (ou no Por do Sol), o Prep é arriado e anuncia-se por voz ______, tocando por corneta o ______. Imediatamente o oficial de serviço comanda ______ e o corneteiro toca ________ e em seguida iça (ou arria) a Bandeira." 8 / Arriou / Segundo Sinal / Em Continência / Apresentar Armas 07:59 / Arriou / Segundo Sinal / Em Continência / Apresentar Armas 07:59 / Arriou / Terceiro Sinal / Em Continência / Apresentar Armas 8 / Arriou / Terceiro Sinal / Em Continência / Apresentar Armas 07:59 / Sentido / Terceiro Sinal / Em Continência / Apresentar Armas.
No Cerimonial a Bandeira, quem presta continência individual? Todos os presentes Apenas o Oficial de Serviço Apenas o Contramestre Apenas a Praça que está na adriça da Bandeira Apenas o Oficial de Serviço e o Contramestre.
Em que momento no Cerimonial a Bandeira é iniciado o toque de apito pelo Contramestre e a execução do hino nacional ou marcha batida? Quando a Prep é içada, precisamente às 07:55 Fica a critério do Contramestre de Serviço combinar com os militares do Cerimonial Quando o Of. de Serviço comanda "Em continência", logo após o "Arriou", e assim o corneteiro toca "Apresentar Armas" e em seguida iça (ou arria) a Bandeira Quando o Of. de Serviço comanda "Descansar, logo após o "Arriou", e assim o corneteiro toca "Apresentar Armas" e em seguida iça (ou arria) a Bandeira Quando a autoridade chega na cerimonia.
O movimento de hasteamento ou arriamento é: Contínuo e Irregular Pausado e Regulado Pausado e Irregular Contínuo e Pausado Contínuo e Regulado.
O término do Hasteamento ou Arriamento coincide com: Arriamento da Prep Hasteamento da Prep O término do Hino ou do Toque O início do Hino ou do Toque O por do Sol / As 8h em ponto.
Tratando-se do Cerimonial a Bandeira, também prestam continência: Aqueles que estiverem no Rancho e escutem os toques Aqueles que se encontrarem em recintos ou conveses abertos No Passadiço Os que estiverem conveses abaixo ou em recintos fechados que ouvirem os toques.
Quando o Cerimonial a Bandeira é realizado, o que fazem os militares que estiverem fazendo suas refeições no rancho? Levantam-se e ficam em sentido Levantam-se e prestam continência Continuam fazendo suas refeições normalmente e em silêncio Continuam fazendo suas refeições normalmente, conversando normalmente Levanta-se apenas o mais antigo da mesa e fica em sentido.
No Cerimonial a Bandeira, fica a critério de quem o canto do Hino Nacional? Do Comandante da Marinha Do Titular da OM Do Contramestre Do Ministro da Defesa Da Autoridade que preside o cerimonial.
Quando, no Cerimonial a Bandeira, a continência não é feita? Quando o Oficial de Serviço comanda " Em continência" Quando o Hino Nacional é cantado Quando não tem a presença da Banda Quando não tem o toque de corneta Quando o Titular da OM não está presente.
No Cerimonial a Bandeira, ao final do hino nacional ou dos toques de corneta e apita, a continência é desfeita e se houver guarda armada, qual comando o Oficial de Serviço ordena o corneteiro tocar para a guarda? Apresentar Arma Sentido Descansar Descansar arma Ombro arma.
Terminado o Hasteamento da Bandeira Nacional, o que fazem os militares que guarneciam a adriça do Prep e a adriça da Bandeira? Ambos dão meia volta volver e fora de forma O militar que guarnecia a adriça da bandeira coloca seu chapéu e volta-se para o Oficial de Serviço, junto com o militar que guarnecia a Prep, dando o pronto por meio da continência Esperam o sinal do Oficial de Serviço para sair de formatura Ficam em descansar e esperam o Oficial de Serviço se retirar, para depois se retirarem também Nenhuma das anteriores.
Terminado o arriamento da Bandeira Nacional, os 3 sargentos, sem se descobrirem, dobram a bandeira, cuidando para que ela não toque o piso. Cabe ao _________ desenvergá-la da adriça, o sargento da ________ da formatura segurar o lais da bandeira e ao da _______, segurar o lado da tralha. Complete corretamente as lacunas em branco. Mais antigo / Esquerda / Direita Mais antigo / Direita / Esquerda Mais moderno / Direita / Esquerda Contramestre / Direita / Esquerda Mais moderno / Esquerda / Direita.
"Ao final do arriamento da Bandeira Nacional, o sargentos que realizaram a dobra da Bandeira voltam à formatura. O ____ comanda _______ e dá o pronto para o Oficial de Serviço por meio da ______. Os militares que guarneciam o Prep e a Bandeira, já com o chapéum acompanham os movimentos." Complete corretamente as lacunas. Mais moderno / Meia Volta volver / Continência Mais antigo / Meia Volta volver / Continência Mais antigo / Esquerda volver / Continência Mais moderno/ Direita volver / Continência Mais antigo / Direita volver / Continência.
Ao final do Cerimonial a Bandeira, o Oficial de Serviço da o pronto à autoridade que preside o cerimonial fazendo-lhe continência e dizendo em voz alta: "___________" no Hasteamento ou "_________" no Arriamento. A autoridade que preside volta-se para os presentes e dá ________, sendo respondido pelos _________ e assim a formatura é desfeita. Complete corretamente as lacunas: Cerimonial Encerrado / Cerimonial Encerrado / Boa Noite / Oficiais Bom Dia / Boa Noite / Boa Noite / Oficiais Cerimonial Hasteado / Cerimonial Arriado / Boa Noite / Oficiais Cerimonial Encerrado / Boa Noite / Boa Noite / Oficiais Cerimonial Encerrado / Cerimonial Alvorecido / Boa Noite / Oficiais.
Quais militares não participam do Cerimonial a Bandeira ? Oficial de Serviço no Passadiço, Timoneiro, Sota-Timoneiro, Vigias e Pessoal envolvido em fainas e manobras Apenas o Oficial de Serviço no Passadiço e o Pessoal envolvido em fainas e manobras Apenas o Timoneiro, Sota-Timoneiro e o Pessoal envolvido em fainas e manobras Apenas o Oficial de Serviço no Passadiço e o Timoneiro Oficial de Serviço no Passadiço, Timoneiro, Sota-Timoneiro, Contramestre, Vigias e Pessoal envolvido em fainas e manobras.
Se uma embarcação estiver se movimentando próximo a uma OM ou navio que esteja realizando o Hasteamento/Arriamento da Bandeira, o procedimento correto a realizar-se é? Marque os itens corretos. Dependendo do estado do mar, todos se levantam e se uniformizados, prestam continência, inclusive o Patrão Dependendo do estado do mar, todos se levantam (uniformizados ou não), prestam continência, exceto o Patrão De acordo com o seu meio de propulsão, são executadas manobras de remos ao alto, arriar as velas ou parar a máquina Dependendo do estado do mar, todos se levantam (uniformizados ou não), prestam continência, inclusive o Patrão Dependendo do estado do mar, todos se levantam e se uniformizados, prestam continência, exceto o Patrão.
Qual o procedimento utilizado para os ocupantes de veículo que estejam transitando dentro da OM próximos do Hasteamento / Arriamento da Bandeira Nacional? Os ocupantes param os carro, porém não precisam desembarcar. Ficam parados até o final da Cerimônia. Os ocupantes não precisam parar o carro e podem prosseguir viagem normalmente Os ocupantes desembarcam, se uniformizados prestam continência se em trajes civis, ficam em sentido Os ocupantes apenas reduzem a velocidade ao passar próximo ao local Os ocupantes desembarcam e prestam continência mesmo em trajes civis.
Nos Complexos Navais, qual das OM realiza o Cerimonial a Bandeira? Quem define essa OM? A OM mais antiga realiza o Cerimonial. Ninguém define, uma vez que todos já sabem quem é a OM mais antiga O COMAP designa a OM mais Antiga para realizar diariamente o Cerimonial O Comandante da Marinha designa uma OM para realizar diariamente o Hasteamento e Arriamento da Bandeira. O COMIMSUP designa uma OM para realizar diariamente o Hasteamento e Arriamento da Bandeira. O COMAP designa uma OM para realizar diariamente o Hasteamento e Arriamento da Bandeira. .
Os navios, situados dentro do Alcance Visual de Bandeiras, hasteiam e arriam a Bandeira em obediência aos sinais oriundos do navio onde se encontra embarcado o: COMAPEM Capitão de Bandeira Comandante da Marinha Presidente da República COMAP.
Os navios docados ou atracados, situados dentre do Alcance Visual de Bandeiras, hasteiam e arriam a bandeira em obediência ao mais antigo que pode ser_______. Essa regra só muda se _____. Complete as lacunas corretamente. COMAPEM ou Comandante da Marinha / O tempo não estiver favorável COMAPEM ou COMAP / Houver uma OM designada para realizar o Cerimonial COMAP ou Comandante da Marinha / Houver uma OM designada para realizar o Cerimonial COMAPEM ou Almirantado / O tempo não estiver favorável Almirantadou ou COMAP / Houver uma OM designada para realizar o Cerimonial.
Quando os navios mantém hasteada a Bandeira Nacional no período entre o Por do Sol e as 8h? Marque os itens corretos. Quando avistado o Estandarte Presidencial Quando a bordo o Chefe de Estado ou de Governo Estrangeiro Quando a bordo o Ministro da Defesa Quando a bordo o Comandante da Marinha Quando a bordo o COMAPEM Quando a bordo o Governador do Estado a que pertencer o porto em que se encontra o navio Quando a bordo o Governador do Rio de Janeiro Durante entrada e saída de qualquer porto Durante aniversário do Comandante da Marinha.
Quando os navios mantém hasteada a Bandeira Nacional no período entre o Por do Sol e as 8h? Marque os itens corretos. No porto, durante a entrada ou saída de navio da MB ou de Marinha de Guerra Estrangeira, ou se esses hastearam suas bandeiras Quando navegando próximo à Terra Durante o cruzamento no mar, com outro navio, ou na passagem próxima de farol ou estação semafórica com guarnição Quando sobrevoado por alguma aeronave Quando a bordo personalidade famosa Durante posto de combate A meia adriça, até o último minuto do dia de luto, dia de finados e nos navios abrangidos pelo ato administrativo nos dias de luto municipal e estadual Quando fotografados ou filmados No dia do solstício de verão .
Quando as OM de Terra mantém hasteada a Bandeira Nacional no período entre o Por do Sol e as 8h? Marque os itens corretos. Quando avistado o estandarte Presidencial Quando a bordo Chefe de Estado ou de Governo Estrangeiro Quando a bordo Ministro da Defesa Quando a bordo o Comandante da Marinha Quando a bordo o Governador do Estado onde se localiza a OM Quando a bordo personalidade famosa A meia adriça até o último minuto do dia estabelecido nos casos de Luto Nacional, finados e nas OM abrangidas pelo ato administrativo nos dias de luto municipal e estadual.
Os navios em Mar Aberto podem prescindir da exibição da Bandeira, exceto: Durante postos de combate Quando o Presidente da República estiver a bordo Durante o cruzamento com outro navio ou na passagem próxima de farol ou estação semafórica com guarnição Quando o Comandante da Marinha estiver a bordo Quando sobrevoado por aeronave Quando fotografados ou filmados.
As embarcações miúdas mantém a Bandeira Nacional hasteada entre o Por do Sol e as 8h, enquanto: Os navios mantiverem o embandeiramento içado nos dias de gala Se o "navio-mãe" não estiver com hasteamento de luto, a embarcação vai hastear a Bandeira Conduzir o Pres. da República, Chefe de Estado de Governo Estrangeiro, Membros do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal federal ou do Superior Tribunal Militar, Ministro de Estado, Comandante da Marinha/Exército/Aeronáutica, Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, Governador do estado onde estiver e o Almirantado Conduzir o Pres. da República, Chefe de Estado de Governo Estrangeiro, Membros do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal federal ou do Superior Tribunal Militar, Ministro de Estado, Comandante da Marinha/Exército/Aeronáutica, Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, Prefeito do estado onde estiver, Governador do estado onde estiver e o Almirantado Em águas estrangeiras ou limítrofes internacionais, de dia ou de noite Se presente personalidade famosa a bordo Dirigir-se a navio estrangeiro ou nele permanecer atracado Conduzir o Pres. da República, Chefe de Estado de Governo Estrangeiro, Membros do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal federal ou do Superior Tribunal Militar, Ministro de Estado, Comandante da Marinha/Exército/Aeronáutica, Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, Prefeito do estado onde estiver, Senador do estado onde estiver, Governador do estado onde estiver e o Almirantado Se o "navio-mãe" estiver com hasteamento de luto, a embarcação vai seguir o mesmo procedimento For determinado pela autoridade competente.
Depois do por do sol e antes do nascer do sol, a Bandeira se hasteada é: Balançada Pintada Substituída pela bandeira do Cruzeiro Iluminada Escurecida.
Coloque em ordem (da esquerda para direita) o procedimento de dobra da Bandeira Nacional Coloca_a_bandeira_com_o_dístico_para_cima_e_coloca_no_braço_flexionado_do_mais_antigo Fica_pra_baixo_a_parte_da_estrela_isolada Dobra_ao_meio_ficando_para_cima_a_ponta_de_um_dos_angulos_do_losango_amarelo Segura_pela_tralha_e_pelo_lais,_dobra_ao_meio_em_seu_sentido_longitudinal Dobra_no_sentido_transversal_em_3_partes.
Coloque na ordem correta os passos de dobra da Bandeira Nacional A D C B.
Em tropa armada, a bandeira é exibida em forma _________, por uma guarda armada denominada ________, sendo conduzida pelo ________. Complete corretamente as lacunas. Destacada / Porta Bandeira/ Guarda da Bandeira Abaixada / Porta Bandeira/ Guarda da Bandeira Destacada / Guarda da Bandeira / Porta Bandeira Abaixada / Guarda da Bandeira / Porta Bandeira Destacada / Porta da Guarda / Guarda da Bandeira.
"A Bandeira Nacional é conduzida, em desfile, pelo Porta Bandeira em posição de ______, com a Bandeira apoiada em seu ombro _____, ________ com o conto mais abaixo, mantendo com a mão ________, o pano seguro na altura do peito e naturalmente caído ao lado recobrindo seu braço." Marque a alternativa que preencha corretamente as lacunas em branco. Ombro arma / Direito / Verticalmente / Esquerda Apresentar Arma / Esquerdo / Inclinada / Esquerda Ombro arma / Direito / Inclinada / Direita Apresentar Arma / Direito / Verticalmente / Direita Ombro arma / Esquerdo / Inclinada / Direita.
Na hora da Continência, em desfile, o Porta Bandeira _______ e posiciona-a ________, colocando o conto no _______ e, com a mão ______, cotovelo lançado para fora, auxiliada pela outra, segura a haste na altura do ombro Desfralda-a / Inclinada / Talabardão / Esquerda Desfralda-a / Inclinada / Chão / Esquerda Desfralda-a / Verticalmente / Chão / Direita Desfralda-a / Verticalmente / Talabardão / Direita Desfralda-a / Inclinada / Talabardão / Direita.
