option
Questions
ayuda
daypo
search.php

J 0103 07

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
J 0103 07

Description:
ADM PB 24 03 ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS - CAP04

Creation Date: 2018/05/18

Category: Others

Number of questions: 40

Rating:(0)
Share the Test:
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
New Comment
NO RECORDS
Content:

1. (FCC/Arce/Analista Reg./2006) A soma total das maneiras pelas quais o trabalho é dividido em tarefas distintas e, posteriormente, como a coordenação é realizada entre essas tarefas é denominada: a) estrutura de uma organização;. b) planejamento estratégico;. c) missão da organização;. d) reengenharia da organização;. e) redesenho dos processos.

2. (Cespe/Basa/Administração/2010) Ao adotar a descentralização, o gerente de uma agência bancária tem como vantagem extinguir o risco de superposição de esforços para realização de uma tarefa. Certo. Errado.

3. (Cespe/Abin / Oficial técnico/2010) Um departamento, em uma organização, é um agregado de cargos, não podendo, em nenhuma circunstância, corresponder a um único cargo. Certo. Errado.

4. (FCC/TRT 24a/MS/Anal. adm./2011) Tipo de estrutura organizacional em que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém: a) gerencial;. b) funcional;. c) staff;. d) linear;. e) operacional.

5. (Cespe/MPS/Administrador/2010) A estrutura matricial de uma organização, solução para coordenar recursos multidisciplinares designados para determinado projeto, compromete os princípios básicos da unidade de comando e da equivalência entre responsabilidade e autoridade. Certo. Errado.

6. (Cespe/MPS /Administrador/2010) A organização em rede tem sido um instrumento facilitador na formação de monopólios sobre tecnologias e meios de produção, assim como na exclusão de diversas empresas em diferentes mercados, sendo marcada pela individualidade das organizações. Certo. Errado.

7. (Cespe/MS/Administrador/2010) As recompensas na adhocracia são baseadas no resultado do funcionário no exercício do seu cargo. Certo. Errado.

8. (FCC/TRT 22a/PI/Analista Adm./2010) Sobre as características básicas das organizações, a estrutura organizacional: a) determina as relações informais de subordinação, entre as quais os níveis de hierarquia e a amplitude de controle de gerentes e supervisores;. b) não identifica o agrupamento de indivíduos em departamentos e de departamentos na organização como um todo;. c) inclui o projeto de sistema de informação para assegurar comunicação eficaz, coordenação e integração de esforços somente entre os departamentos operacionais e os stakeholders;. d) reflete-se no organograma que mostra apenas as partes operacionais de uma organização e como estas estão interrelacionadas;. e) possui ligações verticais utilizadas para coordenar atividades entre a cúpula e a base da organização.

9. (Esaf/ANA – Analista Adm./2009) Como instrumento gerencial contemporâneo, é correto afirmar sobre os mecanismos de rede: a) seu pressuposto básico é o da articulação conjunta entre as organizações, visando ao compartilhamento de recursos, exceto o acesso ao know-how, que deve ser mantido em sigilo;. b) as redes podem ser compreendidas como a formação de relações interorganizacionais segundo uma perspectiva econômica e mercadológica;. c) as redes são vistas como uma forma rígida e centralizada de governança;. d) a redução dos custos de transação é a única causa da emergência das redes organizacionais;. e) embora seja um espaço plural, onde coexistem diferentes agentes, a rede organizacional se caracteriza pela unicidade de capital e de interesses corporativos.

10. (Cesgranrio/Termoaçu/Administrador jr./2008) Em relação às estruturas organizacionais, tem-se que a estrutura: a) física é idêntica em qualquer empresa;. b) informal é mais importante do que a estrutura formal;. c) informal é reconhecida juridicamente, de fato e de direito;. d) formal não está sujeita aos sentimentos e relacionamentos;. e) formal não pode ser representada pelo organograma da empresa.

11. (Cespe/Abin/Oficial técnico/2010) Entre os critérios de departamentalização, inclui-se o funcional, organizado por tarefas independentes e orientadas para um objetivo geral. Certo. Errado.

12. (Esaf/CGU/AFC/2006) Indique a que critério de departamentalização se refere cada frase. I. Privilegia a especialização e o máximo de utilização das habilidades técnicas das pessoas. II. Facilita o emprego de tecnologia, das máquinas e equipamentos, do conhecimento e da mão de obra. III. Adapta-se às peculiaridades de cada mercado consumidor. Escolha a opção correta. a) I e III – departamentalização por cliente. b) III – departamentalização por processo. c) I – departamentalização funcional. d) II e III – departamentalização por produto. e) II – departamentalização por período.

13. (Esaf/CGU/AFC/2004) Uma organização pode adotar diferentes critérios de departamentalização para sua estrutura organizacional, dependendo de seu porte, estratégia, dispersão geográfica. Dados os critérios de departamentalização funcional, por localidade e por cliente, faça a correspondência com as estratégias indicadas a seguir e marque a opção que expressa corretamente a relação estratégia/critério de departamentalização. I. A organização tem como meta abrir seis filiais, uma em cada capital dos estados do Nordeste. II. A organização tem como meta consolidar a especialização da produção, comercialização e informática. III. A organização tem como meta consolidar sua posição junto aos consumidores, prestando-lhes serviços diferenciados. IV. A organização tem como meta consolidar sua posição no mercado nas cidades onde atua. V. A organização tem como meta lançar um produto direcionado a jovens da classe média. a) I. por cliente II. funcional III. por localidade IV. por cliente V. por localidade. b) I. funcional II. por cliente III. por localidade IV. funcional V. por localidade. c) I. por localidade II. funcional III. por cliente IV. por localidade V. por cliente. d) I. por cliente II. por localidade III. funcional IV. por cliente V. por localidade. e) I. por cliente II. funcional III. por cliente IV. por localidade V. por cliente.

14. (FCC – TJ/AP – Analista Adm./2009) Com relação às vantagens da descentralização sobre a centralização, assinale a afirmativa INCORRETA. a) Visão mais focada na defesa do sucesso dos departamentos em complementação aos interesses da organização como um todo. b) Há maior envolvimento dos funcionários operacionais nas decisões tomadas e maior motivação entre os gerentes e, portanto, maior criação de valor moral na organização. c) As decisões dos administradores são tomadas com base numa visão global das metas e objetivos da organização. d) As decisões são tomadas por administradores com mais informação sobre o contexto e as suas implicações sobre toda a organização. e) Melhora o nível de capacitação e eficiência das gerências intermediárias e da sua comunicação com o nível operacional.

15. (Cespe/Min. esporte /Administrador/2008) A descentralização administrativa tem como vantagem básica a maior uniformidade dos procedimentos da organização. Certo. Errado.

16. (FCC/TRF 5a Região/Anal.adm./2008) O Princípio de Administração “Cada subordinado recebe ordens e presta contas somente a um superior” refere-se ao princípio: a) cadeia escalar;. b) unidade de direção;. c) unidade de comando;. d) estabilidade do pessoal;. e) manter a disciplina.

17. (FCC/TRT/PA/Analista adm./2010) Ao definir a estrutura organizacional de uma empresa, seus administradores devem considerar seis elementos básicos: a) tecnologia; produto/serviço; análise do trabalho; agrupamento de funções; custos e número de níveis de comando;. b) divisão do trabalho; produtividade; segmento de negócio; tecnologia; distribuição das equipes e localização geográfica;. c) mão de obra necessária; características dos clientes; amplitude do negócio; concentração do trabalho; funções essenciais e agrupamento das tarefas;. d) especialização do trabalho; departamentalização; cadeia de comando; amplitude de controle; centralização/descentralização e formalização;. e) foco do negócio; público-alvo; mão de obra especializada; amplitude de controle; divisão de poder e distribuição geográfica;.

18. (FCC/PGE/RJ/Auditor/2009) Em relação à Adhocracia, expressão da autoria de Alvin Toffler e popularizada por Robert Waterman com o livro Adhocracy − The Power to Change: I. O objetivo da Adhocracia é a identificação de novas oportunidades por meio do incentivo à criatividade individual enquanto caminho para a renovação organizacional. II. É a estrutura que mais estimula a inovação, pois é a que respeita menos os princípios clássicos de gestão, e especialmente a unidade de comando. III. Pode ser definida como qualquer forma de organização que conta com todos os procedimentos típicos das organizações burocráticas relacionados com a resolução de problemas e a obtenção de resultados. IV. Essa estrutura exige uma especialização horizontal reduzida, impedindo a formação de grupos de especialistas em unidades funcionais autônomas. V. É caracterizada pelo elevado grau de descentralização, além de uma precisa definição de papéis, embora com alguma dificuldade no fluxo de comunicação informal. a) Estão corretas APENAS as afirmativas I e II. b) Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V. c) Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV. d) Estão corretas APENAS as afirmativas III e IV. e) Estão corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.

19. (FCC/TJ/AP/Analista Adm./2009) O formato organizacional que assegura maior flexibilidade é: a) a estrutura em redes de equipes;. b) a estrutura funcional linear;. c) o sistema orgânico homeostático;. d) a estrutura matricial;. e) a estrutura burocrática.

20. (FCC/Defensoria/SP/Administrador/2010) Organizações que planejam desenvolver uma estrutura mais flexível, associada a maior eficiência e motivação, devem optar por uma estrutura: a) departamental de tipo funcional;. b) de redes integradas de equipes;. c) departamental por processos;. d) de tipo linha-staff;. e) de tipo linear.

21. (Cespe/Ceturb-ES/Administrador/2010) Os grupos informais, alianças não estruturadas formalmente pela organização, agem em interesse próprio e, por vezes, são mais fortes que os grupos formais. Certo. Errado.

22. (FCC/TRT 22a/PI/Analista adm./2010) Em uma estrutura funcional: a) as atividades são agrupadas por processos;. b) não há o desenvolvimento em profundidade das habilidades dos funcionários;. c) o tempo de resposta às mudanças ambientais é rápido;. d) o grau de inovação é baixo e há uma visão restrita das metas organizacionais;. e) a coordenação horizontal entre os departamentos é eficaz e efetiva.

23. (FCC/Metrô/Administração/2008) Agrupar num mesmo órgão as atividades afins ou de mesma natureza ou especialidade é o processo de departamentalização: a) por produto ou serviço;. b) por processo;. c) por área geográfica;. d) funcional;. e) matricial.

24. (Esaf/MPOG / EPPGG/2009) Ao lidar com o tema “departamentalização”, é correto pressupor que: a) o gerenciamento de projetos é inviável em um ambiente matricialmente estruturado;. b) cada nível hierárquico comporta não mais que um tipo de departamentalização;. c) formas tradicionais de departamentalização estimulam a comunicação horizontal;. d) no âmbito da administração pública, é inviável a adoção de estruturas inovativas;. e) estruturas matriciais não se caracterizam pelo prestígio à unicidade de comando.

25. (FCC/TRT 22a/PI – Analista adm./2010) Estrutura organizacional que alcança a coordenação necessária para atender a demandas duais de clientes; permite o compartilhamento flexível de recursos humanos entre os produtos; faz com que os participantes experimentem autoridade dual. Trata-se da estrutura: a) divisional;. b) matricial;. c) funcional;. d) geográfica;. e) ad hoc.

26. (Esaf/MPOG / APO – 2010) Sobre o tema “departamentalização e divisão do trabalho”, é correto afirmar: a) por ser contemporânea, a abordagem matricial é preferível à funcional;. b) em ambientes que privilegiam resultados, inexiste espaço para a adoção de estruturas colegiadas ou de assessoramento;. c) a abordagem de organização virtual é mais aplicável à estruturação de indústrias navais;. d) em organizações matricialmente estruturadas, a preocupação com a hierarquia é abolida;. e) em grandes organizações, é possível a coexistência de dois ou mais tipos de departamentalização.

27. (FCC/MP/RS/Administrador/2008) O que caracteriza uma estrutura organizacional de tipo matricial é: a) a constituição de uma equipe heterogênea de especialistas em diferentes áreas, que são deslocados de suas funções habituais para se dedicarem a uma tarefa específica;. b) a combinação de formas de departamentalização funcional e de produto ou projeto na mesma estrutura organizacional;. c) a delegação de autoridade e responsabilidade às equipes, que se tornam autônomas e autossuficientes para decidir sobre seu trabalho;. d) a reunião de especialistas em torno de atividades similares, agrupadas e identificadas de acordo com os seus fins;. e) a combinação de órgãos de linha, diretamente relacionados aos objetivos vitais da empresa e de órgãos de staff que apoiam os primeiros.

28. (Esaf/STN / Desenv. Institucional/2008) Acerca da estrutura matricial, é incorreto afirmar: a) a essência da estrutura matricial é combinar as características das estruturas verticais (funções) e das horizontais (processos), resolvendo em parte o problema da centralização/descentralização;. b) esse tipo de estrutura foi projetado para proporcionar às organizações as condições de flexibilidade e de funcionalidade, possibilitando-as, assim, de reagirem rapidamente às mudanças ambientais a que normalmente estão submetidas;. c) o arranjo matricial, apesar de ser mais complexo que o tradicional, apresenta-se como uma opção de estrutura que possibilita às pessoas obterem uma visão global das operações e do negócio da organização. Nesse contexto, o organograma hierárquico vertical deve ser substituído por algo que represente um mapa organizacional, de tal forma que o negócio da empresa esteja claro para todas as pessoas que integram a organização;. d) considerando que a característica morfológica desse tipo de estrutura implica uma mudança radical das responsabilidades, as interfaces entre o fluxo horizontal e vertical devem estar muito bem-definidas e claras apenas para o nível estratégico/gerencial da organização;. e) embora o modelo matricial busque a apropriação das vantagens de cada uma das estruturas, vertical e horizontal, existe uma complexidade inerente à sua própria constituição que dificulta sua operacionalização. A principal restrição que é feita a esse tipo de estrutura é que, dependendo de como é concebida, pode haver conflito de responsabilidades ou duplo comando.

29. (FCC/Bahiagas/Administrador/2010) O tipo híbrido de departamentalização no qual existem os órgãos principais de trabalho, que têm vida limitada à duração do projeto e os órgãos de apoio funcional, permanentes, que apoiam os projetos e os orientam em assuntos especializados é denominado: a) matricial;. b) funcional;. c) divisional;. d) por produtos;. e) staff.

30. (Cespe/MS/Administrador/2010) A adhocracia prevê o compromisso dos funcionários com a qualidade. Certo. Errado.

31. (FCC/Arce/Analista reg./2006) Uma estrutura altamente orgânica, com pouca formalização do comportamento, especialização do trabalho altamente horizontalizada, baseada em treinamento formal, tendência a agrupar especialistas das unidades funcionais para propósitos de organização interna divididos em pequenas equipes de projetos baseadas no mercado, que visam à execução de um trabalho específico, são parâmetros de design organizacional, identificados por H. Mintzberg, para o desenho de uma estrutura denominada: a) burocracia profissional;. b) divisionalizada;. c) burocracia mecanizada;. d) estrutura simples;. e) adhocracia.

1 (Criada) Indique uma desvantagem da estrutura em rede: Permite uma maior flexibilidade e adaptabilidade da organização ao ambiente complexo e mutável. Estimula o desenvolvimento da competitividade global. Dificuldade de criar uma cultura organizacional forte. Promove um ambiente desafiador e motivador para trabalhar. Reduz os níveis hierárquicos.

2 (Criada) Indique uma vantagem da estrutura em rede: Reduz os níveis hierárquicos. Aumenta a dificuldade de apurar a responsabilidade por algum problema. Dificuldade na cobrança e controle, pois depende do gerenciamento de contratos e negociações entre os parceiros. Possibilidade maior de perda de um parceiro estratégico, com impacto grande nos resultados. Dificuldade de criar uma cultura organizacional forte.

3 (Criada) De acordo com classificações de designs estruturais criadas por Mintzberg, a estrutura com as seguintes características é denominada: "Também chamada de organização empreendedora e é composta de uma cúpula estratégica pequena e de um núcleo operacional. O caso mais usual é o da pequena empresa. Nessa configuração, existem poucos controles e formalização, pois o executivo principal consegue muitas vezes sozinho administrar a empresa e conhece todos os funcionários. Dessa forma, pouco existe também de planejamento e padronização do trabalho, ficando a estrutura mais enxuta para poder concorrer com as grandes burocracias.". Adhocracia. Divisionalizada. Burocracia Profissional. Burocracia Mecanizada. Estrutura Simples.

4 (Criada) De acordo com classificações de designs estruturais criadas por Mintzberg, a estrutura com as seguintes características é denominada: "Essa estrutura na verdade é um conjunto de organizações dentro de outra, ou seja, a descrição de um conglomerado de empresas. Isso acontece quando a empresa fica muito grande e seus produtos e/ou mercados tornam-se muito diversos, incentivando a criação de estruturas próprias para cada setor ou produto distinto, possibilitando uma maior autonomia e flexibilidade para os gestores atingirem seus resultados. Nessa configuração, o controle é realizado por resultados (outputs), portanto diz-se que a padronização é sobre esses outputs, e não sobre como será feito o trabalho em si. Dessa forma, existe uma pequena tecnoestrutura para controlar os resultados.". Adhocracia. Divisionalizada. Burocracia Profissional. Burocracia Mecanizada. Estrutura Simples.

