option
Questions
ayuda
daypo
search.php

Semana 5 - Atividade Avaliativa

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Semana 5 - Atividade Avaliativa

Description:
simulado para prova univesp

Creation Date: 2025/09/15

Category: Others

Number of questions: 11

Rating:(0)
Share the Test:
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
New Comment
NO RECORDS
Content:

Considerando a concepção da escrita como um processo em conformidade com os PCNs para o ensino de língua portuguesa, Arnemann e Veçossi (2017, p. 13) defendem a “informatividade como possibilidade de promover avanços em escritas argumentativas”. Investir em atividades que promovam a informatividade na sala de aula é fundamental para o desenvolvimento de habilidades de escrita argumentativa entre os estudantes. Ao proporcionar espaços e recursos que estimulem a pesquisa, análise crítica e síntese de informações, os alunos não apenas aprimoram suas capacidades de expressão escrita, mas também aprendem a construir argumentos sólidos e bem fundamentados. Fonte: ARNEMANN, A. R.; VEÇOSSI, C. E. A informatividade na sala de aula: investindo em atividades para a produção de textos argumentativos. Organon, v. 33, n. 64, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/organon/article/view/81461/48749. Acesso em: 9 jul. 2024. Com relação a esse contexto e sobre o conteúdo estudado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A compreensão da escrita como processo, conforme os PCNs, favorece a realização de atividades mais complexas, como a produção de textos argumentativos. PORQUE II. A informatividade é um princípio de textualidade que, quando integrado ao ensino, pode melhorar a qualidade da escrita argumentativa dos estudantes. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: As asserções I e II são falsas. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A introdução é fundamental na estrutura de qualquer texto, sendo necessária para captar a atenção do leitor, revelar o contexto do tema abordado e apresentar a tese ou o propósito principal do texto. Uma boa estruturação da introdução não apenas atrai o interesse inicial do leitor, mas também colabora para um desenvolvimento coerente e persuasivo do conteúdo. Com relação a este tema e aos procedimentos avaliativos neste contexto histórico, observe as afirmativas a seguir: Uma introdução bem estruturada apresenta claramente a tese ou o propósito principal do texto. Uma introdução extensa e detalhada facilita a compreensão do texto e ajuda o leitor a entender o conteúdo com clareza. Uma introdução bem elaborada demonstra organização e clareza de pensamento, aumentando a persuasão e a eficácia do texto. Está correto o que se afirma em: I, apenas. I e II, apenas. I e III, apenas. I, II e III. II e III, apenas.

O paralelismo é uma técnica estilística essencial na escrita, que envolve o uso de estruturas gramaticais semelhantes para expressar ideias de igual importância. Esta técnica confere equilíbrio, ritmo e clareza ao texto, facilitando a compreensão e a retenção da informação pelo leitor. Além disso, o paralelismo contribui significativamente para a coesão e coerência do texto, pois estabelece uma conexão lógica entre as diferentes partes, facilitando a transição entre ideias. Assinale a alternativa que exemplifica corretamente a aplicação correta do paralelismo em uma lista. A professora explicou a teoria, demonstrou um exemplo e a prática foi orientada. Ela gosta de ler livros, nadar na piscina e a prática de esportes. João prefere assistir filmes, ouvir música e para jogar videogames. Ele é responsável, dedicado e trabalha com eficiência. Maria quer viajar, estudar e para aprender novas línguas.

A palavra "texto" vem do latim "tēxtus,us", que significa ‘narrativa’ ou ‘exposição’. Isso destaca a natureza do texto como uma construção de ideias e palavras entrelaçadas. O verbo latino "tēxo, is, xŭi, xtum, ĕre", de onde "tēxtus" se origina, significa [Preencher 1], fazer tecido, entrelaçar, construir sobrepondo ou entrelaçando’, reforçando a analogia entre tecer um tecido e criar um texto. A analogia entre tecer um tecido e criar um texto é clara e significativa. Assim como em um tecido, onde os fios são entrelaçados precisamente para formar uma peça única e funcional, na escrita, palavras e frases são organizadas cuidadosamente para transmitir uma [Preencher 2] clara e coesa. Na construção de um texto, sobrepomos e entrelaçamos ideias. Assim como a estrutura de um tecido depende da disposição dos fios, a eficácia de um texto depende de como as ideias são articuladas. A estrutura de um texto, com suas introduções, desenvolvimentos e conclusões, é comparável aos diferentes padrões e texturas de um tecido, cada um contribuindo para comunicar algo ao leitor de forma eficaz. Os termos [preencher 1] e [preencher 2] são corretamente substituídos por: 1 fazer tecido - 2 narrativa. 1 tecer - 2 fazer tecido. 1 construir - 2 planejamento. 1 entrelaçar - 2 mensagem. 1 tecer - 2 mensagem.

O que é informatividade?. Dedica ao tratamento da informação mediante o uso de computadores e demais. Extensão à qual uma apresentação é nova ou inesperada pelos receptores. Tratar de um assunto conhecido dos leitores. Ato ou efeito de informar(-se); informe. Ler de tudo: desde bula de remédio até Camões.

Qual o nome do defeito textual que abusa das palavras, prolonga o discurso, mas acaba dizendo pouco?. Pleonasmo. Prolixidade. Redundância. Eco. Clareza.

A informatividade como elemento de textualidade Qual é o nível de informatividade encontrado em um texto?. Todo texto contém pelo menos alguma informatividade. A informatividade é o principal elemento do texto. Os bons textos têm 100% de informatividade. Pode não ter informatividade. Os textos literários são os que mais contêm informatividade.

A informatividade na sala de aula: investindo em atividades para a produção de textos argumentativos “O texto é comparado a um tecido, pois esse, se desmembrado, deixa de sê-lo e se torna um emaranhado de fios” (ARNEMANN; VEÇOSSI; p. 5). Se observado em partes, o texto se torna: um emaranhado de argumentos ou metáforas. um conjunto de gêneros textuais. um conjunto de capítulos. um conjunto de frases e orações. um emaranhado de sentidos e significados.

Observe a placa. Considerando a noção de informatividade, é correto afirmar que o texto: apresenta grau médio de informatividade, uma vez que traz uma informação pouco provável ao contexto de comunicação. se caracteriza por um grau baixo de informatividade, por apresentar uma informação bastante provável ao contexto de comunicação. apresenta alto grau de informatividade, já que o leitor precisa obedecer à mensagem ali disposta. não apresenta grau nem alto nem baixo de informatividade, exigindo uma complexa atividade cognitiva por parte do leitor. é composto apenas pelas palavras escritas com letras maiúsculas.

Leia o texto a seguir: Segundo Piaget, a aprendizagem deve ser construída, ou seja, ela é um processo que é esquematizado pelo o aluno, aonde quando recebe algo novo recorre aos seus esquemas já estruturados anteriormente e reorganiza da sua maneira. Neste processo ocorrem alguns desequilíbrios que são fundamentais para que ocorra a aprendizagem. (Adaptado de DAMIANI, et. al. 2011) Sobre o excerto lido, podemos afirmar que: De modo geral, o texto pode ser considerado bastante claro. O uso de “que” na expressão “processo que” revela uma estrutura típica da escrita formal. O uso de “aonde quando” prejudica sensivelmente a compreensão da ideia transmitida pela oração que o acompanha. A repetição do artigo “o” após a contração “pelo” compromete severamente a clareza do texto. Há sérios problemas de clareza textual causados pelo mau uso da pontuação.

Como vimos, o paralelismo é um dos mecanismos responsáveis por garantir a clareza de um texto. Selecione a seguir a alternativa que não apresenta problemas quanto ao paralelismo: Há muitas notícias que tratam do problema do excesso de multas e a falta de bafômetros na cidade. Os dirigentes tomam muitas atitudes como informar os funcionários, oferecimento de refeições e pagamento de férias antecipadas. Decidiram discorrer tanto sobre a lucidez quanto sobre a loucura. É preciso que haja o alerta à população de forma que ela entenda os limites tanto da saúde quanto a proteção individual nesse contexto. Esperaram bastante que desistiram de ir.

Report abuse