We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.
option

Navegação MB

INFO STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Navegação MB

Description:
Cap 1, 2 parte teórica

Author:
Sinais
(Other tests from this author)

Creation Date:
13/09/2020

Category:
Others
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
TAKE THE TEST
Last comments
No comments about this test.
Content:
É a arte e a ciência de conduzir com segurança uma embarcação de um ponto a outro da superficie Navegação estimada Navegação Geonavegação Sistemas Visuais.
Praticada em alto mar a mais de 500 milhas da costa Navegação Costeira Navegação em águas restritas Navegação Oceânica Navegação.
Praticada entre 3 e 50 milhas da costa, na qual o navegante utiliza pontos notáveis para determinar a posição do navio Navegação estimada Navegação Costeira Navegação Oceânica Navegação em águas restritas.
Praticada a menos de 3 milhas da costa. É toda navegação praticada em portos, rios e canais. Navegação em aguas restritas Navegação Costeira Navegação oceanica Navegação eletrônica.
Quais os métodos de Navegação? Navegação Oceânica, Navegação em águas restritas e Navegação Costeira. Sistemas Visuais e Sistemas Eletrônicos Navegação Astronômica, Geonavegação, navegação oceânica e Navegação estimada. Navegação Astronômica, Geonavegação, Navegação estimada e Navegação eletrônica.
Utilizados na condução de qualquer tipo básico de navegação, o navegante utiliza-se de um ou mais métodos para determinar a posição do navio e dirigir seus movimentos. Tipos de Navegação Métodos de Navegação Navegação Sistemas de navegação.
Se a informação foi recebida a partir dos astros Navegação Astronômica Geonavegação Navegação estimada Navegação Eletrônica.
Se a informação foi recebida através do Globo Terrestre Navegação Astronômica Navegação estimada Geonavegação Navegação eletrônica.
Quando o navegador recorre apenas as características de movimento do navio Geonavegação Navegação eletrônica Navegação Astronômica Navegação estimada.
Quando a posição é obtida através de sinais radioelétricos emitidos pelo radar, radiogoniômetro e navegador satélite Navegação eletrônica Navegação estimada Geonavegação Navegação astronômica.
Utilizados na condução de um método de navegação Métodos de navegação Navegação Sistemas de navegação Geonavegação.
Quando é utilizado meios (instrumentos) visuais para obter a informação Sinalização costeira Sistemas visuais Sistemas Eletrônicos Sistemas de comunicações navais.
Quando estabelecem uma ligação entre o navegador e o elemento desejado, mediante meios eletrônicos Sistemas visuais Sistemas Eletrônicos Navegação eletrônica Navegação costeira.
Cite os Elementos da Esfera Terrestre Eixo terrestre, Polos terrestres, Círculo Máximo, Círculo Minimo, Equador terrestre, Paralelo, Meridiano Eixo terrestre, Polos terrestres, Círculo Máximo, Equador terrestre, Paralelo, Meridiano, Latitude, longitude Eixo terrestre, Polos terrestres, Círculo Máximo, Paralelo, Meridiano Eixo terrestre, Polos terrestres, Círculo Máximo, Equador terrestre, Paralelo, Meridiano.
É a linha reta que passa pelo centro da Terra, a qual a mesma gira em torno de si Polo Terrestre Equador Terrestre Eixo Terrestre Paralelo.
São os extremos do eixo terrestre, ou seja, as interseções do eixo terrestre com a superfície terrestre. Polos terrestres Equador terrestre Eixo terrestre Meridiano.
É qualquer plano que corta a esfera terrestre e que passa pelo seu centro Equador terrestre Paralelo Meridiano Círculo máximo.
É o único círculo máximo perpendicular ao eixo terrestre, equidistante de ambos os polos e divide a terra em dois hemisférios. Paralelo Meridiano Equador terrestre Eixo Terrestre.
É a interseção de um plano perpendicular ao eixo terrestre com a superfície terrestre. É um círculo menor da superfície terrestre, cujo plano é paralelo ao equador. Paralelo Meridiano Circulo maximo Polo terrestre.
É o circulo máximo que passa por ambos os polos, perpendicularmente ao equador terrestre e passando pelo seu eixo Paralelo Eixo terrestre Polo terrestre Meridiano.
Quais as coordenadas geográficas? Paralelo e meridiano Latitude e Longitude Equador terrestre e meridiano Hemisfério Norte e Hemisfério Sul.
É o circulo máximo, tomado como origem de contagem das Longitudes Meridiano de Greenwich Equador terrestre Trópico de cancer Trópico de capricórnio .
É a medida do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo que passa pelo ponto Longitude de um ponto Latitude de um ponto Círculo máximo Círculo minimo.
É a medida do arco do Equador ou paralelo compreendido entre o primeiro meridiano e o meridiano que passa pelo ponto Longitude de um ponto Latitude de um ponto Círculo maximo Circulo minimo.
O Meridiano de Greenwich divide a Terra em dois hemisférios Hemisfério Norte e Hemisfério Sul Hemisfério Leste e Hemisfério Oeste Anti meridiano e Paralelo de capricórnio Hemisfério sul e Hemisfério Leste.
Qual norma tem como propósito expor a doutrina de navegação na Marinha do Brasil e padronizar relatórios? DN-8-2 Notações para Cálculos de navegação DN-11 Normas para navegação dos navios da MB DN-8-2 Normas para navegação dos navios da MB DN-11 Notações para cálculos de navegação.
É a denominação da posição da embarcação na carta Ponto Ponto estimado Ponto determinado Ponto de partida.
É a posição obtida através de uma posição conhecida e obtendo uma nova posição, utilizando o rumo, velocidade e intervalo de tempo entre as posições Ponto Ponto determinado Ponto estimado Ponto radar.
É a posição obtida normalmente por sistema visual de navegação e por meio astronômico. É utilizado em todos os tipos básicos de navegação Ponto estimado Ponto Ponto satélite Ponto determinado.
É a posição de início ou final de navegação Ponto de partida ou chegada Ponto Ponto radar Ponto determinado.
É a posição calculada pelo navegador satélite, quando na passagem de satélites artificiais por sobre o seu campo de acompanhamento Ponto radar Ponto satélite Ponto Ponto estimado.
É a posição obtida através de duas ou mais distâncias observadas no radar Ponto estimado Ponto satélite Ponto radar Ponto.
Qual a forma geométrica simbolizada pelo Ponto Estimado, Determinado, Partida ou Chegada, Satélite e Radar, respectivamente Triângulo, Círculo, Retângulo, Quadrado e Círculo com uma cruz ao fundo Triângulo, Retângulo, Círculo, Círculo com uma cruz ao fundo e Quadrado Triângulo, Quadrado, Círculo, Retângulo e Círculo com uma cruz ao fundo Triângulo, Círculo, Retângulo, Círculo com uma cruz ao fundo e Quadrado.
Quando efetuadas as marcações por ocasião da determinação de pontos, estas devem ser registradas no, ______________ anotando a hora e o angulo correspondente Livro Branco Livro Preto Livro de ocorrências Livro do Ponto.
Qual a unidade de medida de distância no mar? Jardas Metros Milhas Pé.
1 Milha corresponde aproximadamente à... 1 minuto de meridiano e aproximadamente 1752 metros 1 minuto de meridiano e aproximadamente 1752 jardas 1 minuto de meridiano e aproximadamente 1852 jardas 1 minuto de meridiano e aproximadamente 1852 metros.
É a unidade de comprimento ou altura (utilizada no estadímetro como parâmetro de altura), corresponde a 0,31 do metro Braça Barça Jarda Pé.
É a unidade de distância usada no estadímetro. É aproximadamente 0,91 do metro Pé Jarda Braça Milha.
Antiga unidade de medida de profundidade, equivalente a 1,830 metros Barça Jarda Pé Braça.
Corresponde à velocidade de uma milha percorrida em uma hora Jarda Milha Nó Pé.
É o instrumento destinado a medida da distância percorrida pelo navio. Bitácula Agulha magnética Odômetro Estadímetro.
O magnetismo terrestre é atribuído a enormes correntes elétricas que circulam no núcleo do planeta, que é constituído de_______ e ________ no estado líquido, devido às altas temperaturas. Ferro e Magnetita Ferro e níquel Ferro e mercúrio Ferro e paládio.
As substâncias encontradas na natureza, quanto ao magnetismo, são classificadas em dois tipos: Magnéticas e não magnéticas Magnânimo e não magnânimo Positivo e negativo Contato e fricção.
Quais os tipos de processos de imantação? Por contato, fricção ou atrito e ação da corrente elétrica Por contato, convecção e Corrente elétrica Por contato, por ação da natureza e corrente alternada Por contato, corrente alternada e corrente elétrica.
Qual o nome das bússolas rudimentares que eram usadas para a navegação? Emma Stone (pedra guia) LoadStone (pedra guia) ReloadStone (pedra guia) StoneRevolution (pedra guia).
Instrumento empregado pelo navegante para se orientar no mar e pode ser magnética ou giroscópica. Cuba Estilete Magnetita Agulha Náutica .
A ___________________ se baseia na propriedade apresentada por um imã e indica a direção Nmg e Smg Agulha magnética Agulha giroscópica Rosa circular Capuchana.
Quais os dispositivos principais da Agulha magnética? Cuba, Estilete, Feixe de imãs, flutuador ou capitel e Rosa dos ventos Cuba, Feixe de imãs, flutuador ou capitel e Rosa circular Cuba, Bitácula, Capuchana, Feixe de imãs, flutuador ou capitel e Rosa circular Cuba, Estilete, Feixe de imãs, flutuador ou capitel e Rosa circular.
Recipiente cilíndrico não magnético, pintado inteiramente de branco, tendo na face lateral interna, dois traços diametralmente opostos, a linha de fé Estilete Bitácula Capuchana Cuba.
É um eixo vertical, fixo na parte interior interna da cuba, tendo em sua extremidade superior uma ponta muito fina, confeccionada em Irídio Feixe de imãs Estilete Flutuador ou capitel Imã compensador.
É uma peça em forma de calota oca e estanque, tendo na parte inferior, uma reentrância na qual o flutuador se apoiará no estilete Estilete Flutuador ou capitel Capuchana Bitácula.
É confeccionada em ________________ para que com o atrito o estilete não venha a furar o flutuador Metal nobre Metal líquido Metal duro Metal mole.
São hastes imantadas que são afixadas paralelamente na parte inferior do flutuador Capitel Estilete Rosa Feixe de imãs.
É um disco branco, confeccionado em plástico cuja face superior existe uma graduação de 000º a 360º. Ela é afixada na parte superior do flutuador, de modo que a direção 000º - 180º esteja coincidente com o eixo magnético do feixe de imãs. Rosa das virtudes Rosa dos ventos Rosa Circular Rosa giroscópica.
A cuba é cheia com uma mistura de _______________ e __________________. Essa mistura serve para _________________________. Água destilada 55% e Alcool etílico 45%. Diminuir o ponto de congelamento da água Água destilada 45% e Alcool etílico 55%. Diminuir o ponto de congelamento da água Água destilada 55% e Alcool etílico 45%. Diminuir o ponto de ebulição da água Água destilada 45% e Alcool etílico 55%. Diminuir o ponto de ebulição da água.
Mantem a cuba sempre na posição horizontal, qualquer que seja o jogo do navio Suspensão Flinders Suspensão magnética Suspensão Cardin Suspensão Barlow.
Quais os dispositivos acessórios das agulhas magnéticas? Bitácula e Capuchana Barras Flinders e Barlow Suspensão Cardin e Bitácula Capuchana, Bitácula e suspensão Cardin.
É o suporte da cuba e dos imãs compensadores da agulha, confeccionada em material não magnético e instalada de modo que a linha de fé da agulha coincida com o plano longitudinal do navio Capuchana Feixe de imãs Flutuador Bitácula.
É uma peça de metal não magnético de formato aproximadamente esférico, adapta à parte superior da cuba. Protege a cuba da incidência direta dos raios solares Bitácula Capuchana Capa Toldo.
Qual o nome dos imãs temporários que ficam na parte externa da bitácula? Barras de Flinders e Esferas de Barlow Esferas de Flinders e Barras de Barlow Esferas de Barlow e Barras Cardin Esferas de Barlow e Flinders.
O plano vertical que passa pelo eixo magnético da agulha, depois de parada, chama-se__________________ e determina a direção ___________________. Plano Paralelo Magnético. Nv - Sv (Norte-Sul verdadeiro) Plano do meridiano de Greenwich. Nmg-Smg (Norte-Sul magnético) Plano Paralelo Verdadeiro. Nv-Sv (Norte-Sul verdadeiro) Plano do Meridiano Magnético. Nmg -Smg (Norte-sul magnético).
Angulo horizontal formado entre o norte verdadeiro e o norte magnético: Declinação magnética Declinação giroscópica Declinação da giro Declinação da Terra média.
Sobre a superfície da Terra, os valores da DecMag variam de um local para outro, contudo existem pontos que possuem valores iguais. Unindo-se estes pontos de mesma Decmag teremos o que se chama: Linha de Visada Linha Isogônica Linha magnética Linha de variação.
A variação que o valor da Decmag sofre durante um ano, é conhecida como: Variação magnética Variação cardial Variação Variação Anual.
O que as cartas Náuticas trazem no interior de suas rosas dos ventos? O valor da DecMag local, o ano em que ela foi determinada e a variação anual. O valor da DecMag global, o ano em que ela foi determinada e a variação mensal. O valor da DecMag local, o ano em que ela foi determinada e a variação mensal. O valor da DecMag global, o ano em que ela foi determinada e a variação anual.
O estudo das agulhas demonstra que elas devem satisfazer a duas condições principais: Serem estáveis e sensíveis Serem instáveis e sensíveis Serem estáveis e rígidas Serem instáveis e rígidas.
Qual equipamento que quando ajustado corretamente para a latitude e velocidade do navio indica o Norte verdadeiro? Agulha magnética Agulha giroscópica Linha isogônica Linha Giroscópica.
O giroscópico consta de um rotor possuindo: Três graus de liberdade Dois graus de liberdade Um grau de liberdade Quatro graus de liberdade.
O rotor quando em alta velocidade passa a apresentar duas propriedades que são: Execução e Precessão Execução e opressão Inércia e opressão Inércia e Precessão.
Faz com que o rotor conserve sua direção no espaço por maior que sejam os movimentos impressos a sua base Precessão Inércia Sensibilidade Estabilidade.
Faz com que o rotor, quando submetido à ação de uma força, se movimente em direção perpendicular a ela e ao eixo de rotação. Inércia Ação Precessão Recessão.
A agulha giroscópica é instalada num compartimento mais protegido a bordo chamado ___________________________. A mestra como é conhecida, transmite suas indicações para os diversos compartimentos de bordo como: Passadiço, camarim de navegação, pelorus etc, através das ________________ Compartimento da Giroscópica ou P.C.G / Repetidoras Compartimento da Giroscópica ou P.C.I / Repetidoras Compartimento da Giroscópica ou P.C.I / Alternadoras Compartimento da Giroscópica ou P.C.C / Alternadoras.
As agulhas magnéticas têm nomes diferentes e dispositivos especiais conforme o fim a que se destinam. Assim existem a bordo: Agulha padrão, Agulha de governo e Agulha para pequena embarcação ou embarcação miúda. Agulha padrão, Agulha para grandes embarcações e Agulha para pequena embarcação ou miúda. Agulha padrão, Agulha de governo e Agulha miúda. Agulha padrão, Agulha cardin e Agulha para pequena embarcação ou miúda.
É a agulha mais bem instalada a bordo sob o ponto de vista magnético. Normalmente instalada no tijupá do navio Agulha de governo Agulha miúda Agulha padrão Agulha dos pelorus.
É usada pelo timoneiro para governar o navio. É instalada no passadiço Agulha de governo agulha do timoneiro agulha do MR Agulha para pequena embarcação.
A Agulha ______________________ pode ser usada para governo, se dispormos entre o passadiço e tijupá de um sistema ótico composto de prismas e lentes que permita a leitura no passadiço da agulha no tijupá. Este dispositivo é chamado ___________________________. Agulha do passadiço/ tubo periscopal Agulha padrão / Tubo periscópico Agulha de governo / Tubo acústico Agulha padrão / Tubo periscópio.
Como é a maneira correta de instalar a agulha a bordo? O plano que passa pela linha de fé e o centro da rosa tem que coincidir com o plano longitudinal do navio ou paralelo a ele O plano que passa pelo Través do navio tem que coincidir com o plano meridional da Terra O plano da agulha magnética tem que coincidir com a gravidade da Terra O plano que passa pela linha de fé e o centro da rosa tem que coincidir com o plano latitudinal do navio e perpendicular a ele.
Angulo horizontal formado entre o Nmg e Nag, damos o nome de : Desvio da giro Desvio da giroscópia Desvio do norte verdadeiro Desvio da Agulha.
O valor do Dag pode ser anulado ou reduzido, colocando-se próximo da agulha, imãs permanentes e temporários, conhecidos como : Feixe de imãs Filete de imãs Imãs ajustáveis Imãs compensadores.
É o angulo horizontal formado entre um norte de referência e a proa da embarcação Norte verdadeiro Norte magnético Desvio Rumo.
Quando o angulo é contado do norte verdadeiro até a proa do navio Rumo magnético Rumo verdadeiro Rumo da agulha Rumo Prático.
Quando o angulo parte do norte magnético até a proa da embarcação Rumo Verdadeiro Rumo prático Rumo Magnético Rumo da Giroscópica.
Quando o angulo parte do norte da agulha até a proa da embarcação Rumo da agulha Rumo da Giroscópica Rumo Verdadeiro Rumo Magnético.
Quando o angulo parte do norte da agulha giroscópica até a proa da embarcação Rumo da giroscópica Rumo da agulha Rumo verdadeiro Rumo magnético.
Quando navega-se por rios, canais estreitos e águas confinadas, é comum orientar-se por referencias de terra e não por rumos da agulhas. Estas direções são denominadas: Rumo Verdadeiro Rumo Magnético Rumo Prático Rumo da giro.
Os navios dispõem de diversos instrumentos de medida de tempo, à disposição do navegador, com destaque para o: Cronômetro, Comparador, Cronógrafo e Relógio de antepara Cronômetro, Comparador, e Relógio de antepara Cronômetro, Comparador, Coreógrafo, Cronógrafo e Relógio de antepara Cronômetro, Comparador, Cronógrafo, Smart Watch e Relógio de antepara.
É o instrumento de medida de tempo da maior precisão a bordo e do qual se exige uma marcha reduzida regular. Ele fica montado em uma suspensão Cardin, dentro de uma caixa de madeira Comparador Cronógrafo Relógio de antepara Cronômetro.
É o instrumento cuja principal condição de funcionamento e a de que tenha a marcha uniforme durante certo intervalo de tempo. Auxilia na observação astronômica Comparador Cronometro Cronógrafo Relógio de antepara.
É destinado a medir pequenos intervalos de tempo. Ele mede o tempo a partir do instante em que se da partida no seu mecanismo, sendo assim muito usado quando se vai fazer observações dos astros. Cronometro Comparador Cronógrafo Relógio de antepara.
É um relógio comum, regulado para indicar a Hora legal correspondente ao fuso que se navega Cronometro Comparador Cronógrafo Relógio de antepara.
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
INFO
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests