option
Questions
ayuda
daypo
search.php

Theory and construction of aircraft engines part 2

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Theory and construction of aircraft engines part 2

Description:
I DONT KNOW

Creation Date: 2017/04/04

Category: Competitive Exam

Number of questions: 113

Rating:(0)
Share the Test:
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
New Comment
NO RECORDS
Content:

as características mais importante do motor a reação é. (A)ter uma seção separada para cada uma das funções. (B)todas as funções ocorrendo ao mesmo tempo. (C)ter uma seção na qual ocorram todas as funções. A e B estão corretas.

em um motor á reação,o caminho percorrido pela massa de ar, na ordem normal de funcionamento é: turbina,conpressor,camara. compressor,turbina,camara. compressor,camara,turbina. turbina,camara,compressor.

em qual dos motores de reaçao direta(reator)a força propulsiva é conseguida unicamente pelos gases de escapamento. turbofan. prop-fan. turbojato. turbo-eixo.

os motores a reaçao tem fluxo de ar: (A)axial. (B)centrifugo. (C)bi-partido. A e B estão corretas.

para que uma entrada de ar de um motor a reaçao seja eficiente, é necessario que a mesma: mantenha fluxo de ar turbolento. diminua quantidade de ar admitida. mantenha o fluxo de ar sem turbulencia. todas acimas.

a quantidade de ar um motor á reaçao seja eficiente,é necessario que a mesma. a velocidade do compressor(RPM). velocidade da aeronave. densidade do ar. todas acimas.

os tipos básicos de entrada de ar são: simples e dividida. concava e convexa. alta e baixa. pequena e grande.

quando se utiliza entrada de ar divida e necessario unir o fluxo para que o motor faça a admissão.para isso utiliza-se. junção de fluxo. camera plena. uma peça em''T''como nas tubulações hidraulicas. nenhuma das anteriores.

a instalação de acessorios para controle e operação do motor á reação e feita: na seção de controle. na seção de escapamento. junto ao eixo de manivelas. na seção de acessorios.

devido ao fato de a RPM do motor á reação ser muito alta, a razão das engrenagens de redução dos acessorios é. relativamente alta. relativamente baixa. relativamente medeia. nem alta nem baixa.

a caixa de engrenagens dos acessorios tem que ser de tamanho reduzido a fim de: aumentar o tamanho do motor. diminuir o tamanho do motor melhorando assim a perfomance da aeronave. não importa o tamanho da caixa de engrenagens. todas acimas.

fornecer ar suficiente para os queimadores de combustão é função dos: radiadores. alternadores. compressores. acionadores.

o ar de sangria pode ser tomado em qualquer parte do compressor, porem e comumente extraido do último estagio devido a: pressão e temperatura do ar estarem no minimo. pressão e temperatura do ar estarem no maximo. pressão estar no minimo e a temperatura estar no maximo. pressão estar no maximo e a temperatura estar no minimo.

a pressurização da cabine utiliza ar sangrado do compressor. para que esse ar nao cause desconforto aos passageiros e tripulantes o mesmo é: aquecido. umidificado. resfriado. todas acima.

os tipos de compressores mais utilizados nos motores á reação são: axial e centrifugo. duplo e simples. reto e articulado. turbilhonador e rompeador.

o compressor de fluxo centrifugo consiste basicamente de um: impulso(rotor). difusor(estator). coletor compressor. todas acimas.

o impulsor e confeccionado em aluminio fundido e recebe: tratamento termico. usinagem. polimento. todas acimas.

a principal função do inpulsor é: (A)captar o ar. (B)acelerar o ar para o difusor. (C)separar oxigenio do nitrogenio. (A) e (B) estão corretas.

os cotovelos dos coletores tem uma funçao muito inportante no processo no processo de difusão. esta função é: mudar a direção radial do fluxo de ar para uma direção axial. mudar a direção axial do fluxo de ar para uma direção radial. manter a direção radical do fluxo de ar. manter a direção axial do fluxo de ar.

num compressor axial, o aumento da pressão estatica(compressão)é conseguido no: estrator. rotor. rotor e estrator. difusor.

a ventoinha e o difusor são caracteristicas de um(a)o: turbina. radiador. queimador. camara de combustão.

em um motor a reação,dotado de compressor centrifugo, a massa de ar que passa atraves do mesmo: forma um angulo de 90graus com o eixo do motor. é transversal ao eixo do motor. e´paralela ao eixo do motor. é impossivel determinar.

em um motor a reação dotado de compressor axial,a massa de ar que passa atraves do mesmo: forma um angulo de 90 graus com eixo do motor. é transversal ao eixo do motor. e paralela ao eixo do motor. é impossivel determinar.

a grande vantagem de um compressor axial duplo e que passa atraves do mesmo: pode atingir velocidades maiores rotaçao sem atingir o numero mach. tem menor massa reduzido o peso do sistema de arranque. comprime o ar taxas ralativamente maiores quando comparado ao compressor axial simples. todas acima.

a sangria do compressor duplo normalmente realizada: no compressor de baixa. no compressor de alta. entre os dois compressor. num ponto fora do compressor.

a ventoinha e o difusor são caracteristicas de um. compressor axial. turbina centrifuga. compressor centrifugo. turbina axial.

nos motores turbojato o que oferece menor resistência ao avanço é compressor do tipo: axial. centrifugo. misto. alternativo.

nos motores turbojato de compressor duplo, o ar passa primeiro pelo compressor de. alta pressão. baixa pressao. alta ou baixa pressao. média pressão.

a divisão em varios estágios de compressão é caracteristica do compressor : axial. a pistão. centrifugo. convencional.

o acoplamento do compressor ao disco da turbina é feito por meio de: um eixo. um parafuso de rosca sem final. duas câmaras. anéis fixadores.

para os reatores que possuem compressores duplos , seu acionamento é feito através de eixos. danificados. excêntricos. concêntricos. livres.

o coeficientre entre a pressão no final do estágio de compressão e a pressão de admissão num motor a reação. performance do motor. eficiência do compressor. taxa de compressão. indice de compressão.

num compressor axial o aumento da pressão estática (compressão) e conseguida no: estator. rotor. rotor e estator. difusor.

a velocidade de ar que atravessa um compressor axial é praticamente. dupla. tripla. variavel. constante.

o estol do compressor num reator dentre outros fatores provoca a. perda de rendimento. vibração acentuada. diminuição da taxa de compressão. todas acima.

a flutuação de EPR é caracteristica de. estol de compressor. falha de sistema elétrico. estol de turbina. retorno de chama.

as palhetas do rotor são fabricadas com. Aço inoxidável. aluminio. polivinilpirrolidona. lida de manganês.

os tipos de fixação das palhetas na bordas dos discos rotores são: fixação direta e fixação por solda MIG. raiz tipo bulbo e raiz tipo pinheiro. parafusamento direto e intercalado. todas acima.

o rotor pode ter construção. (A)tipo tambor. (B)tipo arcor. (C)tipo disco. A e C estão corretas.

depois de sair do compressor o ar é encaminhado para a/o. turbina. radiador. queimador. câmara de combustão.

a estação de referência de um reator onde acontece a formação da mistura denomina -se. bicos injetores. seção de difusores. câmara de combustão. sistema de formação de mistura.

a maior temperatura no interior do motor ocorre. na saida da turbina. na saida do compressor. dentro da câmara. no tubo de descarga.

a válvula pressurizadora do sistema de combustivel normalmente está agrupada com. a manete de tração. a valvula divisora de fluxo. os injetores. a linha dreno.

a RPM do conjunto compressor/turbina é controlada pelo sistema de. ignição. combustivel. admissão. lubrificação.

quanto maior for a temperatura de saída dos gases das câmaras em um motor á reação. maior será a perda por turbilhonamento na turbina. menor será o aproveitamento da turbina. maior será o aproveitamento da turbina. mais silencioso será o reator.

a parada de um motor a jato é conseguida por meio do sistema de. ignição. admissão. lubrificação. combustão.

durante a partida do motor a queima da mistura combustivel na camara de combustão é realizada. espontaneamente. por calor da câmara. por alta pressão. por centelhas eletricas.

o ar que é entregue aos queimadores sangrado do compressor tempor finalidade. resfriar o queimador. facilitar a evaporação do combustivel. evitar a formação de carvão no queimador. aumentar o poder calorifico do combustivel.

nos motores a reação a função do difusor na camara de combustão é. diminuir a pressão do ar. diminuir a velocidade do ar. aumentar a temperatura do ar. uniformizar o fluxo de combustivel.

nos motores a reação a grande qauntidade de ar que não é utilizada na queima de combustivel tem como função. aumentar o jato cônico. acelerar o fluxo de admissão. evitar um possivel estol de compressor. resfriar a câmara.

em um motor a reação , a massa de ar que o compressor entrega a camara deve ter. alta velocidade e alta pressao. alta velocidade e baixa pressao. baixa velocidade e alta pressao. baixa velocidade e baixa pressao.

nos motores a reação , o canal divergente instalado na entrada da câmara de combustão tem como finalidade proporcionar a massa do ar uma menor:: tração. pressão. velocidade. temperatura.

se a velocidade do ar for muito elevada na zona de combustão ela: apagará a chama de ignição. aumentará a eficiência do compressor. aumentará a energia calorifica do ar. aumentará a eficiência de combustão.

nos motores a reação, a pulverização do combustivel na câmara é realizada pelo. difusor. queimador. governador. acelerador.

com combustões anormais de chamas muito quentes e alongadas, a peça mais suscetivel de sofrer danos é a/o. câmara de combustão. compressor. o primeiro estágio das turbinas. o sistema de librificação.

na camara de combustão o ar primário para a combustão representa do total admitido pelo motor: 25%. 40%. 60%. 75%.

Nos motores a reação os tipos de câmara de combustão são. Anular , canular e móvel. caneca, anular e canular. anular caneca e móvel. movel e caneca.

a câmara de combustão empregada em motores a reação , que têm a caracteristica de possuir um numero quatro de cilindros concêntricos, dispostos em torno do eixo do compressor/turbina, denomina-se. canular. caneca. anular. esférica.

a camara de combustão do tipo caneca é comumente empregada nos motores a reação dotados de compressor. axial. centrifugo. axial ou centrifugo. impossivel determinar.

os gases queimados quando saem da camara de combustão vão para a/o. compressor. descarga. turbina. radiador.

o componente do reator que tem como função transformar a energia cinética em energia mecânica denomina-se. compressor. eixo. câmara de combustão. turbina.

a turbina é acionada pelos gases que saem da/do. difusor. expansor. compressor. câmara de combustão.

a turbina usada nos motores a reação é sempre do tipo fluxo. centrifugo. a pistão. axial. estático.

nos motores a reação atuais, o tipo de turbina mais utilizada é : impulso-reação. reação. impulso. de fluxo centrifigo.

a velocidade dos gases queimados diminui na turbina , porém é aumentada na/no. tubo de escape. bocal de propulsor. compressor. turbina.

as palhetas guia da turbina formam um bocal do tipo. convergente. divergente. divergente convergente. convergente divergente.

durante o funcionamento do motor a reação a turbina aciona - o : difusor. estator. queimador. compressor.

as turbinas que roubam a energia expansiva dos gases e são acionadas com caracteristica proveniente da mudança de direção do fluxo de gases , são do tipo: impulso. reação. impulso reação. reação impulso.

o ar usado no refriamento das pás das turbinas é sangrado da/do. turbina. compressor. difusor. estator.

o escapamento de um motor a reação influi diretamente na;no. consumo especifico do motor. taxa de compressão do motor. eficiência da turbina. performance do motor.

o bocal propulsor que nos motores a reação tem a finalidade de aumentar o empuxo está instalado. no compressor. entre as turbinas. após a turbina. antes da turbina.

a tração que propulsiona o avião , aparece nos motores a jato puro devido a /ao. compressor. motor de arranque. bocal propulsor. velocidade de saida dos gases.

nos tubos de descarga dos motores a reação equipados com cone móvel, na posição recolhido, a velocidade dos gases será: nula. menor. maior. invariavel.

ao passarem pela turbina, os gases perdem energia cinética, no bocal propulsor , a velocidade desses gases. diminui ainda mais. aumenta. é a mesma que na saída da câmara de combustão. é a mesma que na turbina.

o bocal de escape mais utilizado nos motores subsônicos é do tipo. convergente divergente. divergente convergente. divergente. convergente.

depois da turbina , os gases vão para a/o. câmara. regulador. compressor. tubo de descarga.

num motor turbojato, os maiores responsáveis por sua tração são: a taxa de compressão e a temperatura dos gases nas câmaras. a velocidade do ar no duto de admissão e a massa de ar admitido. a velocidade e a pressão dos gases de escapamento. a porcentagem de ar primário e o fluxo de combustivel.

a tração reversa conseguida através da atuação de reversores de empuxo chega a alcançar quanto da tração normal do motor?. 25%. 50%. 60%. 75%.

a principal fonte de ruido em um motor a reação ocorre devido a. compressão de ar no estágio respectivo. admissão de ar. queima da mistura na câmara de combustão. fluxo de descarga dos gases no escapamento.

nos motores a reação a função dos mancais é. suportar o rotor principal do motor. lubrificar o rotor principal. diminuir o tamanho do rotor principal. travar o rotor principal.

os mancais mais utilizados nos motores a reação são. (A)os de roletes. (B)os de esferas. A e B estão corretas. (C)as buchas de latão.

os rolamentos dos motores a reação são lubrificados por. imersão. jato através de furo callibrado. pressão. névoa.

os melhores óleos lubrificantes para motores turbojato na atualidade são de. base sintética. origem animal. baixo ponto de fulgor. elevadissima viscosidade.

qual é o sistema de lubrificação usado nos motores a reação?. pressãoe salpique. misto e pressão. recirculação. misto e salpique.

nos motores turboélice, entre a turbina e a hélice existe um(a). embreagem. caixa de redução. ventoinha. câmara de combustão.

em um motor turboélice, a força propulsiva conseguida através da movimentação da massa de ar pela hélice é em média de : 10%. 90%. 50%. 100%.

nos motores turboélice, a hélice é acionada por meio de. compressor. vento. gases quentes. turbina.

a vantagem do motor turboélice em relação ao turbojato é. pesar mais. ser mais leve. ter maior tração em altas velocidades. ter maior tração em baixas velocidades.

a força propulsiva produzida por um motor turboélice é parte pela ação da hélice e parte pelos gases, na proporção de: hélice 20% e gases 100%. hélice 20% e gases 80%. gases 10% e hélice 90%. gases 80% e hélice 40%.

no motor turboélice, a hélice tem em relação ao compressor , velocidade. menor. maior. igual. dupla.

nos motores turbofan, a ventoinha é acionada. pelo compressor através de uma caixa de redução. pela turbina, através de um caixa de redução. diretamente pelo compressor. diretamente pela turbina.

em relação ao turbojato , um motor turbofan. é mais economico. é mais silencioso. tem mais empuxo. todas acima.

durante o voo, o ar admitido por meio de. compressor. pressão de impacto. compressor e pressão de impacto. turbina.

nos motores turbofan, a redução de ruido se dá por meio de. passagem de ar mais frio entre a turbina e a caixa do motor. passagem de ar quente externo. resfriamento de impacto. não há redução de ruido.

o principio fisico da ação e reação aplicado nos avioões propulsionados a jato foi descoberto por. eistein. newton. bernoulli. venturi.

o empuxo de um motor a reação é conseguido. diminuindo se a pressão do ar. acelerando uma grande massa de ar a uma baixa velocidade. mudando a direção do fluxo de ar. acelerando uma pequena quantidade de ar a uma grande velocidade.

a velocidade dos gases queimados diminui na turbina , porém é aumentada na/no. tubo de escape. bocal propulsor. compressor. turbina.

o escapamento de um motor a reação influi diretamente na/no. consumo especifico do motor. taxa de compressão do motor. eficiência da turbina. performance do motor.

o bocal propulsor que nos motores a reação tem a finalidade de aumentar o empuxo , está instalado. no compressor. entre as turbinas. após a turbina. antes da turbina.

a tração que propulsiona o avião aparece nos motores a jato puro devido a (o). compresso. motor de arranque. bocal propulsor. velocidade de saida dos gases.

nos motores a reação , quando o cone de saida for distendido, a velocidade dos gases de escapamento será: maior. proporcional a altitude. menor. proporcional a admissão.

através da ação de dispositivos de pós combustão é possivel aumentar o empuxo de um reator que chega a ser até. 75% da potência de cruzeiro. 90% nas decolagens ao nivel do mar. 75% nas decolagens ao nivel do mar. 90% da potência de cruzeiro.

nome dado ao ciclo termodinamico de um motor de turbina a gás destinado a produzir empuxo. ciclo de otto. ciclo de brayton. ciclo de instead. ciclo de muo.

o principio de convergência é geramente utilizado para o tubo e o bocal de __________ . o principio de divergência e utilizado na/no ___________ , onde a velocidade do ar é diminuida e o ar pressurizado. compressor; descarga. admissão; reação. descarga; compressor. reação; admissão.

dentre os fatores que afetam diretamente na eficiência térmica do motor a reação estão. (A)a temperatura de entrada da turbina e a razão de compressão. (B)a eficiência do compressor e a eficiência da turbina. A e B estão corretas. nenhuma das anteriores.

quando um motor a reação traabalha com alta temperatura na entrada , o mesmo tem. performance aumentada. vida útil aumentada. vida útil diminuida. performance inalterada.

quando em regime de cruzeiro, a temperatura de entrada da turbina diminui consideravelmente devido a altitude, o rendimento do motor a reação nesta condição só não tem uma melhoria tão significativa devido a. redução proporcional da densidade do ar. aumento proporcional da densidade do ar. constância da densidade do ar. nenhuma das anteriores.

quando em regime de cruzeiro , a diminuição da pressão atmosférica é compensada pelo. impacto devido a alta velocidade da aeronave. desvio da força de coriolis. pressurizado especial de alta densidade. todas acima.

qual o sistema de lubrificação usado nos motores a reação. pressão e salpique. misto e pressão. recirculação. misto e salpique.

o tipo de sistema mais usado para partidas no motores a reação é o: elétrico. pneumático. hidráulico. mecânico.

a partida de alguns motores a reação é feita com o lançamento de ar diretamente nas pás das turbinas, esses processos é. elétrico. hidraulico. pneumático. hidramatico.

a partida de um motor a reação é dada por meio de um arranque que move a/o. compressor e o difusor. compressor e a turbina. câmara da combustão e o difusor. câmara da combustão e a turbina.

um valor mais alto de energia e necessário no sistema de ignição no motor a reação para. atender as partidas normais. reacendimento em atitudes elevadas. aumentar a potência. maior giro na partida.

Report abuse