option

MOD2GEO2

COMMENTS STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
MOD2GEO2

Description:
that is just for me

Author:
quiz4u
(Other tests from this author)

Creation Date:
03/08/2020

Category:
Personal

Number of questions: 52
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
A respeito de Energia, marque a alternativa incorreta. No Brasil, assim como na matriz energética mundial, a fonte predominante é o Petróleo. Energia é considerado um setor estratégico. A estrutura energética é um dos elementos mais decisivos da Economia e da Geopolítica. O Setor energético geralmente é controlado pelo Estado, que atua diretamente na produção de energia, por meio de empresas Estatais ou pela concessão dessa produção às empresas privadas. Atualmente o setor energético busca maior eficiência energética e maiores investimentos em fontes de energia menos poluentes A fonte que cresceu mais nas últimas décadas foi a nuclear.
Correlacione corretamente. Fontes Não Renováveis Fontes Renováveis.
Correlacione corretamente Energia Primária Energia Secundária.
Qual é a fonte predominante na matriz energética brasileira? E no mundo? Matriz energética Brasileira : Hidroeletricidade / Matriz energética mundial: Petróleo Matriz energética Brasileira : Petróleo / Matriz energética mundial: Petróleo Matriz energética Brasileira : Petróleo / Matriz energética mundial: Carvão Mineral Matriz energética Brasileira : Hidroeletricidade / Matriz energética mundial: Carvão Mineral Matriz energética Brasileira : Biomassa / Matriz energética mundial: Petróleo.
Qual é a forma predominante de produzir energia elétrica no Brasil? E no mundo? No Brasil: Hidroeletricidade / No mundo: Petróleo No Brasil: Biomassa / No mundo: Petróleo No Brasil: Hidroeletricidade / No mundo: Carvão Mineral No Brasil: Petróleo / No mundo: Petróleo No Brasil: Petróleo / No mundo: Carvão Mineral.
As fontes renováveis tem uma participação expressiva na matriz energética brasileira, com 44,7%. Marque a alternativa que indica as duas fontes renováveis mais utilizadas no Brasil. Petróleo e Hidroeletricidade Biomassa e Petróleo Petróleo e Carvão Mineral Biomassa e Hidroeletricidade. Carvão Mineral e Hidroeletricidade.
Marque a alternativa correta com relação a definição do Petróleo. Hidrocarboneto fóssil de origem orgânica encontrado em bacias sedimentares resultantes do soterramento de antigos ambientes terrestres. Hidrocarboneto fóssil de origem orgânica encontrado em bacias sedimentares resultantes do soterramento de bolhas de ar. Hidrocarboneto fóssil de origem orgânica encontrado em bacias sedimentares resultantes do soterramento de magma dos vulcões Hidrocarboneto fóssil de origem orgânica encontrado em bacias sedimentares resultantes do soterramento de rochas e pedras. Hidrocarboneto fóssil de origem orgânica encontrado em bacias sedimentares resultantes do soterramento de antigos ambientes aquáticos.
Coloque a ordem correta da Cadeia Produtiva do Petróleo. Transporte Refino Extração Distribuição Industrialização.
Qual é a etapa considerada crucial na Cadeia Produtiva do Petróleo? Refino Extração Transporte Industrialização Distribuição.
A utilização do petróleo como fonte de energia iniciou-se em 1859, na Pensilvânia. Essa fonte não renovável era usada, inicialmente, para que fim? Utilizado para os carros com motor à combustão Utilizado para iluminação pública (substituindo o óleo de Baleia) e em indústrias e companhias de trem (substituindo o carvão mineral) Utilizado como combustível dos navios Utilizado apenas para a fabricação de pneus Utilizado para a criação de asfalto para as ruas públicas.
Após sua descoberta,o consumo mundial do petróleo disparou. O que levou a esse aumento de consumo? A criação de mais ruas e logo mais postes de luz e com isso a necessidade de iluminação Anúncios na televisão sobre a nova descoberta de um novo insumo: o petróleo A invenção do motor à combustão Após a criação da Petrobrás Como mais ruas foram criadas, mais asfaltamento ocorreu e como é sabido, o petróleo é matéria prima do asfalto. .
Com relação ao disparo do consumo mundial de petróleo, marque a alternativa incorreta A invenção do motor à combustão interna foi o gatilho para aumentar o consumo mundial de petróleo Com o aumento do consumo mundial, houve uma cartelização e oligopolização do setor de petróleo em escala mundial Ocorreu a criação das 7 irmãs em 1928. O Cartel das 7 irmãs controlava apenas a extração do petróleo. A criação das 7 irmãs era um cartel que passou a dividir o planeta em áreas de influência.
O que foi feito para combater o Cartel das 7 irmãs? Marque a alternativa incorreta Criação da OPEP fundada por Irã, Iraque, Kuwait, Venezuela e Arábia Saudita Surgimento de diversas empresas estatais que passaram a atuar em todas as fases econômicas do petróleo, ou pelo menos em uma delas. Algumas das estatais criadas para combater as 7 irmãs foram: PEMEX (México), PDVSA (Venezuela), ENI (Itália) e Petrobrás (Brasil) Não havia como combatê-las, uma vez que representavam as empresas mais poderosas do mundo, representando EUA e Europa.
Atualmente, a OPEP tem quantos países membros? 11 13 15 10 12.
Correlacione corretamente. Maiores Reservas de Petróleo Maiores Produtores de Petróleo Maiores Consumidores de Petróleo.
Quais foram as principais consequências da 1ª e 2ª crise do petróleo para os países importadores? Aumento da produção interna e substituição do petróleo por outras fontes de energia Aumentaram ainda mais o seu consumo por petróleo Guerra civil nos países que não tinham dinheiro para importar os barris com os novos preços exorbitantes OPEP não aguentou e houve sua dissolução Saída de Venezuela da OPEP.
Correlacione corretamente sobre os Choques do Petróleo 1º choque do petróleo 2º choque do petróleo 3º choque do petróleo.
Sobre os combustíveis, correlacione corretamente. Carvão Mineral Petróleo Gás Natural.
Sobre o Carvão Mineral e o Gás Natural é possível afirmar que: Entre as fontes não renováveis, o Gás Natural é o mais abundante, principalmente no hemisfério norte, tornando-o substituto imediato do petróleo em situação de crise e/ou aumento de preço. O aumento em sua participação como matriz energética mundial ocorreu devido aos choques do petróleo, que levaram os países a substituí-lo por outras fontes de energia. O carvão mineral é formado no interior de bacias sedimentares resultante do soterramento de antigos ambientes aquáticos. O Gás Natural é mais barato e facilmente transportável em condutos, apresenta uma queima mais poluente (dentre os outros fósseis) O maior produtor de Gás Natural é a China.
Quais são as principais formas de produção de energia elétrica? Marque os itens corretos. Hidroelétricas Termelétricas Termonucleares Eólica Solar.
Assinale a alternativa que explicita incorretamente sobre a Hidroeletricidade. Os fatores que definem a instalação de uma hidroelétrica são as condições morfoclimáticas. Para a construção de uma hidrelétrica não é necessária a ocorrência de quedas-d'água e sim de desníveis que possibilitem a instalação de barragem que forme uma represa e crie uma queda artificial A hidroeletricidade é considerada uma fonte que não causa nenhum impacto no meio ambiente. Pode- alagar uma área menor quando o desnível é grande, enquanto que para pequenos desníveis, é necessário alagar uma área maior. Para a construção de uma hidrelétrica é necessário que a área tenha um clima chuvoso, que seja regular e que possua desníveis no terreno. .
Sobre as Termelétricas, marque a alternativa correta. O que faz a turbina de uma termelétrica girar é pressão atmosférica, obtida através da queima de combustíveis fósseis ou biomassa. A localização da usina não é determinada pelo homem e sima pela topografia do terreno. As termelétricas utilizam placas solares para a geração de energia, daí vem o nome termo (temperatura) + elétrica. A produção de energia elétrica é mais cara e os impactos ambientais são maiores do que as hidrelétricas, porém a construção de uma termelétrica requer investimentos menores do que o de uma hidrelétrica. .
Sobre Energia Atômica, marque a alternativa incorreta. Processo similar ao das termelétricas, porém a fonte de calor utilizada vem da fissão de átomos de urânio em um reator As usinas nucleares são típicas de países desenvolvidos, já que o custo de instalação é elevado e a tecnologia é avançada. Ainda existe muita discussão ambiental sobre o destino do lixo atômico gerado nas usinas nucleares. Ela é considerada uma energia limpa pois não emite nenhum poluente quando está operando, porém, há a possibilidade de acidente nuclear e resíduo tóxico. As usinas nucleares são típicas de países subdesenvolvidos, já que esses países conseguem financiamento com o FMI para construção e importação dessas tecnologias. .
Criado em 1968 para impedir a proliferação de armas nucleares, o TNP (Tratado de Não Proliferação Nuclear) foi criado. Marque a alternativa correta. Sua posse ficou restrita às potências que já possuíam: EUA, URSS, Inglaterra, França e China Visa o armamento nuclear para combater a URSS na Guerra Fria. A fiscalização é feita pela AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), porém ela não tem acesso às instalações nucleares, apenas à relatórios. O Protocolo Adicional foi criado em 1999, autorizando a inspeção em qualquer instalação possível de uso nuclear O Brasil aderiu em 1998 ao TNP e assinou o protocolo adicional.
Qual dos países abaixo tem 80% de sua energia elétrica vinda da Energia Nuclear? EUA França Alemanha Brasil Venezuela.
Sobre energia e seu consumo mundial, marque a alternativa correta O aumento do consumo mundial de energia ocorre nos países desenvolvidos, uma vez que são eles que possuem mais tecnologia e necessitam cada vez mais de energia para suprir essa demanda. A busca por uma matriz energética diversificada não constitui estratégia de planejamento para evitar desabastecimento ou enfrentar crises econômicas, essa busca tem um intuito maior e único que é a preservação do meio ambiente. Nos países desenvolvidos o consumo é alto, porém está praticamente estabilizado. Nesses países o aumento, quando há, ocorre no mesmo ritmo do crescimento populacional, com índices inferiores a 1% O carvão mineral por ter maior facilidade de transporte que o petróleo, passou a ser consumido em quantidades crescentes a cada ano. A reserva de fontes fósseis mais abundante é a de Petróleo.
Sobre o Consumo Mundial de fontes fósseis, correlacione corretamente. 1ª mais consumida 2ª mais consumida 3ª mais consumida.
Sobre as reservas mais abundantes de fontes fósseis, correlacione corretamente. 1ª Reserva mais Abundante 2ª Reserva mais Abundante 3ª Reserva mais Abundante.
Sobre o carvão e sua definição, correlacione. Carvão Mineral Carvão Vegetal.
Quais são os principais países produtores de energia solar? EUA e Alemanha Apenas Alemanha EUA, Japão e Alemanha EUA, China e Alemanha China, Japão e Alemanha.
Sobre a Biomassa, marque a resposta incorreta. É qualquer tipo de matéria orgânica não fóssil, vegetal ou animal que possibilite a obtenção de energia. Entre os produtos mais utilizados destacam-se o álcool da cana-de-açúcar, da beterraba, do milho e da madeira Diversos tipos de óleos vegetais podem ser transformados em biodiesel Como o milho é usado tanto para a indústria de combustíveis como para a alimentícia, existe um grande receio do aumento de preços nos alimentos, uma vez que a produção de biocombustíveis pode comprometer a produção de alimentos Somente algumas fontes alternativas, como a solar, eólica, geotérmica, hidrelétrica e maremotriz quase não causam impactos ambientais. .
Sobre o consumo de energia no Brasil, marque a alternativa correta. O destaque da matriz energética brasileira em relação a matriz energética mundial é o peso significativo das fontes renováveis. O Brasil possui potencial energético privilegiado principalmente devido ao petróleo extraído da bacia de campos, maior responsável pela produção elétrica do país. Na matriz energética Brasileira, a fonte primária é o Carvão Mineral, porém tem participação expressiva das fontes renováveis. O setor que mais consome energia no Brasil é apenas o de transporte.
Tratando-se do Petróleo no Brasil, marque a alternativa incorreta. A primeira perfuração de petróleo aconteceu em Lobato. Esse fato motivou o governo brasileiro a criar o Conselho Nacional de Petróleo (CNP) para planejar, organizar e fiscalizar o setor petrolífero. Criação da Petrobrás em 1953, instituindo também o monopólio estatal apenas na extração. Até o início da década de 1970, procurar petróleo no Brasil não parecia ser um grande negócio, uma vez que o preço do petróleo no mercado internacional era baixo demais para justificar investimentos em pesquisas. Os choques do petróleo mudaram a visão do Brasil perante o Petróleo. No início da década de 1980 o óleo era o grande vilão da balança comercial brasileira. A auto-suficiência tornou-se prioridade nacional. 1938 foi quando o primeiro poço de petróleo foi perfurado em território nacional. .
Ainda sobre o Petróleo no Brasil, marque a alternativa correta. A partir de 1990 houve a ampliação da pesquisa e prospecção de petróleo como resultado de um grande esforço tecnológico. Descoberta da bacia petrolífera na Bacia de Campos Apenas entre 1975 e 1988 é que a Petrobrás teve o monopólio de todas as etapas de produção do petróleo De 1953 até 1970 a prioridade era o Refino. De 1970 até a atualidade a prioridade tornou-se a exploração OFFSHORE. As explorações offshore que temos em território nacional são: Reconcavo Baiano, Bacia do Urucu e Mossoró. Em 1999 foi criada a Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Sobre os maiores produtores de Petróleo no Brasil, correlacione corretamente. RJ ES RN.
Coloque em ordem, do maior ao menor estado produtor de petróleo no Brasil AM RJ ES.
Sobre o Gás Natural, marque a alternativa incorreta. É a fonte de energia que vem apresentando as maiores taxas de crescimento na participação em nossa matriz energética RJ é o maior produtor, seguido do ES e depois Amazonas. Pode ser usado nas termelétricas para geração de eletricidade Não substitui os derivados do petróleo como o GLP e o óleo combustível na indústria Substitui o óleo diesel e a gasolina.
Sobre o Carvão Mineral, marque a alternativa correta. O carvão brasileiro é um carvão de alta qualidade. Em 1990 as siderúrgicas eram legalmente obrigadas a misturar 50% do carvão nacional com 50% do carvão importado. Com a revogação dessa obrigação, as empresas passaram a consumir somente o nacional. Apenas em Santa Catarina e Paraná que o carvão apresenta viabilidade econômica para exploração. No Paraná encontra-se a jazida de Candiota, maior do país, mas seu carvão tem baixo potencial calorífico. É usado somente nas termelétricas locais. O carvão brasileiro não é usado na siderurgia, pois possui alto teor de enxofre e sua queima libera menos energia que o necessário para essa atividade, levando as empresas a importarem hulha.
No Brasil, a opção sempre foi a hidreletricidade devido a elevadas médias pluviométricas, devido ao predomínio de climas equatoriais e tropicais, oferecendo grande volume de água para as baias hidrográficas. Marque a opção correta sobre a produção de energia elétrica no Brasil. As outras bacias que se destacam por um alto índice de aproveitamento são: Bacia do Rio São Francisco e Bacia do Araguaia. A bacia hidrográfica que tem o maior índice de aproveitamento hidráulico no Brasil é a Bacia do Rio São Francisco, principalmente por causa de Itaipu. A bacia do Amazonas tem alto potencial hidráulico e é muito aproveitada. A usina de Balbina no Amazonas é considerada um grande sucesso, enquanto que a usina de Paulo Afonso IV pode ser chamada de grande fracasso. A usina que abastece Manaus é a de Balbina, uma vez que possui grande potência e alimenta todo o estado do Amazonas.
Tratando-se da Eletrobrás e da geração de energia elétrica, marque a opção incorreta. A criação da Eletrobrás foi financiada pelo Tesouro Nacional e por empréstimos internacionais, especialmente durante a década de 70, quando foram construídas hidrelétricas gigantes (Itaipu e Tucuruí) Por ser uma estatal a Eletrobrás e suas 4 subsidiárias (CHESF, FURNAS, ELETROSUL e ELETRONORTE) não foram incluídas no Programa Nacioanal de Privatização. A Eletrobrás passou várias décadas vendendo energia ao setor industrial pela metade do preço praticado no mercado internacional. Chegou aos anos 90 em uma situação caótica, com baixa capacidade de investimentos e operando em condições precárias. Em 1996 foi criada a ANEEL, para fiscalizar empresas públicas e privadas que operam no setor. A produção e a distribuição da energia elétrica ocorre a partir de 2 grandes sistemas integrados: o sistema Sul-Sudeste-Centro-Oeste (70% da capacidade instalada) e o sistema Norte-Nordeste (26%).
Sobre as principais usinas hidrelétricas em operação no Brasil, marque a incorreta. A usina de Itaipu, localizada no rio Paraná é a maior hidrelétrica do Brasil, porém não pode-se esquecer de que ela é Binacional. A usina de Tucuruí, localizada no Rio Tocantins pode ser considerada a maior hidrelétrica do brasil, uma vez que ela é totalmente nacional A usina de Balbina, no rio Uatamã é considerada como uma usina de grande sucesso, abastecendo todo o estado do Amazonas. A usina de Paulo Afonso IV, no rio São Francisco é considerada uma usina muito eficiente devido ao seu relevo. A usina de Belo Monte está sendo construída no Rio Xingu, localizado no Pará. .
Sobre a crise de energia ocorrida no Brasil, em 2001, marque a alternativa incorreta. Ocorreu devido a estiagem (baixos níveis de água nos reservatórios) Evidenciou a falta de um sistema integrado, pois não parou de chover no Brasil inteiro, mostrando a falta de linhas de transmissão. Nessa época, o consumidor tinha que reduzir 20% do consumo de energia dos 6 meses anteriores à implantação do programa de economia de energia. Caso contrário, seria punido com sobretaxa e corte no fornecimento por 3 dias. Quem economizasse energia acima de média estabelecida não ganhava nenhum bônus, apenas ficava fora da cobrança de taxa extra para aqueles que não conseguiram reduzir o consumo. Nessa estiagem, a região Norte e Sul ficaram foram do programa de economia, pois o fornecimento não estava comprometido. .
Em 2009, ocorreu o famoso apagão. Sobre esse acontecimento, marque a alternativa correta. Fornecimento de energia elétrica comprometido deixando os 5 estados mais importantes do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo) completamente no escuro por várias horas. O colapso foi provocado por uma sobrecarga no sistema integrado de transmissão, fato que levou a usina a parar automaticamente sua operação. Mesmo após a crise de 2001, o incentivo a instalação de usinas termelétricas movidas a gás natural foi deixado de lado, uma vez que sua construção é muito mais custosa do que uma hidrelétrica. Atualmente, as termelétrica permanecem prioritárias no abastecimento de energia elétrica, porém, quando necessário, as hidrelétricas são acionadas. Ressalta-se que mesmo após a crise de 2001, o setor elétrico não recebeu investimentos para interligar o sistema, culminando no apagão de 2009.
Sobre o programa nuclear Brasileiro, assinale a opção que incorreta. Em 1969 o Brasil adquiriu dos EUA a usina de Angra I sem que essa aquisição fosse acompanhada de transferência de tecnologia. Sua construçao iniciou em 1972 porem so em 1985 foi colocada em operação. Isso ocorreu porque a situação econômica mundial afetou o Brasil e as obras da usina ficaram paralisadas. Em resumo, Angra I obteve tecnologia America sem transferência de Tecnologia, enquanto que Angra II teve tecnologia Alemã com transferência de tecnologia e Angra III tem um projeto de tecnologia alemã, e quando entrar em operação continuara com a tecnologia alemã. Em 1975 o Brasil assinou o acordo nuclear com a Alemanha por intermédio da Siemens, com transferência de tecnologia. O estado do RJ eh altamente dependente do fornecimento de energia proveniente de Angra I e II.
Os biocombustíveis são derivados de biomassa, como cana-de-açúcar, oleaginosas, madeira e outras matérias orgânicas. A respeito dos biocombustíveis, marque a alternativa correta Os biocombustíveis mais utilizados são o Etanol e o Biodiesel. Eles só podem ser utilizados puros, nunca adicionados aos derivados do petróleo, como a gasolina e o óleo diesel. O etanol só pode ser produzido a partir da Cana-de-Açúcar. A produção de Etanol a partir do Milho é mais barata do que a Cana-de-Açúcar, por isso os EUA são os maiores produtores de etanol do mundo. O Brasil é o 2º maior produtor mundial de Etanol, perdendo apenas para os EUA que utilizam o milho para sua produção. O Etanol produzido pelo milho é muito mais eficiente do que aquele gerado pela Cana-de-açúcar.
A regulamentação do uso do Biodiesel ocorreu pela Lei 11 097 de 2005. Sobre esse tipo de biocombustível, marque a alternativa que não está correta. A Lei 11 097 criou a obrigatoriedade da mistura do Biodiesel ao diesel do petróleo em percentuais crescentes, que deveriam atingir 5% em 2013, meta já alcançada em 2009. Criação do Selo Combustível Social e estabelecimento de um sistema de incentivos fiscais e subsídios para a produção de biodiesel realizada com matéria-prima cultivada em pequenas propriedades familiares do Norte e Nordeste Em 2009 80% do biodiesel foi obtido da soja, com os pequenos produtores fornecendo apenas o suficiente para as usinas conquistarem os benefícios fiscais. Além de abastecer o mercado interno, parte da produção nacional de biodiesel é exportada, principalmente para a União Euopéia. Atualmente, o biodiesel mais utilizado e exportado no Brasil é aquele produzido a partir da Mamona.
Após os choques do petróleo, o governo federal pôs em prática uma ampla política de diminuição da dependência de petróleo. Marque a alternativa que explicita corretamente sobre essa fase na economia brasileira. Para incentivar o aumento da produção de álcool de cana-de-açúcar, o Proalcool previa a concessão de uma série de benefícios financeiros ao plantadores de cana e aos donos de destilaria, principalmente do Sudeste A criação do Programa Nacional do Alcool (ProAlcool), em 1985, ocorreu devido aos choques do petróleo Os objetivos do ProÁlcool eram: Introduzir a mistura gasolina-álcool e substituir a gasolina pelo álcool nos transportes rodoviários (fabricação de ônibus e caminhões movidos exclusivamente a álcool) Mesmo que o ProÁlcool desse algumas concessões para incentivar sua produção, esse estímulo era somente para as indústrias automobilísticas, deixando os usuários de automóveis sem benefício nenhum. Para o ProÁlcool funcionar, o Estado não investiu em todas as etapas de produção, uma vez que não possuía recursos financeiros para tal. .
A respeito do transporte de cargas no Brasil, o predomínio é do modo: Ferroviário Rodoviário Hidroviário Aviação.
O predomínio do modo Rodoviário no transporte de cargas em um país pode ocasionar inúmeros fatores. Marque a alternativa incorreta. O predomínio do modo rodoviário ocasiona um custo maior de frete O predomínio do modo rodoviário ocasiona maior emissão de poluente O predomínio do modo rodoviário ocasiona um transporte mais rápido do que outros meios. O predomínio do modo rodoviário ocasiona maior risco de acidente O predomínio do modo rodoviário ocasiona um maior congestionamento nas estradas e nos centros urbanos.
Coloque em ordem o modo de transporte mais eficiente para o menos eficiente. Rodoviário Ferroviário Hidroviario.
A implementação de Rodovias no Brasil aconteceu por diversos fatores. Marque aquele que não corresponde com a verdade. As rodovias são rápidas e mais baratas de construir do que Ferrovias O setor rodoviário é gerador de emprego (diretos ou indiretos) A pressão política de multinacionais, a falta de planejamento estratégico de médio e longo prazo e baixos preços do barril de petróleo foram fatores importantes para a escolha de rodovias no Brasil Pode-se dizer que quem implementou o rodoviarismo no Brasil foi o governo de Getúlio Vargas, com a consolidação de JK. A promoção, por Getúlio Vargas, da integração das regiões brasileiras, assim como do governo militar com o programa de integração do Norte e Centro-Oeste às demais regiões.
A utilização do Etanol trouxe tantos pontos positivos e negativos. Dado esse fato, marque a alternativa incorreta. A mistura do etanol com a gasolina na proporção 20% a 25% garante uma melhor qualidade do ar, pois essa mistura reduz a emissão de gases poluentes e elimina a necessidade adicionar chumbo à gasolina. Alguns países da Europa e os EUA passaram a importar álcool e tecnologia brasileira de produção para melhorar as condições ambientais em seus centros urbanos. Um dos problemas do ProÁlcool é que os produtores de cana-de-açúcar que não possuíam usina eram obrigados a vender sua produção aos usineiros, que pagavam pouco pelo produto e prejudicando esses pequenos e médios proprietários. Um dos pontos negativos do Proálcool é que houve incentivo a monocultura e ao êxodo rural. Nas regiões que foi implementado o Proálcool, não agravaram-se os problemas relacionados à concentração de terra, pelo contrário, houve melhora, aumentando o número de trabalhadores e incentivando à policultura.
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
COMMENTS
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests