option
Questions
ayuda
daypo
search.php

PSICOLOGIA-I

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
PSICOLOGIA-I

Description:
Teste Instrutor de Condução IMT

Creation Date: 2025/02/03

Category: Others

Number of questions: 50

Rating:(1)
Share the Test:
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
New Comment
NO RECORDS
Content:

Qual a frase que melhor define previsão?. Imaginar o que pode acontecer, a partir dos índices pertinentes. Classificação dos índices em categorias com significado. Conjunto de procedimentos do condutor para detetar a presença ou ausência de índices críticos.

Das seguintes afirmações, relativas às distâncias que devem ser observadas na condução automóvel, assinale a que é falsa: A velocidade, as condições atmosféricas e o estado de conservação da via e do veículo são passíveis de influenciar a distância de travagem. Dentro das localidades a distância de segurança entre dois veículos deve ser inferior a 50 metros. Sempre que a velocidade aumenta, verifica-se também o aumento da distância de travagem.

Das afirmações que se seguem, assinale aquela que entender como verdadeira: O cinto de segurança é um equipamento de segurança passiva, que deve ser utilizado pelo condutor e passageiros de todos os automóveis em circulação, desde que disponham de tal dispositivo e não se trate de automóveis pesados de mercadorias. O cinto de segurança é um equipamento de segurança passiva, que deve ser utilizado pelo condutor e passageiros de todos os automóveis em circulação, desde que disponham de tal dispositivo. O cinto de segurança é um equipamento de segurança activa, que deve ser utilizado pelo condutor e passageiros de todos os automóveis em circulação, desde que disponham de tal dispositivo.

O sistema de travagem ABS e o airbag pertencem ambos ao mesmo tipo de elementos de segurança?. Sim, ambos são elementos de segurança activa. Não, o airbag é um elemento activo, enquanto que o ABS é um elemento passivo. Sim, ambos são elementos de segurança passiva. Não, o ABS é um elemento activo, enquanto que o airbag é um elemento passivo.

Nos automóveis ligeiros mais recentes, os pré-tensores dos cintos de segurança, consideram-se equipamentos de segurança: Passiva. Activa. Mista.

Das afirmações que se seguem, assinale aquela que entender como verdadeira: O airbag do lugar do passageiro da frente dos automóveis ligeiros é um sistema de segurança activa, que só deve ser desactivado quando se transporta uma criança no lugar a que aquele respeita, com sistema de retenção adequado e orientado no sentido oposto ao da marcha. O airbag do lugar do passageiro da frente dos automóveis ligeiros é um sistema de segurança passiva que só deve ser desactivado quando se transporta crianças até aos 7 anos e pessoas com mais de 65 anos. O airbag do lugar do pasasageiro da frente dos automóveis ligeiros é um sistema de segurança passiva, que só deve ser desactivado quando se transporta uma criança no lugar a que aquele respeita, com sistema de retenção adequado e orientado no sentido oposto ao da marcha.

O ensino da condução automóvel e as campanhas de segurança rodoviária podem considerar-se como pertencentes ao mesmo tipo de medidas de segurança?. Sim, ambas podem considerar-se como medidas de segurança activa. Não, o ensino da condução é uma medida activa, ao passo que as campanhas são uma medida passiva. Sim, ambas podem considerar-se como medidas de segurança passiva. Não, as campanhas são uma medida activa, ao passo que o ensino da condução é uma medida passiva.

O sentido vestibular permite: A visão periférica. A manutenção do equilíbrio e orientação da posição de cada parte do corpo. A percepção da velocidade de circulação dos veículos.

O desempenho do condutor durante a actividade da condução, pode ser influenciado por diversos factores de ordem interna, tais como: A fadiga, a idade, as drogas, o álcool, os conflitos psicológicos, as condições atmosféricas adversas. A sonolência, a idade, a fadiga, as doenças. A idade, a fadiga, as doenças, os conflitos psicológicos, as drogas, o álcool, o estado da via e a estabilidade do veículo.

No processo da condução, em que consiste a exploração perceptiva visual?. Na excitação dos órgãos sensoriais. Na deslocação dos olhos na cena visual. No reconhecimento de objectos a partir de estímulos.

A recolha de informação influencia a previsão?. Sim, mas apenas num condutor experiente. Sim, dentro das localidades, porque o número de índices críticos é reduzido. Sim, sempre. Não porque a previsão depende da memória a longo prazo e não da informação recolhida no momento.

Das seguintes afirmações relativas à memória, assinale a que é falsa: A memória a curto prazo é uma memória consciente de capacidade limitada. Um dos aspectos que distingue a memória a curto prazo e a longo prazo é o período de permanência das informações em cada uma delas. A retenção e a evocação são dois tipos distintos de memória. Apesar de distintas, a memória a curto e a longo prazo comunicam entre si.

Assinale a afirmação correcta: Numa via em mau estado de conservação e com pequenos buracos, o aumento da instabilidade dum veículo de duas rodas é directamente proporcional à diminuição do diâmetro das rodas do veículo. Numa via em mau estado de conservação e com pequenos buracos, o aumento da instabilidade dum veículo de duas rodas é directamente proporcional ao aumento do diâmetro das rodas dos veículos. O condutor dum veículo de duas rodas para garantir que é visto, deve fazer uso da luz de cruzamento durante a circulação, sob pena de cometer uma contra-ordenação leve.

Quais os factores passíveis de influenciar a distância de travagem?. Factores de ordem interna. Factores de ordem externa. Factores de ordem interna e externa.

Qual o principal efeito do aumento da experiência de condução ao nível do agir?. Aumento do tempo de reacção. Aumento da rapidez das sequências sensório-motoras simples. Diminuição da automatização das capacidades sensório-motoras.

A percepção depende da sensação?. Sim, a percepção não é mais do que a interpretação da sensação. Não, porque pode haver percepção, sem antes existirem processos sensoriais. Sim, mas apenas na informação, que é recebida, através da visão.

Em que consiste a análise psicológica da tarefa condução?. Na reflexão acerca os métodos de ensino mais eficazes. Na definição de objectivos cognitivos, psicomotores e afectivos. No estudo psicológico do comportamento do instruendo ao volante. Na decomposição da tarefa da condução em actividades elementares.

Qual a função dos órgãos dos sentidos?. Analisar os dados sensoriais recolhidos pela visão. Interpretar as sensações e ditar as respostas adequadas. Recolher os estímulos sob a forma de energia física. Concretizar a acção, de acordo com a resposta seleccionada.

Considera que alguns factores, que afectam a visão do condutor, podem afectar também a distância de paragem do veículo?. Não, porque são factores, que não se interligam. Sim. Sim, mas apenas na condução nocturna.

Qual o tipo de visão mais importante para realizar a manobra de ultrapassagem em condições de segurança?. Visão periférica. Visão cromática. Visão estereoscópica. Visão frontal.

Das afirmações abaixo transcritas relativas à condução urbana e não urbana, assinale a que é falsa: A condução em auto-estrada pode levar à diminuição da vigilância e atenção e ao aumento da fadiga e sonolência. Na condução urbana a obrigatoriedade de circular a velocidade moderada é consequência dos limites de velocidade impostos dentro das localidades. As auto-estradas e as vias equiparadas têm características diferentes das restantes vias públicas.

Das seguintes afirmações relativas à circulação em auto-estrada, assinale a que é falsa: Muitos dos acidentes em auto-estrada são provocados por distracção, associada ao relaxamento que o tipo de condução pode provocar no condutor. As vias de aceleração são vias destinadas a permitir que os veículos adquiram a velocidade conveniente para se incorporarem na corrente de trânsito principal. Dadas as características de segurança de que as auto-estradas se revestem, elas constituem o único tipo de vias em que os factores externos não interferem na condução.

Das afirmações abaixo transcritas referentes à circulação em auto-estrada, assinale a que é verdadeira: A prática de velocidades mais elevadas implica que a distância de paragem deva ser maior que a distância de segurança. A diversidade e quantidade de informação são maiores que em vias urbanas. A circulação abaixo dos 120 Km/h deve ser sempre considerada uma condução segura. A fadiga, resultante da monotonia da condução, pode levar ao aumento da distância de paragem.

Na condução em auto-estrada: A velocidade é maior, os índices a receber na recolha de informação serão em menor quantidade, pelo que a atenção do condutor tende a aumentar. A informação a recolher é mais diversificada, a consulta dos espelhos retrovisores mais frequente e o processamento da informação será sempre mais lento. A informação é menos diversificada existindo, regra geral, um menor número de índices a recolher do meio.

Das seguintes afirmações relativas às características dos estímulos em vias urbanas, assinale a que é verdadeira: A quantidade e o ritmo das informações são elevadas mas é escassa a sua diversidade. A diversidade da informação é grande mas há redução na sua quantidade e ritmo. A diversidade das informações é grande mas a sua quantidade é escassa. A quantidade, a diversidade e o ritmo das informações são elevadas.

Assinale a situação que pode ocorrer com menos frequência em condução urbana: Estado emocional alterado, em virtude dos elevados níveis de ruído e de poluição atmosférica. Monotonia na condução, devido à ausência de estímulos.

Das seguintes afirmações referentes aos riscos da condução sob condições atmosféricas adversas, assinale a que é falsa: Das três etapas que compõem a tarefa da condução, a fase da observação é a mais importante pois é a única que é prejudicada na condução sob condições ambientais adversas. Associado à chuva e/ou nevoeiro, o crepúsculo aumenta consideravelmente o cansaço visual. Sob condições atmosféricas adversas, uma velocidade de 40 km/h pode revelar-se excessiva anulando as hipóteses de reagir eficaz e atempadamente a um eventual quadro de perigo.

Das seguintes causas de acidentes, assinale a mais frequentemente registada com os motociclistas: Inexperiência e falta de conhecimento do veículo. Não utilização de capacetes próprios e de vestuário adequado. Velocidade excessiva.

Em qual dos seguintes princípios de actuação em relação aos sinistrados se insere a colocação do sinal de pré-sinalização de perigo, sempre que o veículo fica imobilizado na faixa de rodagem?. Socorro. Alerta. Prevenção.

Perante um acidente rodoviário com vítimas, o condutor que chegue primeiro ao local, deve em primeiro lugar: Sinalizar o acidente caso este represente um perigo para a circulação. Prestar auxílio às vítimas, mesmo que o acidente represente um perigo para a circulação. Alertar as autoridades de emergência independentemente do estado das vítimas e da localização do acidente.

Numa situação de condução com chuva, o condutor deve garantir: Um aumento da distância de segurança, já que por força da chuva o tempo de reacção aumenta. A devida atenção ao aumento das distâncias de reacção e de travagem, por comparação com as mesmas em piso seco. A devida atenção ao aumento da distância de travagem, por comparação com a mesma em piso seco.

O fenómeno de aquaplanagem, deve ser explicado aos instruendos: Como uma situação pouco frequente, uma vez que só ocorre quando se circula com velocidade excessiva. Em lições teóricas e práticas. Como uma situação inevitável em condução com chuva. Durante as aulas teóricas, na sexta unidade temática.

Dos seguintes procedimentos a levar a cabo em caso de acidente, qual o que corresponde a um princípio de alerta?. Auxiliar as vítimas do acidente. Avisar o mais rapidamente possível as autoridades responsáveis pelo socorro e assistência. Parar o veículo fora da estrada ou, se tal não for possível, na berma e desligar a ignição.

Das afirmações abaixo transcritas referentes aos perigos da condução com chuva, assinale a que é falsa: A perda de aderência e a diminuição da visibilidade são duas das principais consequências da condução com chuva. Na condução em piso molhado, o aumento da distância de paragem resulta principalmente do significativo acréscimo do tempo de reacção. O embaciamento dos vidros e a perda de eficácia dos travões são dois dos factores que aumentam a perigosidade da condução com chuva.

O fenómeno da aquaplanagem: Influencia a distância de paragem. É evitado se o condutor utilizar o motor como auxiliar do travão e em simultâneo o travão de serviço. Reduz a visibilidade, a aderência e a distância de paragem.

O instrutor tem um papel essencial na aquisição de conhecimentos pelos candidatos a condutor. Considera que esses conhecimentos devem ser orientados em exclusivo para o “saber fazer”?. Sim, essa é a função do instrutor. Sim, na formação teórico-prática. Não, o instrutor deve ensinar com o objectivo de atingir, em exclusivo, o “saber - saber”. Não, deve promover também a aquisição pelo instruendo de outros níveis do conhecimento.

Das seguintes afirmações relativas ao papel da formação no comportamento do condutor, assinale a que é verdadeira: A formação de condutores visa adaptar os objectos reais às representações do instruendo. O conhecimento das normas prescritas no Código da Estrada é um dos principais objectivos afectivos da formação de condutores. A formação cívica deve fazer parte integrante do processo de formação dos candidatos a condutores.

As condições meteorológicas adversas, como a chuva, dificultam a condução porque: Reduzem a aderência ao piso e, consequentemente, a distância de travagem. Reduzem a visibilidade e a distância de segurança. Reduzem a visibilidade e as condições de aderência ao piso. Reduzem a aderência ao piso e, por consequência, a distância de paragem.

De entre os seguintes tipos de utentes, assinale aqueles que, regra geral, apresentam menor vulnerabilidade no ambiente rodoviário: As crianças e os idosos, enquanto peões. Os condutores de veículos ligeiros. Os condutores de veículos de duas rodas.

Das seguintes afirmações relativas à prática de uma condução defensiva, assinale a que é falsa: Ao surpreendermos outro condutor podemos impedi-lo de conseguir reagir com a necessária antecedência. A atitude do condutor quanto à prática de uma condução defensiva deve começar apenas no momento em que se senta no veículo. Para a prática de uma condução defensiva há que adaptar a condução às características do veículo, às condições externas e ao comportamento dos outros utentes. O condutor defensivo deve colocar a si mesmo questões relativas ao comportamento dos outros e procurar as respostas possíveis.

De entre as seguintes afirmações, relativas às características dos veículos de 2 rodas, assinale a que é falsa: Não têm carroçaria, pelo que em caso de acidente, as consequências são geralmente mais graves. Têm pequena dimensão, pelo que por vezes não são vistos pelos outros utentes. São veículos instáveis, pelo que só podem ser conduzidos por quem seja titular de carta de condução.

Das seguintes afirmações relativas à actuação em caso de acidente, assinale a que é falsa: A colaboração numa situação de acidente, sempre que necessária, é um dever de cidadania. Além de um dever de cidadania, a colaboração numa situação de acidente é também, por vezes, uma obrigação legal. A omissão de auxílio a sinistrados só é considerada crime para quem esteja envolvido no acidente.

Das seguintes afirmações referentes à prática de uma condução defensiva, assinale a que é falsa: Para a prática de uma condução defensiva é condição suficiente cumprir o Código da Estrada e não provocar acidentes. A manutenção do veículo em bom estado mecânico é um dos aspectos a ter em conta pelo condutor defensivo. A condução defensiva passa pela decisão de apenas conduzir em boas condições físicas e psicológicas.

Das seguintes causas de acidentes, assinale a mais frequentemente registada com os motociclistas: Inexperiência e falta de conhecimento do veículo. Não utilização de capacetes próprios e de vestuário adequado. Velocidade excessiva.

Durante a condução com chuva, porque a aderência pode estar comprometida, o condutor deve ter presente que: A utilização do travão é o único meio de garantir a estabilidade do veículo. A utilização irregular do travão pode agravar a eventual falta de controlo do veículo. Somente os automóveis equipados com ABS, conseguem sair com sucesso, de uma situação de derrapagem em piso molhado.

Das seguintes tarefas inerentes ao papel do instrutor, assinale a que é falsa: Organizar e estruturar o processo de ensino-aprendizagem. Individualizar o ensino em função das capacidades e conhecimentos evidenciados pelos instruendos. Adaptar as regras formais do instruendo às regras informais do Código da Estrada. Estimular a actividade do instruendo no processo de ensino-aprendizagem.

Das seguintes afirmações referentes ao papel do instrutor no processo de aprendizagem, assinale aquela que não se deve enquadrar nas atribuições do instrutor: O instrutor deve ter por função facilitar a aprendizagem ao instruendo através de explicações e da escolha dos exercícios mais adequados. A estimulação e o desenvolvimento da motivação do instruendo devem fazer parte das funções do instrutor. O instrutor deve ter por função guiar ao máximo o instruendo dando-lhe, para tal, as soluções dos problemas que vai encontrando. A estimulação da actividade do instruendo deve fazer parte integrante das funções do instrutor.

Uma das tarefas da competência do instrutor de condução é a demonstração da manobra a realizar pelo instruendo. Em qual das seguintes circunstâncias a referida tarefa é mais eficaz?. Quando o instruendo está numa situação de quase-acidente. Quando o instruendo tem problemas na aprendizagem dos gestos de base. Quando o instruendo enfrenta uma situação complexa de circulação.

Das seguintes afirmações relativas à formação de condutores, assinale a que é falsa: O ensino da condução deve ser primordialmente orientado para o domínio do concreto e não do abstracto. Na formação de condutores, as situações reais e experiências directas vividas e realizadas pelo aluno devem ter maior peso que os discursos e explicações verbais à sua volta. No ensino da condução, o método magistral é muito utilizado por ser orientado para o domínio da prática.

Das afirmações abaixo transcritas acerca do papel do feedback no processo de aprendizagem, assinale a que é verdadeira: Leva o instruendo a descobrir por si mesmo as respostas para as diferentes situações. Informa o instruendo acerca dos resultados da sua acção e do que deve alcançar. Leva o instruendo a repetir as tarefas até à total eliminação dos seus erros.

Report abuse