option
Questions
ayuda
daypo
search.php

PRF-RESOLUÇOES

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
PRF-RESOLUÇOES

Description:
CONCURSO PRF

Creation Date: 2018/11/26

Category: Others

Number of questions: 227

Rating:(0)
Share the Test:
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
New Comment
NO RECORDS
Content:

O medidor de velocidade de veículos deverá ser verificado pelo INMETRO ou entidade por ele delegada, obrigatoriamente com periodicidade máxima de 6(meses) meses e, eventualmente, conforme determina a legislação metrológica em vigência. CERTO. ERRADO.

O medidor de velocidade de veículos deverá ser verificado pelo INMETRO ou entidade por ele delegada, obrigatoriamente com periodicidade máxima de 12(doze) meses e, eventualmente, conforme determina a legislação metrológica em vigência. CERTO. ERRADO.

Quando em determinado trecho da via houver instalado medidor de velocidade do tipo fixo, os equipamentos dos tipos estático, portátil e móvel, somente poderão ser utilizados a uma distância mínima daquele equipamento - 500(quinhentos) metros em vias urbanas e trechos de vias rurais com características de via urbana; - 2(dois) quilômetros em vias rurais e vias de trânsito rápido. CERTO. ERRADO.

Quando em determinado trecho da via houver instalado medidor de velocidade do tipo fixo, os equipamentos dos tipos estático, portátil e móvel, somente poderão ser utilizados a uma distância mínima daquele equipamento - 500(quinhentos) metros em vias urbanas e trechos de vias rurais com características de via urbana; - 1(dois) quilômetros em vias rurais e vias de trânsito rápido. CERTO. ERRADO.

É vedado o uso de painéis luminosos que reproduzam mensagens dinâmicas ou estáticas, excetuando-se as utilizadas em transporte coletivo de passageiro com finalidade de informar o serviço ao usuário da linha. CERTO. ERRADO.

É Permitido o uso de painéis luminosos que reproduzam mensagens dinâmicas ou estáticas, excetuando-se as utilizadas em transporte coletivo de passageiro com finalidade de informar o serviço ao usuário da linha. CERTO. ERRADO.

Não se exigirá pneu e aro sobressalente, macaco e chave de roda: nos veículos equipados com pneus capazes de trafegar sem ar, ou aqueles equipados com dispositivo automático de enchimento emergencial;. CERTO. ERRADO.

não se exigirá pneu e aro sobressalente, macaco e chave de roda nos ônibus e micro-ônibus que integram o sistema de transporte urbano de passageiros, nos municípios, regiões e microrregiões metropolitanas ou conglomerados urbanos. CERTO. ERRADO.

não se exigirá pneu e aro sobressalente, macaco e chave de roda: nos caminhões dotados de características específicas para transporte de lixo e de concreto; nos veículos de carroçaria blindada para transporte de valores. CERTO. ERRADO.

DENTRE OS EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA O CICLOMOTORES QUAL DESTES NÃO FAZ PARTE. farol dianteiro, de cor branca ou amarela. velocímetro. pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;. indicadores luminosos de mudança de direção, dianteiro e traseiro;. dispositivo destinado ao controle de ruído do motor.

DENTRE OS EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA O CICLOMOTORES QUAL DESTES NÃO FAZ PARTE. farol dianteiro, de cor branca ou amarela. velocímetro. pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;. lanterna de freio, de cor vermelha. dispositivo destinado ao controle de ruído do motor.

DENTRE OS EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA O CICLOMOTORES QUAL DESTES NÃO FAZ PARTE. farol dianteiro, de cor branca ou amarela. velocímetro. pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;. iluminação da placa traseira;. dispositivo destinado ao controle de ruído do motor.

DENTRE OS EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA O QUADRICICLOS QUAL DESTES FAZ PARTE. para-choque traseiro. lanternas delimitadoras e lanternas laterais, quando suas dimensões assim o exigirem. freios de estacionamento e de serviço, com comandos independentes, para veículos com capacidade superior a 750. para-choque dianteiro. protetor das rodas traseiras.

caso o condutor seja autuado por outra infração que preveja suspensão do direito de dirigir, será aberto apenas o processo administrativo para cassação, sem prejuízo da penalidade de multa;. CERTO. ERRADO.

De acordo com a Resolução 04/98: A autorização especial será impressa em (3) três vias, das quais, a primeira e a segunda serão coladas respectivamente,. no vidro dianteiro e no vidro traseiro. somente no vidro dianteiro. somente na repartição de trânsito expedidora. somente no vidro traseiro.

Resolução Contran 04/98 - Dispõe sobre o trânsito de veículos novos, nacionais ou importados, antes do registro e do licenciamento e de veículos usados incompletos No caso de veículo novo ou usado comprado diretamente pelo comprador por meio eletrônico, o prazo de que trata o inciso I será contado a partir da data de efetiva entrega do veículo ao proprietário. CERTO. ERRADO.

Nos procedimentos de fiscalização deve-se priorizar a utilização do teste com etilômetro. CERTO. ERRADO.

Se o condutor apresentar sinais de alteração da capacidade psicomotora na forma do art. 5º ou haja comprovação dessa situação por meio do teste de etilômetro e houver encaminhamento do condutor para a realização do exame de sangue ou exame clínico, será necessário aguardar o resultado desses exames para fins de autuação administrativa. CERTO. ERRADO.

Havendo comprometimento da segurança do trânsito, considerando a circulação, o veículo, o condutor, os passageiros e os demais usuários da via, ou o condutor não sinalizar que regularizará a infração, a retenção poderá ser transferida para local mais adequado ou para o depósito do órgão ou entidade de trânsito. CERTO. ERRADO.

RESOLUÇÃO Nº 508 DE 27 DE NOVEMBRO DE 2014 Além das exigências estabelecidas nos demais artigos desta Resolução, para o transporte de passageiros em veículos de carga ou misto, é vedado o uso deste veículo. I. transportar passageiros com idade superior a 10 anos; II. transportar passageiros em pé; III. transportar cargas no mesmo ambiente dos passageiros; IV. utilizar veículos de carga tipo basculante e boiadeiro; V. utilizar combinação de veículos. VI. transportar passageiros nas partes externas. CERTO. ERRADO.

Onde não houver linha regular de ônibus, a autoridade com circunscrição sobre a via poderá autorizar, a título precário, o transporte de passageiros em veículo de carga ou misto, desde que obedecidas as condições de segurança estabelecidas neste Código e pelo CONTRAN. CERTO. ERRADO.

A autorização citada para autorizar, eventualmente e a título precário, a circulação de veículo de carga ou misto transportando passageiros no compartimento de cargas, poderá exceder a doze meses,. CERTO. ERRADO.

Para a circulação de veículos de que trata o artigo 1º DA RESOLUÇÃO 508, o condutor deve estar habilitado I. na categoria B, se o transporte for realizado em veículo cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do condutor; II. na categoria C, se o transporte for realizado em veículo cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas; III. na categoria D e ter o curso especializado para o transporte coletivo de passageiros, se o transporte for realizado em veículo cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do condutor;. CERTO. ERRADO.

Os veículos a serem utilizados no transporte de que trata esta Resolução devem ser adaptados, no mínimo, com: I. bancos, na quantidade suficiente para todos os passageiros, revestidos de espuma, com encosto e cinto de segurança, fixados na estrutura da carroceria; II. carroceria com cobertura, barra de apoio para as mãos, proteção lateral rígida, com dois metros e dez centímetros de altura livre, de material de boa qualidade e resistência estrutural, que evite o esmagamento e a projeção de pessoas em caso de acidente com o veículo; III. escada para acesso, com corrimão; IV. cabine e carroceria com ventilação, garantida a comunicação entre motorista e passageiros; V. compartimento resistente e fixo para a guarda das ferramentas e materiais, separado dos passageiros, no caso de transporte de trabalhadores; VI. sinalização luminosa, na forma do inciso VIII do artigo 29 do CTB e da Resolução nº 268, de 15 de fevereiro de 2008, no caso de transporte de pessoas vinculadas à prestação de serviço em obras na via. CERTO. ERRADO.

RESOLUÇÃO N. 349 fala que Será admitida a circulação do veículo com compartimento de carga aberto apenas durante o transporte de carga indivisível que ultrapasse o comprimento da caçamba ou do compartimento de carga. CERTO. ERRADO.

RESOLUÇÃO N. 349 FALA QUE As cargas, já considerada a altura do bagageiro ou do suporte, deverá ter altura máxima de 50 (cinquenta) centímetros e suas dimensões. CERTO. ERRADO.

O transporte de carga em veículos destinados ao transporte de passageiros, do tipo ônibus, micro-ônibus, ou outras categoria a carga só poderá ser acomodada em compartimento próprio, separado dos passageiros, que no ônibus é o bagageiro. CERTO. ERRADO.

RESOLUÇÃO Nº 360, Dispõe sobre a habilitação do candidato ou condutor estrangeiro para direção de veículos em território nacional. condutor de veículo automotor, oriundo de país estrangeiro e nele habilitado, desde que penalmente imputável no Brasil, poderá dirigir no Território Nacional quando amparado por convenções ou acordos internacionais, ratificados e aprovados pela República Federativa do Brasil e, igualmente, pela adoção do Princípio da Reciprocidade, no prazo máximo de 60 dias, respeitada a validade da habilitação de origem. CERTO. ERRADO.

O prazo a que se refere o caput do artigo da Res. 360 iniciar-se-á a partir da data de entrada no âmbito territorial brasileiro. CERTO. ERRADO.

Uma exceção à regra: Diplomatas e Cônsules estrangeiros estão dispensados dos requisitos e prerrogativas anteriores. CERTO. ERRADO.

Quando o condutor habilitado em país estrangeiro cometer infração de trânsito, cuja penalidade implique na proibição do direito de dirigir, a autoridade de trânsito competente tomará as seguintes providências - recolher e reter o documento de habilitação, até que expire o prazo da suspensão do direito de usá-la, ou até que o condutor saia do território nacional, se a saída ocorrer antes de expirar o prazo; - comunicar à autoridade que expediu ou em cujo nome foi expedido o documento de habilitação, a suspensão do direito de usá-la, solicitando que notifique ao interessado da decisão tomada; - indicar no documento de habilitação, que o mesmo não é válido no território nacional, quando se tratar de documento de habilitação com validade internacional. CERTO. ERRADO.

O condutor deverá acionar de imediato as luzes de advertência (pisca-alerta) providenciando a colocação do triângulo de sinalização ou equipamento similar à distância mínima de 10metros da parte traseira do veículo. CERTO. ERRADO.

A Resolução Contran:036/98 fala que o equipamento de sinalização de emergência deverá ser instalado paralelo ao eixo da via, e em condição de boa visibilidade. CERTO. ERRADO.

A RESOLUÇÃO Nº 24 A gravação do número de identificação veicular (VIN) no chassi ou monobloco, deverá ser feita, no mínimo, em um ponto de localização. CERTO. ERRADO.

A gravação do número de identificação veicular (VIN) no chassi ou monobloco poderá ser feito: na coluna da porta dianteira lateral esquerda; no compartimento do motor; em um dos pára-brisas e em um dos vidros traseiros, quando existentes; em pelo menos dois vidros de cada lado do veículo, quando existentes, podendo também os quebra-ventos. CERTO. ERRADO.

Para fins do previsto no caput deste artigo, o décimo dígito do VIN, previsto na NBR 3 nº 6066, será obrigatoriamente o da identificação do modelo do veículo. CERTO. ERRADO.

Resolução Contran:032/98 Os veículos de representação dos Presidentes dos Tribunais Federais, dos Governadores, Prefeitos, Secretários Estaduais e Municipais, dos Presidentes das Assembléias Legislativas, das Câmaras Municipais, dos Presidentes dos Tribunais Estaduais e do Distrito Federal, e do respectivo chefe do Ministério Público e ainda dos Oficiais Generais das Forças Armadas terão placas especiais, de acordo com os modelos estabelecidos pelo CONTRAN. CERTO. ERRADO.

Poderão ser utilizados os mesmos modelos de placas para os veículos oficiais dos 1) Vice-Governadores e dos Vice-Prefeitos, assim como para os Vice Presidente da Câmera dos Vereadores 2) Ministros dos Tribunais Federais, Senadores e Deputados, mediante solicitação dos Presidentes de suas respectivas instituições. CERTO. ERRADO.

Os veículos de representação que trata a resolução RESOLUÇÃO Nº 32 deverão estar registrados junto ao RENAVAM. CERTO. ERRADO.

RESOLUÇÃO Nº 92 Em caso de acidente, as informações referentes às últimas vinte e quatro horas de operação do veículo ficarão à disposição das autoridades competentes pelo prazo de 1 ano. CERTO. ERRADO.

Após o registro no órgão de trânsito, cada veículo será identificado por placas dianteira e traseira, afixadas em primeiro plano e integrante do mesmo, contendo 7(sete) caracteres alfanuméricos individualizados sendo o primeiro grupo composto por 3(três), resultante do combinação , com repetição de 26 (vinte e seis) letras, tomadas três a três, e o segundo grupo composto por 4 (quatro), resultante do combinação, com repetição, de 10 (dez)algarismos, tomados quatro a quatro. CERTO. ERRADO.

RESOLUÇÃO N.º 254 Estabelece requisitos para os vidros de segurança e critérios para aplicação de inscrições, pictogramas e películas nas áreas envidraçadas dos veículos automotores ASSERTIVA Para circulação nas vias públicas do território nacional é obrigatório o uso de vidro de segurança laminado no para-brisa de todos os veículos a serem admitidos e de vidro de segurança temperado, uniformemente protendido, ou laminado, nas demais partes envidraçadas. CERTO. ERRADO.

RESOLUÇÃO N.º 254 É permitida a aplicação de películas refletivas nas áreas envidraçadas do veículo. CERTO. ERRADO.

RESOLUÇÃO N.º 254 A transmissão luminosa não poderá ser inferior a 75% para os vidros incolores dos pára-brisas e 70% para os para-brisas coloridos e demais vidros indispensáveis à dirigibilidade do veículo. CERTO. ERRADO.

Resolução Contran:210/2006 - Estabelece os limites de peso e dimensões para veículos que transitem por vias terrestres e dá outras providências. As dimensões autorizadas para veículos, com ou sem carga, são as seguintes: Largura Máxima 2,60 Altura 4,40. CERTO. ERRADO.

Serão consideradas alterações de cor aquelas realizadas através de pintura ou adesivamento em área superior a 50% do veículo, excluídas as áreas envidraçadas. CERTO. ERRADO.

Resolução Contran:441/2013 - Dispõe sobre o transporte de cargas de sólidos a granel nas vias abertas à circulação pública em todo o território nacional. O transporte de qualquer tipo de sólido a granel em vias abertas à circulação pública, em veículos de carroçarias abertas, somente será permitido nos seguintes casos: I - veículos com carroçarias de guardas laterais fechadas; II - veículos com carroçarias de guardas laterais dotadas de telas metálicas com malhas de dimensões que impeçam o derramamento de fragmentos do material transportado. CERTO. ERRADO.

Resolução Contran:441/2013 - Dispõe sobre o transporte de cargas de sólidos a granel nas vias abertas à circulação pública em todo o território nacional. O transporte de qualquer tipo de sólido a granel em vias abertas à circulação pública, em veículos de carroçarias abertas, somente será permitido nos seguintes casos: I - veículos com carroçarias de guardas laterais abertas; II - veículos com carroçarias de guardas laterais dotadas de telas plasticas com malhas de dimensões que impeçam o derramamento de fragmentos do material transportado. CERTO. ERRADO.

Resolução Contran:441/2013 - Dispõe sobre o transporte de cargas de sólidos a granel nas vias abertas à circulação pública em todo o território nacional. A carga transportada não poderá exceder os limites da carroceria do veículo. CERTO. ERRADO.

Resolução Contran:441/2013 - Dispõe sobre o transporte de cargas de sólidos a granel nas vias abertas à circulação pública em todo o território nacional. Art. 231. Transitar com o veículo: IV - com suas dimensões ou de sua carga superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização, sem autorização: Infração - grave; Penalidade - multa; Medida administrativa - retenção do veículo para regularização. CERTO. ERRADO.

Resolução Contran nº 471, de 18/12/ 2013: Regulamenta a fiscalização de trânsito por intermédio de videomonitoramento em estradas e rodovias, nos termos do § 2º do artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro. A utilização de sistemas de videomonitoramento para fiscalização de trânsito em estradas e rodovias. CERTO. ERRADO.

Resolução Contran nº 471, de 18/12/ 2013: Regulamenta a fiscalização de trânsito por intermédio de videomonitoramento em estradas e rodovias, nos termos do § 2º do artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro. A infração deverá ser comprovada por declaração da autoridade ou do agente da autoridade de trânsito, por aparelho eletrônico ou por equipamento audiovisual, reações químicas ou qualquer outro meio tecnologicamente disponível, previamente regulamentado pelo CONTRAN “Regulamenta a fiscalização de trânsito por intermédio de videomonitoramento nos termos do § 2º do artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro.”. CERTO. ERRADO.

RESOLUÇÃO CONTRAN 525/2015: TEMPO DE DIREÇÃO DO MOTORISTA PROFISSIONAL Para controle do tempo de direção e do intervalo de descanso, quando a fiscalização for efetuada de acordo com o inciso I, deverá ser descontado da medição realizada, o erro máximo admitido de 5(cinco) minutos a cada 24 (vinte e quatro) horas e 20(vinte) minutos a cada 7 (sete) dias. CERTO. ERRADO.

As Combinações de Veículos de Carga - CVC, com mais de duas unidades, incluída a unidade tratora, com peso bruto total acima de 57 t ou com comprimento total acima de 19,80 m, só poderão circular portando Autorização Especial de Trânsito – AET. CERTO. ERRADO.

A AET, fornecida pelo Órgão Executivo Rodoviário da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal com circunscrição sobre a via, terá validade máxima de 6 (MESES) ano e conterá, no mínimo: CERTO. ERRADO.

RESOLUÇÃO Nº 552 Nos veículos com carroceria inteiramente fechada (furgão carga geral, baú isotérmico, baú frigorífico, etc.), as paredes podem ser consideradas como estrutura de contenção, sendo opcional a existência de pontos de amarração internos. CERTO. ERRADO.

RESOLUÇÃO Nº 24, DE 21 DE MAIO DE 1998 fala que : Todas as vezes que houver alteração dos modelos básicos dos veículos, os fabricantes encaminharão, com antecedência de 30 (trinta) dias, as localizações de identificação veicular. CERTO. ERRADO.

Ficam dispensadas da emissão de Autorização Especial de Trânsito – AET as Combinações de Transporte de Veículos – CTV e as Combinações de Transporte de Veículos. CERTO. ERRADO.

O trânsito de Combinações para Transporte de Veículos – CTV e de Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas – CTVP de que trata esta Resolução será do amanhecer ao pôr do sol, e sua velocidade máxima de 80 km/h. CERTO. ERRADO.

Não se aplica a restrição quanto ao horário de trânsito contida no caput para Combinações cujo comprimento seja de no máximo 19,80 m (dezenove metros e oitenta centímetros). Será admitido o trânsito noturno das Combinações que apresentem comprimento superior a 19,80 m (dezenove metros e oitenta centímetros) até 23,00 m (vinte três metros) nas vias com pista dupla e duplo sentido de circulação, dotadas de separadores físicos, que possuam duas ou mais faixas de circulação no mesmo sentido. Nos trechos rodoviários de pista simples será permitido também o trânsito noturno, quando vazio, ou com carga apenas na plataforma inferior, devidamente ancorada e ativada toda a sinalização do equipamento transportador. Poderão ser adotados horários distintos dos estabelecidos por esta Resolução em trechos específicos, mediante proposição da autoridade competente com circunscrição sobre a via. CERTO. ERRADO.

Auto de Infração de Trânsito: é o documento que dá início ao processo administrativo para imposição de punição, em decorrência de alguma infração à legislação de trânsito. CERTO. ERRADO.

a autoridade de trânsito expedirá, no prazo máximo de 30 (trinta) dias contados da data do cometimento da infração, a Notificação da Autuação dirigida ao proprietário do veículo, na qual deverão constar os dados mínimos definidos no art. 280 do CTB. CERTO. ERRADO.

Sobre a Resolução 24/98 Para os veículos tipo ciclomotores, motonetas, motocicletas e deles derivados, a altura dos caracteres da gravação de identificação veicular (VIN) deve ter no mínimo 4,0 (quatro) milímetros. CERTO. ERRADO.

Antes do registro e licenciamento, o veículo novo ou usado incompleto, nacional ou importado, que portar a nota fiscal de compra e venda ou documento alfandegário poderá transitar: Do pátio da fábrica, da indústria encarroçadora ou concessionária e do Posto alfandegário, a órgão de trânsito do município de destino, nos 15 dias consecutivos (à data do carimbo de saída do veículo) constante da nota fiscal ou documento alfandegário correspondente;. CERTO. ERRADO.

Sobre as Resoluções 254, 386 e Deliberação 78, do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que estabelecem os requisitos para os vidros de segurança e critérios para aplicação de inscrições, pictogramas e películas nas áreas envidraçadas dos veículos automotores, assinale a alternativa INCORRETA. A) Para circulação nas vias públicas do território nacional, é obrigatório o uso de vidro de segurança laminado no para-brisa de todos os veículos a serem admitidos e de vidro de segurança temperado, uniformemente protendido, ou laminado, nas demais partes envidraçadas. B) A transmissão luminosa não poderá ser inferior a 75% para vidros incolores dos para-brisas e 70% para os para-brisas coloridos e demais vidros indispensáveis à dirigibilidade do veículo. C) Aos vidros que não interferem nas áreas envidraçadas, indispensáveis à dirigibilidade do veículo, a transparência não poderá ser inferior a 15%. D) É proibida a aplicação de películas refletivas nas áreas envidraçadas do veículo. E) Os veículos blindados são isentos do uso dos vidros de segurança, exigidos por Resolução do CONTRAN.

A fiscalização do consumo, pelos condutores de veículos automotores, de bebidas alcoólicas e de outras substâncias psicoativas que determinem dependência deve ser procedimento operacional rotineiro dos órgãos de trânsito. CERTO. ERRADO.

RESOLUÇÃO 432/13 É obrigatória a realização do exame de alcoolemia para as vítimas fatais de acidentes de trânsito. CERTO. ERRADO.

O CRLVe(CERTIFICADO DE REGISTRO LICENCIAMENTO VEICULAR ELETRONICO) somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT). CERTO. ERRADO.

É PROIBIDO DIRIGIR POR MAIS DE 5HORAS E MEIA ININTERRUPTAS. CERTO. ERRADO.

É NECESSÁRIO UM TEMPO DE 30 MIN DE DESCANSO A CADA 6 HORAS NA CONDUÇÃO DE VEICULO DE CARGA. CERTO. ERRADO.

É NECESSÁRIO UM INTERVALO MINIMO DE 30 MINUTOS DE DESCANSO PARA CADA 4 HORAS NA CONDUÇÃO DE VEÍCULO RODOVIÁRIO DE PASSAGEIROS. CERTO. ERRADO.

NÃO É POSSÍVEL PRORROGAR O TEMPO DE DIREÇÃO PELO PERÍODO QUE FOR NECESSÁRIO ATÉ ALGUM LUGAR QUE OFEREÇA SEGURANÇA. CERTO. ERRADO.

o erro máximo admitido de 2 (dois) minutos a cada 24 (vinte e quatro) horas e 10 (dez) minutos a cada 7 (sete) dias. CERTO. ERRADO.

O condutor é obrigado, dentro do período de 24 (vinte e quatro) horas, a observar o mínimo de 11 (onze) horas de descanso, que podem ser fracionadas, usufruídas no veículo e coincidir com os intervalos mencionados no inciso II, observadas, no primeiro período, 8 (oito) horas ininterruptas de descanso;. CERTO. ERRADO.

DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO 525 A critério do agente, no caso do inciso I do § 1º deste artigo, não se dará a retenção imediata de veículos de transporte coletivo de passageiros, carga perecível e produtos perigosos. CERTO. ERRADO.

DE ACORDO COM A RES 525 As exigências estabelecidas nesta Resolução referentes ao transporte coletivo de passageiros, não exclui outras definidas pelo poder concedente. CERTO. ERRADO.

é facultado o fracionamento do intervalo de condução do veículo previsto na Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro - CTB, em períodos de no mínimo 5 (cinco) minutos;. CERTO. ERRADO.

é facultado o fracionamento do intervalo de condução do veículo previsto na Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro - CTB, em períodos de no mínimo 10 minutos;. CERTO. ERRADO.

será assegurado ao motorista intervalo mínimo de 1 (uma) hora para refeição, podendo ser fracionado em 2 (dois) períodos e coincidir com o tempo de parada obrigatória na condução do veículo estabelecido pelo CTB, exceto quando se tratar do motorista profissional enquadrado no § 5º do art. 71 da Consolidação das Leis Trabalhistas. CERTO. ERRADO.

Fica proibida a utilização de cordas como dispositivo de amarração de carga, sendo permitido o seu uso exclusivamente para fixação da lona de cobertura, quando exigível. CERTO. ERRADO.

I - Prescrição da Ação Punitiva: 5 anos; II - Prescrição da Ação Executória: 5 anos; III - Prescrição Intercorrente: 3 anos. CERTO. ERRADO.

A Autorização Especial de Trânsito - AET terá validade pelo prazo máximo de 1 (um) ano, de acordo com o licenciamento da unidade tratora, para os percursos e horários previamente aprovados, e somente será fornecida após vistoria técnica da Combinação de Veículos de Carga - CVC, que será efetuada pelo Órgão Executivo Rodoviário da União, ou dos Estados, ou dos Municípios ou do Distrito Federal. CERTO. ERRADO.

RESOLUÇÃO 417 VIDEOMONITORAMENTO A fiscalização de trânsito mediante sistema de videomonitoramento somente poderá ser realizada nas vias que estejam devidamente sinalizadas para esse fim. CERTO. ERRADO.

a autoridade ou o agente da autoridade de trânsito, exercendo a fiscalização remota por meio de sistemas de videomonitoramento, poderão autuar condutores e veículos, cujas infrações por descumprimento das normas gerais de circulação e conduta tenham sido detectadas “online” por esses sistemas. CERTO. ERRADO.

Considere: I. Tara. II. Peso Bruto Total − PBT. III. Peso Bruto Total Combinado − PBTC. IV. Capacidade Máxima de Tração − CMT. V. Lotação. Os veículos novos e acabados de transporte de carga e os coletivos de passageiros com peso bruto total acima de 3500 quilogramas deverão conter, em local facilmente visível, as inscrições que constam em. I, II, III, IV e V. II, III e IV, apenas. III e V, apenas. I, IV e V, apenas. I e II, apenas.

Veículo automotor de transporte coletivo com capacidade para até vinte passageiros. MICRO-ÔNIBUS. ÔNIBUS.

Veículo de um ou mais eixos que se apoia na sua unidade tratora ou é a ela ligado por meio de articulação. reboque. semirreboque.

VEÍCULO CONJUGADO - combinação de veículos, sendo o primeiro um veículo automotor e os demais reboques ou equipamentos de trabalho agrícola, construção, terraplenagem ou pavimentação. CERTO. ERRADO.

RES, 290 A responsabilidade pela inscrição e conteúdo dos pesos e capacidades, conforme estabelecido no Anexo desta Resolução será: I - do fabricante ou importador, quando se tratar de veículo novo acabado ou inacabado; II - do fabricante da carroçaria ou de outros implementos, em caráter complementar ao informado pelo fabricante ou importador do veículo; III - do responsável pelas modificações, quando se tratar de veículo novo ou já licenciado que tiver sua estrutura e/ou número de eixos alterados, ou outras modificações previstas pelas Resoluções 292/08 e 293/08, ou suas sucedâneas. IV - do proprietário do veículo, conforme estabelecido no art. 5º desta Resolução. CERTO. ERRADO.

A medição do comprimento dos veículos do tipo guindaste deverá tomar como base, a ponta da lança e o suporte dos contrapesos. CERTO. ERRADO.

RESOLUÇÃO 552 Os veículos do tipo prancha ou carroceria aberta, transportando equipamento(s), máquina(s), veículo(s) ou qualquer outro tipo de carga fracionada, deverão amarrar cada unidade de carga com correntes, cintas têxteis, cabos de aço ou combinação entre esses tipos, ancorados nos pontos de amarração da estrutura metálica da carroceria e/ou do próprio chassi, em pelo menos 4 (quatro) terminais de amarração. CERTO. ERRADO.

RESOLUÇÃO 552 Para as cargas que não ocuparem toda a carroceria no sentido longitudinal, restando espaços vazios nos painéis traseiro e frontal, devem ser previstos pelo transportador, além dos dispositivos de amarração, outros dispositivos diagonais que impeçam os movimentos para frente e para trás da carga. CERTO. ERRADO.

Será admitida a circulação do veículo com compartimento de carga aberto apenas durante o transporte de carga indivisível que ultrapasse o comprimento da caçamba ou do compartimento de carga. CERTO. ERRADO.

. A fiscalização de peso dos veículos deve ser feita por equipamento de pesagem (balança rodoviária) ou, na impossibilidade, pela verificação de documento fiscal. CERTO. ERRADO.

Cabe à autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via determinar a localização, a sinalização, a instalação e a operação dos medidores de velocidade do tipo fixo. CERTO. ERRADO.

Para configuração das infrações previstas no art. 218 do CTB, a velocidade considerada para efeito da aplicação da penalidade será o resultado da subtração da velocidade medida pelo instrumento ou equipamento pelo erro máximo admitido previsto na legislação metrológica em vigor, conforme tabela de valores referenciais de velocidade e tabela para enquadramento infracional constantes do Anexo II. CERTO. ERRADO.

2º Para configuração da infração prevista no art. 219 do CTB, a velocidade considerada para efeito da aplicação da penalidade será o resultado da soma da velocidade medida pelo instrumento ou equipamento com o erro máximo admitido previsto na legislação metrológica em vigor, conforme tabela de valores referenciais de velocidade constante do Anexo III. CERTO. ERRADO.

Compete ao Ministério das Cidades a coordenação máxima do Sistema Nacional de Trânsito. CERTO. ERRADO.

O Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN órgão integrante do Sistema Nacional de Trânsito, presidido pelo dirigente do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, órgão máximo executivo de trânsito da União, é composto por um representante de cada um dos seguintes Ministérios: I - da Ciência e Tecnologia; II - da Educação; III - da Defesa; IV - do Meio Ambiente; V - dos Transportes; VI - das Cidades; e VII - da Saúde. CERTO. ERRADO.

A AUTORIZAÇÃO ESPECIAL DE QUE TRATA A RESOLUÇÃO 004/98 DO CONTRAN, QUE DISPÕE SOBRE O TRANSITO DE VEÍCULOS NOVOS,NACIONAIS OU IMPORTADOS, ANTES DA TRANSFERÊNCIA, TERÁ VALIDADE DE 15 DIAS IMPRORROGÁVEIS. CERTO. ERRADO.

Quanto à habilitação do candidato ou condutor estrangeiro para direção de veículos em território nacional. (res360 CONTRAN), cabe ao CONTRAN informar aos demais órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito a que países se aplica o disposto no artigo 1º da resolução. CERTO. ERRADO.

O condutor de veículo automotor, oriundo de país estrangeiro e nele habilitado, em estada regular, desde que penalmente imputável no Brasil, oriundo de países não signatários e sem acordo de reciprocidade, poderá dirigir no Território Nacional mediante a troca da sua habilitação de origem pela equivalente nacional junto ao órgão ou entidade executiva de trânsito dos Estados ou do Distrito Federal e ser aprovado nos Exames de Aptidão Física e Mental, Avaliação Psicológica e de Direção Veicular, respeitada a sua categoria, com vistas à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. CERTO. ERRADO.

é facultado o fracionamento do intervalo de condução do veículo previsto na Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro - CTB, em períodos de no mínimo 5 (cinco) minutos;. CERTO. ERRADO.

O Auto de Infração de Trânsito valerá como notificação da autuação quando for assinado pelo condutor e este for o proprietário do veículo. CERTO. ERRADO.

O proprietário do veículo será considerado responsável pela infração cometida caso não haja identificação do condutor infrator até o término do prazo fixado na Notificação da Autuação; caso a identificação seja feita em desacordo com o estabelecido no artigo anterior caso não haja registro de comunicação de venda à época da infração. CERTO. ERRADO.

Os órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito deverão solicitar autorização ao Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN para viabilizar o pagamento de multas de trânsito e demais débitos relacionados a veículos com cartões de débito ou crédito. CERTO. ERRADO.

Os tratores, os veículos protótipos utilizados exclusivamente para competições esportivas e as viaturas militares operacionais das Forças Armadas estão desobrigados a observar o padrão da Res. 24/98 VIN. CERTO. ERRADO.

O parcelamento poderá englobar uma ou mais multas de trânsito vinculadas ao veículo. CERTO. ERRADO.

O embarcador é responsável pela infração relativa ao transporte de carga com excesso de peso nos eixos ou no peso bruto total, quando simultaneamente for o único remetente da carga e o peso declarado na nota fiscal, fatura ou manifesto for inferior àquele aferido. CERTO. ERRADO.

O transportador é o responsável pela infração relativa ao transporte de carga com excesso de peso nos eixos ou quando a carga proveniente de mais de um embarcador ultrapassar o peso bruto total. CERTO. ERRADO.

O transportador e o embarcador são solidariamente responsáveis pela infração relativa ao excesso de peso bruto total, se o peso declarado na nota fiscal, fatura ou manifesto for superior ao limite legal. CERTO. ERRADO.

Compete à Polícia Rodoviária Federal, no âmbito das rodovias e estradas federais implementar as medidas da Política Nacional de Segurança e Educação de Trânsito. CERTO. ERRADO.

Compete à Polícia Rodoviária Federal, no âmbito das rodovias e estradas federais credenciar os serviços de escolta, fiscalizar e adotar medidas de segurança relativas aos serviços de remoção de veículos, escolta e transporte de carga indivisível;. CERTO. ERRADO.

Compete à Polícia Rodoviária Federal, no âmbito das rodovias e estradas federais: credenciar os serviços de escolta, fiscalizar e adotar medidas de segurança relativas aos serviços de remoção de veículos, escolta e transporte de carga indivisível;. CERTO. ERRADO.

Compete à Polícia Rodoviária Federal, no âmbito das rodovias e estradas federais: efetuar levantamento dos locais de acidentes de trânsito e dos serviços de atendimento, socorro e salvamento de vítimas. CERTO. ERRADO.

Equiparam-se às indústrias encarroçadoras as empresas responsáveis pela instalação de equipamentos destinados a transformação de veículos em ambulâncias, veículos policiais e demais veículos de emergência. CERTO. ERRADO.

No caso dos Estados da região norte do país, o prazo de que trata o inciso I será de 30(trinta) dias consecutivos. CERTO. ERRADO.

Sobre a Resolução 396, do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que estabelece requisitos técnicos mínimos para a fiscalização da velocidade de veículos automotores, reboques e semirreboques, o medidor de velocidade dotado de dispositivo registrador de imagem deve permitir a identificação do veículo. NÃO é requisito essencial que o medidor registre. a contagem volumétrica de tráfego. a data e a hora da infração. a placa do veículo. a velocidade medida do veículo em km/h. a cor e o modelo do veículo.

É proibida a aplicação de película refletiva nas áreas envidraçadas dos veículos automotores. CERTO. ERRADO.

EM CASO DE ACIDENTE, AS INFORMAÇÕES REFERENTES ÀS ULTIMAS VINTE E QUARTROS HORAS DE OPERAÇÃO DO VEÍCULO FICARÃO À DISPOSIÇÃO DAS AUTORIDADES COMPETENTES PELO PRAZO DE 2ANO. CERTO. ERRADO.

Considere a seguinte situação hipotética. Um motorista deslocava-se da sua residência para o trabalho, quando ocorreu uma pane mecânica no seu veículo automotor, que ficou imobilizado no leito viário. Nessa situação, o motorista deverá providenciar a imediata sinalização de advertência, sendo suficiente para isso a colocação do triângulo de sinalização, ou equipamento similar, à distância mínima de 50 m da parte traseira do veículo. CERTO. ERRADO.

DE ACORDO COM A RES. 552 É DE RESPONSABILIDADE DO PROPRIETÁRIO VERIFICAR PERIODICAMENTE DURANTE O PERCURSO O TENSIONAMENTO DOS DISPOSITIVOS DE FIXAÇÃO E REPARA-LOS QUANDO NECESSÁRIO. CERTO. ERRADO.

De acordo com a Res. 552 Os pontos de amarração não podem estar fixados exclusivamente no piso de madeira, e sim fixada na parte metálica da corroceria ou no próprio chassi. CERTO. ERRADO.

Nos veículo do tipo baú lonado ( tipo "sider"), as lonas laterais não podem ser consideradas como estrutura de contenção da carga, devendo existir pontos de amarração em número suficiente. CERTO. ERRADO.

A dimensão autorizada para o comprimento do balanço traseiro em veículos de transporte de carga não articulados será, no máximo, a de 60% da distância entre os eixos, distância que é medida do extremo da roda do eixo. CERTO. ERRADO.

FICA PROIBIDO A INCLUSÃO DE EIXO AUXILIAR VEICULAR EM SEMIRERBOQUE COM COMPRIMENTO IGUAL OU INFERIOR A 10,50M DOTADO OU NÃO DE QUINTA RODA. CERTO. ERRADO.

De acordo com a resolução 258/07 alterada pela resolução 526/15 o veículo que independentemente da natureza da carga poderá prosseguir viagem sem remanejamento ou transbordo desde que os excessos aferidos em cada eixo ou conjunto de eixos sejam simultaneamente inferiores a 12,5 ( doze e meio porcento). CERTO. ERRADO.

RES. 735. DISPÕE QUE Somente será admitido o acoplamento de reboque e semirreboque, especialmente construídos para utilização nesses tipos de Combinação para Transporte de Veículos – CTV e Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas – CTVP, quando devidamente homologados pelo órgão máximo executivo de trânsito da União, com códigos específicos na tabela de marca/modelo do RENAVAM, que enviará atestado técnico de aprovação aos. CERTO. ERRADO.

As placas de identificação de veículos terão de ser confeccionadas por fabricantes credenciados pelo órgão máximo executivo de trânsito da União. certo. errado.

Serão aceitas inovações tecnológicas ainda que não contempladas nos requisitos estabelecidos nos Anexos da Resolução nº 227/07, mas que comprovadamente assegurem a sua eficácia e segurança dos veículos, desde que devidamente avaliadas e aprovadas pelo órgão máximo executivo de trânsito da União. certo. errado.

É permitida a colocação de adesivos, pinturas e películas nos dispositivos dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos, desde que mantida luminosidade de pelo menos 90% do original. certo. errado.

A identificação, localização e forma correta de utilização dos dispositivos luminosos deverão constar no manual do veículo. certo. errado.

Os veículos automotores, exceto os inacabados tratados na Resolução nº 227/07, ficam limitados à instalação e ao funcionamento simultâneo de 8 (oito) faróis, independentemente de suas finalidades. certo. errado.

Desde que previamente autorizado pelo órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, de registro e licenciamento do veículo, poderá ser permitida a modificação da estrutura original de fábrica de determinado veículo, a fim de aumentar a capacidade de carga, visando o uso do combustível Diesel. certo. errado.

Para o licenciamento dos veículos que utilizam o Gás Natural Veicular como combustível será exigida, anualmente, a apresentação de novo CSV. certo. errado.

