We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.
option

Regulamentos PPA ANAC

INFO STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Regulamentos PPA ANAC

Description:
Regulamentos PPA ANAC

Author:
Thyago R. Souza
(Other tests from this author)

Creation Date:
21/07/2014

Category:
Others
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
TAKE THE TEST
Last comments
No comments about this test.
Content:
O serviço de controle de área será prestado por: controle de aproximação (APP) torre de controle de aeródromo controle de aproximação (APP) ou por uma TWR a qual tenha sido delegada a atribuição de prestar tal serviço, dentro de determinado espaço aéreo centro de controle de área (ACC) ou por uma APP ao qual tenha sido delegada a atribuição de prestar tal serviço, dentro de determinado espaço aéreo.
No item 215 do plano de vôo, o valor declarado como velocidade de cruzeiro refere-se a velocidade: no solo indicada calibrada aerodinâmica.
Espaço aéreo de dimensões definidas, dentro do qual o vôo só poderá ser realizado sob condições preestabelecidas: Área reservada Área restrita Área perigosa Área proibida.
A posição vertical de uma aeronave na subida será expressa em _________ até atingir o(a) _________, acima do(a) qual a posição vertical será expressa em ____________. nível, altitude de transição, nível de vôo nível, nível de transição, altitude altitude, altitude de transição, nível de vôo altitude, nível de transição; altitude.
Conjunto de AWYs inferiores ou parte do espaço aéreo definida como tal, de responsabilidade de um ACC: ATZ CTR CTA TMA.
A altitude oficial de um aeródromo ou de um ponto, indicada por um altímetro ajustado para a pressão local, é designada pelo código: QFF QFE QNE QNH.
A largura máxima de uma aerovia inferior, entre dois auxílios à navegação distantes 120 NM entre si é de: 4 NM 8 NM 11 NM 16 NM.
Os vôos VFR, quando realizados _________ de altura, o farão em um nível constante da tabelas de níveis de cruzeiro, compatível com o rumo magnético. abaixo de 1500 ft abaixo de 3000 ft acima de 3000 ft abaixo de 5000 ft.
O espaço aéreo que compreende as aerovias superiores e outras porções do espaço aéreo superior, assim definidas, recebe o nome de: área de controle (CTA) área de controle terminal (TMA) área superior de controle (UTA) região superior de informação de vôo (UIR).
Não havendo circuito especial publicado e não sendo recebida nenhuma instrução especificada da torre, uma ACFT executando o circuito para pouso, ao fim da perna contra o vento deverá: curvar a direita e alinhar-se com a RWY curvar a esquerda e alinhar-se com a RWY voar transversalmente ao eixo da RWY, cruzando o segmento de decolagem voar transversalmente ao eixo da RWY, cruzando o segmento de aproximação.
O plano de vôo é válido até ..... minutos além da hora estimada de calços fora. 15 30 45 60.
A separação vertical em rota é obtida exigindo-se que as aeronaves voem nos seus respectivos níveis e ajustados os altímetros com os valores referentes ao: QFF QNE QFE QNH.
Código não discreto reservado para situações de falha de comunicação: 2000 7500 7600 7700.
Parte do aeródromo destinada ao pouso, decolagem e táxi das aeronaves, excluídos os pátios. área de movimento área de pouso área de circulação área de manobras.
Para realizar vôo VFR acima de 3000 FT em relação ao solo ou água, deverá ser selecionado um nível de vôo apropriado: até o FL 155 até o FL 195 entre os FL 035 e 145 entre os FL 035 e 195.
O local no aeródromo, onde podem ser obtidas informações relativas ao serviço de tráfego aéreo, estará sinalizado com um/uma: cruz branca e dupla seta pintada em cor destacada letra C de cor negra em fundo amarelo quadrado amarelo com diagonais vermelhas.
Uma pista que tenha as cabeceiras orientadas nos rumos magnéticos 076° e 256°, será identificada como: 07/25 07/26 08/25 08/26.
A separação vertical mínima entre aeronaves sob o controle do ACC abaixo do FL 290 é de: 2000 ft 1000 ft 500 ft 4000 ft.
Independente de solicitação do controlador, o piloto deverá desligar o equipamento transponder: na reta final logo após o pouso no pátio de estacionamento assim que abandone a escuta da TWR.
Define-se por aeródromo controlado: aeródromo no qual se presta serviço de tráfego aéreo aeródromo no qual se presta serviço de controle de área aeródromo no qual se presta serviço de controle de aeródromo aeródromo no qual se presta serviço de controle de aproximação.
O código 2000, quando selecionado no transponder, indica que a aeronave: encontra-se em vôo VFR apresenta falha de comunicações está sendo objeto de interferência ilícita ainda não recebeu instruções do órgão ATC.
O serviço de controle de aeródromo é prestado por um/uma: ACC APP TWR AFIS.
Manter o fluxo ordenado nas proximidades de um aeródromo e evitar o abalroamento entre aeronaves em vôo, no respectivo circuito de tráfego, são atribuições do/da: ACC APP TCR TWR.
Os níveis de cruzeiro utilizáveis para voar em aerovia ou fora delas: serão sempre calculados pelo piloto são os constantes da tabela de níveis de cruzeiro constam das cartas de rota constam das cartas de área.
O único espaço em que o piloto em comando de aeronave em vôo VFR não é responsável pela separação com as demais aeronaves é o: A B C D.
O limite vertical inferior do espaço aéreo superior é o: FL 145 exclusive FL 145 inclusive FL 245 exclusive FL 245 inclusive.
O Espaço Aéreo INFERIOR começa no ____________ e termina no __________. solo ou água, FL 245 exclusive FL 245 exclusive, ilimitado solo ou água, FL 245 inclusive FL 245 inclusive; ilimitado.
Espaço aéreo controlado que se estende do solo até um limite superior especificado, de responsabilidade de um APP: ATZ CTR CTA TMA.
A situação em que uma aeronave e seus ocupantes estão ameaçados de grave e iminente perigo, necessitando de assistência, caracteriza a fase de: alerta perigo incerteza apreensão.
O sinal de luz branca intermitente emitido por uma TWR para uma aeronave no solo significa: livre táxi mantenha posição afaste-se da pista regresse ao estacionamento.
Vôos acima da altitude de transição serão conduzidos em: altitude nível nível de vôo altura.
Estabeleça a correlação: APP(1), TWR(2), ACC(3) para ATZ( ), CTA e UTA( ), CTR e TMA( ): 1, 2, 3 1, 3, 2 2, 1, 3 2, 3, 1.
Os mínimos meteorológicos em aeródromo exigidos para o vôo VFR especial são: visibilidade de 5000 m, teto de 1500 ft visibilidade de 3000 m, teto de 1500 ft visibilidade de 3000 m, teto de 1000 ft visibilidade de 5000 m; teto de 1000 ft.
Notificação padronizada, transmitida pela ACFT em vôo ao órgão ATS, destinada fornecer elementos essenciais à segurança do tráfego aéreo: AIREP reporte de posição aeronotificação mensagem de posição.
Autonomia mínima para uma aeronave voar VFR entre SBSP/SBRJ, alternando SBVT, sabendo-se que o tempo de vôo até o destino é de 0130H e para a alternativa é de 0150 H, será de: 0350 H 0359 H 0405 H 0425 H.
Em um circuito de tráfego padrão, a trajetória de vôo perpendicular a pista, compreendida entre a perna do vento e a reta final, é denominada: curva base perna base perna de través curva de aproximação.
Nível mantido durante uma etapa considerável do vôo: nível de vôo altitude de vôo nível de cruzeiro altitude de cruzeiro.
A fraseologia padrão tem como finalidade: proporcionar mensagens proporcionar autorizações reduzir o ruído das transmissões reduzir ao mínimo o tempo de transmissão das mensagens.
As condições meteorológicas de vôo visual são representadas pela abreviatura: CMV VMC VFR VHF.
O altímetro de pressão, calibrado de acordo com a atmosfera padrão, quando ajustado em 1013.2 hPa, indicará: altura altitude nível de vôo nível de transição.
Área homologada ou registrada, ao nível do solo, elevada, flutuante ou na água, utilizada para pousos e decolagens de helicópteros: heliódromo heliporto heliponto flutuódromo.
Uma ACFT com peso máximo de decolagem de 7000kg (15000 libras) ou menos é de categoria: média pesada leve pesada ou média.
O APP tem a atribuição de emitir autorizações de tráfego às aeronaves que estejam voando ou que se proponham a voar em: ATZ ou CTR CTA ou UTA ATZ TMA ou CTR.
Hora após a qual a autorização será automaticamente cancelada, se o vôo não tiver sido iniciado: limite de autorização hora limite autorização limite hora limite de autorização.
O vôo VFR especial NÃO é autorizado: dentro de ATAZ ou CTR dentro de ATZ ou TMA para aeronaves sem rádio para aeronaves monomotoras.
Código não discreto reservado para situações de apoderamento ilícito (interferência ilícita): 2000 7500 7600 7700.
O sinal de luz vermelha contínua emitido por uma TWR a uma aeronave em vôo, significa: aeródromo interditado regresse e pouse neste aeródromo aeródromo impraticável. Dirija-se a outro aeródromo dê passagem a outra aeronave. Continue no circuito.
Se uma autorização emitida pelo órgão ATC não for conveniente: deverá ser cumprida assim mesmo deverá ser contestado de imediato na fonia o piloto deverá fazer constar no livro de bordo o piloto poderá solicitar uma nova autorização.
As três categorias de aeronaves, seguindo a esteira de turbulência são: P, M e L R, M e L H, M e R H, M e L.
Para realização dos vôos VFR nos espaços aéreos classe ___, ___ e ___, as aeronaves devem dispor de rádio para comunicação com o órgão ATC apropriado. C, D, E A, B, C B, C, D E, F, G.
O aviso que contém informações relativas ao estabelecimento, condição ou modificação de qualquer instalação aeronáutica tem como sigla: AFIS AIREP NOTAM NOTIF.
Independentemente do posicionamento relativo em que se encontrem, estando aproximadamente no mesmo nível, as aeronaves propulsadas mecanicamente: terão direito de passagem sobre as demais terão direito de passagem sobre os balões terão direito de passagem sobre planadores cederão passagem às que rebocam aeronaves e objetos.
A separação vertical mínima entre aeronaves sob controle do APP é de: 1000 FT 2000 FT 4000 FT 500 FT.
Os serviços de ______ serão proporcionados em todas as FIR sob jurisdição do Brasil: controle de tráfego e de alerta controle de tráfego e de informação de vôo assessoramento e de alerta informação de vôo e de alerta.
Órgão regulamentador da aviação civil internacional: IAOC OACI ANAC CNMA.
Órgão central do Sistema de Aviação Civil: ANAC DECEA ICAO ONU.
Tem por finalidade superintender, coordenar e controlar as atividades de proteção ao vôo e as telecomunicações aeronáuticas: DECEA CINDACTA ANAC ANATEL.
Órgão regional da ANAC, tendo por finalidade, facilitar as tramitações e soluções referentes a Aviação Civil: GER ANAC SRPV FIR.
Possibilidade remota de um acidentes, quer dizer um alerta: amarelo vermelho branco n.d.a.
Acidente que vai acontecer ou já aconteceu, é o tipo de alerta: amarelo vermelho verde branco.
Iminente a possibilidade de ocorrência de um acidente, será classificado como um alerta: amarelo azul branco vermelho.
30 minutos corridos após a posição de voo, ou pela primeira vez que deveria ter efetuado contato e não efetuou, entrará na fase de: incerteza clareza alerta perigo.
A ACFT foi autorizada para pouso, e não o fez em cinco minutos: fase de incerteza fase de alerta fase de perigo fase distinta.
Quando passa a fase de alerta, e não estabelece comunicação e o combustível se esgota: fase de perigo fase de alerta fase de alarme fase de incerteza.
ACFT que se encontra-se na categoria H estará classificada como sendo: > 136000 kg < 136000 Kg 7000 a 136000 kg igual a 136000 kg.
Área destinada ao pouso e decolagem de uma ACFT: manobras movimento pouso decolagem.
Quando é preciso apresentar um atraso para a hora prevista, o piloto realizará um DLA CHG CNL FPL.
DLA, CHG e CNL podem apenas ser apresentados pelo menos: 35 minutos além da EOBT 35 minutos além da ETO 30 minutos além da EOBT 45 minutos além da EOBT.
Uma notificação também pode ser passada em Voo a quantos minutos antes de acessar uma área controlada: 10 minutos 45 minutos 30 minutos 5 minutos.
No plano de voo a velocidade verdadeira pode ser variada apenas: 5 % 4 % 3 % 10 %.