5 (Criada) De acordo com classificações de designs estruturais criadas por Mintzberg, a estrutura com as seguintes características é denominada: "Esse tipo de burocracia baseia-se na padronização de habilidades, e não dos processos de trabalho. Os casos mais lembrados são as universidades (em que os professores das diversas disciplinas formam o núcleo operacional) e os hospitais (mesma situação ocorre com os médicos e enfermeiros). Dessa forma, as organizações, por sua peculiaridade, dão muito mais liberdade aos seus trabalhadores, pois estes são altamente especializados. Portanto, nessa configuração, o núcleo operacional tem muita importância, assim como o staff de suporte (que serve ao núcleo operacional), mas não há a necessidade de uma tecnoestrutura grande nem de uma linha intermediária importante, pois o executor tem maior autonomia para executar seu trabalho, e quem padroniza sua atividade são as associações profissionais (Crea, por exemplo).". Adhocracia. Divisionalizada. Burocracia Profissional. Burocracia Mecanizada. Estrutura Simples.

5 (Criada) De acordo com classificações de designs estruturais criadas por Mintzberg, a estrutura com as seguintes características é denominada: "Essa configuração é muito comum em grandes indústrias que têm tecnologia de produção em massa. Existe uma grande padronização dos processos de trabalho, que é repetitivo e especializado para possibilitar a utilização e o treinamento de uma massa de trabalhadores desqualificada. Portanto, essa configuração é baseada na burocracia weberiana, com sua formalidade, padronização e especialização do trabalho. Como existe uma grande padronização, a tecnoestrutura é bastante importante nessa configuração.". Adhocracia. Divisionalizada. Burocracia Profissional. Burocracia Mecanizada. Estrutura Simples.

6 (Criada) De acordo com classificações de designs estruturais criadas por Mintzberg, a estrutura com as seguintes características é denominada: "Essa configuração é a mais adequada para as empresas envolvidas em setores dinâmicos, como o aeroespacial, o de consultorias e o cinematográfico. Nessas organizações, não existe uma estrutura fixa, mas diversos profissionais altamente treinados, que são agrupados de acordo com uma necessidade específica , portanto existe uma estrutura por projetos. Dessa forma, como os profissionais do núcleo operacional têm grande conhecimento e perícia, confundem-se com a linha intermediária, pois influenciam na definição dos projetos e no andamento dos mesmos. Essas organizações são orgânicas, flexíveis e dinâmicas, levando a um ambiente inovador e criativo. Portanto, o núcleo operacional funde-se com a linha intermediária.". Adhocracia. Divisionalizada. Burocracia Profissional. Burocracia Mecanizada. Estrutura Simples.

7 (Criada) Na Departamentalização Funcional os departamentos são agrupados de acordo com a função organizacional, ou seja, são formados departamentos de Marketing, de Finanças, de Recursos Humanos etc. Nesse tipo de departamentalização, o agrupamento é feito tendo em vista a semelhança das tarefas, habilidades e recursos para a execução de cada função específica. Diante destas características, indique o item que não representa um tipo de Departamentalização Funcional: Departamentalização por Produto. Departamentalização por Cliente. Departamentalização Territorial ou Geográfica. Departamentalização por Processo. Departamentalização de Linha e Staff.

(Transpetro\Administrador - 2018) 64 Uma empresa que presta serviços educacionais, avaliando a estrutura organizacional que mantém para realizar suas atividades e atingir seus objetivos, observou que precisava dar uma conformação diferente à existente para se tornar mais eficiente. Para isso, gostaria de implantar uma nova estrutura, em que houvesse maior orientação para os resultados e ênfase na interdependência entre os departamentos, tendo em vista que a empresa atua em ambiente complexo e altamente competitivo. Para satisfazer às emergentes necessidades organizacionais — especialização em suas atividades e na coordenação de seus recursos, com as pessoas permanecendo vinculadas às suas respectivas unidades funcionais, porém movimentando-se na organização para desenvolver os projetos nos quais suas habilidades e conhecimentos sejam necessários —, a estrutura que se adequa a esses objetivos é a. (A) Linear, tendo em vista que, nessa conformação, os recursos estão organizados em departamentos, havendo duplicidade de comando e descentralização das decisões. (B) Matricial, que é uma estrutura que destaca a interdependência entre as áreas e atende às necessidades de coordenação e de especialização, com maior descentralização de autoridade. (C) Funcional, que é uma estrutura que possui linhas diretas e únicas de responsabilidade entre superior e subordinados, caracterizando assim a unidade de comando, o que contribui positivamente para maior eficiência. (D) Divisional, estrutura na qual não há o conceito de hierarquia formal e o trabalho é feito em equipe, trabalhando cooperativamente para que as atividades sejam realizadas mais rapidamente. (E) Rede, que é a estrutura característica das empresas que trabalham com diferentes mercados e uma carteira de clientes variada, sendo formada por divisões separadas e autossuficientes.

Report abuse