Na hora de conduzir, em um desfile, tanto a Bandeira quanto os estandartes são conduzidos em ______. Na hora de apresentar a Bandeira, os estandartes são ______ e só a _______ fica de pé. Preencha corretamente as lacunas em branco Ombro arma / Levantados / Bandeira Apresentar arma / Levantados / Bandeira Apresentar arma / Levantados / Bandeira Apresentar arma / Abaixados / Bandeira Ombro arma / Abaixados / Bandeira.
Em um desfile, a o Porta Bandeira ocupa que posição da formatura? O Centro da Testa ou a sua direita, se esta contar com um número par de componentes O Centro da Retaguarda ou a sua esquerda, se esta contar com um número par de componentes O Centro da Testa ou a sua esquerda, se esta contar com um número par de componentes O Centro da Retaguarda ou a sua direita, se esta contar com um número par de componentes O Centro da retaguarda da formatura, ou a sua esquerda, se esta contar com um número ímpar de componentes.
Em um desfile com Bandeira e Estandartes, marque a opção incorreta Não é acompanhada por mais de 2 estandartes, exceto em cerimonias conjuntas com as demais forças Apenas os Estandartes são abatidos quando em continência Tanto a Bandeira quanto os Estandartes são abatidos quando em continência Ocupa o centro da Testa, quando em n° ímpar de componentes A bandeira é conduzida em ombro arma.
Quanto ao modo de dispor a Bandeira Nacional, marque a alternativa errada. Quando hasteada em janelas, porta, sacada ou balcão, fica ao centro se isolada ou em posição que mais se aproxime do centro, ou à direita se acompanhado de n° ímpar de outras bandeiras Quando hasteada em rua ou praça, ou entre edifícios, o lado maior do retângulo fica na horizontal e a estrela isolada voltada para cima. Quando disposta em sala ou salão, por motivo de reuniões, conferências ou solenidades, fica distendida por detrás da cadeira de quem as preside, sempre acima da cabeça de quem a ocupa Quando em Préstito ou Procissão é conduzida na Horizontal e vai ao centro da testa da coluna, se isolada ou a direita se houver outra bandeira. Quando em florão, sobre escudo ou qualquer outra peça que agrupe diversas bandeiras, ocupa o centro, não podendo ser menor do que as outras e nem colocada abaixo delas.
Continuando o modo de dispor a Bandeira Nacional, marque a incorreta Quando em préstito ou procissão, se houver mais de 2 bandeiras, posiciona-se a frente do centro da testa, a 2m de distância Nos mastros ou adriças, se figurar junto com a bandeira de outra nação ou bandeira-insígnia, é colocada a mesma altura. Se estiver acompanhada de estandartes de corporações militares ou bandeiras representativas de instituições, fica acima. Quando em recinto privativo de autoridade fica ao lado direito de sua mesa de trabalho ou em outro local que ela fique realçada Quando distendida sobre ataúde, durante enterro, tem a tralha voltada para o lado da cabeceira do ataúde. É amarrada à urna para evitar que esvoace no deslocamento do cortejo, sendo retirada por ocasião do sepultamento Quando disposta em salão por motivos de reunião, conferência ou solenidades, fica distendida por detrás da cadeira de quem as preside, nunca acima da cabeça de quem a ocupa. .
A disposição de outras bandeiras e estandartes exibidas em conjunto com a Bandeira Nacional, obedece a algumas regras. Marque a alternativa que corresponde corretamente a esse posicionamento na figura. (A) e (B) ficam posicionados os estandartes civis (C) e (D) ficam posicionados os estandartes militares (A) e (B) ficam posicionadas Bandeiras de outras nações. (C) e (D) ficam posicionados os estandartes militares e civis (C) e (D) ficam posicionadas Bandeiras de outras nações. (A) e (B) ficam posicionados os estandartes militares e civis As bandeira de outras nações ficam mais distantes da Bandeira Nacional (C) e (D) Os estandartes civis e militares ficam posicionados mais próximos da Bandeira Nacional (A) e (B).
A precedência entre as Bandeiras e Estandartes Civis obedece o critério de _____________ das nações e instituições que representam na língua portuguesa. Entre os estandartes militares, o critério é de ___________. Considerando-se o estandarte da MB como o de _______ precedência. Complete as lacunas corretamente. Antiguidade dos titulares de cada nação / Ordem Alfabética / Maior Ordem alfabética / Antiguidade dos titulares de OM / Maior Antiguidade dos titulares de cada nação/ Antiguidade dos titulares de OM / Maior Ordem alfabética / Antiguidade dos titulares de OM / Menor Antiguidade dos titulares de cada nação/ Antiguidade dos titulares de OM / Menor.
Se os representante de duas nações estiverem na minha OM, sendo um de Portugal e o outro da Espanha. Qual Bandeira será colocada na posição (A) e qual na posição (B), respectivamente ? Portugal e Espanha Espanha e Portugal Espanha nas duas por seu Chefe de Estado ser mais antigo que o de Portugal Portugal nas duas por seu Chefe de Estado ser mais antigo que o da Espanha.
Caso ocorra o hasteamento da Bandeira Nacional junto com a Bandeira de outra nação ou estandarte, como é feito o arriamento e o hasteamento da Bandeira Nacional? A Bandeira Nacional é hasteada em primeiro lugar e arriada por último A Bandeira Nacional é hasteada em último e arriada em primeiro lugar A Bandeira da Nação estrangeira é hasteada em primeiro lugar e arriada por último As duas são hasteadas juntas e a Bandeira Nacional é arriada em primeiro lugar As duas são hasteadas juntas e a Bandeira Nacional é arriada em último lugar.
Com relação a Bandeira Nacional, marque a alternativa incorreta: O navio da MB, quando em porto estrangeiro, hasteia e arria a Bandeira Nacional de acordo com o horário do Cerimonial do País a que pertence o porto Durante o Cerimonial à Bandeira é vedada a entrada ou saída de pessoas e veículos na OM que o realiza, salvo se localizada próxima à via pública, quando a interrupção do trânsito deve ocorrer entre o 2º sinal e o término do cerimonial Todos saúdam a Bandeira Nacional quando passar conduzida em desfile militar, fazendo alto aquele que estiver em marcha Aquele que pela 1ª vez no dia chegar à OM, ou dela retirar-se pela última vez no dia, saúda a Bandeira Nacional, se hasteada, a bordo de navio, quando atingir o patim inferior do portaló (ou extremidade inferior) Aquele que pela 1ª vez no dia chegar à OM, ou dela retirar-se pela última vez no dia, saúda a Bandeira Nacional, se hasteada, transitando a pé, defrontar-se com o mastro onde estiver hasteada.
Marque os itens corretos quanto ao hasteamento ou arriamento da Bandeira Nacional sem cerimonial: Ao ser arriada as 23:59 do último dia nos casos de luto nacional, Finados e luto municipal/estadual Quando por do sol ocorrer em horário depois das 18h Em manobra de troca de mastro Quando o Contramestre julgar que o tempo não está favorável ao Cerimonial à Bandeira Quando precisar ser hasteada após a hora do arriamento Quando for realizar o hasteamento da Bandeira no cerimonial e ela já estiver içada. Assim, ela será arriada sem cerimonial (as 07:55 ou 11:55 no dia da Bandeira) e depois hasteada novamente no cerimonial.
Quanto as proibições do uso da Bandeira Nacional, marque a alternativa incorreta. É proibido fazer saudação com a Bandeira Nacional, salvo em retribuição à saudação idêntica feito por outro navio ou estabelecimento É proibido usar a Bandeira Nacional em péssimo estado de conservação É proibido colocar quaisquer indicações ou emblema sobre a Bandeira, salvo em caso de autorização do Titular da OM É proibido usar a Bandeira Nacional como reposteiro ou pano de boca, guarnição de mesa, revestimento de tribuna, cobertura de placas, retratos, painéis ou monumentos a serem inaugurados. É proibido usar a Bandeira Nacional para prestação de honras de caráter particular por parte de qualquer pessoa natural ou entidade coletiva.
" São Bandeiras destinadas a caracterizar estabelecimentos, forças, unidades de tropa e os navios incorporados à MB, bem como as condições em face de comissões que forem cometidas." Essa definição caracteriza: Bandeira-Insígnia Estandartes Bandeira Nacional Símbolos Bandeiras-Distintivo.
Marque corretamente os itens que são classificados como Bandeiras-Distintivo Símbolos Bandeira do Cruzeiro Bandeira Nacional Flâmula de Fim de comissão Estandarte Presidencial Bandeira da Cruz Vermelha Estandartes Flâmula de Oficial Superior.
A Bandeira do Cruzeiro é hasteada e arriada diariamente no _________, simultaneamente com a Bandeira Nacional, em todos os navios da MB, quando estiverem ____________ Pau da Bandeira / apenas no dique Pau do Jack / no dique, fundeados, amarrados ou atracados Mastro de Combate / fundeados, amarrados ou atracados Penol da Carangueja / apenas fundeados Mastro Principal / fundeados ou atracados.
Quando a Bandeira de Cruzeiro é hasteada a meia adriça? Quando o navio estiver em país estrangeiro Quando o Presidente da República estiver a bordo Quando a Bandeira Nacional for hasteada a meia adriça por motivo de luto ou funeral Apenas quando o Comandante da Marinha falecer em território nacional No dia da Bandeira.
A Flâmula de Fim de Comissão é hasteada no tope do ____________ , substituindo a ___________, ao término de comissão __________. Marque a alternativa que completa corretamente as lacunas em branco. Mastro Principal / Flâmula de comando / Igual ou inferior a 6 meses Pau da Bandeira / Flâmula de comando / Igual ou inferior a 6 meses Mastro Principal / Flâmula de comando / Igual ou superior a 6 meses Mastro Principal / Flâmula de comando / Igual ou superior a 6 meses Pau do Jack / Flâmula de comando / Igual ou superior a 6 meses.
Quando o navio que estava em comissão igual ou superior a 6 meses iniciar a atracação ao porto final, é arriada a _______ e hasteada a flâmula de ___________. E esta permanecerá hasteada até o próximo ___________. Complete corretamente os espaços em branco Flâmula de Comando / Fim de Comissão / Por do Sol Flâmula de Comando / Fim de Comissão / Dia Flâmula de Comissão / Comando / Por do Sol Flâmula de Comissão / Comando / Dia Bandeira Nacional / Fim de Comissão / Por do Sol.
A Bandeira da Cruz Vermelha é hasteada permanentemente em tempo de guerra, marque os itens corretos: Nos navios hospitais, nos acampamentos e nos estabelecimentos hospitalares, em mastro ou adriça onde estiver içada a Bandeira Nacional Nos navios hospitais, nos acampamentos e nos estabelecimentos hospitalares, em mastro ou adriça diferente de onde estiver içada a Bandeira Nacional Na Popa das embarcações miúdas empregadas em serviço de saúde e das embarcações-hospital de forças de desembarque Na Proa das embarcações miúdas empregadas em serviço de saúde e das embarcações-hospital de forças de desembarque.
Os Estandartes, identificam, basicamente ...: Uma companhia da tropa A tropa como um todo Um pelotão da tropa Uma unidade da tropa A subdivisão da tropa.
Complete corretamente as lacunas em branco: " O Estandarte é ostentado por _________ da MB, sempre acompanhando a _________" Esquadrão Armado / Bandeira Nacional Pelotão / Bandeira Nacional Tropa Armada / Bandeira Nacional Tropa Armada / Bandeira de Cruzeiro Esquadrão Armado / Bandeira da Cruz Vermelha.
O Estandarte do Corpo de Fuzileiro Navais pode ser usado por ...: Todas as unidades de fuzileiros navais de escalão igual ou superior a uma Tropa Todas as unidades de fuzileiros navais de escalão igual ou superior a um Pelotão Todas as unidades de fuzileiros navais de escalão igual ou superior a um Esquadrão Todas as unidades de fuzileiros navais de escalão igual ou superior a uma Subdivisão da Tropa Todas as unidades de fuzileiros navais de escalão igual ou superior a uma Companhia.
Os Estandartes devem ser guardados em que local? No Paiol de Armamento No Paiol da OM No gabinete do comandante ou em outro lugar de destaque da OM Na gaveta junto com a Bandeira Nacional Na sala de estado.
Os Símbolos identificam basicamente...: A tropa como um todo A subdivisão do Esquadrão A subdivisão da tropa A subdivisão do Batalhão A subdivisão do pelotão.
Os Símbolos identificam as _____, _____ e _____, armadas ou não, em desfiles e formaturas. Complete corretamente os espaços em branco. forças, unidades e tropa como um todo forças, unidades e subunidades de tropa forças, unidades e pelotão como um todo forças unidades e subunidade de pelotão forças, unidades e subunidades de batalhão.
Os Símbolos são envergados: ao pára-lama dianteiro esquerdo da viatura do Comandante da Tropa Em hastes adaptáveis, à boca do cano do fuzil Em hastes permanentes, à boca do cano do fuzil ao pára-lama dianteiro direito da viatura do Comandante da Tropa Em Mastro Próprio, chamado de Reguião Em Mastro Próprio, chamado de Guião.
" Destinadas a assinalar a presença de determinada autoridade em OM de MB, bem como distinguir os cargos de autoridades militares ou civis". Essa é a definição de: Bandeiras Insígnias Bandeiras-Distintivo Bandeira Nacional Estandarte Símbolos.
Correlacione corretamente as letras com as Bandeiras Insígnias (A) (B) (C) (D) (E) (F).
Correlacione corretamente as cores e seus significados da bandeira do Chefe de Estado Maior Conjunto das Forças Armadas Amarelo Azul Branco Verde.
Correlacione corretamente as bandeiras com seus significados. (A) (B) (C) (D) (E) (F).
Correlacione corretamente as bandeiras-insígnias com sua denominação. (A) (B) (C) (D) (E) (F).
Correlacione as colunas de acordo com o significado de cada item presente na Bandeira. Âncora Estrela Solitária no quadrante inferior direito Grupo de 3 Estrelas.
Correlacione as colunas corretamente de acordo com os itens presentes na bandeira Âncora Estrela Solitária no quadrante superior direito Grupo de 3 Âncoras.
Correlacione corretamente as Bandeiras-Insígnias com suas descrições (A) (B) (C) (D) (E) (F).
É a insígnia privativa dos oficiais de MB quando no exercício do cargo de comando, vedado seu uso em navio não incorporado à Armada. Essa descrição refere-se à: Flâmula de Oficial Superior Flâmula de Comando Flâmula de Fim de Comissão Estandarte Presidencial Flâmula do Patrono da MB.
É hasteada nas embarcações miúdas que conduzem oficial superior uniformizado, sendo arriada tão logo o oficial desembarque. Essa descrição corresponde à: Flâmula de Comando Flâmula de Fim de Comissão Flâmula do Patrono da MB Flâmula de Oficial Superior Estandarte de Oficial Superior.
Marque os itens que descrevem corretamente o local de hasteamento das Bandeiras-Insígnias: No Pau da flâmula, nos navios No tope do mastro principal dos navios e OM de Terra No lais da verga de boreste No lais da maior verga, no penol da carangueja ou no topo do mastro das embarcações e navios a vela, desde que não esteja a Bandeira Nacional No Pau da flâmula, nas embarcações miúdas No pau do Jack, nos navios No Pau da Bandeira.
Correlacione corretamente as colunas que descrevem o local de hasteamento das Bandeiras-Insígnias com as letras da figura (A) (B) (C).
Correlacione corretamente as lacunas sobre quando as Bandeiras Insígnias são hasteadas. Caráter Permanente Caráter Transitório Caráter Eventual.
No caso de um complexo naval, onde 1 mastro representa várias OMs, a Bandeira-Insígnia que será hasteada é a bandeira da(o): Autoridade mais antiga da OM que realiza o Cerimonial à Bandeira Autoridade mais antiga do Complexo Nenhuma Bandeira Insígnia é hasteada nesse caso Comandante da MB Ministro da Defesa.
Marque os itens corretos a respeito da substituição das Bandeiras-Insígnias das Autoridades de Comando: Podem ser substituídas pela Flâmula de Comando Podem ser substituídas pelo Estandarte Presidencial Podem ser substituídas pelo pavilhão da autoridade a que esteja subordinada na cadeia de comando Podem ser substituídas pela Flâmula de Fim de Comissão Podem ser substituídas pelo pavilhão do Patrono da MB no dia 13 de Dezembro e no caso de OM onde haja cerimônia de entrega da medalha do Mérito Tamandaré Podem ser substituídas pela Flâmula de Oficial Superior.
Estando içado o Estandarte Presidencial, nenhuma bandeira insígnia pode permanecer içada, com exceção do(a): Flâmula de Comando Flâmula de Fim de Comissão Pavilhão do Patrono da MB Bandeira do Comandante da MB Bandeira do Almirantado.
Tratando-se de Bandeiras-Insígnias, marque a alternativa correta Nenhuma Bandeira pode ser içada com o Estandarte Presidencial, exceto da do Comandante da MB Nenhuma Bandeira poder ser içada com o Estandarte Presidencial No caso de um complexo naval, onde 1 mastro representa várias OMs, a bandeira-insígnia que será hasteada é a bandeira da autoridade mais antiga da OM que realiza o Cerimonial à Bandeira A Bandeira-Insígnia de Autoridade de Comando pode ser substituída pela Flâmula de Oficial Superior Quando o Almirantado estiver a bordo de OM, seu pavilhão permanecerá hasteado simultaneamente com o pavilhão da autoridade presente de Maior Antiguidade da Cadeia de Comando e se for o caso, da bandeira-insígnia de autoridade não pertencente à cadeia de comando com maior precedência.
Tratando-se do Hasteamento Simultâneo de Bandeiras-Insígnias, correlacione corretamente: Fica na adriça de Boreste ou da Direita Fica na adriça Central ou de Bombordo.
Com relação ao hasteamento Simultâneo de Bandeiras Insígnias, correlacione corretamente as colunas (A) (B) (C).
Se na sua OM já está içado o pavilhão do Comandante da MB ou do Almirantado, então qual pavilhão não se deve içar? Bandeira-Insígnia do CEMA Estandarte Presidencial Bandeira-Insígnia do Ministro da Defesa Bandeira-Insígnia do Patrono da MB Bandeira Nacional.
Ainda tratando-se de Bandeira-Insígnia, marque a alternativa incorreta: As autoridades não pertencentes à cadeira de comando tem somente a bandeira-insígnia hasteada quando ela for de maior precedência presente na OM Durante a Salva de Partida, a Bandeira-Insígnia é hasteada imediatamente antes do primeiro tiro e arriada após o último tiro. O pavilhão de Comandante de Força relativo ao Comandante de Distrito Naval ou Comandante Naval é mantido hasteado no navio subordinado apenas enquanto aquela autoridade permanecer a bordo Se a autoridade do Capitânia for visitar um outro navio da frota, o capitânia arria o pavilhão da autoridade e mantém içada a Flâmula de Comando Se a autoridade do Capitânia for visitar um outro navio da frota, o navio que está sendo visitado arria a flâmula de comando e mantém içado o pavilhão do Patrono da MB.
Quando Forças ou navios estiverem próximas entre sí, dentro do alcance visual de bandeiras, somente o navio onde se encontrar o Oficial mais Antigo hasteia o: Pavilhão do Patrono da MB A flâmula de comando A flâmula de Fim de Comissão Pavilhão do COMAPEM A Bandeira Nacional.
Tratando-se de Bandeiras-Insígnias, marque a alternativa incorreta: Numa força tarefa ( de 4 navios, por exemplo), onde o Comandante de Força não foi, o oficial mais antigo arvora o pavilhão de Comandante de Força correspondente ao seu posto. Durante Combate ou operações de guerra, se assim julgarem convenientes, os oficiais que a elas tiverem direito podem ser arriados as bandeiras-insígnias. Pode por ocasião de solenidade oficial e quando uniformizado, usar miniatura do respectivo pavilhão na viatura que o transportar, disposta em haste apropriada fixada no paralama esquerdo dianteiro Nas embarcações miúdas, somente são usadas as Bandeiras-Insígnias durante o nascer e o por do sol. Nas embarcações miúdas, se não tem a bandeira da autoridade ou esta não tem direito, nenhuma bandeira é hasteada.
Tratando-se da Bandeira Insígnia presente nas Embarcações Miúdas, marque os itens corretos: Somente é hasteada da autoridade de maior precedência ou mais antiga presente Se não tem a bandeira ou se a autoridade não tem direito, nenhuma bandeira é hasteada Em traje civil, somente tem direito a bandeira insígnia os almirantes e os titulares da OM a que pertencer a embarcação miúda. Se não tem a bandeira ou se a autoridade não tem direito, é hasteada a Bandeira do Patrono da MB Em traje civil, ninguém tem direito a haster a bandeira insígnia, nem os almirantes e nem os titulares da OM a que pertencer a embarcação miúda.
Quando o MD estiver a bordo de OM da MB, a bandeira insígnia de Ministro de Estado permanece hasteada simultaneamente com: O pavilhão do Comandante da MB, mesmo que este não esteja a bordo da OM O pavilhão do Presidente da República, mesmo que este não esteja a bordo da OM Apenas com a Bandeira Nacional O pavilhão da autoridade presente de maior antiguidade da cadeia de comando Apenas com o pavilhão do Patrono da MB.
Quando o MD estiver a bordo de OM da MB, em que posicionamento será colocado sua Bandeira Insígnia? Correlacione a resposta corretamente. (A) (B).
Marque os itens corretamente: Quando o Comandante da MB estiver a bordo de OM de MB, seu pavilhão: Permanece hasteado, e caso o Presidente da República chegue, ficam hasteados as duas bandeiras Permanece hasteado, sendo somente substituído pelo Estandarte Presidencial Permanece içado no Mastro do Pátio do Comando da Marinha, do Distrito Naval ou do COMAP enquanto o CM estiver presente na Capital Federal, na Sede do Distrito Naval ou em outra localidade que haja OM de MB Caso o CM esteja no RJ, só precisa ser içado no Distrito Naval, sendo dispensado seu uso caso a OM em que o CM visita seja fora das OMs presentes no Distrito, como por exemplo, caso ele visite a DHN. .
É o conjunto de bandeiras do sinal " O Brasil espera que cada um cumpra com o seu dever" e do sinal " Sustenta o fogo que a vitória é nossa " Essa é a descrição dos(as): Sinais de Barroso Bandeiras-Insígnias Flâmula de Comando Flâmula de Fim de Comissão Sinas de Tamandaré.
De acordo com os sinais de Barroso, correlacione corretamente: (A) (B).
Relacione os tipos de embandeiramento com suas definições Embandeiramento em Arco Embandeiramento nos Topes Embandeiramento a Meia Adriça.
Com relação ao tipo de Embandeiramento, correlacione as colunas: Embandeiramento em Arco Embandeiramento nos Topes Embandeiramento a Meia Adriça .
Quando os Embandeiramentos são içados e arriados? Obedecem o horário de hasteamento / arriamento da Bandeira Nacional, salvo se ocorrer determinação especial indicando outro horário Obedecem um horário específico designado pelo Oficial de Serviço do dia Obedecem um horário específico previsto no Cerimonial da Marinha Fica a critério do Titular da OM Obedecem o que for designado pelo CM.
A noite, o que corresponde ao embandeiramento em arco é? É o próprio embandeiramento em arco, porém colocado de noite A iluminação de festa Lançamento de fogos de artificio pelo navio Salva de canhões de noite Iluminação de festa e salva de canhões.
Os navios ______ ou em _____, não embandeiram ___________, substituindo-se, caso possível, pelo embandeiramento_____. Complete corretamente as lacunas em branco. No porto / No mar / Em arco / Nos Topes No dique / Reparos / Nos Topes / Em arco No porto / No mar / Nos Topes / Em arco / No dique / Reparos / Em arco / Nos Topes No dique / No mar / Nos Topes / Em arco.
Se o navio aportar pela 1ª vez no porto sede, se apresentarão embandeirados _____. Complete corretamente a lacuna vazia. Nos topes A meia adriça Com a Bandeira de Cruzeiro Em arco só com a Bandeira Cruzeiro Em arco.
Em que situação os navios exibem sinais luminosos? Quando estiver no mar, no período entre o por e o nascer do sol e se encontrar embarcada autoridade com direito a nele hastear sua Bandeira Insígnia. Quando estiver fundeado, no período entre o nascer e o por do sol e se encontrar embarcada autoridade com direito a nele hastear sua Bandeira Insígnia. Quando estiver fundeado, no período entre o por e o nascer do sol e se encontrar embarcada autoridade com direito a nele hastear sua Bandeira Insígnia. Quando estiver no dique , no período entre o por e o nascer do sol e se encontrar embarcada autoridade com direito a nele hastear sua Bandeira Insígnia. Quando estiver no dique, no período entre o nascer e o por do sol e se encontrar embarcada autoridade com direito a nele hastear sua Bandeira Insígnia. .
Com relação aos sinais luminosos que ocorrem nos navios, correlacione corretamente as colunas Presidente da República Comandante da MB CEMA CON ou COMEMCH Comandante de Força ou COMAPEM.
A Embarcação da MB que se aproximar de Navio ou Estabelecimento para atracar, mas que não traga bandeira insígnia de autoridade nela embarcada, emitirá, independente do horário, alguns sinas sonoros de apito ou buzina, indicando a precedência ou posto da autoridade. Com isso, correlacione: Presidente da República Comandante da MB CEMA CON Almirante Oficial Superior Comandante Oficial Superior Comandante de Força Oficial Superior COMAPEM Chefe de Estado Maior de Força Oficial Superior.
Com relação aos sinais sonoros emitidos por embarcações que não tenham bandeira insígnia,mas possuem autoridade embarcada, correlacione: Sinal Longo Sinal Curto.
Em que ocasião os sinais luminosos e sonoros podem ser dispensados em função da segurança da faina? Por ocasião do navio estar no mar navegando Por ocasião do navio estar no dique para reparos Por estar atracado em porto nacional Por ocasião de Manobra ou Evolução da Embarcação Por estar atraco em porto estrangeiro.
Nos navios, quando no __________, no período de 8h ao por do sol, a ausência da autoridade, por um período de ___h é indicada pelo hasteamento da ____________. Dique / 48h / Bandeira Substituta Mar / 72h / Corneta Substituta Porto / 48h / Bandeira Substituta Mar / 48h / Bandeira Substituta Porto / 72h / Corneta Substituta.
Com relação a Corneta Substituta, marque a alternativa correta. A 1ª substituta indica a ausência do Chefe de Estado Maior Embarcado A 2ª substituta indica a ausência do Comandante A 1ª substituta indica a ausência do Comandante de Força embarcado. A 3ª substituta indica a ausência da autoridade militar ou civil cuja a bandeira insígnia esteja atopetada A 1ª substituta indica a ausência do Comandante.
Com relação à Corneta Substituta, correlacione as colunas. 1ª Substituta 2ª Substituta 3ª Substituta 4ª Substitua.
Ainda com relação à Corneta Substituta, correlacione. 1ª Substituta 2ª Substitua 3ª Substitua 4ª Substituta.
Correlacione corretamente as colunas, identificando cada letra com o nome da Corneta Substituta 3ª Substituta 2ª Substituta 4ª Substituta 1ª Substituta.
"É a honra prestada por meio de tiros de canhão, à Terra, navio, autoridade ou em data festiva." Essa é a descrição de...? Salvas Toque de Apito Toque de Corneta Cornetas Substitutas Honras Fúnebres.
Marque a alternativa Incorreta com relação às Salvas. Um canhão qualquer do navio não dá/responde salvas. Existe um canhão de salvas. Quando um navio estrangeiro chega em terras brasileiras, ele Salva a Terra Em resposta a chegada de um navio estrangeiro, o navio brasileiro responde também com salva O intervalo entre tiros é de 5 segundos quando se trata de funeral A salva é dada a uma distância nunca superior a 3 milhas de quem ou do que se deseja honrar.
Ainda com relação às salvas, marque a alternativa Incorreta. Se o navio do COMAPEM estiver impossibilitado de efetuar as salvas, ele simplesmente não efetua e finaliza-se a faina. O intervalo entre tiros é de 5 segundos na salva festiva e de 30 segundos para funeral A salva é inciada pelo canhão de salva mais de vante do bordo que estiver voltado para Terra, Navio ou Autoridade em cuja honra for dada a salva Se não se sabe qual lado a autoridade vai chegar, coloca-se salva no canhão de salva de boreste. Dá e responde salvas o navio que estiver o COMAPEM, quando as mesmas caibam a um só navio.
" É a OM de Terra designada por ato do Comandante do Distrito Naval da área, dotada de meios para dar ou responder salvas." Essa é a descrição de : Canhão de Salva Navio de Salva Estação de Salva Salva-Terra Salva-Mar.
Tratando-se novamente de Salvas, marque a alternativa INCORRETA. São dadas ou respondidas salvas empregando-se canhões que não sejam destinados para tal fim Cada distrito vai ter uma OM de Terra para dar/responder salvas e será chamado de Estação de Salvas. O COMAP pode designar outra OM de Terra ou Navio, denominado Navio de Salva, para dar ou responder salvas. Não são dadas ou respondidas salvas antes as 08h e depois do Por do Sol Não são dadas ou respondidas salvas por navio atracado, quando houver riscos de danos à instalações em terra.
Marque a alternativa que comente incorretamente sobre quando não são dadas ou respondidas as salvas. Nos dias de Grande Gala por motivo alheio ao Cerimonial para a data, exceto em honra ao Pre. Rep. Em honra à Terra, no Brasil, por navio da MB toda vez que avistar a Terra (chegando de uma Comissão/Exercício) Estando o Presidente da República no mar, exceto se em retribuição a Salva a Terra de navio estrangeiro Estando presente o Chefe de Estado ou de Governo de uma nação, a qualquer autoridade de menor precedência dessa nação Pelos navios da MB quando sabidamente não puderem ser retribuídas, sendo esperado o mesmo procedimento por parte do navio estrangeiro (ou seja, se não ficou acordado entre as nações, não tem salvas) Por navio da MB, por ocasião de baixar o corpo à sepultura ou ao término das honras fúnebres quando tiver uma OM de Terra designada para isso.
Os navios só salvam a terra, no Brasil, por ocasião de: Mostra de Armamento (incorporação do navio) / Sempre que aportarem no País Desatracação do porto / Aportarem no País pela primeira vez Mostra de Armamento (incorporação do navio) / Aportarem no País pela primeira vez Desligamento do Navio / Aportarem no País pela primeira vez Mostra de Armamento (incorporação do navio) / Sempre que regressar de uma Comissão ou Exercício.
As Estações de Salva, compete responder a salva dada por navio de guerra estrangeiro de que forma? Hasteando a Bandeira do navio estrangeiro no tope do mastro principal Hasteando a Bandeira do navio estrangeiro no pau do Jack Salvando com 1 tiro de canhão qualquer navio estrangeiro 3 tiro para cada tiro do estrangeiro Tiro por tiro .
Tratando-se das salvas nos embandeiramentos, correlacione as colunas. Embandeiramento em arco Embandeiramento nos topes Embandeiramento a meia adriça.
"É executada em honra à Saída, em visita oficial, de caráter protocolar ou para participar de cerimônias, da autoridade militar ou civil que tenha esse direito." Essa descrição refere-se à: Salva de Partida Salva de Chegada Salva Terra Salva em Honras Fúnebre Salva Mar.
Com relação às Salvas de autoridades Brasileiras, marque a alternativa Incorreta. A salva de partida é iniciada pelo navio ou estação designada assim que a embarcação conduzindo a autoridade visitante venha a pairar após afastar-se Meia Amarra. Caso esteja sendo utilizado veículo, a autoridade aguarda junto ao mesmo a execução da salva A Salva de Chegada é honra à presença no Mar do Presidente da República Toda e qualquer autoridade tem direito às salvas de partida (Inclusive o Pres. Rep) Só tem direito a Salva de Chegada o Pres. Rep. quando está no mar. Se ele for visitar uma OM de Terra, ele terá Salvas de partida apenas Todas as autoridades tem direito à Salva de Chegada, tanto no mar quanto na Terra.
Ainda tratando-se sobre as salvas, marque a alternativa que não está correta. A salva de Chegada é iniciada pela estação de salva ou navio designado quando avistar a embarcação ou navio ostentando o estandarte do Presidente da República. Sempre que possível, a autoridade a quem é devida salva deve ser notificada dessa honraria e, também da ocasião da execução. Ao ser dado o primeiro tiro de salva de partida, a autoridade reverenciada se uniformizada deve permanecer de pé, descoberto e prestar continência individual durante a salva Se várias autoridades visitarem a OM com direito a salvas, a salva de partida é dada apenas em honra a autoridade de maior precedência, ainda que as autoridades se retirem de bordo separadamente. Exceto em cerimônia de passagem de coando que observa regras próprias. Ao ser dado o primeiro tiro de salva de partida, a autoridade reverenciada se uniformizada deve permanecer de pé e prestar continência individual durante a salva.
Correlacione as salvas aos Oficiais de Marinha 19 Tiros 17 Tiros 15 Tiros 13 Tiros.
Correlacione as salvas às demais autoridades 21 tiros 19 tiros 17 tiros 13 tiros 11 tiros.
Ao ser dado o Primeiro Tiro de salva de partida, a autoridade reverenciada deve: Se Uniformizada Se em Traje Civil.
Com relação as salvas, marque a alternativa INCORRETA Mesmo que o militar ou autoridade civil já tenho sido honrado por salva 1 vez, no periodo de 1 ano, por parte de um mesmo navio ou estação de salvas, ele ainda tem direito a salvas caso seja uma salva de 17 tiros ou mais. Os militares que estiverem acompanhando a autoridade reverenciada permanecem em Sentido e os Civis de pé e descobertos, enquanto perdurar a salva Oficiais e Praças que não estiverem formados ou guarnecendo postos de continência, cobertas acima ou próximos ao local de despedida, prestam continência individual enquanto perdurar a salva. Não tem direito a salva autoridade civil ou militar que já tiver sido honrada por salva 1 vez, no período de 1 ano, por parte de um mesmo navio ou estação de salvas da MB. Mesmo que o militar ou autoridade civil já tenho sido honrado por salva 1 vez, no periodo de 1 ano, por parte de um mesmo navio ou estação de salvas, ele ainda tem direito a salvas caso ele tenha sido promovido e não tenha sido honrado nessa nova patente por salvas.
Marque a alternativa Incorreta sobre quem não tem direito a salva: Autoridade civil ou militar que já tiver sido honrada por salva 1 vez, no período de 1 ano, por parte de um mesmo navio ou estação de salvas da MB, excetuando-se aquela: Com direito a salva de 19 tiros ou mais. Qualquer oficial em trajes civis, sem exceções. Autoridade civil ou militar que já tiver sido honrada por salva 1 vez, no período de 1 ano, por parte de um mesmo navio ou estação de salvas da MB, excetuando-se aquela: Depois de promovida ainda não tenha sido honrada por salva. Autoridade civil ou militar que já tiver sido honrada por salva 1 vez, no período de 1 ano, por parte de um mesmo navio ou estação de salvas da MB, excetuando-se aquela: Cuja missão, a cortesia internacional recomende Oficial em trajes civis, exceto se estiver investido de cargo civil que lhe dê direito a tal honra.
A Visita Oficial, também conhecida como _______, é a visita de caráter _______ feita por uma autoridade à OM de MB ou a outra autoridade. Complete corretamente as lacunas em branco. Anunciada / Informal Informada/ Formal Anunciada / Formal Informada/ Informal Informada/ Anunciado.
Quando a Visita Oficial é realizada à OM de MB, pode ser: a) De Caráter ______ ou para participar de ___________ e b) De Caráter ___________ ou __________. Complete corretamente as lacunas em branco. a) Administrativo / Operativo b) Protocolar / Cerimônias a) Administrativo / Cerimônias b) Protocolar / Operativo a) Operativo / Cerimônias b) Administrativo / Protocolar a) Operativo / Cerimônias b) Protocolar / Administrativo a) Protocolar / Cerimônias b) Administrativo / Operativo.
As visitas oficiais a OM por autoridades extra MB são consideradas oficiais, quando? Marque os itens corretos. Acerto Prévio com Imediato da OM a ser visitada Acerto Prévio com superior na Cadeia de Comando Acerto Prévio com o Oficial de Serviço da OM a ser visitada Acerto Prévio com Titular da OM a ser visitada Em retribuição a visita oficial.
O Comandante de Força ou de navio, ao chegar ao porto na Capital do Estado, que não a sua sede, dependendo do caráter de representação da comissão deve: Marque os itens correto. Fazer visita oficial ao respectivo Prefeito, acompanhado dos demais Comandantes de navios sob suas ordens. Fazer visita oficial ao respectivo governador, acompanhado dos demais Comandantes de navios sob suas ordens. Fazer visita oficial a OM mais antiga daquele Estado, acompanhado dos demais Comandantes de navios sob suas ordens. Não estando presente o Governador, mandar oficial apresentar cumprimento à primeira autoridade civil do lugar, só a visitando oficialmente em retribuição à visita oficial recebida Não estando presente o Governador, mandar Praça mais antigo apresentar cumprimento à primeira autoridade civil do lugar, só a visitando oficialmente em retribuição à visita oficial recebida.
Os Almirantes fazem visita oficial a __________ e aguardam a visita oficial dos _______ e ______.. Complete corretamente as lacunas em branco. Encarregados de Negócios e Agentes Consulares / Embaixadores Embaixadores / Consul-Geral Encarregados de Negócios / Consul-Geral Embaixadores / Encarregados de Negócios e Agentes Consulares Encarregados de Negócios / Agentes Diplomáticos.
Os demais oficiais, Comandantes de Força ou de navio, fazem visita oficial aos _____________e aguardam a visita de ____________. Complete corretamente as lacunas em branco. Agentes diplomáticos, Chefes de Missão e Consules-Gerais / Encarregado de Negócios Encarregado de Negócios / Cônsules e Vice-Cônsules Encarregado de Negócios, Chefes de Missão e Consules-Gerais / Cônsules e Vice- Cônsules Agentes diplomáticos, Chefes de Missão e Consules-Gerais / Cônsules e Vice-Cônsules Cônsules e Vice- Cônsules / Agentes diplomáticos, Chefes de Missão e Consules-Gerais.
O Comandantes de Força ou de navio, ao chegar a Porto Nacional que não o de sua sede, em que estejam sediados OM da MB ou autoridades das outras Forças Armadas, deve: Marque a opção Incorreta. Aguardar visita de apresentação de boas-vindas, por oficial, em nome do Comandante do Distrito Naval, se o porto for sede de Distrito, ou do COMAP e das autoridades das outras Forças Armadas Dentro do prazo de 24h, contando da chegada ao porto, fazer visita oficial às referidas autoridades, caso sejam de posto igual ou superior ao seu, começando, no caso das autoridades das outras Forças Armadas, pela de maior grau hierárquico; aguardando retribuição dessas visitas, no mesmo prazo. Aguardar, dentro de 24h, visita oficial das referidas autoridades, caso sejam de posto inferior ao seu, e retribuí-las no mesmo prazo, podendo, se for Almirante, designar para tal o Chefe ou Oficial do seu Estado Maior, conforme o posto daquelas autoridades. Após a visita em nome do Comandante do DN deve retribuir a visita imediatamente, por oficial pertencente à Força ou navio. Dentro do prazo de 48h, contando da chegada ao porto, fazer visita oficial às referidas autoridades, caso sejam de posto igual ou superior ao seu, começando, no caso das autoridades das outras Forças Armadas, pela de maior grau hierárquico; aguardando retribuição dessas visitas, no mesmo prazo. .
Ao chegar General ou Brigadeiro, em Missão Oficial ou para assumir um comando, em localidade onde haja OM da MB, o COMAP: Espera um oficial da outra Força visitar seu navio em cumprimento por ocasião de sua chegada e cumpre os procedimentos aplicáveis para visita/ retribuição Realiza uma salva de 21 tiros para a autoridade Manda oficial cumprimentá-lo por ocasião de sua chegada e cumpre os procedimentos aplicáveis para visita/ retribuição Manda oficial cumprimentá-lo por ocasião de sua chegada e realiza salva de 21 tiros Não existe nenhuma formalidade para esse tipo de caso, uma vez que são de forças diferentes.
A retribuição pessoal de visitas de oficiais de Marinha é obrigatória: Marque os itens corretos. Entre apenas Almirantes de Esquadra Entre Almirantes, independente da antiguidade relativa Entre Oficiais dos demais postos, quando o visitante for de posto igual ou inferior ao do oficial visitado Entre Oficiais dos demais postos, quando o visitante for de posto igual ou superior ao do oficial visitado.
Em visita oficial, a guarnição da Embarcação Miúda usa uniforme: Correspondente ao que for usado pelo Oficial Conduzido Sempre utiliza o 5.5 Sempre utilizar o 6.4 Correspondente ao uniforme do dia da OM a que pertence a Embarcação Correspondente ao uniforme do dia do Distrito Naval.
a) É visita feita informalmente por autoridade militar ou civil, em virtude de necessidades administrativas ou por simples cortesia individual. b) Nesse caso, requer apenas a prestação de honras _________. Marque a alternativa correta. A letra (a) refere-se a descrição de visitas oficiais, enquanto que na letra (b) o correto é honras de portaló A letra (a) refere-se a descrição de visitas não anunciadas, enquanto que na letra (b) o correto é honras de salvas A letra (a) refere-se a descrição de visitas oficiais, enquanto que na letra (b) o correto é honras de salvas A letra (a) refere-se a descrição de visitas não anunciadas, enquanto que na letra (b) o correto é honras de portaló A letra (a) refere-se a descrição de visitas não anunciadas, enquanto que na letra (b) o correto é honras partida.
O COMAP manda oficial em visita não anunciada: Marque os itens corretamente. Apresentar boas vindas ao Comandante de Força ou de Navio da MB, 24h após o navio chegar no porto que não é a sede Apresentar boas vindas ao Comandante de Força ou de Navio da MB, assim que chegar no porto que não é a sede Cumprir o mesmo procedimento para Força ou navio sediado no mesmo porto, se a ausência for igual ou superior a 3 meses. Cumprir o mesmo procedimento para Força ou navio sediado no mesmo porto, se a ausência for igual ou superior a 2 meses.
Se um oficial mais moderno fizer uma visita não anunciada a um oficial mais antigo, este não precisa necessariamente retribuir, porem, caso as circunstâncias permitam, o mais antigo retribui. A afirmação acima é: Verdadeira Falsa.
Com relação às Honras aos Oficiais de Marinha, marque a alternativa Incorreta. Todos os oficiais ao entrarem ou saírem de OM da MB, têm direito às honras de portaló As honras aos oficias de marinha, quando o Presidente da República estiver no mar, dentro da distância máxima de salva, restringem-se às honras de portaló As honras aos oficiais de MB,quando se encontrar na OM visitada autoridade de maior precedência, restringem-se às honras de portaló; caso a autoridade mais antiga se encontra nas proximidades do local das honras, essas se limitarão às continências de guarda e boys, não sendo dados toques. Há toques de apito e corneta específicos para cada círculo hierárquico de oficiais e para algumas autoridades específicas. O oficial no exercício do comando não só tem direito ao Toque comandante na OM em que ele comanda. Se ele for visitar outra OM, ele vai receber o toque de oficial superior comandante. Os Comandantes de Força podem receber toques de Comandante de Forla em OM não subordinada.
O que são os Exórdios? É um tipo de pavilhão Em resumo, é um grupo de insígnias É um tipo de toque Em resumo, são aquelas batidas rápidas da banda de Música quando tá chegando autoridade. É uma forma de dobramento da Bandeira Nacional.
Há Exórdios de Marcha de Continência específicos para as seguintes autoridades: Patrono da Marinha Comandante da Marinha Almirantes de Esquadra Autoridade Extra MB que tem direito a salva de 19 tiros ou mais.
Para algumas autoridades não se fala o posto e sim o cargo que ocupam, são eles: COMEMCH CM CEMA CON CGCFN DGMM DGN.
Marque os itens que representam corretamente os Vocativos de autoridades, " Aproxima-se da cerimônia o Vice Almirante Comandante de Força Fulano de Tal " " Aproxima-se da cerimônia o Comandante em Chefe da Esquadra Contra Almirante Fulano de Tal" " Aproxima-se da cerimônia o Comandante em Chefe da Esquadra Fulano de Tal" ''Aproxima-se da cerimônia o Capitão de Fragata Comandante de Força Fulano de Tal'' '' Aproxima-se da cerimônia o Oficial Superior Comandante de Força Fulano de Tal".
Caso as dimensões do convés não permitam acomodar os boys no nº requerido, ou as circunstâncias assim indicarem, a autoridade a quem caiba receber ou despedir pode autorizar: Marque os itens corretos. Reduzir a quantidade de boys mantendo em nº ímpar Posicionar 2 boys junto ao patim inferior ou extremidade inferior Reduzir a quantidade de boys mantendo em nº par Dispensar os boys Manter o nº requerido, mesmo que seja necessário ficarem em posicionamento diferente do comum.
O uniforme determinado para as honras de portaló, quando diferente do uniforme do dia, é de uso obrigatório apenas para ________, exceto se for devida à autoridade visitante a ___________, quando o uniforme é para toda tripulação. Complete as lacunas corretamente. A OM que recebe a autoridade / honraria de postos Titular da OM / honraria de postos O Contramestre, o Mestre e o Oficial de Serviço / honraria de postos O Mestre / honraria de postos Aqueles que estiverem participando das honras / honraria de postos .
As honras de passagem ao Comandante da MB e ao Almirantado são prestados com a tripulação formada em______. Se não fosse o Comandante da MB / Almirantado, seria em posto de _____________ Continência / Parada Parada / Continência Combate / Parada Parada / Combate Continência / Combate.
Tratando-se de Visita de Almirante a OM Subordinada em visita oficial de caráter protocolar ou para participar de cerimônias, correlacione corretamente o que deve ser feito na RECEPÇÃO. Guarnição Oficiais Honras de Portaló e de Banda de Música Hastear o pavilhão do visitante Acompanha o visitante durante permanência a bordo.
Tratando-se de Visita de Almirante a OM Subordinada em visita oficial de caráter protocolar ou para participar de cerimônias, correlacione corretamente o que deve ser feito na DESPEDIDA: Guarnição formada em posto de Oficiais formados Autoridades que receberam o visitante formadas A Comitiva da Autoridade Visitante Execução da Salva de Partida.
Tratando-se de Visita de Almirante a OM Subordinada em visita oficial de caráter administrativo ou operativos, correlacione corretamente o que deve ser feito na RECEPÇÃO: Oficiais formados no (a) Guarnição formada em posto de Honras de Portaló e de Banda de Música Hastear o pavilhão do visitante no Acompanha o visitante durante a permanência a bordo.
Tratando-se de Visita de Almirante a OM Subordinada em visita oficial de caráter administrativo ou operativos, correlacione corretamente o que deve ser feito na DESPEDIDA: Oficiais formados no(a) Autoridades que receberam o visitante formados A Comitiva da Autoridade Visitante O pavilhão da autoridade é arriado.
Tratando-se de Visita de Almirante a OM Subordinada em visita não anunciada Guarnição forma em posto de Oficiais ao portaló Honras de guarda e de banda de música Salvas.
Tratando-se de Visita de Almirante a OM Não Subordinada são prestadas honras em visita oficial a OM subordinada com as seguintes alterações: (EM OM DE TERRA) Autoridade visitante é recebida pelo (a) (NAVIO CAPITÂNIA) Autoridade visitante é recebida pelo (a) Guarnição em posto de Na despedida, por ocasião da salva de partida, a bandeira insígnia do Almirante visitante é hasteada no.
Tratando-se de Visita de Almirante a OM Não Subordinada e não anunciada são prestadas honras em visita oficial a OM subordinada com as seguintes alterações: Oficiais formam ao portaló Honras de guarda e banda de música Salva de Tiros.
Ao Comandante da MB, Almirantado e CEMA são prestadas honras equivalentes na visita de: Almirante a OM Não Subordinada Oficial Superior a OM Subordinada Almirante a OM Subordinada Oficial Superior a OM Não Subordinada Almirante em visita não anunciada.
Ao Oficial Superior Comandante de Força quando em visita a OM Subordinada são prestadas honras equivalentes às devidas aos ________, onde: a) O Posto de Continência é substituído, nas visitas oficiais, por posto de ______ b) Quando fizer visita a navio de outra força, são prestadas apenas _____. Complete corretamente a lacuna. Almirantes / Parada / Honras de Portaló Chefes de Estado / Mostra / Honras de Portaló Chefes de Estado / Parada / Honras de Portaló Almirantes / Mostra / Honras de Portaló Almirantes / Combate / Honras de Portaló.
Ao Chefe de Estado Maior de Força quando em visita a navios da Força, são prestados: a) Almirante ou CMG: Honras devidas a Comandante de ______, ______ Posto de continência ou de mostra. b) CF ou CC: Honras devidas ao Comandante de ______ ao chegar e sair de bordo pela 1ª e última vez no dia. Força / Sem / OM Força / Com / OM OM / Sem / Força OM / Com / Força Força / Sem / Força.
São prestadas as seguintes honras, no navio Capitânia, ao Comandante de Força, no curso ordinário do serviço: a) Ao chegar pela 1ª vez a bordo e ao retirar-se pela última vez a bordo, são prestadas honras de portaló pelo ______, pelo ______ e ________ e pelos _______ que se encontrarem no convés. b) Nas demais vezes ao chegar e sair do Capitânia, quando uniformizado ou não, são prestadas continências de ____ e boys pelo ____ e ______ de seu Estado-Maior e pelos _____ que se encontrarem no convés, não havendo _____. a) Capitão de Bandeira / Chefe / Oficiais de seu Estado maior / Oficiais b) Guarda / Chefe / Oficial de Serviço / Oficiais / Continência a) Oficial de Serviço / Chefe / Oficiais de seu Estado maior / Oficiais b) Guarda / Chefe / Oficial de Serviço / Oficiais / Toques a) Capitão de Bandeira / Chefe / Oficiais de seu Estado maior / Praças b) Guarda / Chefe / Oficial de Serviço / Oficiais / Toques a) Capitão de Bandeira / Chefe / Oficiais de seu Estado maior / Praças b) Guarda / Chefe / Oficial de Serviço / Oficiais / Honras de Portaló a) Capitão de Bandeira / Chefe / Oficiais de seu Estado maior / Oficiais b) Guarda / Chefe / Oficial de Serviço / Oficiais / Toques.
São prestadas as seguintes honras para o Comandante, na OM que comandar, no curso ordinário do serviço: a) Ao chegar pela 1ª vez a bordo e ao retirar-se pela última vez, são prestadas _______ pelo ______ e Oficialidade. Complete corretamente as lacunas. Honras de Portaló / Oficial de Serviço Honras de Portaló / Oficial mais antigo presente Continências / Imediato Honras de Portaló / Imediato Continências / Oficial de Serviço.
São prestadas as seguintes honras para o Comandante, na OM que comandar, no curso ordinário do serviço: a) Nas demais vezes, ao chegar e sair de bordo, é acompanhado pelo _______, ou em sua ausência, pelo _________ e ainda o ________, não havendo. Complete corretamente as lacunas. Oficial de Serviço / Oficial mais antigo que se encontrar / Praça mais antigo Imediato / Oficial mais antigo que se encontrar / Oficial de Serviço Imediato / Oficial mais antigo que se encontrar / Praça mais antigo Imediato / Chefe de Qualquer Departamento / Praça mais antigo Imediato / Chefe de Qualquer Departamento / Oficial de Serviço.
São prestadas as seguintes honras para o Chefe de Estado Maior, no navio Capitânia, no curso ordinário do serviço: a) Se almirante ou CMG: As mesmas honras de ___________ de igual posto. b) Se CF ou CC: Honras de ___________. Comandante da OM ou do Navio/ Comandante de Força Chefe de Estado / Comandante de Força Comandante de Força / Comandante da OM ou do Navio Comandante de Força / Comandante da OM ou do Navio Comandante da OM ou do Navio / Chefe de Estado.
São prestadas as seguintes honras para o Imediato, na OM em que serve, no curso ordinário do serviço: a) Ao chegar pela 1ª vez no dia a bordo e ao retirar-se pela última vez, são prestadas honras de portaló pelo ______ e __________. Nas demais vezes, ao chegar e ao sair de bordo, é ________ pelo _______ não havendo continência de guarda, toques e boys. Complete as lacunas corretamente. Chefe da Divisão de Serviço / Oficial de Serviço / Acompanhado / Oficial de Serviço Oficial mais antigo presente / Oficial de Serviço / Saudado / Oficial de Serviço Chefe da Divisão de Serviço / Oficial de Serviço / Saudado / Oficial de Serviço Oficial mais antigo presente / Oficial de Serviço / Acompanhado / Oficial de Serviço Chefe da Divisão de Serviço / Oficial de Serviço / Saudado / Contramestre.
São prestadas as seguintes honras para os Demais Oficiais, na OM em que serve, no curso ordinário do serviço: a) Ao chegar pela 1ª vez no dia e ao retirar-se pela última vez, honras de portaló pelo ________. Nas demais vezes, ao chegar e ao sair, ________ pelo _________, não havendo honras Oficial de Serviço / Saudado / Oficial de Serviço Oficial de Serviço /Acompanhado / Oficial de Serviço Oficial de Serviço / Saudado / Contramestre Oficial de Serviço /Acompanhado / Contramestre Contramestre / Saudado / Oficial de Serviço.
Ao oficial nomeado para assumir cargo de Comando, Direção ou Chefia de Estado Maior, são prestadas, quando da sua apresentação as seguintes honras: a) Guarnição em posto de ______ para apresentação de _______ e de _____ para apresentação de oficiais de demais postos. Parada/ Almirantes / Mostra Geral Continência /Oficiais Superiores / Mostra Geral Continência / Almirantes / Mostra Geral Parada /Oficiais Superiores / Mostra Geral Continência /Oficiais Superiores / Posto de Parada.
Ao oficial nomeado para assumir cargo de Comando, Direção ou Chefia de Estado Maior, são prestadas, quando da sua apresentação as seguintes honras: a) Oficiais formados por ______, próximo ao ____ ou local designado. Altura / Portaló Antiguidade / Mastro Principal Altura / Mastro Principal Ciclo Hierárquico / Portaló Antiguidade / Portaló.
Ao oficial nomeado para assumir cargo de Comando, Direção ou Chefia de Estado Maior, são prestadas, quando da sua apresentação as seguintes honras: a) A Recepção é realizada pelo Comandante ou Diretor em exercício, independentemente da antiguidade relativa entre os doios, com direito a ______ e ______ como se já tivesse assumido o cargo. Presença do Pres. Rep / Banda de Música Honras de Portaló / Bande da Música Presença do Ministro da Defesa / Honras de Portaló Honras de Portaló / Iluminação Festiva de Dia Banda de Música / Iluminação Festiva de Dia.
Na passagem de Comando, a cerimônia é presidida pelo(a)_____, ou, na impossibilidade dessa, por autoridade para tal designada, _____ do que os oficiais que passam / recebem o cargo. Complete as lacunas corretamente. COMIMSUP / Mais antiga COMIMSUP / Mais moderna COMAPEM / Mais antiga COMIMSUP / Mais moderna COMAP / COMIMSUP.
A Cerimônia de posse de Titular de OM obedece uma sequência. Coloque na ordem correta. Autoridade_que_assume_fica_a_direita Troca_de_pavilhão Entrega_da_bandeira_insignia_para_o_exonerado(caso_aplicável) Declaração_pela_autoridade_impossada Honras_de_portaló_e_Banda_de_Música Investidura_pela_autoridade_que_preside Leitura_da_ordem_de_serviço_da_autoridade_exonerada Anúncio:_"Investidura_do_cargo" Autoridade_exonerada_fica_a_esquerda Autoridade_que_preside_fica_ao_centro Honras_de_portaló_para_despedida_da_autoridade_que_preside Canto_do_Hino_Nacional Leitura_da_ordem_de_serviço_da_autoridade_que_preside Autoridade_que_assume_chega_com_autoridade_que_preside_antes_dos_convidados_com_maior_precedência Leitura_dos_atos_de_Exoneração_e_Nomeação Leitura_da_ordem_de_serviço_da_nova_autoridade.
Na ausência de autoridade para presidir Troca de Comando, o que é feito? Não é realizada a cerimônia Após o anúncio da Investidura do Cargo, o oficial exonerado declara: " Transmito o Comando / Direção da (nome da OM) ao (Oficial nomeado)". E o Oficial Nomeado declara : "Assumo o Comando/Direção da (nome da OM)" Após o anúncio da Investidura do Cargo, o oficial exonerado declara: " Na ausência do COMIMSUP, Transmito o Comando / Direção da (nome da OM) ao (Oficial nomeado)". E o Oficial Nomeado declara : "Assumo o Comando/Direção da (nome da OM)" Qualquer outro oficial mais antigo que os dois preside a cerimônia. Transfere a cerimônia para data em que o COMIMSUP pode comparecer.
Nos navios de mais de um mastro, a bandeira insígnia da autoridade que preside é hasteada no _______ e a de quem passa o cargo é transferida para ____, onde permanece até o momento da transmissão de cargo, quando é substituída pela do oficial que assume. Complete corretamente as lacunas. Mastro Principal / Pau do Jack Mastro Principal / Pau da Bandeira Mastro Principal / Outro Mastro (Mastro de Combate) Pau da Bandeira / Outro Mastro (Mastro de Combate) Pau da Bandeira / Mastro Principal.
Tratando-se da passagem de comando nas OM de um só mastro, correlacione corretamente quando ao posicionamento das Bandeiras Insígnias. (A) (B).
No caso de transmissão de Comando de Força, se realizado no navio Capitânia, a Flâmula de comando é substituída por: Pela bandeira do Brasil Pela bandeira-insígnia do COMIMSUP Pela bandeira-insígnia do Comandante de Força Pela bandeira-insígnia do Presidente da República Pela bandeira-insígnia do Patrono da Marinha.
Marque as alternativas corretas para transmissão de cargo de Almirante Comandante de Força a bordo de navio. Tripulação do Capitânia guarnece formatura geral Tripulação dos demais navios da força guarnecem formatura geral em seus respectivos navios Os Comandantes das OM Subordinadas formam junto ao local das honras, no Capitânia Ao se retirar de bordo o oficial que transmitiu o cargo, são prestadas, pelo novo titular, honras como na apresentação, assim que se retirarem de bordo as autoridades superiores. Tripulação dos demais navios da força guarnecem formatura geral no Capitânia Os Comandantes das OM Subordinas forma junto ao local das honras, cada um em seu respectivo navio.
Marque as alternativas corretas para transmissão de cargo de Almirante Comandante de Força em OM de Terra. Guarnição do Comando e representações das guarnições das unidades subordinadas guarnecem formatura geral, no local da cerimônia. Terminada a Cerimônia, a guarnição do comando e as representações das unidades subordinadas desfilam em continência à autoridade empossada Apenas a Guarnição do Comando guarnece a formatura no local da cerimônia Terminada a Cerimônia, a guarnição do comando e as representações das unidades subordinadas desfilam em continência à autoridade exonerada, como forma de agradecimento aos serviços prestados.
Com relação a cerimônia de transmissão de cargo, correlacione corretamente. A cerimônia de transmissão de cargo de Almirante nomeado Comandante ou Diretor de OM obedece as mesmas normas que A cerimônia de transmissão de cargo de Oficial Superior ou Intermediário nomeado Comandante ou Diretor de OM obedece as mesmas normas que.
Tratando-se da Passagem de Comando, relacione as colunas Oficial nomeado para assumir cargo de Imediato ou Vice Diretor Demais Oficiais.
Honras a autoridades civis e militares não pertencentes a MB. Cabem as seguintes honras de recepção e despedida às autoridades brasileiras civis e militares não pertencentes à MB: a) Se essa autoridade civil for equiparada a uma autoridade da MB, ela terá direito à _____. b) Se a autoridade civil tiver maior precedência do que um almirante de esquadra, receberá _______. Mesmas honras, com salvas / Honras como Almirante de Esquadra, com salvas. Mesmas honras, sem salvas e sem toques / Honras como Vice Almirante sem salvas. Mesmas honras, com salvas e sem toques / Honras como Vice Almirante com salvas. Mesmas honras, sem salvas / Honras como Almirante de Esquadra, sem salvas. Não tem direito / Honras como Almirante de Esquadra, sem salvas.
Honras a autoridades civis e militares não pertencentes a MB. a) Se na OM visitada encontrar-se autoridade de maior precedência com direito às honras militares, a autoridade civil não pertencente a MB restringe-se apenas a _____. b) Se a autoridade de maior precedência estiver nas proximidades do local das honras, a autoridade civil terá apenas _________ e _____, sem ____. a) Honras de Portaló b) Continência da Guarda / Toques / Salvas a) Honras de Portaló b) Continência da Guarda / Boys / Toques a) Honras de Portaló b) Continência da Guarda / Salvas /Boys a) Honras de Portaló b) Continência dos boys / Toques / Salvas a) Honras de Portaló b) Continência do Oficial de Serviço / Boys /Toques.
Aos civis agraciados com a Insígnia da Ordem do Mérito Naval, cabem honras conforme a seguinte correspondência, salvo se, em razão do cargo que ocupam, tiverem direito a outras honras. Correlacione as colunas corretamente. Grã Cruz Grande Oficial Comendador Oficial Cavaleiro.
Nas honras de Portaló às autoridades civis, são empregados os Vocativos correspondentes ao _________. Seu nome completo. Ex: Aproxima-se do local da cerimônia, Zézinho Silva das Couves Primeiro e último nome. Ex: Aproxima-se do local da cerimônia, Zézinho das Couves Primeiro nome, seguido do cargo que ocupa. Ex:Aproxima-se do local da cerimônia, Zézinho, Ministro da Defesa Nome completo, seguido do cargo que ocupa. Ex.: Aproxima-se do local da cerimônia, Zézinho Silva das Couves, Ministro da Defesa Cargos que ocupam. Ex: Aproxima-se do local da cerimônia, o Ministro da Defesa.
Há toques de apito específicos para as seguintes autoridades civis. Marque-as corretamente. Prefeitos Presidente da República Autoridades com direito a salva de 19 tiros (Governador e Ministro de Estado) Senadores Deputados.
Honras ao Presidente da República. Posse do Presidente da República. A Estação de salva ou navio designado embandeira _____ e dá salva de _____ tiros, arriando o embandeiramento após o _____ tiro. Complete corretamente as lacunas Nos Topes / 21 / Penúltimo Em arco / 21 / Último Nos Topes / 21 / Último Nos Topes / 19 / Penúltimo Nos Topes / 19 / Último.
Honras ao Presidente da República. Ao ser avistado navio ou embarcação conduzindo o Presidente da República, durante o período compreendido entre ________ e o ______, a estação de salva ou navio designado presta as honras de __________ de ____ tiros. 08h / Por do Sol / Salva de Chegada / 21 08h / 22:00 / Salva de Chegada / 21 08h / Por do Sol / Salva de Chegada / 19 08h / 22:00 / Salva de Chegada / 19 08h / 16:30 / Salva de Chegada / 21.
Honras ao Presidente da República Os navios embandeiram nos topes, durante o período entre 08h e o por do sol, quando: a) Avistarem embarcação ou navio ostentando o ________. b) Ao entrarem num porto, ou nele se encontrando, avistarem __________ o Estandarte Presidencial. a) Estandarte do Vice Presidente b) OM da Aeronautica a) Estandarte Presidencial b) OM do Exército a) Estandarte Presidencial b) Qualquer localidade federal a) Estandarte Presidencial b) OM da MB a) Estandarte do Vice Presidente b) Em OM da MB.
Na Visita de Presidente da República a OM, na recepção, tem-se: a) Guarnição em posto de _______. b) Oficiais formados no (a) ________. c) Honras de portaló e banda de música. Cerimônia presidida pelo _____ ou _______. Na ausência de ambos, pela _________ d) Hasteamento do Estandarte Presidencial no ______, sendo arriada a _________ e as __________, exceto a do __________. e) _____ acompanha o Presidente da República durante permanência a bordo. Correlacione corretamente. (A) (B) (C) (D) (E).
Na Visita de Presidente da República a OM, na despedida, tem-se: a) Guarnição em posto de _______. b) Oficiais formados no (a) ________. c) Quando o Presidente dirigir-se ao portaló, todas as pessoas de sua comitiva devem ______ d) Execução da Salva de Partida. Ao término, o ______ é arriado e a ______ é hasteada no tope do mastro, assim como as insígnias. e) Hasteadas as bandeiras, são dados __ vivas. Correlacione corretamente. (A) (B) (C) (D) (E).
Quando o Presidente fizer visita oficial ou anunciada a mais deu ma OM, em cada uma é observada o mesmo cerimonial, devendo ser acompanhado nos deslocamentos por autoridade designada para tal. A afirmação acima está: Correta Errada.
Estando o Presidente da República no mar, próximo a OM de MB, dentro da distância de reconhecimento, observa-se que: Marque os itens corretos. A guarnição forma em posto de continência A guarnição forma em posto de parada Ao cruzar a OM, a guarnição dá 7 vivas, a guarda apresenta armas e a banda de música toca o Hino Nacional Ao cruzar a OM, a guarnição dá 5 vivas, a guarda apresenta armas e a banda de música toca o Hino Nacional Não são respondidas salvas, exceto se for dada por navio estrangeiro em honra a terra.
Marque a alternativa incorreta sobre Cerimonial da Marinha. Se o Presidente encontrar-se no mar ao por do sol, o correspondente embandeiramento nos topes é arriado junto com a Bandeira Nacional. Depois do crepúsculo, continua-se as honras para o Presidente, exceto as salvas, os vivas e a formatura de pessoal. O Substituto eventual do Presidente, quando no exercício da Presidência, não recebe as mesmas honras do que o Presidente. As Honras de Passagem ao Presidente da República são prestadas com a guarnição em posto de continência, devendo ser dado 7 vivas entre os toques de presença e os de volta. As Honras para o Presidente da República realizadas por embarcações miúdas consistem em levantar remos ao alto, arriar as velas ou parar a máquina Nas Honras para o Presidente da República realizadas por embarcações miúdas, se as condições da embarcação permitirem, os que estiverem no paneiro se levantarão, fazendo continência os que estiverem uniformizados e descobrindo-se os que estiverem em traje civil .
Nas Honras Especiais às autoridades Civis e Militares, para aquelas autoridades com direito a salva de 19 tiros, as honras de portaló são presididas por: Titular da OM visitada pode realizar as honras. Apenas o CM pode realizar as honras, caso este não esteja disponível, a cerimônia é transferida para um dia que o mesmo possa comparecer. Apenas o CEMA pode realizar as honras. CM ou CEMA ou na ausência de ambos, autoridade naval de maior precedência da cadeia de comando a que pertencer a OM visitada. Oficial de Serviço do dia. .
Nas Honras Especiais às autoridades Civis e Militares, para aquelas autoridades com direito a salva de 19 tiros, as honras de portaló são presididas pelo Comandante da Marinha ou CEMA a quais autoridades? Marque os itens corretamente Comandante do EB Vice Presidente da República Presidente do Congresso Nacional Presidente do Senado Federal Presidente da Camara dos deputados Presidente do Supremo Tribunal Federal Ministro do Estado da Defesa Governador.
Nas Honras Especiais às autoridades Civis e Militares, para aquelas autoridades com direito a salva de 19 tiros, as honras de portaló são presididas pelo pela autoridade naval de maior precedência da cadeia de comando a quais autoridades? Marque os itens corretamente Presidente do Senado Federal Ministros de Estado Comandante do EB Comandante da Aeronáutica Chefe do Estado Maior conjunto das Forças Armadas Governadores e Embaixadores Presidente do Supremo Tribunal Federal Ministro do Estado da Defesa.
Nas Honras Especiais às autoridades Civis e Militares, para aquelas autoridades com direito a salva de 19 tiros, qual é exórdio que é tocado no caso de Embaixador no País em que é acreditado ou Ministro de Estado representando o Presidente da República em missão no exterior? Marcha de Continência Tamandaré Hino Nacional Marcha de Continência nº 2 Marcha de Continência Santa Cecília Hino da Bandeira.
Nas Honras Especiais às autoridades Civis e Militares, para aquelas autoridades com direito a salva de 19 tiros, correlacione corretamente sobre o hasteamento na recepção das autoridades. Visita de Vice Presidente da República, Embaixador ou Ministro de Estado Visita de Presidente do Congresso Nacional, Presidente do Senado Federal, Presidente da Câmara dos Deputados e Presidente do Supremo Tribunal Federal Visita de Governador.
Nas Honras Especiais às autoridades Civis e Militares, no caso de visita de General ou Brigadeiro, marque a alternativa incorreta: Em visita oficial a honra é a mesma para Almirante correspondente em visita a OM não subordinada Na Salva de Partida, a bandeira-insígnia da autoridade é hasteada no lais da verga de boreste ou da direita do mastro. Na Salva de Partida, se a autoridade não tiver bandeira-insígnia própria ou não estiver disponível, utiliza-se a Bandeira Nacional no Tope do Mastro. Em visita oficial a honra é a mesma para Almirante correspondente em visita não anunciada a OM subordinada.
Nas Honras Especiais às autoridades Civis e Militares, no caso de Autoridades Diplomáticas e Consulares - exceto embaixador - cabem no país ou localidade em que são acreditadas honras. Correlacione corretamente essas honras. Encarregado de Negócios e Consul Geral, Vice Consul Geral e Cônsul Demais autoridades diplomáticas e consulares.
Nas Honras Especiais às autoridades Civis e Militares, nas honras de Passagem ao Vice Presidente da República e ao Ministro da Defesa, as honras são prestadas com a guarnição: Em posto de continência Em posto de Parada Em posto de Combate Em posto de Representação Em posto de Boys.
Marque os itens que correspondam corretamente sobre as honras realizadas na posse de Governador. No horário determinado para se realizar a posse, a estação de salva ou navio designado que estiver na unidade da Federação onde ocorrer a posse embandeira nos Topes e salva com 19 tiros, arriando o embandeiramento ao último tiro de salva. Em ocasião a ser determinada, após a posse, o Comandante do respectivo DN, ou na falta deste, o COMAP, apresenta os almirantes e Comandantes de OM da MB que se encontrarem na sede do Governo. Caso se encontrem no porto onde ocorrer a posse, e onde o COMAPEM seja mais antigo do que o Comandante do Distrito ou do que o COMAP, cada uma destas autoridades apresenta ao governador seus comandados. No horário determinado para se realizar a posse, a estação de salva ou navio designado que estiver na unidade da Federação onde ocorrer a posse embandeira em arco e salva com 19 tiros, arriando o embandeiramento ao último tiro de salva. Em ocasião a ser determinada, após a posse, o Comandante do respectivo DN, ou na falta deste, o Oficial de Serviço apresenta os almirantes e Comandantes de OM da MB que se encontrarem na sede do Governo.
Marque os itens corretamente sobre as honras realizadas no embarque de autoridades diplomáticas. São realizadas para o Embaixador, Encarregado de Negócios, Cônsul-Geral, Consul ou Vice-Consul As honras são prestadas após ter sido substituído no seu cargo e viajar em navio da MB As honras são prestadas ao desembarcar de navio da MB que o tiver conduzido ao país em que for exercer o cargo. São realizadas para o Embaixador, Encarregado de Negócios, Cônsul-Geral, Governador, Consul ou Vice-Consul As honras são prestadas ao embarcar de navio da MB que o conduzir ao país em que for exercer o cargo.
Como são chamados os dias que se realizam as cerimônias na Marinha? Datas Festivas Datas Comemorativas Datas Magnas Datas de Grande Gala Datas Alusivas.
Correlacione os dias com os nomes das datas de Grande Gala. Independência Proclamação da República.
Correlacione os dias com os nomes das datas de Pequena Gala. Confraternização Universal Tiradentes Dia do Trabalho Batalha Naval do Riachuelo Dia da Bandeira Dia do Marinheiro Natal.
Correlacione corretamente as datas festivas. Independência Proclamação da República Confraternização Universal Tiradentes Dia do Trabalho Batalha Naval do Riachuelo Dia da Bandeira Dia do Marinheiro Natal.
Tratando-se das honras nos dias de grande gala, marque os itens corretos. Embandeiramento em arco das 08h até o Por do Sol Após o cerimonial de hasteamento/arriamento da Bandeira e depois de executar o Hino Nacional, a banda de música toca o Hino da Independência ou o da Proclamação da República. Execução de salva de 21 tiros, às 12h por estação para tal designada, nas cidades sedes de Distrito Naval e Comando Naval Embandeiramento nos topes das 08h até o Por do Sol Execução de salva de 19 tiros, às 12h por estação para tal designada, nas cidades sedes de Distrito Naval e Comando Naval Após o cerimonial de hasteamento/arriamento da Bandeira, a banda de música toca o Hino da Independência ou o da Proclamação da República, sem tocar o Hino Nacional.
Com relação as honras prestadas no dia 11 de JUN, marque os itens corretos. Uniforme do dia é o 5.5 Navios embandeiram nos topes das 08h até o por do sol Às 08h, logo após o cerimonial a bandeira, os navios do COMAPEM e as OM de Terra hasteiam os Sinais de Barroso, exceto onde ocorrer a cerimônia de entrega de condecorações da Ordem do Mérito Naval. As OM que realizarem as condecorações da Ordem do Mérito Naval vão içar os sinais de barroso durante a cerimônia, vão fazer o Toque da Vitória, o Toque do Comandante Em Chefe e a salva de 17 tiros por estação designada Quando houver a participação de convidados civis ou militares de outras Forças, inclusive estrangeiros, os Sinais de Barroso são hasteados, porém não possuem anúncio explicativo Os Sinais de Barroso são arriados 5 min. antes do Por do Sol, antes de ser tocado o Sinal para a Bandeira Não é permitido realizar o cerimonial de entrega de Condecoração do dia 11 de JUN em outra data, mesmo que seja autorizada pelo Comandante do Distrito Naval .
Marque corretamente os sinais de barroso e seus dizeres. (A) (B).
Correlacione corretamente as Bandeiras com os dizeres dos Sinais de Barroso. (A) (B) (C) (D) (E).
O lado correto que se deve içar os Sinais de Barroso, são? " O Brasil espera que cada um cumpra com o seu dever" " Sustentar o fogo que a vitória é nossa".
Com relação as honras prestadas no dia da Bandeira (19JUN), marque os itens corretos. Às 08h é executado normalmente o Cerimonial à Bandeira Às 11:55h é anunciado por voz "Sinal para a Bandeira", sendo içado o galhardete Prep, arriada a Bandeira Nacional e dado por Corneta o Toque de Bandeira, prosseguindo-se normalmente o cerimonial para o hasteamento da Bandeira Nacional. Às 12h os navios embandeiram nos topes São Cremadas as Bandeiras Nacionais substituídas durante o ano Executada salva de 19 tiros Canta-se o hino da Bandeira por todos os presentes Às 12h os navios embandeiram em arco O único dia que o embandeiramento nos topes é içado em horário diferente, é no dia da Bandeira.
Com relação as honras prestadas no dia do Marinheiro (13DEZ), marque os itens corretos. Navios embandeiram nos topes de 08h até o por do sol Nas OMs com cerimônia de entrega do Mérito Tamandaré: Na cerimônia executam em sequência o hasteamento do pavilhão do Patrono da MB, o Exórdio do Patrono da MB, Salva de 19 tiros e por fim o arriamento do pavilhão do Patrono da MB. Durante o período em que o pavilhão do Patrono estiver içado, só pode permanecer hasteadas no Mastro Principal a Bandeira Nacional, Estandarte do Presidente da República, Pavilhão do Vice Presidente da República. Navios embandeiram nos topes de 12h até o por do sol Durante o período em que o pavilhão do Patrono estiver içado, nenhuma outra bandeira pode ser hasteada. Nas OMs com cerimônia de entrega do Mérito Tamandaré: Na cerimônia executam em sequência o hasteamento do pavilhão do Patrono da MB, o Exórdio do Patrono da MB, Salva de 21 tiros e por fim o arriamento do pavilhão do Patrono da MB.
Tratando-se de uma cerimônia alusiva ao dia 13DEZ,correlacione corretamente o posicionamento de cada Bandeira com as letras, caso o Presidente da República esteja presente. (A) (B) (C) (D).
Tratando-se de uma cerimônia alusiva ao dia 13DEZ,correlacione corretamente o posicionamento de cada Bandeira com as letras, caso o Vice Presidente da República esteja presente. (A) (B) (C) (D).
Marque a alternativa incorreta sobre Datas Festivas na MB. Nas datas de pequena gala de 1JAN, 21ABR, 1MAI e 25DEZ os navios embandeiram nos topes das 08h ao por do sol. Os navios participam das comemorações referentes as datas festivas de unidades de Federação onde estiverem atracados, cumprindo o embandeiramento em arco. O COMAPEM, no porto brasileiro onde se encontrarem navios de guerra estrangeiros e nacionais ou o Comandante do Distrito, na sua sede deve às vésperas da data festiva, com antecedência de pelo menos 24h, mandar um oficial participar ao COMAPEM Estrangeiro o motivo, a natureza e o horário do cerimonial que é executado, convidando-o para que seus navios também participem das honras. No dia seguinte ao da realização do Cerimonial, o COMAPEM deve mandar um oficial agradecer a participação estrangeira (caso tenha ocorrido). Os navios participam das comemorações referentes as datas festivas de unidades de Federação onde estiverem atracados, cumprindo o embandeiramento nos topes.
Complete corretamente as lacunas em branco. a) As Forças Estrangeiras que participem, em território Brasileiro, de paradas em comemoração a data festiva, nacional ou estrangeira, têm posição de destaque na _____ das forças em parada. b) Um pequeno destacamento de forças brasileiras _________, se possível, as forças estrangeiras, como guarda honra. c) Se o desfile for em comemoração a data festiva estrangeira, o destacamento da nação festejada _________ sobre as demais. a) Vanguarda b) precede c) tem precedência a) Vanguarda b) procede c) não tem precedência a) Retaguarda b) precede c) tem precedência a) Retaguarda b) precede c)não tem precedência a) Vanguarda b) precede c)não tem precedência.
Marque a alternativa incorreta. Os navios em porto estrangeiro, para comemorar os dias de grande/pequena gala, precisam que o COMAPEM (ou Comandante) dê ciência a autoridade naval estrangeira anfitriã, com antecedência adequada, do motivo, natureza e horário das honras. As honras ou cortesias são prestadas à qualquer nação, seus representantes e autoridades, mantendo sempre o bom relacionamento com as outras nações, por mais que não haja relação diplomática com o Brasil. Os navios em porto estrangeiro, para comemorar os dias de grande/pequena gala, precisam que o COMAPEM (ou Comandante) formulem convites para a participação de representações das Marinhas estrangeiras presentes no porto. As honras ou cortesias somente são prestadas à nação, seus representantes e autoridades cujo governo seja reconhecido pelo Brasil e com o qual sejam mantidas relações diplomáticas. É proibido a execução do Hino Nacional no seu todo ou em pare como complemento de qualquer composição musical. .
Marque os itens corretos. O navio ou estação de salva da MB hasteia a Bandeira de Guerra da nação estrangeira no Tope do Mastro Principal, quando: Salvar terra ao chegar a porto da respectiva nação Retribuir salva terra dada por navio de guerra da respectiva nação ao chegar a porto brasileiro Tomar parte em honras de salva pelo transcurso de datas festivas ou comemorações da respectiva nação. Prestar honras de salva a autoridade da respectiva nação que tenha direito a salva de 21 tiros. Prestar honras de salva a autoridade da respectiva nação que tenha direito a salva menor do que 21 tiros.
Quando a bandeira estrangeira é hasteada no Tope do Mastro Principal? Marque as alternativas corretas. Em substituição à Bandeira Nacional, por ocasião de embandeiramento em arco ou nos topes, em homenagem à nação estrangeira Em substituição à Bandeira de Guerra da nação quando faz uso de bandeira de guerra da comunidade, império ou federação da qual é parte ou domínio Quando a nação, por mandato ou representante, exerce o governo de outra nação que não tenha Bandeira Nacional Própria. Quando avistar uma nação estrangeira em meio de seu transcurso. Sempre que cruzar com uma embarcação estrangeira em alto mar.
Sobre honras às nações e autoridades estrangeiras, marque o item incorreto. No caso do porto estrangeiro, onde toca-se o hino do país, após o Nacional, se o nº de nações for muito elevado, o COMAPEM, escolhe,a aleatoriamente, apenas 2 hinos para serem tocados. Em porto estrangeiro, a bande de música, durante o Cerimonial à Bandeira, logo após executar o Hino Nacional Brasileiro, toca o hino do país a que pertencer o porto, seguindo-se os hinos das demais nações dos navios de guerra presentes, observada a precedência entre suas respectivas autoridades. Em data festiva de nação estrangeira, com navios atracados em porto brasileiro, por determinação de autoridade competente, os navios de MB ali presentes participam do respectivo cerimonial, mediante as honras de salvas correspondentes e o içamento no mastro principal, da bandeira de guerra da nação em festa, ou na sua falta a bandeira da própria nação ou ainda na falta, a Bandeira Nacional Brasileira Se presentes no mesmo porto navios estrangeiros e da MB em data festiva coincidente de ambas as nações, os navios da MB içam no tope do mastro principal ambas as bandeiras, reservando a adriça de boreste para a Bandeira Nacional No caso de datas festivas coincidentes, as salvas reguladas pelo cerimonial correspondente obedece à data festiva de maior gala. .
O navio de MB, na distância de Reconhecimento, presta as seguintes honras de passagem. A navio de guerra estrangeiro A embarcação miúda estrangeira Avistando Bandeira Insígnia de Chefe de Estado ou de Governo ou de Membro da Família Real A OM de Terra e estações de salva de nação estrangeira .
Marque a alternativa incorreta. Quando 2 ou mais navios da MB entrarem ao mesmo tempo em porto de nação estrangeira que for estação de salva, cabe apenas um navio designado pelo COMAPEM salvar a terra. Quando um navio de MB retornar, após ausência temporária, a porto de nação estrangeira em que se encontrava antes, pode deixar de salvar a terra, desde que tenha acordado com as autoridades locais do porto. O navio de MB que transitar em águas territoriais de nação estrangeira, sem intenção de fundear, não salva a terra, exceto em circunstâncias especiais assim exigidos. Quando entrar em porto estrangeiro que não for estação de salva e no qual não se encontre navio de guerra dessa nação, o navio da MB ainda assim salva a terra. Em data festiva de nação estrangeira, referente ao Presidente, Soberano ou membro da Familia Real, o COMAPEM da MB, se convidado, designa um navio da MB para que se associe às honrarias de salva. .
Não tem direito as salvas aqueles que já tiveram sido honrados por salva uma vez, no período de 1 ano, por parte de um mesmo navio ou estação de salva, exceto: Aquele com direito a salva de 19 tiros ou mais Que após promovida, ainda não tenha sido honrada por salva naquele período Cuja missão refira-se à Cortesia de Natureza Internacional, onde é a autoridade naval que decide pela salva. Aquele com direito a salva de 17 tiros ou mais.
Não são esperadas respostas às salvas dadas: Em honra ao Presidente da República do Brasil Em honra a autoridade civil ou militar que o visite oficialmente Por motivo de festa, luto ou comemorações nacionais Quando entrar em porto estrangeiro.
O comandante de Força ou navio da MB que chegar a porto de País estrangeiro só deve iniciar as visitas oficiais às autoridades locais depois de: Visitar oficialmente o Chefe de Estado daquela nação Ficar no mínimo 3 dias no porto estrangeiro Entendimentos com o Adido Naval, ou na sua falta, o Agente Diplomático ou Consular Brasileiro que tenha jurisdição sobre o porto. Entendimentos entre os oficiais do navio brasileiro para saber quem será designado para realizar as visitas oficiais. Realiza as visitas assim que chega no porto, sem acertamento prévio com o Adido Naval.
Correlacione corretamente. As visitas oficiais que o COMAPEM fizer devem ser acompanhadas: Visita à autoridades civis estrangeiras Visita à autoridades militares estrangeiras.
Tratando-se de visitas entre navios de MB e navios estrangeiros, marque a alternativa incorreta. A Visita de Boas Vindas não é um visita oficial, é apenas um ato de cortesia, independentemente da antiguidade relativa, e que antecede a visita oficial a Visita de Praça d'Armas é a troca de visitas não anunciadas entre os oficiais das praças d'armas de navios da MB e estrangeiros. Nas visitas a navios estrangeiros, a autoridade visitante da MB deve deixar o seu cartão de visitas apenas para o Comandante. Nas visitas às autoridades civis e militares estrangeiras, a autoridade visitante da MB deve deixar o seu cartão de visitas Quando um oficial se torna COMAPEM em porto estrangeiro, deve-se fazer ou aguardar as devidas visitas oficiais ou anunciadas aos demais COMAPEM estrangeiros. .
Ao Chefe de Estado ou de Governo de nação estrangeira, quando em visita oficial, são prestadas honras semelhantes ao Presidente da República do Brasil com as seguintes alterações: a) No Mastro Principal é hasteada a _______________ ou a ___________, sem prejuízo de qualquer bandeira-insígnia de comando que se encontrar hasteada. b) Nos outros topes são hasteadas ___________ c) Em vez do Hino Nacional, é executado ____________. a) Bandeira-Insígnia da autoridade visitante / Bandeira da Respectiva Nação b) Bandeiras Nacionais c) Hino da respectiva nação a) Bandeira-Insígnia da autoridade visitante / Bandeira da Respectiva Nação b) Bandeiras Nacionais c) Salvas a) Bandeira-Insígnia da autoridade visitante / Bandeira da Respectiva Nação b) Bandeiras da Respectiva Nação c) Hino da respectiva nação a) Bandeira Nacional Brasileira / Bandeira de Cruzeiro b) Bandeiras da Respectiva Nação c) Hino da respectiva nação a) Bandeira Nacional Brasileira / Bandeira de Cruzeiro b) Bandeiras da Respectiva Nação c) Salvas.
Em nação estrangeira, quando membro de família real reinante fizer visita oficial a OM da MB, são prestadas honras semelhantes ao Presidente da República, com algumas alterações. São elas: Não é dada salva de partida, na salva de partida é hasteado no mastro principal a bandeira insígnia da autoridade visitante ou a da respectiva nação, sem prejuízo de qualquer bandeira insígnia de comando que estiver hasteada e ao invés do Hino Nacional executa-se o hino da respectiva nação. Não é dada salva de chegada, na salva de partida é hasteado no mastro principal a bandeira insígnia da autoridade visitante ou a da respectiva nação, retirando qualquer bandeira insígnia de comando que estiver hasteada e ao invés do Hino Nacional executa-se o hino da respectiva nação. Não é dada salva de chegada, na salva de partida é hasteado no mastro principal a bandeira insígnia da autoridade visitante ou a da respectiva nação, sem prejuízo de qualquer bandeira insígnia de comando que estiver hasteada e ao final executa-se o Hino da respectiva nação Não é dada salva de chegada, na salva de partida é hasteado no mastro principal a bandeira insígnia da autoridade visitante ou a da respectiva nação, sem prejuízo de qualquer bandeira insígnia de comando que estiver hasteada e ao invés do Hino Nacional executa-se o hino da respectiva nação. Não é dada salva de partida, na salva de partida é hasteado no mastro principal a bandeira insígnia da autoridade visitante ou a da respectiva nação, retirando qualquer bandeira insígnia de comando que estiver hasteada e ao invés do Hino Nacional executa-se o hino da respectiva nação.
Com relação a Visitas de Demais Autoridades Estrangeiras à OM de MB, marque a alternativa incorreta. Se o visitante fizer jus à salva, é hasteada na verga de bombordo do mastro, a bandeira de guerra ou nacional da respectiva nação, que permanecerá içada durante o transcorrer da visita ou durante as salvas de partida. Quando em visita oficial, são prestadas honras devidas às autoridades brasileiras de mesmo posto ou que exerçam função equivalente. Se o visitante fizer jus à salva, é hasteada na verga de boreste do mastro, a bandeira de guerra ou nacional da respectiva nação, que permanecerá içada durante o transcorrer da visita ou durante as salvas de partida. Quando se tratar de visita oficial da mais alta autoridade de força estrangeira, o içamento da bandeira se dará após as honras de portaló. Quando se tratar de visita oficial da mais alta autoridade de força estrangeira, são executados os hinos nacionais da respectiva nação e o brasileiro nas ocasiões em que for ordenada a formatura de uma Guarda de Honra.
Quando uma Força Naval ou Navio de Guerra estrangeiro chegar a Porto Nacional, o Comandante de Distrito Naval, COMAP ou COMAPEM da MB, no porto, devem seguir alguns protocolos. Marque a alternativa correta. Não precisa aguarda agradecimento, por oficial, do ato de boas vindas ao COMAPEM estrangeiro. Dentro de 48h a partir da chegada, fazer visita oficial ao COMAPEM estrangeiro, se for de posto igual ou superior ao seu, ou aguardar sua visita, se for moderno. Retribuir ou Aguardar visita de retribuição, conforme o caso, nas 48h que se seguirem à visita inicial Dentro de 24h a partir da chegada, fazer visita oficial ao COMAPEM estrangeiro, se for de posto igual ou inferior ao seu, ou aguardar sua visita, se for mais antigo. Mandar imediatamente um oficial cumprimentar e apresentar boas vindas ao COMAPEM estrangeiro.
Quando uma Força Naval ou Navio de Guerra estrangeiro chegar em porto estrangeiro em que se encontre Força Naval ou navio da MB, o COMAPEM da MB, no porto, deve, desde que o recém-chegado seja o COMAPEM dos navios de sua nação naquele porto, seguir alguns protocolos. Marque a alternativa correta. Não há necessidade de aguardar agradecimento, por oficial, pelo ato de cortesia de boas vindas. Dentro de 48h fazer visita oficial ou anunciada ao COMAPEM estrangeiro se for de posto igual ou superior ao seu, ou aguardar sua visita se for mais moderno Retribuir ou aguardar visita de retribuição nas 48h que se seguirem à visita inicial Dentro de 24h fazer visita oficial ou anunciada ao COMAPEM estrangeiro se for de posto igual ou inferior ao seu, ou aguardar sua visita se for mais antigo. Mandar um oficial cumprimentar e apresentar boas vindas ao COMAPEM estrangeiro.
Ao chegar Força ou navio da MB a porto nacional ou estrangeiro onde se encontrar navio estrangeiro, o COMAPEM da MB deve seguir alguns protocolos. Marque a alternativa correta. Não há necessidade de agradecer, por oficial, pelo ato de cortesia de boas vindas recebido. Dentro de 48h a partir da chegada, fazer visita oficial aos COMAPEM estrangeiros se for de posto igual ou superior ao seu, ou aguardar sua visita se forem mais moderno, desde que tenham apresentado as boas vindas. Retribuir ou aguardar visita de retribuição nas 48h que se seguirem à visita inicial Dentro de 48h a partir da chegada, fazer visita oficial aos COMAPEM estrangeiros se for de posto igual ou inferior ao seu, ou aguardar sua visita se forem mais antigo, desde que tenham apresentado as boas vindas. Aguardar a apresentação de boas vindas por oficial em nome de cada COMAPEM estrangeiro presentes no porto. .
Tratando-se da Retribuição de Visitas Recebidas, marque a alternativa incorreta. O Almirante, Comandante de Força ou não, sempre que possível retribui pessoalmente a visita oficial ou anunciada que lhe foi feita por autoridade estrangeira civil ou militar, de precedência igual ou superior a Capitão de Mar e Guerra. No caso de ser um Oficial Superior, Intermediário ou Subalterno, o Oficial manda o Praça mais antigo retribuir a visita que lhe foi feita por oficial ou autoridade estrangeira. Se a autoridade visitante for de menor posto ou precedência, o Almirante manda o chefe de seu Estado Maior ou Oficial de posto correspondente ao do Oficial ou autoridade que o visitou. No caso de ser um Oficial Superior, Intermediário ou Subalterno, retribui pessoalmente a visita oficial ou anunciada que lhe foi feita por oficial ou autoridade estrangeira.
Tratando-se da retribuição de visitas prestadas, correlacione corretamente as colunas. Se o Almirante, Comandante de Força ou não, visitou governadores oficiais e altas autoridades estrangeiras Se for oficial superior, intermediário ou subalterno que visitar governadores oficiais e altas autoridades estrangeiras.
De acordo com os protocolos de Honras Fúnebres, marque as alternativas corretas. Homenagem póstumas prestadas aos despojos mortais de militar ou autoridade civil As autoridades que determinam honras fúnebres ao militar falecido são: Pres. República, Ministro de Estado da Defesa e Comandante da MB, Comandante do Distrito Naval ou Titular de OM. As autoridades que determinam honras fúnebres aos despojos mortais do Chefe de Missão Diplomática estrangeiro falecido no Brasil ou de insigne personalidade são: Pres. República, Ministro de Estado da Defesa e Comandante da MB. As autoridades que determinam honras fúnebres aos despojos mortais de Presidente do Congresso Nacional, Presidente da Câmara dos Deputados, Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro de Estado ou Secretário Especial da Presidência da República equiparado a Ministro de Estado, são: Pres. República, Ministro de Estado da Defesa e Comandante da MB. As autoridades que determinam honras fúnebres ao militar falecido são: Pres. República, Ministro de Estado da Defesa e Comandante da MB ou Comandante do Distrito Naval. As autoridades que determinam honras fúnebres aos despojos mortais do Chefe de Missão Diplomática estrangeiro falecido no Brasil ou de insigne personalidade são: Pres. República, Ministro de Estado da Defesa, Comandante da MB ou Titular de qualquer OM do Distrito.
Quais âmbitos do Governo podem determinar que seja observado luto oficial por determinado período de dias? Federal, Estadual ou Municipal Apenas Federal Apenas Estadual Federal ou Estadual Estadual ou Municipal.
Correlacione corretamente as colunas a seguir. Guarda Fúnebre Escolta Fúnebre Cobertura do Féretro.
O Sinal de Luto, em fita crepe na cor preta, a ser usado somente quando determinado por autoridade competente consiste: Colocadona Bandeira Nacional e nos estandartes, de laço atado à esfera armilar ou lança. Colocado nos uniformes dos oficiais e praças, de braçal na manga esquerda, a 15 cm do ombros Colocado nos tambores, de faixa preta envolta no fuste. Colocado nas cornetas, de pequeno laço atado ao cordão. Colocado nos uniformes dos oficiais e praças, de braçal na manga direita, a 15 cm do ombros Colocado nos tambores, de laço atado pendurado no fuste. Colocado nos uniformes dos oficiais e praças, de braçal na manga esquerda, a 10 cm do ombros.
Quando as circunstâncias obrigarem ao sepultamento no mar, as honras fúnebre, caso as condições permitam, limitam-se observando-se a função, posto ou graduação que o falecido tinha em vida. Marque a alternativa incorreta sobre sepultamento no mar. O navio responsável pelo sepultamento paira sob máquinas, assim como os que o acompanham São executadas honras de portaló (caso o falecido tenha direito), seguida de 3 descargas de fuzilaria, antes do féretro ser lançado ao mar. Os despojos mortais vão em caixão fechado, assim como é feito em terra, com a diferença que será lançado ao mar e não à cova. Após o lançamento do féretro, inicia a salva final, quando devida, ocasião em que a bandeira-insígnia a que tinha direito o falecido, é atopetada, sendo arriada ao término da salva. Os despojos mortais vão, se possível, em caixão fechado, broqueado e suficientemente lastrado para garantir a submersão.
Quando na saída de féretro de bordo as honras fúnebres prestadas a militar ou autoridade civil consistem das continências inerentes às honras de portaló devidas em vida ou aquelas que por ocasião de seu falecimento, tenha o Governo resolvido conceder. Marque a alternativa incorreta com relação as formas concedidas pelo Governo. São hasteadas à meia adriça a Bandeira Nacional e a do Cruzeiro Concentra-se a guarnição, descoberta, nas proximidades para prestar as honras de portaló Seguem-se 3 descargas de fuzilaria e se devido a salva A bande de música, se presente, toca acordes de marcha fúnebre, antes de cada descarga de fuzilaria Após a saída do féretro, a Bandeira Nacional e a do Cruzeiro continuam à meia adriça.
Tendo em vista o grau hierárquico ou função exercida pelo falecido, correlacione corretamente as colunas sobre Cortejo no mar. Comandante de Força Comandante de Navio ou Oficial Embarcado Suboficial Praça.
Marque a alternativa correta sobre Cortejo no Mar. A embarcação que transportar o féretro hasteia à meia adriça a Bandeira Nacional e a Bandeira-Insígnia do falecido (caso tenha) As demais embarcações do cortejo hasteiam somente a Bandeira de Cruzeiro à meia adriça. Os navios da MB não precisam hastear à meia adriça a Bandeira Nacional sempre que passar próximo ao cortejo fúnebre oficial ou navio de guerra com bandeira em funeral, basta manter a tripulação em silência. Em um Cortejo no mar, caso o falecido seja um Suboficial, participam pelo menos 1 embarcação. Em um Cortejo no mar, caso o falecido seja um Comandante de Força, não é necessário que cada navio da força represente com uma embarcação. Basta apenas 1 embarcação representando todos os navios.
Marque a alternativa correta sobre Honras Fúnebres em Terra Iniciam com o toque de presença, correspondente ao devido em vida, quando o féretro alcançar a esquerda da Guarda Fúnebre, seguindo-se de continência. A salva e o Toque de Silêncio, se devidos, são executados antes de baixar o corpo à sepultura. Caso o efetivo da Guarda Fúnebre seja maior do que 1 Companhia, durante as descargas o restante da tropa permanece em apresentar armas, sendo os acordes de marcha fúnebre iniciados logo após a voz de " Preparar" dada pelo oficial que comandar o funeral O féretro para ao chegar em frente ao Comandante da Guarda Fúnebre, onde são dadas 3 descargas de fuzilaria, tocando a banda de música se presente, acordes de marcha fúnebre, antes de cada descarga. Caso o efetivo da Guarda Fúnebre seja maior do que 1 Companhia, após as descargas, o comandante da guarda fúnebra da voz de "Apresentar Arma" e ''Olhar a esquerda'', quando então o féretro desfila diante da tropa em continência, tocando a banda de música, se presente, marcha fúnebre.
Marque a alternativa incorreta a respeito das prescrições especiais para os dias de funeral e luto oficial. Durante os postos de combate ou por causa de fotografias ou filmagem, a Bandeira Nacional não fica à meia adriça,ela fica atopetada. Nos dias de funeral e luto o Hino Nacional não é executado, exceto se for Cerimonial à Bandeira A Bandeira de Cruzeiro também é hasteada à meia adriça Enquanto perdurar o luto oficial, a Bandeira Nacional permanecerá à meia adriça até a hora do por do sol. Sendo arriada em cerimonial e só hasteada à meia adriça de novo no dia seguinte. Não são executados toques de continência, nem dadas salvas por outros motivos senão o luto, a menos que especificamente autorizado pelos Comandantes de Distrito Naval.
Quando as honras fúnebres são são prestadas, mas transferidas? Nos dias de festa nacional e nos dias de pequena gala nacional Nos dias de festa nacional e nos dias de grande gala do país estrangeiro, em cujo porto se encontrar o navio de MB Apenas nos dias de grande gala do país estrangeiro Nos dias de festa nacional e nos dias de grande gala nacional. Nos dias de festa estrangeira, em cujo porto se encontrar o navio de MB e nos dias de pequena gala nacional.
Quando as honras fúnebres podem ser dispensadas, à critério da autoridade competente? Quando o falecido houver dispensado em vida Quando a solicitação partir da própria família Quando a comunicação do falecimento chegar tardiamente Caso perturbe a ordem pública Em condições adversas de tempo No dia da Bandeira Caso o falecimento tenha ocorrido de noite.
Qual é o procedimento realizado no dia dos Mortos(02NOV) ? Os navios e as OM embandeiram à meia adriça de 08h às 23:59 Durante o embandeiramento à meia adriça, as embarcações miúdas mantém a Bandeira Nacional na mesma posição Realiza-se salvas de 10 tiros em honra aos mortos Todos os militares ficam em 1 minuto de silêncio após o cerimonial à bandeira.
Qual procedimento deve ser realizado caso esteja previsto honras fúnebres e exista, em porto nacional, navio de guerra estrangeiro? Não é necessário realizar nenhum procedimento, visto que as honras são brasileiras e não estrangeiras. Apenas a nação estrangeira mais moderna deve participar da cerimônia de honras fúnebres. Todas as nações estrangeiras que estiverem no porto são obrigadas a participar. O COMAPEM manda, com possível antecedência, oficial participar aos COMAPEM estrangeiros o motivo e a natureza das honras fúnebres que são prestadas pelos navios da MB. É realizada uma reunião, antes das honras, para contar a história de vida do falecido para as nações estrangeiras.
O que se deve fazer casa ocorra, a bordo de um navio da MB quando em porto estrangeiro, o falecimento de militar ou civil com direito a honras fúnebres? O COMAPEM deve desatracar o navio do porto e levá-lo ao mar para lançamento do féretro no mar. O COMAPEM armazena o féretro em local adequado no navio e espera o retorno para o Brasil para a realização das honras fúnebres As honras são realizadas de forma improvisada, no convés do navio e o féretro fica armazenado em local adequado até a volta para o Brasil COMAPEM deve solicitar à autoridade local, por intermédio do Agente Diplomático ou Consular Brasileiro, permissão para desembarcar o féretro e realizar o sepultamento em terras estrangeiras COMAPEM deve solicitar à autoridade local, por intermédio do Agente Diplomático ou Consular Brasileiro, permissão para desembarcar a Guarda Fúnebre, que junto ou não com a Escolta Fúnebre tiver de prestar as devidas honras.
Marque os signos que são utilizados nas bandeiras. Estrela de armas nacionais Brasão d'Armas do Marquês de Tamandaré Estrela de 5 pontas Âncora singela Estrela de 4 pontas Duas Âncoras Dois fuzis cruzados Três Âncoras Fuzil singelo.
Correlacione os signos com sua descrição. Âncora Singela Duas Âncoras Dois fuzis cruzados.
Tratando-se de falecimento de autoridades, correlacione corretamente as colunas. Presidente da República Chefe de Nação Estrangeira Ministro da Defesa e Comandante da MB.
Tratando-se de falecimento de autoridades, correlacione corretamente as colunas. Governador de Estado Almirantado Demais Almirantes (não membros do almirantado) Oficial Superior Comandante de Força.
Ao Comandante de navio que falecer, qualquer que seja seu posto, são prestadas as seguintes honras fúnebres. Marque os itens corretos. Quando ocorrer à bordo, até a saída do corpo, o navio que comandava hasteia à meia adriça a Bandeira Nacional, do Cruzeiro e a Flâmula de Comando. Se o navio for o Capitânia, a Flâmula de comando é hasteada à meia adriça, sem prejuízo do pavilhão de Comandante de Força que se encontra hasteado. Ainda à bordo, logo após a saída do féretro, são atopetadas a Bandeira Nacional e a do Cruzeiro e arriada a Flâmula de Comando Se ocorrer em Terra, as honras fúnebres são as previstas para serem prestadas à militar da MB falecido em Terra, com a participação da Guarda Fúnebre Ainda à bordo, logo após a saída do féretro, são atopetadas a Bandeira Nacional, a do Cruzeiro e a Flâmula de Comando Se ocorrer em Terra, as honras fúnebres são as previstas para serem prestadas à militar da MB falecido em Terra, sem a participação da Guarda Fúnebre.
Marque as alternativas corretas. Quando ocorrer o falecimento de agente diplomático brasileiro no país em que for acreditado, os navios da MB que se encontrarem em porto do mesmo país, prestam às seguintes honras fúnebres, caso seja Embaixador: No dia do funeral, hasteia à meia adriça, a Bandeira Nacional e a bandeira insígnia de Embaixador, ambas no mastro principal e a do cruzeiro. Desde às 08h até o por do sol, ou até a hora do sepultamento No por do sol ou no momento do sepultamento, o navio do COMAPEM atopeta o pavilhão de Embaixador e dá a salva Tem direito a salva de 19 tiros Tem direito a salva de 17 tiros Após a execução do último tiro, são atopetadas a Bandeira Nacional e a do Cruzeiro e arriada a bandeira-insígnia, quando terminam as honras fúnebres.
Tratando-se de Honras Fúnebres à Agentes Diplomáticos, marque a alternativa incorreta. Para os Chefes de Missão, as honras são iguais ao de Embaixador, devendo a bandeira insígnia correspondente ser hasteada à meia adriça apenas no navio do COMAPEM. Quando falecer agente consular brasileiro em país estrangeiro, os navios da MB que se encontrarem em porto sob a jurisdição do respectivo distrito consular prestam honras fúnebres devidas a Agente Diplomático Chefe de Missão No caso das honras fúnebres de agente consular, a bandeira insígnia correspondentes deve ser hasteada à meia adriça apenas por ocasião da salva, sendo arriada ao término Quando falecer agente consular brasileiro em país estrangeiro, os navios da MB que se encontrarem em porto sob a jurisdição do respectivo distrito consular prestam honras fúnebres devidas a Agente Diplomático Embaixador.
Correlacione as colunas que retratam corretamente o falecimento de militares da MB inativos EX Ministro da MB e EX Comandantes da MB Almirantes Oficiais Superiores Oficiais Intermediários e Subalternos.
Correlacione as colunas que retratam corretamente o falecimento de Praças inativos da MB Suboficiais e Sargentos Cabos, Marinheiros e Soldados.
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
INFO
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests