option

Simulado Anac - Meteorologia

INFO STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Simulado Anac - Meteorologia

Description:
Meteorologia

Author:
ptangokilo
(Other tests from this author)

Creation Date:
01/02/2013

Category:
Competitive Exam
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
TAKE THE TEST
Last comments
No comments about this test.
Content:
A energia solar na faixa do ultra-violeta é absorvida em, aproximadamente, 75% na camada da: ionosfera, troposfera, tropopausa, ozonosfera.
A troposfera nas proximidades do Equador estende-se até: 09 km, 11 km, 19 km, 50 km.
As ondas hertezianas de rádio são refletidas na: ionosfera, troposfera, ozonosfera, estratosfera.
A camada mais elevada da atmosfera é chamada? exosfera, ionosfera, troposfera, estratosfera.
A luminosidade diurna se deve: absorção da luz, reflexão da luz solar, difusão da energia solar, absorção da radiação solar.
O equinócio ocorre quando a Terra se encontra em posição tal que a radiação solar incide perpendicularmente ao: Equador, Círculo Polar, Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio.
A quantidade de nitrogênio e oxigênio existente na atmosfera corresponde a: 21% e 10%, 0,9% e 78%, 78% e 21%, 78% e 0,9%.
O albedo maior é encontrado: em um lago, em uma floresta, no topo das nuvens, em um terreno arado.
Elementos sólidos microscópios em suspensão são conhecidos como núcleos: latente, partículas, resfriados, higroscópios.
A composição básica da atmosfera padrão é: 78% de oxigênio e 21% de nitrogênio, 78% de nitrogênio e 21% de oxigênio, 78% de hidrogênio e 21% de oxigênio, 78% de oxigênio e 21% de hidrogênio.
Advecção significa: insolação, radiação solar, transporte vertical de calor, transporte horizontal de calor.
Um aparelho em que uma cápsula de metal fino, ondulado e flexível onde no seu interior, no vácuo, encontra-se uma lâmina funcionando para evitar que a cápsula seja esmagada. É conhecido como: registrador, hectopascal, cuba de mercúrio, barômetro aneróide.
A umidade relativa é fornecida por um instrumento especial denominado: barômetro, manômetro, hidrômetro, higrômetro.
A condensação do vapor de água na atmosfera ocorre se: a densidade do ar diminuir, a pressão atmosférica baixa, a temperatura do ar aumentar, houver núcleos de condensação.
Um determinado volume de ar contém 4% de vapor de água. Pode-se afirmar que o ar encontra-se: seco, úmido, neutro, saturado.
Para que o ar possa ser considerado saturado, é necessário que ocorra: evaporação e chuva, evaporação e resfriamento, RESfriamento e PrecipitaçÃO resfriamento e condensação.
O orvalho é produzido pelo processo físico de resfriamento denominado: advecção, radiação, convecção, efeito orográfico.
Ao se elevar em uma encosta de uma montanha, o ar se resfria produzindo condensação do vapor de água nele contido. Chama-se este processo físico de resfriamento: anabático, catabático, adiabático, convectivo.
Havendo temperatura e pressão constantes, a densidade do ar varia em relação a umidade: inversamente, aumenta a umidade, decresce a umidade, estabiliza a umidade.
A colisão de gotículas de água decorrente da agitação do ar, ocasiona o aumento das mesmas gerando a precipitação líquida. Este fenômeno é denominado: sublimação, congelação, condensação, coalescênsia.
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
INFO
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests