Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONsubordinação

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
subordinação

Description:
orações substantivas

Author:
Mauro Dellal
(Other tests from this author)

Creation Date:
20/06/2013

Category:
Languages

Number of questions: 14
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
"Estou seguro [de que a sabedoria dos legisladores saberá encontrar meios] para realizar semelhante medida." A oração em destaque é substantiva: objetiva indireta completiva nominal objetiva direta subjetiva apositiva.
"Os homens sempre se esquecem [de que somos todos mortais.]" A oração destacada é: substantiva completiva nominal substantiva predicativa substantiva objetiva direta substantiva subjetiva substantiva objetiva indireta.
Há oração subordinada substantiva apositiva em: Na rua perguntou-lhe em tom misterioso: onde poderemos falar à vontade? Ninguém reparou em Olívia: todos andavam como pasmados. As estrelas que vemos parecem grandes olhos curiosos. Em verdade, eu tinha fama e era visto valsista emérito: não admira que ela me preferisse. Sempre desejava a mesma coisa: que a sua presença fosse notada.
Na frase "Maria do Carmo tinha a certeza [de que estava para ser mãe]", a oração em destaque é: subordinada substantiva objetiva indireta subordinada substantiva completiva nominal subordinada substantiva predicativa substantiva subjetiva substantiva objetiva direta.
Qual o período em que há oração subordinada substantiva predicativa? Meu desejo é que você passe nos exames vestibulares. Sou favorável a que o aprovem. Desejo-te isto: que sejas feliz. O aluno que estuda consegue superar as dificuldades do vestibular. Lembre-se de que tudo passa neste mundo.
Nos trechos: "... não é possível [que a notícia da morte] me deixasse alguma tranqüilidade, alívio, e um ou dois minutos de prazer" e "Digo-vos [que as lágrimas eram verdadeiras]", a palavra "que" está introduzindo, respectivamente, orações: subordinada substantiva subjetiva - subordinada substantiva objetiva indireta subordinada substantiva objetiva direta - subordinada substantiva objetiva direta subordinada substantiva subjetiva - subordinada substantiva subjetiva subordinada substantiva completiva nominal - subordinada substantiva predicativa subordinada substantiva - subordinada substantiva predicativa.
Marque a opção que contém oração subordinada substantiva completiva nominal. "Tanto eu como Pascoal tínhamos medo de que o patrão topasse Pedro Barqueiro nas ruas da cidade." "Era preciso que ninguém desconfiasse do nosso conluio para prendermos o Pedro Barqueiro." "Para encurtar a história, patrãozinho, achamos Pedro Barqueiro no rancho, que só tinha três divisões: a sala, o quarto dele e a cozinha." "Quando chegamos, Pedro estava no terreiro debulhando milho, que havia colhido em sua rocinha, ali perto." "Pascoal me fez um sinalzinho, eu dei a volta e entrei pela porta do fundo para agarrar o Barqueiro pelas costas.".
"A verdade é que a gente não sabia nada..." Classifica-se a segunda oração como: subordinada substantiva objetiva direta subordinada substantiva objetiva indireta subordinada substantiva predicativa subordinada substantiva apositiva subordinada substantiva subjetiva.
Classifique a oração substantiva em: Calcula-se que o desenho animado apresenta mais de 100 atos de violência por hora. (utilize o nome completo e letras minúsculas).
Classifique a oração subordinada em: Eu me lembrei de que não tinha escovado os dentes. (utilize o nome completo e letras minúsculas).
Classifique a oração substantiva em: Devemos ter fé de que ele vai conseguir. (utilize o nome completo e letras minúsculas).
Classifique a oração substantiva em: Que você compre tudo no cartão é ilusão. (utilize o nome completo e letras minúsculas).
Classifique a oração substantiva em: O zoológico recomenda que não se ofereça alimento aos animais. (utilize o nome completo e letras minúsculas).
associe corretamente a coluna da esquerda à da direita (clique, segure e arraste e clique novamente) QUE QUANDO COMO POR QUE SE.
Report abuse Terms of use