No plano de voo a velocidade verdadeira pode ser variada apenas: 5 % e o estimado 3 minutos 3 % e o estimado 5 minutos 5 % e o estimado 5 minutos 10 % e o estimado 3 minutos.
Órgão que investiga aeronaves civis, de voos não regulamentados: SIPAA DIPAA CIAA SIAA.
Distância utilizável para decolagem: TORA TODA ASDA LDA.
Distância utilizável para parada da decolagem: ASDA LDA TODA TORA.
A convenção que deu inicio a OACI, foi: de Chicago de Boston de Montreal de Paris.
Com a convenção de Chicago, também foi criado quantos anexos? 18 13 12 11.
O orgão normativo que tem por finalidade superintender, coordenar e controlar as atividades de proteção ao vôo e as telecomunicações aeronáuticas, é o: DECEA SISCEAB ANAC CINDACTA.
Órgão regional da ANAC, tendo por finalidade, facilitar as tramitações e soluções referentes a Aviação Civil: GER DIPAA SIPAA CIAA.
Os relatórios preliminares tem carater: Reservado Final Ostensivo Aberto.
Relatórios Finais tem carater: Ostensivo Dinâmico Aberto Reservado.
A Comissão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos, encontra-se nos seguintes órgãos: SIPAA / CIAA DIPAA / SISCEAB DIPAA / SIPAA CIAA / OSV.
Pessoa civil que recebe o curso do CENIPA de segurança de voo, tem como apreviação: ASV OSV CIAA AVS.
Militar que recebe o curso do CENIPA de segurança de voo, tem como apreviação: ASV OSV CIAA AVS.
Órgão que autoriza os voos em formação é o(a): ANAC DECEA CINDACTA SISCEAB.
Órgão responsaveu pela autorização de PQD, rebóques e voos acrobáticos, é o(a): ANAC DECEA CINDACTA SISCEAB.
Das opções a baixo a que investiga acidentes com aeronaves civis, de voos não regulamentados, é: SIPAA DIPAA CIAA ASV.
Das opções a baixo a que investiga acidentes com aeronaves de voos regulares, será: SIPAA DIPAA CIAA ASV.
A sigla do Relatório de Incidentes Aeronáuticos, será: RELIN RELIAA RELPRE RELPREVI.
Área de controle situada na confluência de rotas ATS e envolve os procedimentos de chegada e saída: TMA APP ACC RCC.
Área que compreende as AWY inferiores, as áreas de controle terminal e outras partes do espaço aéreo inferior, assim definidas como áreas de controle, esta será: CTA UTA ATS ATC.
A região que inclui, de maneira continua, a totalidade do espaço aéreo compreendido por seus limites laterais e verticais, e na qual se prestam os serviços de informação de voo e alerta, será: FIR FIS AFIS ATIS.
Espaços aéreos restritivos à circulação aérea geral, de dimensões definidas, constituindo-se de áreas proibidas, restritas ou perigosas, será um(a): Espaço Aéreo Condicionado Espaço Aéreo com Restrições Espaço Aéreo Superior Espaço Aéreo Inferior.
Os serviços aéreos prestados estão divididos em: Controle de Tráfego Aéreo, Serviço de Tráfego Aéreo Controle de Tráfego Aéreo, Informação de Voo Controle de Tráfego Aéreo, Informação de Voo e Alerta n.d.a.
A respeito de falha de comunicação e emergência serão acionados os seguintes códigos transponder: 7500 e 7600 7700 e 7600 7600 e 7700 7500 e 7700.
O anexo 1 estabelece: Regras do Ar Licença de Pessoal Cartas Aeronáuticas Operações de Aeronaves.
O anexo 18 fala sobre: Segurança Transporte de Cargas Perigosas Licença de Pessoal Serviço de Informação Aeronáutica.
Orgão central do SIPAER: CENIPA DIPAA CIAA ANAC.
Total de FIR existente em nosso País será de: 5 3 6 4.
Organização do Comando da Aeronáutica que tem por finalidade a vigilância e o controle da circulação aérea geral: CINDACTA ANAC DECEA CENIPA.
Seguindo o padrão fonético, para dizer a seguinte frequência "131,60", dizemos: uno, três, uno, diagonal meia, zero uno, três, uno, diagonal seis , zero um, três, um, decimal meia zero uno, três, uno, decimal meia zero.
Durante um teste de áudio fônia entre a torre e o piloto, foi constatado clareza 4, significa que a recepção do sinal será: initeligivel inteligivel por vezes inteligivel com dificuldade inteligivel.
A velocidade 90KT no plano de voo pode ser expressa da seguinte forma: V0090 N090 N0090 K090.
A hora inserida no plano de voo é a hora: de calços fora real da partida de decolagem n.d.a.
Um piloto passou seu plano de voo as 1000Z, qual poderá ser a hora prevista para o voo: 1045Z 1035Z 1010Z n.d.a.
Passada a EOBT para 1000Z até que horário posso realizar um DLA? 1045Z 1010Z 1035Z 11:00.
Por quantos minutos será valido um plano de voo após a EOBT? 45 minutos 35 minutos 10 minutos 55 minutos.
Um quadrado vermelho com diagonais amarelas, indicará: pousos proibidos pousos proibidos e que é possível que perdure tal proibição pouso livre área restrita.
Um haltere branco pintado na pista significa que: indica pouso livre indica que as acft devem pousar decolar e taxiar, exclusivamente nas pistas pavimentadas ou compactadas indica que as acft devem pousar e livre rápidamente a pista nda.
Um "T" horizontal branco ou laranjado, indica: sentido da saida sentido do pouso sentido do pouso e decolagem sentido do taxi.
A letra "C", em cor negra, colocada vefticamente sobre um fundo amarelo, indica: Sala AIS Sala dos pilotos Sala de plano de voo Sala de Meteorologia.
Quando acionamos o codigo 7700 que dizer que: acft em emerencia acft sob interferência ilícita falha de comunicação antes de receber instruções do orgão ATS acionamos 7700.
Limite vertical de uma Aerovia Superior, será: Exclusive FL245 Até 45000 pés ilimitado nclusive FL245.
A prestação de serviço de informação de voo e alerta, serão sempre dentro de uma classe: B A D G.
De acordo com a VMC a visibilidade mínima horizontal que deve manter no FL135 será de: 8000 10000 5000 3000.
Dentre as alternativas abaixo a que tem preferência para pouso, será: defesa aeronautica planador enfermo SAR.
Dentre as alternativas abaixo a que tem preferência para decolagem, será: Defesa Aeronautica Presidencial Enfermo SAR.
Aeronave voando com proa de 180° estará voando com altitude: impar 3500 1500 par.
A divisão do espaço aereo Brasileiro superiror, será: exclusive FL245 ao ilimitado inclusive FL245 ao infinito agua ou solo até inclusive FL245 somente FL245.
Largura de 40 Km ou 21,5 NM em toda a sua extensão, será em um(a) : auxilio rádio aerovia superior aerovia inferior dentro de uma TMA.
O limite lateral de uma aerovia inferior será de: 16KM 30KM 30NM 54NM.
Em toda sua extensão uma aerovia inferior entre dois auxílios rádio terá a largura de: 20NM 16KM 11NM 16NM.
Espaço aereo que somente separa IFR de IFR: Classe A Classe B Classe A e B n.d.a.
Espaço aereo que separa dentre outros, VFR de VFR: Classe A Classe B Classe A e B n.d.a.
Espaço aereo que separa dentre outros, VFR de IFR: Classe A Classe C Classe D Classe B e C.
Espaço aéreo perigoso do quarto comar, área de numero 13, será descrito da setuinte maneira: SBP 413 SDB 413 SBD 414 SBD 413.
Espaço aéreo proibido do tericeiro comar, áreade numero 23, será descrito da setuinte maneira: SBP 323 SDB 413 SBD 323 SBR 323.
A principal função da torre é controlar a(o): ATR ATZ CTR TMA.
O controle de Aproximação controla uma: ATZ CTR TMA TMA/CTR.
O ACC controla um(a): APP CTA UTA CTA/UTA.
Quando não recebe comunicação de uma acft dentro dos 30 min após a hora que se estima receber uma mensagem de posição ou após o momento que se tentou, infrutiferamente, contato com a acft, denomina a fase de: INCERTA INCERFA ALERFA ALESTRA.
Para efeitos de esteira de turbulência as aeronaves pesadas são classificadas, como sendo: H X L M.
Uma acft em voo recebe uma luz vermelha intermitente, que dizer que: afaste-se da pista aerodromo impraticável aerodromo interditado de passagem e continue no circuito.
Vermelho continuo para acft em solo: afaste-se da pista mantenha posição aeronaves em solo não se aplica.
O seguinte procedimento será executado pela acft em caso de falha de comunicações: continuar um voo calmo e seguro pousar no AD mais próximo colocar código 7700 colocar código 7700 e frequencia 121.50.
Exceto para operações de pouso e decolagem, as aeronaves NÃO voarão: Sobre cidades, povoados, lugares habitados ou grupo de pessoas ao ar livre a uma altura inferior a 1000 pés (300M) acima do obstáculo mais alto existente num raio de 600M em torno da ACFT Sobre cidades, povoados, lugares habitados ou grupo de pessoas ao ar livre a uma altura inferior a 500 pés acima do obstáculo mais alto Sobre cidades, povoados, lugares habitados ou grupo de pessoas ao ar livre a uma altura superior a 2000 pés n.d.a.
Em diversas situações, no entanto, tem-se a necessidade de operar abaixo dos mínimos estabelecidos. Dentre a situaçãos citada: lançamento de objetos ou pulverização voos IFR Voos VFR n.d.a.
Desprezando a altitude da localidade, para manter um voo VFR no rumo magnético 179°, o nível que o piloto deve manter nesse area poderá ser: 3200 4500 5500 6500.
Órgão que presta serviço dentro de uma TMA: ACC APP CTR ATZ.
Autonomia mínima regulamentada para realização uma navegação de A(local) + B(destino) + C(alternativa), mais: 35 minutos 45 minutos 25 minutos 50 minutos, pois tem mais garantia de durabilidade.
A acft que tem o direito de passagem, deve manter seu rumo e velocidade, exeto quando: o piloto em comando proceder de maneira agressiva o piloto em comando proceder no sentido de evitar uma colisão o piloto quiser o piloto em comando proceder no sentido de uma colisão.
Em uma aproximação de frente ambas as aeronaves deverão alterar seus rumos para: esquerda uma para direita e outra para esquerda direita a que estiver mais rapido para esquerda e a outra para direita.
Duas aeronaves convergentes: cederá passagem a que tiver a outra a sua direita cederá passagem a que tiver a outra a sua esquerda ambas para direita n.d.a.
Denomina-se acft ultrapassadora a que se aproxima da outra, por trás, numa linha que forme um ângulo: inferior a 70 graus inferior a 50 graus superior a 70 graus superior a 50 graus.
Preferência para decolagem terá um(a): Enfermo SAR Presidencial Operação Militar (Missão de Guerra).
Preferência para pouso terá um(a): Planador SAR Presidencial Emergência.
Em um voo VFR o nível máximo que uma aeronave poderá efetuar será até: FL150 FL145 FL100 FL135.
A respeito da divisão do espaço aereo brasileiro os limites são: inferior - do solo ou agua, exclusíve FL245 superior - inclusíve FL245 inferior - inclusíve FL245 e superior inclusíve FL245 inferior - inclusíve FL245 e superior exclusíve FL245.
Uma aerovia superior tem sua largura de: 50NM 43NM 80NM 108km.
A largura sobre um auxílio em uma aerovia superior é de: 21,5NM 50NM 21,5KM 50KM.
A classe que separa VFR de VFR é a: classe A classe B classe C classe G.
Sobre um auxílio a navegação em uma aerovia inferior, a largura, é de: 08km 11km 15km 20km.
Classe que presta serviço de FIS para IFR e VFR: G A B D.
A unica classe que separa apenas IFR, é a: A B A e B C.
Os Aeródromos são classificados em: civis e militares militares e privados publicos e privados n.d.a.
Aerodromos civis são classificados em: publicos e militares publicos e privados publicos e ativos privados e militares.
A segundo convenção que teve inicio após a segundo primeira grande guerra foi a de: Montreal Canada Chicago Paris.
Se as seguintes magneticas são 176 e 356, as cabeceiras serão: 18 e 35 17 e 35 18 e 36 17 e 36.
Quando o farol rotativo de aeródromo estiver acionado durante o dia, indicará operação: IMC VMC VFR n.d.a.
Área destinada ao pouso e decolagem de uma ACFT: manobras pista área de pouso área de movimento.
Área destinada ao pouso, decolagem e taxi de uma ACFT: Área de Pouso Área de Decolagem e Pouso Área de Manobras Área de Estacionamento.
Parte do AD que inclui a área de pouso, área de manobras e pátio : Área de Manobras Área de Pouso Área de Movimento n.d.a.
Perna paralela a RWY e no sentido do pouso: Perna do Vento Perna de Través Perna Contra o Vento Perna Base.
Perna perpendicular a RWY, cabeceira oposta ao pouso: Perna de Través Perna Base Perna do Vento n.d.a.
Perna paralela a RWY e no sentido contrário ao pouso: Perna Través Perna do Vento Perna Contra o Vento Reta Final.
Perna perpendicular a RWY na cabeceira do pouso: Perna Base Perna do Vento Perna de Través Perna Contrária.
No circuito de tráfego padrão, todas as curvas são para: direita esquerda ambos os lados depende do setor.
A altura padrão para as aeronaves realizarem o circuito de tráfego são: 1000ft (pés) para aeronaves a jato, 1500ft (pés) para aeronaves a pistão 1500ft (pés) para aeronaves a jato, 1000ft (pés) para aeronaves a pistão 1500ft (pés) para aeronaves a jato, 1500ft (pés) para aeronaves a pistão 1000ft (pés) para aeronaves a jato, 1000ft (pés) para aeronaves a pistão.
posição que liga o transporder em ALT a: 1 3 4 6.
Posição que desliga o transponder, é a: 1 5 6 2.
Posição crítica que o piloto anuncia o tipo de trem, é de numero: 1 2 4 3.
Quais são os minimos meteorologicos para um voo visual: 1500 pés de teto, 1500 metros de altura 1500 pés de teto, 5 km de altura 1500 metros de teto, 5000 metros de visibilidade horizontal 450 metros de teto, 5000 metros de visibilidade horizontal.
É proibida a operação de ACFT sem equipamento de rádio ou com este inoperante nos AD providos de Torre (TWR) ou Serviço de Informação de Vôo - "RADIO" (AFIS), exceto: quando o piloto solicitar avião sem rádio pode parar a qualquer aeroporto a qualquer hora O vôo de translado de ACFT sem rádio voos de turbo hélice sem rádio.
Condições para o Vôo VFR NOTURNO, são: O piloto deverá possuir habilitação IFR - A acft deverá estar homologada para vôo IFR - Os AD envolvidos deverão dispor dos auxílios luminosos visuais, requeridos para o vôo noturno, A acft deverá dispor de transceptor VHF em funcionamento O piloto deverá possuir habilitação VFR - A acft deverá estar homologada para vôo VFR - Os AD envolvidos deverão dispor dos auxílios luminosos visuais, requeridos para o vôo noturno A acft deverá dispor de transceptor VHF em funcionamento O piloto deverá possuir habilitação IFR A acft deverá estar homologada para vôo VFR - Os AD envolvidos deverão dispor dos auxílios luminosos visuais, requeridos para o vôo noturno - A acft deverá dispor de transceptor UHF em funcionamento.
Quando existe uma aeronave acidentada na pista, podemos considerar que o aeródromo está: Impraticável Interditado.
Durante á noite, o piloto de uma aeronave poderá visualizar sinais luminosos emitidos pela TWR, até o limite de: 7km 15km.
Em rotas não definidas por pontos de notificação compulsórios, quando aplicável, as ACFT transmitirão suas posições ao órgão a ATS apropriado: 30 minutos após a DEP e depois a intervalos de 60 minutos 10 minutos após a DEP e depois a intervalos de 30 minutos.
Na prestação do ALRS, quando se receber informações que indiquem que as condições operacionais da aeronave são anormais, mas não indicando que seja necessário um possível um pouso forçado, caracteriza a fase de: Alerta Incerfa.
Os vôos VFR não estarão sujeitos a autorização ATC quando voando nos espaços aéreos ATS classes: E, F e G B, G e C.
Uma aerovia inferior entre dois auxílios rádio, distante entre si até 54 NM (100 km), terá a largura máxima em toda à sua extensão: 20 km 20 Nm.
Quando se sabe ou se suspeite que uma aeronave esteja sendo objeto de interferência ilícita, a aeronave se encontra na fase de: Alerta Incerteza.
Sendo a altitude da pista de Bauru de 2000 FT, uma aeronave a reação fará o circuito de tráfego a uma altura de: 1500 FT 1000 FT.
Quando os órgão ATS nos informar que nos ouve com clareza quatro (4), significa que a transmissão esta: Inteligível Initeligível.
Em espaço aéreo classe A os vôos VFR: Não podem ser realizados Somente se acft possuir radio.
Manter o fluxo ordenado nas proximidades de um aeródromo em aérea de manobras evitando o albaroamento entre as aeronaves em voo no circuito de tráfego, são atribuições do/da: TWR APP.
Na eventualidade de uma aeronave que disponha de transponder estar sob interferência ilícita, o piloto deverá selecionar o código SSR especifico e sintonizar a freqüência: 121,50 MHz 123,45 MHz.
Toda ocorrência envolvendo uma aeronave, não havendo intenção de vôo, da qual resulta dano ou lesão é um (a): Ocorrência de solo Ocorrência de AD.
Uma aeronave com 20.000 libras de peso Maximo de decolagem, segundo a esteira de turbulência, será considerado de categoria: Média Leve.
Ocorrendo a suspensão regulamentar das operações do aeródromo entre 09:30 Z e 10:45 Z, a validade de um FPL cuja EOBT era 10:00 Z será considerada até as: 11:30 Z 10:45 Z.
Havendo durante o voo alguma ocorrência anormal que envolva a segurança da aeronave e/ou seus passageiros, o piloto deverá preencher um: RELPREV RELLIA.
O vôo VFR especial não é autorizado: No período noturno para ACFT sem radio.
Os aviões quando convergindo em níveis aproximadamente iguais, cederá passagem: Aos dirigíveis, planadores e balões Aos balões dirigíveis e planadores.
A suspensão das operações de pouso e decolagem, tornando o aeródromo interditado, pode ser ocasionada por: Operações militares Planadores.
A interdição de um aeródromo pode ocorrer pela situação de: Operação presidencial Planadores.
Em um aeródromo não controlado, provido de estação de telecomunicações aeronáuticas a aeronave receberá o serviço de: AFIS ATIS.
A sigla designada do sistema de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos é: SIPAER SIPAA.
Uma nova hora estimada deverá ser notificada ao órgão ATC, caso a alteração sobre o próximo ponto de notificação seja superior a: 3 minutos 5 minutos.
Uma aeronave realiza um vôo em rota fora de AWY, sendo o nível de cruzeiro o FL 095, antes de cruzar com uma aerovia, deverá: obter autorização do ACC Notificar ao ACC.
Transmitir informações e autorizações às aeronaves sob controle para conseguir um movimento de tráfego aéreo seguro, ordenado e rápido, em um aeródromo e em suas proximidades, são funções de um (a): TWR APP.
Na infração aos preceitos do Código Brasileiro de Aeronáutica ou da legislação complementar, a autoridade aeronáutica poderá suspender certificados, licenças concessões ou autorizações. A suspensão, em número de dias, será aplicada para período não superior a: 180 90.
De acordo com a filosofia do SIPAER, dentre os abaixo, o princípio incorreto é: todos os acidentes são inevitáveis mimimimi.
O deficiente planejamento, erro cometido pelo piloto, decorrente de inadequada preparação para o voo ou parte dele, está dentro da área do fator: humano comportamental.
A hora estimada de sobrevoo tem a abreviatura: ETO ETA.
A abreviatura ROTAER é uma publicação aeronáutica designada de: manual auxiliar de rotas aéreas rotary club aeronautico.
A abreviatura FPC indica uma carta de: planejamento de voo plano de voo.
Em CTR classe B, as aeronaves em voo VFR recebem o serviço de: controle de aproximação nada.
A posição crítica, a partir da qual se liga o equipamento transponder, é a: 3 4.
As aeronaves em voo, quando aplicável, transmitirão suas posições após os primeiros trinta minutos e, depois, a intervalos de uma hora em rotas não definidas por: pontos de notificação compulsórios 30 min depois de 60 em 60 min.
O Comando da Aeronáutica, para fins do ATS, adota as normas e métodos recomendados pela OACI, ressalvadas as restrições ou modificações apresentadas pelo governo brasileiro, sob a forma de: diferenças anexos.
Quando um determinado aeródromo possuir uma Estação de Telecomunicações Aeronáuticas (Serviço Fixo Aeronáutico), as duas primeiras letras do indicador de localidade serão: SB SD.
A abreviatura ARR significa: partida chegada.
As categorias das aeronaves, segundo a esteira de turbulência, são: leve / média / pesada leve / média / tonelada.
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
INFO
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests