option
Questions
ayuda
daypo
search.php

Programação para dispositivos móveis

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Programação para dispositivos móveis

Description:
Programação para dispositivos móveis

Creation Date: 2014/12/08

Category: Others

Number of questions: 82

Rating:(0)
Share the Test:
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
New Comment
NO RECORDS
Content:

Os dispositivos móveis apresentam características próprias que obrigam a mudanças na forma de desenvolvimento de softwares para os mesmos. Qual das características abaixo NÃO corresponde a este tipo de dispositivo?. São menores e mais leves. Utilizam o mouse como dispositivo de apontamento. Normalmente são mais rápidos para inicialização ou desligamento. Podem possuir conectividade, inclusive intermitente. Maior autonomia de bateria.

Para a plataforma Java Micro Edition, podemos afirmar que a diferença significativa entre as configurações de um telefone celular e um smartphone: Está no MIDP. Está na marca do aparelho. Está no CLDC e no CDC. Está no hardware empregado. Está na aplicação do smartphone, que é um tablet.

O método "setCommandListener(this)" faz com que todo evento de comando de um formulário seja: Recebido através do método "commandAction". Atrasado, cancelado e revertido. Ignorado e transferido à MIDlet. Cancelado. Tratado em outra classe.

A Classe TiledLayer é uma das 5 classes introduzidas pelo pacote javax.microedition.lcdui.game com o lançamento do Mobile Information Device Profile (MIDP) versão 2.0. Ele serve para: é a classe responsável pelo gerenciamento das diversas camadas gráficas na interface. é a representação de um fundo de tela. é a representação de uma imagem na memória. é utilizada para desenhar cenários. é a representação de objetos estáticos na memória.

Uma boa estratégia de programação é utilizar a técnica chamada de "Curto - Circuito", que serve para: Utilizar loops fechados e não abertos. Utilização de loops infinitos. Sempre colocar do lado direito, a condição que possuir maior probabilidade de mudança ou o que for mais importante. Sempre colocar do lado esquerdo, a condição que possuir maior probabilidade de mudança ou o que for mais importante. Aplicado apenas quando existe concatenação de operadores lógicos.

Para desenvolver programas para dispositivos móveis, foi necessário classificar os aparelhos em duas classes. Marque a alternativa correta das duas categorias e suas principais características. CDC refere-se ao conjunto de configurações que caracterizam dispositivos limitados em memória, conectividade, vídeo, interoperabilidade e poder de processamento enquanto o MIDP refere-se ao conjunto de configurações que caracterizam dispositivos mais potentes em memória, poder de processamento, vídeo, interoperabilidade e conectividade de rede. CDC refere-se ao conjunto de configurações que caracterizam dispositivos limitados em memória, conectividade, vídeo, interoperabilidade e poder de processamento enquanto o CLDC refere-se ao conjunto de configurações que caracterizam dispositivos mais potentes em memória, poder de processamento, vídeo, interoperabilidade e conectividade de rede. CLDC refere-se ao conjunto de configurações que caracterizam dispositivos limitados em memória, conectividade, vídeo, interoperabilidade e poder de processamento enquanto o CDC refere-se ao conjunto de configurações que caracterizam dispositivos mais potentes em memória, poder de processamento, vídeo, interoperabilidade e conectividade de rede. API refere-se ao conjunto de configurações que caracterizam dispositivos limitados em memória, conectividade, vídeo, interoperabilidade e poder de processamento enquanto o MIDP refere-se ao conjunto de configurações que caracterizam dispositivos mais potentes em memória, poder de processamento, vídeo, interoperabilidade e conectividade de rede. API refere-se ao conjunto de configurações que caracterizam dispositivos limitados em memória, conectividade, vídeo, interoperabilidade e poder de processamento enquanto o CLDC refere-se ao conjunto de configurações que caracterizam dispositivos mais potentes em memória, poder de processamento, vídeo, interoperabilidade e conectividade de rede.

Sobre a Interface RocerdComparator, podemos afirmar que: Implementa um método que acha o registro igual. Implementa um conjunto de métodos para efetuar comparação entre registros. Define a comparação entre dois registros, para ver se são iguais ou a ordem relativa entre eles. define a chamada de um método que procura registros iguais. Implementa a comparação entre dois registros, para ver se são iguais ou a ordem relativa entre eles.

O componente utilizado para exibir mensagens de aviso ao usuário é: TextField. Alert. TextBox. Canvas. Form.

Assinale o item que não corresponde a uma constante para controle de fluxo no JME: Command.LOGOUT. Command.ITEM. Command.CANCEL. Command.EXIT. Command.OK.

Quando se programa em celular com uma configuração baixa como, por exemplo, CLDC 1.0, o melhor a fazer a fim de reduzir o consumo de memória RAM é: Usar o mínimo possível de instruções "for". Usar o mínimo possível de instruções "if". Usar o mínimo possível de objetos. Usar o mínimo possível de instruções de repetição, incluindo o "do" e o "while". Usar o mínimo possível de instruções de decisão, incluindo o "switch".

Boas práticas de programação compreendem: Design bonito e sofisticado. Códigos sofisticados. Programação orientada a objeto, independentemente da plataforma. Documentação e objetividade, a fim de contemplar a manutenção e o resultado. Simplicidade.

A KVM possui um tamanho extremamente reduzido e consome poucos recursos do dispositivo em sua execução e por conta disso: compatibilizou a plataforma de execução Java Micro Edition com a Java Standard Edition e com a Java Enterprise Edition. a KVM tornou-se padrão para todos os dispositivos móveis, incluindo os smartphones. ganhou um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software com a utilização das suas funcionalidades por aplicativos que não pretendem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços. Tal conjunto compatibilizou a plataforma de execução Java Micro Edition com a Java Standard Edition e com a Java Enterprise Edition. diversas funcionalidades de máquinas virtuais e da linguagem de programação que não eram necessárias para a maior parte das aplicações tornaram-se opcionais, portanto a linguagem e a máquina virtual tiveram que ser modificadas e as bibliotecas também tiveram que ser reduzidas, tornando a programação para a plataforma de execução Java Micro Edition diferente da Java Standard Edition e da Java Enterprise Edition. a KVM tornou-se o sistema operacional de celulares comuns.

A diferença significativa entre um telefone celular e um smartphone: Está na marca do aparelho. É que o smartphone é um telefone inteligente, ele possui funcionalidades que são mais avançadas e que podem ser estendidas por meio de programas executados através de seu sistema operacional. Está no tamanho do aparelho. Está no hardware empregado. Está na aplicação do smartphone, que é um tablet.

Uma máquina virtual é: Uma máquina que não existe. É a classificação dada para o tamanho do aparelho. É uma tecnologia de desenvolvimento de software para dispositivos móveis. Um simulador eficiente e isolado de uma máquina real. Um tipo de plataforma de hardware.

Como são denominados os elementos dispostos sobre um formulário no J2ME?. Screens. Sprites. Items. Robots. Elements.

O principal papel da MIDP é para: Desenvolvimento de software para dispositivos móveis. Desenhar o software. Desenvolver o programa na linguagem Java. Classificar o tamanho do aparelho. Complementar a configuração que caracteriza o dispositivo.

Para a descoberta de erros de lógica de programação a opção mais adequada seria: Apagar os comentários. Reescrever completamente o código. Buscar um código que funcione no Google. Utilizar mensagens através de Alert. Utilizar um depurador.

Sobre as MIDlets: São empacotadas dentro de um arquivo de extensão "jad". É a denominação dada aos aplicativos gerados com o Android. Podem ser utilizadas apenas em configurações CLDC. Trabalha com a High Level API para o desenvolvimento de interfaces cadastrais. Apenas podem ser instaladas por intermédio de um servidor na Web.

Sobre as ações do AMS (Application Management Software) é incorreto dizer: Define as APIs (Application Programming Interface) para a interface de usuário. Trabalha com três estados básicos da MIDlet: Iniciado, Pausado e Destruído. Notifica alterações no estado da MIDlet. É responsável por receber propriedades do arquivo descritor da aplicação. Controla o comportamento da MIDlet durante a execução.

Como a KVM implementa parcialmente as especificações da JVM (Java Virtual Machine) os aplicativos gerados: podem ser interpretados nativamente pela plataforma Java SE sem qualquer adequações. são muito pequenos e portáveis para quaisquer outras plataformas Java ME. são nativos e podem ser executados diretamente pelo sistema operacional. podem ser executados nativamente no Android, sem qualquer modificação. para uma plataforma podem não ser portáveis para outras.

Para melhorar o desempenho dos sistemas criados com JME deve-se: Nas comparações colocar do lado direito a de maior probabilidade de ocorrência. Apagar os comentários. Evitar nomes grandes para as variáveis do sistema. Instanciar objetos somente quando forem necessários. Compactar o arquivo de distribuição no formato "rar".

Podemos afirmar que a área de fluxo da IDE NetBeans: É o MIDP. É a CLDC. É responsável por estabelecer fluxo de dados e ações da aplicação de maneira gráfica. Representa o aparelho celular. Representa um mapa de banco de dados.

Assinale a alternativa falsa: A plataforma Android foi desenvolvida pela Apple para utilização em tablets. A empresa Oracle é quem atualmente suporta a plataforma JME. A configuração CLDC é voltada para dispositivos de recursos muito escassos, como celulares. A máquina virtual Java voltada para dispositivos móveis é denominada KVM. A plataforma Android utiliza uma máquina virtual denominada Dalvik.

Podemos afirmar que o NetBeans: Custa mais caro que a "Java ME SDK", pois esta é gratuita. Não depende do Java SE e pode funcionar com Java ME. É uma ferramenta para desenvolvimento profissional que atende plenamente os requisitos para desenvolvimento de software para celular na plataforma Java Micro Edition. É incompatível com a "Java ME SDK". Não é indicado para desenvolvimento de software para celular, pois não tem funcionalidades para esse tipo de desenvolvimento.

O principal papel da MIDP é para: Classificar o tamanho do aparelho. Desenvolvimento de software para dispositivos móveis. Complementar a configuração que caracteriza o dispositivo. Desenvolver o programa na linguagem Java. Desenhar o software.

O termo "API" refere-se: Ao ambiente de software. Ao ambiente de hardware. Ao tipo de equipamento ou, de dispositivo ou, ainda, ao ambiente de execução. Ao a um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos que não pretendem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços. Ao sistema operacional.

Um smartphone, diferentemente de um celular comum, quando possui suporte para a plataforma Java ME, tipicamente está: Classificado como MIDP e na CLDC. Usando a Dalvik no Java. Classificado como CDC. Classificado como CLDC. Usando a Dalvik e a KVM.

Normalmente, os dispositivos móveis são pequenos e possuem algumas diferenciações importantes quando comparados a equipamentos maiores. Marque a opção que não é uma diferenciação. Normalmente são mais lentos na inicialização e no desligamento;. Normalmente são menores e mais leves. Tendem a ser mais seguros e confiáveis;. Podem possuir ou não conectividade. Podem ser mais resistentes a quedas;.

As configurações JME direcionam os aplicativos para uma ampla família de dispositivos com características similares. Marque a opção dos aparelhos que possuem as características abaixo: - Mínimo de 512 Kb de memória para execução do Java; - Mínimo de 256 Kb de maméria para alocação em tempo de execução. CLDC. MIDP. KVM. API. CDC.

Para a plataforma Java Micro Edition, podemos afirmar que a diferença significativa entre as configurações de um telefone celular e um smartphone: Está no hardware empregado. Está na aplicação do smartphone, que é um tablet. Está no CLDC e no CDC. Está na marca do aparelho. Está no MIDP.

As configurações JME direcionam os aplicativos para uma ampla família de dispositivos com características similares. Com respeita à configuração do tipo CLDC, qual das afirmações é VERDADEIRA?. É a configuração utilizada por Smartphones, set-top boxes entre outros. Precisa de pelo menos 512 KB de memória para execução do Java. Trabalha com conectividade de rede normalmente persistente e veloz. Interface de usuário com recursos limitados. Apresenta um limite de 64 KB de memória para alocação em tempo de execução.

As configurações JME direcionam os aplicativos para uma ampla família de dispositivos com características similares. Com respeita à configuração do tipo CDC, qual das afirmações é VERDADEIRA?. Precisa de pelo menos 512 KB de memória para execução do Java. Apresenta um limite de 32 KB de memória para alocação em tempo de execução. Trabalha com conectividade de rede intermitente. É a configuração utilizada por celulares comuns e pagers. Trabalha com uma máquina virtual denominada KVM.

Na montagem do ambiente para desenvolvimento J2ME utilizando a IDE NEtBeans, precisamos de vários componente, são eles: JDK do Java SE para a plataforma do seu computador, o NetBeans e o mapeamento da plataforma J2ME dentro do NetBeans. JDK do Java SE qualquer, o NetBeans, o JDK do J2ME e o mapeamento da plataforma J2ME dentro do NetBeans. JDK do Java SE para a plataforma do seu computador, o NetBeans, o JDK do J2ME e o mapeamento da plataforma J2ME dentro do NetBeans. JDK do Java SE para a plataforma do seu computador, o JDK do J2ME e o mapeamento da plataforma J2ME dentro do NetBeans. JDK do Java SE para a plataforma do seu computador, o NetBeans, o JDK do J2ME e o mapeamento da plataforma J2ME dentro do NetBeans e o Eclipse.

Sobre as ações do AMS (Application Management Software) é incorreto dizer: Trabalha com três estados básicos da MIDlet: Iniciado, Pausado e Destruído. Define as APIs (Application Programming Interface) para a interface de usuário. Controla o comportamento da MIDlet durante a execução. É responsável por receber propriedades do arquivo descritor da aplicação. Notifica alterações no estado da MIDlet.

Como a KVM implementa parcialmente as especificações da JVM (Java Virtual Machine) os aplicativos gerados: para uma plataforma podem não ser portáveis para outras. são muito pequenos e portáveis para quaisquer outras plataformas Java ME. são nativos e podem ser executados diretamente pelo sistema operacional. podem ser executados nativamente no Android, sem qualquer modificação. podem ser interpretados nativamente pela plataforma Java SE sem qualquer adequações.

Devemos considerar o uso de bibliotecas gráficas: Quando estivermos utilizando MIDP e CLDC exclusivamente. Quando não houver espaço no dispositivo móvel. Quando a biblioteca empregar um paradigma de programação que facilite o desenvolvimento e quando houver espaço no equipamento para a adição dela. Quando o Java não estiver instalado no dispositivo móvel. Quando a Dalvik e a KVM estiverem presentes em um mesmo equipamento.

A High Level API é voltada para a construção de interfaces de usuário, similares às janelas dos sistemas desktop, sendo estas interfaces descendentes da classe Screen. Qual dos elementos abaixo NÃO é um descendente de Screen?. TextBox. Alert. Gauge. List. Form.

Qual interface encapsula o mecanismo de gerência de eventos no J2ME?. MIDletListener. CommandStateListener. MIDPListener. ActionListener. CommandListener.

Verifique o trecho de código abaixo: Display display = getDisplay(); display.setCurrent(proxTela); Marque a opção que explica corretamente o código: Cria um objeto do tipo Display, que serve para identificar qual é a próxima tela;. Nenhuma das alternativas está correta. Cria um objeto que recebe a nova tela e chama outro método para trocar a tela;. Cria um objeto display para tratar a tela atual;. Cria um objeto que identifica a tela atual do dispositivo e passa para proxTela;.

O NetBeans permite o desenvolvimento de aplicativos para JME com grande produtividade. Qual das afirmações abaixo NÃO corresponde a uma característica deste ambiente?. Apresenta uma tela denominada "Navegador", na qual pode ser observada uma visão lógica e hierárquica do projeto. Ao executar o projeto inicia o emulador e carrega o aplicativo no mesmo. A tela de código protege o código estrutural da IDE contra modificações e sinaliza para o programador com a colocação de fundo cinza. Obriga uma construção totalmente visual, não permitindo ao programador interferir em nenhum ponto via codificação. Apresenta um controle visual para o fluxo de navegação do MIDlet.

Podemos afirmar que a área de código-fonte da IDE NetBeans: Permite a codificação da aplicação. É o MIDP. Representa um mapa de banco de dados. Representa o aparelho celular. É a CLDC.

Analise o trecho de código-fonte Java a seguir: boolean b = false; if (b = true) { b = false; }. Não funciona e dá erro ao compilar. Não funciona, dá erro e travará a KVM. Cria uma variável "b", define um valor "false" (falso) para o "b" e, por não atender a condição, o fluxo saltará a instrução "if", pois diante da comparação, o resultado é "false". Cria uma variável "b", define um valor "false" (falso) para o "b" e, por atender a condição, o fluxo entrará na instrução "if", pois diante da atribuição e comparação, o resultado é "true". Representa um mapa de banco de dados.

Analise o texto: "Quando assume um valor, não pode mais ser alterada, todavia quando é um objeto, seu valor pode eventualmente mudar, mas sua referência de memória não pode ser alterada." Considerando que estamos no contexto de Java Micro Edition, este texto refere-se a: Uma variável. Um tipo primitivo. Um ponteiro. Uma instrução. Uma constante.

As IDE's fornecem ferramentas para efetuar a depuração dos programas, com o objetivo de corrigir falhas na programação de erros de raciocínio lógico de programas. Através deles, podemos: Executar o programa passo a passo sem poder ter acesso aos valores das variáveis. Interromper laços infinitos. Mudar o fluxo natural do programa. Executar o programa passo a passo, ver o valor das variáveis em memória. Ver o valor das variáveis em memória mas não podemos alterar seu valor.

Podemos afirmar que os erros mais difíceis de resolver são: Os erros em tempo de execução. Os erros de compilação. Os erros de conversão de tipos. Os erros na lógica de programação. Os erros de divisão por zero.

CamelCase é uma estratégia de notação para dar nomes apropriados as variáveis. Ela consiste em: Utilizar todas as letras maiúsculas sempre que tivermos constantes. Nomes de objetos devem começar com letras maiúsculas. Utilizar a nomes compostos para as variáveis, sempre com a primeira letra maiúsculas e as demais minúsculas. O nome dos objetos devem ser todos minúsculos. Os métodos devem ter a primeira letra maiúscula.

Uma boa estratégia de programação é utilizar a técnica chamada de "Curto - Circuito", que serve para: Aplicado apenas quando existe concatenação de operadores lógicos. Utilizar loops fechados e não abertos. Utilização de loops infinitos. Sempre colocar do lado esquerdo, a condição que possuir maior probabilidade de mudança ou o que for mais importante. Sempre colocar do lado direito, a condição que possuir maior probabilidade de mudança ou o que for mais importante.

O método "setCommandListener(this)" faz com que todo evento de comando de um formulário seja: Tratado em outra classe. Atrasado, cancelado e revertido. Ignorado e transferido à MIDlet. Cancelado. Recebido através do método "commandAction".

Para as interfaces Web é muito comum a submissão dos dados do formulário para um servidor através de um botão do tipo . No caso de formulários JME, os dados do formulário podem ser tratados na programação a partir de: Um componente do tipo Button. Uma interface do tipo ActionListener. Uma interface do tipo CommandListener. Uma interface do tipo MouseListener. Um componente do tipo JMESubmit.

A High Leve API destina-se à construção de interfaces de alto nível, sendo composta de componentes voltados para a criação de ambientes "janelizados". Qual dos seguintes componentes não faz parte da High Level API?. TextBox. Canvas. Form. Ticker. List.

Podemos concluir que a linha de programação "Display.getDisplay(this)": Retorna um objeto que é um letreiro eletrônico. Faz a tela piscar. Não funciona e gera erro. Retorna uma tela vazia. Retorna um objeto que representa a tela do dispositivo.

Podemos afirmar que a linha de programação: "Display.getDisplay(this).getCurrent()". Gera erros de compilação. Define um novo objeto a ser colocado na tela do dispositivo. Não pode ser executada. Gera erros em tempo de execução. Retorna o objeto que foi colocado na tela do dispositivo.

Formulários são utilizados na concepção de softwares MIDP com uso de High Level API quando apenas um componente não é suficiente para a entrada de dados. Qual dos elementos abaixo pode ser utilizado como um item de formulário?. TextField. Canvas. TextBox. List. Alert.

Quando desenvolvemos jogos para dispositivos móveis, muitas vezes precisamos lidar com eventos de baixo nível e emissão de gráficos na tela. Isso é feito pela classe Canvas em J2ME. Sobre esta classe Canvas, podemos afirmar: I - Fornece métodos ao desenvolvedor para lidar com ações de jogo, eventos-chave, e eventos de ponteiro. II - São fornecidos métodos para identificar as capacidades do dispositivo e mapeamento de teclas e como as derivadas de Displayable, mas a classe Canvas não pode ouvir os comandos de menu. III - É intercambiável com as classes de tela padrão, de modo que um aplicativo pode misturar e combinar Canvas nas telas, conforme necessário. Marque a alternativa que identifica as afirmativas corretas: Apenas I está correta. Apenas I e III estão corretas. Nenhuma afirmativa está correta. Apenas II e III estão corretas. Todas as afirmativas estão corretas.

O método paint da classe Canvas: Serve para gera eventos de erro. Serve para desenhar gráficos na tela. Serve para alocar posições no arranjo da classe. É usado conjuntamente com "Command" e "CommandListener". É usado conjuntamente com "Create" e "Destroy".

A Classe Sprite é uma das 5 classes introduzidas pelo pacote javax.microedition.lcdui.game com o lançamento do Mobile Information Device Profile (MIDP) versão 2.0. Ele serve para: é a representação de um fundo de tela. é a representação de objetos estáticos na memória. é utilizada para desenhar cenários. é a representação de uma imagem na memória. é a classe responsável pelo gerenciamento das diversas camadas gráficas na interface.

Na construção de jogos é utilizada a Low Level API na definição da interface visual, sendo a mesma construída em apenas um método denominado: paint. startApp. destroyApp. plot. init.

O JME inseriu algumas classes voltadas especificamente para a construção de jogos. Qual dos itens abaixo não faz parte deste grupo de classes?. Sprite. Form. GameCanvas. LayerManager. Layer.

O pacote introduzido na versão MIDP 2.0 que disponibiliza cinco classes com uma grande variedade de recursos para a produção de jogos: É o pacote "br.edu.estacio.j2me". É o pacote "javax.microedition.lcdui.game". É o pacote "javax.microedition.midlet". É o pacote "javax.microedition.lcdui". É o pacote "javax.swing".

É correto afirmar que a classe RecordStore: Representa o banco de dados da aplicação e possui a capacidade de armazenar registros, que são os dados que pretendemos salvar na área de memória dedicada ao armazenamento persistente de dados da aplicação. Serve para gera eventos de erro. Serve para alocar posições no arranjo da classe. É usado conjuntamente com as classes "Create" e "Destroy" para criar e destruir objetos de banco de dados e registros quando a MIDlet é desinstalada do dispositivo móvel. É usada para construir pontuação de jogos.

No ambiente JME CLDC a tecnologia para gravação de dados deve se preocupar com as características do dispositivo com relação a processamento e armazenamento físico. Para tal foi adotado um ambiente de persistência padrão que apresenta a seguinte característica: Armazenamento exclusivamente na nuvem. Serialização de objetos e uso das bibliotecas java.io originais do JSE. Gravação em HD externo, desde que o mesmo seja IDE, não sendo aceito o padrão SATA. Utilização de estruturas denominadas RecordStore, as quais se caracterizam por um id inteiro e um array de bytes. Uso de banco de dados relacional.

Utilizando os recursos providos pelas classes e interfaces da API RMS, podemos afirmar que a forma mais eficiente para navegar, filtrar e ordenar registros de um objeto do tipo RecordStore: É baixar um navegador. É criar seus próprios métodos, pois a API RMS não fornece um meio para navegarmos entre os registros de um objeto da classe RecordStore. É utilizar uma variável de classe para armazenar um arranjo de bytes (byte[]). É utilizar um objeto da classe RecordEnumeration, pois permite que naveguemos pelos registros da classe RecordStore de forma filtrada e ordenada. É utilizar o comando "for" do Java para percorrer todos os registros.

Podemos dizer que a API RMS (Record Management System) serve para: O Gerenciamento de Records, que serve tanto para classificação de pontos de uma aplicação (em jogos ou não) quanto para destacar o Record e salvar as pontuações. Acessar a área de memória dedicada ao armazenamento persistente de dados da aplicação e que provê um mecanismo uniforme para criar, destruir, localizar e modificar dados. Retornar um objeto que representa o dispositivo móvel. Gerenciar a pontuação e salvar o Record de uma aplicação de jogos. Criar um novo menu no dispositivo.

Para que possamos obter registros de um objeto do tipo RecordStore, primeiramente: é preciso fechar o banco de dados. é preciso criar um arranjo de bytes (byte[]). é preciso abrir o banco de dados. é preciso criar uma lista. é preciso criar um formulário.

O efeito da utilização do método deleteRecordStore dentro de um aplicativo JME que utiliza o banco de dados padrão da plataforma é: A remoção do primeiro registro adicionado. O fechamento do banco. A remoção do último registro adicionado. A remoção de um registro do banco. A remoção do banco de dados completo.

Para a construção de aplicativos cadastrais no JME é necessária a correta utilização dos métodos da classe RecordStore, pertencente à API RMS. Qual dos métodos abaixo NÃO pertence à classe RecordStore?. closeRecordStore. enumerateRecords. getRecord. openRecordStore. nextRecordId.

Em muitas aplicações ocorrem situações em que alguns processos apresentam trechos comuns e como uma estratégia para evitar a repetição de códigos define-se uma classe abstrata, de forma a permitir a complementação da funcionalidade para cada processo específico através de heranças, sendo um bom exemplo disto a área de persistência de dados. Para definir um macroprocesso através de uma classe abstrata o Java faz uso da palavra reservada: static. abstract. new. public. final.

A camada, ou layer, de persistência ou de acesso aos dados é a parte da aplicação responsável por se comunicar com o banco de dados, ou com o framework de persistência. Ela prove: Acoplamento entre o ambiente de armazenamento e a aplicação. Isolamento entre a memória volátil e a memória persistente. Isolamento entre o ambiente de armazenamento persistente e a aplicação. API s para armazenar os dados nas bases de dados. Um conjunto de classes para armazenar em memória as informações.

A camada, ou layer, de persistência ou de acesso aos dados é a parte da aplicação responsável por se comunicar com o banco de dados, ou com o framework de persistência. Ela prove: Acoplamento entre o ambiente de armazenamento e a aplicação. Um conjunto de classes com a função de gerenciar a persistência de objetos. Um conjunto de classes para armazenar em memória as informações. Isolamento entre a memória volátil e a memória persistente. API s para armazenar os dados nas bases de dados.

A Classe RecordStore é a responsável por: Gerenciar uma coleção de dados que são armazenados em arquivos. Manter uma coleção de dados que serão persistidas através dos MIDlets. Vender os registros que serão armazenados. Garantir integridade física dos registros do MIDlet. Gerenciar uma coleção de dados que são armazenados em SGBD's.

Sobre a Interface RocerdComparator, podemos afirmar que: Implementa um método que acha o registro igual. define a chamada de um método que procura registros iguais. Implementa um conjunto de métodos para efetuar comparação entre registros. Implementa a comparação entre dois registros, para ver se são iguais ou a ordem relativa entre eles. Define a comparação entre dois registros, para ver se são iguais ou a ordem relativa entre eles.

Em termos de comunicação remota, o JME trabalha com um framework denominado GCF, sendo a forma correta de abrir uma conexão do tipo Socket com uso do mesmo a seguinte: SocketConnection c = (SocketConnection) Connector.open ("socket://192.168.100.1:40");. SocketConnection c = SocketConnection.newInstance("socket://192.168.100.1:40");. SocketConnection c = new SocketConnection ("http://192.168.100.1:80");. SocketConnection c = (SocketConnection) Connector.open ("http://192.168.100.1:80");. SocketConnection c = new SocketConnection ("socket://192.168.100.1:80");.

A plataforma JME apresenta uma arquitetura para gerenciamento de conexões, sejam remotas ou acessos para I/O locais, centrada no GCF, onde vários tipos de protocolos são aceitos, diferenciando-se na própria URL qual o tipo de conexão que será efetuada. Assinale a opção que apresenta o CORRETO relacionamento entre protocolo e classe de conexão. sms - MessageConnection. comm - FileConnection. btl2cap - JavaCardRMIConnection. http - HttpsConnection. apdu - UDPDatagramConnection.

O FrameWork Genérico de Conexão - GCF pode ser encontrado e disponível para: Apenas nos CLDCs. CDC e pacotes adicionais. CLDC, CDC, IMP apenas. CLDC e pacotes adicionais como Bluetooth. CLDC, CDC, IMP e pacotes adicionais como Bluetooth.

Sobre a estrutura do GCF, é possível afirmar que: - GCF possui uma estrutura complexa de interfaces e classes para executar fluxos de entrada e saída de dados. II - GCF provê uma abordagem genérica para conectividade III - Embora cada tipo de conexão tenha suas particularidades, para usar o GCF é muito simples Marque a resposta CORRETA. Apenas a afirmativa II está correta. Apenas as afirmativas I e III estão corretas. Apenas a afirmativa I está correta. Todas as afirmativas estão corretas. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

Dentre os exemplos de conexão para GCF da classe Connector, assinale a opção que está ERRADA: (FileConnection) String url = "file://myResourceFile.res"; FileConnection c = (FileConnection)Connector.open(url);. (arquivo de Recurso) String url = "file://myResourceFile.res"; InputConnection c = (InputConnection)Connector.open(url);. (SocketConnection) String url = "socket://portal.estacio.br:80"; SocketConnection c = (SocketConnection)Connector.open(url);. (HttpConnection) String url = "http://portal.estacio.br/portal"; HttpConnection c = (Conection)Connector.open( );. (DatagramConnection) String url = "datagram://portal.estacio.br:12345"; UDPDatagramConnection c = (UDPDatagramConnection)Connector.open(url);.

É comum bibliotecas apresentarem métodos de conveniência para tarefas repetitivas utilizadas pelos programadores. No caso o GCF não é uma exceção, pois o mesmo conta com métodos de conveniência para criação de vários fluxos de entrada e saída. Qual dos métodos abaixo NÃO é um destes métodos de conveniência?. openOutputStream. openDataInputStream. openInputStream. openDataOutputStream. openDataStream.

As configurações JME direcionam os aplicativos para uma ampla família de dispositivos com características similares. Marque a opção dos aparelhos que possuem as características abaixo: - Mínimo de 512 Kb de memória para execução do Java; - Mínimo de 256 Kb de maméria para alocação em tempo de execução. KVM. API. MIDP. CLDC. CDC.

As classes gráficas (classes GUI) do Java Micro Edition são definidas pela JCP (Java Community Process) e estão inclusas no MIDP. Marque a alternativa que possui somente Displayable que herdam de Screen: Gauge, List, Form e TextField. Gauge, List, ChoiceGroup e TextBox. Alert, Gauge, Form e TextField. Alert, List, Form e TextBox. Alert, TextField, Gauge e StringItem.

CamelCase é uma estratégia de notação para dar nomes apropriados as variáveis. Ela consiste em: Utilizar todas as letras maiúsculas sempre que tivermos constantes. O nome dos objetos devem ser todos minúsculos. Os métodos devem ter a primeira letra maiúscula. Nomes de objetos devem começar com letras maiúsculas. Utilizar a nomes compostos para as variáveis, sempre com a primeira letra maiúsculas e as demais minúsculas.

A classe responsável pelo desenho das várias geometrias utilizadas no Low Level API, dentro da plataforma JME, é o Graphics. Através deste componente é possível criar um círculo com o interior preenchido por uma cor especificada através do método: fillOval. drawCircle. fillCircle. drawRect. fillRoundRect.

A High Leve API destina­se à construção de interfaces de alto nível, normalmente associada à criação de formulários. Qual dos seguintes componentes não pode ser utilizado em um formulário JME?. StringItem. DateField. List. Gauge. TextField.

Report abuse