option
Questions
ayuda
daypo
search.php

PEM p8

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
PEM p8

Description:
Tem por objetivo fixar o conteúdo.

Creation Date: 2025/09/17

Category: Others

Number of questions: 13

Rating:(0)
Share the Test:
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
New Comment
NO RECORDS
Content:

Os Objetivos Navais (OBNAV), estabelecidos na Política Naval, representam “o que” deve ser feito para alcançar a Visão de Futuro da Marinha do Brasil. Para isso, as Estratégias Navais (EN) estabelecem “como” devem ser executados os OBNAV, norteando de que forma as capacidades da MB serão preservadas, aperfeiçoadas, obtidas ou desenvolvidas em curto prazo, ou seja, em um espaço temporal de quatro anos. Verdadeiro. Falso.

As Ações Estratégicas Navais (AEN) são as ações concretas e adequadas à realidade do País em diversos aspectos, com destaque para o orçamentário, tecnológico, de disponibilidade de matéria-prima e capacitação. Consistem no detalhamento das EN e, a partir delas, são derivados os Planos de Ação. Representam os caminhos que deverão ser seguidos pela MB, no mais alto nível, para que sejam atingidos os OBNAV. As AEN, assim como suas ações decorrentes, devem estar orientadas para o cumprimento da Missão da MB e pautadas na Visão de Futuro da MB. Verdadeiro. Falso.

Tendo como objetivo a consecução dos OBNAV e da Visão da MB, uma AÇÃO ESTRATÉGICA NAVAL (AEN) deverá atender aos seguintes critérios obrigatórios: 1. Ter as características de um Programa e/ou um Projeto, possuindo data para seu término, indicadores de desempenho e custos definidos em todas as suas fases. 2. Demandar recursos associados à Lei Orçamentária Anual, estando acompanhada de um Estudo de Viabilidade Orçamentária, que considere a gestão do ciclo de vida e todos os custos operacionais e de manutenções decorrentes.

Tendo como objetivo a consecução dos OBNAV e da Visão da MB, uma AÇÃO ESTRATÉGICA NAVAL (AEN) deverá atender a pelo menos dois dos seguintes critérios de impacto estratégico para a Força, consoante o escopo do projeto: 1. Ser transversal, envolvendo dois ou mais setores da MB;. 2. Representar uma inovação para a Força, em termos de produtos ou melhoria de processos e serviços, que, ao ser concretizada, represente seu aprimoramento;. 3. Ampliar a mentalidade marítima e melhorar a imagem da MB, por produzir resultados para a sociedade; e. 4. Incrementar a capacidade operacional da MB.

A Gestão Estratégica é realizada pelo Comitê de Gestão Estratégica da Marinha (COGEM), cuja importância advém da necessidade de analisar e avaliar as informações geradas pelo Sistema de Medição de Desempenho do Mapa Estratégico, verificando as metas alcançadas, propondo soluções e assessorando a tomada de decisão da Alta Administração Naval, sejam elas em reuniões do Conselho do Plano Diretor (COPLAN) ou do Conselho Financeiro e Administrativo da Marinha (COFAMAR). Dessa forma, a Gestão Estratégica é coordenada pelo EMA. Verdadeiro. Falso.

A MB organiza as suas necessidades em Programas Estratégicos. Tal sistemática está alinhada às melhores práticas de governança e gestão de recursos públicos, contribuindo com a eficiência do investimento estatal e o desenvolvimento da área de Defesa. Nesse sentido, sete programas estratégicos da MB foram concebidos: 1. Pessoal – Nosso Maior Patrimônio. 2. Programa Nuclear da Marinha (PNM). 3. Construção do Núcleo do Poder Naval. 4. Obtenção da Capacidade Operacional Plena (OCOP). 5. Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz). 6. Ampliação da Capacidade de Apoio Logístico para os Meios Operativos. 7. Mentalidade Marítima.

O programa estratégico "Pessoal, Nosso Maior Patrimônio" busca aperfeiçoar os sistemas e os procedimentos relacionados à gestão de pessoal, a fim de prover à Força a pessoa certa, com a capacitação adequada, no lugar e no momento certos, visando ao cumprimento da missão da MB. Sua execução permitirá desenvolver as competências intelectual e militar-naval, bem como a higidez física e psicossocial de nossa Força de Trabalho. Além disso, congrega subprogramas e projetos em execução ou em planejamento, concentrados em cinco eixos estratégicos: 1. Modernização da Gestão do Pessoal. 2. Aprimoramento da capacitação. 3. Saúde integrada. 4. Família Naval. 5. Programa Olímpico da MB (PROLIM).

O Programa Nuclear da Marinha (PNM) é de grande relevância estratégica para o Poder Naval, por considerar que seus dois projetos principais – Ciclo do Combustível Nuclear e Planta Nuclear Embarcada – são fundamentais para o projeto e construção do submarino convencional com propulsão nuclear, meio que conferirá nova dimensão à Defesa Nacional. Adicionalmente, representa um efeito multiplicador do esforço tecnológico da MB, concretizado pela grande variedade de materiais, componentes e equipamentos que passarão a ser projetados e fabricados no País. O conhecimento alcançado com o domínio do ciclo do combustível também tem caráter dual em prol dos setores energético, saúde e agroindustrial, entre outros. Verdadeiro. Falso.

O Programa de Construção do Núcleo do Poder Naval é de caráter estratégico e inclui subprogramas e projetos relacionados à obtenção de meios, como o Programa de Submarinos (PROSUB), o Programa de Obtenção das Fragatas Classe Tamandaré (PCT), o Programa de Obtenção de Meios Hidroceanográficos (PROHIDRO) e os subprogramas relacionados à manutenção e consolidação do poder de combate do CFN, como o PROADSUMUS, visando a aumentar a capacidade operacional da MB para o atendimento de sua missão constitucional. Sob o ponto de vista econômico, uma das características deste Programa é o seu potencial para alavancar o desenvolvimento da indústria nacional e segmentos correlatos, favorecendo o estabelecimento de “clusters marítimos”, com geração de empregos qualificados, diretos e indiretos. Verdadeiro. Falso.

A Obtenção da Capacidade Operacional Plena (OCOP) tem como propósito a manutenção ou modernização de instalações e meios existentes, incluindo a manutenção de dotações de sobressalentes, armas e munições. Além disso, o Programa está alinhado com o Objetivo Nacional de Defesa constante da PND para a promoção da autonomia produtiva e tecnológica na área de defesa, que prevê a incorporação de tecnologias com conteúdo nacional de uso dual, com perspectivas relevantes de geração e sustentação de empregos diretos e indiretos. Verdadeiro. Falso.

O Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz) tem por objetivo monitorar e controlar, de forma integrada, as AJB e as áreas internacionais de responsabilidade para operações de Socorro e Salvamento, a fim de contribuir para agilizar o ciclo decisório, assegurando assim a capacidade de pronta resposta a qualquer ameaça, emergência, agressão ou ilegalidade. O monitoramento da área de cobertura do SisGAAz disponibilizará um conjunto de informações que servirão de insumos para a tomada de decisões e, quando aplicável, o estabelecimento de medidas de reação a uma ameaça ou a uma emergência identificada. Verdadeiro. Falso.

O programa estratégico de Ampliação da Capacidade de Apoio Logístico para os Meios Operativos foi desenvolvido em atendimento à END, que apontou a necessidade de o País estabelecer, nas proximidades da foz do rio Amazonas, um complexo naval de uso múltiplo. Esse Complexo ampliará a capacidade de negação do uso do mar, de controle de áreas marítimas e de projeção de poder, com ênfase nas operações e ações de guerra naval no Atlântico Sul, com prioridade para o litoral norte e nordeste, inclusive garantindo a defesa em profundidade da foz do rio Amazonas. Tal esforço resultará no aumento da capacidade de defesa e de segurança da Amazônia Azul, e fortalecerá a dissuasão estratégica. Além disso, representará uma ampliação da presença da Marinha na região e a consequente ampliação da mentalidade marítima nacional, bem como contribuirá para o fomento da BID e para a geração de empregos, com destaque para as iniciativas na construção civil, dentre outras. Adicionalmente, devemos analisar o desenvolvimento da capacidade de defesa do litoral do Brasil. Nesse contexto, têm destaque as áreas de Belém, São Luís, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Itaguaí e Itajaí. Verdadeiro. Falso.

O programa de mentalidade marítima atua na conscientização da sociedade em três níveis de inserção. Prevê ações de comunicação estratégica que avivem a consciência coletiva nacional para o fato de que o Brasil começou pelo mar e com ele deve buscar sua realização plena. Em seguida, uma forte atuação no nível dos atores governamentais com o intuito de promover um pensamento estratégico marítimo autóctone, fomentador de políticas públicas assertivas relacionadas ao mar. Em terceiro nível, enfoca o principal elemento e núcleo maduro do Poder Marítimo, os homens e mulheres do mar, que têm suas vidas a ele diretamente relacionadas. Estimula o sentimento de pertencimento desses atores à comunidade marítima brasileira e sua interação sinérgica em prol dos interesses nacionais. Verdadeiro. Falso.

Report abuse