option
My Daypo

RM2 Marinha 2021 Língua Portuguesa

COMMENTS STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
RM2 Marinha 2021 Língua Portuguesa

Description:
RM2 Praça Marinha (Sem os textos)

Author:
AVATAR

Creation Date:
18/12/2021

Category:
Languages

Number of questions: 25
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
TEXTO 01 (Questões de 01 a 24) QUESTÃO 1 Que tipologia textual predomina no 1° parágrafo do texto? Narração Descrição Argumentação Exposição Injunção.
Assinale a opção em que ocorre o emprego do discurso direto. "- Sobre o corcovado? Sobre o mar?" (3°£) "- agora era mais do que o caderno de despesas que ela procurava [...]" (3° £) " - sentia imóvel no meio da sala [...]" (3°£) " - Desabotoou afogueada a gola da blusa [...]" (3°£) " - Quando eu era mais moça, escrevia [...] (4°£).
No trecho "[...] teve uma inspiração _e_ anotou no caderno [...]" (3°£), o conectivo destacado apresenta valor semântico de: explicação. alternância. oposição. adição. conclusão.
No trecho "[...] uma vez _se manifestara_ no caderno de despesas" (3°£), a forma verbal destacada encontra-se no pretérito mais-que-perfeito do indicativo. Assinale a opção em que a forma composta do verbo manteve o mesmo tempo e modo. Uma vez _tinha se manifestado_ no caderno de despesas. Uma vez _teria se manifestado_ no caderno de despesas. Uma vez _se manifestou_ no caderno de despesas. Uma vez _se haveria manifestado_ no caderno de despesas. Uma vez _tivera se manifestado_ no caderno de despesas.
Assinale a opção em que a palavra destacada é acentuada seguindo a mesma regra do vocábulo em destaque na oração "Pitoresco era para ela o _máximo_." (3°£)? "[...] Sobre a beleza do Pão de _Açúcar_ [...]" (3°£) "[...] é questão de ir e _pegá-lo_." (3°£) "O _único_ esconderijo [...]" (3° £) "Mas que felicidade ter _móveis_ [...]" (3°£) "_Até_ que, depois de alguns anos [...]" (3°£).
Observe o trecho a seguir: "Acho _que_ eu não podia ser escritora [...]" (2°£) Assinale a opção em que a palavra destacada pertence à mesma classe gramatical do termo sublinhado no fragmento acima. "[...] numa tarde em _que_ estava só [...]" (3°£) "Lembrava-se de _que_ era algo muito espiritual [...]" (3°£) "_Que_ desastre - sentia imóvel no meio da sala [...]" (3°£) "[...] entre as raras notícias _que_ lhe mandavam [...]" (3°£) "Até _que_ , depois de alguns anos, um dia ela disse, modesta [...]" (3°£) .
Assinale a opção que apresenta uma transformação do pensamento da personagem em relação a si mesma. "[...] sou tão... tão resumida! (2°£) "Aos poucos a sufocação crescia [...]" (3°£) "[...] procurava o que a inspiração lhe ditara [...]" (3°£) "Ah, relacionava ilogicamente [...]" (3°£) "- Quando eu era mais moça, escrevia [...]" (4°£).
Segundo Cunha & Cintra (2016), "As reticências marcam a interferência da frase e, consequentemente, a suspensão da melodia." No trecho "[...] sou tão... tão resumida!" (2°£), as reticências indicam: que a personagem interrompeu uma ideia que começou a exprimir, e passou a considerações acessórias. o realce das palavras que as antecedem. que a ideia que se pretende exprimir não se completa com o término gramatical, e que deve ser suprida com a imaginação do leitor. que a suspensão foi provocada por hesitação, na procura de um termo adequado que a definisse. o corte da frase de um personagem pela interferência da fala de outro.
No trecho "[...] muito rápido como para que não _a_ ouvissem [...]" (1°£), ocorre próclise do pronome destacado devido à presença do advérbio de negação. Assinale a opção em que o pronome oblíquo átono foi empregado corretamente. Me deu esta notícia hoje. Ninguém lhe disse a verdade. Como perseguem-te! Quem explicar-me-á a razão dessa diferença? Sempre recebiam-me bem.
De acordo com o texto, a aflição da personagem se dava devido: à perda das anotações das despesas. à perda da inspiração. ao fato de escrever tão resumidamente. à perda do seu escrito íntimo. à incapacidade de continuar escrevendo.
Marque a opção em que o vocabulário "só" tem classe gramatical diferente da apresentada no trecho "[...] numa tarde em que estava _só_ [...]" (3°£) Ele arrumou tudo _só_. Não gosto de me sentir _só_ em casa. Sempre foi um poeta _só_. A criança chora quando está _só_. As propostas serão reveladas _só_ amanhã.
No trecho "A casa calma à tarde." (3°£), há o acento indicativo da crase por se tratar de uma locução adverbial constituída de substantivo feminino. Assinale a opção em que o acento grave está sendo empregado de maneira INCORRETA. Vou à Portugal. Esta pizza foi cortada à francesa. Toda cidade dorme à noite. Fui à Copacabana da minha amada. Ele fez tudo às ocultas.
No trecho "- Acho _que eu não podia ser escritora_ [...]" (2°£), a oração destacada classifica-se como: subordinada substantiva objetiva direta. coordenada sindética explicativa. subordinada adverbial consecutiva. coordenada sindética conclusiva. subordinada substantiva subjetiva.
Assinale a opção em que a palavra estabelece uma relação de sinonímia com o vocábulo "pitoresco". Recreativo Estranho Pitósporo Jocoso Nostálgico.
TEXTO 02 (Questões de 15 a 20) QUESTÃO 15 Quantos períodos há na primeira estrofe do poema? 2 3 4 5 6.
Caso a ordem dos vocábulos destacados em "_Certa palavra_ dorme na sombra" (l. 1) seja alterada para "palavra certa", nota-se que ocorre mudança de sentido. Assinale a opção em que a mudança de ordem das palavras destacadas também ocasiona alteração de sentido. O _estudante dedicado_ passou na prova. Suas _compridas mãos_ alcançam o alto da prateleira. _Algum parente_ foi procurá-la no hospital. Estou encantado com seu _lindo rosto_. Estou cansado de carregar esse _livro pesado_.
No verso "Se tarda o _encontro_ , se não a _encontro_" (l. 9), as palavras destacadas são classificadas, respectivamente, como: verbo - verbo. substantivo - verbo. verbo - substantivo. substantivo - substantivo. advérbio - verbo.
Questão 18 No decorrer do poema, ocorre uma mudança nas formas verbais relativa às ações do eu lírico no que tange à busca pela palavra. Tendo em vista as noções de tempo e modo verbal, assinale a afirmativa correta. A construção "vou procurá-la" indica uma ação presente que se prolonga ao longo do tempo. O verbo "procuro" indica que a ação ocorreu em algum momento do passado e teve durabilidade confirmada pelo adjetivo "sempre". O verbo "procuro" está no presente do subjuntivo e indica que a ação tem início, mas não tem fim A construção "vou procurá-la" está no modo indicativo e expressa uma ação futura. A construção "procuro sempre" indica uma ação passada e contínua.
Questão 19 Com base nos textos 1 e 2, análise as afirmativas abaixo. I - Nos textos 1 e 2, respectivamente, a personagem e o eu lírico procuram uma palavra outrora conhecida. II - No texto 2, o primeiro e segundo versos denotam a idea de que o eu lírico procura uma palavra específica. III - No texto 1, o encontro com as palavras não acontece devido ao esquecimento da personagem sobre o local em que as guardara. IV - No texto 2, o encontro com a palavra não ocorre devido ao eu lírico não ter a senha da vida e do mundo. Assinale a opção correta. Apenas a afirmativa I está correta. Apenas a afirmativa III está correta. apenas as afirmativas II e III estão corretas. Apenas a afirmativa IV está correta. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Questão 20 Assinale a opção que indica corretamente o processo de formação da palavra sublinhada no trecho "Como _desencantá_-la?" (l. 3) Composição por aglutinação. Composição por justaposição. Derivação parassintética. Derivação sufixal. Derivação prefixal.
Texto 03 (Questões de 21 a 25) Questão 21 Assinale a opção que indica corretamente a figura de linguagem presente no trecho "Victor vê a uva de vinha". Hipérbato. Personificação. Aliteração. Metáfora. Metonímia.
QUESTÃO 22 Em relação ao assunto abordado no texto, marque a opção INCORRETA. A personagem critica os tipos de textos escritos com a finalidade de alfabetização. A personagem diz que os textos usados nas cartilhas de alfabetização não são inteligentes. A personagem deixa claro que textos inteligentes e textos para alfabetização têm uma relação oposta. A personagem considera escrever textos para alfabetização um sacrifício. A personagem acredita que os autores se sacrificam para escrever textos inteligentes.
QUESTÃO 23 Em relação aos vocabulários destacados no trecho "Acho _que_ deveriam construir um monumento a esses autores sacrificados _que_ em vez de escreverem coisas inteligentes [...]" , Analise as afirmativas abaixo. I - O primeiro vocábulo classifica-se como pronome relativo. II - O segundo vocábulo classifica-se como conjunção integrante. III - O segundo vocábulo exerce a função sintática de sujeito. IV - O primeiro vocábulo introduz uma oração subordinada substantiva. V - Os dois vocábulos pertencem à mesma classe de palavras. Assinale a opção correta. Apenas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas. Apenas as afirmativas II e IV estão corretas. Apenas as afirmativas I e II estão corretas. Apenas as afirmativas III e IV estão corretas. Apenas a afirmativa V está correta.
QUESTÃO 24 Assinale a opção que indica corretamente a função sintática do termo destacado no trecho "_Sr. Bráulio_ , veja os barris de bom vinho". Aposto. Vocativo. Sujeito. Adjunto adverbial. Substantivo.
QUESTÃO 25 Assinale a opção em que a regência do verbo destacado no trecho "_preferem_ nos ensinar a ler" foi usada de maneira correta. Prefiro mais praia do que piscina. Prefiro passear à ver televisão. Prefiro antes sol do que chuva. Prefiro água do que suco. Prefiro o cinema à televisão.
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
COMMENTS
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests