option
My Daypo

Tecnologia da Construção

COMMENTS STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Tecnologia da Construção

Description:
Tecnologia da Construção - Estácio

Author:
Fernanda
(Other tests from this author)

Creation Date:
29/08/2021

Category:
University

Number of questions: 63
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Leia as afirmativas a seguir: I. Para realizar o levantamento plano altimétrico é necessário que se faça a limpeza do terreno, realizada de modo a obter um retrato fiel de todos os acidentes do terreno, assim como para os serviços de reconhecimento do subsolo (sondagens) PORQUE II. A partir dessa limpeza é possível identificar: a poligonal, as curvas de níveis (precisão a depender da inclinação do terreno), as dimensões perimetrais, os ângulos dos lados, a área, a fixação RN (referencial de nível), as construções existentes, árvores, galerias de águas pluviais ou o esgoto, ruas adjacentes, croqui da situação, com o aparecimento da via de maior importância ou qualquer obra de maior vulto. Após analisar a relação entre ambas as frases, assinale a opção CORRETA: Se as duas são verdadeiras, a segunda justifica a primeira Se as duas são verdadeiras, a segunda não justifica a primeira. Se a primeira é falsa, a segunda é verdadeira. A primeira é verdadeira, a segunda é falsa. As duas afirmativas são falsas.
A Sondagem à Percussão ― Ensaio de SPT (Standart Penetration Test) — é considerada, dentre os métodos tradicionais mais utilizados, um dos mais simples para o reconhecimento do subsolo, além de ser um importante e eficiente teste executado nas diversas obras de engenharia de fundações. A sondagem fornece subsídios numéricos para o projeto, devido a sua simplicidade na obtenção dos índices de resistências dos solos durante os ensaios. A cravação doa mostrador no solo é obtida por quedas sucessivas do martelo (golpes) até a penetração de 45cm. O NSPT pode ser descrito como o número de golpes necessários para cravar os: Primeiros 45cm do amostrador padrão. Primeiros 15cm do amostrador padrão. Últimos 30cm do amostrador padrão. Ultimos 45cm do amostrador padrão. Primeiros 30cm do amostrador padrão.
Com base nas afirmações abaixo, marque a alternativa correta: I - A sondagem rotativa é a mais recomendada para terrenos arenosos. II - A sondagem à percussão é a mais usualmente executada. III - A sondagem a trado é a mais recomendada para fundações sumbersas. somente as opções I e II estão corretas somente as opções I e III estão corretas somente a opção I está correta somente a opção II está correta somente a opção III está correta.
A resistência de determinado piso, é medida pelo método PEI (Porcelain Enamel Institute). Para áreas públicas ou de grande circulação, como shoppings, aeroportos etc. O piso a ser utilizado, deverá ter resistência à abrasão do tipo: PEI 1; PEI 2; PEI 3; PEI 4; PEI 5;.
Toda obra tem fases específicas que devem ser seguidas para o bom andamento da mesma. O instrumento utilizado para acompanhar a execução de uma obra, no que diz respeito ao cumprimento dos prazos estabelecidos é o(a): Anotação de responsabilidade técnica. Relação de materiais do almoxarifado. Caderno de encargos. Diário de obra. Cronograma físico-financeiro.
(MAKIYAMA, 2016) O controle tecnológico da execução dos aterros exigirá atenção às especificações particulares de cada obra, em especial quanto a: ruptura do terreno das fundações. recalque. descompressão do terreno da fundação. descompressão do terreno pela água. espessura e homogeneidade das camadas.
(UPENET/IAUPE, 2013) Implantação é a primeira fase de uma obra e consiste em traçar, no terreno, a situação exata da futura obra. A piquetagem é a colocação das estacas para marcar os pontos importantes do traçado. Marque a alternativa que NÃO representa um instrumento necessário para a implantação e a piquetagem. Teodolito Trena. Mira. Fio de prumo Anemômetro.
A etapa de projeto está dividida em parte gráficas e parte escrita. De acordo com esta informação marque a alternativa incorreta. As plantas de fachadas projeções verticais dos exteriores do edifício apanhando todos os elementos dentro da configuração total. A planta de locação fixa as cotas dos elementos da fundação e infraestrutura com relação as divisões do terreno e ao alinhamento da via oi vias. O orçamento é a parte escrita que estabelece o curto provável da obra, constam as unidades, quantidades, os preços unitários e os custos parciais e totais. A planta de detalhamento são desenhos de dimensões aplicadas de certos elementos do edifício para melhor interpretação. A Planta Baixa é a planta que estabelece a posição do edifício dentro do lote, fixando os recuos e alinhamentos.
Numa determinada obra de terraplenagem, foram usados equipamentos especializados para os mais diversos fins (escavadeira, trator, etc). Podemos assim dizer que o serviço de movimento de terra deste caso foi um: sistema escavo-transporte sistema mecanizado sistema automático sistema de corte e aterro sistema motorizado.
Leia o enunciado e marque a opção correta: Você está projetando as instalações sanitárias de uma obra com previsão para abrigar 90 trabalhadores. Considerando as exigências da NR 18 – Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil, a quantidade mínima de vasos sanitários é: 3 5 8 9 12.
Leia o enunciado e marque a opção correta: Você está planejando um canteiro de obras para a construção de um prédio comercial. A instalação OBRIGATÓRIA em seu canteiro é: Lavanderia Área de lazer Cozinha Alojamento Instalações sanitárias.
Em relação ao PCMAT, assinale a opção correta: é específico aos funcionários da própria construtora, exceto terceirizados e visitantes, trata-se de um plano geral dos trabalhadores, e não específico para a Construção Civil, só pode ser implementado se a obra tiver menos de 20 trabalhadores, só pode ser implementado por um profissional de segurança do trabalho, a falta do PCMAT pode ser justificada se existir, no canteiro de obras, um ambulatório médico.
O que a NR-18 especifica para um canteiro de obras? Um par de bacias higiênicas em cada alojamento. A instalação de 1 chuveiro de água quente para cada 10 operários. Um bebedouro com água filtrada para cada 25 operários. A construção de área de lazer distante dos alojamentos. O uso de treliche, desde que a altura mínima entre a última cama e o teto não seja inferior a 1,20m.
Em referência ao canteiro de obras, marque a opção falsa: o tapume deve ser construído com, no mínimo, 1,80m de altura. o portão de entrada de materiais e equipamentos deve ser independente do portão de pedestres. é obrigatória a existência de água quente em chuveiro. no vestiário devem existir armários individuais com cadeado. a existência de alojamento não é obrigatória.
Para executarmos um canteiro de obras, é necessário termos, obrigatoriamente: A instalação de um ambulatório. um refeitório que atenda a, pelo menos, 25% dos operários. Um tapume com altura mínima de 1,80m. instalações provisórias de luz e água/esgoto. Um único portão, que servirá ao mesmo tempo para acesso de operários e de materiais. .
Em relação ao estudo de viabilidade técnica, assinale a alternativa incorreta: Nunca poderemos substituir uma visita ao local por um sistema de análise à distância, como imagens ou vídeos disponibilizados na Internet. Uma visita ao local permite verificar a existência de infraestrutura, as condições das construções vizinhas, a fim de conhecer os padrões de estilo/acabamento, e os prováveis impactos sobre as mesmas. Para compor o estudo de viabilidade, é imprescindível a realização prévia de uma sondagem efetuada por uma firma especializada. A Prefeitura Municipal deverá ser consultada para compor informações para este estudo. É um trabalho que deve ser feito antes da compra do terreno.
Muitos são os equipamentos que são usados numa obra em construção. Um deles, os vibradores de imersão são equipamentos utilizados para melhorar o enchimento das formas e facilitar a penetração do concreto em todos os vãos. Durante a operação deste equipamento é recomendado: Não permitir que o vibrador entre em contato com a parede da fôrma. Que o vibrador já esteja ligado dentro da forma antes da colocação do concreto a ser vibrado. Manter o vibrador na posição quando a superfície apresentar-se brilhante. Preferencialmente, aplicar o vibrador na posição horizontal. Retirar o vibrador rapidamente do concreto, mantendo-o sempre ligado.
O fluxo de materiais no canteiro de obras abrange as etapas de recebimento, estocagem e transporte de insumos, produção, estocagem e transporte de componentes até os locais de aplicação. Para que o fluxo seja otimizado, é necessário: I. empilhar os materiais diretamente sobre o piso para evitar o seu tombamento. II. utilizar o caminho mais direto possível para o transporte dos materiais. III. entregar todos os materiais diretamente no local de sua aplicação. IV. garantir amplo espaço de circulação em torno da área de estoque. É correto apenas o que se afirma em: III e IV I, III e IV I, II e III I e II II e IV.
"É o processo de transferência da planta baixa do projeto da edificação para o terreno, ou seja, os recuos, os afastamentos, os alicerces, as paredes, as aberturas, eixos dos elementos estruturais etc." Essa definição se trata de qual etapa da obra? Projeto para Prefeitura Ante projeto Aterro Elaboração do Cronograma Locação de obra.
Com relação às obras de estabilização de taludes e encostas, denomina-se Solo Grampeado a técnica de: reforço de maciço, que permite a contenção de taludes por meio de injeções de cimento e resinas químicas, estacas e microestacas de concreto. melhoria de solos, que permite a contenção de taludes por meio da execução de protensão em tirantes, argamassa projetada e drenagem. contenção ativa de solos, por meio da execução de tirantes protendidos, impermeabilização sol-cal-cimento e drenagem. contenção ativa de solos, por meio da execução de tirantes protendidos, impermeabilização sol-cal-cimento e drenagem. contenção de taludes por meio da execução de chumbadores, concreto projetado e drenagem.
Com relação às obras de estabilização de taludes e encostas, podemos afirmar que: A escolha para o tipo de contenção mais adequada não depende do estudo detalhado de cada caso, das condições específicas da obra e da região. Se tratando de paredes diafragma o trecho entre eles não pode ser preenchido por pranchões de madeira ou placas de concreto armado. Se tratando de paredes diafragma o trecho entre eles não pode ser preenchido por pranchões de madeira ou placas de concreto armado. O muro de concreto ciclópico é um concreto de alta resistência à tração. Durante a execução da escavação as cargas e carregamentos no terreno não variam.
A Norma Regulamentadora NR-18 — Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção estabelece, no item referente a Escavações, Fundações e Desmonte de Rochas, que: os taludes com altura superior a 1,75m devem ter estabilidade garantida. os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,45m devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim. as escavações com mais de 1,50m de profundidade devem dispor de escadas ou rampas, colocadas próximas aos postos de trabalho, a fim de permitir, em caso de emergência, a saída rápida dos trabalhadores. os materiais retirados da escavação devem ser depositados a uma distância igual a um terço da profundidade, medida a partir da borda do talude. os cabos de sustentação do pilão do bate-estaca devem ter comprimento que permita, em qualquer posição de trabalho, um mínimo de 4 voltas sobre o tambor.
Qual das alternativas abaixo não se refere aos cuidados iniciais na preparação do terreno para escavação e contenção? Promover o método de escoramento baseado em estudos do entorno. Levantamento das redes públicas existentes no local. Análise das fundações das construções vizinhas. Providenciar o isolamento da área. Desviar a escavação para fora do fluxo da pressão hidrostática, caso exista algum aquífero.
Qual das características abaixo não se refere à contenção com muro de concreto ciclópico? sistema de drenagem com barbacã. apresenta baixa resistência à tração. uso de pedras de mão. recomendável para taludes com mais de 3 metros de altura. uso de gaiola de arame de aço galvanizado no assentamento das peças.
Sobre as instalações sanitárias e o vestiário do canteiro de obra, assinale a alternativa errada: 1 lavatório, 1 vaso, 1 mictório, para cada 20 operários; Armários coletivos para a guarda de itens pessoais; local do vaso sanitário: área mínima de 1 m²; 1 chuveiro para cada 10 operários; bancos (largura mínima de 30 cm).
Segundo a NR 18, qual é a melhor definição para canteiro de obra: Local fora dos limites da obra (em ambiente industrial) onde tudo que será utilizado na obra será feito. Local onde a obra é construída Local destinado a infiltração da água de chuva, já que este é o ponto onde toda a jardinagem da obra é plantada. NENHUMA DAS ALTERNATIVA ANTERIORES É CORRETA área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra.
Dentre as dimensões nominais dos blocos cerâmicos para alvenaria de vedação, os do tipo (L x A x P) igual a 10cm x 20cm x 30cm, têm largura(L) e altura (A), respectivamente, de: 9cm x 30cm; 19cm x 29cm 9cm x 19cm; 20cm x 30cm. 10cm x 20cm;.
Assinale a opção que se referencia à contenção por parede diafragma: utiliza uma lama chamada bentonita para ocupação das trincheiras. o concreto utilizado nestas paredes é do tipo graute (ou grout). execução incompatível caso o lençol freático seja superficial. ideal para o escoramento de fundações diretas, como baldrames. não requer o uso de painéis pré-moldados.
Para a execução de escavação, é recomendado que se desenvolva uma série de etapas, sendo uma delas o projeto "as built". As atividades que oferecem subsídios para a realização de tal projeto estão descritas abaixo, exceto: reavaliação dos critérios de dimensionamento em função de novos dados execução de relatório final com as mudanças ocorridas durante a obra execução de relatórios parciais descrevendo as dificuldades encontradas previsão de custos em função de métodos alternativos a serem implantadas acompanhamento sistemático da execução da obra.
Com relação às obras de estabilização de taludes e encostas, denomina-se Solo Grampeado a técnica de melhoria de solos, que permite a contenção de taludes por meio da execução de protensão em tirantes, argamassa projetada e drenagem. contenção ativa de solos, por meio da execução de tirantes protendidos, impermeabilização sol-cal-cimento e drenagem. contenção ativa de solos, por meio da execução de chumbadores, impermeabilização asfáltica e drenagem. contenção de taludes por meio de tela metálica, chumbadores e concreto projetado. reforço de maciço, que permite a contenção de taludes por meio de injeções de cimento e resinas químicas, estacas e microestacas de concreto.
Elementos de transição entre a estrutura e o solo, as fundações podem ser superficiais ou profundas. Fundações superficiais são: estaca, tubulão e bloco. bloco, franki e radier. tubulão, bloco e radier. sapata, tubulão e estaca. bloco, sapata e radier.
As fundações, em uma obra de engenharia civil, podem se dividir, basicamente, em dois grupos: rasas e profundas. O tubulão, a sapata e a estaca são exemplos, respectivamente, de fundações do tipo: rasa, rasa e profunda profunda, rasa e profunda rasa, profunda e rasa profunda, rasa e rasa profunda, profunda e rasa.
Segundo a NBR 6122:2010, a estaca é um “elemento de fundação profunda, executado inteiramente por equipamentos ou ferramentas, sem que, em qualquer fase de sua execução, haja descida de pessoas”. Uma estaca frequentemente utilizada, em projetos de fundação, no Brasil, é a denominada Franki, que é uma estaca: moldada in loco pré-moldada cravada de aço ou metálica do tipo tubulão do tipo hélice contínua monitorada.
O repique e a nega são, respectivamente, a parcela: elástica do deslocamento máximo de uma estaca cravada e a medida da penetração permanente de uma estaca cravada. elástica do deslocamento máximo de uma estaca cravada e o recalque diferencial entre dois pontos da estrutura estaqueada. plástica do deslocamento máximo de uma estaca cravada e a medida da penetração permanente de uma estaca cravada. plástica do deslocamento máximo de uma estaca moldada in loco e o recalque diferencial entre dois pontos da estrutura estaqueada. plástica do deslocamento máximo de uma sapata e a medida da penetração permanente de uma sapata.
Um bloco de fundação caracteriza-se por: não necessitar de armadura. utilizar forma perdida. utilizar argamassa de cimento e areia, e 50% de brita 1. apresentar forma aleatória, de acordo com a penetração do concreto na escavação. apresentar aderência lateral causada pelo atrito em seu fuste.
(IPAD, 2007) Dentre as alternativas abaixo, qual apresenta exclusivamente Fundações do tipo Rasa ou Superficial? Estaca Raiz, Estaca de Concreto, Estaca Metálica. Sapata Quadrada, Sapata Retangular e Tubulão. Sapata Quadrada, Sapata Retangular, Sapata Excêntrica. Sapata Retangular, Sapata Excêntrica, Estaca Metálica. Sapata Quadrada, Sapata Retangular, Fundação Mega.
A qualidade das alvenarias depende, essencialmente, do processo de execução e das características dos materiais empregados. Neste sentido, a norma NBR 15270 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), fixa os requisitos dimensionais, físicos e mecânicos exigíveis no recebimento de blocos cerâmicos de vedação a serem utilizados em obras de alvenaria, com ou sem revestimento. Nesse contexto, analise as asserções a seguir.De acordo com a norma NBR 15270, para certos requisitos como a resistência à compressão e o desvio em relação ao esquadro, são estabelecidos, respectivamente, um valor mínimo e um valor máximo. Em relação ao índice de absorção d´água dos blocos cerâmicos, são estabelecidos valores mínimo e máximo PORQUE Os blocos para alvenaria terão que apresentar poder de absorção dentro de uma determinada faixa; se a absorção for muito pequena, não haverá boa penetração dos cristais hidratados do aglomerante nos poros do bloco, prejudicando, portanto, a aderência mecânica. Se, por outro lado, a absorção for muito grande, não haverá água suficiente para a hidratação do aglomerante, prejudicando mais uma vez a aderência. Acerca da relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira. As duas asserções são proposições falsas As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Assinale a alternativa que NÃO INDICA uma fundação rasa Estaca pré moldada de concreto Bloco Viga Baldrame Sapata Radier.
(UFCG-2019) De acordo com a Norma Regulamentadora (NR) Nº 18 o entulho e quaisquer sobras de materiais devem ser regularmente coletados e removidos. Por ocasião de sua remoção, devem ser tomados cuidados especiais, de forma a evitar poeira excessiva que pode causar eventuais riscos a saúde do trabalhador. Ao realizar uma avaliação do nível de poeira mineral existente nas regiões adjacentes ao entulho observou-se que o nível de poeira extrapolou o limite de tolerância previsto no Quadro I do Anexo 12, logo: Os trabalhadores submetidos a esta condição ambiental estão sujeitos a situação insalubre, devendo perceber insalubridade de grau máximo no valor de 30% do salário sobre o salário A exposição a poeiras minerais não gera condição insalubre Os trabalhadores submetidos a esta condição ambiental estão sujeitos a situação insalubre, devendo perceber insalubridade de grau máximo no valor de 40% do salário sobre o salário Os trabalhadores submetidos a esta condição ambiental estão sujeitos a situação insalubre, devendo perceber insalubridade de grau médio no valor de 20% do salário sobre o salário Os trabalhadores submetidos a esta condição ambiental estão sujeitos a situação insalubre, devendo perceber insalubridade de grau mínimo no valor de 20% do salário sobre o salário.
(CETRO, 2006) A placa contínua de concreto armado em toda a área da construção com o objetivo de distribuir a carga em toda a superfície é denominada: Estaca Sapata isolada Tubulão Radier Sapata corrida.
Apesar da fundação direta do tipo sapata possuir algumas variações, um dos tipos abaixo não existe. Qual? sapata isolada. sapata de divisa. sapata associada. sapata de fuste. sapata corrida.
Assinale a alternativa que NÃO INDICA uma fundação rasa Radier Bloco Viga Baldrame Estaca "hélice continua" Sapata.
Na execução de trabalhos de concreto armado, deverão ser tomadas algumas precauções para que a estrutura não seja prejudicada no que diz respeito à sua resistência e aparência externa. Acerca dessas precauções, assinale a opção correta. As formas para concreto armado devem ser construídas de madeira ou compensado, de modo a não apresentar qualquer deformação durante o seu uso. As formas para concreto armado devem ser construídas de madeira ou compensado, de modo a não apresentar qualquer deformação durante o seu uso. Antes do lançamento do concreto, as formas devem estar perfeitamente secas e livres de qualquer tipo de sujeira ou poeira. Quando se deseja evitar a ligação de muros ou pilares já existentes com outros a ser construídos, a face de contato deverá ser recoberta com materiais como o papel, a graxa ou o feltro.
Com relação à execução de formas para concreto armado, na construção civil, no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA. O uso de desmoldantes facilita a remoção das formas de concreto armado. O armazenamento das chapas de madeira compensada utilizadas como formas de concreto deve ser feito em local fechado. Antes do lançamento do concreto, as formas de madeira devem ser molhadas até a saturação. Os desmoldantes formam uma fina camada entre o concreto e a forma, propiciando uma boa aderência entre eles.
O que significa, na etapa de execução de formas, o cimbramento? é a aplicação de desmoldante antes do lançamento do concreto. é o escoramento do pavimento inferior. é o mesmo que teste de estanqueidade, cujo objetivo é verificar falhas nas emendas. é toda chapa de compensado utilizada. é parte integrante do sistema de formas trepantes.
Em relação ao escoramento e formas para estruturas de concreto, considere: I.Devem ser projetadas e dimensionadas para uma deformação limite. II.Somente formas para estrutura de concreto aparente devem ser tratadas com desmoldantes. III.O escoramento deve ser apoiado sempre sobre o solo, independente de sua resistência. IV.Geralmente, o sistema mais comum é composto por formas de madeira e escoramento metálico. Está correto o que consta em: II, III e IV apenas I, II, III e IV. I e II apenas III apenas I e IV apenas.
A estrutura de madeira de uma cobertura é composta por uma armação principal e outra secundária, também conhecida por trama. A estrutura secundária é constituída por: vigas, tesouras e ripas tesouras, vigas e frechal ripas, caibros e terças tesouras, caibros e pontaletes caibros, terças e vigas.
Assim que chega o caminhão betoneira na obra é necessário realizar o teste de consistência para garantir as condições ideais de produtividade e qualidade com o concreto. Ao realizar o ensaio do Slump test na obra, o valor do resultado foi de 200mm. A relação água cimento deste concreto pode ser caracterizada como: a/c não existente a/c normal a/c média a/c baixa a/c alta.
Como é conhecido um compensado plastificado usado em fôrmas de ótima qualidade? compensado contínuo compensado naval compensado hidrófugo compensado resinado compensado modular.
(UPENET/IAUPE, 2013) Em relação às formas de concreto armado, confeccionadas com chapas de madeira compensadas, é INCORRETO afirmar que quando plastificadas, evitam que a madeira absorva a água do concreto necessária a sua cura e resistência final. apresentam um menor consumo de pregos em relação às formas confeccionadas com tábuas de pinho. possuem um maior número de juntas, comparadas com as formas elaboradas com tábuas de pinho. têm uma facilidade na desforma. têm a vantagem de serem bem reaproveitadas.
Marque a única alternativa INCORRETA: Um concreto não curado, ou mal curado, pode ter resistência até 30% mais baixa, além de ser muito vulnerável aos agentes agressivos, devido a grande quantidade de fissuras que se formam, às vezes imperceptíveis a olho nu. O concreto leve tem densidade que pode variar de 5000 kg/m3 a 9000 kg/m3. Concretos de baixa trabalhabilidade aplicados por equipamentos especiais, utilizados para reforçar lajes, revestimentos de túneis, paredes e pilares são classificados como Concretos Projetados. Uma das principais condições que determinam a resistência final do concreto é não adicionar água após o início da concretagem. Após a concretagem da laje com caminhão betoneira é necessário molhar a laje três vezes ao dia por sete dias consecutivos, visando impedir ou diminuir o aparecimento de fissuras na superfície do concreto.
No que consiste o uso de chapas de compensado fenólico na execução de formas? é o uso de chapas de compensado prensadas e coladas com uma cola preta. é o originário das chapas de compensado naval, após cortadas e aparelhadas. é a aplicação de resina na chapa de compensado. é o mesmo que chapas de madeirite. é o uso de tábuas de pinus ou virola previamente resinadas.
Na execução de uma obra de alvenaria, é indispensável que se observem algumas instruções ou cuidados básicos, a fim de garantir a boa qualidade da obra. Em relação a essas instruções, no que se refere ao assentamento dos tijolos, assinale a opção correta. A espessura das juntas deve ser de no mínimo 2 cm. Pouco antes do assentamento, o tijolo deve ser molhado. Deve-se assentar o tijolo de modo a haver superposição das juntas. Paredes que repousam sobre vigas contínuas devem ser levantadas individualmente. Para formar espessura de parede, o tijolo pode ser cortado.
Referente ao sistema construtivo para edificações light steel framing, assinale a alternativa correta. Os produtos que constituem esse sistema construtivo são padronizados de tecnologia avançada, em que elementos construtivos são produzidos industrialmente e, desta forma, a matéria-prima utilizada, os processos de fabricação, suas características técnicas e acabamentos não necessitam de controle de qualidade. O sistema construtivo light steel framing limita a flexibilidade do projeto arquitetônico. A durabilidade e a longevidade da estrutura desse sistema construtivo são questionáveis devido ao processo de galvanização das chapas de fabricação dos perfis. A tendência é de apresentar um baixo desempenho nesse sentido. Os perfis típicos para o uso em light steel framing são obtidos por perfilagem a partir de bobinas de aço revestidas com zinco ou liga alumínio-zinco pelo processo contínuo de imersão a quente ou por eletrodeposição, conhecido como aço galvanizado. Por ser muito leve, a estrutura de light steel framing e os componentes de fechamento exigem bem mais da fundação, devido ao risco provocado pelos ventos.
Com relação à alvenaria estrutural marque a desvantagem: Técnica executiva simplificada. Facilidade de treinamento de mão de obra. Restringe futuras mudanças e intervenções na edificação. Menor diversidade de mão de obra na fase de estrutura (não é necessária equipe de carpintaria, armação). Integração com os sistemas de instalações elétricas e hidrossanitárias.
Marque a opção correta referente ao sistema construtivo steel framing: só admite fundações com estacas metálicas. utiliza drywall para fechamento interno e externo. considera a infraestrutura e a supraestrutura como um só elemento, moldados numa única peça. em relação ao sistema convencional, requer serviços diferenciados para as instalações elétricas e hidráulicas. são utilizados perfis de aço galvanizado para formar a estrutura.
O fluxo de materiais no canteiro de obras abrange as etapas de recebimento, estocagem e transporte de insumos, produção, estocagem e transporte de componentes até os locais de aplicação. Para que o fluxo seja otimizado, é necessário I. empilhar os materiais diretamente sobre o piso para evitar o seu tombamento. II. utilizar o caminho mais direto possível para o transporte dos materiais. III. entregar todos os materiais diretamente no local de sua aplicação. IV. garantir amplo espaço de circulação em torno da área de estoque. É correto apenas o que se afirma em: II e IV. III e IV. I e II. I, III e IV. I, II e III.
Quais atividades abaixo foram afetadas pela racionalização e industrialização de processos e atividades na construção civil? Execução de estruturas de edifícios com elementos pré-moldados (lajes e paredes) Montagem de kits de instalações elétricas e hidráulicas. Assentamento de revestimento cerâmico. Execução de alvenaria de vedação e fundações diretas Fabricação de esquadrias de Alumínio e utilização de drywall (gesso acartonado).
A cura é um conjunto de medidas que tem como finalidade evitar a evaporação prematura da água necessária à hidratação do cimento. Realiza desta forma o controle do tempo, temperatura e condições de umidade após o lançamento do concreto nas fôrmas. Além disso, ela garante a resistência desejada na estrutura, pois evita a ocorrência de fissuração plástica do concreto, uma vez que impede a perda precoce da umidade. Essa proteção precisa ser realizada atentando-se para os seguintes aspectos: I - A cura deve ser iniciada assim que a superfície tenha resistência à ação da água. II - O concreto não deve estar saturado com água até que os espaços ocupados pela água sejam inteirados por produtos da hidratação do cimento. III - No inverno, deve-se tomar cuidados com resistências menores em idades baixas (7 ou 14 dias), enquanto no verão haverá maior crescimento, desde que a cura seja realizada adequadamente. IV - No caso de lajes, recomenda-se a cura por um período mínimo de 7 dias. Está correto o que se afirma APENAS: Apenas a I, III e IV, estão corretas. Apenas a III e IV, estão corretas. Apenas a I, II e III, estão corretas. Apenas a I, II e IV estão corretas. Apenas a II e III, estão corretas.
Assinale a alternativa incorreta, referente à alvenaria estrutural: é possível existir ou não armadura. tem dupla função: é o sistema portante e serve como vedação. tem como desvantagem maior desperdício de material. é classificado como sendo um sistema convencional de construção. o concreto usado para preenchimento dos blocos se chama graute.
Os blocos cerâmicos são amplamente utilizados na construção civil comparados aos blocos de concreto pré-moldado. Dentre as opções abaixo, em qual delas o bloco de concreto apresenta superioridade Em função do comportamento acústico do bloco ser superior ao cerâmico Obter peso menor que o da alvenaria de tijolo comum, trazendo como consequência uma economia no dimensionamento da estrutura e da fundação Possuir custo inferior do que o tijolo cerâmico Permitir corte para dividi-lo. Pelo fato da permeabilidade do bloco de concreto ser inferior ao do tijolo cerâmico.
O que é o encunhamento da alvenaria? é o uso de gabaritos para encaixe das esquadrias em paredes de alvenaria estrutural. é a correção de possíveis desalinhamentos (falta de esquadro). é a ligação entre a última camada de alvenaria e a estrutura. este termo se refere, na verdade, ao correto posicionamento das fundações, e não à alvenaria. é a fixação as esquadrias antes de seu chumbamento na alvenaria.
Considere as seguintes informações sobre dois tipos de construção com uso de alvenaria, X e Y: X: as paredes servem apenas como fechamento e separação de ambientes e todo o peso é absorvido pelo sistema pilares, lajes e vigas; Y: as paredes têm a função de suportar o peso da laje ou da cobertura e a estrutura é formada pelas paredes e lajes. Analisando as informações de cada uma, conclui-se que: X é uma alvenaria convencional e Y, uma alvenaria estrutural. X é uma alvenaria estrutural e Y uma alvenaria convencional. Y é uma alvenaria convencional. X e Y são uma alvenaria convencional. X é uma alvenaria estrutural.
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
COMMENTS
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests