option
My Daypo

Navegação Terrestre

COMMENTS STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Navegação Terrestre

Description:
Navegação Terrestre

Author:
AVATAR

Creation Date:
24/10/2021

Category:
Others

Number of questions: 57
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Em tempo de paz é possível a um estrangeiro se localizar em uma grande cidade por meio de indagações. Qualquer policial ou morador do lugar pode fornecer-lhe a orientação necessária para encontrar o lugar procurado. Na guerra, porém, um fuzileiro naval (FN) em país estrangeiro pode não contar com a colaboração da população local e terá que se orientar com o único meio que em geral lhe estará disponível: A linha do horizonte As estrelas a carta a lua o sol.
É um desenho que não tem por finalidade reproduzir de forma fiel os acidentes naturais e artificiais da porção do terreno que representa: Fotografia Croqui Carta Retratação Esboço topográfico.
Os acidentes do terreno são representados nas cartas por intermédio de: Desenhos Figuras Fotos Símbolos n.r.a.
Uma carta é um desenho que: Tem por finalidade reproduzir de forma fiel os acidentes naturais e artificiais da porção do terreno. Não tem por finalidade reproduzir de forma fiel os acidentes naturais e artificiais da porção do terreno. tem por finalidade reproduzir de forma fiel apenas os acidentes artificiais da porção do terreno tem por finalidade reproduzir de forma fiel apenas os acidentes naturais da porção do terreno Não tem por finalidade reproduzir de forma fiel apenas os acidentes artificiais da porção do terreno.
Em lugar de se desenhar numa carta um rio, uma casa, um pântano, etc., o que não seria fácil nem prático, adota-se um símbolo particular para cada um desses acidentes do terreno. Esses símbolos são conhecidos por: Símbolos gráficos Símbolos alfanuméricos Representações reais Locais cartográficos Convenções cartográficas.
Em relação às convenções cartográficas, assinale a alternativa correta em relação a cor utilizada para representar as rodovias de revestimento sólido. Marrom Preto Castanho Vermelho Cinza.
Em relação às convenções cartográficas, assinale a alternativa correta em relação a cor utilizada para representar a planimetria em geral. Marrom Preto Castanho Vermelho Cinza.
Em relação às convenções cartográficas, assinale a alternativa correta em relação a cor utilizada para representar as Curvas de nível e respectivas altitudes. Marrom Preto Castanho Vermelho Cinza.
Em relação às convenções cartográficas, assinale a alternativa correta em relação a cor utilizada para representar um Lago. Marrom Preto Castanho Vermelho Azul.
Em relação às convenções cartográficas, assinale a alternativa correta em relação a cor utilizada para representar um brejo. Marrom Preto Verde Vermelho Azul.
São linhas que ligam pontos de igual altura e representam as interseções da superfície do terreno com planos paralelos e equidistantes. Curvas de nível Paralelos Lançamento Azimute Verdadeiro Meridianos.
As cartas devem ser confeccionadas de modo a guardar _________________entre as dimensões representadas nas mesmas e seus correspondentes valores reais no terreno. fidelidade proporcionalidade clareza igualdade proximidade.
A informação de quantas vezes a carta é menor que o terreno representado, é denominado(a): Tamanho fotográfico Área de Croqui Tamanho da Carta Escala Grandeza topográfica.
A informação, contida na margem da carta, chama-se escala, que pode ser indicada, tanto na_____________, quanto na_______________. grandeza fotográfica / escalar área de croqui / área real carta / topografia escala vertical / escala horizontoal forma numérica / forma gráfica.
É representada(o) por uma fração: A escala gráfica O Talão A escala numérica A distância na carta A distância real.
É que a representação gráfica da escala numérica. A escala gráfica O Talão A escala topográfica A distância na carta A distância real.
É um segmento de reta graduado, de modo a indicar diretamente os valores medidos na própria carta. A escala gráfica O Talão A escala topográfica A distância na carta A distância real.
As cartas as trazem normalmente desenhadas abaixo da indicação da escala numérica. A escala gráfica O Talão A escala topográfica A distância na carta A distância real.
O segmento da reta que está dividido em duas partes distintas, separadas pelo índice zero, ficando à direita deste, é chamado (a): A escala O Talão A distância topográfica A distância na carta A distância real.
O segmento da reta que está dividido em duas partes distintas, separadas pelo índice zero, ficando à esquerda deste, é chamado (a): A escala O Talão A distância topográfica A distância na carta A distância real.
O talão é sempre uma graduação da escala dividida______________, numeradas___________________. em cinco partes iguais / da direita para a esquerda em dez partes iguais / da esquerda para a direita em cinco partes iguais / da esquerda para a direita em dez partes iguais / da direita para a esquerda em três partes iguais / da direita para a esquerda.
A escala é numerada: da direita para a esquerda em dez partes iguais em cinco partes iguais da esquerda para a direita em três partes iguais.
Existem várias formas de indicar as coordenadas de um ponto. As que são indicadas pela latitude e longitude do ponto considerado em relação ao paralelo de 0º (Equador) e ao meridiano base de Grenwich, respectivamente, chamam-se: Coordenadas polares Coordenadas geográficas Coordenadas escalres Coordenadas quadriláteras Coordenadas retangulares ou de grade.
Existem várias formas de indicar as coordenadas de um ponto. As que são indicadas pelo afastamento vertical e horizontal em relação a grade construída sobre a carta, chamam-se: Coordenadas polares Coordenadas geográficas Coordenadas escalres Coordenadas quadriláteras Coordenadas retangulares ou de grade.
A designação da quadrícula é feita pela colocação de números entre parênteses, separados por um traço. O primeiro número refere-se à __________e o segundo à_____________. Abiscissa / ordenada Abiscissa / paralelo reta vertical / reta horizontal reta horizontal / reta vertical reta vertical / ordenada.
A representação P (94,3 - 82,1) é referente a coordenada: métrica hectométrica quiilométrica centimétrica decamétrica.
Correlacione as colunas e, em seguida, marque a opção correta. I- Norte Verdadeiro ou Geográfico (NV ou NG) II- Norte Magnético (NM) III- Norte da Quadrícula (NQ) IV- Declinação Magnética (DM) V- Convergência de meridianos VI- Ângulo QM ( ) ângulo formado entre as direções do NV e NM, medido a partir do NV ( ) ângulo formado entre as direções do NV e NQ, contado a partir do NV ( ) direção-base tomada como referência para determinação da direção a seguir é a das retas verticais da grade da carta ( ) O ângulo formado entre as direções do NQ e do NM ( ) É a direção que passa pelo pólo magnético da terra, ou seja, pelo ponto para o qual são atraídas todas as agulhas imantadas. ( ) É a direção que passa pelo pólo norte da terra V-IV-III-VI-II-I IV-VI-II-V-III-I V-IV-III-VI-I-II IV-V-III-VI-II-I III-V-IV-II-I-VI.
Correlacione as colunas e, em seguida, marque a opção correta. I- Azimute Magnético (AzM) II- Azimute Verdadeiro (AzV) III- Azimute da Quadrícula (AzQ) ou Lançamento (L) IV- Contra-Azimute ( ) é o ângulo horizontal medido a partir do NG/NV até a direção desejada. ( ) é o ângulo horizontal medido a partir do NM até a direção desejada. ( ) é o azimute da direção oposta. ( ) é o ângulo horizontal medido a partir do NQ até a direção desejada. III-II-I-IV IV-II-III-I II-III-IV-I I-III-IV-II II-I-IV-III.
Para se encontrar o contra-azimute, quando esse for menor que 180º, basta: Subtrair 180º Somar 90º Subtrair 90º Somar 180º Zerar a bússola e somar 180º.
Para se encontrar o contra-azimute, quando esse for maior que 180º, basta: Subtrair 180º Somar 90º Subtrair 90º Somar 180º Zerar a bússola e somar 180º.
É um instrumento destinado à medida de ângulos horizontais e à orientação no terreno. carta Coordenadas bússola Talão Escala.
Uma bússola está declinada quando as leituras nela realizadas representam: Azimute Magnético, ou seja, ângulos medidos em relação ao NM. Lançamentos, ou seja, ângulos medidos em relação ao NQ, ao invés de AzM. Azimute Verdadeiro, ou seja, ângulos medidos em relação ao NV Ângulos menores de 180º , ou seja, declinada em relação a 180º Ângulos maiores de 180º , ou seja, declinada em relação a 180º.
A bússola é composta de cinco partes. Assinale a resposta que as apresentam: caixa graduada, limbo, agulha imantada, estilete e os sobressalentes caixa, limbo graduado, agulha, estilete e os opcionais caixa, limbo graduado, agulha imantada, estilete e os acessórios caixa, limbo graduado, agulha imantada, azimutes e os acessórios caixa, disco graduado, agulha imantada, estilete e os acessórios.
A bússola é composta de cinco partes, EXCETO: agulha imantada corpo acessórios limbo graduado estilete.
Em relação às partes da bússola, em qual delas se leem os azimutes? agulha imantada caixa acessórios limbo graduado estilete.
Para que uma bússola possa ser utilizada apropriadamente, deverá satisfazer determinadas condições, as quais devem ser verificadas previamente. São elas: Centragem ou centralização, Calibragem e Equilíbrio Centralização, Sensibilidade e Estabilidade Centragem, Calibragem e Direção Sensibilidade, Equilíbrio e Angulação Centragem ou centralização, Sensibilidade e Equilíbrio.
“Comprova-se esta condição aproximando um objeto imantado e afastando-o. Quando em bom estado, a agulha sofrerá um desvio e voltará a sua posição inicial após algumas oscilações”. O trecho refere-se à condição de utilização da bússola: Centragem ou centralização Sensibilidade Equilíbrio Angulação Calibragem.
“Quando, colocada em posição horizontal, a agulha conserva-se nessa posição”. O trecho refere-se à condição de utilização da bússola: Centragem ou centralização Sensibilidade Equilíbrio Angulação Calibragem.
“Lendo as graduações indicadas pelas duas pontas da agulha sobre as diversas partes do limbo, a diferença entre essas leituras deve ser constante e igual a 180º”. O trecho refere-se à condição de utilização da bússola: Centragem ou centralização Sensibilidade Equilíbrio Angulação Calibragem.
As visadas com a bússola devem ser feitas na posição: vertical cerca de 45º cerca de 55º horizontal cerca de 50º.
Assinale V ou F e, em seguida, marque a alternativa correta no que tange aos procedimentos de medição de um AzM com a bússola SILVA. ( ) segura-se a bússola com o espelho aberto e inclinado cerca de 55º em relação a caixa. Visa-se, a seguir, ao mesmo tempo, o objeto desejado e o espelho. ( ) a visada do objeto é feita observando-o pelo entalhe da mira. ( ) antes de se determinar o AzV, deve-se nivelar a bússola. Para tal, através do espelho, faz-se com que a imagem do ponto central fique sobre a linha de centro do espelho. ( ) sem mover a mão e olhando pelo espelho, gira-se a caixa até que a seta da direção N-S (não a agulha) fique sobre a agulha, coincidindo a ponta vermelha com o N da seta. FVVV VVFV VVVV FVFV VFFV.
A bússola também permite determinar o contra-azimute lendo-se, no limbo, o valor do ângulo que fica: na extremidade oposta à linha de visada na extremidade referente à linha de visada na extremidade oposta à linha de visada, após acrescido 180º no limbo graduado. na extremidade da seta do limbo graduado n.r.a.
Antes de utilizar uma carta, ela deve ser colocada em posição tal que suas direções coincidam com as do terreno. Isto poderá ser feito de duas maneiras: por meio da utilização de pontos notáveis no terreno ou através de militar que conheça o local. com o auxílio da bússola ou através de militar que conheça o local. através de militar que conheça o local ou giro do horizonte com o auxílio da bússola ou por meio da utilização de pontos notáveis no terreno. com o auxílio da bússola ou de GPS.
A operação de ajustar a posição da carta ao terreno chama-se: declinação da carta declinação da bússola giro da carta orientação da carta orientação topográfica.
Com o sol e com auxílio de um relógio devidamente certo, pode-se determinar a direção______. Basta que, conservando-se a graduação das _______na direção do sol, se identifique no terreno a direção da linha bissetriz que divide ao meio o ângulo formado pela direção do sol e a do ponteiro das horas, contada no sentido do movimento dos ponteiros. Essa bissetriz define a direção____________. Sul / 6 horas / Norte-Sul Norte / 12 horas / Noroeste-Sudeste Sul / 6 horas / Nordeste-Sudoeste Sul / 12 horas / Norte-Sul Norte / 12 horas / Norte-Sul.
Durante o dia, entre às 09:00 e 15:00 horas, a posição do sol define, em relação ao observador, os planos que contêm, respectivamente, as direções: Nordeste e Noroeste Norte e Sul Leste e Oeste Noroeste e Nordeste Oeste e Leste.
O minuano, vento muito conhecido no Sul do Brasil, sopra de: Nordeste para Sudoeste Norte para Sul Leste para Oeste Noroeste para Sudeste Oeste-Sudoeste para Este-Nordeste.
A constelação do Cruzeiro do Sul proporciona uma boa e fácil orientação. Qualquer que seja a sua posição na esfera celeste, a determinação do pólo Sul se obtém prolongando-se em _____________ a distância entre as estrelas que correspondem à altura da cruz. quatro vezes três vezes quatro vezes e meia três vezes e meia duas vezes e meia.
É de grande importância saber o lugar onde se encontra o observador. Um bom processo para a determinação exata dessa posição na carta é o conhecido por: Interseção a Ré Contra Azimute Azimute Magnético Giro do Horizonte Norte da Quadrícula.
é a identificação, com o auxílio da carta, dos diversos acidentes do terreno, desde o ponto estação até a linha do horizonte: Interseção a Ré Contra Azimute Azimute Magnético Giro do Horizonte Norte da Quadrícula.
Qual o azimute magnético para uma direção, sabendo que o Lançamento para essa mesma direção mede 122 graus e o diagrama de orientação apresenta um ângulo QM de 17 graus Leste. 115 graus 137 graus 105 graus 127 graus 117 graus.
Determine a distância no terreno entre dois pontos, sabendo que esta distância numa carta de escala 1:5000 é igual a 7 dm. 3,5 m 35 m 350 m 3500 m 35000 m.
Quantos metros no terreno um pelotão deverá percorrer até uma posição, sabendo que na carta de Escala 1: 250 essa distância é igual a 113cm? 282.500 28.250 2.825 282,5 28,25.
Utilizando um diagrama de orientação com DM=27° W e Convergência de Meridianos = 6° W e sabendo que o Azimute da Quadrícula para uma posição de Artilharia mede 145°. Transforme este Lançamento em Azimute Verdadeiro e Azimute Magnético, assinalando a seguir a alternativa correta. 139° e 172° 139° e 166° 172 e 139° 172° e 151° 139° e 151°.
Transforme o Lançamento 210º em AzM e AzV, respectivamente, utilizando um diagrama de orientação com DM=21ºW e QM=12ºE. 222º e 201º 231º e 222º 198º e 222º 231º e 101º 198º e 177º.
Uma distância de 9mm na carta e Escala 1: 150000, corresponde a quantos Hectometros no terreno? 0,135 1,35 13,5 135 1350.
Marque a alternativa INCORRETA. Os azimutes são ângulos horizontais medidos no sentido do movimento dos ponteiros do relógio, a partir de uma direção base O contra azimute é o azimute em direção oposta Convergência se da em virtude da distorção causada pela projeção da superfície terrestre A bússola é um goniometro no qual a origem de suas medidas é determinada por uma agulha imantada que indica uma direção aproximadamente constante que é o NM Com relação a centragem de uma bússola, a diferença entre essas leituras deve ser constante e diferente de 180°.
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
COMMENTS
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests