We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.
option

MOD1MAR1

INFO STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
MOD1MAR1

Description:
cerdamar

Author:
myself
(Other tests from this author)

Creation Date:
23/05/2020

Category:
Others
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
TAKE THE TEST
Last comments
No comments about this test.
Content:
Quem é que tem a responsabilidade para fazer cumprir o cerimonial? O Contra Mestre de Serviço da OM Todo militar da MB que estiver investido de autoridade O Mestre da OM O Oficial de Serviço da OM O Oficial de Serviço da OM e o Mestre.
Quem é que pode alterar o Cerimonial? O Títular da OM O Comemch Apenas o Presidente da República Ministro da Defesa, CM ou CEMA Ministro da Defesa ou CEMA.
Comandante de Força ou de Navio só pode alterar o Cerimonial no Estrangeiro se: O Ministro da Defesa estiver presente para autorização O Presidente da República estiver presente para autorização O Contra Mestre de serviço estiver impossibilitado para execução do Cerimonial O Mestre estiver ausente do navio Estiver de acordo com os costumes locais, sem grave prejuízo ao serviço.
O Mais Antigo de uma OM não pode _________ o Cerimonial mas pode ________ em atendimento às conveniências do Serviço. Marque a alternativa que corresponde as lacunas em branco, respectivamente. Dispensar / Alterar Dispensar / Postergar Alterar / Dispensar Alterar / Modificar Modificar / Alterar.
O que significa a sigla COMIMSUP: Comandante Imediatamente Superior Comando Interno de Superfície Comandante Interino de Superfície Comando de Inteligencia da Marinha de Superfície Comandante de Inteligência Marítima e de Superfície.
"Sucessão de comandos vinculados a um comando superior, por subordinação militar, em ordem imediata e direta." A definição descreve a : Hierarquia Cadeia de Comando Disciplina Organização Militar COMIMSUP.
De acordo com a figura, quem é o COMIMSUP do HNMD? DGPM DSM CPMM ALMIRANTADO COMEMCH.
O termo Almirante "puro" só é utilizado em: Qualquer militar que ocupe o cargo de Almirante Tempos de Paz Caso de estar no navio Capitânia OM de Terra Tempos de Guerra.
Correlacione as colunas Almirante de Esquadra Vice Almirante Contra Almirante.
" Oficial da Marinha investido no cargo de Comando ou Direção." Essa definição corresponde ao cargo de: Oficial de Serviço Comandante Oficiais Subalternos SubOficial Praça mais antigo.
Não são prestadas honras pela OM ou por militar quando: Em faina geral (Ex.: Posto de Combate) O Títular da OM não estiver presente Em faina de Emergência O COMIMSUP não estiver presente Em faina de Evolução decorrente de manobra ou exercício O COMAPEM não estiver presente Durante qualquer atividade cuja paralisação, mesmo que momentânea possa afetar a segurança de pessoal ou material Durante o Cerimonial à Bandeira.
Não são prestados toques, continências e salvas quando em faina geral Qualquer autoridade, na presença de outra a quem caibam honras superiores em faina de emergência no período entre o arriar e o hastear da Bandeira Nacional em faina de Evolução Durante Funeral ou em dias de Luto Oficial (caso não seja autorizado pelo Comandante do D.N).
O que deve-se fazer caso não tenha ou esteja indisponível Corneteiro ou Banda na OM? Cancela todo o cerimonial Solicita destaque do Corneteiro para outra OM São executados os toques de apito Executa o cerimonial sem toques de apito e sem corneta Transfere o cerimonial para outro dia.
O que deve-se fazer quando deixarem de ser prestadas, a qualquer autoridade, honras a que tinha direito? Deve ser apresentado a autoridade, antecipadamente ou sem demora após o evento, a devida justificativa. Deve-se deixar passar e não comentar mais o assunto Deve-se punir os militares envolvidos que não cumpriram a missão Deve-se remarcar a visita da autoridade para efetuar as honras corretamente Deve-se anunciar no fonoclama o motivo .
Sobre "Amarra", marque a alternativa correta: É o nome que se dá a um tipo de bandeira É o nome que se dá a um tipo de nó É o que chamamos quando prendemos o navio ao cais É o que prende a âncora ao navio e também é uma unidade de distância É um tipo de embarcação.
Com relação ao navio, marque a alternativa correta: Quando um navio vai de baixa é preciso efetuar o cerimonial O Navio-Museu é considerado como se não fossem da armada Se o navio virar um "Navio-Museu", o cerimonial deverá ser aplicado no que for praticável Todo navio que vai de baixa vira "Navio-Museu" Se o navio virar um "Navio-Museu", o cerimonial não deve mais ser aplicado.
Com relação ao Cerimonial, marque a alternativa ERRADA: As honras para o Comandante da Marinha são executadas para o Atual Comandante da Marinha Se um "ex-CM" vai a uma OM, ele vai receber as honras por ser Almirante-de Esquadra da Reserva e não por ser ex-C.M No Cerimonial, a unidade Amarra equivale a 200 jardas Caso um navio de baixa vire um navio-museu, o cerimonial deverá ser aplicado no que for praticável Se um "ex-CM" vai a uma OM, ele vai receber as honras por ter sido Comandante da Marinha no passado.
A quem são prestadas as honras de posta acima? A militares da reserva ou reformados. A militares da ativa A Militares da ativa e da reserva A todos os militares Apenas militares falecidos.
Complete a frase: Só quem pode conceder honras de posto acima é o _______________ em caráter _____________ Comandante da Marinha / Excepcional Presidente da República / Extraordinário Comandante da Marinha / Extraordinário Presidente da República / Excepcional Comandante da Marinha / Ostensivo.
" É a tropa armada postada para prestar homenagem às autoridades militares e civis que à ela tenham direito." Essa definição refere-se à: Tropa Armada Guarda de Honra Guarda Armada Tropa de Honra Guarda Armada de Honra.
"Todo títular de OM em partida ou regresso de comissão vai se apresentar ao seu ________. " Sobre as Normas de Cortesia e Respeito, marque a alternativa correta: Deve ser apresentar ao COMAPEM. Se o Títular de OM tiver recebido instruções de outra autoridade, então além do COMAPEM, deve-se apresentar a essa autoridade, exceto se estiver dispensado de fazê-lo. Deve ser apresentar ao CEME. Se o Títular de OM tiver recebido instruções de outra autoridade, então além do CEME, deve-se apresentar a essa autoridade, exceto se estiver dispensado de fazê-lo. Deve ser apresentar ao seu COMIMSUP. Se o Títular de OM tiver recebido instruções de outra autoridade, então além do COMIMSUP, deve-se apresentar a essa autoridade, exceto se estiver dispensado de fazê-lo. Deve ser apresentar ao COMANDANTE DA MARINHA. Se o Títular de OM tiver recebido instruções de outra autoridade, então além do COMANDANTE DA MARINHA deve-se apresentar a essa autoridade, exceto se estiver dispensado de fazê-lo. Não precisa se apresentar a ninguém.
Tratando-se da posse de novo Titular de OM, identifique a localização de cada autoridade na cerimonia: A - Títular Novo / B - Titular Antigo / C - COMIMSUP A - Títular Antigo / B - Titular Novo / C - COMIMSUP A - Títular Antigo / B - COMIMSUP / C - Titular Novo A - Títular Novo / B - COMIMSUP / C - Titular Antigo A - COMIMSUP / B - Titular Novo / C - Titular Antigo.
Após realizada posse, quando o novo títular de OM deve-se apresentar ao seu COMIMSUP? Quando o COMIMSUP não tiver investido o cargo ao novo titular Não tem necessidade visto que a posse já ocorreu Mesmo que o COMIMSUP tenha investido o cargo ao novo titular, este deverá se apresentar novamente para firmar formalmente a posse Quando o novo ano começar Quando houver a primeira cerimônia da OM após a posse.
De acordo com as Normas de Cortesia e Respeito, como se comporta um navio que está Atracado perante a um outro navio que quer Atracar/Desatracar? Nada acontece, apenas esperando o outro realizar sua própria manobra O que está Atracado coloca toda sua tripulação em posto de continência O que necessita atracar / desatracar coloca toda sua tripulação em posto de continência como forma de agradecimento O que está Atracado fornece pessoal para auxiliar aquele que necessita atracar / desatracar O que está Atracado obrigatoriamente desatraca para o novo navio poder atracar.
Tratando-se de Embarcação Miúda, marque a alternativa que relaciona corretamente os militares que compõe esse tipo de embarcação. A - Proeiro / B - Popeiro / C - Militar de Máquinas / D - Patrão A - Popeiro / B - Proeiro / C - Patrão / D - Militar de Máquinas A - Popeiro / B - Proeiro / C - Militar de Máquinas / D - Patrão A - Proeiro/ B - Popeiro/ C - Militar de Máquinas / D - Patrão A - Patrão / B - Proeiro / C - Militar de Máquinas / D - Popeiro.
Se essa embarcação miúda for colocada a disposição de um Almirante, além dos 4 militares necessários para o funcionamento da embarcação (A,B,C,D), que outro militar deve embarcar também? Um 1º Sargento para ser responsável pela Embarcação Um Sub Oficial para ser responsável pela Embarcação Um 2º Sargento para ser responsável pela Embarcação Um oficial para ser responsável pela Embarcação Um CB para ser responsável pela Limpeza.
Quando a autoridade estiver indo embora por meio de viatura ou embarcação miúda, vai dizer "________" pra quem lhe estiver prestando as honras de despedida. Em resposta, receberá "_________". A opção que corresponde corretamente as lacunas em branco, são, respectivamente: Está quem manda / Com Licença Com Licença / Está quem manda Está com licença / Com quem manda Está com quem manda / Licença Até a licença / Está quem manda.
Em embarcação miúda ou viatura, o mais antigo Embarca__________ e Desembarca ______________. Marque apenas a alternativa que corresponde corretamente as lacunas em branco, respectivamente. Por Último / Em Primeiro Lugar Em Primeiro Lugar / Por Último.
Em circunstâncias especiais, o mais antigo pode determinar que os mais modernos desembarquem na sua frente, usando a expressão: " Está quem manda" " Com Licença" "Salta quem pode" " Pernas pra que te quero" " Sebo nas Canelas".
No caso de Almirante ou T.O.M a que pertença a embarcação miúda, quem levanta-se e presta continência individual? Apenas o Patrão Apenas a Guarnição Ninguém, devido aos procedimentos de segurança O Patrão e a Guarnição da Embarcação Apenas 1 membro da Guarnição, escolhido previamente pelo patrão.
No caso de Almirante ou T.O.M a que pertença a embarcação, o patrão e a guarnição levantam-se e prestam continência individual. Se quem entrar na embarcação forem os demais oficiais, quem faz continência? Apenas o Patrão Apenas a Guarnição Ninguém se levanta devido a procedimentos de segurança O Patrão e a Guarnição Apenas 1 membro da Guarnição, escolhido previamente pelo patrão.
A Continência Individual é a forma de saudação que o militar isolado, uniformizado, com ou sem cobertura, deve prestar a: Apenas ao mais antigo que passar por ele Aos símbolos e as autoridades Apenas à autoridades Às autoridades e aos Símbolos Aos Símbolos, à tropa formada e as autoridades.
Quando a continência individual é dispensada? Marque os itens corretos: Quando estiver com a mão direita ocupada Em faina ou serviço que não possa ser interrompido Quando sua visão não cruzar com a linha de visão do mais antigo Em posto de combate Quando estiver em ambiente cobertos Praticando Esportes Sentado, a mesa de rancho Remando ou Dirigindo Viatura.
Quando a Continência Individual não é executada? Quando o militar estiver de Sentinela, armado de fuzil ou outra arma que lhe impossibilite o movimento da mão direita Praticando Esportes Pelo militar que estiver fazendo parte da tropa armada Sentado a mesa de rancho Em postos de continência ou de parada Em faina Impossibilitado de movimentar a mão direita Integrando formatura comandada (no caso das Praças).
A Continência Individual não é executada quando o militar se integra em formatura comandada (no caso dos Praças), porém existem algumas exceções para esse caso. São elas: Faz-se continência individual, mesmo em formatura comandada, em honra ao Hino Nacional quando for cantado Faz-se continência individual, mesmo em formatura comandada, quando passar um militar mais antigo próximo da formatura Faz-se continência individual, mesmo em formatura comandada, em honra à Bandeira Nacional Faz-se continência individual, mesmo em formatura comandada, em honra ao Hino Nacional quando não for cantado Faz-se continência individual, mesmo em formatura comandada, quando determinado por quem comandar.
Com relação a continência individual dos oficiais, marque a alternativa correta. Fazem a continência individual quando a espada não estiver embainhada Não fazem a continência individual em formatura Se a espada estiver embainhada não executa a continência Mesmo armados ou em formaturas, fazem a continência individual Não fazem continência quando estão armados.
Nos navios, em face das condições do mar, a posição de sentido pode ser substituída por outra posição, chamada de: Cobrir Firme Descansar Alto Sentido.
Em corredores estreitos ou escadas em que não é possível caminhar lado a lado, a _______ do grupo é tomada pelo mais antigo, salvo no caso de visitas, quando o anfitrião segue _________. Marque a alternativa, respectivamente, que preenche as lacunas corretamente. Traseira / A Frente Parte Central / A Frente Traseira / Atrás Dianteira / Atrás Dianteira / A Frente.
A Continência da Guarda, Boys e Toques de Corneta e Apito na recepção ou despedida da autoridade. Essa é a definição de: Honras de Portaló Guarda de Honra Guarda Fúnebre Escolta Fúnebre Cobertura do Féretro.
Onde são realizadas as Honras de Portaló? Dentro do Portaló No corredor adjacente ao Portaló No portaló de Ré da OM Próximo ao Mastro Principal, tratando-se de OM de Terra Junto à Escada do Portaló ou Prancha do Navio ou no Local para tal Designado nas OM de Terra.
Onde fica localizado o portaló de Honra designado para uso dos oficiais? Portaló de Bombordo Portaló de Boreste Portaló de Ré Portaló de Proa Portaló de Popa.
Com relação ao procedimento para honras de portaló na recepção, correlacione a ordem dos acontecimentos: 1º 2º 3º 4º 5º.
Tratando-se do procedimento para as honras de portaló na recepção, quando é tocado "Abre o Toque", a Guarda faz as seguintes continências, correlacione-as: Apresentar Armas Ombro Arma Guarda não presta continência.
Tratando-se das honras de portaló na despedida, assim que a autoridade atingir a extremidade superior (ou patim superior) o oficial: Proclama o vocativo que tem direito a autoridade e comanda "Toque de Presença" Proclama apenas o "Toque de Presença" Proclama o vocativo que tem direito a autoridade e comanda "Abre o Toque" Apenas presta continência Proclama apenas o "Abre o Toque".
Se a autoridade que estiver indo visitar a OM for de maior ou igual posto ao Titular da OM, a quem cabe prestar as honras de portaló? Ao próprio Titular da OM Ao COMIMSUP Ao Oficial de Serviço Ao Imediato A qualquer oficial superior.
Se o Titular de OM não recebeu a autoridade de igual ou maior posto e ordenou outro oficial realizar as honras, o que esse oficial deve fazer? Deve negar-se, uma vez que a autoridade é mais antiga e a ordem não cumpre o Cerimonial da Marinha Deve delegar para o Oficial de Serviço, uma vez que já está de serviço no Portaló Deve comunicar ao Imediato para que o mesmo possa realizar as honras Deve ir apresentando a justificativa à autoridade Deve apenas cumprir, sem justificar nada para a autoridade visitante.
O que acontece quando o visitante (de maior ou igual posto que o Titular da OM) vai a OM e o T.O.M está ausente? O Oficial de Serviço desce até o patim inferior a fim de participar ao visitante da ausência do T.O.M e sugere que o visitante volte outro dia. O Oficial de Serviço recebe o visitante sem honras de portaló, uma vez que o T.O.M não está a bordo. O Oficial de Serviço desce até o patim inferior a fim de participar ao visitante da ausência do T.O.M. Caso o visitante insista, o visitante aguarda que o oficial de serviço suba ao patim superior e retome seu lugar de honras ao portaló. O Oficial de Serviço não desce ao patim inferior e não autoriza a subida do visitante sem a autorização do T.O.M O Oficial de Serviço retira a prancha ou escada para impossibilitar a subida do visitante.
O que deve-se fazer se uma autoridade, seja de qualquer precedência, chegar para visitar uma OM entre o Toque de Silêncio e o Hasteamento da Bandeira? É informado que o T.O.M não encontra-se a bordo e impedido de entrar É recebido com honras de portaló, como em qualquer hora do dia Deve-se ligar para o Imediato para confirmar a autorização do visitante a bordo Não se deve nem recebê-lo É Recebido e Despedido pelo Oficial de Serviço ou por quem estiver substituindo.
Como é o procedimento para chegada ou saída de bordo de autoridade por meios aéreos (caso seja um navio aeródromo ou OM de Terra) ? Um oficial é designado para acompanhar a autoridade entre a aeronave e o local onde serão prestadas as honras A autoridade desloca-se sozinha até o local onde serão prestadas as honras Não executa-se honras de portaló devido a presença de aeronave Um oficial é designado para acompanhar a autoridade diretamente para a entrada da OM, sem a execução das honras Uma viatura busca a autoridade na saída da aeronave e deixa-a no local para a prestação de honras.
Em navios que não são aeródromos, as honras são prestadas de forma e em local que não afetem a segurança da aviação, podendo a autoridade anfitriã, dependendo da situação, dispensar: Os boys, o toque de apito, mantendo sempre as honras a salve e a guarda As honras, a salva e a guarda, mantando sempre os boys e o toque de apito As honras, a salva, a guarda e os boys, mantendo sempre o toque de apito As honras, a salva, a guarda, os boys e o toque de apito. As honras, mantendo sempre a salva, a guarda, os boys e o toque de apito.
"É o navio que está alojando o Comandante da Força." A que navio se refere esta frase? Ao Navio Capitânia Ao Navio Ary Rangel Ao Navio Vital Brasil Ao Navio Aeródromo Ao Navio da Viagem de Ouro.
O Comandante do navio Capitânia é chamado de: Capitão da Flâmula Capitão de Capitânia Capitão de Honras Capitão de Bandeira Capitão de Cruzeiro.
Como são feitas as honras no Navio Capitânia? A autoridade visitante será recebida pelo Capitão de Bandeira e os oficiais do Estado-Maior não prestam honras as autoridades em visita à Força A autoridade visitante será recebida pelo próprio Comandante de Força e o Capitão de Bandeira não presta honras as autoridades em visita à Força A autoridade visitante será recebida por oficiais do Estado-Maior e o Capitão de Bandeira não presta honras as autoridades em visita à Força. A autoridade visitante será recebida pelo próprio Capitão de Bandeira e o Comandante de Força não presta honras as autoridades em visita à Força A autoridade visitante será recebida pelo Oficial de Serviço e o Capitão de Bandeira não presta honras as autoridades em visita à Força.
Com relação a execução de toques de apito, correlacione. Cabe ao Mestre Cabe ao ContraMestre de Serviço.
Nas honras de portaló (cujas escadas são voltadas pra Ré), na presença do Comandante, Diretor ou Oficial a quem caiba prestar as honras, o oficial de serviço ocupa qual posição? A sua esquerda, afastado de um passo, quando o portaló for a Boreste ou nas OM de Terra. E as mesma distância, porém a direita se o portaló for a bombordo. A sua frente, afastado de um passo, quando o portaló for a Boreste ou nas OM de Terra. E as mesma distância, porém a direita se o portaló for a bombordo. A sua traseira, afastado de um passo, quando o portaló for a Boreste ou nas OM de Terra. E as mesma distância, porém a direita se o portaló for a bombordo. A sua direita, afastado de um passo, quando o portaló for a Boreste ou nas OM de Terra. E as mesma distância, porém a esquerda se o portaló for a bombordo. A sua direita, afastado de um passo, quando o portaló for a Boreste ou nas OM de Terra. E as mesma distância, porém a direita se o portaló for a bombordo.
Com relação a Posição do Oficial de Serviço nas honras de portaló, correlacione: Portaló com escada voltada pra Ré Portaló com escada voltada pra Vante.
Quando couber ao próprio Oficial de Serviço prestar as honras de portaló, qual deve ser o seu posicionamento? O Oficial de Serviço fica de costas para o Portaló, tendo os boys e o Contramestre formados a sua frente O Oficial de Serviço fica voltado para o Portaló, tendo os boys e o Contramestre formados entre a sua posição e o portaló O Oficial de Serviço fica voltado para o Portaló, sem os boys, apenas com o Contramestre O Oficial de Serviço fica de costas para o Portaló, sem os boys, apenas com o Contramestre O Oficial de Serviço fica voltado para o Portaló sozinho, esperando a autoridade.
Correlacione o nº de boys com a autoridade visitante 8 boys 6 boys 4 boys 2 boys.
"Honras, que não as de salva, prestadas quando navios e embarcações, estas arvorando bandeira-insígnia, passam ou são ultrapassadas à distância de reconhecimento" A frase acima descreve: Definição de Honras de Passagem Definição de Salvas Definição de Guarda de Honra Definição de Escolta Fúnebre Definição de Honras de Portaló.
Qual o valor da Distância de Reconhecimento? 3 amarras para embarcações miúdas e 2 amarras para navios 5 amarras para navios e 3 amarras para embarcações miúdas 7 amarras para navios e 5 amarras para embarcações miúdas 3 amarras para navios e 2 amarras para embarcações miúdas 5 amarras para embarcações miúdas e 3 amarras para navios.
Tratando-se das Honras de Passagem e de acordo com os Procedimentos a bordo de Navio, correlacione Executado o Toque de Presença (apito longo) Executado o Toque de Continência (apito curto) Execução do Toque de Volta (2 apitos curtos).
Com relação as honras de passagem e de acordo com os Procedimentos a bordo de Navio, marque os itens corretos Toque de presença = 1 apito longo Toque de Volta = 2 apitos longos Toque de Continência = 1 apito curto Toque de presença = 2 apitos longos Toque de Volta = 2 apitos curtos Toque de Continência = 1 apito longo No caso das embarcações miúdas, as honras são executadas quando a embarcação atingir o Través do navio O apito utilizado é o Apito de Manobra (igual ao de juiz de futebol).
Nas embarcações miúdas, como são prestadas as honras de passagem? Utilizando-se o apito de manobra Manobrando-se apenas com os remos e o apito de manobra Manobrando-se com velas, remos, máquinas e utilizando o apito de manobra No caso de embarcações miúdas, não realiza-se honras de passagem Manobrando-se com velas, remos ou máquinas.
Tratando-se das Honras de Passagem e de acordo com os Procedimentos a bordo de embarcação miúda, correlacione: Honras de Passagem para Almirantes e autoridades de precedência igual ou superior Honras de Passagem a Oficiais Superiores e Oficiais no exercício do Comando Faz Continência Individual e os Demais Militares a bordo permanecem em suas posições.
Tratando-se de Honras de Passagem, a embarcação miúda que houver prestado em primeiro lugar as honras de passagem, só pode: Passar para vante de outra após a autoridade lá embarcada retribuir a continência prestada ou cortar a proa da outra por Urgência de manobra ou quando estiverem afastadas entre si em mais de 2 amarras Passar para vante de outra após a autoridade lá embarcada retribuir a continência prestada ou cortar a proa da outra por Urgência de manobra ou quando estiverem afastadas entre si em mais de 3 amarras Passar para vante de outra assim que prestar as honras, sem esperar retribuição da outra embarcação ou cortar a proa da outra por Urgência de manobra ou quando estiverem afastadas entre si em mais de 2 amarras Passar para vante de outra assim que prestar as honras, sem esperar retribuição da outra embarcação ou cortar a proa da outra por Urgência de manobra ou quando estiverem afastadas entre si em mais de 3 amarras Passar para traseira de outra assim que prestar as honras, sem esperar retribuição da outra embarcação ou cortar a proa da outra por Urgência de manobra ou quando estiverem afastadas entre si em mais de 2 amarras.
Como um navio retribui ao outro as Honras de Passagem? O navio mais antigo não precisa retribuir O navio mais antigo retribui de forma inversa que o moderno prestou:Toque de Volta, Toque de Continência e Toque de Presença O navio mais antigo retribui apenas com o Toque de Volta O navio mais antigo retribui da mesma forma que o moderno prestou: Toque de Presença, Toque de Continência e Toque de Volta O navio mais antigo retribui apenas com o Toque de Continência.
Tratando-se de Honras de Passagem, como uma Embarcação Miúda retribui as honras? A Embarcação Miúda retribui com um Toque de Presença, Toque de Continência e Toque de Volta, nessa ordem A autoridade que se encontra na Embarcação Miúda faz a continência A Embarcação Miúda por ser mais antiga não precisa retribuir as honras de passagem A Embarcação Miúda retribui com o Toque de Continência e a autoridade presta continência também A Embarcação Miúda retribui com um Toque de Volta, Toque de Continência e Toque de Presença, nessa ordem.
Os navios quando estão integrando Força-Tarefa ou Grupo Tarefa, cumprem as instruções do __________ quanto as honra de passagem, por ocasião de ___________ ou em fainas que impliquem a ______________. Complete as lacunas corretamente. COMAPEM / Manobras Táticas / Refrigeração do Navio Capitão de Bandeira / Manobras Táticas / Refrigeração do Navio COMAPEM / Manobras Táticas / Passagem de Cabos entre Navios Capitão de Bandeira / Manobras Táticas / Passagem de Cabos entre Navios COMAPEM / Manobras Táticas / Serviço do Navio.
Tratando-se de navios em operação que estejam em fainas que impliquem a passagem de cabos entre navios, as honras de passagem quando determinadas serão sempre prestadas por ocasião: do Engajamento do Desengajamento do Tempo de Manobra Tática da Previsão do Tempo de Imediato.
Quando não são prestadas honras de passagem? Marque os itens corretos Quando a Embarcação Miúda estiver Rebocando ou sendo Rebocada Entre navios e Embarcações Miúdas Entre o Por do Sol e as 8h (Exceto quando exigido por Cortesia Internacional) Quando possa afetar a segurança da Embarcação Miúda Entre Embarcações Miúdas com apenas uma autoridade Quando a Embarcação Miúda estiver em serviço de Socorro.
Quem pode dispensar as Honras de Passagem quando as circunstâncias o determinarem? COMAPEM COMIMSUP CHEDEP COMANDANTE DA MB Apenas o PRESIDENTE DA REPÚBLICA.
Com relação aos mastros de um navio, correlacione corretamente. Pau da Bandeira Pau do Jack Mastro de Combate ou Mastro Principal.
Com relação aos mastros de uma embarcação miúda, correlacione corretamente. Pau da Bandeira Pau da Flâmula.
O que significa Hastear a Bandeira? Significa içá-la e mantê-la desfraldada apenas no tope do mastro Significa tirá-la do mastro e guardá-la Significa içá-la e mantê-la desfraldada no tope do mastro, no tope do pau da bandeira ou no penol da carangueja Significa içá-la e mantê-la desfraldada apenas no penol da carangueja Significa arriá-la e mantê-la desfraldada no tope do mastro, no tope do pau da bandeira ou no penol da carangueja.
O que significa hastear a Bandeira a Meia Adriça? Assim que começar o hasteamento, já deixá-la a uma posição que corresponda a aproximadamente metade da altura do penol da carangueja, do mastro ou do pau da bandeira. Içá-la completamente e depois trazê-la a uma posição que corresponda a aproximadamente 1/3 da altura do penol da carangueja, do mastro ou do pau da bandeira. Assim que começar o hasteamento, já deixá-la a uma posição que corresponda a aproximadamente 1/3 da altura do penol da carangueja, do mastro ou do pau da bandeira. Içá-la completamente e depois trazê-la a uma posição que corresponda a aproximadamente metade da altura do penol da carangueja, do mastro ou do pau da bandeira. Assim que começar o arriamento, já deixá-la a uma posição que corresponda a aproximadamente metade da altura do penol da carangueja, do mastro ou do pau da bandeira.
Nos navios, como sabemos qual é o mastro principal? É aquele também conhecido como pau da Bandeira Pode ser chamado de Pau do Jack Pode ser chamado tanto de pau da Bandeira como Pau do Jack Pode ser o mastro de ré, ou o mastro de maior guinda (conforme a classe do navio) Pode ser o mastro de maior guinda ou o Pau da Bandeira.
Em OM de Terra, como sabemos qual é o mastro principal? É aquele em que é hasteada a bandeira do Cruzeiro É aquele em que é hasteada a bandeira nacional É aquele em que é hasteada a bandeira-insígnia do Títular da OM É aquele em que é hasteada a Flâmula de Comando É aquele em que é hasteada o pavilhão do Presidente da República.
Para colocação de Bandeira é considerado LADO DIREITO: Nos demais mastros, que não seja navio, coloca-se um observador de frente para o mastro e de costas para a formatura. Será a esquerda do observador, a direita do mastro Nos mastros dotados de penol da carangueja - aquele que seria o bordo de bombordo Não tem lado, escolhe-se qualquer um. Nenhuma das respostas anteriores Nos mastros dotados de penol da carangueja - aquele que seria o bordo de boreste.
No Cerimonial da MB, o que são os famosos "Signos"? São as figuras presentes nas Bandeiras São tipos de movimentos nas Honras de Portaló É um tipo de toque de Corneta É o nome que se dá para combinação de 2 Bandeiras hasteadas no Mastro Principal É um tipo de toque especial de Apito.
Tratando-se da Localização dos signos, as Bandeiras são divididas por: 2 seguimentos de retas paralelos entre sí 3 seguimentos de retas perpendiculares entre sí 3 seguimentos de retas paralelos entre sí 2 seguimentos de retas perpendiculares entre sí Não há a divisão por seguimentos de retas.
Tratando-se de localização dos signos, a Tralha indica...: Um tipo de signo presente nas Bandeiras O lado Esquerdo das Bandeiras O lado Direito das Bandeiras Qual mastro a Bandeira deve ser pendurada 2 retas paralelas somadas a 2 retas perpendiculares.
Marque os itens que contém informações corretas sobre Pano de Bandeira A unidade de tamanho da bandeira chama-se Pano A unidade de tamanho da bandeira chama-se metro A bandeira de 1 pano tem 0,45m de altura por 0,60m e comprimento A bandeira de 1 pano tem 0,45m de comprimento por 0,60m de altura A bandeira de 2 panos tem 0,60m de altura por 1,2m de comprimento.
O que é chamado de Alcance Visual de Bandeiras? É o momento que uma bandeira é avistada, não necessariamente distinguida É a distância, em metros, que a Bandeira está do passadiço É o momento em que uma Bandeira é hasteada no penol da carangueja É quando um navio hasteia a Bandeira de outra nação em seu mastro em honras àquele País É a distância máxima em que as bandeiras podem ser distinguidas .
Com relação a Hasteamento e Arriamento da Bandeira Nacional, marque os itens corretos. É arriada diariamente ao por do sol, mediante cerimonial específico em OM de todos os tipos de serviço É arriada diariamente 5 minutos antes de encerrar-se o expediente, sem cerimonial, nas demais OM É arriada diariamente ao por do sol, mediante cerimonial específico em OM que mantenha serviço ininterrupto A Bandeira Nacional é hasteada diariamente às 8h, mediante ceriomonial específico É arriada diariamente 5 minutos antes de encerrar-se o expediente, com cerimonial, nas demais OM.
Nos navios, o pau da bandeira será usado para hasteamento quando o navio estiver: Em combate Em exercício tático Amarrado No dique Fundeado Atracado Em Movimento.
Quando a bandeira é hasteada no mastro de combate ou penol da carangueja? Quando o navio estiver no dique Quando o navio estiver em Movimento Quando o navio estiver fundeado Quando o navio estiver atracado Quando o navio estiver amarrado.
Em OM de Terra, onde a Bandeira é hasteada? No mastro de combate No pau da Bandeira No mastro da fachada principal do edifício ou no penol da carangueja do mastro No pau do Jack No dique.
No hasteamento / arriamento da Bandeira Nacional, em que momento é içado o galhardete Prep? Às 07:50 (no hasteamento) / 10 min antes do por do sol (no arriamento) Às 07:55 (no hasteamento) / 10 min antes do por do sol (no arriamento) Às 07:50 (no hasteamento) / 5 min antes do por do sol (no arriamento) Às 07:55 (no hasteamento) / 5 min antes do por do sol (no arriamento) Às 07:55 (no arriamento) / 5 min antes do por do sol (no hasteamento).
Qual das Bandeiras é conhecida como Galhardete Prep? A Bandeira (B) A Bandeira (A) Nenhuma das Bandeiras Apresentadas A Bandeira (C) Pode-se utilizar qualquer uma como Prep.
Com relação ao Cerimonial da Bandeira, marque os itens corretos O Galhardete Prep é içado as 07:55 no hasteamento O Galhardete Prep é içado na adriça de Bombordo Assim que o Prep é içado é anunciado por voz " Sinal para a Bandeira" O Galhardete Prep é içado na adriça de Boreste O Galhardete Prep é içado as 07:55 no arriamento.
Em OM de Terra, quem guarnece a adriça do Prep e quem guarnece a adriça da Bandeira, respectivamente? Um praça / Um oficial sem chapéu Uma praça / Uma praça sem chapéu Uma praça / Uma praça com chapéu Um praça / Um oficial com chapéu Um oficial / Uma praça sem chapéu.
Ao sinal para Bandeira, formam nas proximidades do mastro, com a Frente voltada para a bandeira: Apenas a banda Apenas o COMAP A guarda e quando determinada, a banda e a tripulação O COMAP, e quando determinada, a tripulação A guarda, o COMAP e quando determinada, a tripulação.
O que difere o arriamento do hasteamento da Bandeira,em OM de Terra, com relação aos militares presente? No arriamento não faz-se presente a guarda No hasteamento, a guarda tem a sua frente 3 sargentos No arriamento, a guarda tem a sua frente 2 sargentos e 1 oficial No arriamento, a guarda tem a sua frente 3 sargentos No hasteamento, a guarda tem a sua frente 2 sargentos.
No Cerimonial a Bandeira, em OM de Terra, onde fica a banda de música caso não haja espaço o suficiente para ficar à retaguarda do Of. de Serviço? Pode ficar do lado direito ou esquerdo, porém preferencialmente no direito Obrigatoriamente no lado esquerdo A frente do Of. de Serviço Obrigatoriamente no lado direito Pode ficar do lado direito ou esquerdo, porém preferencialmente no esquerdo.
Complete corretamente as lacunas em branco: " ______h a Prep é içada. Depois de _____ minutos é tocado por corneta o _________, onde todos já devem estar formados, na posição de __________, com a frente voltada para a Bandeira.. _____minuto após o _________, quando o Oficial de Serviço comanda ________ ao dispositivo e solicita a autoridade que preside a cerimônia permissão para prosseguir" 07:50 / 3 / Primeiro Sinal / Descansar / 1 / Segundo Sinal / Sentido 07:55 / 5 / Primeiro Sinal / Descansar / 1 / Segundo Sinal / Sentido 07:55 / 3 / Primeiro Sinal / Descansar / 1 / Segundo Sinal / Sentido 07:55 / 5 / Segundo Sinal / Descansar / 1 / Segundo Sinal / Sentido 07:55 / 3 / Primeiro Sinal / Sentido / 1 / Segundo Sinal / Descançar.
Tratando-se do Cerimonial a Bandeira, complete corretamente as lacunas: " Às _____horas (ou no Por do Sol), o Prep é arriado e anuncia-se por voz ______, tocando por corneta o ______. Imediatamente o oficial de serviço comanda ______ e o corneteiro toca ________ e em seguida iça (ou arria) a Bandeira." 8 / Arriou / Segundo Sinal / Em Continência / Apresentar Armas 07:59 / Arriou / Segundo Sinal / Em Continência / Apresentar Armas 07:59 / Arriou / Terceiro Sinal / Em Continência / Apresentar Armas 8 / Arriou / Terceiro Sinal / Em Continência / Apresentar Armas 07:59 / Sentido / Terceiro Sinal / Em Continência / Apresentar Armas.
No Cerimonial a Bandeira, quem presta continência individual? Todos os presentes Apenas o Oficial de Serviço Apenas o Contramestre Apenas a Praça que está na adriça da Bandeira Apenas o Oficial de Serviço e o Contramestre.
Em que momento no Cerimonial a Bandeira é iniciado o toque de apito pelo Contramestre e a execução do hino nacional ou marcha batida? Quando a Prep é içada, precisamente às 07:55 Fica a critério do Contramestre de Serviço combinar com os militares do Cerimonial Quando o Of. de Serviço comanda "Em continência", logo após o "Arriou", e assim o corneteiro toca "Apresentar Armas" e em seguida iça (ou arria) a Bandeira Quando o Of. de Serviço comanda "Descansar, logo após o "Arriou", e assim o corneteiro toca "Apresentar Armas" e em seguida iça (ou arria) a Bandeira Quando a autoridade chega na cerimonia.
O movimento de hasteamento ou arriamento é: Contínuo e Irregular Pausado e Regulado Pausado e Irregular Contínuo e Pausado Contínuo e Regulado.
O término do Hasteamento ou Arriamento coincide com: Arriamento da Prep Hasteamento da Prep O término do Hino ou do Toque O início do Hino ou do Toque O por do Sol / As 8h em ponto.
Tratando-se do Cerimonial a Bandeira, também prestam continência: Aqueles que estiverem no Rancho e escutem os toques Aqueles que se encontrarem em recintos ou conveses abertos No Passadiço Os que estiverem conveses abaixo ou em recintos fechados que ouvirem os toques.
Quando o Cerimonial a Bandeira é realizado, o que fazem os militares que estiverem fazendo suas refeições no rancho? Levantam-se e ficam em sentido Levantam-se e prestam continência Continuam fazendo suas refeições normalmente e em silêncio Continuam fazendo suas refeições normalmente, conversando normalmente Levanta-se apenas o mais antigo da mesa e fica em sentido.
No Cerimonial a Bandeira, fica a critério de quem o canto do Hino Nacional? Do Comandante da Marinha Do Titular da OM Do Contramestre Do Ministro da Defesa Da Autoridade que preside o cerimonial.
Quando, no Cerimonial a Bandeira, a continência não é feita? Quando o Oficial de Serviço comanda " Em continência" Quando o Hino Nacional é cantado Quando não tem a presença da Banda Quando não tem o toque de corneta Quando o Titular da OM não está presente.
No Cerimonial a Bandeira, ao final do hino nacional ou dos toques de corneta e apita, a continência é desfeita e se houver guarda armada, qual comando o Oficial de Serviço ordena o corneteiro tocar para a guarda? Apresentar Arma Sentido Descansar Descansar arma Ombro arma.
Terminado o Hasteamento da Bandeira Nacional, o que fazem os militares que guarneciam a adriça do Prep e a adriça da Bandeira? Ambos dão meia volta volver e fora de forma O militar que guarnecia a adriça da bandeira coloca seu chapéu e volta-se para o Oficial de Serviço, junto com o militar que guarnecia a Prep, dando o pronto por meio da continência Esperam o sinal do Oficial de Serviço para sair de formatura Ficam em descansar e esperam o Oficial de Serviço se retirar, para depois se retirarem também Nenhuma das anteriores.
Terminado o arriamento da Bandeira Nacional, os 3 sargentos, sem se descobrirem, dobram a bandeira, cuidando para que ela não toque o piso. Cabe ao _________ desenvergá-la da adriça, o sargento da ________ da formatura segurar o lais da bandeira e ao da _______, segurar o lado da tralha. Complete corretamente as lacunas em branco. Mais antigo / Esquerda / Direita Mais antigo / Direita / Esquerda Mais moderno / Direita / Esquerda Contramestre / Direita / Esquerda Mais moderno / Esquerda / Direita.
"Ao final do arriamento da Bandeira Nacional, o sargentos que realizaram a dobra da Bandeira voltam à formatura. O ____ comanda _______ e dá o pronto para o Oficial de Serviço por meio da ______. Os militares que guarneciam o Prep e a Bandeira, já com o chapéum acompanham os movimentos." Complete corretamente as lacunas. Mais moderno / Meia Volta volver / Continência Mais antigo / Meia Volta volver / Continência Mais antigo / Esquerda volver / Continência Mais moderno/ Direita volver / Continência Mais antigo / Direita volver / Continência.
Ao final do Cerimonial a Bandeira, o Oficial de Serviço da o pronto à autoridade que preside o cerimonial fazendo-lhe continência e dizendo em voz alta: "___________" no Hasteamento ou "_________" no Arriamento. A autoridade que preside volta-se para os presentes e dá ________, sendo respondido pelos _________ e assim a formatura é desfeita. Complete corretamente as lacunas: Cerimonial Encerrado / Cerimonial Encerrado / Boa Noite / Oficiais Bom Dia / Boa Noite / Boa Noite / Oficiais Cerimonial Hasteado / Cerimonial Arriado / Boa Noite / Oficiais Cerimonial Encerrado / Boa Noite / Boa Noite / Oficiais Cerimonial Encerrado / Cerimonial Alvorecido / Boa Noite / Oficiais.
Quais militares não participam do Cerimonial a Bandeira ? Oficial de Serviço no Passadiço, Timoneiro, Sota-Timoneiro, Vigias e Pessoal envolvido em fainas e manobras Apenas o Oficial de Serviço no Passadiço e o Pessoal envolvido em fainas e manobras Apenas o Timoneiro, Sota-Timoneiro e o Pessoal envolvido em fainas e manobras Apenas o Oficial de Serviço no Passadiço e o Timoneiro Oficial de Serviço no Passadiço, Timoneiro, Sota-Timoneiro, Contramestre, Vigias e Pessoal envolvido em fainas e manobras.
Se uma embarcação estiver se movimentando próximo a uma OM ou navio que esteja realizando o Hasteamento/Arriamento da Bandeira, o procedimento correto a realizar-se é? Marque os itens corretos. Dependendo do estado do mar, todos se levantam e se uniformizados, prestam continência, inclusive o Patrão Dependendo do estado do mar, todos se levantam (uniformizados ou não), prestam continência, exceto o Patrão De acordo com o seu meio de propulsão, são executadas manobras de remos ao alto, arriar as velas ou parar a máquina Dependendo do estado do mar, todos se levantam (uniformizados ou não), prestam continência, inclusive o Patrão Dependendo do estado do mar, todos se levantam e se uniformizados, prestam continência, exceto o Patrão.
Qual o procedimento utilizado para os ocupantes de veículo que estejam transitando dentro da OM próximos do Hasteamento / Arriamento da Bandeira Nacional? Os ocupantes param os carro, porém não precisam desembarcar. Ficam parados até o final da Cerimônia. Os ocupantes não precisam parar o carro e podem prosseguir viagem normalmente Os ocupantes desembarcam, se uniformizados prestam continência se em trajes civis, ficam em sentido Os ocupantes apenas reduzem a velocidade ao passar próximo ao local Os ocupantes desembarcam e prestam continência mesmo em trajes civis.
Nos Complexos Navais, qual das OM realiza o Cerimonial a Bandeira? Quem define essa OM? A OM mais antiga realiza o Cerimonial. Ninguém define, uma vez que todos já sabem quem é a OM mais antiga O COMAP designa a OM mais Antiga para realizar diariamente o Cerimonial O Comandante da Marinha designa uma OM para realizar diariamente o Hasteamento e Arriamento da Bandeira. O COMIMSUP designa uma OM para realizar diariamente o Hasteamento e Arriamento da Bandeira. O COMAP designa uma OM para realizar diariamente o Hasteamento e Arriamento da Bandeira. .
Os navios, situados dentro do Alcance Visual de Bandeiras, hasteiam e arriam a Bandeira em obediência aos sinais oriundos do navio onde se encontra embarcado o: COMAPEM Capitão de Bandeira Comandante da Marinha Presidente da República COMAP.
Os navios docados ou atracados, situados dentre do Alcance Visual de Bandeiras, hasteiam e arriam a bandeira em obediência ao mais antigo que pode ser_______. Essa regra só muda se _____. Complete as lacunas corretamente. COMAPEM ou Comandante da Marinha / O tempo não estiver favorável COMAPEM ou COMAP / Houver uma OM designada para realizar o Cerimonial COMAP ou Comandante da Marinha / Houver uma OM designada para realizar o Cerimonial COMAPEM ou Almirantado / O tempo não estiver favorável Almirantadou ou COMAP / Houver uma OM designada para realizar o Cerimonial.
Quando os navios mantém hasteada a Bandeira Nacional no período entre o Por do Sol e as 8h? Marque os itens corretos. Quando avistado o Estandarte Presidencial Quando a bordo o Chefe de Estado ou de Governo Estrangeiro Quando a bordo o Ministro da Defesa Quando a bordo o Comandante da Marinha Quando a bordo o COMAPEM Quando a bordo o Governador do Estado a que pertencer o porto em que se encontra o navio Quando a bordo o Governador do Rio de Janeiro Durante entrada e saída de qualquer porto Durante aniversário do Comandante da Marinha.
Quando os navios mantém hasteada a Bandeira Nacional no período entre o Por do Sol e as 8h? Marque os itens corretos. No porto, durante a entrada ou saída de navio da MB ou de Marinha de Guerra Estrangeira, ou se esses hastearam suas bandeiras Quando navegando próximo à Terra Durante o cruzamento no mar, com outro navio, ou na passagem próxima de farol ou estação semafórica com guarnição Quando sobrevoado por alguma aeronave Quando a bordo personalidade famosa Durante posto de combate A meia adriça, até o último minuto do dia de luto, dia de finados e nos navios abrangidos pelo ato administrativo nos dias de luto municipal e estadual Quando fotografados ou filmados No dia do solstício de verão .
Quando as OM de Terra mantém hasteada a Bandeira Nacional no período entre o Por do Sol e as 8h? Marque os itens corretos. Quando avistado o estandarte Presidencial Quando a bordo Chefe de Estado ou de Governo Estrangeiro Quando a bordo Ministro da Defesa Quando a bordo o Comandante da Marinha Quando a bordo o Governador do Estado onde se localiza a OM Quando a bordo personalidade famosa A meia adriça até o último minuto do dia estabelecido nos casos de Luto Nacional, finados e nas OM abrangidas pelo ato administrativo nos dias de luto municipal e estadual.
Os navios em Mar Aberto podem prescindir da exibição da Bandeira, exceto: Durante postos de combate Quando o Presidente da República estiver a bordo Durante o cruzamento com outro navio ou na passagem próxima de farol ou estação semafórica com guarnição Quando o Comandante da Marinha estiver a bordo Quando sobrevoado por aeronave Quando fotografados ou filmados.
As embarcações miúdas mantém a Bandeira Nacional hasteada entre o Por do Sol e as 8h, enquanto: Os navios mantiverem o embandeiramento içado nos dias de gala Se o "navio-mãe" não estiver com hasteamento de luto, a embarcação vai hastear a Bandeira Conduzir o Pres. da República, Chefe de Estado de Governo Estrangeiro, Membros do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal federal ou do Superior Tribunal Militar, Ministro de Estado, Comandante da Marinha/Exército/Aeronáutica, Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, Governador do estado onde estiver e o Almirantado Conduzir o Pres. da República, Chefe de Estado de Governo Estrangeiro, Membros do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal federal ou do Superior Tribunal Militar, Ministro de Estado, Comandante da Marinha/Exército/Aeronáutica, Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, Prefeito do estado onde estiver, Governador do estado onde estiver e o Almirantado Em águas estrangeiras ou limítrofes internacionais, de dia ou de noite Se presente personalidade famosa a bordo Dirigir-se a navio estrangeiro ou nele permanecer atracado Conduzir o Pres. da República, Chefe de Estado de Governo Estrangeiro, Membros do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal federal ou do Superior Tribunal Militar, Ministro de Estado, Comandante da Marinha/Exército/Aeronáutica, Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, Prefeito do estado onde estiver, Senador do estado onde estiver, Governador do estado onde estiver e o Almirantado Se o "navio-mãe" estiver com hasteamento de luto, a embarcação vai seguir o mesmo procedimento For determinado pela autoridade competente.
Depois do por do sol e antes do nascer do sol, a Bandeira se hasteada é: Balançada Pintada Substituída pela bandeira do Cruzeiro Iluminada Escurecida.
Coloque em ordem (da esquerda para direita) o procedimento de dobra da Bandeira Nacional Coloca_a_bandeira_com_o_dístico_para_cima_e_coloca_no_braço_flexionado_do_mais_antigo Fica_pra_baixo_a_parte_da_estrela_isolada Dobra_ao_meio_ficando_para_cima_a_ponta_de_um_dos_angulos_do_losango_amarelo Segura_pela_tralha_e_pelo_lais,_dobra_ao_meio_em_seu_sentido_longitudinal Dobra_no_sentido_transversal_em_3_partes.
Coloque na ordem correta os passos de dobra da Bandeira Nacional A D C B.
Em tropa armada, a bandeira é exibida em forma _________, por uma guarda armada denominada ________, sendo conduzida pelo ________. Complete corretamente as lacunas. Destacada / Porta Bandeira/ Guarda da Bandeira Abaixada / Porta Bandeira/ Guarda da Bandeira Destacada / Guarda da Bandeira / Porta Bandeira Abaixada / Guarda da Bandeira / Porta Bandeira Destacada / Porta da Guarda / Guarda da Bandeira.
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
INFO
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests