Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONPR - Colonização brasileira/Amontada/Surgimento do homem

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
PR - Colonização brasileira/Amontada/Surgimento do homem

Description:
Simulado 1- Período

Author:
AVATAR
Adap. Paulo Ribeiro
(Other tests from this author)


Creation Date:
21/03/2016

Category:
Others

Number of questions: 10
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
É uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo. Essa ciência é chamada de: matemática português história arte filosofia.
A ideia criacionista relacionada à origem do ser humano predominou nas sociedades ocidentais cristãs até o século dezenove. Durante muito tempo de estudos o cientista Charles Darwin lançou o livro “A origem das espécies”, no qual propôs: O reforço do criacionismo O evolucionismo O cristianismo A seleção natural A patologia humana.
Viveu há 2 milhões de anos, na África e segundo os pesquisadores, construiu os primeiros instrumentos de pedra e madeira: Homo habilis Homo erectus Homo neanderthalensis Homo Sapiens Nenhum das alternativas acima.
O início da colonização portuguesa no Brasil, no chamado período "pré-colonial" (1500-1530), foi marcado pelo(a): envio de expedições exploratórias do litoral e pelo escambo do pau-brasil; plantio e exploração do pau-brasil, associado ao tráfico africano. deslocamento, para a América, da estrutura administrativa e militar já experimentada no Oriente; fixação de grupos missionários de várias ordens religiosas para catequizar os indígenas; implantação da lavoura canavieira, apoiada em capitais holandeses.
"Apesar dos exageros e incorreções, a Lettera de Américo Vespúcio para Piero Soderini com certeza continha várias passagens verídicas. Uma delas é o trecho no qual, referindo-se à sua primeira viagem ao Brasil, realizada entre maio de 1501 e julho de 1502, Vespúcio afirma: 'Nessa costa não vimos coisa de proveito, exceto uma infinidade de árvores de pau-brasil (...) e já tendo estado na viagem bem dez meses, e visto que nessa terra não encontrávamos coisa de metal algum, acordamos despedirmo-nos dela.' Deve ter sido exatamente esse o teor do relatório que Vespúcio entregou para o rei D. Manoel, em julho de 1502, logo após desembarcar em Lisboa, ao final de sua primeira viagem sob bandeira portuguesa. O diagnóstico de Vespúcio selou o destino do Brasil pelas duas décadas seguintes. Afinal, no mesmo instante em que era informado pelo florentino da inexistência de metais e de especiarias no território descoberto por Cabral, D. Manoel concentrava todos os seus esforços na busca pelas extraordinárias riquezas do Oriente. (BUENO, Eduardo. Náufragos,traficantes e degredados: as primeiras expedições ao Brasil. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1998, p. 65.) A descoberta do Brasil não alterou os rumos da expansão portuguesa voltada prioritariamente para o Oriente, o que explica as características dos primeiros anos da colonização brasileira, entre as quais se inclui o (a): caráter militar da ocupação, visando à defesa das rotas atlânticas; escambo com os indígenas, garantindo o baixo custo da exploração; abertura das atividades extrativas da colônia a comerciantes das outras potências europeias; migração imediata de expressivos contingentes de europeus e africanos para a ocupação do território; exploração sistemática do interior do continente em busca de metais preciosos.
"Os ________ deram origem aos hominídeos, que sofreram uma lenta evolução: o _______ tornou-se maior e a habilidade manual desenvolvida. Os mais antigos dos hominídeos foram os _______." As palavras que completam a frase, respectivamente, são: cérebro, australopithecos e sedentários. Homo sapiens, Homo neanderthalensis e nômades. Primatas, cérebro e australopithecos. Primatas, Homo sapiens e nômades N.D.A.
. "A nossa espécie, chamada de ________, existe há cerca de 100 mil anos. Os diversos grupos humanos formados se adaptaram de formas diferentes para sobreviver. Alguns se tornaram ________ com o desenvolvimento da _________, enquanto outros permaneceram ________, vivendo da ________, da pesca e da coleta." As palavras que completam a frase, respectivamente, são: Australopithecus, sedentários, caça, nômades, agricultura. Homo sapiens, sedentários, agricultura, nômades, caça. Primatas, nômades, cerâmica, primatas, agricultura Homo neanderthalensis, sedentários, agricultura, nômades, cerâmica N.D.A.
Qual dos trechos abaixo NÃO faz parte do hino de Amontada: a) Amontada tu nasceste sob o céu de eterno azul. E a luz do sol crescente sob o cruzeiro do sul. Amontada és banhada pelo aracatiaçu . pelo atlântico és beijada nosso grande amor és tu. O teu nome primitivo foi Lagoa do Barbatão, O teu povo sempre altivo tem um grande coração. Teus heróis estão na história por sua força sempre audaz. Eles conquistaram a glória por seus feitos magistrais Teu futuro é especial. O teu povo é genial. A grandeza de tua gente. Só te faz fenomenal Amontada segue em frente sempre em busca do porvir. Nós iremos tenazmente teu progresso construir. Tomaremos como escopo nossos nobres ancestrais. Pra te colocar no topo dos mais altos pedestais Amontada nobre terra o teu povo varonil. Em sua bravura encerra fidelidade ao Brasil. E por ti grande Amontada lutaremos com ardor. E veremos terra amada teu progresso e teu valor.
Sobre a hidrografia e recursos hídricos do município de Amontada marque o item correto: A mais importante reserva de água é a Lagoa do Torto. A lagoa da Sabiaguaba se destaca como maior reserva d’água do município. O rio Aracatimirim é o principal fonte d’água do município. A principal fonte de água é o rio Aracatiaçu. Sua caixa d'água.
Enquanto os portugueses escutavam a missa com muito "prazer e devoção", a praia encheu-se de nativos. Eles sentavam-se lá surpresos com a complexidade do ritual que observavam ao longe. Quando D. Henrique acabou a pregação, os indígenas se ergueram e começaram a soprar conchas e buzinas, saltando e dançando (…) Náufragos Degredados e Traficantes (Eduardo Bueno) Este contato amistoso entre brancos e índios era preservado: pela Igreja, que sempre respeitou a cultura indígena no decurso da catequese. até o início da colonização quando o índio, vitimado por doenças, escravidão e extermínio, passou a ser descrito como sendo selvagem, indolente e canibal. pelos colonos que escravizaram somente o africano na atividade produtiva de exportação. em todos os períodos da História Colonial Brasileira, passando a figura do índio para o imaginário social como "o bom selvagem e forte colaborador da colonização". sobretudo pelo governo colonial, que tomou várias medidas para impedir o genocídio e a escravidão.
Report abuse Consent Terms of use