Conforme resolução 780, Os veículos em circulação havendo necessidade de aquisição de nova placa padrão mercosul, por furto; extravio; roubo; ou dano ou ainda por segunda placa traseira, o proprietário do veículo poderá adquiri-la de outra unidade da Federação, mediante intermediação do DETRAN onde seu veículo estiver registrado. certo. errado.

Conforme resolução 780 do Contran, Será exigida nova Placa padrão MERCOSUL quando: I substituição de qualquer das placas em decorrência de mudança de categoria ou furto, extravio, roubo, dano II mudança de município ou Unidade Federativa III necessidade de instalação da segunda placa traseira. todos certos. nenhum correto.

Conforme resolução 780 do Contran, para o veículo já emplacado com modelo PIV, transferido para um Estado que ainda esteja em fase de transição para o novo modelo, não poderá este veículo voltar a usar o modelo antigo de placas. certo. errado.

As lanternas especiais de emergência que emitem luz de cor azul, poderão ser utilizadas exclusivamente em veículos destinados a socorro de incêndios e salvamento, como também os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias,quando em prestação de serviço de urgência. certo. errado.

Conforme resolução 667/17, ficam limitados a instalação e o funcionamento simultâneo de no máximo 8 faróis, independentemente de suas finalidades. certo. errado.

Conforme resolução 667/17, é permitida a colocação de adesivos, pinturas, películas ou qualquer outro material que não seja original do fabricante nos dispositivos dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos. certo. errado.

De acordo com a resolução 667/17, É proibida a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original do fabricante. certo. errado.

De acordo com a resolução 667/17,não serão aceitas inovações tecnológicas, ainda que não contempladas nos requisitos estabelecidos nesta Resolução, desde que sua eficácia seja comprovada através de certificação ou legislação internacional reconhecidas pelo órgão máximo executivo de trânsito da União. certo. errado.

Consoante resolução 349, Fica dispensado da utilização de régua de sinalização o veículo que possuir EXTENSOR DE CAÇAMBA, no qual deve ser lacrada a segunda placa traseira. certo. errado.

Conforme resolução 349, Será admitida a circulação do veículo com compartimento de carga aberto apenas durante o transporte de carga indivisível que ultrapasse o comprimento da caçamba ou do compartimento de carga. certo. errado.

A Carga ou Bicicleta deverá estar acondicionada e afixada de modo que não oculte as luzes, incluídas as luzes de freio e os indicadores de direção e os dispositivos refletores, ressalvada, entretanto, a ocultação da lanterna de freio elevada. certo. errado.

Reso 349, O balanço traseiro não deve exceder 60% do valor da distância entre os dois eixos do veículo. certo. errado.

Os veículos tipo motocicleta ou motoneta, quando autorizados pelo poder concedente para transporte remunerado de cargas (motofrete) e de passageiros (mototáxi), deverão submeter-se à inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança. certo. errado.

Os mototaxistas deveram apresentar, previamente, certidão negativa do registro de distribuição criminal relativamente aos crimes de homicídio, roubo, estupro e corrupção de menores, renovável a cada 5 anos, junto ao órgão responsável pela respectiva concessão ou autorização. certo. errado.

Entende-se como “sólido a granel” qualquer carga sólida fracionada, fragmentada ou em grãos, transformada ou in natura, transportada diretamente na carroceria do veículo, desde que acondicionada em embalagem. certo. errado.

Em casos excepcionais, desde que devidamente justificada e registrada na respectiva Autorização Especial de Trânsito, é possível que a carga transportada (sólido a granel) exceda os limites da carroceria do veículo. certo. errado.

Para os veículos utilizados no transporte de cana-de-açúcar, a Resolução CONTRAN nº 441/13 possui preocupação específica. Para que não haja o derramamento desse tipo de carga, o uso de lona, cordas ou dispositivo similar fica restrito à cana-de-açúcar inteira, medindo entre 1,50 e 3,00m, com as cordas tendo distância máxima entre elas de 1,50m. certo. errado.

Sempre que for necessária a imobilização temporária de um veículo no leito viário, em situação de emergência, deverá ser providenciada a imediata sinalização de advertência, na forma estabelecida pelo CONTRAN. certo. errado.

Para a apuração dos períodos de trabalho e de repouso diário dos condutores, a autoridade competente utilizará as seguinte informações: 1. velocidades desenvolvidas; 2. distância percorrida pelo veículo; 3. tempo de movimentação do veículo e suas interrupções; 4. data e hora de início da operação; 5. identificação do veículo; 6. identificação dos condutores; 7. identificação de abertura do compartimento que contém o disco ou de emissão da fita diagrama. apenas 1 6 e 7. apenas 1, 2, 3, 6. apenas 3,4,5,6. todos. nenhum.

Ao final de cada período de 24 horas, as informações do tacografo ficarão à disposição da autoridade policial ou da autoridade administrativa com jurisdição sobre a via, pelo prazo de 90 dias. certo. errado.

Ficam limitados a instalação e o funcionamento simultâneo de no máximo 18 faróis, independentemente de suas finalidades. certo. errado.

É permitida a colocação de adesivos, pinturas, películas ou qualquer outro material nos dispositivos dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos. certo. errado.

A identificação, localização e forma correta de utilização dos dispositivos luminosos deverão constar no manual do veículo e serão aceitas inovações tecnológicas ainda que não contempladas nos requisitos estabelecidos nos Anexos, mas que comprovadamente assegurem a sua eficácia e segurança dos veículos, desde que devidamente avaliadas e aprovadas pelo CONTRAN. certo. errado.

RES 349 A carga ou a bicicleta deverá estar acondicionada e afixada de modo que: I não coloque em perigo as pessoas nem cause danos a propriedades públicas ou privadas, e em especial, não se arraste pela via nem caia sobre esta; II não atrapalhe a visibilidade a frente do condutor nem comprometa a estabilidade ou condução do veículo; III não provoque ruído nem poeira; IV não exceda a largura máxima do veículo; V não oculte as luzes, incluídas as luzes de freio e os indicadores de direção e os dispositivos refletores; ressalvada, entretanto, a ocultação da lanterna de freio elevada. VI não ultrapasse as dimensões autorizadas para veículos estabelecidas na Resolução CONTRAN nº 210/06, ou Resolução posterior que venha sucedê-la;. TODOS CORRETOS. NENHUM CORRETO.

De acordo com a Resolução 349/10 do Contran, na régua de sinalização é o acessório com características físicas e de forma semelhante a um para-choque traseiro, devendo ter no _______________________________, excluídos os retrovisores, e possuir sistema de sinalização paralelo, energizado e semelhante em conteúdo, quantidade, finalidade e funcionamento ao do veículo em que for instalado. A) mínimo 1,5 metro de largura e no máximo 2 metros de largura. B) mínimo 2 metros de largura e no máximo a largura do veículo. C) mínimo 1 metro de largura e no máximo a largura do veículo. D) mínimo 1 metro de largura e no máximo 2 metros de largura.

Res 439 fala que, Fica dispensado da utilização de régua de sinalização o veículo que possuir EXTENSOR DE CAÇAMBA, no qual deve ser lacrada a segunda placa traseira. certo. errado.

De acordo com a Resolução 349/10 do Contran, fica dispensado da utilização de régua de sinalização o veículo que possuir _______________, no qual deve ser lacrada a segunda placa traseira. A) cordas para amarração. B) extensor de caçamba. C) reboque alternativo. D) extensor de lataria.

As cargas, já considerada a altura do bagageiro ou do suporte, deverá ter altura máxima de 60 centímetros e suas dimensões, não devem ultrapassar o comprimento da carroçaria e a largura da parte SUPERIOR da carroçaria. certo. errado.

As cargas que sobressaiam ou se projetem além do veículo para trás, deverão estar bem visíveis e sinalizadas. No período noturno, esta sinalização deverá ser feita por meio de uma luz vermelha e um dispositivo refletor de cor vermelha. certo. errado.

O balanço traseiro não deve exceder 60% do valor da distância entre os dois eixos do veículo. certo. errado.

Será admitida a circulação do veículo com compartimento de carga aberto apenas durante o transporte. certo. errado.

O condutor que se utilize de veículo para a prática do crime de receptação, descaminho, contrabando, condenado por um desses crimes em decisão judicial transitada em julgado, terá cassado seu documento de habilitação ou será proibido de obter a habilitação para dirigir veículo automotor pelo prazo de 5 (cinco) anos. certo. errado.

Nos termos da Resolução CONTRAN nº 508/2014, para o transporte de passageiros em veículos de carga ou misto, são vedados, entre outros, transportar passageiros com idade inferior a 10 anos e passageiros em pé. certo. errado.

A medição de velocidade, por meio do medidor, é dispensável para a caracterização das infrações de trânsito de excesso de velocidade. certo. errado.

O medido portátil é caracterizado por medidor de velocidade com registro de imagem, podendo ser instalado em viatura caracterizada estacionada, em tripé, suporte fixo ou manual, usado ostensivamente como controlador em via ou em seu ponto específico, que apresente limite de velocidade superior a 110 km/h. certo. errado.

Cabe ao Contran determinar a localização, a sinalização, a instalação e a operação dos medidores de velocidade. certo. errado.

A instalação e operação de medidores de velocidade do tipo fixo deve atender aos seguintes requisitos Para os controladores de velocidade, realizar Levantamento Técnico,com periodicidade. Semestral. Bienal. Trimestral. Anual.

A instalação e operação de medidores de velocidade do tipo fixo deve atender aos seguintes requisitos Para os Redutores de velocidade, realizar Estudo Técnico,com periodicidade. Semestral. Bienal. Trimestral. Anual.

Considera-se trecho crítico o segmento de via inscrito em área circular que concentre número de acidentes com mortes e lesões no trânsito considerado significativo pela autoridade de trânsito com circunscrição sobre a vida, cujo raio é de. 2500 vias rurais e 500 vias urbanas com características urbanas. 2000 vias rurais e 600 vias urbanas com características urbanas.

É dispensada a presença da autoridade de trânsito e de seus agentes no local de operação de medidores de velocidade do tipo fixo. certo. errado.

O uso de medidores do tipo portátil para a fiscalização do excesso de velocidade é restrito às seguintes situações. nas vias urbanas e rurais com características urbanas, quando a velocidade máxima permitida for igual ou superior a 60 km/h. nas vias urbanas e rurais com características urbanas, quando a velocidade máxima permitida for igual ou superior a 80 km/h. nas vias urbanas e rurais com características urbanas, quando a velocidade máxima permitida for igual ou superior a 90 km/h. nas vias urbanas e rurais com características urbanas, quando a velocidade máxima permitida for igual ou superior a 100 km/h. nas vias urbanas e rurais com características urbanas, quando a velocidade máxima permitida for igual ou superior a 110 km/h.

O uso de medidores do tipo portátil para a fiscalização do excesso de velocidade é restrito às seguintes situações nas vias rurais, quando a velocidade máxima permitida for igual ou superior a: 80 km/h (oitenta quilômetros por hora), em rodovia; e 60 km/h (sessenta quilômetros por hora), em estrada. 60 km/h (sessenta quilômetros por hora), em rodovia e 80 km/h (oitenta quilômetros por hora), em estrada.

A PRF deve mapear e publicar em seu site na rede mundial de computadores relação de trechos ou locais em que está apto a ser fiscalizado o excesso de velocidade por meio de equipamento portátil. certo. errado.

Nos locais em que houver instalado medidor de velocidade do tipo fixo, os medidores de velocidade portáteis somente podem ser utilizados a uma distância mínima de 500 m (quinhentos metros), em vias urbanas e em trechos de vias rurais com características de via urbana; e 2.000 m (dois mil metros), para os demais trechos de vias rurais. certo. errado.

É considerado veículo pesado, veículo leve tracionando outro veículo, ou qualquer outro veículo com peso bruto total superior a três mil e quinhentos quilogramas. certo. errado.

A existência de restrições administrativas ou judiciais que restrinjam a circulação do veículo não impedem a expedição do CRLV-e. certo. errado.

A Resolução CONTRAN 809/2020 instituiu o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLVe). Assim, julgue os itens que seguem. Institui o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV-e), expedido na forma estabelecida pelo órgão máximo executivo de trânsito da União, que conterá, vinculados em dois documentos distintos, o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Licenciamento Anual (CLA). certo. errado.

O CRLV-e será expedido obrigatoriamente, entre outras situações, no registro do veículo, no licenciamento anual do veículo, na transferência de propriedade e na mudança de Município de domicílio ou de Município de residência do proprietário. certo. errado.

O CRLVe somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT). certo. errado.

O CRLV-e não é documento suficiente para fim de cumprimento do que dispõe o caput do art. 133 do CTB. certo. errado.

Para fins de fiscalização, o CRLV-e pode ser apresentado somente na versão digital por meio dos aplicativos oficiais do Governo Federal. certo. errado.

A expedição do CRLV-e dispensa a obrigatoriedade da versão impressa. certo. errado.

A ATPV-e é o documento gerado pelo órgão máximo executivo de trânsito da União em que o antigo e o novo proprietário, respectivamente, vendedor e comprador, declaram estar de acordo com a transferência da propriedade do veículo, nos termos das informações constantes no documento, não se responsabilizando pela veracidade das informações ali declaradas. certo. errado.

Resolução 810 fala que, no caso de combinações de veículos, a análise de danos deve ser realizada de forma conjunta para cada veículo registrado. certo. errado.

O órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal em que o veículo estiver registrado deve incluir a restrição administrativa no cadastro em até 10 (dez) dias úteis. certo. errado.

Enquanto perdurar a restrição administrativa imposta pelo órgão ou entidade executiva de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, é proibida a circulação do veículo nas vias públicas, sob pena de infringir em multa grave e ter seu veículo retido. certo. errado.

Conforme a Resolução n°. 803/2020, julgue as seguintes afirmativas: A fiscalização de peso dos veículos deve ser feita somente por equipamento de pesagem (balança rodoviária), sem a possibilidade de verificação de documento fiscal. certo. errado.

A medição do comprimento dos veículos do tipo guindaste deverá tomar como base, a ponta da lança e o suporte dos contrapesos. certo. errado.

Na medição do comprimento dos veículos não serão tomados em consideração os seguintes dispositivos: espelhos retrovisores ou outros dispositivos similares e dispositivos de engate do veículo a motor. certo. errado.

Conforme a Resolução n°. 803/2020, Para efeito desta Resolução e classificação do veículo, o comprimento total é aquele medido do ponto mais avançado da sua extremidade dianteira ao ponto mais avançado da sua extremidade traseira, excluídos todos os demais acessórios. certo. errado.

O veículo só poderá prosseguir viagem após sanadas as irregularidades, observadas as condições de segurança. Nos casos em que não for dispensado o remanejamento ou transbordo da carga o veículo deverá ser recolhido ao depósito, sendo liberado somente após sanada a irregularidade e pagas todas as despesas de remoção e estada. certo. errado.

O veículo só poderá prosseguir viagem após sanadas as irregularidades, observadas as condições de segurança. A critério do agente, observadas as condições de segurança, jamais poderá ser dispensado o remanejamento ou transbordo de produtos perigosos, produtos perecíveis, cargas vivas e passageiros. certo. errado.

A fiscalização dos limites de peso dos veículos, por meio do peso declarado na Nota Fiscal, Conhecimento ou Manifesto de carga poderá ser feita em qualquer tempo ou local, sendo admitida tolerância sobre o peso declarado. certo. errado.

Para fins de fiscalização de peso de veículos que transportem produtos classificados como Biodiesel (B-100) e Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP), por meio de balança rodoviária ou de Nota Fiscal, fica permitida a tolerância de 7,5% (sete e meio por cento) no PBT ou PBTC. certo. errado.

O responsável pela infração relativa ao transporte de carga com excesso de peso nos eixos ou no peso bruto total, quando simultaneamente for o único remetente da carga e o peso declarado na nota fiscal, fatura ou manifesto for inferior àquele aferido. Embarcador. Transportador.

Quando o medidor de transmitância luminosa for dotado de dispositivo impressor, o registro impresso deverá conter os seguintes dados: I – data e hora; II – placa do veículo; III – transmitância medida pelo instrumento; IV – área envidraçada fiscalizada; V – identificação do instrumento; e VI – identificação do agente. certo. errado.

O medidor de transmitância luminosa das áreas envidraçadas de veículos deve ser aprovado pelo DENATRAN e homologado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO. certo. errado.

Para obtenção do valor considerado deverá ser diminuído à medição realizada o percentual relativo de 7%. certo. errado.

O medidor de transmitância luminosa é o instrumento de medição destinado a medir, em valores percentuais, a transmitância luminosa de vidros, películas, filmes e outros materiais simples ou compostos. certo. errado.

De acordo com a Resolução 810, considera-se veículo sinistrado todo aquele envolvido em ocorrência de acidente de trânsito, dano ou qualquer outro evento que ocasione avaria em uma ou mais partes do veículo. certo. errado.

De acordo com a Resolução 810, Transcorrido o prazo de 60 dias para análise do recurso, o silêncio da autoridade competente importará aprovação tácita para todos os efeitos, do recurso. certo. errado.

De acordo com a Resol 810. Nas camionetas classificação do dano na categoria "pequena monta ou sem dano" dar-se-á quando o total de itens assinalados na coluna "SIM" somados aos da coluna "NA" for no máximo dois itens. certo. errado.

No caso de prejuízo de média ou grande monta, o órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal em que o veículo estiver registrado deve incluir a restrição administrativa no cadastro em até 15 dias úteis após o recebimento da documentação. certo. errado.

O proprietário do veículo, ou seu representante legal, classificado com "dano de grande monta" ou "dano de média monta" poderá apresentar recurso para reenquadramento do dano na categoria imediatamente inferior. Assim, o órgão executivo de trânsito dos Estados ou do Distrito Federal que detiver o registro do veículo deve apreciar o recurso no prazo de 10 dias úteis. certo. errado.

Julgue os itens a seguir, de acordo com a Resolução CONTRAN nº 740/18. As propostas dos Cetran, do Contrandife e do Departamento de Polícia Rodoviária Federal serão encaminhadas ao Contran até o dia 01 de março cada ano, acompanhadas de relatório analítico a respeito do cumprimento das metas fixadas para o ano anterior e de exposição de ações, projetos ou programas, com os respectivos orçamentos, por meio dos quais se pretende cumprir as metas propostas para o ano seguinte. certo. errado.

Julgue os itens a seguir, de acordo com a Resolução CONTRAN nº 740/18. O objetivo geral do estabelecimento de metas é, ao final do prazo de dez anos, reduzir à metade, no mínimo, o índice nacional de mortos por grupo de veículos e o índice nacional de mortos por grupo de habitantes, relativamente aos índices apurados no ano da entrada em vigor da lei que cria o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). certo. errado.

Julgue os itens a seguir, de acordo com a Resolução CONTRAN nº 740/18. O cálculo dos índices de mortalidades no trânsito será feito pelo Denatran, ouvidos DPRF e demais órgãos do SNT: divulgação oficial até o dia 31 de março de cada ano. certo. errado.

Julgue os itens a seguir, de acordo com a Resolução CONTRAN nº 740/18. As metas fixadas, no Pnatrans, serão divulgadas em setembro de cada ano, durante a Semana Nacional de Trânsito, assim como o desempenho, absoluto e relativo do cumprimento das metas vigentes no ano anterior, detalhados os dados levantados e as ações realizadas por vias federais, estaduais e municipais, devendo tais informações permanecer à disposição do público na rede mundial de computadores, na página eletrônica do Contran. certo. errado.

Julgue os itens a seguir, de acordo com a Resolução CONTRAN nº 740/18. Será admitida a tolerância de 0,8 ponto percentual da meta apurada para cada ano avaliado. certo. errado.

Julgue os itens a seguir, de acordo com a Resolução CONTRAN nº 806/20. A mensagem "NO TRÂNSITO, SUA RESPONSABILIDADE SALVA VIDAS", deverá ser veiculada obrigatoriamente nos meios de comunicação social em toda peça publicitária destinada à divulgação. certo. errado.

Julgue os itens a seguir, de acordo com a Resolução CONTRAN nº 806/20. Nos meses de agosto, setembro e outubro de 2021, a preocupação com as campanhas educativas no trânsito terá como foco pedestres e ciclistas. certo. errado.

Julgue os itens a seguir, de acordo com a Resolução CONTRAN nº 806/20. Em fevereiro, o foco é álcool e condução (substâncias psicoativas lícitas e ilícitas). Além disso, a suspensão do Direito de Dirigir a partir do novo CTB e a luz de rodagem diurna. certo. errado.

Com base em índices parciais, apurados no decorrer do ano, o Contran, os Cetran e o Contrandife poderão recomendar aos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito alterações nas ações, projetos e programas em desenvolvimento ou previstos, com o fim de atingir as metas fixadas para cada um dos Estados e para o Distrito Federal. certo. errado.

Julgue os itens subsecutivos, tendo em vista o que consta na Resolução CONTRAN nº 780/19: O proprietário de um veículo de coleção, ao optar pela nova PIV, deverá seguir as novas regras da Resolução destacada no enunciado. Assim, esta placa terá os caracteres dourados. certo. errado.

Julgue os itens subsecutivos, tendo em vista o que consta na Resolução CONTRAN nº 780/19: A PIV nova deve ser revestida, em seu anverso, de película retrorrefletiva, na cor branca com uma faixa na cor azul na margem superior, contendo ao lado esquerdo o logotipo do MERCOSUL, ao lado direito a Bandeira do Brasil e ao centro o nome BRASIL. certo. errado.

Julgue os itens subsecutivos, tendo em vista o que consta na Resolução CONTRAN nº 780/19: Segundo a norma Estampador de Placa de Identificação Veicular é empresa credenciada pelo órgão ou entidade executivo de trânsito dos Estados e do Distrito Federal (DETRAN), em sistema informatizado do DENATRAN, para exercer, exclusivamente, o serviço de acabamento final das PIV e a comercialização com os proprietários dos veículos. certo. errado.

Julgue os itens subsecutivos, tendo em vista o que consta na Resolução CONTRAN nº 780/19: É vedado ao DENATRAN e aos DETRAN credenciar empresa que não possua objeto social para a atividade de fabricação ou estampagem de PIV. certo. errado.

Julgue os itens subsecutivos, tendo em vista o que consta na Resolução CONTRAN nº 780/19: Compete ao Departamento Nacional de Trânsito - DETRAN estabelecer os requisitos mínimos do sistema desenvolvido pelo fabricante, bem como os critérios de registro das informações necessárias para o rastreamento do processo de fabricação e estampagem da PIV. certo. errado.

Julgue os itens subsecutivos, tendo em vista o que consta na Resolução CONTRAN nº 24/1998: De acordo com o que dispõe a Resolução CONTRAN nº 24/1998, todas as vezes que houver alteração dos modelos básicos dos veículos, os fabricantes encaminharão as localizações de identificação veicular com antecedência mínima de 60 dias. certo. errado.

Julgue o item com base na resolução nº 24/98. A empresa credenciada para remarcação de chassis deverá encaminhar registro fotográfico do resultado da remarcação ao departamento de trânsito de registro do veículo, mediante regulamentação do órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal. certo. errado.

Sobre o que regulamenta o CONTRAN em Resolução que estabelece o critério de identificação dos veículos, julgue os itens a seguir. De acordo com as Resoluções CONTRAN nº 24/98 e 581/116, para os veículos tipo ciclomotores, motonetas, motocicletas e deles derivados, a altura dos caracteres da gravação de identificação veicular (VIN) deve ter pelo menos 4 mm. certo. errado.

É obrigatório o uso de segunda PIV traseira nos veículos equipados com engates para reboques ou carroceria intercambiável, transportando eventualmente carga que cobrir, total ou parcialmente, a PIV traseira. certo. errado.

Report abuse